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quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

18 táxis são apreendidos no Aeroporto Tom Jobim


Numa operação realizada nesta quarta-feira, no Aeroporto Internacional Tom Jobim, fiscais da Secretaria municipal de Transportes apreenderam 18 táxis, sendo dez lacrados e oito removidos para o depósito público de Manguinhos. Os veículos apresentavam problemas de documentação, como selo de vistoria vencido e de conservação - pneus carecas e mau estado da carroceria. Uma kombi do transporte alternativo também foi lacrada.
Extra

Ocean Air



A Ocean Air estuda montar uma empresa de manutenção de aeronaves em parceria com um grupo internacional do ramo. A empresa de German Efromovich quer ser minoritária no negócio.

Contato Radar

Northwest chega ao fim


No último sábado (30/01), a Delta Airlines terminou o processo de fusão e integração da Northwest Airlines.

Agora, ambas as companhias serão controladas completamente pela Delta. Aeronaves, tripulação, callsign, reserva de voos, tudo receberá o nome “Delta”.

Passageiros que reservaram seus bilhetes com a Northwest antes do anúncio de compra, foram automaticamente mudados para o mesmo voo, com a Delta.

FlightLife

Verdades não ditas da Aviação Comercial

voce_sabiaQue :

- Quem se senta nas poltronas do fundo, tem mais chances de sobrevivência em caso de acidente.

- Durante os pousos e decolagens, é solicitado para que as poltronas fiquem em posição vertical pois com a configuração atual das poltronas da classe econômica, são tão apertadas que podem impedir a evacuação da aeronave em caso de emergência.

- Somente metade do ar de dentro da cabine é reciclado , para ajudar a poupar combustível. Com isso a oxigenação do sangue é reduzida o que não costuma ser perigoso e que geralmente causa uma leve sonolência.

- É necessário sempre estar com o cinto de segurança afivelado pois você pode ser vítima de turbulência, que geralmente é inofensiva para a aeronave, mas mata 25 passageiros por ano.

- Sempre nos é informado que o assento da poltrona é flutuante, mas a probabilidade de sobreviver a um pouso na água com um avião grande é mínima pois geralmente o avião explode.

FSX DOWN


Jatinho com Beyoncé aterrissa em Florianópolis e cantora segue escoltada para o hotel


A cantora Beyoncé chegou na manhã desta quinta-feira a Florianópolis para o show que realizará às 22h no Parque Planeta. A pop star desembarcou no Aeroporto Internacional Hercílio Luz, Sul da Ilha de Santa Catarina, às 10h47min.

Beyoncé chegou em um jatinho e segue escoltada para um hotel na Beira-Mar Norte, de acordo com informações da Polícia Militar Rodoviária (PMRv). A primeira informação dava conta de que a cantora seguiria para um hotel de luxo em Governador Celso Ramos, na Grande Florianópolis.

Segundo o major Pontes da PMRv Beyoncé será levada para o Sofitel em um carro blindado. Dois automóveis Audi blindados e uma van chegaram ao aeroporto por volta das 9h. Para evitar imprevistos, o trajeto entre o aeroporto e o hotel foi feito antecipadamente pela equipe de escolta.

A movimentação de fãs é pequena, mas teve quem passou a noite e parte da madrugada no aeroporto para ver a diva pop. Os estudantes Vitor Luiz de Mello, 15 anos, e Mauro Marques, 17 anos, ficaram 9 horas no terminal aéreo, foram para casa e retornaram ao Hercílio Luz na manhã desta quinta.
ZH

Aeromexico encerra atividades no Canadá

Em menos de um ano, a Aeromexico decidiu cessar suas operações no Canadá.

Operando desde março de 2009 para as cidades de Toronto e Montreal, a companhia decidiu retirar os voos devido à baixa demanda, e dificuldades dos passageiros mexicanos em adquirir o visto canadense.

Atualmente, a rota para Montreal ja está suspensa, enquanto a retirada de Toronto está sendo analisada e formulada.

Por enquanto, passageiros mexicanos ainda contam com uma ligação para o Canadá, através da companhia Mexicana, que voa de seu hub, na cidade do México, para as cidades canadenses de: Toronto, Montreal, Calgary e Vancouver.

Flight Life

TRIP em expansão


Campo Grande, em Cuiabá, é o novo hub da Trip no Centro-Oeste. O diretor de Marketing e Vendas da empresa, Evaristo Mascarenhas, adiantou que a novidade para a região é uma operação, já iniciada, entre Cruzeiro do Sul (AC), Rio Branco (AC) e Campo Grande.

“Estamos trabalhando há duas semanas nesta região e os resultados são bastante positivos. A nossa ideia é utilizar Cuiabá para ligar as duas pontas do País”, afirmou Mascarenhas, adiantando que, ainda este ano, pelo menos sete aeronaves chegarão. “Esses novos equipamentos serão bastante utilizados para ligar Guarulhos (SP) ao interior paulista, Minas Gerais e Santa Catarina.”

Atualmente a Trip atende 74 destinos. Até abril, segundo o dirigente, este número chegará a 80. “O nosso desejo é atender 90 destinos até dezembro. Vamos ver se será possível”, vislumbrou Evaristo Mascarenhas, que participa do Workshop CVC, na capital paulista, com um estande.
Panrotas

WEBJET cresce mais de 100%


Foram 437.484 pessoas transportadas pela empresa em janeiro de 2010, 107,2% a mais que no mesmo período de 2009. A companhia atribuiu os bons resultados à combinação entre uma malha mais eficiente e à chegada de novas aeronaves, além de uma política de preços dinâmica e competitiva, com atenção especial às classes C e D.

Segundo a Webjet, o aumento é consequência do ganho de eficiência da empresa, que, com o aumento da frota, que pulou de 11 para 20 aeronaves, passou a oferecer um número de assentos-quilômetro 75% superior em relação a janeiro de 2009, pulando de 213.135.795 para 433.713.268 no período.

De carona no lançamento de produtos como o Vai Voando, que estimula o uso do transporte aéreo pelas classes C e D, garante, a resposta do mercado foi ainda melhor

PANROTAS

Passaredo - GRU-RAO-REC


Em março, a Passaredo atenderá mais um destino: Recife (PE). A rota da companhia aérea regional, que se inicia na segunda quinzena de março, sai de Guarulhos, passa por Ribeirão Preto e termina na capital pernambucana. Com a novidade, a Passaredo totaliza 19 cidades atendidas.

“Estamos indo muito bem. Novas rotas devem ser surgir até o final do ano. O que posso dizer é que a nossa meta é crescer 250% este ano”, revelou o gerente de Marketing da empresa, Keco Corrêa.
contato radar

Passaredo amplia rotas

Seguindo os planos de expansão para o ano de 2010, a Passaredo Linhas Aéreas lançou neste mês de fevereiro dois vôos ligando Ribeirão Preto (SP), a Porto Alegre (RS), com conexão em Curitiba (PR). A rota é feita com um dos jatos ERJ-145, dos quatro que a empresa possui.

Os vôos que já estão em operação, saem diariamente do aeroporto de Ribeirão Preto e Porto Alegre em dois horários, às 9h45 e às 15h45, do aeroporto do interior de São Paulo e às 7h32 e às 15h30, do aeroporto da capital gaúcha. Sendo que todos os voos fazem escala na cidade de Curitiba.

As passagens já estão disponíveis no site da empresa e também podem ser adquiridas junto aos agentes de viagens.

A aeronave
O jato, que transporta até 50 pessoas, é equipado com eficientes motores de baixo nível de ruído e consumo de combustível, por isto é tão indicado para a aviação regional. Possui também cabine diferencial que permite um vôo suave e tranqüilo acima do mau tempo, proporcionando maior conforto para os passageiros.



Jato da passaredo transporta até 50 pessoas

Phábrica de Idéias

Aircruise, um novo jeito de voar

Aircruise, um novo jeito de voarNão é avião, mas pesa tanto quanto um jato. Não é um balão, mas é movido a gás e funciona sem turbinas.

Trata-se da Aircruise, uma nave vertical abatecida com hidrogênio e energia solar desenvolvida para transporte de luxo. O gás é usado como em balões, para inflar a nave.

A criação é da empresa de design Seymourpowell, e o conceito chamou a atenção da Samsung Construction and Trading, que encomendou uma animação detalhadas desse projeto futurístico.

Voando com a velocidade de um carro (entre 100 e 150 km/h), a nave pretende ser um meio de resgatar o prazer de viajar em si, e não preza pelo tempo de chegada ao destino. Para se ter uma ideia, com a Aircruise levaria-se 37 horas para ir de Londres a Nova York.

Quase um hotel nos céus, ela possui bar, lounge e salas de estar, espaço de relaxamento, quatro apartamentos duples, uma cobertura e cinco apartamentos simples. Desenvolvida para comportar um máximo de 100 passageiros, a nave teria 20 membros de staff a bordo, como funcionários de um hotel flutuante.

Da plataforma de embarque ao topo, ele tem 265 metros de altura e sua estrutura é estimada em 270 toneladas, o mesmo que um super jumbo A380. O hidrogênio é usado para erguer a nave, e é capaz de aguentar 1,2 quilos por metro cúbico. As células combustíveis do gás também fornecerão um pouco de água potável.

Além disso, painéis solares cobrem a parte superior do chamado envelope central, um espaço com área de 330 mil metros cúbicos.

Segundo a Seymourpowell, a física do projeto em si determina o luxo. o Aircruise precisa de um volume enorme de gás para ser erguido, além de ter proporcionalmente pouco peso para o seu tamanho. Assim, é obrigatório muito espaço livre e poucos passageiros.

A empresa também sugere que ele possa ser usado para turismo, como um jantar sobre o mar ou passeio sobrevoando uma região turística.

VEJA MAIS IMAGENS DO AIRCRUISE NAS PRÓXIMAS PÁGINAS



easyJet cresce 10,7% em Janeiro e reduz capacidade ociosa em 10%


A easyJet, maior low cost a operar em Portugal, transportou em Janeiro mais 10,7% ou mais 303 mil passageiros que no primeiro mês de 2009, aumentando o volume de tráfego para 3,14 milhões, o que face a um incremento da capacidade em 5,6% lhe permitiu reduzir o número de lugares vazios em 10%.
O balanço do tráfego em Janeiro publicado hoje pela easyJet indica que os 3,14 milhões de lugares de avião vendidos em Janeiro correspondem a 79,3% do total de lugares colocados no mercado, quando em Janeiro de 2009 com 2,8 milhões de lugares a percentagem de lugares vendidos foi de 75,7%.
Presstur

EUA prometem revisão de "lista negra" da segurança aérea


Os Estados Unidos revisarão em breve a lista de países cujos passageiros são submetidos a uma revista mais rigorosa e poderão retirar algumas nações, como a Nigéria, caso elas não sejam mais consideradas ameaças à segurança, disse uma autoridade norte-americana.

A Nigéria e outros aliados, como Arábia Saudita e Argélia, manifestaram desagrado por serem incluídos na lista de 14 países, divulgada no mês passado por Washington após uma tentativa frustrada de explodir um avião comercial norte-americano.

Passageiros que viajam entre esses 14 países e os Estados Unidos estão sujeitos a uma revista especial antes do vôo de acordo com a medida, incluindo uma revista no corpo e na bagagem de mão.

"Haverá uma revisão em breve e se for verificado que o alerta não é mais aplicável à Nigéria, o país será removido (da lista)", disse Johnnie Carson, secretário assistente de Estado para Assuntos Africanos dos EUA, nesta quarta-feira, em Acra, capital da vizinha Gana.

"Os EUA não têm nada contra o povo e o governo da Nigéria e ainda mantemos um bom relacionamento com esse país", disse Carson a jornalistas, acrescentando que a medida era destinada a "gerar consciência" sobre possíveis ameaças.

No dia de Natal, o nigeriano Umar Farouk Abdulmutallab, descrito pelas autoridades norte-americanas como membro da Al Qaeda, tentou sem sucesso detonar explosivos escondidos em sua cueca enquanto o avião se aproximava da cidade norte-americana de Detroit, procedente de Amsterdã, na Holanda.

Os 14 países na lista de Washington são Cuba, Irã, Síria, Sudão, Afeganistão, Argélia, Iraque, Líbano, Líbia, Nigéria, Paquistão, Arábia Saudita, Somália e Iêmen - na maioria aliados importantes na luta contra a Al Qaeda.

o globo

Beyoncé chegando



Beyoncé está chegando, toda a equipe de apoio está a postos. A diva, que não vem mais em seu jatinho e sim em avião maior, com seus convidados, está pra aterrissar no Aeroporto Hercílio a qualquer minuto.

FedEx Transporta Pandas gigantes dos Estados Unidos para a China com o novo Boeing 777F

A FedEx Express doará seus serviços logísticos para transportar dois pandas gigantes dos Estados Unidos para a China, no dia 4 de Fevereiro de 2010. Trabalhando em conjunto com o Zoológico Nacional do Smithsonian, de Washington, e o Zoológico de Atlanta, a FedEx Express levará os pandas em um voo sem escalas do Aeroporto Internacional Dulles, em Washington, para Chengdu, na China.


Tai Shan, um panda macho de 4 ½ anos, nascido no Zoológico Nacional, e Mei Lan, uma panda fêmea de 3 anos, nascida no Zoológico de Atlanta, viajarão a bordo do “FedEx Panda Express”, um avião cargueiro 777 Freighter (777F) customizado para a missão.

“A FedEx está preparada para fazer esta entrega especial, dada a nossa longa história de conexão entre os EUA e a China, e nossa ampla experiência global na entrega de cargas valiosas, de pacotes a pandas”, disse David J. Bronczek, presidente e CEO da FedEx Express. “É um privilégio servir como a transportadora de confiança desses raros pandas e estamos orgulhosos em apoiar os esforços de preservação desta espécie em extinção.”

Atualmente, ambientalistas estimam que somente 1.600 pandas ainda vivam em florestas. Tanto Tai Shan quanto Mei Lan fazem parte de programas globais de conservação de pandas gigantes.

A FedEx Express levará Mei Lan de Atlanta para a capital Washington, onde junto com Tai Shan, será preparada para o voo transatlântico. A bordo da aeronave 777F – que será exclusiva para a jornada dos pandas - Tai Shan e Mei Lan viajarão em dois contêineres de transporte feitos sob medida, fornecidos pela FedEx Express. Os pandas deixarão Washington no final da manhã de 4 de Fevereiro e chegarão a Chengdu no final da tarde do dia 5 de Fevereiro, aproximadamente 14 ½ horas entre a decolagem e a aterrissagem.

O voo dos pandas será o mais curto possível, como resultado da eficiência em combustível da aeronave 777F, o maior avião de cargas bi-jato do mundo, a mais recente aquisição para a frota global da FedEx. No início de Janeiro de 2010, a FedEx lançou o serviço internacional com o 777F, com uma conexão direta entre Xangai e os EUA.

Além de doar todo o transporte aéreo necessário, a FedEx Express também oferecerá apoio logístico terrestre em Washington e Atlanta. Em ambas as cidades, caravanas de veículos da FedEx levarão os pandas para o aeroporto. Autoridades policiais locais estarão a postos para garantir um percurso tranquilo aos pandas. Os pilotos e motoristas FedEx, selecionados para transportar os pandas, são alguns dos membros mais experientes da companhia.

A FedEx Express, o Zoológico Nacional, o Zoológico de Atlanta e os organizadores chineses em Chengdu trabalharam em parceria para garantir que todas as precauções necessárias fossem tomadas para proporcionar um voo seguro e confortável para os pandas. Especialistas em saúde animal de ambos os zoológicos receberam privilégios especiais de voo, para que pudessem acompanhar os pandas a bordo da aeronave.

Após a chegada em Chengdu, Tai Shan será recebido pela Associação Chinesa de Conservação da Vida Selvagem, e a Associação Chinesa de Jardins Zoológicos cuidará de Mei Lan. Tai Shan residirá na Reserva de Wolong, do Centro de Conservação e Pesquisa da China, em Sichuan, na China, e Mei Lan residirá na Base de Pesquisas e Criação de Pandas Gigantes de Chengdu.

Em virtude de regulamentações de segurança, a partida e a chegada de ambos os pandas serão fechadas ao público em geral.
aVIAÇÃO bRASIL

EasyJet oferece transporte gratuito ao Papa




A companhia aérea EasyJet aproveitou a polêmica sobre o elevado custo de uma próxima visita do Papa ao Reino Unido para oferecer transporte gratuito ao pontífice, "a fim de contribuir para reduzir os custos da viagem".

Bento XVI confirmou na segunda-feira sua primeira visita ao Reino Unido, sem informar a data, em um discurso para um grupo de bispos britânicos, no qual também criticou o projeto de lei atualmente em discussão no Parlamento para proteger homossexuais da discriminação.

Suas declarações suscitaram polêmica, e a organização laica National Secular Society (NSS) queixou-se "dos gastos de cerca de 20 milhões de dólares" da visita, que devem ser pagos pelos contribuintes britânicos.

A EasyJet aproveitou a ocasião para oferecer ao Papa "a experiência totalmente nova de uma viagem de baixo custo", que, no seu caso, seria gratuita.

Além disso, o pontíficie poderá desfrutar sem nenhum ônus de um embarque prioritário, o que permitirá que "seja um dos primeiros a subir no avião para escolher sua poltrona".

A companhia menciona que o preço de seus voos entre Reino Unido e Roma é "consideravelmente mais barato que o das empresas aéreas tradicionais que o Papa costuma escolher".

"Estamos certos de que quando ele tiver experimentado a EasyJet, nunca voltará a querer outra companhia.

A empresa informou nesta quarta-feira que espera uma resposta do Vaticano ao convite.

Outra companhia aérea de baixo custo, a Ryanair, transportou a rainha Sofia da Espanha em um voo entre Santander a Londres em maio de 2009, mas logo utilizou sua imagem sem autorização em uma campanha publicitária que surpreendeu e aborreceu a Casa Real.

AFP

Webjet bate recorde de passageiros transportados


A Webjet Linhas Aéreas conseguiu uma melhora de 107,2% no numero de passageiros transportados no mês de janeiro.

Comparando-se o mês em 2009 e em 2010, houve um aumento de 226.340 passageiros. Foram 437.484 pessoas em 2010, comparado com 211.144 em 2009.

Isso se deve a uma fase positiva que vive a Webjet, com o fortalecimento da malha aérea e o aumento da frota, passando de 11 para 20 aeronaves, aumentando a oferta de assento em 75%.
Flight Life

AZUL: Promoção Para Quem Tem Pouca Grana e Muita Vontade Neste Carnaval

Para agitar um pouco os vôos do meio do Carnaval, a Azul está com uma promoção para quem tem muita disposição e quer curtir pelo menos um dia de Carnaval voando.

Ela está com vôos promocionais para partidas dia 14 e 15 e retorno no dia 15 e 16. Compras só até 04 de fevereiro. Se eu fosse mais jovem e morasse em São Paulo/Campinas, encarava numa boa essa promoção!

Existem outras tarifas promocionais partindo de outras cidades, mas com preços mais elevados.

Aquela Passagem

A revista de bordo UP da TAP Portugal já está disponível online:



The online edition of UP, the award-winning in-flight magazine of TAP Portugal, is already available online:

http://www.upmagazine-tap.com/

Aeroporto Santos Dumont (RJ) recebe melhorias na área de desembarque


O Aeroporto do Rio de Janeiro/ Santos Dumont (RJ) ganhou na última sexta-feira uma nova saída da sala de desembarque. A obra, orçada em R$ 14 mil, proporcionou mais conforto aos passageiros e maior fluidez às operações. Entre as melhorias implementadas, está a instalação de divisórias fixas - que separam os passageiros do público - além de novos monitores de LCD para o Sistema Informativo de Voos.

Segundo o superintendente do Santos Dumont, Emmanoeth e Jesus Vieira de Sá, além da nova saída da sala de desembarque e dos novos monitores de LCD, outras obras serão realizadas. “Após o Carnaval, será instalada uma nova esteira de restituição de bagagens. Haverá, ainda, a substituição dos assentos de toda a área do desembarque. Serão 600 novos lugares”, afirmou o superintendente.

De acordo com a administração do aeroporto, em dezembro, transitaram pelo Santos Dumont cerca de 600 mil passageiros. No acumulado de 2009, um total de cinco milhões de passageiros embarcaram e desembarcaram no terminal carioca.
jornal de turismo

Acionistas da Avianca e da Taca formalizam a união de seus negócios


Após concluir a fase de aprovações regulamentares e de concorrência exigidas para a concretização da união anunciada em outubro de 2009, a Synergy Aerospace Corp, acionista majoritária da Avianca, e a Kingsland Holding Limited, proprietária do Grupo Taca, anunciaram, na última terça-feira, a assinatura de um Acordo de Acionistas pelo qual ficam estabelecidas as bases que dão início à união estratégica de seus negócios.

Em decorrência desse acordo, serão reunidos esforços para um negócio conjunto, no qual os acionistas contribuarão com seus investimentos na Avianca e no Grupo Taca, tendo em vista uma nova companhia aérea que se denominará Avianca-Taca Limited, domiciliada nas Bahamas, ficando a propriedade desta última distribuída na proporção de 67% para a Synergy Aerospace Corp. e 33% para a Kingsland Holding Limited.

Desse modo, os diretores encarregados da nova organização darão início a um plano de ação que visa controlar, impulsionar e fortalecer o conjunto das linhas aéreas que integram a Avianca e a Taca e que constituem a rede de maior cobertura das Américas. O Acordo dos Acionistas prevê que as decisões estratégicas serão tomadas por consenso e utilizará os métodos da união entre iguais.

Por parte do Grupo Taca, estão envolvidas as linhas aéreas Taca International, bem como sua propriedade nas companhias aéreas Lacsa, Taca Perú, Aviateca, Sansa, La Costeña, Aeroperlas e Isleña. Por parte da Avianca, estão envolvidas: Avianca, Sam e Tampa, bem como a opção de compra que possui o Grupo Synergy sobre a Aerogal do Equador e sobre a companhia OceanAir do Brasil.

O processo de união e captação de sinergias

O processo de união será efetuado por fases, buscando, primeiro, inovar com vistas ao benefício dos mercados e dos passageiros e, em seguida, avançando progressivamente para uma integração estratégica que permita garantir a posição competitiva das linhas aéreas na América Latina orientada por uma mesma visão.


Sobre a Avianca e a Taca

A Avianca e a Taca produzem, de forma conjunta, receitas anuais de aproximadamente 3 bilhões de dólares (pouco mais de R$ 5,5 bilhões); servem mais de cem destinos em todo o mundo (incluindo 75 cidades da América Latina); operam hoje uma frota de 129 aeronaves modernas de curto, médio e longo alcance; empregam, de modo direto, cerca de 12 mil pessoas; e seus programas de passageiros frequentes contam com mais de 3 milhões de membros.


O atendimento do cliente é a prioridade dos diretores

Roberto Kriete será o presidente da diretoria da organização conjunta, enquanto Fabio Villegas será o CEO (Chief Executive Officer) da Avianca-Taca, Estuardo Ortíz o COO (Chief Operating Officer) e Gerardo Grajales o CFO (Chief Financial Officer). “A formalização desta união nos mostra a necessidade de visualizar sinergias em beneficio dos clientes, bem como o desafio de fortalecer os mercados e oferecer mais cobertura, o que redundará em um desenvolvimento para as comunidades do continente. Por outro lado, o trabalho conjunto nos permitirá consolidar o espírito de integração que sempre inspirou nossa participação na aviação comercial”, declarou Kriete.

Ao mesmo tempo, Germán Efromovich expressou sua satisfação pela forma eficaz com que se realizou o processo de aprovações regulamentares e de concorrência. “Isso denota um bom sinal para a união que se concretiza nesse ano novo. Tenho a certeza de que a grande equipe de trabalho que constitui a família Avianca-Taca saberá responder com denodo ao desafio do serviço e com a qualidade que todos nós esperamos”, acrescentou.

Por sua parte, Fabio Villegas mostrou-se satisfeito em participar desse desafio que ele vai enfrentar junto com Estuardo Ortiz e Gerardo Grajales, respectivamente COO e CFO da organização nascente. “Confio no talento, na capacidade e no entusiasmo para organizar e desenvolver, em equipe, um serviço aéreo de classe mundial. A excelência operativa e uma cultura de alto nível de desempenho, focalizando o cliente, constituem a base sobre a qual continuaremos trabalhando para aproveitar da melhor forma possível as sinergias que as linhas aéreas propiciam em seu conjunto.”

Com efeito, através da mencionada união, pretende-se criar a rede mais completa de serviços de passageiros e de carga da América Latina, desenvolvendo novos mercados a partir de seus centros de conexão com Bogotá, El Salvador, San José de Costa Rica e Lima e, desse modo, oferecer melhores serviços para mais destinos e com mais opções de horários.

Considerando o significativo valor de ambas as marcas em suas respectivas regiões, não são previstas mudanças nos nomes e/ou marcas em curto prazo.

jornal de turismo

Smiles prorroga promoções de alta temporada até março



Os participantes do Smiles, programa de milhagem, poderão emitir bilhetes promocionais na alta temporada para viajar até o final de março. É que o programa prorrogou as ações “Milhas Reduzidas” e a “Smiles & Money”.

“Desde dezembro do ano passado, o site do Smiles tem registrado uma emissão de bilhete-prêmio da “Promoção Milhas Reduzidas” por minuto”, aponta Murilo Barbosa, diretor de Marketing e Cartões da Gol. “O intuito do Smiles é facilitar o uso de milhas e o resgate de bilhetes-prêmio pelos milhões de participantes, que terão oportunidades especiais por quase todo o ano”.

Com a “Milhas Reduzidas”, os participantes Smiles podem emitir bilhetes até o dia 31 de março para todos os destinos operados pela Gol nas regiões Sul (exceto Navegantes e Florianópolis), Sudeste e Centro-Oeste do País, utilizando apenas oito mil milhas por trecho.

Já por meio da segunda promoção, os participantes podem viajar para todos os destinos domésticos e internacionais da Gol e da Varig, combinando duas mil milhas por trecho e a tarifa especial. Essa opção está disponível até 24 de março e oferece 20% de desconto no valor da tarifa programada, que pode ser encontrada com 7, 14 ou 21 dias de antecedência da data do voo.
Jornal de Turismo

Gol prevê preço de passagens na mesma média de 2009



A Gol está vendo os preços de passagens aéreas sob pressão em 2010 e estima que as tarifas deste ano ficarão na mesma média de 2009, afirmou o presidente da companhia aérea, Constantino de Oliveira Júnior.

"Os preços continuam sob pressão de baixa. Acredito que eles vão ficar na mesma média de 2009", afirmou o executivo à Reuters. Constantino Júnior está em Nova York para participar de conferência do Raymond James, nesta quinta feira.

O setor aéreo brasileiro passou por forte aumento na demanda de passageiros no final de 2009, impulsionada por promoções e acertos das companhias com instituições financeiras que permitiram o parcelamento de passagens em até 60 meses em alguns casos.

O presidente da Gol evitou fazer projeções sobre a demanda esperada pela empresa em 2010, mas lembrou que o segundo semestre de 2009 apresentou um desempenho "bastante forte".

Somente em dezembro, a demanda do mercado doméstico cresceu quase 38% sobre o mesmo período de 2008, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Com o impulso do final do ano passado, após um primeiro semestre lento, 2009 registrou a maior demanda por passagens aéreas desde 2005 no País.

Smiles
O presidente da Gol disse que sua empresa não prepara uma "resposta" para a oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) da unidade de gestão de redes de fidelidade e milhagem da rival TAM, Multiplus.

A ação da Multiplus, com estreia na Bovespa na sexta-feira, saiu a R$ 16, abaixo da faixa estimativa feita pelos coordenadores no prospecto da operação, de R$ 18 a R$ 24.

Na avaliação de Constantino Júnior, a rede Smiles, maior programa de milhagem da América Latina, com 6,5 milhões de clientes contra 6,3 milhões da Multiplus, ainda tem "potencial para agregar mais valor".

Segundo ele, a Gol não tem em seus planos uma eventual cisão do Smiles para uma oferta de ações no mercado.

"Não está em nossos planos um 'spin off' do Smiles ou de qualquer outra unidade da Gol agora, nem nos próximos cinco anos", cravou Constantino Júnior.

O objetivo da empresa após uma revitalização do Smiles e de sua malha de voos ao longo de 2008 e 2009 é ampliar parcerias do programa com empresas que compram milhas antecipadamente para oferecer como benefício de fidelidade a seus clientes.

Parcerias
Constantino Júnior lembrou os acordos da Gol com Bradesco e Banco do Brasil, que lançaram cartões de crédito com a marca Smiles que permitem parcelamento de passagens e ajudaram a engordar o caixa da companhia aérea em cerca de R$ 250 milhões no ano passado.

No mercado doméstico, a Gol está respondendo aos avanços da TAM em aviação regional também com parcerias, com empresas menores como a Air Minas Linhas Aéreas, em Minas Gerais.

A TAM anunciou a compra da Pantanal no final de 2009 com objetivo de criar uma unidade para explorar a aviação regional fora dos grandes pólos de tráfego como São Paulo e Rio de Janeiro.

No exterior, a Gol está se concentrando em rotas no Caribe, que "abrem perspectivas para novas bases na região e na América Central", segundo Constantino Júnior.

A Gol está operando voos próprios do Brasil para Curaçao, Aruba e Punta Cana (República Dominicana). Na América do Sul, "os voos estão fortes. Está superada a questão da gripe suína e a crise financeira", afirmou o executivo.

Terra

Azul desloca voo para São José dos Campos por alerta sobre freio


Uma aeronave Embraer 190, da Azul Linhas Aéreas, que voava de Porto Alegre ao Rio de Janeiro, fez um "pouso de precaução" em São José dos Campos (SP) nesta quarta-feira, após o painel do avião acusar problema no sistema de freio de estacionamento da aeronave, informou a companhia.

"Todos os 75 clientes e 5 tripulantes a bordo foram reacomodados em ônibus por profissionais da Azul e seguiram para o Aeroporto de Viracopos, Campinas, de onde prosseguem para o Rio de Janeiro", informou a companhia aérea em comunicado.

De acordo com a empresa, o pouso em São José dos Campos ocorreu "sem qualquer anormalidade" às 14h28, horário de Brasília.

"Este aeroporto foi escolhido como alternativa para esta operação por apresentar condições ideais de segurança operacional", afirma a nota.

Operando desde dezembro de 2008, a Azul voa para 17 cidades do Brasil e tem uma frota de 14 aeronaves, todas fabricadas pela Embraer.
Desástres Aéreos

Aeronáutica nega confirmação sobre compra do Rafale


BRASÍLIA - O Comando da Aeronáutica informou nesta quinta-feira, 4, que não recebeu qualquer comunicação oficial sobre o vencedor do processo de seleção dos novos caças para a Força Aérea Brasileira (FAB). Manchete do jornal Folha de S.Paulo desta quinta-feira informa que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Defesa, Nelson Jobim, já se definiram pelo caça francês Rafale, depois que a empresa reduziu o preço do pacote de aviões, segundo a reportagem, de US$ 8,2 bilhões para US$ 6,2 bilhões.

"A respeito da divulgação pela imprensa do suposto vencedor do processo de seleção dos novos caças multiemprego para a Força Aérea Brasileira (FAB), este Centro informa que o Comando da Aeronáutica não recebeu qualquer comunicação oficial sobre o assunto", afirma o comunicado do Comando da Aeronáutica.

No fim de dezembro, o Comando da Aeronáutica se reuniu e fez um relatório técnico com critérios de pontuação, colocando à frente da concorrência o caça sueco Gripen, fabricado pela Saab. Mas tanto Jobim quanto assessores do presidente Lula alegam que a Estratégia Nacional de Defesa é que deve estar à frente dessa decisão - cuja prioridade é a transferência de tecnologia. No cálculo do Planalto, o Rafale seria, então, o avião mais adequado.
Estadão

Dassault diminui preço, e Lula escolhe caça francês



Valor do pacote de 36 caças cai quase R$ 4 bi, e governo bate o martelo pelo Rafale.Mesmo com redução, avião fabricado pela França custará quase 40% a mais do que o concorrente mais barato, o sueco Gripen

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro Nelson Jobim (Defesa) bateram o martelo a favor do caça francês Rafale. A decisão foi tomada depois que a fabricante, Dassault, reduziu de US$ 8,2 bilhões (R$ 15,1 bilhões) para US$ 6,2 bilhões (R$ 11,4 bilhões) o preço final do pacote de 36 aviões para a Força Aérea Brasileira.

Mesmo com a redução, os caças franceses têm preço muito superior ao dos concorrentes. Conforme a Folha apurou, a proposta do modelo Gripen NG, da sueca Saab, foi de US$ 4,5 bilhões, e a dos F-18 Super Hornet, da norte-americana Boeing, de US$ 5,7 bilhões.

Além do custo do pacote, que inclui avião, armas, logística e custo de transferência tecnológica, a Dassault estimou que a manutenção dos aviões por 30 anos custará US$ 4 bilhões.

Os valores foram revistos após o presidente Lula anunciar antecipadamente a vitória do Rafale, em setembro.

O preço unitário, sempre uma estimativa, era então menor para todos os concorrentes porque o pacote não previa vantagens incluídas na renegociação -como o custo de a Embraer fabricar o caça futuramente.

Eliane Cantanhêde

Trem de pouso quebra durante decolagem de avião na Sibéria

Incidente ocorreu na cidade de Yakutsk.
Ninguém ficou ferido.

Foto: AP

Funcionários de aeroporto e equipes de resgate tentam erguer avião AN-24 em aeroporto na cidade russa de Yaklutsk, na Sibéria, nesta quinta-feira (4). O avião 'caiu de barriga' depois que o trem de pouso quebrou durante a decolagem. Ninguém se feriu.

G1

Sem conseguir voltar à Alemanha, Guerrero diz que vencerá medo de avião



Após quatro tentativas fracassadas de retornar à Alemanha, onde atua pelo Hamburgo, o atacante peruano Paolo Guerrero afirmou estar disposto a vencer seu medo de avião, que o fez inclusive descer de aeronaves quando estas já estavam na pista de decolagem do aeroporto de Lima (Peru).

"É algo que poderia acontecer com qualquer pessoa, e estou tentando me recuperar, porque preciso voltar à Alemanha para me reapresentar à equipe. Já me sinto muito melhor por causa do trabalho de reabilitação que tenho feito, e em breve estarei voando", disse o jogador ao jornal esportivo "El Bocón".

Guerrero está sendo atendido na capital peruana por um psicólogo e um fisioterapeuta do Hamburgo, que se encarregam do tratamento de seu medo de voar e de uma lesão que sofreu no joelho durante a temporada.

O atacante também descartou que seu pavor possa prejudicar sua carreira, e disse que espera voltar logo a marcar gols pelo Hamburgo.

TERRA

Anac adia redistribuição de voos em Congonhas






A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) adiou para as 14 horas da próxima quarta-feira, dia 10, a redistribuição de 355 slots (horários de pousos e decolagens) no Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, que tem o segundo maior movimento do País. A agência espera que até lá o Superior Tribunal de Justiça (STJ) profira sua decisão sobre uma liminar impetrada pela Pantanal, empresa que agora pertence à TAM.
Torre de comando de Congonhas


Com a liminar impedindo a partilha dos slots, a Anac só conseguiu nesta quarta definir a ordem do sorteio das empresas que ainda não operam em Congonhas. A NHT terá prioridade no sorteio, seguida de Webjet e Azul. A ordem das empresas habilitadas à partilha dos slots que já operavam neste terminal havia sido anunciada pela Anac: Oceanair, Gol/Varig e TAM.

Com a medida judicial, a Pantanal quer reaver os 61 slots que operava no Aeroporto de Congonhas, a maioria deles em dias de semana, quando o movimento é maior. Estes horários estão incluídos nos 355 slots que a Anac programou para distribuir nesta quarta.

Tanto a Pantanal quanto a Trip não foram habilitadas pela Anac a participação da redistribuição dos slots. Segundo a agência, elas descumpriram a regra de que um horário de pouso ou decolagem deve ter no mínimo 80% de regularidade durante um período de 90 dias.
UAI

As maiores fabricantes prevêem recuperação em 2010 e explosão do mercado em 2011


Os tempos continuam difíceis mas, depois de ter batido no fundo, a linha do gráfico do sector aéreo mundial já começou a subir. Depois das transportadoras, agora é a vez das fabricantes manifestarem perspectivas positivas para o ano: vai ser o início da recuperação que chega em 2011. Sinal disso mesmo foi a correcção de preços levada agora a cabo pela Airbus: Mais 5,8% por avião. "Para compensar o congelamentos desde Janeiro de 2008", explica a líder mundial do sector.

Airbus Esta não actualização de preços foi a estratégia de combate à crise assumida pela empresa e com sucesso. Em 2009 bateram o recorde de aviões entregues: 498. Para este ano o desafio é conseguir o mesmo, mas com os novos preços. "Sabemos que o ano vai ser desafiante", apontou fonte oficial ao i. Em 2010 a Airbus estima 250/300 encomendas e perto de 500 aeronaves entregues, apontou. "No A380 esperamos elevar as entregas para 20", contra as dez de 2009.

A Airbus espera então repetir o recorde este ano. "Queremos manter o valor, mas os números de entregas dependem muito da capacidade financeira dos clientes", salienta ao i fonte oficial. "Quanto a programas, 2010 vai ainda ser um ano chave para a família A350 XWB [Extra Wide Body] pois começámos agora a construir os componentes para o primeiro avião, que assim deve ser construído em 2012." Esta família de aviões vai ser 30% mais eficiente ao nível do consumo de combustível. Além deste avião, 2010 ficará na memória da Airbus também pelo lançamento do A330F, avião de carga, e pela crise do A400.

Um projecto de 20 mil milhões de euros agora sufocado pelos atrasos, aumento de custos e crise. Até ao final deste mês a Airbus espera chegar a um acordo com sete países da NATO - que serão os clientes do avião - para desbloquear o projecto.

Embraer Também a brasileira Embraer tem grandes planos para 2010. A fabricante não só estima uma subida nas encomendas de jactos comerciais ao longo de 2010, "mas moderada", conforme avançou Mauro Kern, vice-presidente, na semana passada, como deverá decidir ainda este ano se avança ou não com um avião maior do que os seus jactos. "Ainda não há decisão, talvez daqui a alguns meses", disse o responsável.

Em 2009 os brasileiros receberam cerca de 30 encomendas, estimando este ano elevar o valor, mas ainda não para níveis de 2008, ano em que recebeu mais de 100 pedidos. "A indústria ainda precisa de se recuperar do impacto da crise económica global", acredita Kern. No final de 2009 a Embraer contava com 265 reservas de aviões para entregar nos próximos 4/5 anos.

Boeing "Prevemos 2010 como o ano da recuperação e 2011 um ano em que as companhias aéreas regressam aos lucros", defendeu terça-feira o chefe de marketing da Boeing, Randy Tinseth. A norte-americana irá este ano beneficiar de um aumento de gastos ao nível militar, já que na divisão civil antecipa uma quebra nos aviões durante o ano. "Esperamos entregar 460 aviões contra os 481 do ano passado", detalhou o responsável ouvido pela BBC. O marco da Boeing para este ano será a entrega do primeiro 787 Dreamliner, à companhia aérea All Nipon Airways. A Boeing fechou o último trimestre de 2009 com 860 milhões de euros de lucro.
I Online

Webjet estuda renovar frota para B-737/700 e 800


O dono da Webjet, Guilherme Paulus, estuda “a partir de 2011” renovar a frota dos Boeing 737 da companhia. “Temos uma frota de 20 aviões, todos de Boeing 737/300, e não pensamos em ampliá-la este ano mas, sim, renovar por modelos mais modernos, como os 700 e 800”, afirma Paulus ao Portal PANROTAS no Workshop CVC.

O dono da empresa está contente com o desempenho da empresa. “A marca está consolidada e nossa participação cresce no mercado”, destaca Paulus.
PANROTAS

Segurança permanece inalterada após acidente fatal entre Newark e Buffalo


O acidente é considerado uma das tragédias mais significantes ocorridas nos últimos anos, pois revelou a falha na segurança entre as principais linhas aéreas e empresas regionais no que diz respeito a vôos de curta distância

Quase 1 ano depois do acidente aéreo fatal que clamou a vida de 50 passageiros e tripulantes no vôo entre as cidades de Newark (NJ) e Buffalo (NY), mudanças fundamentais na segurança ainda não foram implementadas, mesmo depois de promessas feitas por órgãos federais de aviação e legisladores. Na última terça-feira (2), há poucos dias do primeiro aniversário do acidente, o Departamento Nacional de Segurança no Transporte (NTSB) preparou-se para citar as causas do acidente e, conseqüentemente, fazer recomendações.

O acidente é considerado uma das tragédias mais significantes ocorridas nos últimos anos, pois revelou a falha na segurança entre as principais linhas aéreas e empresas regionais no que diz respeito a vôos de curta distância. O problema foi frisado durante uma reunião realizada pelo NTSB em maio do ano passado na qual foi constatado que pilotos de companhias aéreas pequenas estão vulneráveis à fatiga, viagens de longa distância ao trabalho e treinamento inadequado. Desde então, o administrador da Associação Federal de Aviação (FAA), Randy Babbitt, tem persuadido companhias regionais e suas linhas aéreas parceiras a adotarem voluntariamente uma série de melhorias. A FAA também aumentou as inspeções nos seus programas de treinamento de pilotos. Entretanto, o órgão ainda está criando legislações que resolvam as questões de segurança mais críticas levantadas depois do acidente. Uma resolução final pode ser adotada daqui há alguns meses, ou mesmo anos.

Karen Eckert, residente em Williamsville (NY), cuja irmã Beverly Eckert morreu no acidente, disse que os familiares das vítimas estão frustrados pela demora. Ela frisou, por exemplo, que uma versão anterior da proposta de treinamento da tripulação deu às linhas aéreas 5 anos para que seja implementada.

“Isso é muito tempo, levando-se em consideração que vidas podem ser perdidas”, disse ela.

Em Washington – DC, a Casa Branca aprovou uma legislação que obriga o FAA a fortalecer as regulamentações. Não há discordância no que diz respeito à necessidade da legislação, entretanto, a ação tem diminuído o ritmo no Senado por outras disputas. Ainda não é certo quando um projeto de lei será aprovado.

“Aqui estamos nós, quase um ano depois, e basicamente nada mudou no que diz respeito às condições que causaram o acidente”, disse a ex-membro do conselho do MTSB, Kitty Higgins. “A única coisa que mudou é a consciência pública”.

Em 12 de fevereiro de 2009, o vôo 3407 da Continental Airlines estava se aproximando do Aeroporto Internacional Buffalo-Niagara quando as turbinas da aeronave sofreram uma parada aerodinâmica e ela mergulhou de encontro à uma casa. Todos os 49 passageiros e tripulantes a bordo morreram, além de 1 residente que se encontrava na casa. Durante a audiência realizada em maio, testemunhos indicaram que os dois pilotos da aeronave cometeram uma série de erros críticos que levaram ao acidente.

O capitão do vôo, Marvin Renslow, não possuía prática em um equipamento de segurança no Bombardier Dash 8-Q400 que teve importância fundamental nos últimos segundos do vôo, embora ele tenha recebido treinamento em um equipamento similar, mas em um avião menor que ele previamente voou. Além disso, Reslow havia falhado em vários testes de pilotagem antes de ser contratado pela Colgan Air Inc. de Manassas (VA), a empresa regional que operava o vôo para a Continental.

A primeira oficial, Rebecca Shaw, 24 anos, havia ganhado menos de US$ 16 no ano anterior. Ela morava com seus pais perto de Seattle e atravessou o país durante a noite até Newark (NJ) para fazer parte do vôo 3407. Ela estava doente, mas não quis cancelar seu vôo porque havia vindo de muito longe, segundo uma gravação feita na cabine de pilotagem.

Não foi determinado quantas horas de sono ambos pilotos tiveram na noite anterior ao trágico vôo.

BRAZILIAN VOICE

Anac propõe unificar taxas à tarifa cobrada em bilhetes



A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) abriu audiência pública para propor resolução que regulamenta as condições gerais para a cobrança, por parte das empresas de transporte aéreo regular, de itens de custo à parte das respectivas tarifas aéreas, as quais representam o preço a ser cobrado do usuário pela prestação do serviço de transporte aéreo.

Na prática, tais cobranças são conhecidas como “adicionais” ou “taxas” e aparecem em separado no bilhete de passagem (cobrança de adicionais de combustível, de emissão e comissão de agentes de viagens).

O problema fundamental associado a esse tipo de prática por parte das empresas aéreas, segundo a agência, refere-se à qualidade da informação que é revelada ao consumidor sobre o produto ou serviço que está sendo adquirido.

A Anac sugere que as empresas apresentem o preço final cobrado pelo serviço em um valor único, independentemente do canal de comercialização utilizado.

“Deve ficar claro que as companhias aéreas não ficarão impossibilitadas de cobrar pelos custos adicionais associados a canais de venda específicos ou a oscilações de preços de combustível. Esses, como quaisquer outros custos, irão compor o preço cobrado pelo serviço de transporte aéreo. No entanto, todos os itens devem estar incluídos na tarifa aérea, em vez de registrados separadamente”, explica o órgão.

De acordo com a agência, o objetivo é garantir que a tarifa informada ao consumidor reflita precisamente o preço de determinado serviço. “Isso deve melhorar a qualidade de comparação entre os serviços ofertados pelas empresas aéreas e, assim, incrementar a concorrência. Além disso, espera-se que os usuários não se sintam mais lesados devido à decepção de tomar uma decisão de consumo com base em uma dada tarifa e observar um preço final superior”, diz o parecer.

A Anac diz que, pelo lado das empresas aéreas, não deve haver impacto relevante em termos de despesas adicionais para se adequar à medida, dado que se trata apenas de incorporar itens de custo à tarifa. O mesmo raciocínio é válido para as agências de viagem. “Importante ressaltar que tal medida também não acarretará em impactos sobre as receitas das empresas, uma vez que, operando sob um regime de liberdade tarifária, eventuais adicionais que são hoje cobrados podem simplesmente ser repassados à tarifa”, conclui.

O texto da Resolução pode ser acessado no site da Anac, no endereço www.anac.gov.br/transparencia/audienciaspublicas.asp. As contribuições deverão ser encaminhadas ao e-mail audiencia.bilhetedepassagem@anac.gov.br até as 18 horas do dia 23 de fevereiro de 2010.
PANROTAS

Comissão fará seminário sobre modernização da aviação civil


A comissão especial criada para analisar o Projeto de Lei 2452/07, que altera o Código Brasileiro de Aeronáutica, vai realizar um seminário para debater a proposta do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) de modernização da aviação civil brasileira.

O autor do requerimento aprovado nesta quarta-feira, deputado Luiz Sérgio (PT-RJ), explicou que o objetivo do debate é possibilitar a convergência da nova versão do Código Brasileiro da Aeronáutica à proposta apresentada pelo BNDES.

Ainda não foi definida data para a realização do seminário.

AC