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quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Yves Rossy: The Rocket Man


Fracassa acerto de contas da Varig com União



O acordo entre a antiga Varig e o governo, que previa acerto de contas e a transferência de recursos para o pagamento dos aposentados da empresa, não tem condições jurídicas de ser fechado.

A área técnica do governo terminou levantamento de dívidas e do crédito da empresa e concluiu que há um saldo negativo de R$ 1 bilhão. A Varig tem R$ 2,7 bilhões a receber da União. A dívida que a Varig acumula em impostos e contribuições atrasadas supera R$ 3,7 bilhões.


A Folha apurou que a saída para o problema é aprovar lei que dê benefícios especiais à Varig e permita à área jurídica do governo incluir no acerto de contas créditos que ainda são considerados duvidosos, por exemplo.
A decisão já foi comunicada oficialmente aos aeronautas. No início da semana, o ministro Luís Adams (Advocacia Geral da União) se reuniu com a presidente do sindicato, Graziella Baggio, e entregou o relatório preparado pelo governo.

A desistência do acordo não foi comunicada oficialmente ao STF (Supremo Tribunal Federal), onde uma ação está paralisada à espera do encontro de contas, porque os representantes dos trabalhadores da Varig pediram tempo para analisar o relatório oficial.

A solução definitiva para a Varig tem de ser encontrada até o fim do mês, quando acaba o prazo de adesão ao Refis, programa de refinanciamento de dívidas com a União. Se o prazo for perdido, a dívida será corrigida por valores originais e não haverá os descontos de multas e juros previstos no parcelamento especial.

Sem o acerto de contas, a situação dos aposentados do Aerus, fundo de pensão da Varig, fica praticamente insolúvel. O crédito da Varig contra a União é a garantia que os 10,5 mil aposentados têm de voltar a receber parte de seus benefícios.

Desde 2006, metade dos ex-funcionários da empresa ganha 8% da aposentadoria a que teria direito e o restante recebe entre 35% e 40%, segundo o Sindicato Nacional dos Aeronautas. "Os peritos contratados pelos trabalhadores e pelo Aerus calcularam que a Varig tenha R$ 4,1 bilhões a receber do governo. Esse crédito é para o fundo de pensão, não é para pagar tributos", disse a presidente do sindicato, Graziella Baggio.

Ela argumenta que no processo de recuperação judicial da Varig todos os credores concordaram que os recursos envolvidos no acerto de contas fossem dados em garantia ao fundo de pensão e não podem ser usados somente para quitar impostos.

O crédito que a Varig tem direito a receber do governo diz respeito a uma ação judicial que a empresa ganhou em última instância no STJ (Superior Tribunal de Justiça). A Varig argumentou que os congelamentos de preços nas tarifas aéreas nos anos 80 causaram um desequilíbrio econômico e precisam ser ressarcidos pela União.

Folha de São Paulo

temos vagas: Agente de aeroporto


Agente de aeroporto (01381/09) ( 1 vaga )
Código da vaga: 962163
ATUALIZADO EM: 26/11/2009
Níveis hierárquicos:Especialista com Ensino Médio
Área(s) de atuação:Transportes
Empresa:Confidencial

Porte: Média, do(s) ramo(s) Recursos Humanos

Descrição:
Ensino médio completo desejável superior em Turismo e
áreas afins.
Experiência em atendimento ao público, desejável
experiência em aviação.
Disponibilidade de horário.
Vivência em gestão de pessoas.
Benefícios:A combinar

Exigências: 2º Grau completo

Faixa salarial:A combinar

Local de trabalho:MONTE ALEGRE DO SUL/SP
Emprego Certo

Avião da Azul faz pouso de emergência em SSA


Passageiros do voo 4061, da empresa Azul Linhas Aéreas Brasileiras, levaram um grande susto anteontem após a aeronave apresentar um problema técnico pouco tempo depois da decolagem. Enquanto o avião subia, houve uma queda brusca de altitude e as máscaras de oxigênio caíram.
De acordo com alguns passageiros, houve momentos de pânico no interior da aeronave. O incidente obrigou o piloto a realizar um pouso de emergência no aeroporto de Salvador, ponto de partida do avião, por volta das 12h. O destino do voo era o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, São Paulo. De acordo com a assessoria da Azul, ainda não há informações sobre as possíveis causas do defeito técnico na aeronave. A empresa informa que a aeronave foi encaminhada para manutenção com o objetivo de detectar a origem do problema.
Spotting Viracopos

Carro atravessa cerca e bate em aviões de aeroporto nos EUA


Motorista teria desmaiado ao volante.

Dois Cessnas 152 foram destruídos.


Foto: William Thorn/AP

Veículo atingiu aeronaves no aeroporto de El Cajon, na Califórnia

Foto: William Thorn/AP

O motorista estava dirigindo com seu cachorro no carro quando perdeu a consciência e atravessou uma grande, batendo em aviões estacionados no aeroporto. O homem e o cachorro não ficaram feridos (Foto: William Thorn/AP)

G1

Os pilotos da Spanair aprovam acordo preliminar com a empresa


Após o processo eleitoral realizado na semana passada e após a conclusão da recontagem, a coletiva dos pilotos da Spanair aprovou o acordo preliminar alguns dias atrás, a seção sindical da SEPLA-Span e a direção da empresa.
Este acordo prevê esforços inestimáveis pelos pilotos e o pessoal, entre outros sacrifícios, uma redução de efetivos de 23%, juntamente com um redução significativa do salário de 25% em média e aumento da produtividade, o que significa assim uma enorme redução do tempo de lazer para os trabalhadores.
Em outro sentido 5% de propriedade da companhia aérea Spanair serão do grupo de pilotos.

A proposta de "taxa única" Eurocontrol são inaceitáveis para IATA


IATA A International Air Transport Association (IATA), imediatamente falou contra as propostas de 19 dos 34 Estados membros do Eurocontrol para aumentar as tarifas por vôo em 2010. As propostas de 19 estados se traduz em um aumento de 2,7% nas taxas de preço líquido médio unitário em 2010 - o equivalente a 360 milhões.

Estas propostas foram feitas antes da reunião das taxas de rota Expanded Eurocontrol, a ser realizada em 25 de novembro e no qual os estados serão presentes representantes dos prestadores de serviços de navegação ae rea (ANSP) e as companhias aéreas na região.

Finnair com Novo CEO



Finnair Mika Vehviläinen nomeado como novo CEO da empresa, uma posição que assumirá em janeiro de 2010.
Vehviläinen, nascido na Finlândia em 1961 e um Ph.D. em Economia, é parte da Nokia Siemens Networks, onde ingressou em 1991 e ocupou a posição em vendas, marketing, estratégia e desenvolvimento de negócios na Ásia, América América do Norte e Europa.
"A Finnair é conhecida como uma companhia aérea com uma qualidade altamente especializada e uma estratégia que se revelou eficaz na prática.
A empresa tem tudo que precisa para sair de momentos difíceis como um vencedor, mas isso requer esforços e estreita colaboração de todos os funcionários para melhorar a competitividade ", disse Vehviläinen.

Comunicado NOAR



"Nossos profissionais já estão trabalhando para dar início a nossas atividades em grande estilo".

Aeroblog

Alguns dados do Let 410 que a NOAR pode usar




O LET-410 é um avião bimotor turbo-hélice penta-pá, modelo Walter M601 E, com potência de 751 hp, fabricado pela Let Aircraft, da República Tcheca.

A sua configuração de asas altas permite operações em pistas curtas. Com capacidade para 19 passageiros, o modelo é largamento utilizado em todo o mundo, principalmente nas rotas regionais.


Ficha técnica

Fabricante : LET, República Tcheca
Capacidade : 2 tripulantes + 19 passageiros
Envergadura : 19,98m
Superfície da asa : 34,86m2
Comprimento : 14,42m
Altura : 5,83m
Peso Vazio : 3.990kg
MTOW : 6.600kg
Carga Útil : 1.710kg
Capacidade dos Tanques : 1.290 l, mais 200 l em cada um dos “tiptanks”
Velocidade de cruzeiro : 209 nós (388 km/h) a FL140
Velocidade de estol : 67 nós (aproximadamente 123 km/h), com flaps
Alcance Máximo : 1.317km
Teto de Serviço : 14.000 pés (aproximadamente 4.267m)
Distância / Decolagem : 565m (MTOW, nível do mar)
Distância / Pouso : 840m (MTOW, nível do mar)

Utilização no Brasil

No Brasil, as seguintes empresas utilizam o modelo:

*NHT Linhas Aéreas
*Noar - Nordeste Aviação Regional
*Sete linhas aéreas
*Sol Linhas Aéreas.
*TEAM Transportes Aéreos
* Litorânea Linhas Aéreas (encerrou as operações).

Dados do Fabricante:

AERONAVES L-410 UVP-E20 / L 420

19 lugares para transporte regional;
Os menores custos de operação e manutenção na sua categoria;
Insuperável durabilidade e confiabilidade comprovada em condições extremas;
Operação confiável em pistas curtas e não pavimentadas em condições meteorológicas extremas;
Alta versatilidade e conforto dos passageiros;
Excelente registro de segurança.

Informações gerais:

L-410 UVP-E20 / L 420 - É o sucessor mais recente e avançada da famosa série de aeronaves L 410, é uma aeronave de 19 assentos turboélice com excelente parâmetros técnicos e confiabilidade operacional, fácil manuseio e manutenção simples.

L 410 / L 420 - Estiveram em produção por mais de 30 anos com um histórico de segurança impressionante. Proprietários e usuários de diferentes regiões da Europa, Ásia, África e América apreciam esta aeronave notável.

Eles valorizam particularmente a sua estrutura resistente e durável e a capacidade de operar em condições climáticas extremas que variam de -50 ° C até 50 º C. Sua estrutura durável e oferece um design único de desempenho excepcional, tanto no calor tórrido do deserto da África e da América Latina, bem como as regiões mais frias do mundo.

A aeronave tem provado consistente e confiável serviços em uma gama excepcionalmente ampla de condições climáticas, da seca e empoeirada Africa, as áreas de chuvas da América Latina e do nível do mar.

Com seu chassi original, o avião pode operar em qualquer lugar, necessitando apenas de algumas centenas de metros de pista com uma resistência mínima de 6 kg / sq cm (85 kg / m². In), ou seja, pode pousar e decolar também da chuva-embebida em aeródromos curto de grama.

L-410 UVP E20 - Foi certificada com base no regulamento FAR 23 (alteração 34) e receberam os certificados de tipo, na República Checa, Dinamarca, Alemanha, Suécia, Indonésia, Filipinas, Austrália, Argentina, Brasil, Federação Russa, Cuba e Chile.

A aeronave também foi aprovado para operação em uma série de outros países, como Argélia, República da África do Sul, Quénia, Tanzânia, Uganda, Tunísia, Colômbia, Venezuela, Coréia do Sul, Índia e outros.

Para garantir excepcionais seguranças no voo e máximo de satisfação do cliente, a LET foi sempre colocando grande ênfase em um desenvolvimento contínuo, a qualidade da produção e suporte ao produto.

Todos os atuais operadores desfrutam de confiabilidade da aeronave, conforto para os passageiros e incrível e relação custo-eficácio, bem como a forte capacidade da fábrica para garantir e fornecer suporte ao produto oportuna e abrangente.

Avionicos e Instrumentos:

Standard Analog Especificação

Radio-navegação e Equipamentos de Comunicação
NAV / COM / GPS 2 sets
MKR 1 jogo
ADF 1 jogo
Bússola giroscópica 2 sets
DME 1 jogo
Sistema de interfonia e PA 2 sets
Transponder 1 jogo
Gravador de dados de vôo 1 jogo
Cockpit voice recorder 1 jogo
Transmissor de emergência local 1 jogo
Os radares meteorológicos 1 jogo
Radar Altimeter 1 jogo
EGPWS 1 jogo
AMS 1 jogo

Equipamentos

Velocímetro 2 pcs

Altímetro barométrico 2 pcs
Altitude sistema de dados 2 pcs
Taxa de subida indicador 2 pcs
Artificial LH Horizont 1 PC
Artificial RH Horizont 1 PC
Artificial espera Horizont 1 PC
Indicador de voltas e banco 2 pcs
Bússola magnética 1 PC
Indicador de Torque 2 pcs
Gerador de gás indicador de RPM 2 pcs
Propeller indicador de RPM 2 pcs
Indicador ITT 2 pcs
Três indicador de ponteiro 2 pcs
Indicador de quantidade de combustível (tanque principal) 2 pcs
Indicador de quantidade de combustível (tanque ponta da asa) 2 pcs
Indicador de Vazão 2 pcs
Termômetro de ar exterior 1 PC
Double ponteiro do termômetro de ar 1 PC
Relógio 2 pcs

Opções HF Transceiver
Transponder 2 + Encoding altímetro 2
Rádio altímetro 2
TCAS II

Opcional Digital Especificação Radio-navegação e Equipamentos de Comunicação

Advanced Flight Display 2 sets
AHC-1000A, Atitude posição computador 2 sets
Computador de dados aéreos 2 sets
NAV / COM / GPS 2 sets
MKR 1 jogo
ADF 1 jogo
Atitude AHRS sistema de posição 2 sets
DME 2 sets
Sistema de interfonia e PA 2 sets
Transponder I 1 jogo
Transponder II 1 jogo
Gravador de dados de vôo 1 jogo
Transmissor localizador de emergência 1 jogo
Cockpit voice recorder 1 jogo
Os radares meteorológicos 1 jogo
Radioaltímetro 1 jogo
EGPWS 1 jogo
AMS2000 1 jogo

Instrumento de Equipamentos

Velocímetro - em espera 1 jogo
Altímetro tambor de espera escala 1 jogo
Artificial espera Horizont 1 jogo
Bússola magnética 1 jogo
Indicador de Torque 2 sets
Gerador de gás indicador de RPM 2 sets
Propeller indicador de RPM 2 sets
Indicador ITT 2 sets
Três - indicador de ponteiro 2 sets
Ind. de quantidade de combustível (tanque de comb. principal) 2 sets
Ind. de quantidade de combustível (tanque de comb. da ponta da asa) 2 sets
Indicador Flownmeter 2 sets
Termômetro de ar exterior 1 jogo
Double ponteiro do termômetro de ar 1 jogo
Relógio 2 sets

Opções HF Transceiver
TCAS II
Piloto automático

Pesos e Dimensões:

Dimensões Externo

Envergadura 19,48 m 63,91 m

Comprimento 14,42 m 47,30 m
Altura 5,83 m 19,10 m

Interno

Máx. Largura da cabine 1,96 m 6,40 m

Máx. Altura da cabine 1,66 m 5,45 m
Volume de cabine de passageiros 17,90 m 3 632,00 m 3
Capacidade de passageiros 17/19 bancos
Dimensões da porta do passageiro 0.8x1.46 m 2.6x4.8 m
Dimensões Cargo Door 1.25x1.46 m 4.1x4.8 m

Pesos

Máx. Take-off Weight 6 600 kg 14 550 £
Máx. Landing Weight 6 400 kg 14 109 £
Máx. Zero Fuel Weight 6 000 kg 13 228 £
Payload 1 800 kg 3 £ 968

Desempenho

Velocidade máxima de cruzeiro 386 km / h TAS 208 KTAS
Faixa Máxima (ISA, as reservas para 45 min) 1 400 km 755 NM
Cruise Altitude 4 200 m 13 800 m
Técnico Tecto 6 100 m 20 000 m
Distância de descolagem de 35 pés
ISA, SL, MTOW 565 m 1 854 m
ISA +15 ° C, SL, MTOW 655 m 2 149 m
Landing Distance a 50 pés
ISA, SL, MLDW 503 m 1 650 m
ISA +15 ° C, SL, MLDW 520 m 1 706 m
Monomotor Teto de serviço (ISA, MTOW 95%, a taxa subir 50 FPM) 4 380 m 14 370 m
Taxa de subida a S / L ambos os motores 6,6 m / s 1 300 fpm
Taxa de subida a S / L com um motor 1,7 m / s 328 fpm
Power Plant - 2 x Walter M610E Turboprop, 5 - lâmina AVIA Propeller (V510)
Máx. Take-Off Power 560 kW 751 SHP
Máx. Continuous Power 490 kW 657 SHP
Tripulação 2 pilotos

Certificados Tipo

L 410 EASA.A.026 UE
71-04 República Tcheca
14/90 Suécia
EA-9401 Brasil
72-0341-1 LS / PS Dinamarca
AV-9703 Argentina
5VT9800015 Filipinas
A-02 Chile
1-99 Cuba
2067 Alemanha
A204 Austrália
A048 Indonésia
Carta de reconhecimento
727-2006-MTC/12.04 Peru
Carta de registo
ZS-OBS África do Sul
L-410 UVP-E20 é certificada com base no FAR 23, alteração 34.
L 420 EASA.A.026 UE
71-04 República Tcheca
A42CE E.U.A.
A 175 Austrália
A047 Indonésia
LET/001 África do Sul
A L-420 é certificada pela FAA de acordo com o FAR 23, a alteração 41 da regulamentação.
Aeroblog

WizzAir Fazendo Marketing de lambreta, bom ,bonito e barato


Para a Gol, novo aeroporto de SP tem de ser Viracopos

- O presidente da Gol, Constantino de Oliveira Júnior, acredita que Viracopos, em Campinas, tem de ser o novo aeroporto que São Paulo precisa. Ele lembrou que o governo ainda estuda outras alternativas, já que Congonhas e Guarulhos hoje são insuficientes para dar conta do avanço do setor. "Para mim, Viracopos é o terceiro aeroporto de São Paulo", afirmou em Londres, onde fez apresentação para investidores.

Na avaliação do presidente da Gol, há pontos que podem ser melhorados em Congonhas e Guarulhos, "mas nada que dará oportunidade de crescimento no mesmo ritmo do mercado doméstico". Já Viracopos, a cerca de 80 quilômetros da capital, necessita de investimento para acesso, como um trem expresso, o que já está sendo planejado pelo governo.

Conforme Constantino, a realização da Copa do Mundo em 2014 e das Olimpíadas em 2016 sensibilizam o governo brasileiro para a necessidade de investimentos em controle aéreo no País, até porque foram assumidos compromissos e prazos que precisam ser seguidos. "Do ponto de vista das companhias aéreas, não haverá problemas."
Viaje Aqui

Singapore Airlines distinguida na Airline Industry Awards


A companhia aérea Singapore Airlines foi premiada na 27ª edição do Airline Industry Awards 2009 tendo conquistado o prêmio de “Empresa Aérea do Ano”, melhor First Class, melhor no Transpacífico e entre Europa e Ásia.

A Virgin Atlantic recebeu o prêmio de melhor companhia aérea com base na Europa Ocidental, enquanto a Czech Airlines recebeu o de melhor companhia com base na Europa Central. A australiana Qantas foi considerada a melhor na região do Pacífico, e a SAA foi a melhor em África.

Por segmentos, a melhor business class foi atribuida à Continental Airlines, a econômica foi para a British Airways e a Southwest como melhor low cost. O melhor aeroporto foi o Singapore Changi.
Desástres Aéreos

Ataques cardíacos durante vôos matam mais pessoas do que nos desastres aéreos



Você sabia que morrem mais pessoas de ataques cardíacos dentro de aviões do que nos desastres aéreos?
De acordo com estatísticas da IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo), em 1950 viajavam por ano no mundo todo, perto de 10 milhões de pessoas. Atualmente este número é calculado em 4 bilhões.
Existe uma taxa de 1 problema grave de saúde a bordo para cada 1,3 milhão de passageiros, o que dá um total de aproximadamente 3.000 ocorrências graves de saúde a bordo. Destas, aproximadamente 60% são ataques cardíacos, ou seja, perto de 1.800 pessoas por ano em todo mundo.

Por outro lado, também de acordo com a IATA, houve, em 2009, cerca de 60 acidentes aéreos, com aproximadamente 750 mortes. Com estes números conclui-se que os ataques cardíacos em pleno vôo matam mais pessoas do que os acidentes aéreos.

Existem alguns agravantes para a saúde durante um vôo:

Pressão atmosférica: a baixa pressão dentro das cabines provoca uma expansão dos gases de até 30% de seu volume. Todas as cavidades ocas do corpo humano se expandem e podem provocar problemas nos tímpanos e náuseas por dilatação do estomago e do intestino. Pessoas com cirurgia pulmonar ou abdominal recente não devem viajar de avião. Existe um risco de rompimento das suturas.

Umidade do ar: A umidade do ar durante um vôo é de 10-20%, quando o ideal é de no mínimo 40%. Essa baixa umidade pode desencadear crises de asma ou bronquite.

Níveis de Oxigênio: Um avião é pressurizado, mas esta pressão não é igual a do nível do mar. Quando os aviões atingem sua altura de cruzeiro, por volta de 12.000 metros, a pressão da cabine é equivalente a 2.500 metros de altura. Pessoas normais não sentem esta falta de oxigênio, pois o nosso corpo compensa essa falta com aumento da freqüência cardíaca, respiratória e do volume de ar inspirado em cada ciclo respiratório. A saturação de oxigênio sanguíneo, que costuma ser de 99% ao nível do mar, cai para 94% durante os vôos. Isto causa certo desconforto e cansaço durante vôos mais longos. Já pessoas com doenças cardíacas ou pulmonares, que apresentam taxas de oxigênio abaixo de 95%, podem não conseguir compensar essa diminuição do oxigênio e apresentar taxas abaixo de 90%, o que é insuficiente para o bom funcionamento de vários órgãos. Neste momento, podem acontecer isquemias cardíacas, intensa dor no peito, falta de ar e uma parada cardíaca.

Por outro lado, é sabido que durante uma parada cardíaca, o pronto atendimento é fundamental e aí que vem o problema. A legislação não obriga nenhuma empresa de transporte aéreo a prestar serviços médicos a seus passageiros durante o transporte e estas, quando muito, mantém seus “kits” de emergência, na maioria das vezes inadequados a uma ocorrência séria. Quando tem um problema, a comissária simplesmente solicita a ajuda de algum médico que eventualmente esteja a bordo. Este, muitas vezes, quer ajudar a salvar uma vida, mas não encontra as condições mínimas necessárias. Um simples desfibrilador automático, que é um aparelho que emite choques elétricos para recompor o ritmo dos batimentos cardíacos e que custa no mercado algo em torno de R$ 6.500,00, pode salvar uma vida, mas infelizmente, a vida humana não vale este investimento para algumas empresas.
SEGS

Azul pode operar em Uberlândia



A Azul Linhas Aéreas pode começar a operar em Uberlândia. Em entrevista ao CORREIO, o diretor de relações institucionais da empresa, Adalberto Febeliano, disse que a empresa tem interesse em atuar na cidade, mas não informou a data para iniciar a operação, por se tratar de “informação estratégica”.

A empresa vai incorporar à frota 78 novas aeronaves até 2013. “Existe a intenção forte de entrarmos no mercado de Uberlândia, pois se trata de uma região rica e populosa, que apresenta a necessidade crescente por transporte aéreo. Ainda não solicitamos a linha, mas está nos nossos planos”, afirmou.

Febeliano foi um dos palestrantes convidados para a 15ª edição do Congresso de Gestores de Talentos Humanos do Brasil Central, que terminou ontem. O evento reuniu na cidade mais de 300 diretores e presidentes de empresas para discutir assuntos relacionados à área, por meio de palestras, apresentação de cases de sucesso e debates. O tema deste ano foi “Atitude! A força humana que move talentos e gera negócios”.

Na manhã e tarde de ontem foram ministradas mais quatro palestras e dois cases (entre eles o da Azul). Ao todo, o evento trouxe oito palestrantes, apresentou três cases de empresas e um debate.
Contato Radar

CVC freta Boeing 767 da VRG (Varig) no final de ano


A CVC anunciou o lançamento de dois novos voos fretados exclusivos para passageiros CVC, em parceria com a Gol/Varig, ambos com saídas de São Paulo, em aeronaves 767.

Com destino a Cancun, o primeiro voo terá operação entre 26 de dezembro e 13 de fevereiro, com partidas todos os sábados, com 210 lugares por saída (sendo 182 em classe econômica e 28 em executiva). Já o segundo voo fretado terá como destino Punta Cana, exclusivo para o Reveillon, com partida no dia 25 de dezembro e retorno em 1º de janeiro, também com 210 lugares (sendo 182 em classe econômica e 28 em executiva).
Contato Radar

Aerolineas Argentinas aposenta seus Boeing 737

A companhia aérea Aerolineas Argentinas realizou o último voo de seus lendários Boeing 737 - 200 LV - ZEC no dia 15 de novembro, encerrando quase 40 anos de serviços do modelo para a empresa.



A viagem final aconteceu de Catamarca para o Aeroparque via La Rioja, fazendo do local o último a escutar o som das turbinas JT8D.
Jornal de Turismo

ExpressJet Airlines vai operar para a United Express


A United Airlines e a ExpressJet Airlines anunciaram a conclusão de um acordo pelo qual a ExpressJet passará a operar 22 jatos Embraer ERJ-145 de 50 lugares como parte do sistema United Express.

O acordo entrará em vigor no dia 1º de maio de 2010 e a ExpressJet operará esses serviços em substituição a outras empresas cujos contratos chegaram ao fim, sem alterar o plano de oferta preparado pela United para o próximo ano.

“Já trabalhamos anteriormente com a ExpressJet em contratos de curto prazo e ela ofereceu serviços excepcionais a nossos clientes”, declarou a vice-presidente de Aeroportos, Planejamento Operacional e United Express da United, Cindy Szadokierski.

“A ExpressJet nos fez a proposta mais competitiva, o que permitirá à United continuar a operar de forma eficiente nas difíceis condições enfrentadas hoje pelo setor do transporte aéreo”, acrescentou.

O presidente e CEO da ExpressJet, Jim Ream, comentou: “Estamos satisfeitos com o fato de nosso compromisso com um desempenho operacional excepcional, somado a um modelo econômico altamente competitivo, ter dado à ExpressJet a oportunidade de fazer uma proposta válida por muitos anos à United Airlines”.

Ream prosseguiu: “Esta escolha representa uma oportunidade excepcional para nossa empresa e sei que os funcionários da ExpressJet estão entusiasmados com a possibilidade de oferecer o melhor serviço aos clientes da United”.
Jornal de Turismo

A ExpressJet opera cerca de 1.100 voos por dia para 130 destinos nos Estados Unidos e Canadá. Alguns desses serviços são operados em parceria com a United e a Continental Airlines. A empresa oferece ainda voos fretados e outros serviços para terceiros.

Vídeo - Força e Emoção - Air France 447

Foi elaborado pelo CECOMSAER (Centro de Comunicação Social da Aeronáutica) e publicado no site da FAB um documentário sobre as buscas do A330 da Air France, voo AF447, acidentado neste ano de 2009.
Com duração de cerca de 10 minutos o vídeo traz um pouco dos bastidores das missões de busca, desde o seu acionamento pelo RCC Recife até o resgate de corpos e partes da aeronave.

Para quem se interessa pela atividade de Busca e Salvamento, é um vídeo recomendável.

O link é:

http://www.fab.mil.br/portal/tvfae/index.php?parametro=documentario&id=105
Line Operations Safety Audity

Ho-Ho-Ho! Feliz Natal deverá chegar atrasado para a FAB


Jobim: definição sobre caças sairá depois do Natal

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse que a compra de caças pela Força Aérea Brasileira (FAB) dificilmente será definida antes do final deste ano. O governo brasileiro espera que as análises de capacidade operacional dos aviões oferecidos pela francesa Dassault, pela norte-americana Boeing e pelo sueca Saab, da capacidade industrial do País absorver cada uma das tecnologias e do preço fiquem prontas em dezembro. Há ainda outras etapas, como a avaliação do Ministério da Defesa, da presidência da República e do Conselho de Defesa Nacional.

“Acho complicado que possamos ter uma decisão antes do Natal”, admitiu o ministro, durante entrevista nesta terça-feira, em Porto Alegre, antes de viajar para Canoas e Rio Grande para acompanhar manobras da Operação Laçador, um treinamento que está mobilizando 10 mil homens nos três Estados do Sul do País.

Apesar de reconhecer que “há uma opção política pela França”, já manifestada inclusive pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Jobim considerou que ainda faltam “elementos” para transformar essa preferência em negócio. “Temos que analisar outros aspectos, se é o tipo de tecnologia que precisamos, se o (avião) Rafale responde às condições necessárias de operacionalidade e também o custo”, ressalvou o ministro.

A vantagem mais aparente do pacote francês é a “transferência irrestrita” de tecnologia, uma promessa superior à de “transferência necessária” feita pelos Estados Unidos, que, tradicionalmente, impõem embargos nesse quesito.

Operação

Ao falar sobre as críticas que a Operação Laçador recebeu no Paraguai, especialmente do jornal “ABC Color”, que chegou a tratá-la como um “simulacro de guerra” dirigida ao país, Jobim reiterou que o Brasil resolveu todas as pendências fronteiriças que tinha ainda no início do século passado e não tem qualquer pretensão expansionista.

O ministro desqualificou a preocupação por entender que ela só foi manifestada por “uma imprensa tradicional no sentido de tentar ver a atividade brasileira como se fosse ofensiva ao Paraguai”. Também lembrou que o Brasil já fez enormes concessões ao vizinho sul-americano, inclusive o financiamento de uma linha de transmissão entre Itaipu e Assunção.

Sobre os gastos de R$ 10 milhões na operação, Jobim observou que o País está adquirindo uma “posição internacional crescente e ativa” e precisa ter uma capacidade dissuasória para “dizer não quando precisar dizer não”.

Poder Aéreo

USAF solicita 2200 Playstation 3


Força Aérea americana solicita 2200 Playstation 3



De acordo com o site Kotaku, a Força Aérea Americana está comprando 2200 consoles Playstation 3 para incrementar um supercomputador no Air Force Research Laboratory, em Nova York.

A ideia é usar os processadores do videogame somados aos 336 já existentes, para formar um super cluster de chips Cell. O objetivo é pesquisar o uso de hardwares e softwares baseados na arquitetura em sistemas militares.

Em uma página do governo federal dos Estados Unidos, é possível visualizar o documento com informações sobre a solicitação.

Só no cluster inicial, houve um investimento de US$ 118 mil. Os processadores Cell dos consoles Playstation 3 equipam também outros supercomputadores, incluindo o segundo mais rápido do mundo, o Roadrunner da IBM, do Los Alamos National Laboratory.
Blog do Vinna

FX-2: Deixa o homem trabalhar – Lula já esta com o relatório da FAB.


A imagem “http://4.bp.blogspot.com/_AxCuBauiBF0/SOVrmHdMvXI/AAAAAAAAAoQ/0RMiEsp2gHo/s400/Fx2_finalistas.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

O "Festejado" relatório da FAB sobre o programa FX-2 já está com o Presidente Lula



Em audiência com O Presidente Lula no ultimo dia 23 de novembro o Ministro da Defesa Nelson Jobim tratou da promoção de Oficiais Generais e efetivou a entrega do relatório técnico final elaborado pela Força Aérea Brasileira sobre os três caças supersônicos que disputam a concorrência da Aeronáutica denominada FX-2.

Os Oficiais da FAB – Força Aérea Brasileira já havia concluído o relatório no final de Julho deste ano, porém novas informações foram solicitadas e novas propostas foram apresentadas. Tal fato obrigou a comissão a emitir um novo relatório que agora será submetido à análise Presidencial. A preferência política já foi anunciada repetidas vezes pelo Ministro Jobim e pelo Presidente da República e na opinião destes o Rafale Francês.

Entretanto especula-se que o relatório final não abre muito espaço para manobras em favor do Rafale. Segundo o publicado na revista exame a Saab da Suécia, que produz o Gripen tem hora de voo em torno dos 4.000 dólares, contra 10.000 do F-18 americano e 14.000 dólares do Rafale Francês.

Os pilotos da Força Aérea (que na licitação do "finado" FX-1 eram favoráveis ao agora desclassificado na primeira fase do FX-2 Sukhoi Su-35 Russo) em já declararam informalmente a preferência pelo F-18 o caça que participou dos três últimos conflitos que os americanos se envolveram. O problema do avião é que a análise pregressa deixa dúvidas sob a capacidade dos americanos realmente transferirem tecnologia sem restrições.

O comando da Aeronáutica (leia-se os “engenheiros da FAB”) e a Embraer, que será a parceira nacional de qualquer um dos envolvidos, preferem Gripen. Que custa metade do preço do francês e oferece maior acesso a novas tecnologias. Entretanto o avião não passa de um protótipo e a idéia de “aprender fazendo” não agrada muitos já que o avião poderá ter seus custos revistos.

Pessoas que freqüentam a alta roda do planalto e do ministério da Defesa aventam que será difícil o Rafale não lograr êxito na intentada da FAB por conta dos interesses políticos envolvidos dentre eles o franco apoio Francês ao ingresso do Brasil no conselho de segurança da ONU.

A conclusão do programa depende da decisão política, decisão essa que poderia demorar entre uma e duas semanas, entretanto o anuncio recente do Ministro da Defesa de que a escolha só ocorrerá depois do Natal (leia-se 2010) trazem duvidas sobre o deslinde final da questão.
BLOG DO VINNA

Câmara aprova aumento do efetivo da Aeronáutica


A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou , em caráter conclusivo, o projeto de lei que aumenta em 13.495 o número de militares do Comando da Aeronáutica. O efetivo passará de 67.442 para 80.937. Agora, o projeto seguirá para o Senado, a menos que haja recurso para que seja votado pelo plenário da Casa.

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, que assina a proposta, ressalta a necessidade da medida para adequar os efetivos da Aeronáutica às crescentes demandas do transporte aéreo e para prestar um serviço seguro de controle do espaço aéreo.

Jobim também cita como argumento a criação de novas organizações militares nos últimos 25 anos e o crescimento das atribuições da Aeronáutica, como participação em missões da Organização das Nações Unidas, em campanhas de vacinação e em combate a incêndios ambientais.

Novos números

Pela proposta, a nova composição dos cargos sofrerá a seguinte variação:

- oficiais superiores: de 2.455 para 3.200;

- oficiais intermediários e subalternos: de 5.700 para 7.800;

- suboficiais e sargentos: de 26.200 para 34.000;

- cabos e soldados: de 31.000 para 34.100;

- taifeiros (responsáveis pelo serviço de câmara, como limpeza e arrumação): de 2.000 para 1.750.

A proposta foi aprovada com emenda da Comissão de Finanças e Tributação, que condiciona a criação dos cargos à sua autorização expressa em anexo específico da Lei Orçamentária Anual.
BGA

Primeiro A380 da Lufthansa sofrerá atraso

A Lufthansa informou que a entrega de seu primeiro A380, esperado para março de 2010, sofrerá um atraso não previsto.

De acordo com a companhia, a Airbus informou sobre o atraso, porem apontou o motivo como reestruturação na linha de produção do gigante.

A Lufthansa agora não define uma data para o voo inaugural ou para a entrada em serviço da aeronave.

Flight Life

Airbus recebe compromissos de compra no valor de US$ 5,3 bilhões

A fabricante de aviões Airbus anunciou ter recebido compromissos de compra totalizando 33 aeronaves avaliadas em mais de US$ 5,3 bilhões, durante a feira de aviação de Dubai, ocorrida nos últimos dias. Esses compromissos incluem pedidos de 15 aviões no valor de mais de US$ 3,6 bilhões, além da assinatura de memorandos de entendimento para mais 18 aeronaves, totalizando cerca de U$ 1,7 bilhões. Os destaques do evento incluíram os pedidos da companhia aérea Air Austral para dois A380 no valor de US$ 655 milhões e da Ethiopian Airlines, para 12 jatos A350-900, avaliados em US$ 2,9 bilhões. Adicionalmente, a empresa Comlux assinou um pedido para a aquisição de um avião ACJ no valor de US$ 75 milhões.
Mundo Aéreo

Helicóptero dá susto durante pouso em Florianópolis


Helicóptero da Acadepol tem problemas durante pouso em Florianópolis

Rotor da cauda da aeronave tocou a grama e quebrou

Um incidente em uma demonstração do Curso de Tripulante Operacional assustou nesta terça-feira (24) os alunos da Academia de Polícia Civil de Santa Catarina (Acadepol), no bairro Canasvieiras, em Florianópolis. O helicóptero que sobrevoava o local teve um problema ao tentar pousar, por volta das 14h30min.

A aeronave fazia um sobrevoo de cinco minutos pela academia para 22 policiais civis, que são alunos do curso e acompanhavam em solo a demonstração.

Segundo o delegado do Serviço Aero-Tático da Polícia Civil, Jonas Santana Pereira, na hora do pouso, o rotor (eixo que sustenta as hélices) da cauda do helicóptero tocou o chão e quebrou. Apesar do susto, o piloto, co-piloto e o passageiro não ficaram feridos.

Segundo o delegado, será feita uma investigação para apurar a causa do incidente. A manutenção do helicóptero deverá ser feita em 15 dias.
Desástres Aéreos

'Homem-pássaro' não consegue atravessar da África para Europa


O Suíço Yves Rossi tentou travessia com asas movidas a jato.

Mas acabou caindo no Mar Mediterrâneo e teve se ser resgatado.



O aventureiro suíço Yves Rossi fracassou nesta quarta-feira (25) em sua tentativa de fazer um voo intercontinental entre África e Europa Levado Por apenas asas movidas a jato.

A Travessia ia ocorrer sobre o Estreito de Gibraltar, que separa o Oceano Atlântico do Mar Mediterrâneo.

Em 2008, Rossy conseguiu com sucesso fazer uma travessia semelhante sobre o Canal da Mancha, que separa uma Grã-Bretanha do continente europeu.

Desta vez, ele não teve sorte e acabou caindo mar não, sendo resgatado por um helicóptero.

Imagens de vídeo (acima assista) Mostram o aventureiro, de 50 anos, passando por nuvens, Depois, ele aparece entre fortes ondas. Finalmente, ele foi resgatado de helicóptero.

O plano fracassado de cerca Rossy voar era de 40 km a uma velocidade média de 220 km / h. Suas asas levavam como combustível 30 litros de querosene.

Ele decolou de Tânger, mas, na metade do voo de 15 minutos, caiu nas águas agitadas pelo vento

Imagem de vídeo mostra o aventureiro suíço Yves Rossy próximo um barco de pesca nesta quarta-feira (25) depois de sua fracassada tentativa de votar de Marrocos à Espanha, sobre o Estreiro de Gibraltar, em asas movidas a jato

Ele foi resgatado de helicóptero
Desástres Aéreos