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quarta-feira, 21 de abril de 2010

Santos Dumont, inventor do avião, era gay?


Alberto Santos-Dumont, aeronauta, esportista e inventor reconhecido do dirigível e do avião. Santos-Dumont foi herói de duas pátrias - Brasil e França e patrono da Aeronáutica brasileira.

Generoso, ele doava os prêmios que recebia aos pobres. Supersticioso como ninguém, odiava o número 8.

Morador da “Encantada”, uma casa cheia de truques e surpresas em Petrópolis, na região serrana do Rio, onde hoje há Museu que leva seu nome.

O senhor sisudo nomeou cidade, time de futebol, o aeroporto doméstico do Rio, ruas, praças, escolas, coleções de relógios, enredo de escola de samba, filmes, tema de teses e TCCs. Recentemente, por ocasião do centenário do voo pioneiro, foi agraciado com um site patrocinadíssimo, contando a trajetória de sua vida pública.

Lá, foram listadas as possíveis namoradas, noivas e amantes de SD, inclusive Mercedes de Acosta. Famosa lésbica que, na época, ao saber da inclusão de seu nome, achou muito divertido e disse que o interesse era apenas visitar o hangar e, quem sabe? - aprender a pilotar.

Da vida pessoal do herói, quase não se fala. Duas recentes obras, entretanto, atravessam o som desse louvatório. Paul Hoffmann, em “Wings of Madness”, concorda com todo o peso da contribuição científica, mas insiste que o herói era gay. Henrique Lins de Barros em Santos-Dumont e a Invenção Do Vôo (Ed. Jorge Zahar/2003) acha que era assexuado.
Ele sofria de síndrome de pânico, era bipolar e tinha crises terríveis de depressão. Acontecimentos traumáticos como o suicídio da mãe, ao mesmo tempo em que era venerado na França, colaboraram para o final trágico.
gazetaweb

Aviões no ar, impaciência em terra


A aterragem de um avião da British Airways no aeroporto de Heathrow, na noite passada, marcou a reabertura progressiva do espaço aéreo britânico.

O maior aeroporto mundial de transporte internacional de passageiros recomeçou a funcionar, após cinco dias de paralisação devido às ameaças da nuvem de cinzas do vulcão islandês.

Também na Escócia e no norte de Inglaterra, os aeroportos retomaram progressivamente a actividade durante o dia de ontem. Milhares puderam começar a regressar a casa.

Em França, a prioridade era repatriar as cerca de cem mil pessoas bloqueadas no estrangeiro. No aeroporto de Roissy-Charles de Gaulle, em Paris, o tráfego dos voos provenientes de fora do espaço europeu foi assegurado a 90%. Um terço dos outros voos foi igualmente garantido.

A segunda maior plataforma internacional da Europa, o aeroporto de Frankfurt, abre ao princípio desta manhã.

Para hoje, espera-se a diminuição das filas e do descontentamento nos aeroportos europeus, assim como o regresso gradual à normalidade.

Europa tem inicio de um primeiro dia quase NORMAL no trafego aereo


FRANKFURT (ALEMANHA) - Os voos estao acontecendo e os aeroportos estao funcionando. Depois de seis dias de uma crise sem precedentes, o trafego aereo pelos paises da Europa tem o seu primeiro dia de quase normalidade completa. Pelo menos 75% dos voos programados devem acontecer nesta quarta, ja com observacao de prioridades para voos intercontinentais, como no caso das operacoes da TAM e das empresas do exterior que viajam para o Brasil. Companhias como a TAP e Iberia confirmam retomada de operacoes com todos os seus destinos.

Para a companhia brasileira, os cancelamentos desde que o problema comeöou foram mais de 50, especialmente com as rotas de Londres, Paris e Frankfurt. Em volume, cerca de 2% das operacoes previstas neste mes de abril. A expectativa e para uma semana ate a normalizacao das operacoes da TAM com a Europa, com possibilidades de voos extras, segundo a base da companha na Alemanha que liberou na noite passada o primeiro voo com destino a Sao Paulo.

No geral, o espaco aereo europeu pode ser anunciado hoje como normal. Na Alemanha, a previsao e de abertura total a partir das 11 horas e a Lufthansa tem previsao de realiyar mais de 200 voos. Heathrow, em Londres, um dos ultimos e principais aeroportos com mais tempo fechado, retomou operacoes no final da noite passada. Na manha de hoje, a Finlandia devera reabrir seu espaco juntamente com a Dinamarca, por volta das 11 horas e em seguida a Noruega. Somente a Suecia ainda permanecera sob restricoes parciais.

A IATA aumentou a projecao de danos economicos na aviacao comercial causados pela suspensao de seis dias, estimando que foram mais de US$ 1,7 bilhao. Algumas das principais empresas adiantam que vao mesmo pedir indenizacoes e retornos dos governos e da Uniao Europeia.

O setor turistico na Europa pode apresentar um deficit de mais de US$ 1,5 bilhao com os efeitos da nuvem que ainda trara transtornos nas sequelas deixadas.

Mesmo com a volta dos voos, as autoridades seguem com cautela sobre as atividades do vulcao localiyado na Islandia. A previsao da Organizacao de Meteorologia Mundial e para que comece a dispersao ate o final de semana, graöas a um sistema de baixa pressao e que possa trazer chuvas ao continente.

Antonio Euryco

Avião americano aterra de emergência nas Lajes


O avião fazia a ligação entre Washington e Moscovo.


Um avião Boeing 767 da companhia norte americana United Airlines, que fazia a ligação entre Washington e Moscovo, aterrou de urgência esta manhã, pelas 07h00, na base das Lajes, na ilha Terceira. Não há registo de feridos e os passageiros foram evacuados para um hangar da base militar das Lajes. Os bombeiros já procederam às verificações de rotina em situações de emergência, não sendo conhecidos, até ao momento, os motivos que originaram esta aterragem de emergência.

JornalDiario

Flyers México 2010 - Show acrobático

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Para celebrar os 100 anos da aviação no México nos dias 24 e 25 de abril , no Lago Cajititlan, em Guadalajara será a sede do show aéreo International com aviões acrobáticos.

Webjet já está reembolsando o CCF

A Webjet, atendendo à solicitação do SNA, voltou atrás e está reembolsando o custo do Certificado de Capacidade Física (CCF), conforme determina a portaria interministerial que regula a lei 7183.

Com isso, são agora três empresas cumprindo a regulamentação: além da Webjet, a TAM e a GOL, que começaram a pagar no início do ano.

As empresas que ainda não estão cumprindo a lei serão notificadas e denunciadas. O SNA pede aos tripulantes que denunciem caso não recebam o reembolso.

SNA

Azul promete mais voos para o Nordeste em 2010




Pedro Janot, presidente da Azul: Francisco Soares Jr, secretário de Turismo de Natal; e Antonio Américo, diretor comercial da Azul
Pedro Janot, presidente da Azul: Francisco Soares Jr, secretário de Turismo de Natal; e Antonio Américo, diretor comercial da Azul
CAMPOS DO JORDÃO — O presidente da Azul Linhas Aéreas, Pedro Janot, afirmou durante a Aviestur que o Nordeste será um dos focos da empresa em 2010. Ele disse que as próximas sete aeronaves da empresa, que encerrará o ano com 21 aviões, serão utilizadas principalmente em rotas para o Nordeste.

"Reforçaremos a malha para algumas cidades e vamos abrir dois novos destinos, que podem ser Aracaju, João Pessoa ou Teresina", antecipa Janot.

O diretor comercial da Azul, Antonio Américo, disse que Natal, com dois voos diários, tem sido o destino mais rentável da companhia no Nordeste, com aproveitamento médio de 92%. Por isso, a capital potiguar ganhará ainda neste ano uma terceira operação a partir de Congonhas e um voo com origem em Belo Horizonte (Confins).

Outras novidades anunciadas pela Azul para o Nordeste são os voos de Confins para Salvador, Recife e Fortaleza a partir de julho, assim como Congonhas-Porto Seguro a partir de 1º de maio.
Panrotas

Publicidade no Ar





























A Tam acaba de lançar a nova versão do site Paixão por Torcer


(www.tam.com.br/paixaoportorcer). Desenvolvido para os internautas apaixonados por futebol, o site faz a contagem regressiva para o início do mundial e é o pontapé inicial para uma série de ações temáticas da companhia aérea.
Nele, é possível deixar mensagens que serão pintadas na aeronave que levará a Seleção para a Copa. Também se pode votar, entre quatro jogadores, qual será nosso melhor atleta em campo durante o mundial. Além disso, em breve estarão disponíveis a seção "Downloads", na qual os usuários poderão baixar papéis de parede, protetores de tela e um widget com toda a agenda das partidas da Copa, e também o Bolão e promoções relacionadas ao esporte.
MERCADO e EVENTOS

HELICÓPTEROS SE CHOCAM NA COLÔMBIA E 6 MILITARES MORREM




Seis militares morreram, incluindo um general, e cinco ficaram feridos nesta terça-feira após o choque de dois helicópteros durante uma manobra de decolagem em uma base do Exército no sudoeste da Colômbia, região que concentra uma ofensiva contra um dos líderes das Farc.

O Comando Geral das Forças Militares informou que o acidente entre um helicóptero da Força Aérea e um alugado pelo Exército ocorreu perto do município de Chaparral, no departamento de Tolima, a 200 quilômetros ao sudoeste de Bogotá.

"O acidente aéreo ocorreu quando dois helicópteros colidiram... enquanto executavam manobras de decolagem", disse um comunicado oficial.

Uma das vítimas fatais do acidente foi o general Fernando Joya, que acabava de assumir como comandante da unidade militar.

Também morreram o coronel Arturo Herrera Castaño, comandante da Brigada Móvil 20; um tenente coronel do Exército, um técnico da Força Aérea, e os tripulantes do helicóptero alugado.

Fontes militares informaram que uma das aeronaves explodiu depois de atingir o solo.

O acidente aconteceu minutos após o lançamento da Força de Tarefa Conjunta do Sul de Tolima, uma unidade especial formada pelo Exército para capturar ou matar Alfonso Cano, principal comandante das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Uma comissão de investigadores foi enviada ao local do acidente para descobrir as causas do acidente.

Lista dos mortos e feridos no acidente

Exército da Colômbia
Brigadier General Fernando Joya Duarte, comandante de la Fuerza de Tarea del Sur del Tolima.

Coronel Arturo Herrera Castaño, comandante de la Brigada Móvil 20.

Teniente Coronel Juan Gonzalo Lopera Echeverry, Oficial de
Operaciones de la Fuerza de Tarea del Sur de Tolima.

Força Aérea Colombiana
Aerotécnico Eider Vargas Avendaño, tripulante Fuerza Aérea;
Vertical de Aviación

Capitán de Fragata (r) Rodolfo Garzón Venegas, piloto del helicóptero Bell 222 de Vertical de Aviación.

Teniente de Fragata (r) Camilo Andrés Cujar, copiloto
Heridos
Ejército de Colombia
Capitán Alejandro Suescún.
Soldado Profesional Jairo Suárez.
Fuerza Aérea Colombia
Teniente Alcides Otálora Polo, piloto.

Técnico Primero José Hefner Lerma Prieto.

Aerotécnico Víctor Sorza Pulido
IfR Online

Flight Safety: 12/04/2010 à 19/04/2010


Segunda Feira – 12/04/2010:

Um A319 da EasyJet , prefixo G-EZIR, declarou emergência após sofrer uma despressurização da cabine.

A aeronave, que iria do aeroporto londrino de Gatwick para Milão, na Itália, sobrevoava no FL390 e iniciou a descida, porem foi limitado a descer até o FL370 devido a um tráfego cruzando no FL360. Ao chegar no respectivo nível, a tripulação recebeu o aviso de despressurização e solicitou emergência, descendo até a altitude minima de segurança, FL190.

A aeronave pousou em segurança na pista 35L, ninguem se feriu.

Terça Feira – 14/04/2010:

Um A330-300 da Cathay Pacific, prefixo B-HLL, declarou emergência quando estava em aproximação para o aeroporto de Hong Kong.

Em um comunicado, a companhia informou que o motor esquerdo da aeronave “travou” durante a aceleração e ficou entregando cerca de 70% de N1, enquanto o outro motor estava em potência reduzida.

Devido a isso, a aeronave pousou com cerca de 230kt de velocidade, muito superior ao normalmente utilizado (variável de 135kt-145kt).

Durante a parada da aeronave, após o pouso, os pneus pegaram fogo e esvaziaram por causa da intensidade da frenagem utilizada. No momento da evacuação dos 309 passageiros e 14 tripulantes, cerca de 7 pessoas ficaram feridas, 5 foram encaminhadas aos hospitais locais.

Quarta-Feira – 15/04/2010:

Um ERJ170 da Alitalia Express, prefixo EI-DFH, abortou a decolagem em alta velocidade após o trem de pouso ter colidido com uma lebre.

A tripulação conseguiu parar a aeronave na pista do aeroporto de Linate, em Milão, que ficou fechado por cerca de 10 minutos.

Quinta-Feira – 16/04/2010:

Um Fokker 100 da TAP Air Portugal, prefixo CS-TPF, que operava em nome da Portugalia Airlines, decolava do aeroporto de Porto, quando um dos pneus do trem de pouso do nariz, estourou.

A aeronave, que ja estava acima da velocidade de decisão (V1), decolou, iniciou procedimento para o alijamento de combustível e em seguida, retornou para o aeroporto, onde pousou cerca de uma hora e 20 minutos após o ocorrido.

Sexta-Feira – 17/04/2010:

Um 737-800 da Air Europa, que levava o time espanhol do Atlético de Madrid, foi atingido por um raio enquanto se aproximava do aeroporto de Valência .

A aeronave, prefixo EC-JAP, pousou em segurança.

Sábado – 18/04/2010:

Um CRJ200 da South African Express não conseguiu estender o trem de pouso do nariz quando se aproximava para pouso no aeroporto de Windhoek na Namibia.

Mesmo após diversas tentativas, a tripulação não conseguiu baixar o trem de pouso.

A aeronave, prefixo, ZS-NMM, pousou no aeroporto com o trem do nariz erguido.

O aeroporto ficou fechado por cinco horas.

Domingo – 19/04/2010:

Uma série de altas vibrações em um 737-800 da American Airlines fez com que a tripulação abortasse a decolagem no aeroporto de Miami.

A aeronave, prefixo N921AN, parou com sucesso na pista 08R.

flight life

Bell 429 fará sua estreia no Brasil em 2011


A TAM Aviação Executiva anunciou no início de abril o recebimento do helicóptero Bell 429 pela primeira vez no Brasil. Uma unidade ficou disponível para testes e demonstrações a possíveis clientes em São Paulo. Segundo a assessoria da TAM, o preço estimado da aeronave é de US$ 5,8 milhões (cerca de R$ 10,2 milhões, sem os impostos).

A empresa espera entregar as primeiras unidades do modelo no País no início de 2011. Equipado com duas turbinas Pratt & Whitney PW207D1, que atingem potência de 635 SHP (medida no eixo) cada uma, o Bell 429 chega a 278 km/h com carga máxima.

Em sua maior configuração, o helicóptero pode ser tripulado por apenas um piloto e carregar até sete passageiros. De acordo com Fernando Pinho, presidente da TAM AE, a companhia está disposta a crescer no mercado de helicópteros, tendo em vista a proximidade da Copa do Mundo de 2014 e da Olimpíada do Rio de Janeiro.

Para saber mais sobre o Bell 429 acesse www.tamjatosexecutivos.com.br.

piloto policial


Estado tem pressa para liberar obra de Viracopos


O secretário estadual de Meio Ambiente, Xico Graziano, disse ontem que o governo do Estado tem pressa em liberar a licença prévia para a ampliação do Aeroporto Internacional de Viracopos, mas isso, segundo ele, não irá eliminar o rigor ambiental com que o projeto será analisado.

Graziano recebeu as respostas da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) aos questionamentos feitos pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e os estudos pedidos na requisição de informações complementares (RIC) e vai discutir o assunto hoje em reunião com o prefeito Hélio de Oliveira Santos (PDT) e representantes da Infraero.

Os relatórios da Infraero, onde estão propostas mudanças no projeto de ampliação, para reduzir os impactos ambientais da construção da segunda pista e novos terminais, formam um volume grande de documentos, que ainda não foram analisados por Graziano. Ele disse que receberá uma avaliação inicial de sua equipe antes de se reunir com o prefeito.

Hélio solicitou a reunião para pedir ao governo rapidez na análise dos documentos e liberação da licença, uma vez que, segundo ele, o projeto interessa a Campinas e ao Estado. O prefeito acredita que a revisão feita pela Infraero no projeto inicial reduziu os impactos ambientais e já não haveria mais motivos para que a licença ambiental prévia, que atestará a viabilidade ambiental do projeto de ampliação, não seja emitida.

Entre as mudanças propostas pela Infraero para atenuar os impactos ambientais da ampliação do aeroporto está o deslocamento da futura pista em 400 metros na direção da Rodovia Santos Dumont e em 200 metros na direção da pista atual. Com isso, a terceira pista, cuja construção está prevista na segunda fase de ampliação, em 2025, também será deslocada em 200 metros. A segunda pista terá 3,6 mil metros de comprimento por 60 metros de largura, com a correspondente pista de rolamento paralela ao longo de sua extensão. Essa pista de rolamento deverá possuir uma largura de 25 metros e acostamentos de 17,5 metros.

A estatal decidiu também manter o traçado da ferrovia que integra o corredor de exportação. A intenção inicial era fazer um desvio de 6,5 quilômetros, mas a empresa optou por passar os trilhos, em túnel, embaixo da futura pista do aeroporto. A estatal obteve o aval do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) para essa solução.

O NÚMERO

R$ 6,4 BILHÕES
É a previsão de investimentos no Aeroporto Internacional de Viracopos até 2015
Objetivo é deixar pista pronta até a Copa de 2014

As dificuldades para obter o licenciamento ambiental levaram a Infraero a alterar a agenda de obras de ampliação do Aeroporto Internacional de Viracopos, mantendo, no entanto, a entrega da maioria das obras da primeira fase da ampliação para 2014, quando ocorrerá a Copa do Mundo. O início das obras estava previsto inicialmente para agosto de 2009 e foi adiado para 2011.

Segundo a Infraero, para estar pronta até a Copa, a segunda pista precisará começar a ser construída no máximo em julho de 2011. A empresa não tem o licenciamento das obras, as desapropriações necessárias ainda estão em curso e o levantamento social das áreas a serem desapropriadas é objeto de licitação. Além disso, por orientação do Ministério Público Federal, suspendeu as licitações para contratações dos estudos que estavam em curso, até que a licença prévia seja liberada.

O Plano Diretor de Viracopos, desenvolvido em 2007, adotou como premissa de planejamento que a partir de 2013, ano provável de saturação do Aeroporto Internacional de Guarulhos, o tráfego internacional de passageiros, excedente da Grande São Paulo, começará a ser transferido para o Aeroporto de Viracopos. Assim, a previsão da Infraero é de que em 2014 deverão ser transferidos de Guarulhos, 3,4 milhões de passageiros. Com isso, Viracopos totalizará 5,2 milhões de passageiros por ano.
spotting viracopos

Colisão entre dois helicópteros mata seis na Colômbia


Uma colisão entre dois helicópteros nesta terça-feira, na região central da Colômbia, deixou cinco mortos e seis feridos, informou o comando geral das Forças Militares. O acidente aconteceu em Chaparral, departamento (província) de Tolima, quando um helicóptero Bell 222 colidiu com outro da Força Aérea Colombiana, durante manobras de decolagem.

Cinco feridos foram levados ao Hospital de Neiva (325 km ao sul de Bogotá) e o sexto foi transportado para o Hospital de Chaparral. O general Fernando Joya Duarte, que havia sido socorrido com vida, morreu no hospital.

Dois coronéis, um capitão, um tenente de fragata (Marinha de guerra) e um técnico da Força Aérea também morreram no acidente. O general Joya Duarte era comandante da Força-tarefa Conjunta do Sul do Tolima e presidia a cerimônia de inauguração da unidade militar, cuja missão é combater a guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc, marxista) nesta região do país.

Os cinco feridos foram levados ao Hospital de Neiva (325 km ao sul de Bogotá). As causas do acidente são desconhecidas e uma missão técnica foi enviada para investigar, informaram as Forças Militares em comunicado oficial.

Terra

Chicken Wings

Com a permissão de Michael e Stefan Strasser, www.chickenwingscomics.com
Cavok

Aviões da NATO sofrem danos depois de voos de teste



Cinzas cristalizaram dentro dos motores


Apesar dos problemas, os aviões aterraram sem problemas

Vários c aça-bombardeiros F-16 da NATO aterraram com danos nos motores depois de realizarem voos de teste em vários pontos da Europa.

Apesar de terem conseguido aterrar sem problemas, os F-16 apresentaram “cristalização” de minerais no interior dos motores. As informações provêm de uma fonte diplomática norte-americana que pediu anonimato e se recusou a revelar qual a nacionalidade dos aparelhos, a data e as zonas onde foram realizados os voos.

Atravessar a nuvem de cinzas acarreta o risco de as mesmas serem aspiradas pelos motores dos aviões, dentro das quais derretem para depois cristalizarem, limitando a passagem de ar e provocando o aquecimento do motor.

cmjornal