Após concluir a fase de aprovações regulamentares e de concorrência exigidas para a concretização da união anunciada em outubro de 2009, a Synergy Aerospace Corp, acionista majoritária da Avianca, e a Kingsland Holding Limited, proprietária do Grupo Taca, anunciaram, na última terça-feira, a assinatura de um Acordo de Acionistas pelo qual ficam estabelecidas as bases que dão início à união estratégica de seus negócios.
Em decorrência desse acordo, serão reunidos esforços para um negócio conjunto, no qual os acionistas contribuarão com seus investimentos na Avianca e no Grupo Taca, tendo em vista uma nova companhia aérea que se denominará Avianca-Taca Limited, domiciliada nas Bahamas, ficando a propriedade desta última distribuída na proporção de 67% para a Synergy Aerospace Corp. e 33% para a Kingsland Holding Limited.
Desse modo, os diretores encarregados da nova organização darão início a um plano de ação que visa controlar, impulsionar e fortalecer o conjunto das linhas aéreas que integram a Avianca e a Taca e que constituem a rede de maior cobertura das Américas. O Acordo dos Acionistas prevê que as decisões estratégicas serão tomadas por consenso e utilizará os métodos da união entre iguais.
Por parte do Grupo Taca, estão envolvidas as linhas aéreas Taca International, bem como sua propriedade nas companhias aéreas Lacsa, Taca Perú, Aviateca, Sansa, La Costeña, Aeroperlas e Isleña. Por parte da Avianca, estão envolvidas: Avianca, Sam e Tampa, bem como a opção de compra que possui o Grupo Synergy sobre a Aerogal do Equador e sobre a companhia OceanAir do Brasil.
O processo de união será efetuado por fases, buscando, primeiro, inovar com vistas ao benefício dos mercados e dos passageiros e, em seguida, avançando progressivamente para uma integração estratégica que permita garantir a posição competitiva das linhas aéreas na América Latina orientada por uma mesma visão.
A Avianca e a Taca produzem, de forma conjunta, receitas anuais de aproximadamente 3 bilhões de dólares (pouco mais de R$ 5,5 bilhões); servem mais de cem destinos em todo o mundo (incluindo 75 cidades da América Latina); operam hoje uma frota de 129 aeronaves modernas de curto, médio e longo alcance; empregam, de modo direto, cerca de 12 mil pessoas; e seus programas de passageiros frequentes contam com mais de 3 milhões de membros.
O atendimento do cliente é a prioridade dos diretores
Roberto Kriete será o presidente da diretoria da organização conjunta, enquanto Fabio Villegas será o CEO (Chief Executive Officer) da Avianca-Taca, Estuardo Ortíz o COO (Chief Operating Officer) e Gerardo Grajales o CFO (Chief Financial Officer). “A formalização desta união nos mostra a necessidade de visualizar sinergias em beneficio dos clientes, bem como o desafio de fortalecer os mercados e oferecer mais cobertura, o que redundará em um desenvolvimento para as comunidades do continente. Por outro lado, o trabalho conjunto nos permitirá consolidar o espírito de integração que sempre inspirou nossa participação na aviação comercial”, declarou Kriete.
Ao mesmo tempo, Germán Efromovich expressou sua satisfação pela forma eficaz com que se realizou o processo de aprovações regulamentares e de concorrência. “Isso denota um bom sinal para a união que se concretiza nesse ano novo. Tenho a certeza de que a grande equipe de trabalho que constitui a família Avianca-Taca saberá responder com denodo ao desafio do serviço e com a qualidade que todos nós esperamos”, acrescentou.
Por sua parte, Fabio Villegas mostrou-se satisfeito em participar desse desafio que ele vai enfrentar junto com Estuardo Ortiz e Gerardo Grajales, respectivamente COO e CFO da organização nascente. “Confio no talento, na capacidade e no entusiasmo para organizar e desenvolver, em equipe, um serviço aéreo de classe mundial. A excelência operativa e uma cultura de alto nível de desempenho, focalizando o cliente, constituem a base sobre a qual continuaremos trabalhando para aproveitar da melhor forma possível as sinergias que as linhas aéreas propiciam em seu conjunto.”
Com efeito, através da mencionada união, pretende-se criar a rede mais completa de serviços de passageiros e de carga da América Latina, desenvolvendo novos mercados a partir de seus centros de conexão com Bogotá, El Salvador, San José de Costa Rica e Lima e, desse modo, oferecer melhores serviços para mais destinos e com mais opções de horários.
Considerando o significativo valor de ambas as marcas em suas respectivas regiões, não são previstas mudanças nos nomes e/ou marcas em curto prazo.
jornal de turismo
Nenhum comentário:
Postar um comentário