PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Europa tem inicio de um primeiro dia quase NORMAL no trafego aereo


FRANKFURT (ALEMANHA) - Os voos estao acontecendo e os aeroportos estao funcionando. Depois de seis dias de uma crise sem precedentes, o trafego aereo pelos paises da Europa tem o seu primeiro dia de quase normalidade completa. Pelo menos 75% dos voos programados devem acontecer nesta quarta, ja com observacao de prioridades para voos intercontinentais, como no caso das operacoes da TAM e das empresas do exterior que viajam para o Brasil. Companhias como a TAP e Iberia confirmam retomada de operacoes com todos os seus destinos.

Para a companhia brasileira, os cancelamentos desde que o problema comeöou foram mais de 50, especialmente com as rotas de Londres, Paris e Frankfurt. Em volume, cerca de 2% das operacoes previstas neste mes de abril. A expectativa e para uma semana ate a normalizacao das operacoes da TAM com a Europa, com possibilidades de voos extras, segundo a base da companha na Alemanha que liberou na noite passada o primeiro voo com destino a Sao Paulo.

No geral, o espaco aereo europeu pode ser anunciado hoje como normal. Na Alemanha, a previsao e de abertura total a partir das 11 horas e a Lufthansa tem previsao de realiyar mais de 200 voos. Heathrow, em Londres, um dos ultimos e principais aeroportos com mais tempo fechado, retomou operacoes no final da noite passada. Na manha de hoje, a Finlandia devera reabrir seu espaco juntamente com a Dinamarca, por volta das 11 horas e em seguida a Noruega. Somente a Suecia ainda permanecera sob restricoes parciais.

A IATA aumentou a projecao de danos economicos na aviacao comercial causados pela suspensao de seis dias, estimando que foram mais de US$ 1,7 bilhao. Algumas das principais empresas adiantam que vao mesmo pedir indenizacoes e retornos dos governos e da Uniao Europeia.

O setor turistico na Europa pode apresentar um deficit de mais de US$ 1,5 bilhao com os efeitos da nuvem que ainda trara transtornos nas sequelas deixadas.

Mesmo com a volta dos voos, as autoridades seguem com cautela sobre as atividades do vulcao localiyado na Islandia. A previsao da Organizacao de Meteorologia Mundial e para que comece a dispersao ate o final de semana, graöas a um sistema de baixa pressao e que possa trazer chuvas ao continente.

Antonio Euryco

Nenhum comentário: