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sexta-feira, 2 de março de 2012

Tam não vai mais realizar transporte de animais silvestres ou exóticos

A Tam Cargo, unidade de cargas da empresa, não vai mais realizar o
transporte de primatas nem de quaisquer outros animais silvestres ou exóticos para pesquisas em laboratórios, estudos científicos ou exploração com
ercial visando a esses fins. A única exceção que se aplicará a esta regra é a parceria com o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) para o transporte gratuito de animais silvestres apreendidos de volta a seu habitat natural.
12 horas aérea

Gol quer 14 voos para os EUA e sete para Venezuela

A Gol informou ontem (quinta-feira, dia 1º) que enviou uma solicitação de voo para a Anac visando manter 14 frequências semanais para os Estados Unidos e outras sete para a Venezuela.


Na nota, a companhia afirma que o procedimento exige ainda o cumprimento de uma série de requerimentos legais, sendo esta a primeira etapa de um processo para a inclusão de uma nova frequência internacional.


Para formalizar requerimento, há a necessidade de a Gol solicitar o Hotran, documento no qual a empresa aérea identifica claramente os aeroportos de origem e destino, a frequência dos voos, os horários, a aeronave específica e outros dados técnicos. De posse das informações, a companhia efetuará os estudos técnicos e financeiros para uma avaliação final sobre a implementação dos voos.


As frequências seriam alocadas pelo período de seis meses e só serão mantidas caso o Hotran seja aprovado. Os estudos da Gol preveem a utilização dos equipamentos atuais (B-737), mantendo suas configurações, não havendo previsão, neste momento, de nenhum equipamento adicional.


Ainda na nota, a companhia reitera seu guidance de crescimento da oferta doméstica entre 0% e 2% para o ano este ano. Seu plano de frota para 2012 e próximos anos passa por revisão, com o objetivo de englobar o cenário de baixo crescimento além das demandas de renovação de frota da Webjet.


Há a possibilidade de que a operação para os Estados Unidos seja um voo de Guarulhos para Miami via Caracas, onde a Gol já mantém sete frequências semanais. O Portal PANROTAS entrou em contato com a assessoria da Gol, que não confirmou as informações, dizendo que os planos podem incluir outros destinos.

12 horas aérea

Azul firma parceria com McDonald's


A Azul Linhas Aéreas e o McDonald's firmaram uma parceria para oferecer cupons de desconto em passagens aéreas da companhia para os clientes da rede de fast food. A partir desta quinta-feira, os clientes que comprarem uma McOferta ganharão um carimbo em uma cartela promocional da Azul. Após completá-la com três carimbos, eles poderão trocá-la por um desconto no valor de R$ 50 para utilizar na compra de passagens aéreas. A Azul distribuiu 5 milhões de cartelas em toda a rede McDonald's. A promoção é válida até 1º de abril ou o término do estoque de cartelas. Para receber o voucher, o cliente deve enviar a cartela com três carimbos pelo correio para uma caixa postal específica. Depois, em até 20 dias, receberá por e-mail o voucher de desconto, que poderá ser usado até 30 de novembro de 2012. O desconto vale para qualquer voo da Azul.

direto da pista

Governo vai conceder bolsas parciais para cursos de aviação civil


Foto: Lia Mara/Secom

O número de profissionais da aviação civil no Brasil que deve se formar nos próximos três anos não será suficiente para preencher as vagas que surgirão, especialmente com a proximidade da Copa do Mundo e das Olimpíadas, que vão trazer muitos estrangeiros para o Brasil e aumentar o movimento nos aeroportos, avalia o vice-presidente do Aeroclube de Porto Nacional, padre Paulo Sérgio Maya Barbosa. A previsão é de que vai faltar piloto em cinco anos.

Avaliando esta perspectiva, o Governador Siqueira Campos decidiu firmar convênio com o Aeroclube de Porto Nacional, um dos mais tradicionais formadores de pilotos do país (atua desde 1955), no qual o Governo do Estado vai estabelecer 53 bolsas para militares, estudantes da rede estadual de ensino e servidores públicos, com cobertura de 100% para o curso teórico e de até 20% para o curso prático. As bolsas serão distribuídas ainda neste primeiro semestre do ano e seguirão critérios a serem definidos pela direção do aeroclube de Porto Nacional.

Os custos para a formação destes profissionais é geralmente alto e, com as bolsas parciais, o Governo do Estado vai facilitar a formação de pessoas de classes menos favorecidas que antes não teriam acesso a estes cursos e que agora poderão se formar em importante profissão, além de oportunizar aos servidores com melhor desempenho de função o acesso ao curso de formação de pilotos civis, principalmente na carreira militar, com curso de pilotagem de helicópteros.

Aeroclube
Porto Nacional é um pólo tradicional de formação de pilotos e reúne o maior número proporcional destes profissionais no Estado. A capital tocantinense do aviador, como é conhecida a cidade, contribuirá, ainda mais, para a capacitação de pessoas aptas a fazer provas para pilotos de aeronaves. Um dos grandes exemplos de pilotos bem sucedidos formados pelo Aeroclube é o senador tocantinense Vicentinho Alves (PR/TO). Além dele, outro profissional de destaque no Tocantins é o piloto Elton Aires, que se tornou o primeiro tocantinense a fazer voos interestaduais e internacionais na cabine de um Boeing.

o girassol

TAM NÃO TEM PREVISÃO PARA VOLTA DO CHECK-IN ELETÔNICO

TAM não tem previsão para volta do check-in eletrônico  Ronaldo Bernardi/Agencia RBS
Check-in manual atrasou embarque de passageiros também no aeroporto Salgado Filho Foto: Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
As filas no setor de check-in da empresa aérea TAM nos principais aeroportos do País ainda eram gigantes por volta das 11h desta sexta-feira. Uma pane no link de conexão da SITA, empresa de tecnologia que presta serviços para a companhia, com o sistema de check-in da TAM, impede a impressão dos cartões de embarque e das etiquetas das bagagens, que passou a ser feita manualmente desde o começo da manhã.

Às 11h, a TAM ainda não tinha previsão sobre quando o sistema eletrônico vai voltar a operar. Os passageiros encontravam disponibilidade apenas no serviço Web Check-in da empresa, que está funcionando normalmente, segundo a TAM. A companhia orienta os passageiros a realizarem o check-in pelo site da empresa (www.tam.com.br), antes de se dirigirem aos aeroportos.

Por conta da falha no sistema, as filas nos aeroportos de maior movimento estão com tempo de espera de quase duas horas, como é o caso no Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, segundo a Rádio CBN. Entre os 308 voos domésticos, programados para decolar entre as 10h e 11h, 14 foram cancelados e 93 registraram atrasos de mais de meia hora. Já entre as 14 decolagens internacionais previstas para o período, quatro sofreram alteração de horário e nenhum foi cancelado.

Em Porto Alegre, até as 11h, uma chegada e quatro partidas de voos da empresa tinham registro de atraso, mas a situação estava sob controle apesar da fila. O engenheiro Lisandro Peliciolli, 29 anos, que esperava para embarcar para São Paulo e depois para Estocolmo, conta que precisou aguardar cerca de 40 minutos na fila.

— Estão fazendo check-in manual, o que é bem rudimentar, mas parece que apesar de estar em cima da hora eu vou conseguir embarcar.


Orientação ao consumidor
Em nota, a TAM afirma estar prestando toda a assistência aos clientes e lamenta os inconvenientes causados pela situação. De acordo com o diretor de fiscalização do Procon, Renan Ferraciolli, os passageiros prejudicados com o atraso têm alguns direitos que devem ser cumpridos pela empresa aérea.

— Entre eles está o direito à informação sobre o que está ocorrendo, inclusive por escrito, se o consumidor solicitar — explica Renan.

A legislação prevê, segundo Renan, que a empresa aérea forneça ao passageiro facilidades de comunicação, com ligações gratuitas, quando o atraso for de mais de uma hora. Quando o problema ultrapassar duas horas, o passageiro terá o direito à alimentação adequada e quando o atraso persistir mais de quatro horas, o passageiro terá direito à acomodação em local adequado, traslados e quando necessário serviços de hospedagem.

— Quando o atraso passar das quatro horas, o consumidor também poderá pedir o reembolso integral pago pelo bilhete e pelas tarifas, caso desista da viagem. Ele pode também pleitear a indenização pela Justiça — confirma Renan. — Caso a empresa não cumprir o determinado, o consumidor deve procurar o PROCON e a Anac para exigir seus direitos — conclui.

Segundo Renan, agentes do Procon estão no Aeroporto de Congonhas, onde o número de voos da TAM é maior em São Paulo, fiscalizando a situação para determinar quais providências serão tomadas contra a companhia área.
IFRONLINE

Aéreas menores aumentam participação em janeiro

A participação das empresas, com exceção de TAM e Gol, apresentou crescimento de 31,52% entre janeiro de 2011 e janeiro de 2012

Por Agência Estado
Shutterstock
Setor aéreo: companhias pequenas ganharam espaço em janeiro

Os índices de demanda e oferta do transporte aéreo doméstico atingiram o maior registro para meses de janeiro desde o início da série Dados Comparativos Avançados, em 2000, informou hoje a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A participação das companhias de menor porte no mercado doméstico também aumentou em janeiro de 2012, na comparação com o mesmo mês do ano anterior.

A demanda doméstica (passageiros-quilômetros pagos transportados, RPK) manteve crescimento, com um aumento de 7,77% em relação a janeiro de 2011, enquanto a oferta doméstica teve expansão de 12,23% no mesmo período. Desde 2005 o mês de janeiro vem registrando recorde de demanda e oferta doméstica em relação ao mesmo mês dos anos anteriores.

No transporte aéreo internacional de passageiros, a demanda subiu 3,6% em janeiro de 2012 frente a janeiro de 2011, enquanto a oferta caiu 4,33% no mesmo período.

A taxa média de ocupação dos voos domésticos de passageiros alcançou 74,7% em janeiro de 2012, índice 3,97% menor que o de janeiro de 2011, que foi de 77,79%. O mesmo índice nos voos internacionais de passageiros operados por empresas brasileiras alcançou 84,53% em janeiro de 2012, com aumento de 8,3% em relação ao índice de 2011.

A TAM e a Gol lideraram o mercado doméstico em janeiro de 2012 com participação (em termos de RPK) de 40,71% e de 34,13%, respectivamente. A soma da participação de mercado das líderes em janeiro de 2012 (74,84%) caiu 7,46% em relação ao mesmo mês de 2011, quando essas empresas somavam 80,87% do mercado.

Isso demonstra que a participação das demais empresas apresentou crescimento de 31,52% no período, tendo passado de 19,13% em janeiro de 2011 para 25,16% em janeiro de 2012.

No mercado internacional, as duas companhias (TAM e Gol) responderam por 98,49% da participação de empresas brasileiras no transporte aéreo, dos quais 86,71% da TAM e 11,78% da Gol. Esse foi o melhor aproveitamento para o mês de janeiro desde o início da série, em 2000.

ÉPOCA NEGÓCIOS

China se opõe ao imposto sobre emissão de carbono do setor aéreo cobrado pela UE


O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Hong Lei, manifestou nesta quinta-feira (1), em Beijing, oposição do país asiático à ação unilateral da União Europeia (UE) na questão da cobrança pela emissão de carbono no setor aéreo e em navegação marítima internacional.

O Conselho da União Europeia revelou recentemente que vai passar a cobrar "impostos de emissão de carbono sobre a navegação marítima" em junho deste ano e que vai elaborar uma lista de preços para as taxas cobradas dos setores de aviação e navegação marítima do mundo.

Na ocasião, Hong Lei apontou que as ações unilaterais da UE contrariam as vondades da maioria e não alcançarão os efeitos previstos. Ele ainda salientou que a questão da emissão de carbono deve ser resolvida no âmbito de um quadro multilateral.

Os países participantes da última reunião internacional sobre a emissão de carbono do setor aéreo, recém-realizada em Moscou, reafirmaram o papel essencial da Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO, na sigla em inglês) na resolução da questão e a oposição à cobrança unilateral da União Europeia de "imposto de emissão carbônica" a companhias aéreas de outros países. A afirmação foi feita no dia 28 pelo porta-voz da ICAO, Stephane Dubois.

CRI ONLINE

ANAC notifica TAM e multa total pode chegar a R$ 1,7 milhão

Brasília – A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) notificou hoje a TAM Linhas Aéreas (S/A) para verificar a prestação de assistência pela empresa aos passageiros em razão do atraso na decolagem do voo JJ 8084 do Aeroporto de Guarulhos para Londres, marcada para 22h50 de ontem (29/02) e efetivada às 6h37 de quinta-feira (1º/03). A assistência deve seguir o que está previsto na Resolução nº. 141/2010. De acordo com a conclusão do processo administrativo de apuração dos fatos, a empresa poderá ser multada em até R$ 7.000 por passageiro, o que pode perfazer um total de cerca de R$ 1,7 milhão, a depender da quantidade de passageiros prejudicados. Os passageiros do referido voo podem recorrer à ANAC pela central telefônica (0800 725 4445), que funciona 24h com atendimento gratuito em português, inglês e espanhol. [www.anac.gov.br ].
evandro estebanez

Avião da TAAG aterrou de emergência em Lisboa

Um avião da companhia aérea angolana TAAG aterrou de emergência, ao final da manhã desta segunda-feira, no aeroporto de Lisboa, devido a um problema técnico nas comunicações do aparelho, com 197 passageiros a bordo.

foto INÁCIO ROSA/LUSA
Avião da TAAG aterrou de emergência em Lisboa

O Boeing 777-300 da TAAG tinha partido de Lisboa em direção a Luanda, mas voltou para trás para aterrar de emergência em Lisboa, pouco antes do meio-dia, devido a um problema técnico no rádio do avião.

A aeronave foi forçada a regressar a Lisboa, de onde tinha partido às 10.36 horas, já com um atraso de 36 minutos, por se considerar que não estavam reunidas as condições de segurança para seguir para Angola.

Rui Oliveira, porta-voz da ANA, explicou ao JN que a aterragem decorreu "normalmente, sem qualquer problema".

A ANA ativou o nível de alerta de prevenção local, o mais baixo da escala, e o habitual neste tipo de incidente.

De acordo com o protocolo, qualquer avaria ao nível das comunicações obriga a que os aviões ou regressem ao aeroporto de origem ou aterrem no aeroporto mais próximo.

JORNAL DE NOTÍCIAS

Etiqueta no avião


Com aeroportos cada vez mais cheios, aviões cada dia mais apertados e um número crescente de turistas em trânsito, as chances de transformar uma viagem de lazer em estresse só aumentam. Regras de etiqueta podem ajudar a garantir sossego antes mesmo de chegar ao destino escolhido. É o que indicam Maria Inês Borges da Silveira e Silmara Leite Ribeiro Santos, coordenadoras do curso de Etiqueta Corporativa e Social do Centro Europeu de Curitiba.

Confira abaixo algumas dicas de como se portar para que a sua viagem não perturbe ninguém:

1) O bem-estar começa pela escolha da roupa para viajar. O ideal é que seja de tecidos que não amassem muito. Os sapatos merecem atenção especial, pois precisam ser confortáveis. Só não vale cometer a gafe de circular por corredores descalço ou de meias;

2) Aviões não esperam por passageiros atrasados e os voos são fechados meia hora antes da decolagem. Portanto, respeite o horário de antecedência em sua viagem, que é de uma hora para voos nacionais e duas horas para voos internacionais;

3) Procure levar apenas uma bagagem de mão e fique atento ao peso e às dimensões adotados de acordo com a companhia aérea;

4) É interessante deixar todos os objetos metálicos em uma única bagagem. Assim, ela será facilmente conferida pelas autoridades, poupando, inclusive, o tempo de quem está atrás de você na fila do detector de metais. Se possível, evite utilizar cintos, botões, pulseiras, fivelas e demais acessórios metálicos;

5) Se for conversar, respeite os demais. Principalmente em espaços pequenos e apertados. Quanto mais tranquiloe calmo for o ambiente, melhor;

6) Entre no avião calmamente procurando sua poltrona. Caso encontre alguém sentado nela, confira com a pessoa a numeração do seu assento. Gentilmente, diga que deve ter havido algum engano e que aquela poltrona está marcada em sua passagem;

7) Quando reclinar sua poltrona, dê uma olhada antes para o passageiro que está atrás de você. Não se espreguice e evite ao máximo bocejar;

8) Se, por acaso, perceber que um casal ficou separado ou um filho com os pais, não há nada de errado em se oferecer para trocar de poltrona. Será gentil e elegante de sua parte;

9) Modere os movimentos dos braços ao ler jornais e revistas. As pessoas sentadas ao seu lado agradecem. Se for usar qualquer aparelho eletrônico, cuidado com o volume;

10) Evite bebidas alcoólicas;

11) Nada de gracinhas e respeite as orientações passadas pelos comissários de bordo;

12) Algumas pessoas gostam de tirar fotos durante o voo, em especial os adolescentes. Faça isso de modo discreto;

13) Aguarde o avião parar por completo para aí, sim, levantar-se e pegar sua bagagem. É desagradável ver as pessoas eufóricas, pegando de qualquer jeito os pertences de mão, atrapalhando os demais e ficando de pé no corredor.

diário do grande ABC

Número de acidentes aéreos no Brasil aumentou 41% em 2011



O número de acidentes aéreos no Brasil aumentou 41% em 2011 com relação ao ano anterior, segundo um relatório divulgado nesta quinta-feira pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

No ano passado foram registrados no país 156 acidentes de diferentes proporções, o maior número desde 2001, enquanto em 2010 foram 110, segundo dados do organismo.

Dos fatos registrados no ano passado, 130 envolveram aviões e 26 ocorreram com helicópteros.

Os acidentes de 2011 deixaram 90 mortos, o maior número desde 2007, quando um avião da TAM, com 176 pessoas a bordo, saiu da pista e se incendiou ao aterrissar no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, acidente que deixou 199 mortos, incluindo várias pessoas que estavam em terra.

O acidente aéreo mais grave ocorrido no ano passado no país deixou 16 mortos e foi registrado quando um avião de pequeno porte que acabava de decolar de Recife caiu.

Neste ano foram registrados no Brasil 15 acidentes aéreos com seis mortos, segundo o Cenipa.

EFE

Avião de pequeno porte bate e mata ao menos 3 na Alemanha

Avião de pequeno porte ficou completamente destruído após pegar fogo e bater no chão nas proximidades do aeroporto de Egelsbach. Foto: Reuters

Avião de pequeno porte ficou completamente destruído após pegar fogo e bater no chão nas proximidades do aeroporto de Egelsbach.

Pelo menos três pessoas morreram e outras três ficaram desaparecidas após um avião de pequeno porte sofrer um acidente nas proximidades do aeroporto de Egelsbach, no Estado alemão de Hesse, informa a rede de notícias iranianaPress TV.

Na quinta-feira, o avião monomotor Cessna pegou fogo por razões desconhecidas antes de bater no chão nas proximidades por volta das 19h de quinta-feira (15h de Brasília). O acidente aconteceu quando a aeronave, que vinha de Linz, na Áustria, tentava pousar no aeroporto de Egelsbach com quatro passageiros e dois tripulantes a bordo.

A porta-voz de polícia do distrito de Offenbach, Kirsten Krueger, confirmou que três corpos foram encontrados e que as autoridades ainda procuram pelos desaparecidos. As causas do acidente estão sendo investigadas, mas ainda são desconhecidas.

terra