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terça-feira, 10 de agosto de 2010

CAOS AÉREO: INFRAERO IRÁ POR EM PRÁTICA O “PLANO B” DE BUSÃO


Como disse o padre – Paz na terra, porque no ar a coisa tá feia.

Ninguém mais voa de Gol neste país. Como se vê, é um reflexo da falta de gols durante a Copa.

Mas não tem problema. São 2 semanas de busão até Nova York, 3 semanas até Paris e 3 semanas e meia até Berlim. Moleza. Duro vai ser chegar até Hong Kong.

eramos6

QUAL É O AEROPORTO PREFERIDO DO LULA?VIRACOPOS!



O Eramos6 descobriu qual é o aeroporto preferido do Lula: VIRACOPOS! E como disse o meu vizinho: “Ainda bem que o Produto Interno é Bruto porque se fosse líquido, o Lula beberia.”

E olha o que o Lula disse sobre os atrasos nos aeroportos: “Companheiro, o pobrema dos aeroporto é passsageiro.” E a Gol devia mudar de nome pra Gol Contra. E o aeroporto Tom Jobim tava tão devagar que devia mudar o nome pra aeroporto Dorival Caymmi.”

eramos 6

EasyJet acusada de falta de equipamento médico de bordo



Quando um político alemão, que também é médico formado pretendia prestar primeiros socorros a um homem que sofreu uma crise epiléptica grave em um vôo recente da EasyJet, notou a f
alta de equipamentos médicos básicos na companhia aérea.
A EasyJet não infringiu nenhuma lei, mas outras companhias aéreas, incluindo Lufthansa, estão melhor equipadas para lidar com emergências médicas à bordo.

Karl Lauterbach que é especialista em política nacional de saúde para o Partido Social-Democrata na Alemanha de centro-esquerda , estava em um vôo na companhia aérea EasyJet entre Berlim e Lisboa, quando um passageiro sofreu um ataque grave de epilepsia.

Lauterbach, que é um professor de medicina, tentou prestar os primeiros socorros, juntamente com outro médico. Mas eles tinham dificuldade para fazer isso.

É inacreditável, mas as ferramentas médicas necessárias para tratar uma emergência desse tipo não estavam a bordo", afirmou Lauterbach.

A aeronave não levava equipamento para medir a pressão arterial ou os níveis de açúcar no sangue, ele disse.
"Isso é irresponsável", disse o político."Eles são parte do equipamento padrão utilizado por outras companhias aéreas."

Todos os voos europeus com duração de 60 minutos ou mais devem carregar um kit de primeiros socorros, mas as companhias aéreas não são obrigadas a transportar mais do que isso.
spiegel online

Temos Vagas: Chapman Freeborn Airchartering contrata executivo comercial


A empresa multinacional de fretamento de aeronaves e logística Chapman Freeborn Airchartering está selecionando profissional para atuar como Air Charter Sales Executive, em Guarulhos.
meio aéreo

Temos Vagas: Inspetor de Controle de Qualidade (Aeronaútica e Aviação)



A TOTAL Linhas Aéreas está selecionando candidatos para três vagas de Despachante Operacional de Voo (DOV), em São Paulo/SP, Manaus/AM e Belo Horioznte/MG.
meio aéreo

Taca adota solução para gestão de compartilhamento e horários da Lufthansa



A Lufthansa Systems implementou a solução para gestão de compartilhamento e horários SchedConnect na Taca Airlines. Com isso, a Taca passa a ser a primeira empresa aérea da América a usar a solução e vai poder melhorar a gestão de compartilhamento, reduzir custos e aumentar receitas.

O novo sistema é capaz de processar até 30 milhões de mudanças de horário de todos os clientes, por mês. Se um período mínimo de conexão é violado devido à mudança de horário ou se o voo de uma parceira é cancelado, o sistema muda automaticamente o número do voo previsto para outro voo adequado. As alterações são enviadas aos agentes de viagem e clientes e para os respectivos sistemas de operações e passageiros das empresas aéreas envolvidas.

mercado e eventos

E195 MADE IN CHINA ?

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Crescem os indícios de que a Embraer estaria disposta a implantar na China uma linha de montagem para seus jatos E 195, em lugar da serie ERJ 145 para a qual a demanda provou ser menor que a esperada.


Estudo recente da própria Embraer indica um mercado doméstico chinês com crescimento anual de 7,3%, indicando uma demanda de 14% para o segmento de aeronaves na faixa de 30/120 assentos.

O que não foi bem explicado é que quando essa linha for transferida para a Ásia seu espaço no Brasil seria ocupado por aeronaves de maior porte (120/140 lugares) ou diferentes (cargueiro militar pesado).
blog do vinna

Adesivos politicamente incorretos para malas


















nãosomosapenasrostinhosbonitos

Turbulência em voo da Delta deixa duas comissárias de bordo feridas

O Boeing 737-732, prefixo N301DQ, da Delta Air Lines, estava realizando o voo DL-1578 de Key West, na Flórida, para Atlanta, na Geórgia, a 34 mil pés altitude, quando deparou-se com forte turbulência nas proximidades de Sarasota, na Flórida, por volta das 13:00 (hora local - 17:00Z) deste domingo (8).

Duas comissárias de bordo ficaram feridas. A tripulação subiu para 40 mil pés e prosseguiu para Atlanta, onde o avião pousou em segurança 65 minutos mais tarde.

A companhia aérea informou que as duas comissárias de bordo foram tratadas pelos serviços de emergência no aeroporto. Todos os passageiros estavam usando os cintos de segurança no momento da turbulância.
desástres aéreos

Governo pode deslocar Solange para Infraero



Resistências


Resistem à indicação de Solange Vieira para a Infraero os militares da FAB, que querem sempre ocupar o cargo, e o corpo técnico da estatal.

Governo pode deslocar Solange
para Infraero

Com mandato previsto para acabar em fevereiro de 2011, a presidente da Agencia Nacional de Aviação Civil, Solange Vieira, vem sendo considerada na Casa Civil da Presidência da República para assumir a presidência da estatal de aeroportos Infraero. O atual presidente, Murilo Marques Barboza, é considerado inapetente para o cargo. Mas, para assumir a Infraero, Solange teria de renunciar ao mandato na Anac.
claudio humberto

Deslumbramento voa de helicóptero, no DF



A utilização excessiva de helicópteros pelo governador do DF, Rogério Rosso, e sua mulher, chama a atenção da oposição e do Ministério Público, que, no começo, achava o casal apenas “deslumbrado”. Mas o brinquedo está saindo caro e deve ser investigado. Rosso usa helicóptero da Polícia Militar com freqüência, por exemplo, à noite, para ir a uma chácara, perto de Brasília, a fim de tocar música com amigos.

cláudio humbero

Tap registra 90% de ocupação em Campinas


A Tap registra indíce de ocupação de quase 90% nos voos entre o estado de São Paulo e a Europa, após a entrada em operação, no início de julho, de três frequências semanais entre o aeroporto internacional de Viracopos, em Campinas, e Lisboa.

Com a ligação Campinas-Lisboa, o estado de São Paulo passou a ter 17 voos semanais operados pela Tap. De acordo com a companhia, em apenas um mês foram transportados 6 mil passageiros.
mercado e evantos

Cresce ameaça de greve da Gol na próxima 6ª


SÃO PAULO – Acabou sem acordo a audiência de conciliação convocada ontem pelo Ministério Público do Trabalho de São Paulo. O clima ficou quente durante a reunião, com a Gol negando todas as acusações feitas pelos sindicatos dos aeroviários e dos aeronautas. Fica mantida, assim, assembleia marcada para a próxima sexta-feira (dia 13), quando os trabalhadores das duas categorias votarão a proposta de greve paralisando as atividades na empresa aérea por tempo indeterminado.

Os funcionários da Gol reclamam do excesso de jornada, assédio moral , disparidade salarial e falta de plano de saúde. “O indicativo de greve para o dia 13 não está contido”, disse Carlos Camacho, diretor do Sindicato Nacional dos Aeronautas, referindo-se ao objetivo do encontro de conter o movimento de paralisação na empresa.

Sem um acordo, a procuradora Regional do Trabalho, Laura Martins de Andrade, que conduziu reunião, marcou um novo encontro para o próximo dia 20 (sexta-feira), às 14h30, quando serão ajuntados documentos das partes e ouvidos depoimentos de funcionários. Esses depoimentos, observou a procuradora, serão tomados sob sigilo para evitar que o funcionário seja punido pela empresa. “Chamei eles (sindicatos e empresa) porque houve notícias de greve. Não posso deixar que a greve aconteça antes de tentar uma conciliação”, disse a procuradora.

Ela lembra, porém, que o não comprometimento da Gol em cumprir a convenção coletiva e a regulamentação da categoria, sob pena de multa de R$ 100 mil por dia, abre a possibilidade de uma greve partir da próxima sexta-feira.

Apesar do grande número de denúncias contra a Gol no site do Sindicato dos Aeronautas, o presidente da entidade, Gelson Fochesato, disse que não pretende votar um indicativo de greve na assembleia do próximo dia 13. Segundo ele, a empresa se comprometeu a rever os procedimentos em relação à escala dos tripulantes dos voos (comissários, pilotos e co-pilotos). Nervoso, ele admitiu que não são só os tripulantes da Gol que estão cansados, mas de todas as outras companhias aéreas. Já a presidente do Sindicato Nacional dos Aeroviários, Selma Balbino, deixou a sala de reuniões do Ministério Público do Trabalho decepcionada com o resultado. Com cópias das denúncias enviadas aos órgão reguladores do setor, a sindicalista disse que há mais de três anos têm denunciado ao Ministério Público e à Anac a Gol, TAM e Ocean Air (hoje Avianca) por descumprimento da legislação trabalhista.

Jornal do Commercio

CATHAY Pacific amplia frota, 36 aviões por US$ 10 bilhões



Com a compra de 30 novos aviões Airbus A350-990 e outros 6 Boeing 777-300ER, a Cathay Pacific confirma a intenção de ampliação da sua frota, com investimentos de quase US$ 10 bilhões até o ano de 2013 e que também estão alinhados com o novo terminal de cargas da empresa no aeroporto internacional de Hong Kong, além de novos serviços, no ar e em terra firme.


A companhia aérea que tem sua hub em Hong Kong, opera atualmente uma frota de 128 aeronaves wide-body, incluindo 25 cargueiros.
brasilturis

Para analistas, novo caos aéreo, como o provocado pela Gol, é questão de tempo

Despreparo das empresas e saturação dos aeroportos sinalizam um período difícil para os que pretendem viajar de avião nos próximos meses

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São grandes as chances de cenas como as de sufoco protagonizadas pelos passageiros da Gol nos últimos dias voltarem a acontecer ainda este ano nos aeroportos do país. A associação do crescimento econômico do país ao aumento no número de promoções das passagens está produzindo uma explosão na demanda por voos nacionais e internacionais. Estudo elaborado pela consultoria Lafis constata que os aeroportos não estão preparados para tamanha procura e é elevado o risco de que ocorra um novo caos aéreo.

“Com as atuais perspectivas de crescimento econômico do país, acho difícil que a infraestrutura dos aeroportos consiga atender a demanda de forma adequada. A possibilidade de caos aéreo hoje é considerável”, afirma Jonas Okawara, analista da Lafis. Segundo ele, os aeroportos já estão operando no seu limite de capacidade e, se houver qualquer aumento repentino de passageiros, dificilmente o sistema aéreo conseguirá responder rapidamente à mudança. “Se houver uma chuva forte num período como o das férias, haverá uma tendência muito forte de que ocorra o pior”, reforça.

A Lafis estima que a procura por voos domésticos em 2010 crescerá 35,2% devido à elevação da renda, com o maior acesso das classes C e D aos serviços aéreos e à expansão dos destinos pelas companhias. No mercado de voos internacionais, a tendência de valorização do real ante o dólar e de aumento da renda média devem gerar um incremento de 18,4%.

Sedução

Os dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) já mostram a tendência de forte crescimento da demanda. No entanto, a expansão da oferta não acontece na mesma proporção, o que significa que as companhias aéreas também não estão preparadas para atender ao aumento da procura. Nos cinco primeiros meses do ano, a demanda por voos domésticos cresceu 29,9% e a oferta, 19,7%; a demanda por voos internacionais avançou 11,7%, enquanto a oferta recuou 0,4%.

Apesar desse descompasso, as companhias aéreas não se intimidam em inovar nas passagens para seduzir os consumidores. Já é possível encontrar bilhetes da TAM nas Casas Bahia; da Azul, nos supermercados; e pagar o tíquete da Webjet por meio de boleto bancário. Diante de tais facilidades, as condições macroeconômicas do país favorecem o aumento da demanda. A Lafis estima que o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro crescerá 6,8% em 2010; o rendimento médio, 3,0%; e a massa salarial, 5,1%. Para 2011 e 2012, a consultoria prevê incremento na demanda por voos de 7,3% e 7,1%, respectivamente, números que só não serão maiores por causa da expectativa de aumento no preço do petróleo, encarecendo as passagens.

Cenário nebuloso

Segundo Okawara, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2 e a intenção do governo de captar investimentos em infraestrutura até a Copa do Mundo de 2014 e às Olimpíadas de 2016 podem significar perspectivas melhores no longo prazo. “O problema é que tais investimentos não vão acontecer agora. No curto prazo, o cenário no setor aéreo é muito nebuloso”, alerta o analista.

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O presidente do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea), José Márcio Mollo, concorda com essa visão. Ele diz que a maioria dos projetos da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) para a Copa ainda nem começaram a sair do papel. “Os aeroportos brasileiros estão saturados. Brasília é um dos mais problemáticos e já está operando com dois milhões de passageiros acima da sua capacidade. Como os processos de contratação da Infraero são lentos devido à exigência das licitações, as obras necessárias para desafogar o tráfego não avançam no ritmo desejado”, afirma. “O maior problema da aviação hoje não é somente a falta de infraestrutura aeroportuária, mas também a má gestão dos aeroportos”, critica.

De acordo com dados da Infraero, estão previstos investimentos de R$ 1,5 bilhão nos aeroportos neste ano. Entre 2011 e 2014, o desembolso programado é de R$ 9,7 bilhões. No entanto, a maior parte das obras listadas pela estatal e que estão voltadas para a Copa têm previsão de conclusão para 2013. Esse prazo é considerado muito longo para o presidente do Snea. “Antes disso, haverá colapso”, alerta Mollo.

Sobram problemas

Os problemas nos aeroportos brasileiros vão além do descaso das companhias aéreas com o passageiro e que ainda não foi minimizado com as novas regras impostas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) desde meados de junho. Overbooking e falta de informações precisas sobre o portão de embarque são alguns dos problemas mais comuns enfrentados pelos viajantes, sem falar dos atrasos nos voos. Por fim, existem as denúncias sobre o descumprimento das leis trabalhistas pela Gol, investigada pelo Ministério Público do Trabalho. Ontem, o MPT realizou uma audiência com a empresa em São Paulo, na qual ela negou as acusações. O Ministério Público informou que enviou um ofício à Anac pedindo mais detalhes sobre a Gol e a Webjet para investigação nesse sentido.

Em meio ao caos provocado pela confusão no sistema de escala da tripulação da Gol, o Ministério Público também encaminhou na semana passada um ofício para a Anac e para a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) no qual solicitou, entre outras coisas, a informação sobre as medidas emergencialmente adotadas para equacionar o problema dos atrasos.

Questão antiga

Mas os alertas sobre um colapso no transporte aéreo brasileiro não são de agora. Há mais de dez anos, o Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos, o maior do país, já dava sinais de saturação. Enquanto isso, a proposta de privatização da Infraero, responsável pela administração de 67 aeroportos no país, como forma de acelerar os investimentos nos aeroportos foi engavetada em meio ao movimento de privatizações dos governos FHC e também esquecida nos governos Lula.

De lá para cá, pouco mudou, especialmente na capacidade dos principais portões de entrada de turistas e de investidores estrangeiros no país. Enquanto isso, o movimento dos aeroportos só cresceu. De janeiro a junho deste ano, por exemplo, saltou 22,5% em comparação ao mesmo período de 2009.

No início deste ano, o Sindicado Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea) divulgou um estudo apontando a criticidade do sistema e a necessidade dos investimentos urgentes em infraestrutura nos aeroportos, que ainda são carentes de projetos inovadores como os da China e da Índia.

E o estudo elaborado recentemente pela Lafis segue a mesma linha e aponta que nos aeroportos nacionais faltam áreas de armazenagem, instalações para produtos especiais e mão de obra.
correio brasiliense

Empresas aéreas também deverão oferecer transporte gratuito a idosos

A Câmara dos Deputados analisa o projeto de lei que cria mais um benefício aos idosos.

Proposta do deputado, Zequinha Marinho(PSC/PA), garante as pessoas com mais de 60 anos assento gratuito em voos domésticos.

O projeto prevê o mesmo procedimento já aplicado ao transporte coletivo interestadual, que deve reservar duas vagas por veículo para idosos com renda igual ou inferior a dois salários mínimos.

Zequinha Marinho lembra que o Estatuto do Idoso determina assentos gratuitos para o transporte rodoviário, ferroviário e aquaviário, mas não para o aéreo.

O deputado acredita que essa falha deve ser corrigida.

A proposta aguarda votação da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara.

Fonte: Radio2


Estudo mostra risco de novo caos aéreo


Brasília – São muito grandes as chances de cenas como as de sufoco protagonizadas pelos passageiros da Gol nos últimos dias voltarem a acontecer ainda neste ano. A associação do crescimento econômico do país ao aumento no número de promoções das passagens está produzindo uma explosão na demanda por voos nacionais e internacionais. Estudo elaborado pela consultoria Lafis constata que os aeroportos, no entanto, não estão preparados para essa procura e é elevado o risco de que ocorra um novo caos aéreo.

“Com as atuais perspectivas de crescimento econômico do país, acho difícil que a infraestrutura dos aeroportos consiga atender a demanda de forma adequada. A possibilidade de caos aéreo hoje é considerável”, afirma o analista da Lafis Jonas Okawara. Segundo ele, os aeroportos já estão operando no seu limite de capacidade e, se houver qualquer aumento repentino da demanda, dificilmente o sistema aéreo conseguirá responder rapidamente à mudança. “Se houver uma chuva forte em um período como o das férias, haverá uma tendência muito forte de que ocorra um novo caos aéreo”, exemplifica.

A Lafis estima que a procura por voos domésticos em 2010 crescerá 35,2% devido à elevação da renda, com o maior acesso das classes C e D aos serviços aéreos e à expansão dos destinos pelas companhias aéreas. No mercado de voos internacionais, a tendência de valorização do real e de crescimento da renda média devem gerar um incremento de 18,4%.

Os dados da Agência Nacional de Aviação Civil já mostram a tendência de forte crescimento da demanda. No entanto, a expansão da oferta não acontece na mesma proporção, o que significa que as companhias aéreas também não estão preparadas para atender ao aumento da procura. Nos cinco primeiros meses do ano, a demanda por voos domésticos cresceu 29,9% e a oferta, 19,7%; a demanda por voos internacionais cresceu 11,7%, enquanto a oferta recuou 0,4%.

As companhias aéreas inovam cada vez mais, criando oportunidades para o consumidor adquirir as passagens. Já é possível encontrar bilhetes da TAM nas Casas Bahia, da Azul nos supermercados e pagar o ticket da Webjet por meio de boleto bancário. Ao mesmo tempo, as condições macroeconômicas do país favorecem o aumento da demanda. A Lafis estima que o Produto Interno Bruto (PIB) do país irá crescer 6,8% em 2010, o rendimento médio, 3%, e a massa salarial, 5,1%. Para 2011 e 2012, a consultoria prevê crescimento de 7,3% e 7,1%, respectivamente – que só não será maior porque há uma expectativa de aumento no preço do petróleo, encarecendo as passagens.

Cenário nebuloso

Segundo Okawara, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2 e a intenção do governo de captar investimentos em infraestrutura até a Copa do Mundo de 2014 e às Olimpíadas de 2016 podem significar perspectivas melhores no longo prazo. “O problema é que esses investimentos não vão acontecer agora. No curto-prazo, o cenário no setor aéreo é muito nebuloso”, alerta o analista.

O presidente do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA), José Márcio Mollo, concorda com essa visão de Okawara, uma vez que a maioria dos projetos da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) para a Copa ainda nem começaram a sair do papel. “Os aeroportos brasileiros estão saturados. Brasília é um dos mais problemáticos e já está operando com 2 milhões de passageiros acima da sua capacidade. E como os processos de contratação da Infraero são lentos devido à exigência das licitações, as obras necessárias para desafogar o tráfego aéreo não avançam no ritmo desejado”, afirma. “O maior problema da aviação hoje não é somente a falta de infraestrutura aeroportuária, mas também a má gestão dos aeroportos”, critica.

De acordo com dados da Infraero, está previsto para este ano R$ 1,5 bilhão em investimentos nos aeroportos brasileiros. Entre 2011 e 2014, o desembolso será de R$ 9,7 bilhões. No entanto, a maior parte das obras listadas pela companhia e que estão voltadas para a Copa têm previsão de conclusão para 2013. Esse prazo é considerado muito longo para o presidente do Snea. “Antes disso, haverá colapso”, alerta.

Gol nega acusações

Os problemas nos aeroportos brasileiros vão além do descaso das companhias aéreas para com o passageiro, que ainda não foi minimizado com as novas regras impostas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) desde meados de junho. Overbooking e falta de informações precisas sobre o portão de embarque exato são alguns dos problemas mais comuns enfrentados pelos passageiros além dos atrasos nos voos. Sem falar nas denúncias sobre o descumprimento das leis trabalhistas pela Gol investigadas pelo Ministério Público do Trabalho, que realizou segunda-feira uma audiência com a companhia aérea em São Paulo, na qual ela negou as acusações. O MPT informou que enviou um ofício à Anac para que ela envie mais detalhes sobre a Gol e a Webjet para investigação nesse sentido.
uai

Falta de profissionais deixa setor aéreo em colapso


Nas últimas três semanas o brasileiro passou a viver um problema que já havia sido publicamente discutido: a falta de profissionais no setor aéreo do país. Depois do último caos registrado nos aeroportos, muitas pessoas vão para o portão de embarque com receio.

Na última semana, mais de 60% dos voos nacionais foram cancelados ou sofreram atrasos. O motivo é a falta de pessoal nas companhias aéreas. O problema está ligado a carga horária de trabalho. A cada novo avião que entra em operação, são necessárias pelo menos 60 novas contratações.

A escassez de mão de obra já era prevista por especialistas do setor, pois o curso de pilotos é caro, demorado e a aviação comercial exige cada vez mais horas de trabalho. Além disso, a tripulação tem mais responsabilidades e recebe menos no Brasil do que o mercado paga no exterior. O resultado é que faltam pilotos na superaquecida aviação no país.

Há tempos o país enfrenta dificuldades para recrutar pilotos de aviões comerciais devido ao número reduzido de pessoas que se profissionalizam para exercer esta tarefa. Com o crescimento projetado para o turismo do Brasil, que está às vésperas de sediar uma Copa do Mundo e uma Olimpíada, o setor aéreo tende a entrar em colapso em, no máximo, três anos, acreditam fontes de mercado.

Entre 2007 e 2009, a média de licenciamento de novos pilotos comerciais de linhas aéreas foi de 373 profissionais por ano. Esse número é suficiente para atender apenas 62 novas aeronaves, de acordo com especialistas. TAM, Gol e Azul, juntas, absorveriam pelo menos 70% desse total, considerando o número de aviões que elas compram a cada ano. Nesse cenário, sobraria menos de um terço dos formandos para atender todo o restante do mercado.

Um dos principais empecilhos para quem quer ser piloto é o preço do curso. A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) informa que o investimento necessário para este tipo de formação vai de R$ 14 mil a R$ 70 mil.

Aeroportos

Um estudo do Ipea (Instituto Brasileiro de Pesquisa Econômica Aplicada) divulgado em junho mostrava que boa parte dos aeroportos está operando no limite da capacidade. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, criticou severamente a pesquisa dizendo que esta apresentava erros relativos à capacidade operativa dos aeroportos, além de considerar informações sobre tributos que não incidem sobre peças e componentes de aeronaves.

Segundo o Ipea, nenhum dos dez aeroportos pesquisados – todos localizados em cidades que sediarão jogos da Copa do Mundo de 2014 – tem capacidade para dar conta dos pedidos de pousos e decolagens nos horários de pico.

- [A deficiência aeroportuária] prejudica consideravelmente as operações aéreas, na medida em que aeroportos como Congonhas, Guarulhos e Brasília já atingem ou estão próximos da sua capacidade operacional máxima. Estes gargalos se tornarão ainda mais graves a partir de 2013.

Para o coordenador de infraestrutura econômica do instituto, Carlos Campos, esse é um dos principais desafios que o Brasil terá de resolver para a Copa do Mundo de 2014.

Os casos mais graves, mostra o documento, são os de Manaus, São Paulo e Brasília. Na capital do Amazonas, o aeroporto da cidade recebe 17 pedidos de pousos e decolagens por hora, enquanto que a capacidade é de apenas nove.

O aeroporto de Congonhas, em São Paulo, tem 34 pedidos por hora, mas a capacidade é para 24. Em Brasília, o aeroporto foi construído para 36 pousos e decolagens por hora, mas recebe 45 em média.

Em maio a Zona Franca de Manaus teve sua economia afetada pela sobrecarga do sistema do aeroporto local. A matéria-prima para a produção de TVs ficou empilhada sob tendas improvisadas. O aquecimento da economia brasileira fez com que a indústria ampliasse a compra de equipamentos, mas o aeroporto de Manaus não estava preparado para suportar tamanha alta do movimento, de 200% maior que em 2009.

O ministro do Esporte, Orlando Silva, admitiu publicamente que um dos focos do governo federal neste momento é investir na infraestrutura e nos serviços prestados nos portos e aeroportos para a promoção da Copa do Mundo de 2014 no país. Segundo ele, seriam destinados R$ 5,5 bilhões para 13 aeroportos das 12 cidades-sede entre 2011 e 2014. Desse total, R$ 740,7 milhões serviriam para a revitalização dos terminais de Salvador, Natal, Fortaleza, Manaus, do Rio de Janeiro e de Santos.

expresso mt

Infraero forma primeira turma em curso da FAA

Um grupo de 15 operadores de Navegação Aérea da Infraero concluiu, neste mês, o curso de graduação em "Aviation English", realizado na Academia da Federal Aviation Administration (FAA)/Mike Monroney Aeronautical Center, em Oklahoma City, nos Estados Unidos.

Essa foi a primeira turma do curso na academia da entidade governamental dos Estados Unidos, responsável pelos regulamentos da aviação civil norte-americana. O treinamento atende aos requisitos de proficiência de nível quatro, determinados pela Organização de Aviação Civil Internacional (Oaci).

mercado e eventos

Na TV, Dilma defende abertura de capital da Infraero


SÃO PAULO - A candidata à Presidência Dilma Rousseff (PT) defendeu nesta terça-feira, 9, à noite a abertura de capital da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) como um meio para solucionar os gargalos aéreos e a carência do sistema de aeroportos do Brasil. Em entrevista ao Jornal das Dez, do canal pago Globo News, Dilma afirmou que a iniciativa permitiria um aporte maior de recursos para a melhoria dos terminais aéreos, por meio da participação de capital privado, e ressaltou para este caso o modelo de gestão compartilhada.

"Eu não estou contente com o ritmo das obras dos aeroportos. Acho que elas deveriam ser muito mais céleres", reconheceu. A petista afirmou que, num eventual governo dela, a questão será uma das prioridades. Dilma citou também as dificuldades no sistema regulatório nacional. "A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) tem todos os instrumentos para fiscalizar, punir e multar as empresas aéreas que deixam os passageiros abandonados", afirmou.

Durante a entrevista de 15 minutos, a candidata do PT ressaltou ainda a importância de os cargos da administração pública serem preenchidos por critérios técnicos, e não apenas por interesses políticos. Dilma respondeu a pergunta sobre o interesse demonstrado recentemente por aliados, como o PMDB, de lotarem postos estratégicos de uma eventual gestão do PT à frente da administração federal. "Tem de se escolher o melhor e o mais preparado para cada função", disse.

Porém, Dilma afirmou que a escolha pelo crivo da especialização não impede que haja indicações de caráter político. "Não é necessário que o cargo não seja indicado por algum partido que componha a aliança. O que é necessário é que haja transparência nos critérios de seleção." Ela disse que o governo anterior, do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, indicou aliados para cargos da estrutura governamental e que esse tipo de procedimento diminuiu nos últimos anos com o amadurecimento do País.

Desmatamento. A candidata rechaçou qualquer iniciativa que torne flexíveis as regras ambientais ou que trate os "desmatadores" com leniência. "Eu não concordo de maneira alguma com procedimentos que signifiquem diminuir a luta pela redução do desmatamento." Dilma evitou criticar o projeto de lei que altera o Código Florestal Brasileiro, de autoria do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), que apoia a candidatura dela, e disse que a proposta deve ser votada após o período eleitoral, "quando diminuem as paixões".

No mesmo programa, a candidata declarou ser favorável à "política do diálogo" com outros países, diplomacia que tem pautado as missões do Ministério das Relações Exteriores. De acordo com Dilma, as estratégias "de confronto e de intolerância" não se mostraram efetivas na solução de obstáculos internacionais.

"Nós não podemos achar que a política do forte esmagando o mais fraco serve para alguma coisa." A candidata petista justificou as incursões das forças militares brasileiras no Haiti como uma medida necessária. "Nesse caso, é completamente diferente. Houve um golpe de Estado claro", afirmou.
estadão

Azul inicia Venda de Passagens Aéreas em Supermercados

A empresa aérea Azul iniciou nesta segunda-feira as vendas de passagens em supermercados em diversas cidades do estado de São Paulo. De acordo com a empresa, são mais de 30 novos pontos de venda.

O aumento dos pontos de venda nas cidades de São Paulo, Campinas, ABC Paulista, Vale do Paraíba e Baixada Santista tem como objetivo facilitar o acesso da classe C aos bilhetes da Azul.

Os consumidores podem comprar passagens aéreas através de cheque, boleto, cartão de crédito e dinheiro, à vista ou parcelado.



A Azul oferece voos para as cidades de Fortaleza, Porto Seguro, Salvador, Maceió, Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis, Vitória, Rio de Janeiro, entre outras grandes cidades.

Outras informações no site: www.voeazul.com.br .

Decolagem Certa


ANAC fará seminário para apresentar novo sistema de segurança operacional nos próximos dias 19 e 20



A Anac vai realizar neste mês o Seminário Decolagem Certa, para apresentar seu novo sistema de segurança operacional. O evento será no dia 19, no Rio de Janeiro, e 20, em São Paulo.

Segundo a agência, com o novo sistema será possível garantir que todas as operações estejam de acordo com a legislação vigente. Ele permite o acesso, em tempo real, a informações sobre a regularidade de certificados e licenças de aeronaves, tripulações técnicas e aeródromos de destino. O sistema começa a funcionar no dia 07/09.

O público-alvo são os operadores de táxi aéreo e aviação agrícola, aeroclubes e escolas de aviação civil. Os interessados devem preencher um formulário disponível no site da ANAC até o dia 15/08.

aeromagazine

Avião cai no Alasca com oito pessoas


WASHINGTON — Um avião com oito pessoas a bordo caiu no Alasca, informou nesta terça-feira a Guarda Nacional, que enviou equipes de resgate ao local.

O modelo De Havilland Canada DHC-3 Otter

O acidente aconteceu na noite de segunda-feira, a uns 500 km a sudoeste de Anchorage, a maior cidade do Estado, e foi atribuído ao mau tempo.

Mapa


Segundo o jornal Daily News de Anchorage, o aparelho transportava o ex-senador Ted Stevens.

afp

Iron Maiden: foto do avião fretado danificado na Finlândia

De acordo com matéria já publicada no Whiplash, o show do Iron Maiden no Sonisphere Finlândia foi prejudicado por conta de uma forte chuva que destruiu parte do palco do festival e deixou vários fãs feridos.

Além do show, a banda teve seu avião (fretado) danificado pela chuva, ele estava no aeroporto local. Veja a foto do avião abaixo (a foto foi registrada pelo site finlandês Iltalehti).

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whiplash

Gol tem prejuízo de 51,9 milhões de reais no 2º trimestre

Avião da Gol no Aeroporto Santos Dumont
Avião da Gol no Aeroporto Santos Dumont (AE)

A companhia aérea Gol anunciou nesta terça-feira que registrou prejuízo de 51,9 milhões de reais no segundo trimestre deste ano, ante lucro de 23,9 milhões de reais nos três primeiros meses de 2010. No segundo trimestre de 2009, a companhia havia registrado lucro de 353,689 milhões de reais. Segundo o relatório da Gol, os maus resultados são fruto de fatores como sazonalidade e variação cambial, além de despesas "pontuais" de manutenção resultantes do programa de renovação da frota.

A Gol foi a principal responsável pelo stress dos passageiros nos aeroportos brasileiros na semana passada. Os atrasos começaram a ser desencadeados quando a Gol precisou transferir alguns voos do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, para Cumbica, em Guarulhos. As tripulações da companhia foram impedidas de seguir viagem após atingir o limite de horas de trabalho. O fim das férias escolares também deve ter contribuído para o problema.

Em comunicado oficial publicado na quinta-feira em vários jornais do país e em seu próprio site, a Gol pediu desculpas aos clientes e afirmou que "a situação de seus voos está normalizada", dentro dos padrões definidos pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Segundo a companhia, as operações foram normalizadas na última quarta-feira e os resultados do terceiro trimestre não seriam "materialmente afetados”. A empresa foi multada em 2 milhões de reais pela Anac.

Segundo nota da empresa, o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) foi de 137,640 milhões de reais no período de abril a junho, 12,4% maior que o de122,414 milhões de reais no mesmo período de 2009, com margem de 8,7%, ante 8,8% um ano antes.

Já a medida Ebitdar, equivalente ao Ebitda antes das despesas com arrendamento de aeronaves (denominado em dólares), parâmetro mais avaliado pelo mercado para o desempenho operacional de companhias aéreas, somou no segundo trimestre 274,181 milhões de reais, um crescimento de 5,9%. A margem Ebitdar foi de 17,2%, 1,3 ponto porcentual menor que a de 18,6% no segundo trimestre de 2009. "Excluindo as despesas atreladas à renovação de frota, o Ebitdar do trimestre teria sido aproximadamente 311 milhões de reais, com margem de 19,5%", diz a Gol.

No início de julho, a empresa informou que o tráfego na malha aérea da companhia no segundo trimestre subiu 16,6 % ante igual período do ano passado. Já a oferta de assentos cresceu em ritmo menor: 14,7%, na mesma base de comparação. A taxa de ocupação nos aviões da Gol entre abril e junho ficou em 61,%, acima dos 60,1% um ano antes.

veja

TAP quer mais ligações entre Portugal e China


A transportadora aérea nacional pediu, na passada semana, três licenças para novas ligações regulares a Pequim e Xangai, segundo noticia hoje o jornal i.

As licenças em causa poderão estar relacionadas com o facto de a comunidade portuguesa na China estar a aumentar cada vez mais e ainda com o forte crescimento da economia chinesa.

Ligar Lisboa e Porto a Pequim e Lisboa a Xangai são os objectivos da transportadora.

O jornal i adianta ainda que todas as companhias aéreas que agora pretendam apresentar candidaturas alternativas à da TAP têm 15 dias úteis para o fazer.

A companhia aérea é ainda notícia por ter conseguido garantir capital para refinanciar a dívida, adianta o Jornal de Negócios.

Já este ano, a TAP concluiu duas operações de financiamento para o pagamento dos “leasing” operacionais das suas aeronaves Airbus 330.
No final de 2009, a dívida companhia aérea portuguesa era de 1,3 mil milhões de euros.
publico pt

Comissário pula de avião em plena pista nos EUA


O desentendimento entre um comissário de bordo da JetBlue e um passageiro levou o profissional a pular do avião em plena pista, logo após a aterrissagem, em Nova York, no aeroporto John F. Kennedy.

Segundo o blog Metropolis, do Wall Street Journal, o passageiro tirou o cinto de segurança antes de ser autorizado, levantou-se de sua poltrona e abriu o compartimento onde se gurdam as malas de mão, acima das poltronas.

O comissário interveio, e ambos começaram um bate-boca com troca de ofensas, segundo o site do Wall Street Journal. O comissário ativou a rampa de emergência e deslizou por ela, pegou seu carro e foi para casa.

A polícia buscou o profissional na casa dele e o levou de volta ao aeroporto para interrogá-lo. Segundo o blog, ainda não se sabe por que ele o fez. A JetBlue diz que está investigando. O incidente ocorreu no voo 1052, saído de Pittsburg.

estadão

Após pane em avião, companhia aérea é condenada a pagar R$ 5.000 a passageiro



Passageiro ganha causa por danos morais após perder parte do pacote de viagem.
Um problema técnico em uma aeronave da Aerolíneas Argentinas gerou uma indenização de R$ 5.000 a um cliente da empresa, de acordo com informações do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro) divulgadas nesta segunda-feira (9).

A 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais Cíveis do Rio manteve a decisão da pena com base no crime de danos morais.

O caso

Meia hora depois de decolar, o avião entrou em pane e começaram os problemas: o ar condicionado parou, as luzes internas se apagaram e um cheiro de fumaça invadiu o ambiente. Os passageiros e tripulantes se desesperaram. Com o problema, o piloto resolveu retornar ao Aeroporto Internacional Tom Jobim.
O cliente da empresa argentina tinha comprado um pacote turístico de cinco dias para Buenos Aires, mas, com o problema no avião, ficou assustado e se negou a seguir viagem pela companhia aérea. Ele somente conseguiu retomar a viagem 24 horas depois.

Na sentença, a Justiça afirmou que o dano moral ficou comprovado “diante da manifesto desgaste decorrente da longa espera, somado ao temor ao ter que suportar o voo em situação de risco”.
r7

Dilma aponta Anac e Infraero como grandes responsáveis por caos aéreo


Dilma Rousseff, candidata do PT à presidência, disse em entrevista a GloboNews que os problemas logísticos em aeroportos brasileiros têm duas bases: regulatória e estrutural. "A Anac [Agência Nacional de Aviação Civil] tem todos os instrumentos para fiscalizar e punir as empresas aéreas que desrespeitarem os passageiros", afirmou.

Apesar disso, também falou da função do governo na manutenção dos aeroportos e mostrou descontentamento com o que já foi realizado. "Não estou feliz com o ritmo das obras. Para melhorarmos, devemos abrir o capital da Infraero [Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária]", ressaltou.

Sobre o preenchimento de vagas nos ministérios, caso eleita, Dilma afirmou que pretende usar "critérios técnicos restritos, o que não quer dizer que não poderá haver indicações políticas." Para a candidata, a principal condição para a seleção deve ser a clareza nos fatores de seleção.
ABRIL

Gol rejeita adequar escalas da tripulação


Após cerca de duas horas de discussão, terminou sem acordo a audiência de mediação realizada nesta segunda-feira no Ministério Público do Trabalho entre o Sindicato Nacional dos Aeronautas, Sindicato Nacional dos Aeroviários e entre os representantes da companhia aérea Gol.

O Ministério Público do Trabalho propôs à Gol que assumisse o compromisso de manter rigorosamente as escalas dos profissionais do setor aéreo dentro da convenção coletiva da categoria --com proposta de multa de R$ 100 mil por dia em caso de descumprimento. A Gol alegou não ser possível assumir o compromisso por enquanto.

Uma nova audiência entre empresa e sindicatos deve ocorrer no dia 20 de agosto. "Eles não vão entrar em greve no dia 13, eles farão uma assembleia onde vão estudar a possibilidade de permanecer em estado de greve enquanto aguardam a resposta da Gol sobre as reivindicações e problemas expostos", afirmou a procuradora Laura Martins Maia de Andrade.

"Os trabalhadores vão decidir no dia 13, em assembleia, diante do que aconteceu aqui hoje, se devem dar um voto de confiança ao Ministério Público", disse a presidente do sindicato dos aeroviários, Selma Balbino.

As principais reivindicações dos funcionários da Gol referem-se à jornada excessiva de trabalho, equiparação salarial e fim do que consideram ser assédio moral --impossibilidade de reclamar das escalas de trabalho.

"Com a notícia da greve, eu entendi que teria de chamá-los para evitar uma comoção maior até por que, caso ocorra a greve, temos que tomar providências para que a população não sofra os efeitos", disse a procuradora. "Existe a necessidade de haver o mínimo de funcionários trabalhando em caso de paralisação."

O Ministério Público do Trabalho solicitou aos sindicatos que cerca de 20% dos funcionários que fizeram denúncias contra empresas aéreas prestem depoimento --para evitar retaliações, serão colhidos em sigilo.

Em contrapartida, a Gol terá de apresentar 20% das escalas programadas e cumpridas pelos aeronautas entre fevereiro e 15 de julho, além da cópia dos livros de bordo e planilhas dos aeroviários (funcionária que trabalham em terra) e aeronautas (tripulação, pilotos etc.).

Segundo a Gol, os aeronautas cumprem a jornada de 85 horas mensais e a empresa teve um problema pontual no período entre 15 e 30 de julho, quando houve falha na implantação de um novo programa que monta as escalas.

A empresa diz desconhecer problemas apresentados por pilotos, como privação de sono após viajarem madrugadas consecutivas. Sobre os aeroviários, a Gol informa que teve conhecimento das reivindicações apresentadas pelo sindicato recentemente, e que irá se reunir com a entidade na próxima quarta-feira (11) para discutir o assunto.

"Todos os trabalhadores de aviação comercial brasileira estão sendo usados no limite da jornada de trabalho. Isso se aplica a todas as empresas sem exceção", afirmou Gelson Fochesato, presidente do sindicato dos aeronautas.

De acordo com Fochesato, o sindicato recebeu cerca de 800 reclamações entre fevereiro e julho, de todas as empresas. No período, as reclamações contra a Gol foram poucas porque o problema ocorreu depois, diz o sindicalista.

A Gol deixou a Procuradoria sem falar com a imprensa.

45º/Folha Online

Temos Vagas: Comissário de Bordo

Comissário de Bordo





Dados da Empresa Contratante

Nome: Confidencial
Descrição Sumária: Empresa aérea brasileira
Ramo de Atividade: Outros
Porte: Grande
Nacionalidade: Brasileira


Dados da Vaga

Título da vaga:

Comissário de Bordo

Data de entrada: 30.07.2010
Quantidade: 1 vaga
Descrição da vaga:
  • Atuar com atendimento a aeronave e passageiros.
  • Experiência na função.
  • Ensino Médio completo.
  • Cursos na área. Possuir licença de vôo (CCT) e CCF válidos.
Observações:
  • Regime de contratação: CLT (Efetivo)
  • Informações adicionais: Será aplicado avaliação de inglês, espanhol, italiano, alemão e francês.
Faixa Salarial: A Combinar
Idiomas: Inglês (Fluente)
Alemão (Fluente)
Italiano (Fluente)
Áreas Profissionais: Aviação/ Aeronáutica
Níveis Hierárquicos: Profissional com ensino médio/profissionalizante
Cidades:
  • SAO PAULO - SP (1 vaga)

FONTE:CATHO

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Temos Vagas: TAM Linhas Aéreas / Analista de Gestão de Pessoas - ARACAJU

Analista de Gestão de Pessoas - ARACAJU
Empresa: TAM Linhas Aéreas

Nível hierárquico
Profissionais

Descrição
Realização das atividades de Gestão de Pessoas na base como departamento pessoal, benefícios, legislação e seleção de novos funcionários, incluindo atendimento aos funcionários.

Informações referentes à empresa
A TAM Linhas Aéreas é uma empresa líder no mercado doméstico de aviação comercial e possui uma filosofia baseada na ética e no cliente. A preocupação com o passageiro e com o colaborador encontra-se presente desde os princípios mais elementares da empresa. Para sustentar seu plano de expansão, busca profissionais identificados com a sua atividade e filosofia empresarial para fazerem parte de sua equipe de colaboradores. Cadastre seu currículo e venha trabalhar conosco.

Tipo de Oportunidade
Vaga

Formação desejada
Superior Cursando

Qualificações e conhecimentos desejados
Necessária experiência em Departamento Pessoal e benefícios;
- Desejável experiência em recrutamento e seleção;
- Ensino Superior Completo ou em Curso;
- Conhecimento em informática (pacote Office).

Local de trabalho
Aeroporto de Aracaju

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1 vaga aberta em: 29/7/2010

fonte: Elancers

Temos Vagas:Trip - Agente de Aeroporto

Agente de Aeroporto





Dados da Empresa Contratante

Nome: TRIP
Descrição Sumária: Serviços de transporte aéreo de passageiros.
Ramo de Atividade: Transportes
Porte: Grande
Nacionalidade: Brasileira
Qualificações da empresa:
Saiba mais
Legenda fechar Fechar
Tempo de cadastro na Catho:
Tempo de cadastro na CathoTempo de cadastro na CathoTempo de cadastro na Catho Empresa com até 6 meses de cadastro.
Tempo de cadastro na CathoTempo de cadastro na CathoTempo de cadastro na Catho Empresa com 6 a 12 meses de cadastro.
Tempo de cadastro na CathoTempo de cadastro na CathoTempo de cadastro na Catho Empresa com mais de 1 ano de cadastro.
Vagas anunciadas na Catho nos últimos 6 meses:
Vagas anunciadas na Catho nos últimos 6 mesesVagas anunciadas na Catho nos últimos 6 mesesVagas anunciadas na Catho nos últimos 6 meses Empresa com até 10 vagas.
Vagas anunciadas na Catho nos últimos 6 mesesVagas anunciadas na Catho nos últimos 6 mesesVagas anunciadas na Catho nos últimos 6 meses Empresa com até 50 vagas.
Vagas anunciadas na Catho nos últimos 6 mesesVagas anunciadas na Catho nos últimos 6 mesesVagas anunciadas na Catho nos últimos 6 meses Empresa com mais de 50 vagas.
Tempo de cadastro na CathoTempo de cadastro na CathoTempo de cadastro na Catho Empresa com 6 anos e 4 meses de cadastro.
Vagas anunciadas na Catho nos últimos 6 mesesVagas anunciadas na Catho nos últimos 6 mesesVagas anunciadas na Catho nos últimos 6 meses Empresa com até 50 vagas.
Já contratou candidatos para outras vagas anunciadas na Catho.


Dados da Vaga

Título da vaga:

Agente de Aeroporto

Data de entrada: 28.07.2010
Quantidade: 5 vagas
Descrição da vaga:
  • Irá realizar toda rotina que envolve atendimento em aeroportos, check in, despacho e bagagens.
  • Necessário experiência em atendimento em aeroportos.
  • Ensino Médio completo, desejável cursando superior.
Observações:
  • Benefícios: Assistência Médica / Medicina em grupo, Assistência Odontológica, Auxílio Creche, Tíquete-alimentação, Tíquete-refeição, Transporte fornecido pela empresa
  • Regime de contratação: CLT (Efetivo)
  • Informações adicionais: Deverá possuir disponibilidade para trabalhar em escala.
Faixa Salarial: A Combinar
Áreas Profissionais: Aviação/ Aeronáutica, Hotelaria/ Turismo
Níveis Hierárquicos: Profissional com ensino médio/profissionalizante
Cidades:
  • CONFINS - MG (5 vagas)
fonte: catho
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