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sexta-feira, 10 de julho de 2009

Lançam o Nephelios: um balão movido a energia solar

No mês passado foi apresentado oficialmente, no congresso Paris Airshow na França, o Nephelios, um balão dirigível solar totalmente autônomo energeticamente e livre de emissões.

Parece ser que a energia solar está em alta em todos os seus usos, inclusive no referente a aplicações aéreas. Não faz muito comentamos aqui sobre o projeto Solar Impulse que pretende lançar uma frota de aviões funcionando através de energia solar.

Nephelios foi desenvolvido por engenheiros da empresa francesa INSA e pula ESSEC Business School, que conseguiram desenhar um balão dirigível que pode deslocar-se a uma velocidade de 40 km/h através das hélices que são movidas por um pequeno motor de alta eficiência, tudo isso com o uso de energia solar. Visualmente é composto principalmente por Nailon e polietileno com um diâmetro de 5,5 metros.

Faltam poucos detalhes para a prova definitiva de vôo que deverá ocorrer nos próximos meses, em pleno verão europeu. A idéia é que o balão atravesse o Canal da Mancha, um trajeto que além de colocá-lo como a primeira aeronave movida a energia solar a voar dessa maneira, será a comprovação que o Nephelios está pronto para ser comercializado.

Fayerwayer

Ryanair lança enquete sobre lugares em pé nos seus voos

Ryanair - voos low costÀ semelhança do que tinha feito relativamente à sugestão de novas taxas, a low cost Ryanair acaba de lançar uma votação online para saber se os seus passageiros concordam com a introdução de lugares de pé nos voos de curta duração. Trata-se, na realidade, de um inquérito com três perguntas dirigidas aos passageiros, a saber:

- se estariam dispostos a voar de pé com tarifas grátis em voos com uma hora de duração;
- se estariam dispostos a voar de pé com 50% de desconto em voos com uma hora de duração;
- se acham que os passageiros devem ter a opção de viajar de pé em voos de curta duração


Entretanto, a Ryanair apresentou um esboço (imagem abaixo) do que poderia ser uma cabine com lugares de pé.

Ryanair

Alma de Viajante

EasyJet chega a Israel

easyJet - voos low costA low cost britânica easyJet lançou uma nova rota entre o aeroporto de Luton, em Londres (Inglaterra) e Tel Aviv, segunda cidade de Israel, no Médio Oriente.

Alma de Viajante

Tam é 6ª maior pagadora de salários do País


A companhia aérea Tam foi destaque do ano na 36ª edição do anuário Melhores e Maiores da revista Exame que está circulando nesta semana. Reportagem sob o título "11 contratações por dia", publicada nas páginas 58 e 59 do anuário, destaca que "para dar conta do volume de operações, a companhia aumentou seu quadro de funcionários em 20%, chegando a um total de quase 24,5 mil empregados em 2008, o que fez dela a empresa que mais contratou entre as 50 maiores do País".

No grupo das 500 maiores empresas, a empresa aérea foi classificada em sexto lugar no ranking entre as que mais pagaram salários, no total de US$ 652,7 milhões, e no 20º posto entre os maiores empregadores do país, com 24.389 funcionários em 2008.

A matéria observa que "o ano de 2008 foi especialmente cruel com as companhias aéreas", lembrando que "a escalada do preço do petróleo para o ápice de US$ 140 o barril e a crise financeira elevaram as tarifas e afugentaram os passageiros". A revista cita a Iata (International Air Transport Association) como fonte para descrever o cenário predominante no setor: "Em todo o mundo, mais de 30 empresas de aviação fecharam suas portas e cerca de 400 mil pessoas que trabalhavam no setor perderam o emprego. Em meio à conturbação, a Tam, maior empresa aérea brasileira, cresceu em 2008". O texto destaca que a companhia contratou quatro mil novos funcionários no ano passado.

No ranking das 500 maiores empresas por vendas do País no ano de 2008, a Tam subiu dois degraus e passou para o 37º lugar, depois de ter alcançado o 39º posto no ano anterior. As vendas da companhia em 2008 foram equivalentes a US$ 4,8 bilhões, com crescimento de 16,7%. A companhia foi classificada em primeiro lugar entre as maiores empresas por receita operacional bruta do setor de transporte. Nesse mesmo grupo, obteve o primeiro lugar no quesito liderança de mercado, o terceiro em crescimento de vendas no ano já descontada a inflação, o quarto em riqueza criada por empregado e o décimo posto em outros dois quesitos: liquidez corrente e rentabilidade. Na classificação das empresas por pontos obtidos nos diversos quesitos, a Tam ficou em sexto lugar entre as melhores de transporte.

Entre os 100 maiores grupos (incluindo as empresas controladas e coligadas), a Tam figura no 34º lugar. Já entre as 50 maiores empresas privadas por vendas, a companhia ficou no 32º posto, e em 11º no grupo das 50 maiores empresas de serviços. A Tam figura ainda no 13º lugar entre as 50 maiores exportadoras por vendas, com exportações no valor de US$ 1,4 bilhões em 2008, representando 29,7% do faturamento total. Com receita líquida de US$ 4,6 bilhões, a Tam aparece no 20º posto entre as empresas com maiores receitas líquidas em 2008.
Panrotas

Continental tem caminho aberto para entrar na Star Alliance


O Departamento de Transportes norte-americano aprovou hoje o pedido de isenção das leis anti-trust da Continental Airlines para a parceria com a United Airlines e com outras oito companhias da Star Alliance, duas semanas depois do Departamento Americano de Justiça (DOJ) ter-se oposto (clique para ver também: DOJ opõe-se a isenção anti-trust
solicitada pela Continental Airlines
).

Além da Continental e da United os oito membros da Star Alliance que receberam a aprovação do DOT para a isenção das leis anti-trust foram a Air Canada, Austrian, bmi, Lufthansa, LOT Polish Airlines, Scandinavian Airlines (SAS), SWISS eTAP Air Portugal.

Em comunicado a Continental Airlines afirma que a decisão do DOT beneficia os clientes, empregados e accionistas. A aprovação assegura concorrência global com as outras alianças com isenção anti-trust ao mesmo tempo que encoraja a retenção e o crescimento da política de céus abertos entre os Estados Unidos e os outros países.

Com a aprovação recebida hoje, a Continental Airlines vai poder estabelecer preços e horários em conjunto com as restantes transportadoras da aliança.

As agências internacionais acrescentam que a entidade norte-americana não deu aprovação de isenção das leis anti-trust nos voos entre os Estados Unidos e Pequim, para quatro voos transatlânticos e quatro voos entre o Canadá e os Estados Unidos.

A Continental já tinha recebido uma aprovação experimental do Departamento de Transportes dos Estados Unidos (DOT) para aderir à Star Alliance em Abril o que lhe permitiu expandir os seus laços comerciais com concorrentes nos Estados Unidos e no estrangeiro (clique para ler também: Continental recebe luz verde do DOT para aderir à Star Alliance).


Delta multada por retirar passageiros de voos em overbooking


O DOT (Departamento dos Estados Unidos dos Transportes) multou a Delta Air Lines em 375 mil dólares, por retirar passageiros de voos em overbooking, ou seja, quando têm excesso de lugares vendidos.

O DOT emitiu a multa à Delta, após uma investigação relativa a diversas queixas, escreve a imprensa internacional.

Em caso de excesso de lugares vendidos para o mesmo voo, as companhias devem procurar voluntários que ofereçam os seus lugares em troca de alguma compensação, e caso isso não aconteça, devem retirar os passageiros, apresentando uma declaração com os seus direitos e explicando como decide quem deverá sair de um voo que tem excesso de lugares vendidos, e oferecendo uma compensação que pode ir até 800 dólares.

O DOT multou também a United Airlines em 80 mil dólares por não revelar aos consumidores que alguns voos eram operados por outra companhia, em acordo de partilha de rotas.
PRESSTUR

O NOVO EMBRAER EMB-190 DA PRESIDÊNCIA



EMB-190 da FAB será entregue em julho

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai receber no dia 14 de julho o primeiro dos dois jatos Emb-190, da Embraer, comprados por cerca de R$ 150 milhões para substituir os dois velhos Boeing-737 da Presidência. O preço final é cerca de R$ 30 milhões inferior ao praticado pela concorrência.

Segundo o Palácio do Planalto, as entregas estavam previstas para setembro e dezembro. A primeira, do jato de matrícula 2900, foi antecipada de forma a permitir que Lula utilize o modelo nacional nas viagens regionais programadas para o segundo semestre.

O Emb-190 presidencial teve a autonomia original expandida e pode chegar a qualquer capital da América Latina sem escalas e até a África ou ao hemisfério norte com uma só parada.

O interior terá 36 assentos do mesmo tipo oferecido na classe executiva comercial. Para a assessoria direta do presidente, haverá 11 poltronas. Na cabine reservada, fica o gabinete de trabalho, uma suíte com cama de casal, chuveiro e saleta com terminal de vídeo. As comunicações via satélite são protegidas e codificadas eletronicamente, permitindo que as atividades de inteligência, comando e controle do governo possam funcionar a bordo.
FONTE: estadao.com.br

Boeing se recusa a fabricar aviões para a Ryanair com"lugares verticais"



A Boeing tem rejeitado a possibilidade levantada pela empresa irlandesa Ryanair de baixo custo de criar uma aeronave com assentos verticais para permitir que os passageiros a permanecer de pé durante a viagem. "Não estamos nem considerando que os passageiros tenham planos de fazer isso.

Entre outras coisas, as regras rigorosas, incluindo a necessidade de os bancos suportar uma força de 16 Gs dificultar significativamente essa configuração ", explicaram fontes Boeing.

taxitest - 787


Ontem foi o Teste ZA001 do avião Boeing 787 (N787BA) realizou o seu primeiro ensaios de táxi . Esta é a primeira vez que o Boeing 787 foi movido em uma pista com o seu próprio poder. O teste piloto foi para verificar o sistema de travagem e de direção.

Antonio Vasques Assume a Ibéria


Na sequência da recente demissão de seu ex-presidente, Fernando Conte, A Iberia lança novo diretor, como tinha sido na sequência do pré-aviso de rescisão,

Antonio Vazquez foi nomeado o chefe do conselho de administração da companhia aérea espanhola.

iberia1

Conte, entretanto, alegou motivos pessoais para a perda do mandato: "É uma decisão que foi profundamente meditada .

Comentando a nomeação, Conte também disse que Vazquez é um homem qualificado para servir como um executivo como "um grande profissional e um bom conhecimento da Ibéria", e que junto a Iberia poderá trazer "novas idéias e projetos em um momento em que o setor aereo e o da economia mundial vivem suas piorer crises. "

Durante seus anos no cargo Conte levou dois planos com um lucro líquido acumulado de cerca de 1.160 milhões de euros de lucro, e conseguiu consolidar Ibéria como uma das primeiras companhias aéreas da Europa-América Latina

Fundador da Azul Linhas Aéreas receberá Medalha Mérito Santos Dumont


No próximo dia 20 de julho, David Neeleman, fundador da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, vai receber a Medalha Mérito Santos Dumont. A entrega da comenda será durante a solenidade de aniversário do nascimento do patrono da Aeronáutica Brasileira, Marechal-do-Ar Alberto Santos Dumont, na Base Aérea de Brasília.

Criada em 1956, a Medalha Mérito Santos Dumont é concedida àqueles que tenham
prestado serviços à Aeronáutica ou que de alguma forma possam merecer o prêmio. A Azul, quarta companhia aérea fundada por David Neeleman, começou a operar em dezembro do ano passado e hoje já conecta 13 cidades, com uma frota de 12 jatos da Embraer.

Mercado e Eventos

Revista elege Tam como uma das melhores empresas do país


A Tam foi destaque na 36ª edição do anuário Melhores e Maiores da revista Exame. A publicação ressaltou o aumento do quadro de funcionários da companhia aérea em 20% no ano passado, fazendo com que ela ficasse em primeiro lugar das grandes empresas que mais contrataram no país.

No grupo das 500 maiores empresas, a companhia foi classificada em 6º lugar no ranking entre as que mais pagaram salários, no total de US$ 652,7 milhões, e no 20º posto entre os maiores empregadores do país, com 24.389 funcionários em 2008.

A Tam figura ainda no 13º lugar entre as 50 maiores exportadoras por vendas, com exportações no valor de US$ 1,4 bilhões em 2008, representando 29,7% do faturamento total. Com receita líquida de US$ 4,6 bilhões, a Tam aparece no 20º posto entre as empresas com maiores receitas líquidas em 2008.

Mercado e Eventos

TAP volta a cobrar 4 euros de sobretaxa de combustível para Açores e Madeira


A TAP vai voltar a cobrar 4 euros de sobretaxa de combustível nos voos dos Açores e da Madeira a partir de hoje.

A TAP e a SATA tinham suspendido a aplicação da sobretaxa de combustível a 9 de Abril.

Numa nota divulgada pela TAP, a transportadora nacional indicou que o regresso da sobretaxa de combustível resulta da "aplicação de um mecanismo de revisão trimestral aprovado pelo Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC)" e tem por base "as estatísticas sobre a cotação do preço do combustível e da taxa de câmbio entre o euro e o dólar norte-americano do último trimestre", escreve a Lusa.

Este mecanismo do INAC fixa a sobretaxa "por viagem de ida simples, para os serviços aéreos regulares entre o Continente e a Região Autónoma dos Açores e entre esta e a Região Autónoma da Madeira".

No entanto, a TAP tem seguido "o princípio" de aplicar a mesma actualização às "ligações entre o Continente e a Madeira".

Posso ajudar?


O Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek montou um esquema especial para atender os passageiros que passarem pelo terminal durante este mês de férias escolares.

Segundo informações da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), o foco dos funcionários está no atendimento e no esclarecimento das dúvidas dos passageiros.

Além do balcão de informação no primeiro andar do aeroporto e dos quatro postos de atendimento, o local terá o reforço de funcionários da Infraero identificados com colete onde estará escrita a seguinte pergunta: “Posso ajudar?”.

A iniciativa será adotada em caráter experimental, mas poderá se tornar definitiva.
Correio web

Presidente apresenta investimentos da Infraero a senadores


O presidente da Infraero, Cleonilson Nicácio Silva, apresentou um panorama geral da Empresa e o cronograma de investimentos em melhorias e obras de todos os 67 aeroportos. Os dados foram divulgados para cerca de dez senadores na manhã desta quinta-feira (9/07), durante audiência na Comissão de Serviços de Infraerestrutura do Senado, em Brasília (DF). O presidente também respondeu aos diversos questionamentos dos parlamentares sobre a infraestrutura aeroportuária brasileira.

Sobre o modelo de gestão de aeroportos, em resposta ao senador Francisco Dornelles (PP/RJ), Nicácio disse que a abertura de capital da Empresa é uma possibilidade e, sem dúvida, proporcionará a busca de recursos no próprio mercado. “Queremos ser a Petrobras da infraestrutura aeroportuária”, reforçou o presidente da Infraero. “Temos serviços de qualidade no País e queremos disputar os aeroportos no exterior. Ressalto ainda que a qualidade dos nossos serviços é comparada aos melhores aeroportos do mundo. Estamos prontos para competir com qualquer empresa no exterior”, completou.

Obras
Ainda respondendo aos questionamentos do senador Dornelles, o presidente da Infraero deu detalhes sobre os cerca de R$700 milhões aplicados para a completa reestruturação do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Antonio Carlos Jobim. Sobre a qualidade das operações no Santos Dumont, Nicácio anunciou que as obras na pista principal do aeroporto carioca começam no próximo dia 1º de agosto. “Santos Dumont está em perfeitas condições de segurança”, garantiu.

Já as obras paralisadas nos Aeroportos de Guarulhos (SP), Vitória (ES), Goiânia (GO) e Macapá (AP) também foram temas da arguição. O presidente explicou sobre a impossibilidade de manter os contratos com os consórcios por questões já apontadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) no passado, e disse que a Infraero optou pela rescisão dos contratos e de novas licitações. Nicácio explicou ainda que só falta a rescisão do contrato do Aeroporto de Goiânia. “As obras serão retomadas, algumas já este ano, como é o caso de Guarulhos”, lembrou.

Quando questionado sobre os preparativos para a Copa de 2014, o presidente ressaltou que o investimento é racional. “No momento em que a FIFA decidiu sobre as cidades, a Infraero já estava investindo em praticamente todos os aeroportos das escolhidas, portanto, o investimento já era previsto em decorrência da demanda futura”, alertou.

Moralização
O senador Demóstenes Torres (DEM-GO) falou que o presidente da Infraero conseguiu moralizar a Empresa: “Tenho certeza de que a Infraero hoje está em outro caminho, outra direção e os problemas são coisas do passado”, disse. O senador enfatizou ainda que as “mudanças regularizaram a vida administrativa da Infraero”.

Presidida pelo senador Fernando Collor (PTB-AL), a audiência da Comissão de Infraestrutura do Senado também contou com a participação presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Solange Vieira, e do diretor de Aeroportos da Sociedade Nacional de Apoio Rodoviário e Turístico (Sinart), Carlos Roberto Rebouças.

Assessoria de Imprensa Infraero

Saab quer transferir 50% da produção do Gripen ao Brasil




A Saab, fabricante do caça Gripen, está disposta a transferir 50% da produção da aeronave para o Brasil, a fim de aumentar suas chances de ganhar a concorrência do FX-2, segundo a Bloomberg.

Bob Kemp, diretor de marketing da Saab, disse que “o Brasil pode ser tornar o líder exportador da próxima geração do Gripen“.

Ao preço de aquisição de cerca de US$ 50 milhões, o Gripen é, segundo a Saab, 20% mais barato de comprar que o F/A-18E Super Hornet e sua manutenção custa apenas 1/3 deste.

Nota do Poder Aereo: Embora outros boatos possam chamar mais a atenção, essa nova proposta da Saab realmente mostra o que a indústria aeronáutica brasileira poderá ganhar com o desfecho do FX-2 da FAB.

Existem muitas variáveis em jogo, além de muito dinheiro, portanto a decisão não será fácil, pois os três aviões são muito bons.

Mas uma questão fundamental que não tem sido abordada é qual dos candidatos se encaixa melhor no perfil operacional da FAB e no nosso patamar orçamentário.

Um exemplo: nossos pilotos de caça não voam o número ideal de horas por causa da economia de combustível. Durante muito tempo faltou dinheiro até para comprar pneus para os caças F-5, que ficavam carecas até estourarem na pista nos pousos ou decolagens.

A FAB, com certeza, em suas análises técnicas saberá definir o melhor avião nesse quesito, que poderá ser diferente do escolhido pelo atual Governo.

Portanto, é preciso discutir se vale a pena adquirir um avião mais caro de comprar e manter, para depois tê-los a maior parte do tempo no chão, por falta de peças e combustível.
Poder Aéreo

Infraero é a favor da abertura de capital da empresa


O presidente da Infraero, Cleonilson Nicácio Silva, disse hoje que espera que o governo abra o capital da empresa para que o setor de administração de aeroportos seja fortalecido no País. A informação é da Agência Brasil.

“Compete ao governo definir o que quer com a Infraero. Se decidir pela abertura de capital, esperamos que a Infraero se fortaleça e possa ser uma Petrobras. Uma Petrobras da estrutura aeroportuária”, disse ao participar de audiência pública sobre o assunto no Senado.

Segundo ele, a abertura de capital vai permitir que a empresa busque recursos no mercado e também possa “ir ao Exterior buscar aeroportos para serem administrados pela Infraero”. O presidente da empresa ainda afirmou que, para o ano que vem, estão previstos investimentos de R$ 500 milhões nos aeroportos não contemplados com obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Panrotas

ICAO Vs BLACKLIST


O chefe da aviação ICAO na quinta-feira rejeitou uma proposta do Comissário Europeu dos Transportes Antonio Tajani para trabalhar na criação de uma lista negra mundial para as companhias aéreas inseguras.

"Não creio que esta é a solução a nível global," Roberto Kobeh Gonzalez, presidente da Organização Internacional da Aviação Civil, disse aos jornalistas quando perguntado se ele apoiou a idéia.

Reuters

Aeroportuários prometem parar se Jobim insistir em concessão de aeroportos




Representantes de sindicatos de diversas categorias de trabalhadores do setor de transportes disseram nesta quinta-feira (9) esperar que, em até 30 dias, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, ou o presidente Lula, decida se o projeto de abrir a concessão de 12 aeroportos brasileiros terá continuidade

De acordo com o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes (CNTT), Paulo João Estausia, após esse prazo, caso ninguém se manifeste, ou o ministro mantenha o plano de entrega dos terminais, os trabalhadores irão paralisar os aeroportos. "Vamos fazer uma greve apoiada por todo o movimento sindical. Aí, obviamente, não haverá decolagem. Essa decisão já foi tomada pelos trabalhadores em todo o Brasil”, avisou.

Durante todo o dia, aeroportuários e sindicalistas de outras categorias fizeram manifestação no Aeroporto Internacional de Brasília - Juscelino Kubitschek. A manifestação, pacífica, não impediu a livre circulação dos passageiros, nem o funcionamento normal do terminal, apesar do barulho provocado pelo carro de som e pelos apitos.

De acordo com o Sindicato Nacional dos Aeroportuários (Sina), que é ligado à CNTT, os trabalhadores estão enviando um recado ao próprio presidente Lula e esperam que ele se manifeste contra a concessão dos terminais. O presidente do Sina, Francisco Lemos, disse que os argumentos contra a privatização não são apenas teóricos, mas também técnicos.

“Esses 12 aeroportos, que incluem Viracopos [em Campinas, São Paulo] e Galeão [no Rio de Janeiro], sustentam os outros 56 terminais do país, que são deficitários. É assim que se torna possível que uma pessoa decole de Brasília, num aeroporto com estrutura, e pouse em Teresina, num aeroporto também com estrutura”, explicou.

Ainda de acordo com Lemos, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) é saudável e transfere indiretamente, inclusive, recursos que ajudam a sustentar aeroportos municipais e estaduais que não poderiam ser mantidos por si só.

Experiência semelhante no sistema aeroportuário do México ou da Argentina mostrou-se “desastrosa”, afirmou Lemos. Para ele, as crises econômicas mostram a diferença quando os aeroportos são estatizados. “A Argentina privatizou e agora está querendo reestatizar, porque os terminais estão sucateados. A crise chegou, e a Infraero não mudou uma vírgula no programa de investimentos dela. Agora é só vender para ver se na primeira crise não vai haver redução de investimentos e corte de empregos”, disse.

O movimento sindical afirma ser contrário também à ideia de abrir o capital da empresa, mas, segundo Paulo Estausia, da CNTT, aceita negociar. “A abertura de capital tem um bom exemplo, que é o da Petrobras. Desde que o Estado não perca o controle da empresa. Mas passar o controle da administração, como no caso desse projeto, é preocupante”, finalizou.

Agência Brasil


Embraer e Boeing fecham semestre com um só pedido



As fabricantes de aviões Embraer e Boeing, que passaram os últimos anos batendo recordes e competindo para ver quem recebia mais encomendas, agora se esforçam para evitar cancelamentos e manter o número de entregas. No primeiro semestre deste ano, a Embraer registrou saldo líquido de apenas um pedido no segmento de aviação comercial. A empresa vendeu 28 novos aviões, mas não conseguiu evitar o cancelamento de outros 27 jatos - sendo 25 ERJ 145 que seriam fabricados na China para o grupo chinês Hainan. A fabricante brasileira tem dito que não acredita em recuperação antes do final de 2011. “Teremos pelo menos dois ou três anos difíceis pela frente”, declarou o presidente da Embraer, Frederico Curado, em entrevista recente. Assim como a Embraer, a Boeing também obteve saldo de um pedido no primeiro semestre. A fabricante americana vendeu 85 aviões de janeiro a junho, mas viu seus clientes cancelarem 84 aeronaves. Mais de 70 cancelamentos referem-se ao novo 787 Dreamliner, cujo desenvolvimento tem sofrido sucessivos atrasos. As informações são do jornal
O Estado de S. Paulo.

Fluxo no Galeão cresce apesar de operações no Santos Dumont


A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) apresentou ontem números para rebater a crítica de que o aumento de voos no aeroporto Santos Dumont provocaria esvaziamento no aeroporto Antonio Carlos Jobim (Galeão), ambos no Rio de Janeiro. O número de passageiros aumentou em 4% no Galeão em abril e maio deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. O aeroporto Santos Dumont registrou incremento de 19% no número de passageiros no período avaliado, de acordo com dados apresentados pela presidente da agência, Solange Vieira, que participou de uma audiência pública no Senado. No início de março, a Anac revogou a portaria que limitava as operações no aeroporto Santos Dumont. O espaço era restrito para aviões de até 50 assentos e para ponte aérea. O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), chegou a comprar briga com a agência, alegando que a mudança iria esvaziar o aeroporto do Galeão. "Na realidade, houve uma perda de passageiros em Guarulhos e um aumento correspondente no Galeão e no Santos Dumont", disse o presidente da Infraero, brigadeiro Cleonilson Nicácio Silva. "Esses dois aeroportos [Santos Dumont e Galeão] são complementares, não competitivos [entre si]", completou.

TAAG deverá receber hoje luz verde para voar na Europa


A companhia de aviação angolana TAAG deverá ser autorizada a voar nos céus europeus Hoje, quinta-feira, durante a reunião do colégio de comissários da Comissão Europeia. O regresso da transportadora, impedida de operar na Europa desde há um ano, é apoiado pelo português INAC. Os primeiros passos foram dados na semana passada, quando o Comité de Segurança da Comissão Europeia enviou a Bruxelas a recomendação de que a TAAG fosse reintegrada, depois de ter verificado que estavam ultrapassados os problemas de segurança que levaram à exclusão da operadora.

Anac divulga locais de prova; candidatos do DF têm de esperar consulta individual


A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) divulgou nesta sexta (10), no Diário Oficial da União, os locais de prova do concurso público com 325 vagas, para os cargos de especialista em regulação de aviação civil (200 postos), analista administrativo (65), técnico em regulação de aviação civil (60) e técnico administrativo (40), com lotação nos Estados de São Paulo e do Rio de Janeiro ou no Distrito Federal -- 5% estão reservadas a deficientes físicos (exceto para técnico, na área de pilotagem).

Os candidatos do DF devem ainda esperar que o Cespe (Centro de Seleção e de Promoção de Eventos), organizador do concurso, linera a consulta individual em seu site.

Haverá provas objetivas para todos os cargos e avaliação discursiva, exceto para o cargo de técnico em regulação de aviação civil. Os testes ocorrerão nas capitais dos 26 Estados e no Distrito Federal, em 19 de julho -- às 8h pra nível superior e às 15h para nível médio Para o posto de especialista em regulação de aviação civil, haverá curso de formação, em Brasília (DF).


Para especialista e analista, o salário máximo é de R$ 9.552. No primeiro cargo, podem participar formados em qualquer graduação, em engenharia ou economia e pilotos (nível superior em qualquer área, licença de piloto de linha aérea e, no mínimo, 1.500 horas de voo total. É preciso possuir, ainda, Certificado de Habilitação Técnica e Certificado de Capacidade Física). Para o segundo posto, é necessário ter nível superior em qualquer área de formação ou nos cursos de tecnologia da informação, análise de sistemas, sistemas de informação, engenharia da computação ou ciência da computação.

O posto de técnico em regulação de aviação civil paga R$ 4.708,07. Para a área de mecânico de manutenção aeronáutica, o candidato deve ter nível médio e Certificado de Habilitação Técnica em uma das seguintes.habilitações: grupo aviônicos, grupo células ou grupo motopropulsor. Para a área de pilotagem, além de ensino médio, é preciso apresentar Licença de Piloto Comercial, e, no mínimo, 500 horas de voo total, Certificado de Habilitação Técnica e Certificado de Capacidade Física. O cargo de técnico administrativo pede nível médio e tem salário de R$ 4.689,07.

As informações foram fornecidas pelo Cespe. É recomendável confirmar datas e horários para se prevenir de alterações posteriores à publicação deste texto. Outros dados podem ser obtidos no site da instituição.
UOL

Air France pondera paradas parciais após o Verão


A companhia de aviação líder na Europa está estudando a possibilidade de efetuar paradas parciais em suas operações após o Verão, caso a indústria aérea continue em queda.

Em entrevista ao jornal Fígaro, o diretor-geral da Air France, Pierre Henri Gourgeon, afirma que estão a ser estudadas "medidas de parada parcial no regresso de férias, se não houver recuperação no setor".

Medida que "é difícil de aplicar porque não se pode deixar de voar uma semana por mês, como acontece na indústria automobilístical", acrescentou.

À semelhança do que está acontecendo com muitas companhias de aviação por todo o mundo, também a Air France está registrando uma quebra "brutal" no tráfego de passageiros e de mercadorias, referiu Gourgeon.
Publico pt

Etihad Airways e American anunciam code-share




Boeing 777 da frota da Etihad Airways (divulgação Boeing)
A Etihad Airways, a companhia aérea de bandeira dos Emirados Árabes Unidos, e a American Airlines anunciaram hoje detalhes de um novo acordo de code-share. A iniciativa depende ainda da aprovação das autoridades regulatórias dos Estados Unidos para ser iniciada.

Caso o acordo seja aprovado, a Etihad usará o código EY em vários voos operados pela American entre a Europa e os Estados Unidos. Por outro lado, a American usará o código AA nos voos operados pela Etihad entre Abu Dhabi e Nova York (JFK), Chicago, Paris, Dublin (Irlanda), Frankfurt, Manchester (Reino Unido) e Milão.
Panrotas

Taca inicia rota para Cali (Colômbia) mês que vem


A partir de 17 de agosto, a Taca somará mais uma rota na América do Sul, desta vez com destino final para a cidade colombiana de Cali. Os voos partirão de Guayaquil, no Equador, quatro vezes por semana.

A operação fará conexão com a cidade de Lima, no Peru, principal hub da empresa no continente sulamericano, o que estende a opção do passageiro para mais de 30 destinos.

Cali é o terceiro ponto de operação da Taca na Colômbia, o que refleta um crescimento das nossas atividades e, sobretudo, consolida a nossa participação dentro do setor aerocomercial colombiano e sulamericano”, afirmou a diretora de Vendas da empresa para a América do Sul, Nani Garrués.
Panrotas

Peças do voo 447 do Airbus chegam à França na 3ª


Chegam à França na terça-feira os destroços do Airbus A330-200 da Air France que realizava o voo 447, acidentado no Oceano Atlântico em 31 de maio. As 640 peças localizadas durante as buscas realizadas pelas Forças Armadas do Brasil e da França serão transferidas do Recife para o Centro de Testes Aeronáuticos (Ceat) em Toulouse, sede da Airbus. Peças como a deriva do jato e pedaços do teto e do piso, além de móveis e objetos pessoais, como os coletes salva-vidas, serão incorporadas à apuração das causas do desastre, mesmo que já tenham sido alvo de inspeções por parte de peritos do órgão francês de investigação, o BEA.

O Ceat é o principal centro europeu de testes aeronáuticos e serve regularmente a exames do BEA. As primeiras análises do estado das peças permitiram aos experts descartar a hipótese de deslocamento e ruptura estrutural do avião em pleno voo, reforçando a possibilidade de que o aparelho se chocou com o mar ainda íntegro. O envio das peças à França é realizado pelo cargueiro Ville de Bordeaux, da Airbus, usado para transportar peças para a montagem do avião A380, o novo modelo da empresa. Os destroços se somarão aos dados técnicos coletados pelo BEA nos dois países. A autoridade de aviação civil, assim como o Ministério Público de Paris, aguardam ainda o envio dos exames médicos legais realizados no Recife nos 50 corpos localizados, do total de 228 mortos no acidente. Diferenças entre as legislações do Brasil e da França vêm atrasando a entrega dos dados aos técnicos franceses. Apesar da demora, os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Nicolas Sarkozy trocaram elogios nesta semana sobre a colaboração bilateral desde o desastre.
Cada Minuto

Termina hoje o prazo para encontrar as caixas-pretas de voo 447


Termina nesta sexta-feira o prazo dado pelo BEA (Escritório de Investigação e Análise) para as buscas pelas caixas-pretas do voo AF 447 da Air France que caiu no oceano Atlântico entre o Rio de Janeiro e Paris no dia 1º de junho.

A partir do dia 14 de julho, os investigadores passarão para uma segunda etapa das buscas onde os gravadores de voo não serão mais os elementos prioritários.

"As buscas continuam num raio de aproximadamente 70 quilômetros [a partir do último ponto conhecido da trajetória do avião]. Os meios militares ainda são úteis e não temos uma data definida para o término das buscas dos destroços ", disse à Folha o capitão Christophe Prazuck, porta-voz do Estado Maior das Forças Armadas da França.

Em entrevista publicada ontem (9) pelo jornal francês "Le Figaro", o presidente da Air France, Pierre Henri Gourgeon declarou que "é essencial encontrar os gravadores para entender [o acidente]. As buscas acústicas pelas caixas-pretas vão continuar até o dia 10 de julho [hoje] com o submarino nuclear Esmeralda. Após essa data, as buscas vão continuar com robôs para tentar localizar os destroços do aparelho. Ainda há esperança". Até o momento, as buscas pelas caixas-pretas não deram resultado.

Em relatório de 2 de julho, o BEA explica as dificuldades da operação: "Quando uma onda acústica se propaga no mar, ela está submetida a refrações, o que gera múltiplos trajetos". Isso e a profundidade da região dificultam a identificação da posição das caixas-pretas.
Outro problema: os aparelhos têm garantia de funcionamento de 30 dias para a emissão de sinais sonoros. O BEA havia decidido estender as buscas por considerar que os sinais poderiam perdurar por mais alguns dias.
Bol

Corpos de ocupantes de avião que caiu no Golfo do México são resgatados

A Guarda Costeira americana resgatou hoje os primeiros corpos dos cinco ocupantes de um pequeno avião procedente do Texas, que caiu na quarta-feira em águas do Golfo do México próximas às costa da Flórida, informou o próprio órgão.

Os corpos foram encontrados por um navio da Guarda Costeira perto da área onde o pequeno avião bimotor Cessna caiu, a cerca de 30 quilômetros de Port Richey, no litoral oeste da Flórida.

A aeronave voava rumo ao aeroporto internacional de Tampa, procedente do aeroporto regional do condado de Collin, no Texas, quando a torre de controle do aeroporto de Jacksonville perdeu contato com o aparelho.

Os corpos foram recuperados junto a peças do avião, que possivelmente caiu no mar como consequência das fortes tempestades e turbulências registradas nessa região no momento em que voava.

Até o momento, as autoridades não revelaram a identidade dos cinco ocupantes.

Dois helicópteros de resgate Jayhawk da Guarda Costeira de Clearwater estão trabalhando nas operações de busca, além de duas outras embarcações. EFE

Congonhas fecha por 4 minutos após avião bater em ave



A pista do Aeroporto Internacional de Congonhas, na zona sul de São Paulo, ficou fechada por quatro minutos, após um avião colidir com uma ave, no começo da manhã, informou a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). A aeronave da Gol, com voo de número 1260, que seguia para Belo Horizonte, em Minas, bateu no animal quando decolava. A colisão não provocou problemas no avião, que seguiu viagem.


A pista ficou fechada das 7h50 às 7h54 para que técnicos vistoriassem o local, para garantir que nenhum resíduo permanecesse na pista, o que poderia prejudicar as operações de outras aeronaves. Ninguém ficou ferido.

Globo .com

Queda de pequeno avião mata 2 no Canadá

Acidente ocorreu em área industrial em Richmond, Vancouver.
Aeronave caiu quando aproximava-se para pouso, segundo a polícia.

Foto: AP

Fumaça ergue-se de região industrial na madrugada desta sexta-feira (10) depois da queda de um avião de pequeno porte de Richmond, no Canadá. A aeronave caiu quando se preparava para pousar no aeroporto internacional de Vancouver. As duas pessoas que estavam a bordo morreram, segundo as autoridades.

G1

Vento forte derrubou avião de milionário Steve Fossett



Investigadores concluíram que monomotor que caiu em 2007 em serra nos EUA foi derrubado por rajada de ventos.

Ventos fortes que teriam puxado para baixo o avião do milionário americano Steve Fossett são a provável causa do acidente que provocou sua morte, segundo o resultado de uma investigação nos Estados Unidos.

O Painel Nacional de Segurança do Transporte (NTSB, na sigla em inglês), afirma que Fossett provavelmente entrou em uma zona de turbulência que "excedia a capacidade de subida" de seu pequeno avião.

Fossett tinha 63 anos de idade quando desapareceu em setembro de 2007, durante um voo solo depois de partir de um rancho no Estado americano de Nevada.

Seus restos foram encontrados um ano depois nas montanhas de Sierra Nevada.

Ao concluir a investigação, o NTSB determinou que não há provas de qualquer problemas no avião - um Bellanca Super Decathlon - que poderiam fazer com que ele não operasse normalmente.

Segundo os investigadores, a causa mais provável do acidente foi "um encontro inadvertido com lufadas de vento direcionadas para baixo que excederam a capacidade do avião de retomar altitude".

As lufadas, de "pelo menos 400 pés por minuto" teriam repentinamente puxado para baixo o monomotor de Fossett, levando o milionário aventureiro a perder o controle do avião.

As marcas no solo e a distribuição dos destroços por uma grande área indicam que o avião voava em alta velocidade quando caiu e pegou fogo, destruindo a maior parte da fuselagem.

Apesar das intensas buscas na época do acidente, não foi encontrado nenhum traço de Steve Fossett até mais de um ano após sua morte. Ele foi declarado oficialmente morto em fevereiro de 2008.

Mas as buscas por seu corpo foram retomadas em novembro de 2008, depois que um alpinista encontrou sua carteira de identidade em um lugar remoto, nas montanhas de Sierra Nevada.

Uma equipe de buscas depois encontrou os sapatos de Fossett e sua carteira de motorista, junto com dois grandes ossos que, depois de exames de DNA, foram confirmados como sendo do milionário.

Fossett foi a primeira pessoa a circular o globo em um voo solo de balão, em 2002.

G1

Autoridades da França vão ao Senegal discutir falha do controle de tráfego aéreo





Anúncio foi feito pelo presidente Sarkozy em entrevista ao lado de Lula.
Investigação do acidente do voo 447 levantou dúvidas sobre o sistema..

O presidente da França, Nicolas Sarkozy, anunciou nesta terça-feira (7) que o chanceler Bernard Kouchner e o ministro da Cooperação, Alain Joyandet, iriam ao Senegal para discutir com autoridades locais para que não existam mais "buracos negros" no controle de tráfego aéreo sobre o Oceano Atlântico.

A declaração foi feita durante entrevista conjunta com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Voo 447: cobertura completa

A decisão do governo francês ocorre depois das dúvidas que surgiram após o acidente com o voo 447 da Air France, que caiu no oceano com 228 pessoas a bordo no caminho entre o Rio de Janeiro e Paris.

A investigação francesa levantou dúvidas em relação à maneira como o controle do voo teria sido transferida do Brasil para Senegal.

Em entrevista na semana passada, o investigador-chefe francês, Alain Bouillard, disse que nunca houve transferência oficial do controle do voo 447. Mas ele ressaltou que isso não teve nenhuma relação com o acidente. A Força Aérea Brasileira garantiu que a transferência foi feita normalmente.

Ataque aéreo dos EUA mata 9 rebeldes no Paquistão

Pelo menos nove supostos insurgentes morreram e outros cinco ficaram feridos em um novo ataque com mísseis, feito hoje por um avião não-tripulado americano, no reduto do líder dos talibãs no Paquistão, Baitulá Mehsud.

Segundo o canal "Geo TV", que não cita suas fontes, dois mísseis atingiram um campo de treinamento dos fundamentalistas na conflituosa região tribal do Waziristão do Sul, na fronteira com o Afeganistão.

Uma fonte oficial, citada pelo canal "Dawn", assegurou que o avião teria lançado até seis mísseis contra alvos insurgentes.

O Exército paquistanês empreendeu uma operação neste distrito contra o líder talibã e sua rede, responsável pela maioria dos atentados cometidos recentemente no Paquistão.

Os ataques com aviões espiões dos Estados Unidos são frequentes no cinturão tribal paquistanês, especialmente nas demarcações no Waziristão do Norte e do Sul, onde têm seu refúgio vários membros da rede terrorista Al Qaeda. EFE

(EFE)