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terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Dois pilotos demitidos por tentativa de decolagem na pista de taxiamento



Dois pilotos da Hong Kong Airlines foram demitidos após tentar decolar de uma pista de taxiamento, em vez de utilizarem a pista principal do aeroporto da cidade, segundo um relatório divulgado neste domingo, após a tentativa em 13 de Setembro.

Um capitão indonésio e o co-piloto argentino, só foram parados por um controlador de alerta de tráfego aéreo que os viu acelerando a aeronave na pista de taxiamento e advertiu-os a parar, de acordo com o Sunday Morning Post.

Seus Boeing 737 levava 122 passageiros e sete tripulantes.

O vôo, com destino a Cheongju na Coréia do Sul a partir do Aeroporto Internacional de Hong Kong, decolou após a tentativa abortada em 13 de setembro.

O piloto disse à gestão da empresa que ele não estava se preparando para fazer uma decolagem e estava apenas em alta velocidade, disse o relatório.



A própria Gol dá dicas para compra de passagens mais baratas



A Gol admite: quem compra antes paga mais barato. Ver uma companhia grande escrevendo estas regras oficialmente, que nós apenas conhecíamos como normas tácitas é um avanço. Veja elas…

Isso não é nenhuma novidade, nas nossas dicas para comprar passagens baratas já incluíam estes ítens de compra antecipada e permanência. Planejando a viagem com antecedência é fácil conseguir tarifas melhores.

Esse também é um passo para mostrar o fim (ao menos temporário) das promoções de última hora. Os passageiros esperam para comprar em cima da hora, esperando uma tarifa fantástica que nunca vem, e acabam deixando de viajar caso não a consigam. Além do mais quem comprava com antecedência e via uma promoção com passagens baratas sentia-se prejudicado.

As dicas da Gol:

passagens baratas gol

Passagem aerea.org


PR-WJU deve chegar dentro de instantes


A nova aeronave da webjet, PR-WJU, deve chegar dentro de algumas semanas. É ex-Garuda, PK-GHV. Começou a operar em 1991 pela MALEV, onde ficou até 2004, a partir desse ano foi para a Garuda.

Eagle Sky

TAM com champagne no dia 31



A TAM oferecerá um serviço de bordo especial de almoço e de jantar nas festas de fim de ano. O "Boas Festas" estará disponível em diversos voos nacionais com duração superior a duas horas, incluindo os destinos da Super Ponte (voos entre Congonhas, Santos Dumont, Confins, Brasília, Porto Alegre e Curitiba). O cardápio varia de acordo com a rota.
JetSite


FX-2: O custo do adiamento



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Demora do governo em definir qual caça equipará a Força Aérea atrasa planos de defesa do País e ameaça credibilidade da negociação com os três finalistas

A concorrência para a compra de 36 jatos de combate pela FAB, estimada em R$ 10 bilhões, parece uma novela sem fim. No capítulo mais recente, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, anunciou novo adiamento na escolha dos caças, desta vez para janeiro de 2010. Não informou os motivos e o comando da FAB mantém-se em silêncio para não quebrar a hierarquia. O custo dessa indefinição é enorme, pois afeta não só a credibilidade da negociação como atrasa os planos de defesa do País, que vê seu espaço aéreo vulnerável. “Não dá para ficar nessa ladainha. Seja pelo critério político, seja pelo técnico, é preciso resolver logo”, afirma o coronel reformado Geraldo Cavagnari, do Núcleo de Estudos Estratégicos da Unicamp. Ele explica que, uma vez decidida a compra, correrão mais seis meses até a assinatura do contrato. Para o analista de segurança internacional Gunther Rudzit, é necessário evitar que se repita o insucesso do programa F-X, adiado no último ano do governo FHC e, finalmente, cancelado em 2003. O Brasil precisa com urgência de uma geração de caças de combate para garantir a segurança dos céus e de suas riquezas no mar territorial. ISTOÉ obteve detalhes sigilosos das ofertas dos finalistas: o francês Rafale, da Dassault, o americano F-18 Super Hornet, da Boeing, e o sueco Gripen NG, da Saab.

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O relatório da FAB mostra os pontos positivos e negativos de cada avião usando um código de cores (azul, amarelo e vermelho), em vez de notas. Dos três, o jato francês apresenta o pacote tecnológico mais abrangente e o sueco aparece, à primeira vista, como o de melhor preço. Seu valor unitário, sem o pacote de armamentos e os custos de manutenção, é de US$ 50 milhões. Seria um bom negócio, não fosse o Gripen NG apenas um projeto em desenvolvimento. Isso torna impossível calcular seu custo real e garantir o cumprimento dos prazos de entrega. Apesar da expectativa de desenvolvimento conjunto com a Embraer, a cúpula da Defesa sabe que escolher o Gripen NG seria como assinar um cheque em branco. A FAB marcou esse item em vermelho. “Não dá para comprar o que está na prancheta”, adverte Cavagnari. De fato, os registros históricos do setor aéreo no mundo atestam a precariedade de estimativas sobre um avião ainda não operacional. O F-18 Super Hornet, por exemplo, apresentou variação média de 100% entre o valor previsto inicialmente pelosfabricantes e seu custo final do projeto, que chegou a US$ 9,5 bilhões.


SOMBRAS O francês Rafale é o caça com maior poder de se manter invisível aos radares inimigos

Apesar disso, o caça americano é oferecido hoje a um preço estável de US$ 55 milhões. No caso do Rafale, até ficar plenamente operacional, foram necessários 7,5 bilhões de euros (US$ 10,9 bilhões), uma diferença de 50% em relação à estimativa inicial. Seu preço unitário sem armamentos e suporte era de 94 milhões de euros (US$ 136 milhões) quando começou a ser vendido, mas baixou depois para 54 milhões de euros (US$ 78 milhões).

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Esse é o valor oferecido ao Brasil na última proposta e o mesmo praticado pela Dassault com o governo francês. Além da questão do preço, levantada pelo presidente Lula durante a visita do colega francês Nicolas Sarkozy aBrasília em setembro, está em jogo o prazo. Segundo Cavagnari, o setor de defesa está num processo de desmonte avançado, que começou em 1995. “Temos carências imediatas de poder aéreo que precisam ser solucionadas”, explica. E aí surge outro problema. A FAB quer receber os primeiros aviões em 2014. Quem garante entregar o pedido em tempo hábil? A Dassault está com a linha de produção do Rafale aquecida por novas encomendas do governo francês, o que dá segurança ao cumprimento dos prazos. A Boeing tradição de pontualidade nas vendas do F-18. Já a Saab deve levar oito anos para tornar seu caça operacional. Por exemplo: o radar que vai equipar o Gripen começou a ser desenvolvido só este ano.

“Para se ter uma ideia, a Saab desenvolve o radar Caesar para o caça Typhoon há cinco anos e a previsão para ficar pronto é 2016. Agora dizem que podem desenvolver um radar similar, o Raven, para equipar o Gripen NG, até 2011. Acho bastante improvável”, afirma o especialista Pedro Paulo Rezende. Outro ponto importante na análise da FAB é o custo da hora-voo. Um avião que consome demais torna-se inviável a longo prazo. A hora-voo do F-18 está em US$ 11 mil, enquanto a do Rafale é de US$ 14 mil. Já a do Gripen, segundo a Saab, seria de US$ 4 mil. Mas a Comissão Técnica do FX- 2 (Copac), a partir de cálculos baseados em dados de manutenção extrapolados do Gripen C/D (versão anterior ao NG), encontrou um valor bem diferente: US$ 8 mil. Da mesma forma, a Noruega e a Holanda, ao avaliarem o caça sueco, chegaram ao valor de US$ 10 mil. A divergência de informações levou a FAB a marcar esse item do Gripen em amarelo, de atenção. O F-18 ganhou azul nesse quesito, mas avermelhou no item “assinatura-radar”, que significa o rastreamento pelos radares inimigos. O Rafale, segundo dados oficiais, é o caça mais “invisível” dentre os concorrentes.

Em recente exercício simulado com a Marinha americana, os jatos franceses “derrubaram” seis caças F-18 e perderam só duas aeronaves. Os pilotos americanos disseram que só conseguiam ver o Rafale no radar quando já era tarde demais para reagir. Agora, quem precisa agir rápido é o governo brasileiro.

Blog do Vinna

Primeiro Grupo de Aviação de Caça completa 66 anos



Primeiro Grupo de Aviação de Caça completa 66 anos

O mundo reagia ao terror nazista. Os combates eram intensos em várias partes do mundo. Na costa brasileira, navios eram atacados e vidas, perdidas. Submarinos alemães eram destruídos pela aviação militar brasileira. Nesse contexto, nascia o Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1º GAVCA), unidade da Força Aérea Brasileira (FAB) que completa 66 anos de existência hoje (18/12).

O Grupo de Caça foi criado em 1943. Pilotos e especialistas de diversas áreas apresentaram-se voluntariamente para o combate. Desses, 32 foram escolhidos para formar o grupo-chave que seguiu para Orlando, na Flórida (EUA), onde iniciaram o treinamento em aviões Curtiss P-40 e tiveram contato com a Escola de Tática Aérea da Força Aérea Americana.

Na sequência, os militares da FAB foram transferidos para a Base de Aguadulce, no Panamá, onde completaram o treinamento e foram integrados ao Sistema de Defesa Aérea da Zona do Panamá. Na última etapa de preparação, os pilotos tiveram contato com o P-47 Thunderbolt, “o tanque de guerra voador”, na Base Aérea de Suffolk, em Long Island (EUA). A aeronave levaria os brasileiros ao combate na Europa.

Os pilotos e especialistas da Força Aérea desembarcaram no Porto de Livorno, na Itália, em 6 de outubro de 1944, prontos para o combate e participaram de forma heróica do avanço aliado contra o nazismo naquela parte da Europa, tendo apoiado, por diversas vezes, os pracinhas da Força Expedicionária Brasileira (FEB) em importantes batalhas, como a tomada de Monte Castelo.
Blog do Vinna

B757 retorna com problema na porta do trem de pouso


O voo AA2436, B752, de Los Angeles para Dallas, com 193 passageiros a bordo, não pôde retrair totalmente o trem de pouso após a decolagem. Isso porque a porta do trem de pouso principal direito estava indicando aberta. Logo a tripulação decidiu voltar para Los Angeles, ainde a aeronave pousou com segurança.

Fonte: The Aviation Herald

Eagle Sky

Homem morre ao realizar degelo de avião em aeroporto do Canadá

Nesta segunda-feira (21), um trabalhador de longa data do Aeroporto Internacional de Calgary (YYC/CYYC), em Alberta, no Canadá, morreu após cair da cesta de uma plataforma elevatória onde realizava o degelo de um avião que estava prestes a decolar da pista sul do aeroporto.

O homem caiu de uma altura de seis metros às 12:55 Z de ontem. Outros trabalhadores correram para socorrer o homem, mas o trabalhador da Servisair morreu no local.

"Ele estava em um cesto preso a um braço de extensão ligado ao caminhão parado", disse o inspetor da Polícia de Calgary, Rob Williams.

Outros pormenores não foram informados sobre o que causou a queda do homem ou como ele realizava a tarefa de rotina de remoção do gelo e da neve do avião.

"Meu tio era muito empenhado e tinha muito orgulho do seu trabalho", disse um membro da família ao site Herald. "É uma tragédia para nossa família. Só espero que esse tipo de acidente seja evitado no futuro".

O Human Resource Skills Development Canada é o órgão federal que investiga a fatalidade para saber se ela foi o resultado de um erro humano ou falha de equipamento.

A queda do homem foi vista por um colega que estava realizando o degelo do outro lado do avião, o Boeing 737-25A(Adv), prefixo C-GCNO, da Canadian North Airlines, que ainda não estava com seus motores em funcionamento. A aeronave iria realizar o voo 5T-1850, de Calgary para Edmonton, ambas cidades canadeneses.

Autoridades disseram que o avião tinha 33 passageiros e cinco tripulantes a bordo. Nenhum passageiro testemunhou a queda do homem, disseram os oficiais. Os passageiros foram colocados em outro voo.

A Servisair emitiu uma breve declaração para oferecer condolências, mas se recusou a fornecer detalhes sobre o que aconteceu.

Servisair afirma que está cooperando com as autoridades e os reguladores, bem como realiza sua própria investigação "para este evento trágico".

A notícia da morte do homem deixou abalados os trabalhadores do aeroporto.

"É uma tragédia terrível e nossos sentimentos estão com a família", disse Jody Moseley, porta-voz da Autoridade do Aeroporto de Calgary.

"Nós somos uma comunidade unida e isso afeta um monte de gente aqui."

Moseley disse que o aeroporto não teve uma morte semelhante na história recente.

"YYC sempre teve um histórico de segurança excepcional."

O nome do homem não foi liberado. Alguns colegas de trabalho disseram ao Herald que o homem morto deixou filhos.
Desástres Aéreos

Avião Sérvio faz pouso de emergência no aeroporto de Sófia



Uma aeronave da Jat Airways, a transportadora nacional da Sérvia, foi forçada a fazer um pouso de emergência no Aeroporto Internacional de Sófia, na noite do último domingo, 20 de dezembro.

Segundo o diretor do aeroporto Plamen Stanchev, às 6:41 o comandante da aeronave sérvia solicitou permissão das autoridades do tráfego aéreo búlgaro para um pouso de emergência.

A transportadora realizava um vôo de rotina de Belgrado para Istambul com 56 passageiros a bordo.

Alegadamente, um dos motores do Boeing 737 produziu barulho anormal, seguido por vibrações.

O avião pousou às 7:01 no aeroporto de Sófia. Todos os passageiros desembarcaram sãos e salvos e foram levados para o Terminal 1.

Em 20 de dezembro, devido às más condições climáticas, vários aviões tinha aterrado no aeroporto de Sófia, com atraso de até duas horas.

Piloto com ataque de Apendicite



No Domingo, 20 de dezembro um Airbus A319-100 da LAN Airlines a caminho de Concepción para Santiago , apresentou problema logo após a decolagem, um dos pilotos teve um ataque de apendicite.
O vôo retornou para Concepcion e foi cancelado. Os passageiros foram registrados em um vôo mais tarde.


Airbus faz pouso de emergência em Moscovo



Hoje, Um A-310 da Paquistan Airlines com a rota de Islamabad para Manchester com 189 passageiros e 12 tripulantes, apresentou emergência a bordo, ainda desconhecida, desviando o voo para Moscovo onde pousou com segurança. Passageiros aguardam transporte alternativo.

fumaça no cockpit


No Domingo,20 de dezembro um Boeing 737-800 da Rynair na rota Stansted para Graz, na Áustria ,com 171 passageiros e 6 tripulantes a bordo, durante aproximação, a aeronave apresentou fumaça no cockpit.

Todos os passageiros e tripulação desembarcaram com segurança.

A causa da fumaça está sob investigação.



Explosão em compactadora de lixo deixa dois feridos em Cumbica

Uma explosão seguida de um princípio de incêndio em uma compactadora de lixo no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, deixou duas pessoas feridas na manhã de segunda-feira (21), segundo informações da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).
Foto: Arte/G1
De acordo com a empresa, o acidente aconteceu no piso térreo do prédio que liga os dois terminais do aeroporto. No local, fica um dos três pontos de recolhimento de lixo comum de Cumbica.

As duas vítimas são funcionárias da empresa terceirizada que faz a limpeza do aeroporto. Uma delas teve ferimentos leves e foi atendida no posto médico de Cumbica. A outra teve queimaduras de segundo grau e foi socorrida para o Hospital Geral de Guarulhos, onde permanece internada.

Segundo a Infraero, os bombeiros do aeroporto foram acionados para combater o princípio de incêndio, que foi combatido rapidamente. Os funcionários feridos estavam próximos ao local. De acordo com a empresa, as causas do acidente serão determinadas pelo laudo da perícia da Polícia Civil.
G1

Companhia aérea espanhola suspendeu voos e abriu falência


A companhia aérea espanhola Air Comet, especializada nas rotas da América Latina, anunciou a suspensão de todos os seus voos devido a dificuldades financeiras e suspendeu pagamentos.

A empresa iniciou também o processo de despedimento conjunto de todos os sues 640 empregados, segundo um comunicado emitido ontem à noite e citado pela agência AFP. Os seus problemas, com uma dívida de 16 milhões de euros à Segurança Social, arrastam-se há meses.

A empresa, de que o presidente de uma organização patronal espanhola é um dos sócios, explica que esta decisão resulta de ontem um tribunal comercial de Londres ter aceito o pedido de apreensão dos seus 13 aviões feito pelo banco alemão Nord Bank, com o qual a Air Comet tem um contrato de leasing, devido a uma dívida de 17 milhões de euros.

O sócio em questão, Gerardo Diaz Ferran, já disse que não vai demitir-se da Confederação Espanhola de Organizações Empresariais, a que preside, devido à situação na sua empresa.

Entretanto um grupo de passageiros que deviam ter voado para Lima (capitula do Peru) durante a noite começaram a crtar de meia hora em meia hora o acesso à zona de chegadas do Terminal 1 de aeroporto de Madrid, gritando “queremos voar, queremos uma solução”, conta o diário El País no seu site.

Trata-se sobretudo de imigrantes latino-americanos em Espanha, segmento em que a companhia é especializada, pois assegura ligações diárias com várias capitais da América do Sul a partir de Madrid. Normalmente transporta cerca de 1500 pessoas por dia.

Os passageiros para o peru não abandonaram o aeroporto, onde permaneciam há 14 horas, queixando-se de falta de informações, pois os balcões da Air Comet no aeroporto estão encerrados.
12 Horas

Webjet Linhas Aéreas faz parceria com Grupo Matriz


A Webjet Linhas Aéreas fechou parceria com o Grupo Matriz, do jornalista e empresário Leo Feijó, sócio de alguns dos bares e casas noturnas mais conhecidas no Rio de Janeiro, como a Casa da Matriz, Choperia Brazooka, Teatro Odisséia, Cinemathèque e Boteco Salvação, entre outros estabelecimentos. Com a iniciativa, a companhia aérea associa sua marca à outra de grande sucesso no Rio, aproximando-se ainda mais do público carioca.

O acordo entre as duas empresas prevê ações de merchandising e marketing de relacionamento nos estabelecimentos do Grupo Matriz. Mensalmente, a Webjet convidará clientes e parceiros para um Web Happy Hour nos bares e casas noturnos do grupo. Em homenagem à empresa aérea, os cardápios passarão a incluir dois drinques batizados de “WebDrinks”, ambos confeccionados com a cachaça Montanhesa.

TG Online

All Nippon Airways encomenda cinco B767 e cinco B777 da Boeing

Boeing 777-200ER da All Nippon Airways

A companhia aérea japonesa All Nippon Airways (ANA) anunciou hoje, dia 21, um pedido de 10 aeronaves da Boeing, num total avaliado de quase US$ 2 bilhões, sobre o preço de tabela, dando um acréscimo nas vendas da gigante norte americana que vinha sofrendo com a falta de pedidos em carteira.

A ANA disse que comprará cinco aeronaves Boeing 777-200ER e cinco aviões Boeing 767-300ER, num valor total de US$ 1,95 bilhão, excluindo descontos que a empresa japonesa possa ter negociado. A frota da empresa aérea japonesa é dominada por aeronaves da Boeing, frustrando a rival Airbus.

A ANA é a segunda maior companhia aérea do Japão, e foi a primeira empresa a encomendar o novo Boeing 787 Dreamliner, o qual fez seu primeiro voo na semana passada.

A companhia aérea chega no final de seu segundo ano com prejuízo e está buscando novas aeronaves com maior economia no consumo de combustível para tentar melhorar a lucratividade.

As cinco aeronaves 777-200ER substituirão três aviões Boeing 747-400, os quais esperam ser vendidos em 2010. A empresa aérea está em fase de desativação de todos 747-400 até março de 2011. Apenas um dos 747 opera um voo regular na rota Tóquio (Narita) – Paris (Charles de Gaulle). As outras duas aeronaves da frota são aeronaves auxiliares que permanecem paradas no centro de manutenção. A ANA ainda não indentificou possíveis compradores para as três aeronaves.

A decisão de encomendar 5 adicionais aeronaves 767 veio após a revisão do cronograma de entrega do Boeing 787, conforme anunciou um porta voz da empresa aérea. A ANA encomendou 55 aeronaves 787; e espera receber a primeira no final do ano que vem, e todas 55 até 2017. Em setembro de 2008 a ANA já havia feito uma encomenda de nove jatos 767-300ER, mas diminuiu para quatro em junho de 2009, citando uma incerteza econômica.

Os cinco 767 deverão chegar nos anos fiscais de 2010 e 2011, e os cinco 777-200ER nos anos fiscais de 2012 e 2013. O ano fiscal da ANA corre entre o dia 1º de abril e 31 de março.

A ANA opera uma frota total de 206 aeronaves comerciais. Das duas aeronaves em questão, atualmente estão em operação, 59 B767 e 43 B777.

Cavok

Sonho de centenas de crianças de viajar em um avião se torna realidade com a Copa

Boeing 737-700 da Copa Airlines (Foto: Airliners.net / Clique para ampliar)

Copa Airlines celebrou mais uma vez e por 16 anos consecutivos a sua Viagem Inesquecível, levando alegria a centenas de crianças panamenhas. O evento foi organizado pelos colaboradores da companhia aérea e realizou um dos sonhos mais apreciados pelos jovens: viajar em um avião.

O Viagem Inesquecível oferece a meninos e meninas de baixa renda a chance de fazer um passeio de avião, oferecendo-lhes uma experiência que eles não teriam oportunidade de desfrutar.

Este ano a Viagem Inesquecível contemplou crianças atendidas pela Casa Esperanza, da Fundação Trabajando por un futuro Mejor e da Escola Emperatriz Taboada – localizada na área de Tocumen e que integra o programa de responsabilidade socioempresarial mantido pela companhia aérea por meio da Fundação Despega com Copa Airlines.

A Copa Airlines, que promove esta ação há 16 anos no Panamá, já estendeu o projeto a outras cidades na América Latina. Este ano, a iniciativa chegou pela primeira vez a San José, na Costa Rica. Anteriormente, havia ocorrido em Barranquilla, Bogotá, Buenos Aires, Caracas, Guatemala, El Salvador, Managua, Rio de Janeiro e Santo Domingo.

No Rio de Janeiro, o Viagem Inesquecível aconteceu no ano passado e beneficiou mais de 100 crianças de 7 a 17 anos, que puderam voar em torno da Cidade Maravilhosa.

FL410

INFRAESTRUTURA EM JOINVILLE


Anac faz vistoria no aeroporto

Análise dos técnicos da Aeronáutica pode garantir retomada completa das operações

Uma equipe técnica da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) chega hoje ao Aeroporto de Joinville para fazer uma nova vistoria. A Infraero fez o pedido para tentar a liberação da restrição dos 240 metros da pista e também para eliminar as operações em dias chuvosos.

O pedido foi feito no dia 11 de dezembro, quando as últimas árvores que estavam na cabeceira 15 foram cortadas. A demora para a retirada da vegetação aconteceu porque a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema) entrou em acordo com moradores que queriam usar a madeira retirada da propriedade para fins comerciais e foi necessário esperar a mudança de lua para fazer o corte.

Mesmo com as restrições, TAM e Gol já estão com as operações normalizadas. Os pousos e decolagens só são suspensos quando há chuva. A Trip, que aguarda um posicionamento da Anac para voar a partir do terminal, deve se instalar no Estado até fevereiro de 2010.
A Notícia

BRASILEIRO DISPUTARÁ MUNDIAL DE CORRIDA AÉREA

PELA PRIMEIRA VEZ, BRASILEIRO DISPUTARÁ MUNDIAL DE CORRIDA AÉREA
Red Bull Air Race Newsroom
O piloto acrobata Adilson Kindlemann, de 36 anos, representará as cores do Brasil na temporada 2010 do Red Bull Air Race, o Mundial de Corrida Aérea. Será a primeira vez na história da competição que um brasileiro fará parte da elite da categoria, formada por 15 pilotos.
Kindlemann e o tcheco Martin Sonka (31) foram os dois escolhidos na edição 2009 da classificatória que leva ao Mundial, conhecida como Red Bull Air Race Camp, realizada em outubro na cidade espanhola de Casarrubios. Os dois foram considerados os mais bem preparados entre os participantes deste ano e ganharam o direito de competir na temporada do Red Bull Air Race 2010.
A confirmação é a realização de um sonho para Kindlemann, piloto comercial com mais de 11 mil horas de voo no currículo e considerado o melhor piloto acrobático do Brasil. Adilson é natural de Registro (SP), mas vive desde a infância em Curitiba. Para ele, a vaga no Red Bull Air Race era uma obsessão desde que assistiu à única etapa do Mundial realizada no país até hoje, no Rio de Janeiro em 2007.
“Este é o ano mais importante da minha carreira”, admite Kindlemann, tricampeão brasileiro de voo acrobático entre 2001 e 2003. “Conseguir a Superlicença do Red Bull Air Race é resultado de muita dedicação. Trabalhei passo-a-passo, sempre focando nos pequenos detalhes para conseguir atingir grandes resultados”.
Adílson terá agora poucos meses para montar uma equipe em condições de disputar a temporada 2010, que começa no mês de março em Abu Dhabi.
“Meu objetivo para o ano que vem é ganhar experiência e evoluir o avião para, quem sabe, buscar resultados fortes em 2011”, continua.
Kindlemann e Chonka substituirão em 2010 o americano Mike Mangold e o sul-africano Glen Dell – ambos decidiram se aposentar ao fim da temporada 2009. A nova dupla enfrentará ano que vem estrelas do Red Bull Air Race como Paul Bonhomme, Hannes Arch, Kirby Chambliss e Peter Besenyei.
Existem boas chances, ainda que Adílson corra “em casa” em 2010: o Rio de Janeiro é uma das cidades cotadas para voltar a receber o Air Race, que anunciará seu calendário oficial para a temporada do ano que vem em breve.


SOBRE O RED BULL AIR RACE:

Criado em 2003, o Red Bull Air Race é o único campeonato mundial de corrida de aviões reconhecido pela FAI, a Federação Aeronáutica Internacional. A Corrida Aérea já visitou mais de 15 países desde a sua criação, incluindo o Brasil – em 2007. Naquele ano, a segunda etapa da temporada teve como cenário a Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. Na ocasião, um público de 1 milhão de pessoas lotou a praia de Botafogo.

Quinze pilotos disputam a temporada, voando em etapas como Abu Dhabi, Londres, Barcelona e San Diego. Os competidores voam contra o relógio em um circuito especialmente montado com “Air Gates”, pilões infláveis que demarcam o traçado. Em 2009, o inglês Paul Bonhomme sagrou-se campeão mundial pela primeira vez.
Roberto Caiafa

Réplica do avião 14-Bis, de Santos Dumont, é exposta em museu de Portugal


Uma réplica da famosa aeronave do inventor e engenheiro brasileiro Santos Dumont foi oferecida ao Museu do Ar da Força Aérea Portuguesa (FAP), onde se encontra agora exposta ao público.

A cópia do 14 BIS foi construida por Alan Calassa, em Caldas Novas (GO) e adquirida pelo Museu TAM, do Brasil. A Força Aérea Brasileira (FAB) foi responsável por transportar a réplica até ao museu português, localizado na Base Aérea Nº 1, em Sintra, próximo de Lisboa.

O 14 BIS, ao lado do Demoiselle, que já estava no local, domina a entrada do Museu, conferindo destaque à história da aviação brasileira e mundial.

MT determina depósito de caução de pilotos do Legacy



O juiz da 2ª vara de Justiça da Comarca de Peixoto de Azevedo (MT) Tiago de Souza Nogueira de Abreu determinou que os pilotos norte-americanos Joseph Lepore e Jan Paul Paladino deposite judicialmente a quantia de R$ 300 mil a título de caução, por vítima, como forma de garantir eventual pagamento de indenizações por danos morais e patrimoniais a familiares de vítimas do acidente aéreo entre o jato Legacy e um Boeing da empresa Gol Linhas Aéreas, em setembro de 2006.


Além dos pilotos, ficam também obrigadas a efetuar o depósito as empresas Raytheon Company, fabricante do software de controle aéreo; Lockheed Martin, que produz turbinas; Excelaire Service e Honeywell International, que fabricam o transponder (aparelho que envia e recebe sinais para outros aviões e torre de controle); Aviation Communicatios & Surveillance Systems e Amazon Technologies Company.

Isso significa, segundo o advogado Arruda Sampaio, que os réus só poderão, a partir de agora, fazer suas defesa depois de efetuarem os depósitos. Os valores devem ser depositados no prazo máximo de 30 dias após a notificação dos representantes das empresas e dos dois pilotos, na conta única do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.

No dia 29 de setembro de 2006, o avião da empresa Gol fazia voo 1907, de Manaus a Brasília, quando se chocou com o jato executivo Legacy, que seguia de São José dos Campos (SP). A 37 mil pés de altitude, no estado de Mato Grosso, próximo ao município de Peixoto de Azevedo, a ponta da asa esquerda do Legacy colidiu com o Boeing provocando a queda da aeronave da Gol que levava 154 pessoas a bordo. Todas morreram.

Expresso mt

Fusões e aquisições devem bater recorde e crescer 14% em 2010



A TAM anunciou na última segunda-feira a compra da Pantanal Linhas Aéreas , por R$ 13 milhões. A operação depende de aprovação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O negócio na aviação é mais um entre as 630 operações de fusões e aquisições que a economia brasileira registrou este ano. Será praticamente o mesmo nível de 2008 (643 transações), de acordo com levantamento da PricewaterhouseCoopers (PwC). Para 2010, a PwC prevê um recorde de mais de 720 fusões e aquisições no país, como mostra matéria de Erica Ribeiro e Ronaldo D'Ercole, publicada nesta terça-feira, no GLOBO.
" Diante das circunstâncias, este ano foi bom. Mas 2010 tem tudo para ser melhor e bater o recorde "

Segundo a PwC, a expectativa é que, em 2010, haja uma expansão de 14%, ultrapassando o recorde histórico de 721 fusões e aquisições de 2007.

- Diante das circunstâncias, este ano foi bom. Mas 2010 tem tudo para ser melhor e bater o recorde - diz o sócio da PwC Alexandre Pierantoni.

Neste ano, o capital nacional predominou em 64% das fusões e aquisições.

- Os estrangeiros tendem a ter uma posição maior a partir de 2010 - prevê.

Em mais uma aquisição entre grandes empresas brasileiras, a Positivo Informática, maior fabricante de microcomputadores do país, anunciou a compra da Boreo Comércio de Equipamentos, dona da marca de computadores Kennex, por cerca de R$ 5,5 milhões. A transação, segundo a Positivo, incluirá ainda um aumento de capital da Boreo de R$ 6,5 bilhões, a fim de reverter seu patrimônio líquido negativo.

Segundo fontes do mercado, a Boreo pertencia ao empresário João Paulo Diniz, filho de Abílio Diniz, do grupo Pão de Açúcar. A empresa comprava computadores de diversos fabricantes, aos quais dava sua marca. Em abril deste ano, a Positivo fechou acordo com a Boreo para a produção de computadores com a marca Kennex, que agora passa a ser sua.

Negócios como a compra da Pantanal pela TAM, e da Kennex pela Positivo, além de megatransações como a incorporação das Casas Bahia pelo Pão de Açúcar, fechada no início do mês, são exemplos de um novo patamar nas atividades de fusões e aquisições no Brasil.

O Globo