PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Presidente apresenta investimentos da Infraero a senadores


O presidente da Infraero, Cleonilson Nicácio Silva, apresentou um panorama geral da Empresa e o cronograma de investimentos em melhorias e obras de todos os 67 aeroportos. Os dados foram divulgados para cerca de dez senadores na manhã desta quinta-feira (9/07), durante audiência na Comissão de Serviços de Infraerestrutura do Senado, em Brasília (DF). O presidente também respondeu aos diversos questionamentos dos parlamentares sobre a infraestrutura aeroportuária brasileira.

Sobre o modelo de gestão de aeroportos, em resposta ao senador Francisco Dornelles (PP/RJ), Nicácio disse que a abertura de capital da Empresa é uma possibilidade e, sem dúvida, proporcionará a busca de recursos no próprio mercado. “Queremos ser a Petrobras da infraestrutura aeroportuária”, reforçou o presidente da Infraero. “Temos serviços de qualidade no País e queremos disputar os aeroportos no exterior. Ressalto ainda que a qualidade dos nossos serviços é comparada aos melhores aeroportos do mundo. Estamos prontos para competir com qualquer empresa no exterior”, completou.

Obras
Ainda respondendo aos questionamentos do senador Dornelles, o presidente da Infraero deu detalhes sobre os cerca de R$700 milhões aplicados para a completa reestruturação do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Antonio Carlos Jobim. Sobre a qualidade das operações no Santos Dumont, Nicácio anunciou que as obras na pista principal do aeroporto carioca começam no próximo dia 1º de agosto. “Santos Dumont está em perfeitas condições de segurança”, garantiu.

Já as obras paralisadas nos Aeroportos de Guarulhos (SP), Vitória (ES), Goiânia (GO) e Macapá (AP) também foram temas da arguição. O presidente explicou sobre a impossibilidade de manter os contratos com os consórcios por questões já apontadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) no passado, e disse que a Infraero optou pela rescisão dos contratos e de novas licitações. Nicácio explicou ainda que só falta a rescisão do contrato do Aeroporto de Goiânia. “As obras serão retomadas, algumas já este ano, como é o caso de Guarulhos”, lembrou.

Quando questionado sobre os preparativos para a Copa de 2014, o presidente ressaltou que o investimento é racional. “No momento em que a FIFA decidiu sobre as cidades, a Infraero já estava investindo em praticamente todos os aeroportos das escolhidas, portanto, o investimento já era previsto em decorrência da demanda futura”, alertou.

Moralização
O senador Demóstenes Torres (DEM-GO) falou que o presidente da Infraero conseguiu moralizar a Empresa: “Tenho certeza de que a Infraero hoje está em outro caminho, outra direção e os problemas são coisas do passado”, disse. O senador enfatizou ainda que as “mudanças regularizaram a vida administrativa da Infraero”.

Presidida pelo senador Fernando Collor (PTB-AL), a audiência da Comissão de Infraestrutura do Senado também contou com a participação presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Solange Vieira, e do diretor de Aeroportos da Sociedade Nacional de Apoio Rodoviário e Turístico (Sinart), Carlos Roberto Rebouças.

Assessoria de Imprensa Infraero

Nenhum comentário: