O Jahu é um hidroavião Savoia-Marchetti S.55 (versão C), o último de seu modelo no mundo. O Savoia-Marchetti S.55 foi um hidroavião produzido pela fábrica italiana Savoia-Marchetti no ano de 1924 (mas comercializado apenas a partir de 1926). Logo após o seu lançamento, este hidroavião estabeleceu os recordes de velocidade, carga, altitude e distância.
O  S.55 foi projetado pelo engenheiro italiano Alessandro Marchetti. Um  projeto moderno e ousado para a época. Muito versátil, teve uso tanto  militar (bombardeiro, reconhecimento) quanto civil (correio aéreo,  socorro marítimo).
Graças a seu desempenho, este hidroavião  ganhou status de verdadeira legenda em sua época. Os nomes de grandes  aviadores do século XX e suas façanhas estão ligados a ele: João Ribeiro  de Barros, os italianos Italo Balbo e Francesco de Pinedo, entre  outros.
Durante a II Guerra Mundial foi utilizado ativamente pela Itália e Alemanha (Luftwaffe). Foi retirado de serviço no ano de 1945.
Curiosidades
Em  15 de Janeiro de 1931 chega ao Brasil liderada por Italo Balbo uma  esquadrilha de 11 S.55 (14 partiram de Orbetello (Itália) a 17 de  Dezembro de 1930 porém 3 acidentaram-se durante a viagem matando suas  tripulações). O governo brasileiro adquiriu estas aeronaves em troca de  café.
 O  último exemplar do Savoia-Marchetti S.55 ainda existente em todo o  mundo encontra-se hoje no Brasil e é também o último hidroavião usado  nas travessias transatlânticas remanescente daquele período. Trata-se do  Jahú a aeronave utilizada por João Ribeiro de Barros para realizar a  primeira travessia aérea transatlantica Africa - América do Sul sem  escalas da história no ano 1927. Atualmente encontra-se restaurado e em  exposição Museu Asas de um Sonho da cidade de São Carlos-SP (foto  acima).
 O  último exemplar do Savoia-Marchetti S.55 ainda existente em todo o  mundo encontra-se hoje no Brasil e é também o último hidroavião usado  nas travessias transatlânticas remanescente daquele período. Trata-se do  Jahú a aeronave utilizada por João Ribeiro de Barros para realizar a  primeira travessia aérea transatlantica Africa - América do Sul sem  escalas da história no ano 1927. Atualmente encontra-se restaurado e em  exposição Museu Asas de um Sonho da cidade de São Carlos-SP (foto  acima).desástres aéreos
 


 
  
  
 
3 comentários:
Por que "desastres aéreos"?
Por que "desastres aéreos"?
off white t shirt
paul george
off white
jordan travis scott
supreme clothing
kobe 11
kyrie 7
supreme
supreme clothing
supreme
Postar um comentário