PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Gol tem prejuízo de 51,9 milhões de reais no 2º trimestre

Avião da Gol no Aeroporto Santos Dumont
Avião da Gol no Aeroporto Santos Dumont (AE)

A companhia aérea Gol anunciou nesta terça-feira que registrou prejuízo de 51,9 milhões de reais no segundo trimestre deste ano, ante lucro de 23,9 milhões de reais nos três primeiros meses de 2010. No segundo trimestre de 2009, a companhia havia registrado lucro de 353,689 milhões de reais. Segundo o relatório da Gol, os maus resultados são fruto de fatores como sazonalidade e variação cambial, além de despesas "pontuais" de manutenção resultantes do programa de renovação da frota.

A Gol foi a principal responsável pelo stress dos passageiros nos aeroportos brasileiros na semana passada. Os atrasos começaram a ser desencadeados quando a Gol precisou transferir alguns voos do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, para Cumbica, em Guarulhos. As tripulações da companhia foram impedidas de seguir viagem após atingir o limite de horas de trabalho. O fim das férias escolares também deve ter contribuído para o problema.

Em comunicado oficial publicado na quinta-feira em vários jornais do país e em seu próprio site, a Gol pediu desculpas aos clientes e afirmou que "a situação de seus voos está normalizada", dentro dos padrões definidos pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Segundo a companhia, as operações foram normalizadas na última quarta-feira e os resultados do terceiro trimestre não seriam "materialmente afetados”. A empresa foi multada em 2 milhões de reais pela Anac.

Segundo nota da empresa, o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) foi de 137,640 milhões de reais no período de abril a junho, 12,4% maior que o de122,414 milhões de reais no mesmo período de 2009, com margem de 8,7%, ante 8,8% um ano antes.

Já a medida Ebitdar, equivalente ao Ebitda antes das despesas com arrendamento de aeronaves (denominado em dólares), parâmetro mais avaliado pelo mercado para o desempenho operacional de companhias aéreas, somou no segundo trimestre 274,181 milhões de reais, um crescimento de 5,9%. A margem Ebitdar foi de 17,2%, 1,3 ponto porcentual menor que a de 18,6% no segundo trimestre de 2009. "Excluindo as despesas atreladas à renovação de frota, o Ebitdar do trimestre teria sido aproximadamente 311 milhões de reais, com margem de 19,5%", diz a Gol.

No início de julho, a empresa informou que o tráfego na malha aérea da companhia no segundo trimestre subiu 16,6 % ante igual período do ano passado. Já a oferta de assentos cresceu em ritmo menor: 14,7%, na mesma base de comparação. A taxa de ocupação nos aviões da Gol entre abril e junho ficou em 61,%, acima dos 60,1% um ano antes.

veja

Nenhum comentário: