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quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Enquanto isso na Jet Airways...



Bombaim:
No dia do impasse entre a administração e os pilotos Jet Airways deixou ainda milhares de passageiros em toda a Índia encalhados novamente nesta quarta-feira.

A corrida provocou atrasos de outras operadoras, malabarismos de passageiros nas aeronaves e aeroportos, cancelamentos, restituições e novas reservas.
Enquanto a JetAirways disse que era capaz de acomodar metade de seus 14.000 passageiros que foram afetados nacionalmente .
Em outras companhias aéreas, a situação foi agravada por aqueles que são forçados a procurar assentos.
Mesmo assim Cerca de 2.500 passageiros foram afetados em Bombaim.
Os passageiros também tiveram um momento difícil na negociação com a Jet Airways para as devidas restituições. Nenhum dos passageiros que havia cancelado seus bilhetes recebeu o montante de imediato.

Voo São Paulo-Caracas da Tam perde escala em Manaus


A Tam passa a operar agora de forma direta o voo diário (ida e volta) entre os aeroportos internacionais de Guarulhos, em São Paulo, e de Maiquetía “Simon Bolívar”, em Caracas, na Venezuela. A medida é válida a partir de hoje.

O voo JJ 8050 decolará às 21h40 do aeroporto internacional Tom Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro, e fará uma escala em Guarulhos, São Paulo, partindo às 23h55 direto para Caracas, aonde chegará às 4h10 (hora local). O percurso inverso será realizado no voo JJ 8051, partindo de Caracas às 10h20 (hora local) e chegando a Guarulhos às 17h32. Dali sairá às 18h17 e pousará no Galeão às 19h20.

A escala em Manaus foi cancelada devido à baixa demanda no trecho entre a capital amazonense e Caracas, inferior aos níveis de equilíbrio econômico. Para atender a demanda entre São Paulo e a capital do Amazonas, a Tam inicia hoje também a operação de uma nova frequência diária fazendo a ligação direta entre os aeroportos de Guarulhos e Manaus. O voo JJ 3746 sairá de Guarulhos às 23h07 e pousará em Manaus às 3h05 (hora de Brasília) do dia seguinte. O percurso inverso será realizado no voo JJ 3747, que decolará de Manaus às 8h (hora de Brasília) e chegará a Guarulhos às 11h38.
Panrotas

Gol lança novo voo entre Rio de Janeiro e São Luís



A Gol, companhia aérea brasileira de baixo custo, acaba de lançar um novo voo que liga, sem escalas ou conexões, o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão – Antonio Carlos Jobim, à cidade de São Luís, no Maranhão. Os voos são operados por modernas aeronaves Boeing 737-800 Next Generation.

O voo direto parte do Galeão às 21h30, chegando em São Luís às 00h50. No sentido contrário, a aeronave sai da capital maranhense às 03h20, com chegada prevista ao Rio de Janeiro às 06h40. "A nova ligação permite conexões para as regiões Sul e Sudeste, além de facilitar o deslocamento entre o Rio e o Maranhão, sem que o cliente precise passar por Brasília", destaca Wilson Maciel Ramos, vice-presidente de Planejamento e TI da Gol.

As passagens estão disponíveis para compra no site da Gol (www.voegol.com.br), ou por meio da Central de Relacionamento com os Clientes, no telefone 0300-115-2121 (custo de ligação local).

Mercado e Eventos

TAP admite perdas de R$ 13 Milhões por dia de greve dos pilotos


Lisboa, 10 set (Lusa) - Cada dia de greve dos pilotos deverá custar à TAP cerca de 5 milhões de euros (R$ 13,29 milhões no câmbio atual), disse à Agência Lusa fonte oficial da companhia aérea.

"Este é um valor médio para uma greve de total eficácia", disse à Lusa a fonte oficial da TAP, ressaltando que este valor pode variar conforme "o dia da semana e do mês".

Contas feitas, no conjunto, os dois dias de greve convocados pelo Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) - 24 e 25 de setembro - podem custar à TAP 10 milhões de euros. A empresa encerrou o primeiro semestre com um prejuízo de 72,4 milhões de euros.

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) decidiu iniciar a greve devido ao "impasse" no processo de revisão do Acordo de Empresa dos pilotos da TAP e ao "descontentamento" com a gestão do presidente-executivo da companhia aérea, Fernando Pinto.

Fonte oficial da TAP disse à Lusa que, no início da semana, a companhia aérea apresentou ao sindicato uma proposta em que sugeria o "reatamento imediato da proposta de discussão e atualização do Acordo de Empresa".

A companhia aérea propunha também "o acompanhamento atento e empenhado da evolução da situação econômico-financeira da empresa e da crise da indústria, com vista a, ao longo do último trimestre do ano, se proceder a uma avaliação objetiva e responsável da possibilidade de partilha de resultados".
UOL

Avião: Silvio Santos não viaja de primeira classe


No melhor estilo gente como a gente, Silvio Santos, nada mais nada menos que o Dono do Baú, revelou para a revista Tam nas Nuves que nunca faz suas viagens de avião sentado na primeira classe.

- Não, que primeira classe, o que...Viajo de executiva mesmo.

O apresentador, perto de completar 80 anos, não vai comemorar a data e ainda avisa que está deixando o SBT nas mãos de Daniela Beyruti, uma de suas filhas com Íris Abravanel.

- Ela que se vire, ela gosta, é mais sonhadora.

Estrelando

Lembra daquela possibilidade levantada pela IATA?


A IATA (International Air Transport Association) estava considerando a possibilidade de RETIRAR A CLASSE EMPRESARIAL para os voos de médio alcance, agora, a Air France está levando esta proposta muito a Sério, de acordo com o jornal à frente do francês Le Figaro.

A decisão final de se retirar esta classe será tomada no mês de outubro, quando a companhia aérea planeja seus programas novo vôo para 2010.

O objetivo desta redução seria aumentar o número de assentos na classe econômica, que é atual réu.

Desde a semana passada, a Air France anunciou um plano para reduzir a força de trabalho em 1500 demissões, através de saídas voluntairas. Nesta ocasião, também disse que iria proceder a uma reestruturação dos seus serviços de média distância , tanto em termos de rede e de produtos", sem dar maiores especificações.

Entre os segmentos mais afetados pela crise econômica são precisamente o vôo de curta e média distância, que também foi significativamente reduzida na demanda devido à maior competitividade, as tarifas das companhias aéreas de baixo custo e a criação de linhas de comboio de alta velocidade (especialmente naFrança).

Este último ponto foi um grande impacto negativo sobre as companhias aéreas, pois reduziu drasticamente a sua quota de mercado de 70% para 30%.

De olho na BMI

Mais de uma dezena de companhias aéreas têm abordado o Grupo Lufthansa AG manifestando interesse na companhia British Airways Midlands, mais conhecido pela sua sigla BMI.
Pelo menos, 12 empresas assinaram contratos de sigilo para o acesso a dados confidenciais e de gestão financeira do IMC.

A companhia aérea britânica Virgin Atlantic confirmou que mantém o interesse em adquirir a companhia aérea, enquanto os porta-voz da rival British Airways não quis confirmar relatos de negociações com a Lufthansa sobre o interesse da BA no IMC .

Não há certeza se a Lufthansa vai vender parte ou a totalidade de sua participação na IMC.


Aviões serão feitos na frança



Dos 36 caças Rafale que deverão ser adquiridos da fabricante aeronáutica francesa Dassault pelo Ministério da Defesa, nenhum deverá ser produzido no Brasil. Os seis primeiros deverão ser montados na França e com peças francesas.


Os 30 seguintes sairão das mesmas linhas de montagem, mas incorporarão peças brasileiras.

Esse plano de produção foi apresentado ao governo brasileiro pela Dassault e servirá de base para a negociação que será aberta para a compra dos primeiros 36 aviões, a serem construídos na usina da companhia em Mérignac, no sudoeste da França, e entregues a partir de 2012 ou 2013 ao Brasil. Só partir de um hipotético 37º avião, segundo o Estado apurou, seria realizada a transferência das linhas de montagem.

Na prática, o primeiro contrato de cerca de € 4 bilhões - cujo custo pode variar para cima ou para baixo, de acordo com o pacote tecnológico escolhido pelo Ministério da Defesa - não deverá incluir a construção local de nenhuma das aeronaves. Só após, caso seja tomada a decisão de substituir outros 120 caças da FAB, os equipamentos seriam de fato franco-brasileiros. Então a subsidiária brasileira seria autorizada a exportar os Rafale para outros países da América Latina. Nesse caso, o Brasil seria transformado em uma plataforma de negócios da França no continente.

último Segundo

Cathay Pacific lança aplicativo para passageiros que têm celulares IPhone, BlackBerry e Windows Mobile


Cathay CX Mobile2Cathay CX Mobile1

A empresa aérea Cathay Pacific Airways, baseada em Hong Kong, acaba de lançar uma aplicação que vem fazendo sucesso entre seus passageiros usuários de “smart phones”. Batizado de CX Mobile, o produto funciona em iPhones, aparelhos da BlackBerry e celulares que usam a tecnologia Windows Mobile (como, por exemplo, os mais recentes da Nokia e Sony Ericsson).

Com o CX Mobile instalado em seu aparelho, o usuário pode confirmar horários de chegada e partida de voos, fazer o check para o seu voo, usar a facilidade “City Guides” para se informar sobre o destino para onde está viajando e accessar todos os outros serviços oferecidos no portal m.cathaypacific.com.

Red Bull Air Race: Aviões já estão em Portugal

Os aviões da Red Bull Air Race já se encontram estacionados no aeródromo da Maia afim de participarem nos dias 12 e 13 de Setembro, na penúltima etapa do campeonato de 2009, que decorrerá nas zonas ribeirinhas do Porto e Gaia.



A Força Aérea Real da Tailândia recebe seu primeiro ATR 72-500 VIP


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A RTAF na Tailândia (Royal Tailand Air Force) recebeu seu primeiro ATR 72-500 de um contrato que foi assinado em 2007 para quatro aeronaves ATR 72 VIP.

Este primeiro ATR possui um "state-of-the-art do interior da cabina VIP e será dedicado ao transporte da Família Real da Tailândia, assim como membros do Governo e outras autoridades militares.

O avião está equipado com dois motores PW 127M, e está equipado com porta opcional ATR passageiro dianteiro. Os restantes três ATR 72-500s serão entregues antes do final do ano.

As Aeronaves ATR têm funcionado na Tailândia desde 1990, com três companhias aéreas, vias aéreas tailandesas, Bangkok Airways e Air PB.

Stéphane Mayer, Chief Executive Officer da ATR, declarou: "Estamos confiantes de que estas especificamente VIP aeronaves ATR irá atender as necessidades de transporte das mais altas autoridades da Tailândia".

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British Airways planeja utilizar biocombustíveis em sua frota


O gerente de meio-ambiente da companhia British Airways, Jonathon Counsell, afirmou estar muito otimista com o fato de a frota da BA em breve poder operar com uma mistura de biodiesel e combustível de aviação. O otimismo de Jonathon é dividido com a Pratt & Whitney, empresa de engenharia que acredita na certificação de jatos com biocombustíveis para uso comercial até 2011.

A British Airways vai começar, no próximo ano, em parceria com a Rolls-Royce, testes em um jato estático com diferentes tipos de biocombustíveis, e as informações serão usadas no processo de certificação.

Jornal de Turismo

Embraer volta à Justiça por subsídios à Bombardier

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A Embraer estuda abrir uma nova disputa contra a canadense Bombardier nos tribunais internacionais por conta de subsídios à produção de aviões. Desta vez, a disputa não é contra o governo do Canadá, mas contra a União Européia, que também aprovou a distribuição de subsídios à Bombardier, que possui uma fábrica na Irlanda do Norte.

Há seis anos, Brasil e Canadá se enfrentaram nos tribunais da Organização Mundial do Comércio por conta de subsídios ilegais: a Embraer acusava os canadenses de darem financiamentos para que a Bombardier ganhasse contratos e distorcesse o mercado.

Os canadenses foram condenados, mas também atacaram o Brasil, e o Bando Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) também foi condenado por dar subsídios ilegais.

A atual queixa da Embraer é contra a Europa, por autorizar o Reino Unido a dar subsídios para o lançamento de nova linha de aeronaves da empresa canadense: a série C. A empresa brasileira alegou que a medida afetava as leis de concorrência e conseguiu que os europeus reduzissem o valor do subsídio de US$ 253 milhões inicialmente programados para US$ 184 milhões.

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Os subsídios são dados porque a fábrica está na Irlanda do Norte, região considerada na União Européia como “mais atrasada” e “que precisaria de incentivos”. O dinheiro será usado para a construção de partes da fuselagem, mas a UE alega que não será apenas a Bombardier que se beneficiará: “Temos a aprovação do pacote (de ajuda) que será muito importante para nós”, afirmou o porta-voz da Bombardier na Irlanda do Norte, Alec McRitchie.

O primeiro passo está sendo o de questionar o subsídios nos órgãos internos da UE. A Embraer conseguiu que a ajuda fosse reduzida, mas pode apelar ainda para Corte de Justiça Européia para que a redução seja mais profunda se considerar que os valores ainda distorcem a concorrência. Outra opção que diplomatas e representantes da indústria indicam seria a de voltar a acionar a Organização Mundial do Comércio (OMC).

Antes, a Embraer espera o resultado da avaliação da Comissão Européia, que deve ser publicado nos próximos dias. A missão do Brasil em Genebra também acompanha o caso, já que sabe que poderá ter ramificações nos tribunais da OMC.

A briga ocorre no momento em que o setor percebe que os próximos anos serão ainda difíceis, e ninguém quer ver o concorrente recebendo recursos que distorçam a competição. Segundo o diretor da Associação Internacional de Tráfego Aéreo (Iata, na sigla em inglês), Giovanni Bisignani, “essa é a pior crise no setor em mais de 50 anos”. A associação informou que até meados do ano, 31 empresas aéreas deixaram de operar e em termos de receita, a queda é 20 vezes superior ao choque gerado após os ataques de 11 de setembro em 2001 - a previsão é de que somente em 2009, “a queda nas receitas seja de US$ 35 bilhões”, segundo o executivo.

Poder Aéreo

Mulher de sequestrador de avião no México pede desculpas


Flores disse que recebeu revelação divina

Flores disse que recebeu revelação divina

CIDADE DO MÉXICO - A mulher do fanático religioso boliviano Josmar Flores Pereira, responsabilizado pelo sequestro de um avião da companhia Aeromexico que levava mais de 100 pessoas, pediu desculpas pelas ações de seu marido e o qualificou como um "homem exemplar". Elizabeth Melgar, também de origem boliviana e radicada no estado de Oaxaca, no sul do México, foi entrevistada na noite de quarta-feira, 9, pela emissora W Radio, à qual disse que Pereira pretendia chamar a atenção da imprensa.

A aeronave, um Boeing 737, que fazia o voo 576, com uma rota que partiu da Bolívia, foi tomada por sequestradores durante uma escala em Cancún. Posteriormente, a aeronave seguiu para a capital, onde pousou no aeroporto internacional em uma área destinada a emergências. O sequestrador, um pastor evangélico de 44 anos, disse ter recebido uma "revelação divina" de que o México corria grande perigo e estava ameaçado por um terremoto.

Após ser preso, Flores foi apresentado à imprensa e disse ter usado uma lata de suco para fingir que tinha uma bomba e assumir o controle do avião. Ele disse aos jornalistas ter agido no dia 09/09/09 porque a data, quando lida de cabeça para baixo, forma 666, o número "ligado ao anticristo". "Jesus está chegando", disse Flores aos jornalistas. Durante o sequestro, ele disse aos comissários de bordo que tinha três cúmplices: "o Pai, o Filho, e o Espírito Santo".

Policiais mexicanos invadiram o avião e saíram com nove pessoas algemadas. A polícia esclareceu, entretanto, que apenas um sequestrador foi responsável pela ação. As outras oito pessoas retiradas da aeronave pela polícia seriam passageiros e tripulantes. Entre os passageiros algemados estava um deputado do Estado de Quintana Roo, onde fica Cancún.

Flores é um ex-viciado em drogas e já foi condenado por assalto à mão armada na Bolívia. Ele vive no México há 17 anos. O boliviano afirmou que foi a Cancún para pregar. Ele disse ainda que também é cantor. "É um homem muito nobre, jamais quis machucar ninguém, peço desculpas em nome do povo evangélico, de minha família e em nome de meu marido, que no momento certo também pedirá", disse Elizabeth. Segundo a mulher, seu marido se dedica à "luta para que viciados em drogas e álcool saiam desse mundo" do vício. "Todos cometemos erros e felizmente não aconteceu nada", completou.

Em um vídeo no YouTube, Flores diz que trabalhou como matador de aluguel em Santa Cruz, na Bolívia, e exibe a seus companheiros sua habilidade no manejo de armas ao jogar uma moeda para o alto e disparar contra ela. No site, também foram postados vídeos de Flores cantando músicas evangélicas e está à venda um DVD de sua atuação em um concerto na cidade de Oaxaca, em 2006. Em outro site, ele dá testemunhos dizendo que viveu 11 anos no mundo das drogas.

ESTADÃO

HP e Gol

A partir de hoje quem comprar os Pcs da Hp, Receberá o valor do equipamento em milhas do programa SMILES

Conheça o regulamento no Site: http://www.hp.com/latam/br/pyme/promociones/hp-gol-smiles/index.html?jumpid=in_r10420_br/pt/smb/golsmiles_url/20090831

Crueldade não Voa


A PETA: People for the Ethical Treatment of Animals

lançou um novo vídeo entitulado Crueldade não Voa

A atriz é Pamela Anderson, lembram-se dela?


codeshare: Jetblue e Lufthansa

A “low cost” JetBlue e a Lufthansa efetuaram um acordo que apresenta vantagens na partilha de voos.

Os passageiros que viajam para os EUA, podem agora utilizar um dos mais de 50 destinos (12 países) que a JetBlue ofereçe. Inversamente, o “codeshare” facilita a pessoas que voem a partir de Nova Iorque e Boston em voos Lufthansa. O grupo alemão tem escalas na Europa, Ásia, África e Médio Oriente.

Business Week

Ching - ling Vem aí - China lança o C919, o seu primeiro avião comercial


A China revelou hoje o seu primeiro avião comercial. O C919, que vai entrar em funcionamento em 2016 e tem capacidade para 168 lugares, vai ser "certamente mais barato" do que os modelos da Boeing e da Airbus, garantiu a Commercial Aircraft Corp. of China (Comac).

Segundo o director de vendas da construtora chinesa, Chen Jin, o C919 vai gastar menos 15% de combustível do que o actual 737 da Boeing e o A320 da Airbus. O primeiro avião comercial chinês, que foi revelado no festival aéreo de Hong Kong, destina-se inicialmente apenas ao mercado chinês mas irá mais tarde competir directamente com a Boeing e com a Airbus em mercados estrangeiros.

"O nosso mercado é o maior mercado. Assim não é necessário, para já, estar presente no estrangeiro", disse Chen Jin, acrescentando que no futuro o C919 estará na Europa e nos Estados Unidos.

O C919 representa uma ameaça para o negócio da Boeing e da Airbus na China, um mercado muito importante na estratégia destas duas empresas. O mercado aéreo chinês é, não só, o mercado que vai registar a maior taxa de crescimento, como vai precisar de 3.710 novos aviões durante os próximos 20 anos, 70% deles de apenas um corredor, tal como o C919.

Os primeiro testes do C919 estão previstos para 2014.

Sábado

Azul pretende chegar à Copa 2014 com quase 70 aeronaves Imprimir


A Azul Linhas Aéreas Brasileira já está se preparando para a Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil, A empresa pretende planeja iniciar o ano com 57 aviões e encerrá-lo com 70 aeronaves, contou Pedro Janot, presidente da companhia.

O presidente da empresa se animou com a análise dos dados de crescimento do mercado brasileiro de aviação que apontam que houve um aumento de 3,2% no número de passageiros, enquanto países como os Estados Unidos registram uma redução de cerca de 16%.

Janot acredita que se o mercado mantiver o patamar atual, o crescimento da companhia brasileira poderá ser até mesmo superior ao planejado e novos aviões poderão ser incorporados à frota. “Se o aquecimento que está se desenhando (5% previstos para 2010) e existirem oportunidades de mercado, através de um processo de reposicionamento nos Estados Unidos e Europa, poderemos reagir mais rápido a essa demanda estamos estruturados para isso financeiramente e estruturalmente”, afirmou.
Jornal de Turismo

Azul anuncia ligação direta entre Salvador e Santos Dumont (RJ)


A Azul Linhas Aéreas anunciou para o próximo dia 26 de setembro (sábado) uma nova ligação direta entre o Aeroporto de Salvador Dep. Luís Eduardo Magalhães e o Aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio de Janeiro. O novo trecho funcionará inicialmente aos finais de semana, mas tem previsão para operações durante a semana também.

Será a segunda ligação direta da companhia fora do Aeroporto de Viracopos, em Campinas. No mês passado, a empresa já inicio um voo entre o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, e o Santos Dumont, no Rio. “Desde 1970, não existiam voos diretos entre Porto Alegre e o Santos Dumont”, comemorou Pedro Janot, presidente da companhia.

Já, em relação a uma ligação com a capital do País, Janot não mostrou muito otimismo. “Estamos sendo muito desafiados e cobrados para entrar em Brasília, mas é uma praça muito competitiva e acho muito cedo para entrarmos”, analisou. “Em virtude da marcação muito forte das demais empresas, a previsão é somente para 2011”, finalizou.

Papel de trouxas




A norte-americana Boeing e a sueca Saab gastaram milhões de dólares para disputar a seleção de renovação da frota da FAB.

E eis que de repente, não mais que de repente, Lula vai comer uma moqueca com Sarkozy e ambos anunciam ao mundo a escolha dos Rafale, da francesa Dassault.

O anúncio, num texto em diplomatês e à parte do comunicado conjunto longamente negociado, correspondeu a dizer que o processo não era para valer. Era só para americanos e suecos verem.

Isso, evidentemente, criou problemas na Aeronáutica, que comanda a indicação com seu jeito militar de ser: tudo tem regra, cronograma, informação técnica. Ou, como explicou Jobim no Planalto, processos de seleção, principalmente internacionais e na área de defesa, seguem "prazos e ritos".

Então, como explicar para a milicada, aqui dentro, e para os países e empresas concorrentes, lá fora, que a decisão foi tomada antes da conclusão do parecer técnico? Esse tipo de voluntarismo cabe bem em lutas sindicais, mas pode criar problemas em negociações muito mais complexas.

Na segunda, Lula e Sarkozy anunciaram a escolha dos Rafale. Na terça, Jobim, em nota, deu o dito pelo não dito. Ontem, foi a vez do contorcionismo retórico para explicar o inexplicável, enquanto Lula tentava reduzir tudo a uma brincadeira: "Daqui a pouco eu vou receber de graça". (Atenção ao "eu". Não tem graça nenhuma.)

OK. Há muito mais do que vã filosofia, questões técnicas e até mesmo de preços por trás da preferência do Brasil pelos aviões franceses -ou melhor, pelos franceses. Mas não precisava esculhambar.

Bastava seguir os "trâmites normais", deixar a FAB concluir o seu trabalho, pressionar por melhores preços e juros e anunciar o negócio com a França com profissionalismo e compostura, para conferir ar de seriedade ao país e evitar questionamentos, até jurídicos, depois.
Defesa net

Avião voou mesmo com falha


O novo avião da SATA Internacional, danificado após uma aterragem com dificuldades a 4 de Agosto em Ponta Delgada, ainda voou durante dois dias após esse incidente, que não foi logo comunicado ao fabricante, nem à autoridade reguladora da aviação civil em Portugal, o INAC.

A situação já levou a companhia a retirar da escala de voo o comandante e o co-piloto do Airbus A320 Diáspora e a instaurar um inquérito de averiguações. O incidente deu-se na aproximação à pista do Aeroporto João Paulo II com excessiva velocidade.

Ontem a transportadora emitiu um comunicado esclarecendo que o Diáspora, a seguir ao incidente, foi sujeito a uma inspecção de linha, "tendo sido considerado apto para prosseguir o seu plano de voos". Nova inspecção foi realizada dois dias depois, a 6 de Agosto, pela manutenção da TAP em Lisboa. "Nesta inspecção foram detectados indícios da existência de um denominado hard landing, comunicados ao fabricante". A participação dos dados ao Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes do INAC foi feita dia 7. O Governo Regional exige esclarecimentos.

Portugal dn

Linhas Aéreas de Moçambique recebem segundo avião Embraer 190




Maputo, Moçambique, 9 Set - As Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) receberam o segundo avião Embraer 190 adquirido à empresa brasileira no âmbito do programa de remodelação da companhia de bandeira de Moçambique.

José Ricardo Viegas, Presidente do Conselho de Administração da LAM disse que com a entrega do novo avião a companhia terminou a primeira fase de renovação da frota que representou um investimento de aproximadamente 100 milhôes de dólares.

No âmbito da renovação da frota aérea a LAM adquiriu em 2008 dois aviões turbo-hélice Bombardier Q - 400 de fabrico canadiano. Na mesma altura encomendou os dois Embraer 190 ao Brasil.

A companhia além dos dois aviões adquiridos à Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica) tem ainda direito de compra de outros dois.

Os Embraer 190 tem uma capacidade de 94 lugares.

Até ao final de 2009 a LAM vai retirar de serviço três dos actuais Boeing 737- 200. Em 2010 retirará o último dos aviões Boeing.

Candidatura de Madri aos Jogos de 2016 lança avião oficial


A candidatura de Madri aos Jogos Olímpicos de 2016 lançou nesta terça-feira o avião oficial da campanha. A aeronave é um modelo Airbus A-321 da Iberia. A capital espanhola concorre ao direito de sediar a Olimpíada de 2016 com Rio de Janeiro, Tóquio e Chicago. A escolha da cidade será realizada no dia 2 de outubro, em Copenhague, na Dinamarca.
lANCENET

Emergência médica obriga avião a regressar aos Açores



Uma emergência médica a bordo obrigou, esta quinta-feira, um voo da SATA, que fazia a ligação entre Ponta Delgada e Lisboa, a regressar ao Aeroporto João Paulo II, noticia a Lusa.

O voo S4 1122 transportava 192 passageiros, mas estava também a realizar uma transferência hospitalar.

O doente, que estava acompanhado por uma equipa médica, sofreu um agravamento do estado de saúde, o que obrigou o avião a regressar a Ponta Delgada, meia hora depois de ter levantado voo.

No Aeroporto João Paulo II, o doente era aguardado por uma ambulância, que o transportou de imediato para o Hospital do Divino Espírito Santo.

A SATA revelou que o voo para Lisboa já voltou a descolar de Ponta Delgada, prevendo-se que aterre na capital portuguesa às 13h15.

Na sequência deste incidente, a transportadora aérea açoriana admite alguns «ajustes casuísticos» nos horários de outros voos previstos para esta quinta-feira.

IOL

Avião militar espanhol cai na Andaluzia


Madri, 10 set (EFE).- Um avião militar caiu hoje em um parque natural de Jaén, na Andaluzia (sul da Espanha), por causa desconhecidas, informaram à Agência Efe fontes da Aeronáutica.

O piloto conseguiu saltar do aparelho antes que o avião batesse contra o chão e sofreu apenas ferimentos leves.



O militar, de 30 anos, realizava um voo de treinamento quando aconteceu o incidente, cujas causas estão sendo investigadas.

Último Segundo

Publicado novo Regime de Segurança de Aviação Civil


Luanda - O decreto nº 08/09 que estabelece as normas e procedimentos que regem o Sistema de Facilitação e Segurança da Aviação Civil no território angolano entrou já em vigor, mediante publicação no Diário da República.

O diploma vem publicado neste órgão oficial do Governo nº 117, I Série, de 25 de Junho, a que a Angop teve hoje, sábado, acesso.

Segundo o decreto, o Sistema de Facilitação e Segurança da Aviação Civil constitui o conjunto de órgãos, serviços e procedimentos vocacionados ao desenvolvimento da actividade da facilitação do transporte aéreo e segurança contra os actos de interferência ilícita, de forma a garantir a segurança das operações aéreas em todo o território sob jurisdição do Estado angolano.

O referido sistema tem a finalidade de estabelecer a coordenação entre as várias entidades e serviços que intervêm na definição e aplicação das normas, recomendações e procedimentos de facilitação e segurança da aviação civil.

Considera actos de interferência ilícita contra a aviação civil o controlo ilegal de aeronaves no solo ou em voo, violência realizada contra uma pessoa a bordo de uma aeronave durante o voo, destruição ou danificação de uma aeronave em serviço que impossibilite de voar ou que devido à sua natureza constitua perigo para a segurança do avião durante o voo.

Angolapress

Polícia investiga se avião que caiu era artesanal



A Polícia Civil investiga se o avião que caiu dia 07 de setembro na região do Aeroporto Santa Maria era de fabricação artesanal, sem condições legais de teste.

A queda da aeronave provocou a morte do piloto Rômolo Donizete da Silva, 48 anos, portanto, caso seja constatada irregularidade, o dono do avião pode responder por homicídio culposo ou doloso.

O delegado do 4º DP (Distrito Policial), Wellington de Oliveira, foi esta tarde à fazenda onde o avião caiu, no entanto, a carcaça já não estava no local. Fragmentos foram apreendidos para que sejam submetidos à perícia da Aeronáutica.

De acordo com o delegado, já foram apontados indícios de que se trata de uma aeronave artesanal. Uma barra de ferro, por exemplo, tinha furos sem alinhamento e sem padrão de distância.

Agentes da delegacia tentam localizaram a maior parte do avião que caiu. Testemunhas revelaram que o material teria sido vendido para um ferro-velho localizado na região da Avenida Guaicurus.

O delegado esclarece que é permitida a fabricação destes tipos de aviões, pois são experimentais. Entretanto, os construtores devem usar o material adequado à Aeronáutica, um kit específico para o modelo.

Até o momento, a Polícia não conseguiu ter acesso ao projeto de criação da aeronave e não se sabe quem é o engenheiro responsável. Durante as investigações, surgiu apenas o primeiro nome do mecânico envolvido na elaboração do equipamento.

Informações preliminares remetem à possibilidade de ter ocorrido negligência na construção do avião. O delegado ressalta que o piloto era experiente e que testemunhas afirmam ter visto uma asa se quebrar em pleno voo.

Conforme Oliveira, no dia da queda, o avião fazia o primeiro voo. A aeronave era usada apenas para corrida de pista, como uma forma de testar o motor e, neste caso, levantava apenas um metro do chão.

Depois de fazer um voo bem sucedido, houve a queda, que reultou na morte do piloto.

À Polícia, o proprietário do avião, Arli Serra, disse que houve uma fatalidade. Ele afirma ter removido a carcaça da área onde caiu a pedido do dono da fazenda e garante que os amigos fizeram a retirada.

O delegado destaca que, os fragmentos apreendidos hoje serão usados no inquérito policial instaurado para apurar a morte do piloto. Ele enfatiza que, caso o piloto tenha aceito pilotar a aeronave com conhecimento do risco trata-se de um caso de homicídio culposo, sem intenção de matar.

Já se os criadores do avião não informaram a Silva que o equipamento não tinha condição de voo, configura-se homicídio doloso.

Campo Grande News

Avião faz pouso de emergência em aeroporto do Amazonas



Avião faz pouso de emergência em aeroporto no Amazonas (Foto: Alcinei Pimentel Carneiro/TV Amazonas)

O piloto de uma aeronave fez um pouso de emergência logo após decolar do Aeroporto Bento Ribeiro, em Maués (AM), que fica a mais de 250 quilômetros de Manaus, nesta quarta-feira (9). Ninguém ficou ferido.

A aeronave, que faz transporte de malotes, aterrissou em Maués às 7h30, vindo de Manaus. Logo em seguida, o piloto decolou para uma viagem até Parintins (AM). Cinco minutos depois, ele percebeu que um dos motores estava falhando e decidiu voltar para o Aeroporto Bento Ribeiro.

Pouco antes de concluir a manobra, o outro motor também parou e o piloto precisou aterrissar de 'barriga' na pista.

De acordo com a Prefeito Municipal de Maués, os vôos para o município foram cancelados nesta quarta-feira. A medida foi tomada para que a aeronave pudesse passar pela perícia aeronáutica.

Contato Radar

Presidente discute melhorias para o Aeroporto de Porto Alegre



O presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza, acompanhado de uma equipe técnica da estatal, reuniu-se nesta quarta-feira (9/09) com o prefeito de Porto Alegre (RS), José Fogaça, e com o secretário de Gestão e Acompanhamento Estratégico, Clóvis Magalhães. O tema do encontro foram as ações necessárias para viabilizar as obras de ampliação da pista do aeroporto e permitir a instalação do equipamento ILS Categoria II – instrumento de auxílio à navegação aérea que facilita pousos e decolagens em dias de pouca visibilidade – previsto para o início do próximo ano.

No dia anterior (8/09), o presidente conferiu as obras de alargamento e recapeamento da pista do aeroporto, iniciadas em agosto e com término previsto para dezembro de 2009. Também visitou o sítio aeroportuário, a pista e a seção contra-incêndio. Aproveitou ainda para conhecer os projetos em andamento e os que estão previstos para os próximos anos, como a ampliação da pista, a construção de um novo terminal de cargas e de um novo edifício garagem, além da ampliação do terminal de passageiros.

Assessoria de Imprensa Infraero

França reconhece que venda de caças ao Brasil não está fechada



O ministro da Defesa francês, Hervé Morin, reconheceu nesta quinta-feira que a venda de 36 caças Rafale ao Brasil, que foi objeto de um acordo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do chefe de Estado da França, Nicolas Sarkozy, não está fechada e que haverá "pelo menos de oito a nove meses de discussões".

Morin ressaltou, em entrevista à emissora de rádio "RTL", que a venda dos aparelhos Rafale "começou bem", mas disse que a operação só estará terminada "no dia em que for assinada" e que será então quando se conhecerá o montante da transação.

As declarações do ministro francês têm a ver com as do ministro da Defesa brasileiro, Nelson Jobim, cuja pasta lembrou que o processo de licitação para a compra de aviões de combate continua aberto e que seguem na competição as ofertas sueca e americana, junto à francesa.

Morin se referiu, a esse respeito, ao comunicado conjunto emitido após a reunião de Lula com Sarkozy em Brasília, na segunda-feira, no qual se explicava que se começará uma negociação "com prioridade" com a francesa Dassault Aviation, o fabricante do Rafale.

"Haverá uma discussão ao mesmo tempo sobre o financiamento do programa, as transferências tecnológicas, o processo industrial, as cooperações industriais, o sistema de armas", disse o ministro francês.

Insistiu em que "uma decisão de compra de um grande programa de armamento para um país é a conjunção de duas coisas: um programa excelente - como o do Rafale - e um grande apoio político".

O presidente da Dassault Aviation, Charles Edelstenne, já tinha indicado que, após o acordo conseguido durante a visita de Sarkozy a Brasília, esta semana começariam as reuniões de trabalho franco-brasileiras para elaborar um contrato que deveria estar pronto em seis a nove meses.

Edelstenne ressaltou que "é Nicolas Sarkozy que vendeu o Rafale (ao Brasil), não nós. O êxito corresponde às decisões políticas que tomou (uma aliança estratégica entre França e Brasil) e às relações de proximidade e de confiança que soube estabelecer com seu colega brasileiro".

EFE

Sequestrador de avião no México diz ter agido por 'revelação divina'

Flores foi preso após sequestrar aeronave com mais de cem a bordo

O governo mexicano identificou o boliviano José Flores, que diz ser pastor de uma igreja e ter recebido uma "revelação divina", como sendo o responsável pelo sequestro de um avião com mais de cem pessoas a bordo nesta quarta-feira.

O sequestro colocou o gabinete de Segurança do México em alerta durante mais de uma hora, até que a polícia libertasse os passageiros e tripulantes. Não houve feridos.

O boliviano José Flores, ao ser apresentado à imprensa após sua prisão

Flores, de 40 anos, ameaçou explodir o avião pertencente à companhia Aeromexico, que fazia o voo 576, de Cancún à Cidade do México, caso não permitissem que falasse com o presidente do país, Felipe Calderón.



Segundo o secretário de Segurança Pública mexicano, Genaro García Luna, o boliviano disse ter agido após uma "revelação divina" de que o México corria grande perigo e estava ameaçado por um terremoto.

Após ser preso, Flores foi apresentado à imprensa e disse ter usado uma lata de suco para fingir que tinha uma bomba e assumir o controle do avião. Ele disse aos jornalistas ter agido no dia 09/09/09 porque a data, quando lida de cabeça para baixo, forma 666, o número "ligado ao anticristo".

"Jesus está chegando", disse Flores aos jornalistas.

"Cúmplices"

Durante o sequestro, ele disse aos comissários de bordo que tinha três cúmplices: "o Pai, o Filho, e o Espírito Santo".

Segundo o secretário mexicano, Flores é um ex-viciado em drogas e já foi condenado por assalto à mão armada na Bolívia. Ele vive no México há 17 anos.

O boliviano afirmou que foi a Cancún para pregar. Ele disse ainda que também é cantor.

Fontes do governo mexicano disseram à BBC que o presidente estava a caminho do aeroporto enquanto o sequestro se desenrolava.

Passageiros disseram à rede de TV mexicana Televisa que os tripulantes somente comunicaram o sequestro quando o avião pousou na Cidade do México.

Redes de televisão mexicanas mostraram imagens ao vivo do avião parado na pista do aeroporto e dos passageiros sendo retirados do local. Pouco depois, pelo menos seis homens algemados foram retirados do avião pela polícia.

BBC

EUA concordam com transferência de tecnologia ao Brasil e Lula ironiza disputa: 'Daqui a pouco vamos receber caças de graça'

RIO - A embaixada dos Estados Unidos em Brasília informou que o governo americano aprova a transferência de tecnologia do caça F/A-18 Super Hornet ao Brasil, assim como a montagem dos aviões no país, caso o governo brasileiro opte pelos caças americanos. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por sua vez, ironizou a disputa entre os países que participam da concorrência para a renovação da frota de caças brasileiros.

- Daqui a pouco vou receber (os caças) de graça - disse Lula rapidamente, enquanto aguardava o presidente de El Salvador, Mauricio Funes, no Palácio do Itamaraty.

" Daqui a pouco vou receber (os caças) de graça "

Em nota divulgada nesta quarta-feira, a embaixada americana diz entender que o governo brasileiro ainda não tomou uma decisão final sobre a concorrência dos caças FX-2, mesmo após a sinalização do presidente Lula de que fecharia negócio com a França, e afirma que a proposta americana é forte.

Ainda segundo o comunicado da embaixada, o Congresso americano concluiu a análise da proposta de venda no último dia 5, sem nenhuma objeção. Prossegue a nota dizendo que "isso significa que a aprovação do Governo dos Estados Unidos para transferir ao Brasil as tecnologias avançadas associadas ao F/A-18 Super Hornet é definitiva."

" Nosso governo aprovou a transferência de toda a tecnologia necessária. Continuamos a acreditar que a nossa proposta é forte e competitiva "

Além do F/A18 Super Hornet, da americana Boeing, disputam a licitação o Gripen, da sueca Saab, e o Rafale, da empresa francesa Dassault, com quem o governo brasileiro já abriu negociações. O negócio pode chegar a US$ 4 bilhões.

O governo americano tem um trunfo para falar grosso e se manter no páreo. A Embraer, destinatária de boa parte do esforço do governo brasileiro neste negócio, está em negociação sigilosa para a venda de cem aviões Super Tucanos para as Forças Armadas americanas, segundo revelou ao GLOBO uma fonte que acompanha os entendimentos entre as duas partes. Não há vínculo direto entre os dois negócios, mas a venda da Embraer pode ficar mais difícil se a Boeing for prontamente descartada na licitação da FAB.

As autoridades americanas sustentam que o pacote de compensações da Boeing para investimento na indústria aeroespacial brasileira "vai transferir tecnologia relativa ao design militar e à produção, fornecer autonomia em áreas-chave para suporte do programa e desenvolver uma ampla indústria aeroespacial no país que vai além de aeronaves de combate". A Boeing estaria disposta até a fazer parceria com a Embraer no projeto do KC- 390, novo avião de carga da empresa brasileira.

- A oferta inclui o KC 390. Uma parceria para o desenvolvimento desse projeto - afirmou uma diplomata americana.

A sueca Saab também deve fazer nova proposta. Segundo a embaixada da Suécia, a empresa está fazendo uma análise das mudanças para oferecer vantagens adicionais.

A transferência de tecnologia era o principal argumento do governo brasileiro para negociar com os franceses a compra de 36 caças Rafale. Na segunda-feira, Lula, ao lado do presidente da França, Nicolas Sarkozy, anunciou a abertura da negociação, antes mesmo de receber o relatório da Força Aérea Brasileira (FAB) sobre as propostas dos três concorrentes que disputam o negócio milionário.

Leia também: Especialistas dizem que acordo com França para compra de caças é político e cobram mais debate

Jobim: Decisão até o fim do ano

Diante da pressão, o governo brasileiro, que já manifestou interesse pela oferta da Dassault, anunciou que o processo para a compra dos caças está aberto.

- Esse assunto será encerrado até o fim do ano - disse o ministro da Defesa, Nelson Jobim, que na terça-feira, em nota, ratificou o interesse pela oferta da Dassault.

" Queremos saber se não vamos sofrer restrição como sofremos na venda dos Super Tucanos "

Fontes diplomáticas manifestaram reservas à proposta americana. O argumento é que há histórico de problemas de transferência de tecnologia com os EUA. O assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, disse que, diferentemente da França, os Estados Unidos não têm "bons antecedentes" nas negociações com o Brasil nas questões de defesa.

Marco Aurélio disse que as boas relações com a França se refletiram no acordo que permitirá a construção no Brasil de cinco submarinos - um de propulsão nuclear - e 50 helicópteros de transporte militar, todos de tecnologia francesa. Em relação aos EUA, lembrou o episódio da venda para a Venezuela de aviões Super Tucanos, fabricados pela Embraer, em 2006. Os EUA vetaram a negociação brasileira, porque os aviões têm componentes americanos.

- Queremos saber se não vamos sofrer restrição como sofremos na venda dos Super Tucanos. Este antecedente não é bom e diplomatas americanos reconheceram inclusive que não foi um bom antecedente - afirmou o assessor, citando Jobim.

'Queremos saber se há garantias efetivas'

Na defesa da posição francesa, o assessor disse que, no caso do acordo sobre helicópteros e submarinos, além da transferência de tecnologia e da construção dos equipamentos no Brasil, o país terá reserva de mercado dos helicópteros na América Latina e na África.

- Ele (Jobim), como brilhante advogado, trabalhava com antecedentes. Os antecedentes com outros parceiros não eram bons, e com a França no caso dos submarinos e dos helicópteros é bom.

Para Marco Aurélio, a disposição dos Estados Unidos de transferir tecnologia é genérica, e pede garantias efetivas:

- Transferência de tecnologia é um termo geral; nós queremos saber se há garantias efetivas de transferência.

Jobim participará de reunião extraordinária da Comissão de Relações Exteriores do Senado na próxima quarta-feira, às 10h, para tratar exclusivamente da negociação sobre a compra de 36 caças franceses. O acerto da reunião foi feito na manhã desta quarta-feira pelo presidente da comissão, Eduardo Azeredo (PSDB-MG) e o próprio ministro. Segundo Azeredo, Jobim reafirmou que o processo de compra está aberto a todas as empresas credenciadas.

General nega que Brasil participe de corrida armamentista

Já o chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército, general Augusto Heleno, negou que o país esteja envolvido em uma suposta corrida armamentista na América do Sul, conforme chegou a destacar a imprensa estrangeira .

- Não participamos de nenhuma corrida armamentista. O que se busca é uma expressão de poder militar compatível com a expressão estratégica do país - disse Heleno durante audiência pública promovida nesta quarta-feira pela Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT).

Em sua exposição aos senadores, o general disse que o Brasil tem se tornado cada vez mais relevante no cenário internacional. Ele observou que apenas quatro países - Rússia, Estados Unidos, China e o próprio Brasil - contam, ao mesmo tempo, com área superior a quatro milhões de quilômetros quadrados, população superior a 100 milhões de habitantes e Produto Interno Bruto (PIB) maior que US$ 400 bilhões.

A expressão do poder militar do país, recordou Heleno, está ligada a seu poder tecnológico. A partir da II Guerra Mundial, observou, a capacidade científica e tecnológica de um país passou a ser determinante para seu poder político, econômico e militar. E nos países mais desenvolvidos, acrescentou, o Estado "joga seu poder" na construção de um grande parque científico e tecnológico.

O Globo