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terça-feira, 10 de setembro de 2013

Alíquota 0% de PIS/Cofins para aviação não refletirá para o passageiro

 

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O relator de medida provisória (MP) 617/13, deputado Mário Negromonte (PP-BA), vai reduzir a zero as alíquotas do PIS/Pasep e da Cofins para o transporte aéreo.
Mário Negromonte explica que acatou algumas emendas para incluir o transporte rodoviário estadual e interestadual e também o transporte aeroviário. “Isso vai contemplar mais de 1.200 cidades. É um transporte que, realmente, a situação é muito difícil, delicada, em função da taxação que eles pagam em dólar por querosene e o leasing.” De acordo com o relatório, a desoneração passaria a funcionar a partir de primeiro de janeiro.
Entretanto, não existe, no texto de Mário Negromonte, a obrigatoriedade de as empresas de transporte repassarem aos passageiros o desconto pela redução do PIS/Pasep e da Cofins. “Isso é negociação do governo com o setor. A gente não tratou dessas minúcias. Tenho certeza de que é mais de confiança. São as capitais, os municípios, que vão tratar de baixar a tarifa mediante essa redução na folha para tornar a alíquota zero do PIS e da Cofins.”
Com informações da Agência Câmara Notícias

Fonte: Aviação Brasil.

Voe Iberia emitindo milhas Smiles

 

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A partir dessa semana, participantes do programa de relacionamento Smiles poderão resgatar bilhetes prêmio para viajar para toda a Europa com a Iberia. Até esta data só era permitido acumular milhas nos voos da parceira.
“Nossa intenção é diversificar as opções para o cliente Smiles através de parcerias que, como esta, tenham uma gama de destinos que complementem a nossa malha atual”, explica Leonel Andrade, Presidente do Smiles. “Por meio do novo acordo, será possível emitir bilhetes Iberia para 59 destinos na Europa usando milhas Smiles” completa.
Para emitir uma passagem basta acessar o site do Smiles em www.smiles.com.br. Os bilhetes de todas as companhias aéreas parceiras são emitidos diretamente no site. É necessário documento de identificação, número e senha Smiles. Além da Gol e da Iberia, atualmente é possível adquirir bilhetes com milhas Smiles com a Air France, KLM, Qatar e Delta Air Lines.

Fonte: Aviação Brasil.

Malaysia Airlines adota FMS Wind Uplink da SITA

 

Malaysia Airlines - Airbus A380
A Malaysia Airlines está adotando o serviço FMS Wind Uplink, da Sita, com o objetivo de reduzir os custos de combustível em 40 aeronaves, incluindo a frota A380.
Esse serviço atualiza constantemente os cálculos-chave do Sistema de Gerenciamento de Voos (Flight Management System) com isso, a companhia aérea poderá ajustar os planos de voo de acordo com a mudança das condições de vento e clima, permitindo que as aeronaves utilizem o combustível de custo mais baixo e de maneira mais eficaz possível. Durante os testes, o Wind Uplink proporcionou uma economia de até 600 quilos de combustível em um único voo.
Capitão Izham Ismail, diretor de operações da Malaysia Airlines, diz: “Este novo serviço da Sita proporciona uma economia imediata. Nós já testamos o Wind Uplink e foi um grande sucesso, conseguimos reduzir de maneira significativamente os nossos custos com combustíveis. O sistema também ajudou a melhorar a dosagem de nosso combustível que é definido de acordo com os prognósticos de bordo e também deixou nossas previsões de tempo de aterrissagem mais precisas. Estamos experimentando benefícios reais de negócios após a introdução deste serviço na Malaysia Airlines.”
O Aircom Datalink Services da Sita constitui a espinha dorsal do serviço Wind Uplink, que proporciona uma economia de tempo valiosa à tripulação e ainda ajuda a reduzir a emissão de carbono das aeronaves.
Katrina Korzenowski, diretora de serviços de aeronaves da Sita para Ásia Pacífica, diz: “Com o Wind Uplink, as companhias aéreas podem usufruir de mudanças benéficas na administração do tempo e assim, as equipes podem realizar voos dentro do prazo e do orçamento, o que reduzirá os custos de combustível sempre que possível. Devido ao alto preço dos combustíveis, já estamos prevendo um aumento na demanda pelo Wind Uplink no futuro e já estamos conversando com muitos clientes potenciais. Além disso, o Wind Uplink é fornecido como um único serviço e pode ser instalado pela Assistência de Instrução de Voo da Sita e ser utilizado algumas horas depois pelos clientes do AIRCOM Datalink sem quaisquer despesas de capital.
A Malaysia Airlines transportou 13.4 milhões de passageiros em 2012 e opera aproximadamente 300 voos diários. Sua rede de 60 destinos em quatro continentes foi ampliada com a sua entrada na aliança de companhias aéreas Oneworld em fevereiro de 2013. A Malaysia Airlines já recebeu mais de 100 prêmios nos últimos 10 anos, incluindo o reconhecimento de companhia aérea cinco estrelas pela Skytrax World Airline Awards em 2012 e 2013.

Fonte: Aviação Brasil.

Viracopos recebe supercaminhão de bombeiro

 

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Edis Cruz/Aeroportos Brasil Viracopos
O Aeroporto Internacional de Viracopos recebeu hoje, dia 3 de setembro, o primeiro “supercaminhão” de bombeiro adquirido pela concessionária Aeroportos Brasil Viracopos. O veículo é dos mais modernos do mundo e chega para reforçar ainda mais a segurança dos passageiros e dos aviões.
O caminhão, fabricado pela Rosenbauer, é do modelo Panther 6×6, um dos mais eficientes do mundo. De acordo com a tabela da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o Carro de Combate a Incêndio (CCI) pertence ao tipo 5, em uma escala que vai de 1 (menor) a 5 (maior).
O modelo já é usado nos principais aeroportos da Europa, Ásia, Oriente Médio e América do Norte. Na cabine do veículo cabem até 4 bombeiros.
Com velocidade média de 115 km/h, motor com 740 cavalos e aceleração de 0-80 km/h em 30 segundos, o veículo tem tração nas seis rodas e comporta 12.500 litros de água, 1.500 litros de Liquido Gerador de Espuma (LGE) e 250 kg de Pó Químico BC. A viatura pesa 35 toneladas carregado e o alcance do jato do canhão superior atinge, em média, 110 metros.
O Panther 6×6 é totalmente automatizado e conta com recursos de alta tecnologia, como computador de bordo, iluminação própria, câmera com infravermelho e visão térmica e sistema eletrônico de controle de agentes extintores.
“Investir na segurança operacional é uma das principais preocupações da Aeroportos Brasil Viracopos. Com esse novo veículo, garantimos a categoria dez de segurança contra incêndio em aeroportos, que é a mais alta existente e que permite ao aeroporto receber aviões de grande porte”. disse o diretor-presidente da Aeroportos Brasil Viracopos, Luiz Alberto Küster. “Seguindo este caminho, iremos fazer de Viracopos o maior e melhor aeroporto da América Latina”, explicou.
O caminhão veio para o Brasil de navio, chegou ontem, dia 2, ao Porto de Santos e foi de carreta para Viracopos. A concessionária já adquiriu o segundo caminhão do mesmo modelo com a Rosenbauer, que chega ainda em 2013.

Fonte: Aviação Brasil.

Delta anuncia a encomenda de 40 aeronaves Airbus

 

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A Delta Air Lines anunciou seus planos para a compra de 40 aeronaves Airbus para serem entregues entre 2015 e 2017. A ordem de serviços, que compreende dez aeronaves para voos internacionais do tipo widebody A330-300 e 30 grandes jatos domésticos do tipo narrowbody A321, é o mais recente passo na renovação da frota da Delta na busca do aumento da sua lucratividade, concomitante com o trabalho de gestão de capacidade.
“Este acordo com a Airbus é outra transação em que a Delta, com seu senso de oportunidade, adquire aeronaves economicamente eficientes e de comprovada tecnologia”, disse Richard Anderson, CEO da Delta . “Estes A330 e A321 darão enorme flexibilidade para a Delta em gerenciar, de forma otimizada, a nossa capacidade de transporte ao longo dos próximos cinco anos, melhorando ainda mais a experiência de voo para os nossos clientes e aumentando o retorno para os nossos acionistas”.
“A implementação de capital disciplinada é pedra angular do abrangente plano financeiro da Delta “, disse Paul Jacobson, diretor financeiro da companhia. “Essas aeronaves Airbus vão gerar fluxo de caixa livre e melhorar o nosso retorno sobre o capital investido, à partir do momento em que entrarem em serviço . ”
As dez aeronaves A330- 300 vão aumentar a frota existente da Delta que já é 32 aeronaves do mesmo modelos. A primeira entrega dos A330 está prevista para o segundo semestre de 2015, com mais três aviões adicionais programadas ao longo de ano, outros quatro serão entregues em 2016, e os dois últimos em 2017.
A Delta será a primeira companhia aérea a operar o A330-300 em sua maior capacidade de carga – 242 toneladas métricas – o que oferece capacidade de carga adicional e maior alcance. A Delta irá utilizar a versatilidade da aeronave para otimizar suas redes no Atlântico e no Pacífico .
Estes aviões serão equipados com motores General Electric CF6- 80E1. A Delta opera atualmente com motores semelhantes, modelo GE CF6, em mais de 60 aeronaves modelo widebody .
Os A330 contarão com 34 assentos tipo full flat-bed, com acesso direto ao corredor, na categoria BusinessElite, 32 assentos com espaço extra para as pernas, na categoria Economy Comfort e 227 assentos na categoria Econômica. As aeronaves da frota internacional contarão com serviço Wi -Fi e sistema de entretenimento à bordo de classe mundial, com um acervo de mais de 1000 opções on-demand , assim como tomadas 110v padrão, além de interiores modernos com iluminação LED, e bagageiros com extra capacidade.
Os 30 aviões modelo A321 vão ampliar a frota existente da Delta que já conta com 126 aeronaves do mesmo tipo e que atendem o mercado doméstico. Três primeiros A321 à serem entregues estão programados para o primeiro trimestre de 2016, com mais 12 ainda no mesmo ano. Os 15 aviões restantes estão programadas para 2017.
Os A321 da Delta serão equipados com motores CFM56- 5B, produzidos pela CFM International que é uma joint venture da General Electric Co. e a francesa Snecma. A Delta opera mais de 200 aeronaves em sua frota, hoje, com motores tipo CFM56, incluindo todas as aeronaves modelo narrowbody. O A321 também contará com Sharklets nas pontas das asas, que fornecem até 4 por cento de melhoria no consumo de combustível.
O Airbus A321 terá 20 assentos de primeira classe, 22 assentos com espaço extra para as pernas na na categoria Economy Comfort e 148 assentos na categoria Economy. Cada A321 terá serviço Wi –Fi à bordo, além de sistema voo de entretenimento, com TV ao vivo via satélite e opções on-demand, e uma tomada 110v padrão. O A321 também vai oferecer assentos da cabine econômica que estão entre os maiores do setor.

Fonte: Aviação Brasil.

Justiça vai leiloar 17 aviões da Vasp sem condições de voo

 

São 16 Boeing e um Airbus A300 que somam 448 toneladas. Os lances mínimos para as aeronaves foram fixados entre R$ 15 mil e R$ 60 mil

Agência Estado
Equipamentos e sucatas de 17 aviões pertencentes à massa falida da Vasp irão a leilão a partir do dia 20. São 16 Boeing e um Airbus A300 que somam 448 toneladas e, segundo avaliação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), não têm condição de voo.
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Aeronave da Vasp parada, em frente ao antigo hangar da companhia
O leilão será aberto pela internet para o recebimento de lances e será finalizado em São Paulo, no dia 30. Os lances mínimos para as aeronaves foram fixados entre R$ 15 mil e R$ 60 mil, tendo como base o cálculo do peso das aeronaves ao valor de R$ 1 mil por tonelada.
O leilão é realizado pela 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo, responsável pela falência da empresa aérea. De acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a operação do leilão está sob a responsabilidade da empresa Freitas Leilões.
Também serão leiloados outros bens da empresa, como móveis e quadros, que poderão receber lances a partir de 16 de setembro, com fechamento no dia 26. Os valores obtidos com o leilão serão encaminhados ao pagamento de credores da Vasp.
As aeronaves compõem o programa Espaço Livre - Aeroportos, da Anac, Infraero e Secretaria de Aviação Civil (SAC), que pretende retirar 53 aviões dos pátios dos aeroportos para liberar o espaço de 11 terminais.
Os aviões da Vasp estão localizadas em Cumbica, em São Paulo (4, incluindo o Airbus), Salvador (3), Brasília (3), Recife (2), Manaus (2), Viracopos, em Campinas (1), Galeão, no Rio de Janeiro (1) e Confins, em Belo Horizonte (1). Todos eles foram vistoriados e classificados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) como não aeronavegáveis.
Além das aeronaves que entrarão em leilão neste mês, a massa falida da Vasp ainda aguarda a avaliação judicial de outro avião, localizado em São Luís, no Maranhão. Outros nove aviões da companhia já foram desmontados e vendidos. Quatro ainda aguardam remoção pelo comprador.