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sexta-feira, 1 de outubro de 2010

AERO TD Informa:III Seminário de Gestão e Segurança no Transporte Aéreo


Avião faz pouso de emergência na BR-101

Piloto conseguiu aterrisar no canteiro central
Piloto conseguiu aterrisar no canteiro central
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

Um avião monomotor fez um pouso forçado na BR-101 Sul, no Ibura, Zona Oeste do Recife na tarde desta sexta-feira (1º). Apenas o piloto estava na aeronave no momento e ele não se feriu.

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, o modelo do avião é um Cessnar 182 Skylane com capacidade para quatro pessoas. O pouso aconteceu no canteiro central da BR-101, na altura da comunidade de Milagres. O avião vinha de Patos (PB) em direção ao Recife.

Uma aeronave de pequeno porte realizou um pouso forçado no início da tarde desta sexta-feira na BR-101 Sul, nas imediações da lombada eletrônica do Ibura Imagem: Dulce Reis/DP/D.A Press
Imagem: Dulce Reis/DP/D.A Press

O pouso de emergência aconteceu por causa da falta de combustível. O piloto não teve o nome revelado. A Aeronáutica vai investigar o acidente. O trânsito está engarrafado no local porque há muitos curiosos na estrada.
jc online

Nova gigante da aviação inicia operação hoje nos EUA

Um Boeing com a identidade visual da nova empresa: nome da United e logomarca da Continental (foto divulgação)
Um Boeing com a identidade visual da nova empresa: nome da United e logomarca da Continental (foto divulgação)


A United Continental Holdings, Inc., ex-Ual Corporation, anunciou hoje que a subsidiária United Airlines se fundiu com a Continental Airlines, Inc., e que a Continental Airlines e United Airlines, Inc. são subsidiárias integrais da United Continental Holdings, Inc. Hoje, portanto, é o que os executivos da agora única companhia chamam de Day One. Em nível mundial, haverá uma confraternização entre os colaboradores das antigas empresas United e Continental.

Com base em resultados para os 12 meses encerrados em 30 de junho, 2010, a nova empresa terá receita anual de US$ 31,4 bilhões.

Em relação à frota, por exemplo, a nova empresa soma hoje um total de 1.255 aviões, desde os de longo percurso até os utilizados em linhas regionais. Há aeronaves Boeing, Airbus, Embraer e Bombardier.

A United Continental Holdings, Inc. anunciou também os membros do Conselho de Administração, que tomam posse hoje também. O conselho de 16 membros inclui seis que vieram da United e seis que vieram da Continental. Glenn Tilton é o chairman, e Jeff Smisek, é o presidente e CEO. Os demais membros são: Kirbyjon H. Caldwell, Carolyn Corvi, W. James Farrell, Jane C. Garvey, Walter Isaacson, Henry L. Meyer III, Oscar Munoz, James J. O´Connor, Laurence E. Simmons, David J. Vitale , John H. Walker e Charles A. Yamarone. Além disso, há dois dirigentes sindicais: Stephen R. Canale e Wendy J. Morse.

Junto com a United Express, Continental Express e Continental Connection, a nova empresa, que usa o nome United e o logo da Continental, operam um total de aproximadamente 5.800 voos diários para 371 aeroportos. Para conhecer mais detalhes, entre no site www.unitedcontinentalholdings.com.
panrotas

Quantos litros de óleo vão no motor de um avião como o 777?

Quem já trocou óleo do carro (junto com o filtro) tem uma idéia né? Na média são 4,5 litros de óleo.

Bem, nos motores turbofan grandes, do tipo que equipam os 767 e 777 cabe um pouquinho mais.

Nos motores PW-4060 (que impulsionam alguns Boeings 767 e 747) são 34 litros de óleo no sistema inteiro. Nos motores PW4090 (impulsionam alguns Boeing 777) são “só” 28,5 litros porque a lubrificação é mais eficiente por usar novas tecnologias.

O nível de óleo é uma das indicações que são verificadas durante todas as inspeções de solo.

Mas como se vê o nível de óleo? Tem uma vareta igual a do meu carro?


Desenho cortesia Boeing Study Guide

Claro que não né?? rs

A indicação de óleo pode ser vista através de sight gages (ver fotinho acima), diretamente no bocal de abastecimento ou nas indicações de EICAS/ECAM no cockpit. Cada motor tem sua particularidade na hora de verificar a quantidade de óleo, alguns têm que ser verificados em até meia hora após o “corte” e outros só podem ser verificados depois de meia hora e antes de completar duas horas, senão a indicação não será correta.

O sistema de óleo de um motor destes é bem interessante e engenhoso, há um reservatório onde o óleo fica armazenado quando o motor está parado, uma bomba de pressão é várias de “retorno” (scavenge ou sump pumps).

Além da lubrificação, a principal função do óleo é refrigerar as partes que estão em atrito no motor (os rolamentos dos eixos de turbina e compresssor). Então meus amigos, quando este óleo passa por estes rolamentos, ele ganha uma temperatura fabulosa e volta para o reservatório “fervendo”. **

No caminho de volta, ele passa por uns “de-breathers” para remover a espuma que se cria por causa do respiro.

O que fazer com esse óleo fervendo?? Ele precisa ser resfriado pra ser bombado de volta e refrigerar os rolamentos. #comofas

Hummm… tem coisas geladinhas no motor que precisam ser aquecidas, o combustível é uma delas! O combustível as vezes sai do tanque abaixo de zero, e precisa ser aquecido para passar pelos filtros e componentes dosadores, senão cristais de gelo podem se formar e entupir algo precioso.

Aí entra a engenhosidade: porque não fazer o óleo trocar seu calor com o combustível? Assim o óleo vai frio pra refrigerar os rolamentos e o combustível vai quentinho pra onde tem que ir. Isto é legal ou não é???
O componente que faz isso se chama Fuel/Oil cooler, e funciona como uma serpentina de chopp (não é bem isso, mas assim é mais fácil de entender).

Mas só o combustível não é suficiente para absorver toda a caloria que o óleo traz dos rolamentos, há também radiadores de ar (parecidos com o que tem no seu carro).

Bem simples né?… é que eu não conto as coisas complicadas aqui no blog… hehehe..mas o computador central do motor (EEC / FADEC) controla válvulas que modulam para deixar passar mais ou menos ar baseado na temperatura do óleo, mais ou menos combustível baseado também na temperatura, magnetic chip detector, servo fuel heaters, selos aerodinâmicos nos rolamentos para impedir vazamentos ou a queima do óleo, e por aí vai.

** Só uma curiosidade: Quando um motor destes acelera, TODA a força gerada no eixo é suportada por estes rolamentos, então da pra ter uma idéia do quão parrudos esses bichos são né?

aviões e músicas

Azul estima atingir até 20% do mercado nacional em 2013



RIO - A Azul Linhas Aéreas estima atingir entre 15% e 20% do mercado doméstico de aviação civil em 2013. A afirmação foi feita pelo presidente da empresa, Pedro Janot, para quem não haverá "roubo" da participação das líderes TAM e Gol, uma vez que o mercado todo crescerá a taxas de dois dígitos.


"As líderes deverão crescer menos que as empresas menores, mas ainda assim se beneficiarão de um mercado maior", frisou Janot, que participou de palestra na Câmara Britânica (Britcham), no Rio de Janeiro. Atualmente, a participação de mercado da companhia é de 6,8%, com projeção de atingir 8% no fim do ano.

O executivo acrescentou que a companhia estuda 40 cidades capazes de receber os voos que serão realizados pelos turboélices ATR-600, que começarão a ser entregues em novembro de 2011. No total são 20 pedidos firmes e outros 20 possíveis, totalizando US$ 850 milhões. Janot explicou que o objetivo será servir cidades industriais com populações menores no interior, sempre com voos diretos para os hubs da companhia, como Campinas, São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro.

"Deveremos receber cerca de um ATR por mês para atender o interior de regiões como São Paulo, Nordeste e Minas Gerais", disse Janot. A Azul tem hoje 22 aeronaves e terminará o ano com 26, passando para 44 no ano que vem, 60 em 2012 e 86 em 2013.

Questionado sobre a falta de pilotos no mercado nacional, o executivo destacou que o problema ocorrido na última semana com a Webjet - que teve voos cancelados porque diversos pilotos estouraram o número máximo de horas voadas - são característicos de fim de trimestre.

"Amanhã, com o fim do trimestre, isso acaba", ressaltou, acrescentando que não há grandes movimentos de companhias tentando tirar pilotos de concorrentes. "O que acontece são movimentos pontuais, normais dentro de um mercado aquecido e com concorrência", ponderou, rechaçando qualquer problema de mão de obra.

Segundo Janot, o principal desafio da empresa em termos de vendas será a formação de canais capazes de atingir com eficiência a classe C. Para o executivo, a forma do crédito não será um problema, mas sim a formatação de um serviço que atraia o cliente. Neste sentido, Janot lembrou a parceria com a rede Magazina Luiza, que possibilitou a criação de quatro postos de venda de passagens pela Luiza Viagens, em cidades do interior de São Paulo.

"As modalidades novas já representam cerca de 3% das vendas a crédito", revelou Janot, lembrando não apenas da parceria com a rede de lojas, mas também da vendas por boleto com débito em conta, e outras, sempre em dez vezes sem juros.

yahoo

Fernando Sporleder: Novos copilotos começam a trabalhar neste mês, diz Webjet



A partir deste mês, 42 novos copilotos começam a trabalhar nos voos da Webjet, segundo o vice-presidente operacional da companhia aérea, Fernando Sporleder. Ele disse ao G1, nesta sexta-feira (1º), que as duas primeiras turmas tiveram o início do trabalho atrasado por conta de uma pane no simulador de voo, utilizado para treinamento.

Nesta semana, houve uma série de cancelamentos e atrasos de voos da Webjet em todo o país. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) chegou a suspender a venda de bilhetes da companhia. Nesta sexta-feira, a situação é mais tranquila. Até as 13h, dos 60 voos programados, três atrasaram (5%) e três foram cancelados (5%).

“Com a entrada de outubro e de novos copilotos, a situação fica normalizada. A terceira turma já está em treinamento e a quarta começa agora em outubro”, afirmou o vice-presidente operacional da empresa.

Simulador emprestado

De acordo com Sporleder, devido ao aumento da demanda de passageiros que as empresas aéreas vêm tendo, a Webjet começou a adequar o quadro de funcionários, com a contratação de novos copilotos para aumentar o número de tripulantes.

Ele afirmou que a primeira turma, com 22 copilotos, deveria estar pronta para atuar em setembro. Mas, no inicio do mês, uma pane no simulador de voo, utilizado para treinamento dos profissionais, acarretou em atraso para início dos trabalhos.

“O simulador ficou 22 dias fora do ar. Tivemos que enviar os copilotos para a Argentina para utilizar o simulador de uma companhia aérea de lá”, disse. Ele comentou que, a partir daí, a empresa já previa que ia haver um descompasso entre a quantidade de pilotos necessários e a quantidade de voos.

'Cancelamentos programados'

Sporleder afirmou que, em setembro, a empresa começou a fazer cancelamentos programados para que a tripulação não ultrapassasse o limite de horas de trabalho permitido pela lei. “Só que, nos últimos dias de setembro, tínhamos menos tripulantes disponíveis, porque eles foram utilizados ao longo do mês", falou. "Também tivemos uma combinação de fatores nesse momento mais crítico: a meteorologia [chuvas] e um surto de gripes no Sudeste, com uma alta no número de atestados e afastamento de profissionais. Ou seja, diminuiu o número de tripulantes.”

Segundo ele, com a entrada de um novo mês e de duas turmas de copilotos, a situação fica normalizada. Outras duas turmas, com mais 42 copilotos, começaram a ser treinadas. Além disso, pilotos que estavam com atestados voltam a trabalhar e o simulador de voo já voltou a funcionar.

“Nós teremos uma operação completamente normal. Se houver cancelamentos, vai ser por questões meteorológicas ou problemas técnicos, como em qualquer companhia aérea”, disse Sporleder.

g1


Webjet volta a vender passagens para voos deste sábado


A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) decidiu liberar a venda de passagens da WebJet para voos marcados a partir de sábado.


A decisão em permitir o retorno da venda foi tomada depois que a empresa aérea cancelou apenas dois voos nesta sexta-feira, o que equivale a 3,8% das viagens realizadas pela empresa, índice abaixo do registrado por outras companhias brasileiras na data. A compra de bilhetes da WebJet estava suspensa para voos realizados até esta sexta-feira.
TERRA

Singapore Airlines confirma oficialmente voo para o Brasil via Barcelona


A Singapore Airlines confirmou, hoje, através de nota oficial, a abertura de uma nova rota para o seu sexto continente operado: a América do Sul. O voo de Cingapura para Barcelona será estendido para São Paulo três vezes por semana.

O início das operações será em março de 2011.

O voo será compartilhado com a Spanair e tornou-se possível graças à autorização do governo espanhol, válida sempre que os voos forem compartilhados com empresas espanholas.

A Singapore pretende fazer de Barcelona um centro de conexão de voos entre as bases da Ásia e da América Latina.

MERCADO E EVENTOS

Por boa causa, AZUL e Embraer apresentam aeronave azul e rosa



Na próxima semana, dia 7 de outubro, quinta-feira, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras, a Embraer e a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) apresentam o resultado do projeto de parceria entre as duas empresas e a entidade para a luta contra o câncer de mama.

Na ocasião, será apresentada aaeronave Azul e Rosa, especialmente produzida para o projeto.
brasilturis

Turkish Airlines recebe primeiros Airbus A330

O A330-300 da empresa turca (divulgação Airbus)
O A330-300 da empresa turca (divulgação Airbus)

A Turkish Airlines recebeu o primeiro Airbus A330-300 e o primeiro A330-200 Cargueiro em uma cerimônia realizada em Toulouse, França. Juntando-se à atual frota de aviões de passageiros da companhia, composta por jatos das famílias A320, A330-200 e A340, o A330-300, que transportará 28 passageiros na classe executiva e 261 na econômica, será utilizado em rotas de média e longa distância que partem do hub da empresa em Istambul. Trata-se da primeira de dez dessas aeronaves encomendadas pela Turkish Airlines em 2009.

Já o A330-200 Cargueiro é o mais recente acréscimo à Família A330. Oferecendo os mais baixos custos na categoria de tamanho, é o único avião moderno totalmente cargueiro, de médio porte e longo alcance, capaz de transportar 65 toneladas a mais de 7.400 quilômetros, ou 70 toneladas a mais de 5.900 quilômetros.
panrotas

A força dos Emirados


Com a chegada de mais um A380 (Airbus), a Emirates Airline, companhia aérea dos Emirados Árabes Unidos, torna-se a maior operadora dos superjumbos em todo o mundo. São 12 em sua frota, além das 78 unidades já encomendadas. A Emirates recebeu, durante a recente Berlim Air Show, mais de 20 consultas de aeroportos perguntando sobre as necessidades físicas para levar o A380 até eles.
jc

Cemitério de aviões em Brasília é 'ato fúnebre' da União




Vou sempre a Belo Horizonte, onde tenho familiares. E, em Brasília, geralmente escala tradicional, pois é difícil voar no trecho Cuiabá/São Paulo/BH, observo triste os jatos abandonados da Transbrasil e Vasp numa das extremidades do pátio de estacionamento do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek. Na realidade, Brasília apresenta aos visitantes seu cemitério de aviões, a exemplo dos existentes nos Estados Unidos.

São Boeing 767 (maiores do que os Aiurbus 320) e os famosos 737-200 da Vasp, abandonados há anos à própria sorte do desmazelo da administração federal. Sem turbinas e com sinais visíveis de corrosão na fuselagem, essas aeronaves aguardam não sei o quê. A mesma cena se repete também em outros aeroporto s brasileiros, conforme constatei em Salvador, Fortaleza e, principalmente Congonhas e Guarulhos, SP. A maioria dessas máquinas - grandes, médias e pequenas - está enterrada precocemente no ato da sua vida operacional. No caso dos 737-200, movidos a turbinas charuto, aviões antigos, poderiam ir pelo menos para alguns museus, em face de ter cumprido notáveis missões aéreas desde o instante em que deixaram a fábrica da Boeing.

Ver os imponentes Boeing 767 e mesmo os valentes 737-200 reduzidos a uma situação humilhante é constrangedor para quem ama a aviação e valoriza o erário público, conhecedor das dificuldades diárias para manter as contas em dia, por conta dos altíssimos impostos cobrados pela União. O Brasil continua sendo um dos países detentores de "recordes" no valor das tarifas fixadas para cada segmento, sabemos, carga tributária altíssima. Mas existem outros parâmetros dignos de uma análise racional do povo tupiniquim a respeito disso. Por exemp lo: por que o governo não revende essas aeronaves para banca! r as entidades de cunho filantrópico? Existe ainda algum embargo complexo e interminável, por parte da Justiça, que trava sua comercialização?

Também é de questionar o porquê de o governo federal não guardar esses aviões em locais não propícios à deterioração visível, como acontece nos aeroportos do País. No caso de Brasília, quem passa por baixo de um dos acessos ao pátio de estacionamento do Aeroporto Internacional já 'aprecia' esse desprezo governamental a tudo que não lhe diz respeito politicamente, na contagem de votos.

Enfim, os eleitores do grande Brasil da miséria jamais terão acesso a informações do tipo. Assim, não há qualquer urgência em resolver tal questão, mesmo que envolva somas bilionárias, dezenas de milhões de dólares. Porém, para as eventuais autoridades estrangeiras que não sejam deslocadas para aterrissagem na Base Militar de Brasília, a cena do cemitério de aviões no Planalto, centro nervoso administrativo do País, real mente chama a atenção. Como o governo explicaria sua competência se as imagens da incompetência para resolver impasses semelhantes estão à vista de todos?

Talvez o próprio presidente Lula prefira ignorar o que está diante de si a cada uma das intermináveis viagens internacionais e nacionais que realiza. De tanto assistir à maratona estática dos aviões abandonados e em ferrugem viva Brasil afora, ele pode também ter adotado o comportamento de que ali se evidencia mais um dos entraves não solucionáveis do País, e o melhor então a fazer é jogar a toalha para algum outro governo.

Os aviões 'sepultados no pátio' brasiliense lembram figuras mortas metálicas, descartadas por desmazelo de quem não soube gerir a administração das empresas às quais pertenciam, ou ainda pertencem, apesar de que a maioria dos seus funcionários ficou a ver navios, em termos de rescisão trabalhista. Houve até casos de suicídios, de separações matrimoniais, porque a falta de dinheiro implica diretamente no equilíbrio das fa! mílias, sabe-se. E o desmonte das falências protagonizadas por atos escúrios geraram fatos nada apreciadores de uma vida tranquila que todos querem. O que fazer quando uma empresa fecha suas portas e salários vão para o ralo da burocracia e das incertezas que confrontam justificativas nada plausíveis?

É em face de aberrações tão gritantes que me recuso a colaborar com campanhas de filantropia, pois o governo pode fazer, resolver muito do que é reivindicado pelos Didi(s) da Vida (Criança Esperança). Qualquer cidadão poderia questionar, por exemplo, com qual direito os mentores de campanhas de tamanho alarde televisivo cobram participação dos brasileiros, já sugados por impostos monstruosos e testemunhas oculares do desperdício descomunal da coisa pública. Não dá para entender, e é óbvio que o governo fecha os olhos.

Se todos os aviões prisioneiros em solo por conta da falência das empresas pelas quais voavam fossem comercializados e os recurs os direcionados a instituições filantrópicas sérias, muito já teria sido resolvido das pendências sociais de alarde internacional que o Brasil exibe. Infelizmente, os erros começam a partir da apreensão de aeronaves de pequeno porte, centenas delas jogadas nos aeroportos brasileiros, e até em campos de pouso. Na Rodovia Emanuel Pinheiro, que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães, pode-se "apreciar" dois monotores Skylane, da Cessna, ancorados no mato, canibalizados ao extremo. O próprio campo de pouso (falido) encontra-se sucateado.

Isso é o que se poderia tirar do mínimo para investimentos na ala social, sem contar outras apreensões que o governo federal leva a efeito (carros, motos e imóveis faraônicos). Excetuando-se dinheiro vivo, ouro e pedras preciosas, muito bem guardado, o restante apreendido por alguma irregularidade está fadado a apodrecer à vista geral de uma Nação perplexa diante de atitudes tão incompreensíveis. Depois ainda querem descaracter izar a célebre frase de Charles de Gaulle: "O Brasil não é u! m País sério".
hangar do vinna

‘Sábado Aéreo’ em Brasília

Para celebrar o Mês da Asa, a Base Aérea de Brasília realiza, no dia 2 de outubro, das 9h às 17h, o tradicional evento “Sábado Aéreo”.

A organização tem a expectativa de receber aproximadamente 40 mil pessoas. A programação diversificada inclui apresentação da Esquadrilha da Fumaça, exposição de aeronaves civis e militares, plastimodelismo e apresentações de paraquedismo.

Militares da Equipe de Saúde realizarão exames para prevenção de câncer oral, e cadastro para doação de medula óssea. O SESC estará presente com sua Unidade móvel, realizando palestras sobre temas relacionados à saúde educação.

Para o público infantil, haverá uma programação com teatro de fantoche, brinquedoteca e “escovódramo” (lugar onde a criança irá aprender a maneira correta para escovar os dentes).
poder aéreo

A ponta do iceberg - Entenda o apagão aéreo da WEBJET e a crise de mão de obra aeronáutica no Brasil.




JB / Jorge Lourenço - Crise da Webjet expõe falta de mão de obra no setor, que deve ter mais problemas até os Jogos Olímpicos. A crise que levou a Webjet, quarta maior companhia de aviação do Brasil, a cancelar mais da metade dos seus voos desde sábado vai muito além da falta de planejamento. Com o crescimento da classe C, a rápida expansão do setor aéreo e o alto custo de formação de tripulações, as empresas de aviação sofrem com a falta de profissionais especializados no mercado.

Segundo estudo do Conselho Consultivo de Ciências Aeronáuticas (CCCA), a média de pilotos licenciados para voar é de 373 profissionais por ano. O número é suficiente para atender a 62 novas aeronaves, número bem próximo da média de crescimento da aviação regular, que é de 60 aviões por ano, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Além de operarem no limite, as empresas aéreas tentam se adequar à maior demanda da população, cuja renda acompanha o crescimento econômico do país. Este ano, a procura por transporte aéreo doméstico aumentou 34% e a internacional 28,53%, em média.

O que está acontecendo hoje na Webjet é algo pequeno comparado com o que está por vir com os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo criticou o diretor do Centro Educacional de Aviação do Brasil, Salmeron Cardoso. Gosto muito da Webjet, é uma excelente companhia. O problema realmente é a falta de profissionais no mercado. A questão é tão nítida para as empresas aéreas que tramita no Congresso Nacional, inclusive, um Projeto de Lei (6.716/2009), que permitirá a contratação de pilotos estrangeiros pelas empresas brasileiras. A ideia do autor da emenda, deputado federal Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR), é justamente impedir um apagão aéreo em 2014 e em 2016. Os pilotos, entretanto, não gostam da ideia.

O que me preocupa é o governo aproveitar o gancho de crises como essas para permitir que pilotos estrangeiros atuem no país. O Brasil não é o país que melhor paga e pode atrair pilotos com formação limitada apontou o coordenador da Escola Superior de Aviação Civil, comandante José Roberto. Isso comprometeria a formação dos próprios brasileiros. O que deveria ser feito é buscar incentivo para as escolas e resgatar os aeroclubes. Outro impasse é o preço do curso de formação de pilotos no Brasil. Em média, o valor de todo o curso fica entre R$ 150 mil e R$ 200 mil..........



N.E: O texto acima apenas confirma o que já disse aqui neste espaço a um bom tempo atrás... As companhias aéreas do Golfo Pérsico e Sudoeste da Ásia vieram captar pilotos e tripulantes no Brasil, a cerca de 10 anos, e nada se fez para impedir a saída destes profissionais altamente qualificados, deixando uma lacuna enorme em nosso mercado, que hoje cresce exponencialmente sem oferecer condições de sustentar este crescimento. Tratamos mal nossos pilotos, deixamo-os a própria sorte em casos escabrosos como o escândalo dos Fundos de Pensões e de Aposentadorias como o "Aerus", da antiga VARIG.

Não tratamos bem nossos pilotos no passado, e agora precisamos desesperadamente deles, além de comissários, mecânicos e demais aeronautas.

Um país no mínimo burro e sem política pública definida para o setor aéreo, esta é a realidade do setor, que cresce por conta das empresas e do público, e não por causa de investimentos ou incentivos do governo federal. Incrível, mas num mercado que movimenta bilhôes de dólares, o governo parece ser a faceta mais amadora de algo que deve ser extremamente profissional e técnico.

Roberto Caiafa, Jornalista AerospaceBrasil


roberto caiafa

Queda de avião mata nove pessoas na Nova Zelândia

Restos do avião que caiu em Fox Glacier, Nova Zelândia

Um pequeno avião usado para acrobacias caiu em South Island, na Nova Zelândia. Segundo a polícia, nove pessoas ocupavam a aeronave. Nenhuma sobreviveu ao acidente.

O avião Fletcher caiu próximo a pista de pouso da cidade por volta das 22h30(horário de brasília) de sexta-feira(3). Além do piloto, a aeronave transportava quatro homens de Fox Glacier e quatro turistas da Inglaterra, Irlanda, Austrália e Alemanha, disse o oficial de polícia de Greymouth, Allyson Ealam. O tempo estava bom no momento do acidente.

Segundo autoridades, este é o primeiro acidente aéreo desta magnetude na Nova Zelândia, desde o acidente que matou oito pessoas em 2003.

hnews/afp

TAM afirma a MPF que retoma voos se aeroporto for reformado


A empresa TAM Transportes Aéreos não vai voltar a proporcionar voos de Marília com destino ao aeroporto internacional de Congonhas. Pelo menos esse é o posicionamento da empresa até que o aeroporto de Marília receba as adequações necessárias para operar com aeronaves de médio e grande porte.

Situação foi apresentada na tarde de ontem ao procurador da república Célio Vieira da Silva e promotor de justiça do Ministério Público Estadual José Alfredo de Araújo Sant’ana, pelo representante jurídico da TAM, Domingos Fernando Refinetti, e diretor executivo da Pantanal, Euzébio Angelotti Neto.

“O aeroporto de Marília é totalmente ultrapassado. Não se pode admitir que uma cidade em pleno desenvolvimento tenha um aeroporto capaz de receber aeronaves que comportam a média de 40 passageiros. É muito pouco. Os voos permanecem para Guarulhos até que seja possível pousar e decolar na cidade com aeronaves de maior porte com segurança”, afirmou Refinetti.

Os representantes da TAM/Pantanal alegaram que é do interesse da empresa atender às necessidades da população de Marília, sobretudo por sua origem histórica na cidade. “A possibilidade de pousar em Marília, berço da empresa, com aeronaves que comportam mais de 100 passageiros, por exemplo, nos daria a possibilidade de alterar rotas que seguem para o interior do Estado, e que na região engloba apenas Bauru”, acrescentou o representante jurídico.

Segundo o executivo da Pantanal, o aeroporto de Congonhas passa por série de reformulações, com a restrição da entrada de aviões pequenos. “Deixamos claro na reunião que o acesso em Congonhas é limitado. Não há condições de utilizarmos slots para pousos de aeronaves que comportam apenas 40 passageiros, como é o caso de Marília”.

Caso as mudanças sejam realizadas, a população tende a se beneficiar, porque o valor da passagem deve cair consideravelmente. “O aeroporto de Presidente Prudente, já recebe adequação e brevemente estará pleiteando novos pousos e decolagens com este mesmo objetivo. Marília não pode ficar para trás”, considerou Angelotti Neto.

Também ficou acertado no encontro que a TAM/Pantanal terá o prazo de 10 dias para comprovar nos autos que realiza e continuará realizando o transporte gratuito de passageiros entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas.

Necessidade de ampliação

Apesar de ser considerado pelo Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp) como de boa trafegabilidade e, inclusive capaz de receber aeronaves de grande porte, o aeroporto Estadual Frank Miloye Milenkowichi de Marília carece de investimentos para receber aeronaves maiores da TAM. De acordo com documentos apresentados pela empresa aérea, certificados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a classificação atual do aeroporto é nível 3.

“Para que ele opere com aeronaves maiores, a classificação deve ser de número 5. Isso quer dizer que muito deve ser feito, como a expansão do trem de pouso, implantação de sinalização noturna, espaço para estacionamento das aeronaves após o pouso, presença de equipe e caminhão específico de bombeiros, maquinários de raio x, entre outros”, explicou. A promessa feita pelo superintendente do Daesp, Sérgio Augusto de Arruda Camargo, é de que no período de dois anos o aeroporto da cidade receba os investimentos necessários, divulgado em julho deste ano na casa dos R$ 20 milhões.

A denúncia

O MPF entrou no caso após receber representação popular protocolada no dia 20 de agosto pelo advogado Marcos Martins da Costa questionando a atitude da TAM, que repentinamente alterou o destino de aeroportos de Congonhas para Guarulhos (Cumbica). Para o autor da representação, a empresa estaria interessada apenas na obtenção de rotas mais lucrativas, deixando de prestar o serviço público adequado.

A mudança causou protestos de empresários e usuários de Marília e região, que têm de descer em Guarulhos e se deslocar de carro ou ônibus para chegar ao centro de São Paulo, percurso que pode demorar até três horas de acordo com o trânsito da Capital.

O diretor da TAM Linhas Aéreas, Líbano Miranda Barroso, e a diretora-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Solange Paiva Vieira, foram intimados respectivamente nos últimos dias 2 e 8. Entretanto apenas a TAM se manifestou até o momento. A Anac solicitou através de seu departamento jurídico maior extensão de prazo, que foi concedido e expira no próximo dia 2.

marilianews

Webjet diz que opera normalmente e 'lamenta inconvenientes'



Depois de uma semana conturbada, a situação dos voos da companhia aérea Webjet começa a ser normalizada. Dos 40 voos da Webjet previstos entre as 0h e as 10h desta sexta-feira (1º), nenhum atrasou mais de meia hora e dois foram cancelados (5% do total), segundo balanço divulgado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

Considerando todas as companhias aéreas, dos 762 voos programados no mesmo período, 28 atrasaram mais de 30 minutos (3,7%) e 43 foram cancelados.

Em nota, a Webjet disse que "opera normalmente a malha aérea prevista para esta sexta-feira, 1º de outubro, tendo solucionado completamente as questões que a fizeram cancelar parte de seus voos durante esta semana". A companhia ainda afirmou que "lamenta os inconvenientes causados aos seus clientes".

Problemas
Os problemas começaram na segunda-feira (27). Nesse dia, dos 140 voos da companhia em todo o país, 39 atrasaram e 53 foram cancelados. Muitos passageiros enfrentaram filas e ficaram irritados. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) decidiu suspender a venda de bilhetes da companhia aérea de voos programados até o fim da semana.

Em nota divulgada na segunda, a assessoria de comunicação da Webjet afirmou que a companhia foi obrigada a reduzir o número de voos para cumprir a lei que regula os limites de trabalho dos aeronautas. A empresa afirmou ainda que já está contratando novos profissionais para atender à alta demanda.

O Ministério Público Federal do Distrito Federal instaurou inquérito civil público, na quarta-feira (29), com o objetivo de apurar as causas e as responsabilidades dos atrasos e cancelamentos dos voos da Webjet. O MP pede explicações para a empresa e também para a Anac. Ambas terão prazo de dez dias para se manifestar.

g1

Webjet volta a operar com 100% da capacidade


A Webjet anunciou no início da noite de ontem que, hoje, volta a operar com 100% da capacidade, de acordo com o compromisso assumido com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a Infraero.

Em nota, a companhia afirmou que a situação nos aeroportos nesta quinta-feira foi tranquila, com movimentação normal dos passageiros nos balcões da empresa, a exemplo do que ocorreu na terça e na quarta-feira.

A companhia também reforçou que os cancelamentos de ontem ocorreram de forma programada ao longo do mês de setembro, o que permitiu que todos os passageiros fossem devidamente informados e reacomodados em outros voos da própria empresa ou realocados para outras aéreas.

Ainda segundo a nota, "o compromisso de que a situação estará plenamente normalizada hoje deve-se ao fato de que, com a mudança de mês, a empresa pode novamente contar com todas as equipes de tripulantes, bem como com as novas que estavam em treinamento e que começarão a voar em outubro". o diario.com

Anac autua Gol por excesso de horas trabalhadas



A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) notificou a Gol de que começou a emitir autos de infração porque mais de 400 funcionários excederam o limite de horas de voo permitido por lei mês passado, como antecipou nesta quinta-feira o colunista Ancelmo Gois.

Será a primeira vez que a agência autua a empresa por essa razão. A infração foi cometida nos primeiros dias de agosto, quando mais de 50% dos voos domésticos da Gol sofreram atraso e outros 12% foram cancelados, provocando um efeito cascata que praticamente paralisou os aeroportos do país.

Na ocasião, a Gol foi autuada pelo elevado índice de cancelamento de voos, o que poderá resultar em multa de R$ 2 milhões. A autuação por excesso de trabalho poderá resultar em nova multa, cujo valor não foi informado pela Anac.

De acordo com a agência, a decisão de autuar a empresa foi tomada após conclusão de relatório de fiscalização sobre o episódio de agosto. O relatório foi entregue ao Ministério Público do Trabalho na segunda-feira passada.

Em nota, a Gol informou que foi notificada pela Anac "sobre os problemas operacionais pontuais ocorridos no início de agosto" e reafirmou que "trabalha dentro da legislação vigente".

A lei diz que a tripulação não pode voar mais que 85 horas mensais, 230 horas trimestrais e 850 horas anuais.

blog do noblat

Nova rede global de informações de segurança na aviação


A associação internacional de companhias aéreas (IATA), aliou-se à Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO), à Comissão Europeia e ao Departamento de Transportes norte-americano, para o lançamento de uma rede global de informações de segurança da aviação.



As quatro instituições assinaram um memorando de entendimento para a criação do GSIE – Global Safety Information Exchange, um sistema de troca de informações entre elas.

Para já estes intervenientes irão seleccionar, de entre as informações que cada uma recolhe acerca da actividade aérea, quais as informações mais relevantes para o aumento da segurança na aviação comercial.

A IATA será a instituição que mais informação irá fornecer para o sistema, através do seu programa de avaliação de segurança das companhias aéreas (IOSA- Iata Operational Safety Audit), que actualmente é o “standard” de avaliação de segurança na indústria aérea.

A coordenação da circulação de informação no sistema estará a cargo da ICAO. Para o presidente da IATA, Giovanni Bisignani, este memorando “assinala uma nova era de cooperação multilateral entre a indústria e os governos para tornar os céus mais seguros”.
turisver

Viracopos deve fechar 2010 42% acima da capacidade

Foto: Infraero

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) comemora os dados do Aeroporto de Viracopos nos oito primeiros meses deste ano. Foram 3.368.716 embarques/desembarques de janeiro a agosto, contra os 3.364.300 em todo o ano de 2009. O mês de maior movimentação foi julho, com 501.502 embarques/desembarques. Já a movimentação de aeronaves cresceu de 33.656 para 47.904, entre janeiro e agosto de 2009 e 2010.

A previsão é que o aeroporto registre cinco milhões de passageiros até o final de 2010, o que representa 42,8% acima da capacidade do aeroporto, que é de 3,5 milhões/ano. Os números preocupam. É flagrante o comprometimento da infraestrutura oferecida aos passageiros. Há poucas lojas de serviços, filas nos cafés, escassez de vagas nos estacionamentos, sobram irritação e desconforto.

Lillian Neves Ratto, superintendente de Viracopos, diz que a “Infraero trabalha diuturnamente para oferecer infraestrutura e atender com segurança os usuários do aeroporto” e adianta que as obras que permitirão atender mais de 60 milhões de passageiros quando concluídas, estão em fase de licenciamento ambiental e todos os trâmites legais estão sendo cumpridos pela Infraero”.

Ela complementa, destacando que “o aumento na utilização de Viracopos é considerado por especialistas em aviação um dos maiores registrados no mundo, seguido do Aeroporto de Atatürk, em Istambul, na Turquia”.
panrotas

Boeing adia para metade de 2011 a primeira entrega de novos aviões 747-8


NOVA YORK — O construtor aeronáutico americano Boeing anunciou nesta quinta-feira que adiou até meados de 2011 a primeira entrega de seu novo avião 747-8, com um ano e meio de atraso em relação ao calendário oficial.

Boeing adia entrega de 747-8

A nova data de entrega da nova versão do Boeing 747 não terá impacto nos resultados da Boeing em 2010, segundo a empresa.

afp

F4U-1 Corsair: Projetado para enfrentar o japones "Zero"

Projetado para enfrentar os caças japoneses Zero, foi o primeiro caça naval Aliado a superá-los em todos os aspectos na Segunda Guerra Mundial.

O Corsair é considerado por muitos o melhor de todos os caças a pistão já fabricados.
Mais de 12.000 Corsairs foram produzidos durante a Guerra.O motor radial Double Wasp, de 18 cilindros, era o maior motor instalado num caça até então e acionava uma hélice de 4,04m de diâmetro, também a maior já colocada num avião dessa categoria.

As asas tiveram que ser redesenhadas adotando o design de "gaivota invertida", para manter as hélices numa distância segura do solo.


O Corsair F-4U-1 do acervo, fabricado em 1943, foi doado pelo fabricante de motores Pratt &Whitney, tendo chegado ao Brasil em 1999, vindo da Nova Zelândia. Trata-se do mais antigo Corsair voando no mundo. Saiu da unidade de produção no dia 19 de Outubro de 1943 e trata-se de um exemplar raríssimo, foi um dos primeiros 1.550 fabricados na primeira versão do Corsair, a F4U-1, com cockpit tipo "Birdcage".

Curiosidade: Em 1940 o Corsair atingiu uma velocidade de 652km/h, desempenho superior ao de qualquer outro caça em operação na época.

Classificação: Raríssimo
Pais de origem: EUA
Ano de fabricação: 1943

Especificações
Motor: Pratt & Whitney
Características: Radial, 18 cilindros - 2.000HP a 2.700 RPM

Dimensões
Comprimento: 10,26 m
Envergadura: 12,49 m

Capacidades
Peso vazio: 4.074 Kg
Peso completo: 6.350 Kg
Lugares: 1

Performance
Velocidade de cruzeiro: 563 Km/h
Velocidade máxima: 671 Km/h
mundo aéreo

O hidroavião Jahu


O Jahu é um hidroavião Savoia-Marchetti S.55 (versão C), o último de seu modelo no mundo. O Savoia-Marchetti S.55 foi um hidroavião produzido pela fábrica italiana Savoia-Marchetti no ano de 1924 (mas comercializado apenas a partir de 1926). Logo após o seu lançamento, este hidroavião estabeleceu os recordes de velocidade, carga, altitude e distância.

Motor Isota Fraschini de 12 Cilindros em corte longitudinal

O S.55 foi projetado pelo engenheiro italiano Alessandro Marchetti. Um projeto moderno e ousado para a época. Muito versátil, teve uso tanto militar (bombardeiro, reconhecimento) quanto civil (correio aéreo, socorro marítimo).

Graças a seu desempenho, este hidroavião ganhou status de verdadeira legenda em sua época. Os nomes de grandes aviadores do século XX e suas façanhas estão ligados a ele: João Ribeiro de Barros, os italianos Italo Balbo e Francesco de Pinedo, entre outros.

Durante a II Guerra Mundial foi utilizado ativamente pela Itália e Alemanha (Luftwaffe). Foi retirado de serviço no ano de 1945.

O JAHU abandonado: esquecimento matam sua história

Curiosidades

Em 15 de Janeiro de 1931 chega ao Brasil liderada por Italo Balbo uma esquadrilha de 11 S.55 (14 partiram de Orbetello (Itália) a 17 de Dezembro de 1930 porém 3 acidentaram-se durante a viagem matando suas tripulações). O governo brasileiro adquiriu estas aeronaves em troca de café.

O último exemplar do Savoia-Marchetti S.55 ainda existente em todo o mundo encontra-se hoje no Brasil e é também o último hidroavião usado nas travessias transatlânticas remanescente daquele período. Trata-se do Jahú a aeronave utilizada por João Ribeiro de Barros para realizar a primeira travessia aérea transatlantica Africa - América do Sul sem escalas da história no ano 1927. Atualmente encontra-se restaurado e em exposição Museu Asas de um Sonho da cidade de São Carlos-SP (foto acima).
desástres aéreos

TAP perde 7,5 milhões com greves na Europa


A contestação dos italianos contra as medidas de austeridade do Governo fez com que14 aviões da transportadora aérea nacional ficassem em terra. E, esta semana, foi a vez de Espanha afectar a operação da empresa, que suprimiu 12 ligações por causa de constrangimentos nos aeroportos do país. Só este ano, as greves na Europa já provocaram prejuízos de 7,5 milhões de euros à companhia de aviação portuguesa.

Desde Janeiro, a TAP já cancelou 213 voos por causa de protestos em território europeu, mais concretamente, em França, Espanha, Itália e Bélgica. Destes, apenas 12 foram substituídos por novas frequências, o que significa que a perda líquida da empresa foi de 201 ligações. A maioria dos cancelamentos (113) ocorreu entre Julho e 29 de Setembro, o que inclui os 12 voos suspensos esta semana, na sequência da greve geral em Espanha.

Actualmente, a transportadora área nacional, detida a 100 por cento pelo Estado, opera uma média de 150 voos diários, o que significa que os cancelamentos ocorridos em 2010 correspondem a dia e meio de operação paralisada. Tendo em conta que a TAP factura cerca de cinco milhões de euros por dia, conclui-se que, só este ano, a companhia de aviação já conta com prejuízos de 7,5 milhões de euros provocados pelos protestos que têm assolado a Europa.

De acordo com informações cedidas pela companhia de aviação portuguesa, França foi a grande responsável pela suspensão de ligações. Desde Janeiro, já foram cancelados 170 voos por causa das greves ocorridas no país, maioritariamente relacionadas com protestos contra medidas do governo francês. Espanha surge em segundo lugar, tendo provocado a suspensão de 23 ligações. Em terceiro, está a Itália (14) e a Bélgica (seis).

O número de cancelamentos resultante de contestações tem vindo a aumentar ao longo do ano. No primeiro trimestre, houve 54 cancelamentos (quatro dos quais a TAP conseguiu substituir por novas frequências). Entre Abril e Junho, o número desceu para 46, mas não foi possível à empresa proceder a substituições. Nos meses que se seguiram, o cenário agravou-se. A contestação na Europa já provocou 113 supressões e só foi possível substituir oito voos.

Os impactos destas reduções súbitas na operação da transportadora medem-se em perda de receitas, quando, por exemplo, os passageiros decidem cancelar a reserva e escolhem um concorrente para voar. Mas também trazem custos acrescidos, uma vez que, mesmo quando os clientes mantêm a reserva, é, por vezes, necessário proceder ao aluguer de equipamento aéreo a outras empresas.
publico pt

Azul espera superar 8% de market share no fim de 2010


A Azul Linhas Aéreas espera fechar o ano com uma participação de mercado de mais de 8 por cento na aviação doméstica, segundo o presidente da empresa, Pedro Janot.

"Estamos subindo para 7 por cento e achamos que no fim do ano estaremos entre 8 por cento e alguma coisa. O mercado não está parado. Está todo mundo crescendo. As pequenas mais que as grandes", disse o executivo.

A Azul, que iniciou operações em dezembro de 2008, tinha em agosto market share de 6,14 por cento, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

"De um mercado estático há até pouco tempo quando havia duopólio, estamos num mercado em ascensão", afirmou Janot a jornalistas em evento na Câmara Britânica no Rio nesta quinta-feira.

As líderes TAM e Gol tinham em 2008 quase 93 por cento do transporte aéreo de passageiros dentro do Brasil. A fatia combinada de ambas vem caindo, mas em agosto ainda estava acima dos 80 por cento. Além da Azul, companhias aéreas menores como Avianca (ex-OceanAir), WebJet e Trip vêm ganhando mercado.

Janot afirmou que a Azul tem buscado inserir no mercado aéreo nacional a nova classe C, o equivalente a mais 30 milhões de pessoas que subiram de camadas mais baixas para a classe média.

o globo