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sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Puma Air Linhas Aéreas


PUMA AIR LINHAS AÉREAS

A Puma Air Linhas Aéreas, empresa de capital 100% paraense, nasceu da necessidade de atender alguns clientes da Puma Air Táxi Aéreo, com maior capacidade de transporte de carga e passageiros, atingindo outras regiões da Amazônia com menor custo operacional, graças a sua regularidade.

Equipados inicialmente com três aviões do tipo CESSNA GRAND CARAVAN 208B, prefixos PR-PMA; PR-PMB; PR-PMC. Os nossos Caravans diferenciam-se dos atuais em operação no país por serem dotados de vários opcionais de conforto e segurança tais como: cabine de passageiros com exclusiva configuração de assentos individuais (capacidade para 09 passageiros); galley, toaletes, ar-condicionado; Cd player e equipamentos de segurança como radar com Movie Cap acoplado ao GPS-KLN 94 com seletor de altitude automática.

Transportamos, em média, 1.900 kgs, entre passageiros e cargas, com uma autonomia de vôo de cerca de seis horas e quarenta e cinco minutos.
Equipados com motores tipo Pratt & Whittney com potência de 665 SHP, a escolha pelos Grand Caravan observou o excelente desempenho desta aeronave nos mais diferentes campos de operação (pouso em pistas de até 400 metros). Representando para a região, em excelente resultado operacional com uma relação de custo x benefício, ímpar em sua categoria.

Nossos pilotos têm, em média, treze mil horas de vôo, todos com passagem pela Flight Safety, a nossa estrutura operacional de terra é composta poor hangar próprio, recém construído, com 4.000 mts2 de área abrangindo sala VIP, uma Sala de Conferência, uma confortável suíte para pilotos, receptivo com uma moderna Mercedes Sprinter 312 de 14 lugares, entre outros.

A estrutura que comporta as empresas é formada por um hangar de 4.000 m2, com toda infra estrutura operacional necessária para acompanhamento e controle de dos vôos realizados.

Nossa política busca a excelência no atendimento ao cliente, prestando serviços de alta qualidade, com emprego de profissionais experientes e em constante aperfeiçoamento através de cursos e treinamentos dentro e fora do país.

Atendemos aos critérios exigidos pela legislação específica aplicável, através de investimentos em cursos de atualização de pilotos e segurança de vôo, revestindo nossa empresa de maior confiabilidade.

Com sede em Belém, a companhia começou como um operador charter e táxi aéreo e agora também opera voos regulares. A empresa é conhecida no meio aeronáutico pela qualidade dos serviços, especialmente de manutenção de suas aeronaves.

Comenta-se que a empresa agora irá voltar-se para o mercado internacional. E para isso está negociando com o Grupo Gol dois Boeing 767 usados anteriormente pela Varig além do treinamento da tripulação.

Destinos

A Puma Air,com a aquisição de novas aeronaves, estará operando os seguntes destinos:


Puma Air e Wikipédia

VivaAerobus comemou seu terceiro aniversário (Arriba Mexico!)

Imagem: vivaaerobus.com 3 aniversário

AVivaAerobus comemou seu terceiro aniversário .

Seguindo os passos Da Ryanair, a Low Cost mexicana lançou seu calendário anual de caridade.É verdade, uma boa causa,não tem nada a esconder

Em mais de assuntos relacionados com o planejamento da rede, a companhia anunciou diversas novas rotas de Guadalajara a partir próximo mês de Fevereiro e Março de Hermosillo, mais uma nova rota para Las Vegas, que vai à venda na segunda-feira.
Quanto ao calendário.....você pode comprar a bordo

Esse é o making-off do ano passado, calma que agente posta deste ano!




Vale a Pena Ver de Novo

Top Gun
Popout

A maldição continua ...



Em 1º de Junho de 2009, realizou-se no Oceano Atlântico (próximo ao arquipélago de Saint Peter e Paul), um dos maiores acidentes aéreos da história. Um A330 da Air France caiu no mar com 228 vidas dentro.

Em 30 de Novembro, A330, um avião também da Air France lançou um sinal de "Mayday" mais ou menos no mesmo lugar. O avião emitiu sinal de emergência quando perdeu altitude ao atravessar uma zona de turbulência forte.

Felizmente, este pousou com segurança em Paris.

Vendido o aeroporto de Gatwick


BAA,
filial da Ferrovial aeroportos, completou a venda do aeroporto de Londres Gatwick para GIP fundo de investimento, num montante de 1.510 milhões de libras (1,670 milhões), de acordo com o grupo.

Do montante total da transacção, 1.445 milhões de libras (1.608 milhões de euros) foi pago em dinheiro, conforme previsto no contrato de venda.
Os 55 milhões de libras (60,8 milhões) restantes estão condicionados à realização de determinados parâmetros operacionais e financeiros, incluindo o tráfego futuro no aeroporto, que em Outubro passado cresceu 1,8%.

GIP, o novo proprietário de Gatwick é um fundo de investimento da General Electric e Credit Suisse, que controla atualmente 75% do capital social da London City Airport.

Um novo ‘KC’ pelo amor de Deus!


O programa mais importante da USAF está atrasado e pode colocar em risco toda a logística dos EUA

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Este KC-10, construído em 1982, aparece aqui exposto em Oshkosh com um padrão de pintura largamente utilizado no começo da sua carreira. O KC-10 é mais novo, pode transportar mais combustível e transferir mais rápido que o KC-135. Mas representa somente 11% da frota atual. Um novo “KC” tornou-se assunto crítico para a USAF (FOTO: Poder Aéreo/G. Poggio)

A Força Aérea dos EUA (USAF) está em busca de um novo avião que possa substituir a atual frota de aeronaves reabastecedoras. Até aí não há nenhuma novidade. Esta informação comumente aparece nos noticiários especializados sobre o assunto.

O problema é que a escolha está se arrastando por muito tempo e os atuais “KCs” da USAF não vão aguentar mais. A maior parte da frota de aeronaves de reabastecimento aéreo da USAF é formada pelo modelo Boeing KC-135, além de um número menor de KC-10. Somando as aeronaves em uso corrente na USAF, mais as da Guarda Aérea Nacional e da Reserva existem cerca de 530 KC-135 e perto de 60 KC-10.

Poder Aéreo

Promotoria dos EUA inocenta acusado de sequestro de avião


A Promotoria Federal dos Estados Unidos decidiu inocentar o cubano Edmundo Ponce de León, residente em Miami, de responsabilidade pelo sequestro de um avião da empresa Cubana de Aviación, em 1958, exceto se surgirem novas provas do caso, informaram nesta sexta-feira fontes judiciais.

O sequestro do avião, considerado o primeiro do mundo, aconteceu em 1º de novembro de 1958. O aparelho saiu de Miami com destino a Varadero (Cuba).

Pouco após decolar do aeroporto de Miami, cinco tripulantes vestidos com uniformes verdes, que se identificaram como membros do Movimento 26 de julho, tomaram o controle do aparelho, um turboélice.

O avião, que supostamente transportava armas para os rebeldes liderados por Fidel Castro, caiu na baía de Nipe, no nordeste de Cuba, quando o piloto tentou fazer uma aterrissagem de emergência em uma pista muito curta.

No total, 14 pessoas morreram na queda. Entre os sobreviventes que conseguiram nadar até a margem estava León.

A Promotoria Federal dos EUA reabriu o caso para confirmar se havia provas para acusar León e, após meses de investigação, concluiu que elas não eram suficientes.

León negou sua participação no sequestro e afirmou que era apenas um passageiro do avião.

Terra

Índice de atrasos em voos no País cai e atinge 13%


A Agência Nacional de Avião Civil (Anac) afirmou nesta sexta-feira que o índice de atrasos da aviação regular em novembro atingiu 13%, número abaixo dos 13,8% registrados em outubro. Os atrasos também foram inferiores aos de novembro de 2008, quando foi registrado o índice de 16,6%. Os índices são apurados pela Infraero com base nos atrasos acima de 30 minutos de todas as empresas aéreas nos 67 aeroportos administrados pela estatal.

De acordo com os dados, entre as cinco maiores empresas aéreas brasileiras que juntas detêm 97,5% do tráfego doméstico de passageiros - todas tiveram redução em seus índices de atrasos, com exceção da TAM, que enfrentou problemas em seus sistemas de reservas e de check-in.

A Azul teve o menor índice de atrasos em novembro. Apenas 5,5% de seus voos saíram com mais de 30 minutos de atrasos no mês, contra 6,9% em outubro. A OceanAir reduziu seus atrasos de 9,5% para 9,1% em novembro; a Gol/Varig registrou 9,7% em novembro, 2 pontos percentuais a menos que em outubro; e na Webjet a redução foi de 12,6% para 11,4%. O índice de atrasos da TAM ficou em 15,3%, contra 14,7% em outubro.

Duas das três principais companhias brasileiras que realizam rotas regionais também melhoraram seus índices. O melhor desempenho foi da Passaredo, 10,5% (contra 16% em outubro). A Trip/Total também reduziu seus atrasos, de 22,3% em outubro para 21,6% em novembro. Já a Pantanal registrou um aumento de 11,6% para 13,9%.

Entre as companhias estrangeiras que realizam mais de 70 voos por mês partindo do Brasil, os menores atrasos em novembro foram da Copa Airlines (5,1%), da Lan Chile (8,3%) e da Continental Airlines (9,8%) e da TAP (10,6%). As menos pontuais foram TAM Mercosur (45,5%), Aerolíneas Argentinas (41,7%), Lan Express (37,4%) e Luftansa (28%).

Entre as empresas estrangeiras com menos de 70 voos com origem no Brasil, a Lan Peru e a Alitalia tiveram o melhor desempenho, com respectivamente apenas 2,4% e 2,6% de atrasos, seguidas por Aerosur (5,7%), Korean Air (7,1%) e Taca Peru (8,5%). Os atrasos mais significativos foram da TAAG Angola Airlines, com 78,1%; da Linvingston (75%); da Surinam Airways (69,2%); da Air Italy (58,3%); e da Swiss (57,1%).

Terra

TAM apresenta atrasos em 15% dos voos em novembro e bate recorde



A TAM bateu recorde de atrasos em novembro, com 15% de seus voos decolando fora do horário
, segundo a coluna Mônica Bergamo, publicada na edição desta sexta-feira da Folha.

De acordo com o texto, a média de atrasos da companhia era de 7,9% antes que ela apresentasse problemas em seus sistemas de reservas e de check-in. Nos últimos dias do mês, quando a TAM anunciou que já havia solucionado as falhas, os atrasos caíram para 12,9% --ainda acima da média.


Você voaria em um avião movido a energia solar?

Solar

Quer viajar em um avião movido a energia solar?
Bem, um dia poderá ser realidade.

Here technicians and mechanics stand beside the solar-powered, 200-foot wingspan Solar Impulse HB-SIA prototype airplane on a tarmac at the airport in Duebendorf near Zurich in early November.
Aqui técnicos e mecânicos estão ao lado do
Solar Impulse HB-SIA protótipo de um avião solar em uma pista no aeroporto de Duebendorf perto de Zurique no início de novembro o protótipo só tem 200 metros de envergadura .
O protótipo completou a primeira série de testes estacionários envolvendo seus quatro motores e as interferências eletromagnéticas.

Singapore Airlines' business-class cabin

posh lugares de avião

Para a maioria de nós, a idéia de voar evoca imagens de longas filas, lugares apertados e escolhas alimentares questionáveis - se tivermos a sorte de conseguir alguma comida.


Mas para aqueles que podem pagar, as companhias aéreas estão saindo de seu caminho para acrescentar em suas comodidades de primeira classe e cabines da classe empresarial.

Novos lugares, novos sistemas de entretenimento e um bando de serviços adicionais inédito de apenas alguns anos atrás estão surgindo como as companhias aéreas a batalha entre si para estes clientes lucrativos.

Olhar acolhedor? This is Singapore Airlines' business-class cabin. Este é o negócio da Singapore Airlines ,cabine classe business. . A companhia aérea que voa a mais longa vias - tanto em distância quanto em tempo no mundo e luta para que seus cliente fique o mais confortável possível.

(Singapore Airlines)

Vendas a bordo na Continental agora com cartão



A Continental anunciou que deixou de aceitar pagamentos em dinheiro nas cabines dos aviões e passou a utilizar terminais portáteis de pagamento com cartões de débito e crédito para as vendas a bordo, com excepção do duty-free.

Os terminais portáteis servirão para o pagamento de compras como bebidas alcoólicas e e surgem para eliminar problemas com trocos e para evitar o manuseamento de dinheiro, diz uma nota da Continental.

Além da leitura dos cartões para as compras, os aparelhos providenciam ainda informações de vendas que ajudam a gerir os stocks, diz o mesmo comunicado.

O novo sistema está disponível nos principais voos da rede com excepção da China.


AIR AUSTRAL ENCOMENDA DOIS AIRBUS A.380



Air Austral encomenda duas aeronaves Airbus A.380 de classe única.Equipada com motores da Engine Alliance e com capacidade para 840 passageiros,a aeronave vai operar em rotas de alta densidade de passageiros entre Réunion e Paris,na França.
aerobusiness

Ryanair já superou o total de passageiros de 2008


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A low cost Ryanair, ultrapassou em Novembro o total de passageiros do ano de 2008 e superou a marca dos 60 milhões, em alta de 13,3% ou cerca de sete milhões em relação aos primeiros onze meses do ano passado.

Em 2008, a Ryanair transportou 57,66 milhões de passageiros, mais 19,3% ou mais 9,3 milhões que no ano de 2007.
A Ryanair, que até ao final de Outubro somava 55,4 milhões de passageiros, informou ontem que em Novembro teve um crescimento em 15% do número de lugares vendidos (que trata como passageiros transportados porque não admite reembolsos ou mudanças de voos), para 4,96 milhões, com o qual superou a marca do ano de 2008.

A low cost indicou ainda que esses 4,96 milhões de lugares vendidos equivalem a 80% do total de lugares disponíveis, o que lhe dá uma melhoria da ocupação média dos voos face a Novembro de 2008 em um ponto percentual.

Estes dados, por outro lado, permitem estimar que a Ryanair colocou em Novembro no mercado 6,2 milhões de lugares em voos, mais cerca de 735 mil que no mês homólogo de 2008, e teve um aumento do número de lugares vendidos em 6434 mil.

O número de lugares vazios passou, assim, de 1,15 milhões em Novembro de 2008 para 1,24 milhões no ano passado.

Os dados da low cost indicam ainda que desde o início do ano colocou no mercado cerca de 73,3 milhões de lugares, mais cerca de 7,9 milhões que nos onze meses homólogos de 2008, e ficou com cerca de 12,9 milhões por vender, mais cerca de 820 mil que no ano passado.
A taxa de ocupação média (lugares vendidos em percentagem dos lugares disponíveis) está em 81,5%, melhor em 0,9 pontos que no ano passado.


Que sorte hein Mercè !!

Imagem: Vueling


Mercè Suñé, passageira da Vueling foi contemplada como a passageira de número 25.000.000 , foi recebida na semana passada pelo presidente da Vueling, Josep Piqué e o diretor do aeroporto de Barcelona, Fernando Echegaray.


A Mercè foi dada a honra de ter em um dos aviões da Vueling o seu nome e ela também ganhou uma viagem para ela e para mais 25 amigos para qualquer destino Vueling.


Tráfego aéreo doméstico chinês com crescimento alarmante


A demanda por viagens aéreas no interior da China continua a crescer de forma impressionante.

Os números mais recentes de setembro e outubro mostram a demanda doméstica crescendo entre 15% e 20% nos dois meses, enquanto o tráfego internacional também está se recuperando, até 14% em setembro e 7% em outubro.
Uma comparação com dados de 2007 a outubro é mais reveladora.
O tráfego doméstico é de 33% em relação há dois anos, o tráfego internacional é ainda abaixo de 10%.Imagem: Wuhan Tianhe Aeroporto Internacional de 10 milhões limiar throughput comemorado

Tire sua Dúvida - Posso viajar de avião grávida?



A princípio não há problemas em viajar no primeiro e segundo trimestres de gestação, desde que você não tenha complicações médicas como sangramento vaginal, diabete, pressão alta ou não tenha tido um parto prematuro no passado -- nesses casos, é recomendável esperar um sinal verde de seu obstetra. Fale com ele também se for para o exterior, porque ele pode dar alguma orientação mais específica.

É possível que você considere o segundo trimestre -- entre a 14a e 27a semanas de gestação -- o momento ideal para viajar, já que os enjôos ficaram para trás, você se sente com mais energia e as chances de um aborto espontâneo são baixas. Aproveite para relaxar, dormir bastante, ir ao cinema e jantar fora com seu companheiro. Logo logo vai ser difícil fazer isso sem uma parafernália de acessórios, sacola, fraldas, brinquedos e carrinho.

Quando for marcar a passagem, diga que você está grávida e tente marcar um assento nas primeiras fileiras do avião, para ter mais espaço para as pernas.

Algumas companhias aéreas têm restrições a viagens para mulheres grávidas de mais de 28 semanas devido ao risco de um parto prematuro. Não que ninguém vá perguntar se você está grávida na hora de vender a passagem, mas você poderá ser questionada bem no portão de embarque e ter que passar por um sufoco de última hora. Por isso cheque antes a política da empresa em que pretende voar e, se for preciso, peça um atestado para seu médico. Saiba, porém, que em alguns casos, no finalzinho da gravidez, o vôo só é mesmo permitido com a presença do próprio médico junto com a passageira no avião.

Não se esqueça também de levar em conta com quantas semanas estará na hora de voltar para casa. Além disso, gestantes não devem voar em aviões pequenos demais, que não tenham cabines pressurizadas.

As restrições das empresas não devem ser os únicos fatores a se pensar. Lembre-se de que, em condições normais, não demora muito para qualquer pessoa se sentir extremamente desconfortável no assento de um avião. Agora imagine como vai ser com você de barrigão e tendo que levantar a toda hora para fazer xixi. Seja também realista quanto à possibilidade de uma emergência médica longe de casa. Será que vale arriscar ter contrações antecipadas bem no meio de um safári na savana africana ou no coração da selva amazônica? Sempre que viável, tente evitar viagens a locais em que os serviços de urgência não sejam próximos.

Viagens de avião durante a gravidez aumentam ligeiramente o risco de trombose e de se desenvolver varizes. Converse com seu médico sobre o uso de meias elásticas com algum nível de compressão para ajudar na circulação e aliviar o inchaço das veias durante o vôo. Em casos de jornadas muito longas, pode ser dado um remédio para a circulação em determinadas circunstâncias. O que você pode fazer por conta própria é tomar bastante água ao longo de todo o vôo, levantar-se para caminhar um pouco pela cabine a cada uma hora e meia e trocar a posição das pernas com frequência.

Talvez você até tenha ouvido falar que a exposição à radiação natural durante viagens de avião possa elevar o risco de aborto espontâneo ou de o bebê nascer com anomalias. A realidade, segundo os médicos, é que tripulantes de aeronaves ou pessoas que viajam a negócios com frequência têm, sim, um pequeno risco a mais de ter um dos dois problemas, mas esse risco é irrisório para mulheres que voam umas poucas vezes ao ano.

Baby Center

Recall da Boeing



A Boeing
solicita que as companhias aéreas façam mudanças para os 220 dos seus Boeing 777, devido a uma série de incidentes perturbadores, informa oWallstreet Journal.

A Boeing registou incidentes de superaquecimento e danos estruturais crônicos de algumas peças do motor.Embora, nenhum acidente tenha ocorrido devido a este problema.

Em um boletim divulgado na semana passada, a empresa afirma que afeta Aeronaves com Motores da Rolls Royce com algumas peças e dispositivos ligados ao motor, que permitem que o motor desacelere após o desembarque.

Entre as companhias mais afetadas estsão a AMR Corp, American Airlines e a Delta Airlines.

Wallstreet Journal

LAN pode obter 14 novas frequências para o Brasil

lan_voosbrasil

A LAN participa a partir de hoje de licitação aberta pelo governo do Chile oferecendo às empresas aéreas daquele país 14 novas frequências para o Brasil, informou o jornal chileno Diário Financeiro.

Considerando-se o fato da LAN ser, dente as chilenas, a única a operar voos ligando o país ao Brasil, espera-se que obtenha todas as frequências, tendo sido inclusive a primeira a solicitá-las.

As frequências incorporam direitos relativos à quinta e sexta liberdade, o que significa dizer que a empresa fazendo escala em outro país que não o seu ou o de destino poderá embarcar passageiros naquela escala), e serão dividas em dois grupos de sete.

O primeiro dará direito ao início imediato das operações, valendo por cinco anos, e o segundo permitirá o início dos voos somente em Outubro de 2010.

CR

Governo colombiano autorizou fusão entre a Avianca e Taca



A Aeronáutica Civil da Colômbia, a autoridade da aviação civil do país, aprovou a união das operações das companhias aéreas Avianca e Taca,
cujos acionistas criaram uma holding para agrupá-las.

A companhia aérea colombiana Avianca, informou, hoje a a aprovação da Aviação Civil ,a autorização "sem reservas" em 1º de dezembro, mas não deu mais detalhes.

A Aeronáutica Civil é uma entidade vinculada ao Ministério dos Transportes. Um porta-voz
da Avianca confirmou à Reuters quanto a autorização do governo.

Os
Acionistas controladores majoritários da Avianca, Efromovich Germain, e da Taca, família Kriete de El Salvador, chegam no início de outubro a um acordo para a formação de uma holding. Efromovich tem uma participação de 66 por cento na nova holding, a família e Kriete em 33 por cento, conforme relatado em outubro.

Ambas as companhias aéreas, continuarão a operar sob suas próprias marcas e não estaram cotadas na bolsa de valores, em conjunto vendem 3.000 milhões de dólares por ano.

As duas companhias têm uma frota combinada de 129 aeronaves com mais de 100 destinos na América e na Europa.

Avianca, com vendas de cerca de 1.900 milhões de euros e fundada em 1919, é controlada por Efromovich ,que estava à beira da falência após os ataques às Torres Gémeas em Nova Iorque em Setembro de 2001.

A Taca, que voa para 22 países na América e em nove cidades dos Estados Unidos, foi fundada em 1931 pelo neozelandês Lowell Honduras Yerex como uma empresa de serviços mistos (passageiros e carga).


Ryanair lança site em português


A low cost Ryanair tem desde ontem uma versão do seu site em português sob o slogan "Reserve voos baratos para a Europa – Voos baratos a partir de Portugal".

O lançamento do site em português aconteceu ontem no Porto e de acordo com o portal de notícia do "Jornal de Negócios" o responsável de Comunicação da low cost, Daniel de Carvalho, afirmou que o objetivo é "colocar o poder nas mãos do consumidor" e eliminar o "intermediário ganancioso (agente de viagens)".

O site reproduz a imagem característica dos portais da low cost e hoje tinha como destaques uma promoção "um milhão de lugares a cinco euros por trajecto", para viagens de Dezembro a Fevereiro, e a venda do seu "calendário de caridade", com assistentes de bordo em bikini e poses sensuais. O "destine em destaque" era Saint-Etienne.

Presstur

Flex negocia prazos e volta a voar para a Gol




A antiga Varig (Flex) voltou a voar, depois de estar ameaçada de encerrar definitivamente sua operação. Com uma dívida de pelo menos R$ 15 milhões, pagamentos de leasing e seguro atrasados, a companhia conseguiu negociar mais prazos com a seguradora e com a arrendadora de seu único avião. Desde o dia 27, está operando dois voos fretados por dia, exceto aos sábados, para a Gol, que controla a Varig.

"Conseguimos levantar o moral dos funcionários com a volta dos voos", afirma o diretor técnico da Flex, Carlos Berardinelli, acrescentando que conseguiu pagar os salários de novembro, que estavam atrasados. Ele assumiu o comando da companhia após a renúncia do gestor judicial Aurélio Penelas em 10 de novembro.

O único avião da Flex, um Boeing 737-300 herdado da Varig, está voando entre o Rio, Fortaleza e Vitória. A aeronave estava sob ameaça de arresto, já que a empresa não paga há quatro meses o leasing, cujo valor total é de US$ 900 mil. A Flex também deve a segunda parcela do seguro, de US$ 150 mil, que venceu no início de novembro, mas conseguiu estender o pagamento até o dia 12.

Valor Econômico

SR Technics renova o contrato milionároio de manutenção







AEasy jet e a SR Technics , empresa líder global na manutenção de aeronaves, renovaram o contrato que envolve a manutenção dos 157 Airbus da companhia.

O acordo é de 11 anos está avaliado em mil milhões de libras e beneficia aEasy Jet em ganhos de eficiência de 17%.

A SR Technics realiza assistência à frota de Airbus da companhia “low cost” desde 2005 e vai abrir novas instalações em Malta.

E o contrato vai melhorar ainda mais porque a Easy Jet prevê aumentar sua frota para 207 aeronaves até 2012.



50 anos do primeiro sequestro aéreo de toda história


No último dia 02,quarta-feira, completaram-se 50 anos do primeiro sequestro aéreo da humanidade, que aconteceu no município de Aragarças (GO), na divisa com Barra do Garças, no Vale do Araguaia.

Um grupo de cinco oficiais da Aeronáutica articulou o sequestro de um avião comercial com 40 passageiros para auxiliar no que ficou conhecido como "Revolta Veloso"
, um movimento de insubordinação comandado pelo major Haroldo Coimbra Veloso, que montou base no aeroporto de Aragarças.

A intenção era montar uma resistência ao governo do presidente Juscelino Kubitschek, conforme conta o livro do historiador Claudemiro Souza Luz que foi lançado em novembro para comemorar essa data histórica.


“Eu considero esse fato um dos mais importantes de Aragarças”, destaca ele. O sequestro começou às oito e meia da manhã do dia 2 de dezembro de 1959, quando o major Eder Teixeira Pinto rendeu os pilotos e sequestrou o avião quadrimotor Constellation, da empresa Paner do Brasil, que fazia rota do Rio de Janeiro para Belém (PA). O avião foi desviado até o aeroporto de Aragarças, onde o comandante da rebelião, major Veloso, aguardava com mais quatro oficiais da Aeronáutica e com dois aviões C-47 da FAB que estavam sendo utilizados no movimento.

A comunicação era lenta naquela época, mas logo o governo foi informado do levante e o ministro da Guerra na época, Henrique Teixeira Lott, determinou a invasão do aeroporto para prender os militares revoltosos. Segundo Claudemiro, isso aconteceu logo no terceiro dia do sequestro. Um grupo de pára-quedistas do Exército chegou de surpresa no aeroporto e bombardeou um dos aviões, e assim os revoltosos tiveram que se entregar.

Major Veloso e outros oficiais foram presos e depois anistiados pelo governo federal, com Veloso se mudando para o estado do Pará, onde se elegeu deputado federal e faleceu aos 49 anos. “Eu acredito que a revolta fracassou porque houve pouca adesão dos militares na época, provavelmente porque ficaram com medo da reação do governo”, explica o escritor.

O tema tornou-se indispensável na história do Araguaia e foi lembrado recentemente na minissérie da TV Globo "JK", que contava a história de Kubitschek. Escritores como Valdon Varjão, Murilo Melo Filho, Mário Miguez e Zélia Diniz já escreveram sobre esse assunto.

Claudemiro lembra que tinha 19 anos naquela época e como qualquer outro morador da cidade passou a maior parte do tempo rodeando o aeroporto para acompanhar, mesmo que à distância, tudo que acontecia no aeroporto.

Claudemiro explica que o avião sequestrado era o maior visto na região e quando desceu na pista estreita de Aragarças todo mundo ficou assustado. Os passageiros foram retirados e conduzidos ao Grande Hotel, construído para a Fundação Brasil Central, enquanto os militares esperavam mais reforços de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo que acabaram não vindo e frustrando a tentativa de golpe.

O escritor aragarcense insiste nesta tese porque nas eleições de 46 e 50 a cúpula da Aeronáutica perdeu as eleições para o brigadeiro Eduardo Gomes e de certa forma não se conformava porque o Exército já tinha tido um presidente.



Desástres Aéreos

Tam venderá passagens com parcelamento especial no Super Casas Bahia


A Tam Linhas Aéreas participará pela segunda vez da Super Casas Bahia( Aliás as Casas Bahia e o Grupo Pão de Açucar acabaram de criar um conglomerado de R$ 40 Bilhões), nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Na capital paulista o evento vai de quatro de dezembro a oito de janeiro e no Rio de quatro de dezembro a 10 de janeiro.

Os visitantes que comparecerem ao estande da companhia poderão comprar passagens aéreas a preços especiais, com parcelamento em até 10 vezes, respeitando a parcela mínima de R$ 55,00 para os cartões Amex, Visa, Diners, Mastercard e Hipercard, e R$ 45,00 para o cartão de crédito Tam. Também serão aceitos pagamentos em dinheiro.

O público poderá ainda consultar as últimas promoções da Tam e receber mais informações sobre como pesquisar tarifas mais atrativas, como, por exemplo, utilizando o site www.ofertastam.com.br.

A iniciativa tem como objetivo apresentar os serviços da companhia aérea a pessoas habituadas a utilizar o transporte terrestre.

Mercado e Eventos

Boeing oferece ao Brasil parceria para fabricar jatos


A fabricante americana de aviões Boeing está oferecendo à indústria brasileira uma parceria mundial na fabricação de jatos de combate.

Trata-se do projeto Global Super Hornet, que vai criar um novo caça ao partir do modelo já existente, o F/A-18 Super Hornet.

Esse modelo é um dos participantes do programa FX-2, a bilionária concorrência aberta - e atualmente na reta final de definição - para a compra de 36 unidades para reequipar os esquadrões da Força Aérea Brasileira (FAB).

O novo avião será um projeto colaborativo internacional, onde os países participantes vão oferecer seus sistemas nativos para serem incorporadas ao aparelho.

"Nós achamos que o Super Hornet é o melhor avião aeronaval do mundo. Queremos crescer a partir desse legado, com as melhores tecnologias de cada país participante do processo", afirma o diretor internacional de desenvolvimento de negócios da Boeing, Michael Coggins.

A idéia da Boeing é procurar por parceiros do projeto ao longo do 2010 e iniciar o desenvolvimento de engenharia por volta de 2011. O objetivo é ter um modelo operacional por volta de 2020 - coincidentemente, a data em que a FAB deverá iniciar a compra de um segundo lote de caças.

Estratégia

Aliás, a proposta é a mais nova arma usada pela Boeing para superar suas concorrentes - a francesa Dassault e a sueca Gripen - na venda dos caças para a FAB.

Isso porque a participação das empresas nacionais no projeto está condicionada à vitória da companhia americana na licitação, conforme admite Coggins.

"A participação nacional no desenvolvimento do Global Super Hornet é totalmente dependente do resultado do FX-2", admite ele. No entanto, ele completa: "o projeto global seguirá qualquer que seja o resultado, mas o Brasil tem a chance de liderar o caminho".

A proposta também pode ser entendida como mais uma tentativa de afastar os temores de que os EUA não estariam dispostos a repartir a tecnologia do caça com o Brasil, caso vençam a concorrência.

Coggins reforça que já tem toda a autorização necessária do Congresso para concluir o acordo. "Se o negócio fosse fechado hoje, amanhã já poderíamos compartilhar todos os sistemas. Eu garanto", finaliza.

Segundo ele, essa autorização se estende aos sensores considerados mais sensíveis do pacote, como radares de longo alcance, turbinas, mísseis de longo alcance e bombas guiadas a laser.

Brasil econômico

Embraer vai dobrar vendas no País


Atentas para a boa maré do mercado doméstico, impulsionado pelo aumento da renda, do emprego e do crédito, as indústrias decidiram redirecionar o foco dos negócios para os clientes locais. Com isso, escapam do real valorizado que atrapalha as exportações e da demanda externa ainda ressentida da crise financeira internacional.

"Várias indústrias estão redirecionando a produção antes exportada para o mercado doméstico, quando é possível", diz o diretor de Comércio Exterior da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Roberto Giannetti da Fonseca.

A fabricante de aviões Embraer vai mais que dobrar neste ano a participação das vendas domésticas no faturamento. Em 2008, o mercado interno respondeu por 4% da receita de US$ 6,3 bilhões. Este ano, a fatia das vendas domésticas será de cerca de 10% de um faturamento projetado de US$ 5,5 bilhões.

"Venda para o mercado interno de US$ 530 milhões é a maior cifra nominal da história da empresa", afirma o vice-presidente executivo financeiro e de relações com investidores, Luiz Carlos Aguiar. O executivo frisa que 90% das vendas são para o exterior, mas que as vendas de aeronaves para dois novos clientes, as companhias aéreas Azul e Trip, deram uma injeção de ânimo na empresa.

A Azul encomendou 36 aviões, com entrega até 2013. A Trip comprou cinco aeronaves. "As vendas domésticas não compensam as perdas no mercado externo, mas o cenário do transporte aéreo internacional só deve reagir em 2011."

Estado de São Paulo

American Airlines quer ajudar Japan Airlines a superar a crise



A companhia American Airlines, a Aliança Oneworld e o fundo de investimentos americano TPG estão dispostos a investir US$ 1,1 bilhão na Japan Airlines (JAL), que passa por dificuldades.

Japan Airlines estuda cancelar cinco mil empregos antes de 2012. "Nossa proposta total de apoio financeiro (sob diversas formas), incluindo este investimento, chega a US$ 1,8 bilhão e supera as outras ofertas feitas a JAL", afirma um comunicado.

A American Airlines, sócia da JAL dentro da aliança Oneworld, tenta manter a companhia japonesa dentro deste grupo.

Mercado e Eventos

Fazenda dos trabalhadores da Vasp será vendida em leilão do TRT-SP

Juíza Elisa Maria, coordenadora do Juizo Auxiliar de Execuções

Confirmado pela Justiça o direito de propriedade dos ex-empregados da Vasp sobre a Fazenda Piratininga, procedimentos estão sendo adotados para a sua venda. O dinheiro apurado será destinado para pagamento de todos os credores trabalhistas da Vasp, em nível nacional, através de ação civil pública do TRT-SP.

A conquista da fazenda deu-se através de adjudicação pelo Sindicato Estadual dos Aeroviários e Sindicato Nacional dos Aeronautas. Sua venda pública, com a participação do Ministério Público do Trabalho, será realizada através da estrutura e experiência do leilão unificado a cargo da Central de Hastas Públicas do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região.

Situada na região Centro-Oeste do país, a Fazenda Piratininga constitui-se num complexo agropecuário que engloba uma área de 135 mil hectares.

Duque Estrada

Direito Aeronáutico

Air Canadá eleita a melhor companhia aérea na América do Norte



A Air Canada foi eleita a melhor companhia aérea na América do Norte em uma pesquisa internacional de viajantes de negócios pela Global Traveler Magazine.

O prêmio não teria vindo em melhor hora para a transportadora nacional que estava quase à beira de buscar proteção contra falência há alguns meses atrás.


A pesquisa da Global Traveler é baseada nas respostas de mais de 25.000 leitores da Global Traveler Magazine.
Estes leitores são viajantes freqüentes que voam em média de 32 vôos por ano, com 96 por cento deles viajando
regularmente na primeira classe ou na classe executiva.


PRESIDENTE DO AEROCLUBE DE BRASÍLIA MORRE BALEADO ENQUANTO PRATICAVA COOPER NA PISTA DE POUSO


Presidente do Aeroclube de Brasília era também secretário de Indústria e Comércio de Luziânia. Delegado avisa que investigação será sigilosa

O presidente do Aeroclube de Brasília, João da Silva Abreu (foto), 48 anos, foi assassinado, no fim da tarde de ontem, enquanto praticava cooper na pista de pousos e decolagens. O delegado plantonista Ernani de Oliveira Cazeu, do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) da cidade goiana, afirmou que a investigação vai tramitar de forma sigilosa. João da Silva foi baleado, mas a polícia não revelou quantos tiros o atingiram. Além de presidente do Aeroclube, ele era secretário de Indústria e Comércio de Luziânia e presidente da Associação Comercial da cidade.

“O local é ermo e a polícia ainda não tem testemunhas visuais. O corpo foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Luziânia, onde será periciado”, disse o delegado plantonista. O laudo deve sair em aproximadamente uma semana. “A partir de hoje, a família será ouvida. Também serão ouvidos funcionários e todos que possam dar informações.”

Segundo o irmão de João, que se identificou apenas como Silvano, nenhum pertence da vítima foi levado. “Não tenho palavras para falar sobre isso. É muita revolta”, lamentou.

Vice-presidente do Aeroclube de Brasília, Omar Victor do Espírito Santo disse ter conversado com funcionários, mas ninguém teria testemunhado o crime nem sequer percebido nada de estranho. “Ele foi encontrado por acaso e os funcionários chamaram o Samu e a polícia. O João ainda respirava, mas já estava inconsciente”, contou Omar. “É uma perda muito grande. Ele era um presidente muito ativo, que fará falta. Vamos pensar em como dar continuidade ao trabalho dele.” O vice-presidente afirmou ainda que o Aeroclube é cercado e tem guaritas, mas só há rondas de seguranças no período noturno.

De acordo com Israel Marcelo, cunhado da vítima, João da Silva não tinha inimigos. “Ele era uma pessoa bem relacionada na cidade, muito trabalhador, comprometido com a família. Foi uma grande calamidade. Luziânia está precisando de mudanças”, lamentou. O corpo de João deve ser velado hoje no Aeroclube.
IFR Online