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segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Pousada em Congonhas




Se você é da Aviação e está procurando onde morar
ou pernoitar, venha nos visitar!



Acesse a esquerda do painel e entre em contato

Vagas Limitadas!

Avião faz pouso de emergência em Nova Jersey Turnpike

CNN
Agora há algo que você não vê todos os dias: Um pequeno avião fez um pouso de emergência sobre o New Jersey Turnpike perto de Cherry Hill nesta segunda-feira.

O avião, um monomotor Cessna, fez um pouso de emergência na pista sentido norte da rodovia.

O piloto, identificado como Mike Lanford, foi contratado pela Metro Networks e estava fornecendo relatórios de tráfego para a Filadélfia 's KYW-AM e KYW-TV.

O pouso, descrito como precaução, foi necessário por causa do indicador de baixa pressão de óleo, disse o porta-voz da Federal Aviation Administration.

Ninguém ficou ferido.
CNN


Ásia-Pacífico ultrapassa os E.U. em viagens aéreas

A região Ásia-Pacífico ultrapassou América do Norte como o maior mercado do mundo de avião de passageiros e é esperado para liderar a recuperação da indústria de aviação este ano.
A International Air Transport Association revelou ontem que 647 milhões de passageiros viajaram na Ásia-Pacífico no ano passado, contra 638 milhões na América do Norte.
A região é esperada para consolidar sua liderança por pegar um adicional de 217 milhões de viajantes em 2013.

Líder aposta nos negócios do pré-sal

A mineira Líder, maior empresa de aviação executiva da América Latina, está apostando na exploração do pré-sal.

A empresa deverá investir R$ 30 milhões na compra de mais três helicópteros Sikorsky S-76, equipamento com autonomia de até três horas e capacidade para 12 passageiros.

Com a aquisição, sua frota de helicópteros chegará a 51 unidades. Boa parte deles está locada para a Petrobrás.
AE

Companhias áreas sul-africanas são acusadas de manipular preços para a Copa

A South African Airways forneceu documentos provando o esquema

O governo sul-africano anunciou que investigará seis companhias aéreas acusadas de planejar um aumento abusivo de preços das passagens para voos locais durante a Copa do Mundo.

As empresas investigadas são: Comair, South African Airways, 1time, Airlink, SA Express e Mango.

Todas as companhias, com excessão da South African Airwyas, negaram a alegação.

A South African Airways já forneceu cópias de e-mails comprovando o esquema, esperando uma punição menor por sua colaboração com as investigações.

Visitantes

A Fifa afirmou que menos visitantes do que o esperado devem comparecer ao evento que começa em 11 de junho.

Os cálculos iniciais estimavam cerca de 1 milhão de turistas, mas este número caiu para 450 mil pessoas.

Uma das razões apontadas é o alto custo dos voos até a África do Sul, um problema não relacionado com o escândalo dos voos internos.

A Fifa anunciou que trabalhará ao lado de associações locais para criar voos extras e pacotes para que fãs compareçam ao Mundial 2010.

BBC

Puma Air parece que esta de volta...


Vários blogs e sites de notícias especializados em aviação afirmam que a companhia regional paraense Pumaair estaria na eminência de aquisição de um Boeing 737-300, de 144 assentos , para operar a rota Macapá – Belém – São Paulo (Guarulhos) a partir do dia 25/02. Esperamos que a notícia se concretize, trazendo mais concorrência e opções de vôos para as duas capitais do Norte do Brasil, pois atualmente apenas a TAM e a Gol, além da regional Trip, operam vôos em Belém, enquanto em Macapá, apenas as duas grandes companhias nacionais.
Fabio romero

Ex-campeão de F-1 pilota avião para inaugurar nova rota


AP
Lauda pousa aeronave no aeroporto de Sófia, capital búlgara

O ex-piloto e tricampeão de Fórmula 1 Niki Lauda fez um vôo promocional nesta segunda-feira com um dos aviões de sua companhia aérea, a Niki Luftfahrt, para inaugurar o destino de Sófia, na Bulgária. A empresa austríaca vai operar vôos na Europa, entre Viena, na Áustria, e a capital búlgara.




O tricampeão de Fórmula 1 veio ao Brasil em março do ano passado para receber o primeiro dos cinco aviões da Embraer que ele comprou para sua companhia aérea. Cada aeronave, do modelo Embraer 190, tem valor estimado em US$ 39,5 milhões (cerca de R$ 82,7 milhões).

Terra


Russa é flagrada tentando pegar avião com 50 periquitos escondidos no casaco

Mulher carregava aves em bolsos costurados internamento na roupa.
Ela foi descoberta quando os animais acordaram e fizeram muito barulho.

Foto: Creative CommonsPeriquitos piaram e entregaram contrabandista russa.

Uma mulher foi flagrada na alfândega da Rússia carregando debaixo de seu casaco 50 periquitos provenientes da China, informaram os agentes alfandegários nesta segunda-feira (1º).

A mulher foi descoberta no momento em que atravessava a fronteira da cidade chinesa de Heihe para Blagoveshchens, na Rússia. As aves acordaram e fizeram muito barulho.

"Era impossível que o inspetor alfandegário e os outros turistas não os ouvissem", afirmou um funcionário do local.

Segundo os agentes, os periquitos estavam escondidos em bolsos costurados internamente no casaco. Cada ave foi avaliada em 10 mil rublos (cerca de US$ 329).

Os periquitos foram confiscados e a mulher, multada.

G1


Vaga: Comandante de helicópteros (01 vaga)



Empresa:Líder Aviação

Descrição: Empresa que oferecer soluções personalizadas em aviação executiva com segurança, agilidade e qualidade.
Porte:Grande
Ramos:
  • Transporte

Dados da vaga

Vaga:Comandante de helicópteros
Código da vaga: 1018533
Data de atualização: 29/01/2010
Quantidade:1 vaga
Descrição:Experiência em aviação OFF SHORE.
PLAH checado.
Acima de 2000 horas de vôo em helicópteros.
Disponibilidade para escala 15X15.
Exigências:
  • Superior completo
Faixa salarial: A combinar
Benefícios:A combinar
Níveis hierárquicos:Especialista com Curso Superior
Área(s) de atuação:Transportes
Cidades:MACAE/RJ (1 vaga)

emprego certo

Taxas do parcelamento de empresas aéreas fazem valor final de passagens subir até 150%

Com a facilidade na hora de pagar a viagem das férias, o custo com a operação financeira, já que os juros podem chegar a altíssimos 5,99% ao mês, ou cerca de 100% ao ano, encarece o bilhete aéreo em até 150%. É o caso do trecho de ida e volta do Rio para Santiago, no Chile. Comprando pela Gol, o preço à vista sai a R$ 1.612,74. Mas se o passageiro optar pelo parcelamento em 36 vezes oferecido pela companhia aérea, com juros de 5,99% ao mês, o mesmo bilhete custará R$ 4.040,64. O trecho Rio-Salvador pela empresa tem o mesmo avanço. A passagem salta de R$ 1.127,24 para R$ 2.824,20.
O Globo

Socos no ar


Semana passada, um jato da British Airways, quando sobrevoava o Pará, rumo a Londres, teve que retornar ao Rio de Janeiro porque três ingleses começaram a brigar. Com a intervenção do piloto, um quarto “hooligan” ameaçou abrir a porta da aeronave. Já no aeroporto Tom Jobim, os brigões entraram em cana. Mas o avião não pode seguir viagem, para prejuízo dos passageiros: todos os banheiros da classe econômica estavam quebrados.

Ricardo Boechat

Tam coloca primeira classe para Londres a partir do dia 5


A primeira classe da Tam estará disponível a partir da próxima sexta-feira (dia 5) para os clientes que viajarem para Londres (Reino Unido) no Boeing 777-300ER. Os voos saem de São Paulo (GRU).

As quatro poltronas da primeira reclinam até 180º, ocupam área exclusiva na aeronave e garantem privacidade ao passageiro, uma vez que a mobília isola o espaço de cada um. As amenities são da marca grega Korres, e o cliente pode escolher os produtos que queira usar durante a viagem e ainda os que desejar levar consigo.

No Exterior, o atendimento personalizado é outro diferencial. O passageiro da primeira classe da aérea tem direito a traslado em carro de luxo privativo para ir e voltar do aeroporto ao local de hospedagem em todas as cidades em que a companhia opera fora do Brasil. O serviço deve ser agendado, com pelo menos 48 horas de antecedência, na Central de Atendimento (tel. 4002-5700).

A aérea também opera a primeira classe nas rotas que ligam São Paulo (GRU) a Miami, Orlando, Nova York, Paris, Madri e Frankfurt; e Rio de Janeiro a Paris e a Nova York.
Panrotas

Azul Cargo começa a operar serviço de carga expressa e encomendas em Vitória


A Azul Cargo começou a operar esta semana o envio e recebimento de carga expressa e encomendas em Vitória (ES).

A partir da capital capixaba, os aeroportos de destino atendidos são: Belo Horizonte, Campo Grande, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Maceió, Manaus, Maringá, Natal, Navegantes, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e Viracopos (base operacional principal). São três voos diários partindo de Vitória para Viracopos, onde ocorrem as conexões para os demais destinos, e um voo direto para Salvador.

A unidade de negócios Azul Cargo começou a operar em 17 de agosto do ano passado, inicialmente com transporte aeroporto-aeroporto entre Campinas, Fortaleza, Recife e Salvador.

Em novembro do ano passado, passou a oferecer também o serviço de entregas expressas porta a porta, que já atende 1.000 cidades a partir dos aeroportos de destinA proposta é chegar a 2.000 cidades até maio e não parar por aí.
Intelog

Nova York terá uma prova da Red Bull Air Race em 2010



A quinta corrida da temporada 2010 do Red Bull Air Race World Championship será realizada, em parceria com a NYC & Company, a cidade de Jersey, New Jersey e do Liberty State Park, sobre o Rio Hudson, em Nova York, nos dias 19 e 20 de junho. Esse ano será o sexto ano da Red Bull Air Race, a qual também pousará em nove cidades, tendo já confirmadas os seguintes locais: Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos; Perth, Austrália; Lausitz, na Alemanha, e Lisboa, Portugal, além de Nova York nos EUA.

A quinta prova da temporada 2010 da Red Bull Air Race terá esse pano de fundo para os competidores e seus aviões.

Em 2009, a Red Bull Air Race foi transmitida para mais de 180 países alcançando mais de 300 milhões de espectadores. Os dois dias da corrida, onde o público pode assistir ao vivo e de graça o evento, mais a transmissão global do evento, mostrará a cidade de Nova York como um novo destino para esportes radicais. A corrida em Nova York e na cidade de Jersey também representam uma oportunidade de estimular a economia local.

A Red Bull Air Race é diferente das outras corridas de esporte motor que ocorrem em circuitos, pois ocorrem em lugares abertos e os aviões vão até as cidades onde o público se concentra para assistir. Para efetuar isso, são necessários transportes logísticos sem paralelos, onde são transportados cerca de 380 toneladas de infraestrutura e equipamentos da corrida, incluindo 15 aeronaves de acrobacia e até mesmo uma torre de controle de tráfego aéreo desmontável.

Nos últimos cincos anos, a Red Bull Air Race ocorreu nas maiores metrópoles pelo mundo, como Londres, Rio de Janeiro, Barcelona, e nos Estados Unidos em San Diego, Detroit, San Francisco, e no Monument Valley, em Utah. Dos quinze pilotos de corrida de todo mundo, dois são norte americanos americanos, Kirby Chambliss (foto) do Arizona e Michael Goulian de Massachusetts. Cada piloto voa durante uma temporada inteira numa equipe que inclui um técnico mecânico e um coordenador de voo.

Esta temporada teremos um piloto brasileiro, o paranaense Adilson Kindlemann (veja aqui no Cavok), que poderá voar uma etapa da temporada no Brasil, já que a cidade do Rio de Janeiro está cotada para sediar pela segunda vez uma corrida da Red Bull Air Race.

cavok

Rússia iguala EUA em caças de 5ª geração

Novo caça russo chega para competir com os modelos ocidentais

O Sukhoi T-50 foi filmado pela primeira vez nesta sexta-feira em um voo de 45 minutos.


Popout

Vídeo oficial da Sukhoi do primeiro voo do T-50 PAK, protótipo da Força Aérea da Rússia, em 29 de janeiro de 2009, no Extremo Oriente do país.

O caça furtivo de quinta geração - apelidado por alguns como o "Flaptor", tem semelhanças tanto com o Lockheed Martin F-22 quanto com o Northrop Grumman/McDonnell Douglas YF-23.

"Todas as tarefas planejadas para o primeiro voo foram realizadas com êxito", declarou Olga Kaiukova, porta-voz do grupo aeronáutico Sukhoi.

A Rússia começou a desenvolver o projeto de construção e desenvolvimento do caça de quinta geração nos anos 90.

O novo aparelho poderá realizar missões de 24 horas ao dia e em quaisquer condições meteorológicas e será capaz de cobrir longas distâncias a velocidade supersônica. O caça está equipado com uma estação ultra-moderna de navegação e um sistema eficaz automatizado de defesa.

Mikhail Pogossian, diretor da empresa Sukhoi, considerou o primeiro voo do caça como um grande êxito da ciência russa, acrescentando que este programa irá ser desenvolvido em parceria com a Índia.

"Estou convencido de que o nosso projeto conjunto ultrapassará os análogos ocidentais segundo o critério 'preço-eficácia'", afirmou.

O vice-ministro da Defesa da Rússia, Vladimir Popovkin, informara anteriormente que as Forças Armadas russas começarão a receber esses aparelhos em 2015.

Os Estados Unidos são, por enquanto, o único país que possui caças de quinta geração (F-22).
Desástres Aéreos

Airbus aumenta o preço de suas aeronaves

A Airbus anunciou que irá aumentar o preço de suas aeronaves em uma média de 5,8%.

Essa é o primeiro aumento desde janeiro de 2008 e caracteriza o momento forte que vive a fabricante europeia, com uma cartela grande de pedidos e poucos cancelamentos.

Os preços variam de acordo com a aeronave selecionada pela companhia aérea.

O A318, menor aeronave da fabricante, por exemplo, passa a valer $62,5 milhões de dólares, enquanto o gigante A380 passará a custar $346,3 milhões.

“Tentamos manter os preços ao máximo de tempo que podíamos, porem, mesmo com o recorde de entregas e o numero impressionante de pedidos que tivemos nos últimos anos, fomos forçados a tomar essa atitude. A força do euro perante o dólar americano também contribuiu para isso.” disse John Leahy, chefe executivo de operações para clientes da Airbus.

Flight Life

Singapore 2010: pPrimeiras images do Singapore Airshow

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Como não instruir o piloto

Popout

Bilionário apresenta avião aquático


O grupo de empresas do bilionário Richard Branson já criou um modo de "pessoas comuns" irem ao espaço. Agora, ele vem com a história de um "avião aquático" que vai permitir um suave passeio pelo fundo do mar. O veículo, que se chama Necker Nymph, usa a força das asas para mergulhar no oceano até uma profundidade de 40 metros.

http://i2.r7.com/data/files/2C92/94A4/267A/732F/0126/7B89/4C01/032A/Necker-Nymph-hg-20100129.jpg

A Virgin Atlantic, empresa responsável pelo protótipo, que custou R$ 1,25 milhão, diz que o veículo leva a exploração do mar "para um outro nível".
– Depois de deslizar na superfície da água como um avião em uma pista, um dos três pilotos vão usar um joystick [controle] para mergulhar suavemente. E a experiência excitante começa. Descubra antigos navios que naufragaram, ande lado a lado com golfinhos. As opções são intermináveis.

O Necker Nymph tem cabines individuais que permitem uma visão em 360º do ambiente – o passeio pode durar até duas horas.


O problema é o preço da brincadeira. É possível alugar o veículo por US$ 250 mil (R$ 460 mil) por semana, mas só depois que o interessado fizer uma reserva de sete noites em um catamarã (tipo de embarcação) de luxo da empresa, o que já custa US$ 88 mil (R$ 165 mil).

A Ryanair regressou ao tema do pagamento pelo uso das instalações sanitárias


A Ryanair regressou ao tema do pagamento pelo uso das instalações sanitárias a bordo. A companhia pediu à Boeing para desenvolver uma instalação sanitária operada por moedas. Uma libra ou um euro, é o custo previsto para o uso das instalações sanitárias nos voos da Ryanair com uma hora de duração ou menos. Segundo Stephen MacNamara, porta-voz da companhia, em declarações à imprensa irlandesa, decorrem conversações com a Boeing para que esta desenvolva e instala em 50 dos aviões 737 da Ryanair instalações sanitárias operadas por moeda.

O plural só vale por serem vários aviões, pois em cada um está prevista apenas uma casa de banho, sendo as outras duas substituídas por seis assentos adicionais. Uma novidade que permitirá, segundo a companhia aérea, reduzir as tarifas em cinco por cento neste voos. Segundo McNamara, "não há regra nenhuma que obrigue um avião a ter qualquer instalação sanitária, o que até parece estranho, mas nós acreditamos que três são excessivas". Refira-se que caso a Ryanair avance com esta inovação, ela terá que ser alvo de aprovação especial, pois os 737 que usa já têm uma configuração com o máximo número de lugares actualmente admitido neste tipo de aeronave.

Sobre este assunto o porta-voz acrescenta que "o que tem piada no Michael (Michael O’Leary, CEO da Rynair) é que ele diz estas coisas como aparte, depois começa a pensar nelas cada vez mais , e depois a fazer contas", disse ao Irish times. Espera-se pelo próximo aparte de O’Leary.

Turisver

Conheça o clássico Boeing 247

aiba tudo sobre o primeiro bimotor comercial totalmente metálico e com trem de pouso retrátil que marcou época no mercado internacional.

Foi com grande alarde que, no início dos anos 1930, o Boeing 247 se apresentou no palco da aviação comercial norte-americana. Com relação aos modelos concorrentes, a novo aparelho reduziu em cerca de sete horas a duração do voo entre San Fancisco e Nova York, graças à sua revolucionária configuração aerodinâmica. De um momento para outro, a aeronave, desenvolvida com certo grau de sigilo, tornou-se o objeto de desejo da maioria das companhias aéreas.

O novo avião comercial podia transportar 10 passageiros e se destacava pela sua construção totalmente metálica, o que colocava em evidencia uma aerodinâmica que harmonizava as grandes superfícies de sua célula. O Boeing modelo 247 possuía asas com estrutura autoportante (cantilever), trem de pouso convencional retrátil e, para melhorar a aerodinâmica, motores com carenagens montadas no bordo de ataque das asas.

A fuselagem era composta de quatro segmentos em duralumínio unidos por parafusos. As junções apresentavam carenagens de alumínio e rebites escariados (de cabeça rebaixada). A estrutura das asas era composta por longarinas e nervuras de duralumínio.

A caixa central das asas era parte integral da estrutura da fuselagem, incluindo os pontos de fixação dos motores. As extremidades das asas também eram utilizadas como tanques de combustível.

A propulsão era constituída por dois motores Pratt & Whitney Wasp S1D1, que permitiam ao 247 atingir uma velocidade máxima de 293 km/h, o que, na época, o igualava ao caça Boeing P-12, adotado como padrão pela Força Aérea do Exército dos EUA (US Army Air Corps).

A maioria das inovações tinha como origem o revolucionário Boeing Monomail. Apenas a inclinação para dentro das janelas frontais da cabine de comando do 247 comunicava um certo grau de antiguidade ao conjunto.

Os engenheiros escolheram essa configuração para, em voos noturnos, evitar os reflexos das luzes do painel dos instrumentos. O fabricante havia desenvolvido o modelo 247 para a sua própria companhia aérea, a Boeing Air Transport System que, mais tarde, se tornaria a United Air Lines.

Em vista de sua grande velocidade, a companhia aérea “da casa” decidiu padronizar toda a sua frota com o novo modelo, encomendando 60 aeronaves.

A primeira saiu da fábrica em meados de 1932. Depois de uma série de testes no solo, fez seu voo inaugural em 8 de fevereiro de 1933 e foi certificada em 16 de março de 1933. Nunca existiu um protótipo propriamente dito.

Somente dois meses mais tarde a United obteve o seu primeiro exemplar que, para a alegria dos passageiros, foi colocado em serviço regular no final do mesmo ano.

Graças à drástica redução nos tempos de voo e o conforto adicional proporcionado a bordo, as reservas de passagens na United atingiram marcas inéditas. Uma situação que não mudou nem depois do 11 de outubro de 1933, data da explosão em pleno ar de um Boeing 247 (matrícula NC 13304) sobre Chesterton, Indiana.

A comissão de investigação atribuiu o acidente à detonação de uma bomba de nitroglicerina no porão de carga, o que provocou a morte dos sete passageiros, no que pode ser considerado o primeiro atentado a bomba da aviação comercial. Alice Scribner, uma das vítimas, foi a primeira comissária de voo de uma companhia aérea. Os motivos
do atentado nunca foram esclarecidos.

Ao todo, a Boeing fabricou 61 aeronaves em Seattle, duas das quais para a companhia aérea alemã Lufthansa, que desejava testar o novo modelo. Uma terceira unidade, encomendada originalmente foi cancelada.

Em 1934, as dois aviões foram transportadas para a Alemanha por via marítima onde foram montadas. O D-AKIN foi destruído em 13 de agosto em um acidente durante a fase de ensaios de voo, enquanto o D-AGAR entrou em operação comercial até sofrer danos sérios no solo, deixando-o irrecuperável, em 24 de maio de 1935.

O 247 mereceu total aprovação. “Para a indústria aeronáutica alemã, a aeronave apresenta muitas inovações” dizia um dos relatórios da companhia alemã. Nos Estados Unidos, em contrapartida, o pioneirismo da Boeing perdeu-se em apenas dois anos, já que a concorrência, o comprometeu em prazo muito curto, principalmente por parte da Douglas com seu DC-2, antecessor do lendário DC-3.

A Boeing reagiu com o modelo 247D, que possuía motores com carenagens desenvolvidas pela NACA, hélices de passo variável e janelas do cockpit mais aerodinâmicas, com inclinação para fora. A certificação do novo modelo ocorreu em 11 de outubro de 1934.

Não obstante todos os aprimoramentos e uma bem sucedida participação na corrida aérea MacRobertson, de Londres a Melbourne, em 1934, só foram fabricadas 15 unidades. embora a United em Cheyenne, Wyoming elevasse o padrão de 33 aviões originais.

No final de década de 1930, os Boeing 247 já eram considerados antiquados. Durante a Segunda Guerra Mundial, 27 exemplares, designados C-73, foram requisitados pela USAAF, para cumprir missões militares mas o engajamento durou apenas dois anos.

Após sua desmobilização, esses ex-aviões comerciais prestaram serviços aos mais diversos operadores e, ainda na década de 1960, podiam ser vistos transportando passageiros e carga em diversas partes do mundo.

Avião Revue

Anac transfere audiência para redistribuição dos slots em Congonhas


Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a audiência seria realizada hoje (01/02) em sua sede, em Brasília, foi transferida para quarta-feira, às 14 horas. Nela será feita a redistribuição de horários de pouso e decolagem (slots) do Aeroporto de Congonhas.

A mudança foi necessária porque Trip e Pantanal não foram habilitadas e têm até às 18 horas de hoje para recorrer. Caso isso aconteça, pode haver novo adiamento, pois a Anac teria de analisar o recurso.

Trip e Pantanal não se habilitaram porque não obtiveram índice de regularidade e pontualidade nos voos, de 80%, e não comprovaram patrimônio líquido positivo. Azul, Gol, NHT, OceanAir, TAM e Webjet estão habilitadas para a redistribuição de 412 slots.

Mercado e Eventos

Pantanal não recorre de decisão da Anac


A Pantanal Linhas Aéreas ainda não recorreu da decisão que a impede de participar da redistribuição de slots (autorizações de pouso e decolagem) no aeroporto de Congonhas. O prazo termina amanhã.

Companhia, que perdeu 61 de seus 196 slots, foi vetada pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) porque não cumpriu 80% de regularidade e pontualidade ou não comprovou patrimônio líquido positivo, de acordo com a própria agência. Assim como a Pantanal, a Trip também está barrada na redistribuição.

Diário entrou em contato com a TAM, que anunciou a compra da Pantanal no início deste mês. Apesar disso, como a efetivação da operação ainda depende da Anac, assessoria da empresa informou que não irá se pronunciar até então. Até o fechamento desta edição, equipe de reportagem não conseguiu contato com a assessoria jurídica da Pantanal Linhas Aéreas.

De acordo com a Agência, a redistribuição dos slots permitirá que mais empresas atuem em Congonhas. Participam da ação a Azul, a Gol/Varig, OceanAir, Tam e Webjet.

Hoje, somente quatro companhias aéreas (TAM, Gol/Varig, OceanAir e Pantanal) atuam em Congonhas, que é um dos principais aeroportos do país. Após a escolha dos slots, companhias têm até 30 dias para iniciar os voos. Caso contrário, autorizações são novamente redistribuídas.

Diário de Marília

Campuseiros viram pilotos nos simuladores da Campus Party

Simuladores de voos instalados na área de Games da Campus Party atraem campuseiros que querem sentir a experiência de pilotar um avião, um helicópetro ou carro de corrida. (Foto: Mirella Nascimento/G1)Simuladores de voo estão entre os mais concorridos.

G1

A idade dos aviões de combate da USAF

F-15C

A tabela abaixo, de 2008, mostra o status das aeronaves de combate da USAF. Observar a idade dos aviões (Avg Age) e a média de horas voadas (Avg Hrs). Assombroso era o número de F-15C que estavam com restrições e também a quantidade de A-10A “groundeados”.

USAF Combat Aircraft Age-1

A-10 lançando flare.JPG

FONTE: Air Force Association

Poder Aéreo

Pintura muito maneira...




Direto da Pista

Puma Air solicita voos entre MCP, BEL e GRU


Mais uma operadora de Boeing 737-300 no Brasil: a Puma Air solicitou voos diários entre Macapá, Belém e Guarulhos, operando jatos 737-300 com 144 assentos.
Os voos teriam início em 25/02, sujeitos à aprovação governamental.

No site da empresa, não fala nada sobre o assunto do Boeing, clique AQUI para conferir.
É esperar...
Aeroblog

Imagens - Albatross nas cores da Esquadrilha Oi



Foto: AIRFLN

RMC

Chinês que 'morou' três meses em aeroporto de Tóquio encerra protesto

Um dissidente chinês que estava há quase três meses "morando" no aeroporto mais movimentado do Japão concordou neste domingo em deixar o local e tentar voltar a seu país.

Feng Zhenghu, de 55 anos, decidiu permancer na área de desembarque do aeorporto de Narita, em Tóquio, em novembro passado, depois de ter sua entrada na China recusada quatro vezes.

Ele havia ido ao Japão para visitar sua irmã, mas na volta enfrentou problemas ou com as companhias aéreas - que recusaram seu embarque - ou com as autoridades chinesas - que rejeitaram sua entrada em Xangai e o mandaram de volta a Tóquio.

De posse de um celular e um laptop, ele passou a narrar sua experiência em um blog e através do site Twitter.

'Mendigo'

Segundo a organização de defesa dos direitos humanos, Zheng é "um ativista de destaque" e já ficou preso durante três anos por suas atividades.

Ele disse que decidiu sair do aeroporto depois de ter sido visitado por autoridades chinesas, apesar de não ter revelado o conteúdo da conversa.

Zheng deve entrar no Japão na próxima terça-feira e tentar voltar para a China depois.

Desde novembro, ele está em uma área pequena entre o desembarque dos aviões e os guichês da imigração japonesa, por onde passam diariamente milhares de pessoas.

Em uma entrevista à BBC em dezembro, Zheng disse que estava sobrevivendo graças a alimentos deixados pelos passageiros.

"Não tem chuveiro, banheira. É muito difícil psicologicamente porque as pessoas olham para mim como se eu fosse um mendigo. Me sinto envergonhado", afirmou.

"A única coisa que quero agora é ir para o meu país e ir para minha casa", disse ele, na época.

Popout
Desástres Aéreos

A Ryanair no Brasil



A companhia aérea irlandesa Ryanair, que revolucionou o setor ao oferecer passagens baratas em troca do mínimo de serviços aos viajantes, está de olho no mercado nacional. Há vinte dias, seus dirigentes reuniram-se com a Webjet, de Guilherme Paulus. Disseram-se interessados em comprar parte da empresa brasileira. O interesse animou Paulus.

A Ryanair avisou que retomará as conversas depois da promulgação da lei que estenderá de 20% para 49% o teto para que estrangeiros participem de empresas aéreas nacionais. A mudança está prevista para março.

Decreto impõe metas para atendimento, filas e bagagens


BRASÍLIA - Pouco mais de três anos após o país ter enfrentado o caos aéreo, com os usuários sofrendo transtornos pela falta de organização, o governo decidiu determinar padrões mínimos de qualidade de atendimento nos aeroportos. Um decreto enviado pelo Ministério da Defesa à Casa Civil, a ser assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva antes do carnaval, vai fixar o tempo máximo que a companhia aérea terá para fazer o check-in do passageiro a partir do momento que ele chegar ao balcão, para a devolução da bagagem e para as filas de controles de Polícia Federal (PF), Receita Federal e Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa). É o que mostra matéria de Geralda Doca, publicado neste sábado, no GLOBO.

O decreto dará à Infraero poderes de coordenação sobre a prestação de serviços dos vários órgãos públicos que convivem nos aeroportos. Atualmente, cada órgão trabalha isoladamente e quando acontece um problema a responsabilidade não é de ninguém.

Esse posto será ocupado pelos próprios superintendentes dos aeroportos, que poderão cobrar dos demais órgãos um padrão na formação de filas ou uma melhor distribuição dos agentes entre os terminais, conforme o movimento em diferentes horários.

Com sete artigos, o texto do documento estabelece que a harmonização dos órgãos que atuam no aeroporto é essencial para prestar um serviço adequado aos usuários. O governo chegou a pensar em criar a figura da autoridade aeroportuária, mas concluiu que o termo poderia gerar ainda mais conflitos entre os órgãos - que poderiam achar que estavam sofrendo ingerência. O grupo que participou da elaboração do decreto considerou que o termo coordenação seria mais palatável e compreendido pelos órgãos.

Anac vai determinar índices de qualidade

A Receita Federal, explica um técnico que participou da elaboração do texto do decreto, continuará soberana para definir que bagagem deve ser aberta para vistoria. Mas o coordenador aeroportuário poderá cobrar que a vistoria obedeça a um padrão de tempo ou que sejam postos mais agentes e equipamentos para esse trabalho.

Os critérios de qualidade serão estabelecidos em todas as áreas do aeroporto. No caso dos balcões de check-in das companhias aéreas, exemplifica o técnico, os padrões internacionais apontam que o atendimento, após iniciado aos passageiros, deve ser feito em um minuto e meio. No Brasil, não existe parâmetro e, numa medição informal, constatou-se casos de empresas que levam até quatro minutos.

Infraero poderá exigir atendentes

Com a prerrogativa, a Infraero poderá, por exemplo, exigir mais atendentes nos guichês; poderá também utilizar espaços ociosos reservados aos órgãos que atuam nos aeroportos, bem como das companhias aéreas. Terá liberdade, neste caso, para abrir espaços em áreas vazias das empresas, nos balcões de check-in, quando houver fila na concorrente.
Contato Radar

Ryanair no Brasil?

Matéria publicada na Veja especulou e a Webjet confirmou que executivos da low cost/low fare Ryanair estariam avaliando a compra de uma participação na Webjet. O negócio dependeria da entrada em vigor do aumento do limite legal de participação de capital estrangeiro nas cias aéreas nacionais. Devemos lembrar que a Webjet não foi incluída no pacote que os antigos controladores da CVC venderam para o Grupo Carlyle.

Esperar que a Ryanair tenha alguma participação no mercado brasileiro é mais que factível, já que estamos falando ainda de um mercado muito lucrativo, mas esperar ver o modelo low cost/low fare Ryanair idêntico ao praticado na Europa funcionando no Brasil é fantasia pura.

O Código Aéreo Nacional, nossa infraestrutura aeroportuária e seu modelo de administração e os acordos coletivos de trabalho estão longe de permitir que Ryanair coloque em práticas as políticas que a permitem cobrar verdadeiras low fares (tarifas baixas) como na Europa. No ambiente atual, cobrar pelo despacho de malas em vôos dentro do Brasil, negociar tarifas e subsídios para operar em aeroportos secundários, colocar os comissários para atuar também no check in e na limpeza das aeronaves, por exemplo, não seria possível. Para complicar, a frota de aeronaves da Webjet é muito mais velha que a da Ryanair, uma premissa para economizar no combustível e na manutenção e um dos pré-requisitos para colocar a política de operação low cost em prática.

Por outro lado, ela tem expertise para dar suporte as operações da Webjet. Só torço para que o vale tudo do marketing da Ryanair não venha também a poluir nossas terras…

Aquela passagem

Carrinhos transportam passageiros no Galeão



Desde o último dia 18 de janeiro, o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão-Tom Jobim recebeu três carrinhos elétricos para o transporte de usuários no aeroporto carioca. Os equipamentos atendem à Política de Acessibilidade da Infraero e conduzem os passageiros pelo corredor de ligação entre os terminais 1 e 2, facilitando o deslocamento de pessoas e proporcionando mais conforto aos usuários.

Cada carrinho possui capacidade para até cinco passageiros, atendendo preferencialmente a idosos, gestantes e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. “O objetivo dos equipamentos é otimizar o tempo do usuário e oferecer mais conforto aos passageiros do Galeão”, destacou o superintendente do aeroporto, André Marques de Barros.

Os carrinhos vão operar em caráter experimental até abril de 2010 e funcionam de domingo a domingo, das 5h30 às 23h. “Ao todo, oito motoristas foram capacitados para operar os equipamentos, que representam mais um compromisso da administração do Galeão com o bem estar dos passageiros”, frisou o superintendente.
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