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sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Veículo assaltado era fretado por empresa de aviação


Dois motoristas de uma empresa se revezavam no volante do ônibus de turismo fretado para levar os 19 passageiros de uma empresa de aviação que foi assaltado na madrugada de hoje (8) na rodovia BR-050, entre Uberlândia e Araguari.

Segundo os passageiros, o ônibus foi a única opção imediata dada pela empresa de aviação após o cancelamento do vôo que deveria sair de Brasília (DF) ontem às 20h20. “Eles disseram que a aeronave estava em manutenção e os voos estavam lotadas, só poderíamos sair em outra aeronave de Brasília (DF) na terça ou quarta-feira”, disse a pesquisadora Cleo Fante.

A Passaredo Linhas Aéreas divulgou em nota oficial que lamenta o ocorrido e informou que nenhum passageiro será prejudicado financeiramente.

CORREIO DE UBERLÂNDIA

Envolvida no escândalo da Casa Civil, MTA perde direito de operar contrato com os Correios


A companhia Master Top Linhas Aéreas (MTA) perdeu o direito de fazer o transporte noturno no trecho Manaus-Brasília-São Paulo no valor de R$ 44,9 milhões. A Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) conseguiu derrubar na Justiça a liminar que garantia o direito à companhia. De acordo com o chefe do Departamento de Relações Institucionais dos Correios, Mario Renato Silva, desde segunda-feira, 4, a operação é realizada por uma nova empresa.

A MTA tem sido alvo de denúncias de irregularidades desde agosto, quando foi revelado que o então diretor de operações dos Correios, Eduardo Artur Rodrigues Silva, presidia também a companhia, que havia fechado vários contratos com a estatal. Silva pediu demissão em setembro.

A Master Top entrou com uma ação na Justiça contra a estatal e obteve decisão favorável, impedindo o rompimento de contrato. Com a derrubada da liminar, desde segunda-feira, 4, que a Rio Linhas Aéreas realiza a operação.

O POVO ONLINE

Tropa de Elite 2, nos cinemas de todo o Brasil a partir de hoje, 8 de outubro

Trailer Oficial do filme Tropa de Elite 2

Dono da MTA no banco dos réus




O advogado Douglas Silva Telles resolveu ingressar na Justiça paulista com ação cautelar para impedir que o argentino Alfonso Rey, dono da empresa de carga aérea MTA, retire do Brasil seus aviões (três DC-10 e um Airbus), deixando os Correios na mão, a ver teco-tecos.

Ele se queixa de cano da MTA, empresa beneficiada pelo contrato de R$ 59,6 milhões nos Correios, mediante a interferência do suposto esquema de tráfico de influência na Casa Civil da ex-ministra Erenice Guerra.

Fraude fiscal O advogado cogita também denunciar Alfonso Rey por remessa ilegal de dinheiro dos EUA para o Brasil, em 11 de agosto. Lá isso dá cadeia.
TRIBUNA DO NORTE

Leilão da Fazenda da Vasp será dia 24 de novembro



A juíza Elisa Maria Secco Andreoni, da 14ª Vara do Trabalho de São Paulo, determinou que o leilão da Fazenda Piratininga aconteça no dia 24 de novembro, às 14h, no Fórum Trabalhista Ruy Barbosa. O imóvel rural é do empresário Wagner Canhedo Azevedo, dono da Vasp, e deve ser leiloada para saldar parte da dívida trabalhista deixada pela companhia aérea.

Em abril, a fazenda foi à leilão, mas não teve comprador. Ela foi avaliada em R$ 615 milhões e o lance inicial estabelecido para o lote único foi de R$ 370 milhões. Com todos os seus ativos móveis, o leilão saldaria parte da dívida trabalhista, que gira em torno de R$ 906 bilhões.

Se o edital for mantido para o segundo leilão, quem arrematar a fazenda terá de efetuar um depósito de 2% do valor fechado, mais 28% na entrega da carta de arrematação. Os 70% restantes devem ser pagos em 10 parcelas. Na longa lista de bens pertencentes à propriedade, há mais de 18 mil vacas, acompanhadas de bezerros e bezerras avaliadas em mais de R$ 21 milhões. Outros 1,6 mil touros foram avaliados em mais de R$ 2 milhões.

Os compradores interessados devem efetuar um cadastro nos sites dos leiloeiros oficiais e comparecer ao local com uma hora de antecedência. Estão impedidos de participar da venda, pessoas físicas e jurídicas que deixaram de cumprir suas obrigações em leilões anteriores.

Em sua decisão, a juíza afirma que os processos que questionavam o leilão da fazenda por parte do dono já foram decididos e, confirmam a venda da propriedade. O dinheiro não será pago de imediato, mas focará reservado até o trânsito em julgado. Por fim, ela marcou a data da alienação.

Agravo de Instrumento no TST
Uma semana depois de o Superior Tribunal de Justiça definir que a Fazenda Piratininga deve ser usada para pagar a dívida trabalhista da Vasp com os seus antigos funcionários, o Tribunal Superior do Trabalho rejeitou recurso da proprietária das terras e ratificou a decisão do STJ. Com a venda, oito mil trabalhadores serão beneficiados, mas nem toda a dívida será paga, explica o advogado Francisco Gonçalves Martins, da Advocacia Martins, que patrocina o Sindicato dos Aeroviários.

Conflito de Competência no STJ
A 2ª Seção do Superior Tribunal de Justiça, por unanimidade, não aceitou os Embargos de Declaração da Agropecuária Vale do Araguaia e confirmou a adjudicação da Fazenda Piratininga para os antigos funcionários da Vasp. O processo discutia se a competência para julgar o caso era da Vara de Falências do Tribunal de Justiça de São Paulo ou do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região. A decisão derruba a liminar do próprio STJ que impedia o leilão.

Reclamação no TST
No dia 22 de março, o ministro corregedor Carlos Alberto Reis de Paula, do Tribunal Superior do Trabalho, determinou que a 14ª Vara do Trabalho de São Paulo desse andamento ao leilão da Fazenda Piratininga, suspenso por liminar expedida pelo ministro Fernando Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça. Segundo o corregedor, esta decisão só pode ser suspensa por determinação do Órgão Especial do Tribunal Superior do Trabalho ou do Supremo Tribunal Federal. A Suprema Corte, representada pelo ministro Dias Toffoli, manteve o leilão.

Leia a decisão que remarcou o leilão.

Processo/Ano: 507/2005
Comarca: São Paulo - Capital
Vara: 14
Data de Inclusão: 07/10/2010
Hora de Inclusão: 17:57:30
Partes: MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO E OUTROS.

MASSA FALIDA DE VIAÇÃO AÉREA SÃO PAULO S.A. - VASP E OUTROS.

Nesta data faço os presentes autos conclusos a MM. Juíza, Elisa Maria Secco Andreoni, tendo em vista a petição de fls. 14.529.

São Paulo, 06.10.2010.
Meyrimar Urzêda da Silva
Coord. Juízo Auxiliar Execução

Considerando-se que:

1- os embargos de declaração, pendentes no Conflito de Competência, nº 105.345, foram rejeitados, e o V. Acórdão tornou, expressamente, sem efeito a liminar concedida às fls. 816, a qual suspendia a venda da Fazenda Piratininga;

2- o Agravo de Instrumento (AIRR nº 50740-65.2005.5.02.0014) interposto pela Agropecuária Vale do Araguaia Ltda., em decorrência da denegação do Recurso de Revista, no qual questionava a adjudicação da Fazenda Piratininga, não foi conhecido, pela E. 5ª Turma do C. TST ;

3- a determinação do Ministro Corregedor-Geral da Justiça do Trabalho, ratificada pelo Órgão Colegiado do C. TST, quanto à suspensão da venda do bem objeto da adjudicação, tinha como prazo limite o julgamento do referido Agravo de Instrumento interposto pela Agropecuária Vale do Araguaia Ltda.

4- no Conflito de Competência instaurado pela Agropecuária Vale do Araguaia Ltda., CC 7689/DF, junto ao C. Supremo Tribunal Federal, para impedir a venda do bem, o eminente Ministro Dias Tófolli, sensível ao problema dos credores trabalhistas, assim se pronunciou:

Não desconheço que o juízo universal da falência exerce vis attractiva em relação aos executivos que correm em paralelo com espaldo de alguma jurisprudência. Sobre esse ponto, anoto com observação lateral, que, em muitos casos, despreza-se o aspecto teleológico do processo e condenam-se à inviabilidade prática as execuções trabalhistas por conta da falência. Em grande medida, os favorecidos são os devedores ou pessoas que se esconderam sob o véu corporativo para defraudar seus já depauperados credores, que têm por si apenas a força de trabalho alienada antes e não paga depois. É a consagração do venire contra factum proprium.

5- houve tentativa de alienação dos bens adjudicados pelos autores, sem autorização deste Juízo, conforme informações trazidas às fls. 14.446, oportunidade em que fora expedido ofício ao MM. Juízo da 1ª Vara de Falências e Recuperação Judicial, informando da ineficácia de qualquer ato de alienação de bens (móveis, imóveis e semoventes).

6- às fls. 12602, o Sr. Oficial de Justiça atestou a urgência no atendimento do pedido dos autores quanto a alienação da Fazenda Piratininga, objeto da adjudicação, por deterioração dos bens adjudicados;

7- a matéria de fundo relativamente à adjudicação da Fazenda Piratininga na presente Ação Civil Pública já foi decidida e essa decisão já passou pelo crivo das Cortes Superiores;

8- há evidente prejuízo aos credores beneficiários da Ação Civil Pública, consistentes em cerca de 7000 (sete mil) trabalhadores, que aguardam o recebimento de seus créditos, na medida em que há flagrante risco de perecimento dos bens;

9- há dificuldade na guarda e manutenção, sobretudo dos semoventes, que se encontram na Fazenda Piratininga, há risco de perecimento, de alienação indevida e ainda houve manifestação da Polícia Federal quanto à dificuldade na manutenção da vigilância da Região, onde se encontra o bem adjudicado;

10- a alienação da Fazenda Piratininga não importará em imediato pagamento dos credores, eis que o produto da venda ficará retido nos autos até o exaurimento de toda e qualquer via recursal;

Decide-se:

Designar o dia 24 de novembro de 2010, às 14h, para a alienação judicial da Fazenda Piratininga, nos termos do Prov. 01/2009 e art. 1113, caput e parágrafo 3º do CPC, conforme projeto a que aderiram os exequentes, em audiência de fls. 12.525.

Não serão aceitos, pelo Juízo, lances inferiores ao lance mínimo fixado nos editais que serão oportunamente publicados.

À Central de Hastas Públicas deste E. TRT, a fim de que sejam tomadas as providências cabíveis para a referida venda, informando-se aos Leiloeiros Oficiais da data e horário designados, observando-se a devida publicidade ao ato, devendo inclusive a Central expedir os editais de praxe.

Na hipótese de interessados à visitação do bem objeto de alienação, deverão os Leiloeiros Oficiais peticionar a este Juízo para apreciação da pertinência e, em sendo o caso, a tomada pelo juízo das medidas cabíveis para a referida visita.

Indefiro, por ora, a nomeação de administrador judicial.

Intimem-se as partes. Ciência aos interessados.

São Paulo, 06 de outubro de 2010.
ELISA MARIA SECCO ANDREONI
Juíza do Trabalho

conjur

A Pantanal Linhas Aéreas está recrutando 10 agentes de aeroporto para trabalhar em Uberaba.



A Pantanal Linhas Aéreas está recrutando 10 agentes de aeroporto para trabalhar em Uberaba. É preciso ter ensino superior completo ou cursando; inglês intermediário; vivência na área de atendimento ao público e disponibilidade de seis horas por dia, inclusive sábados, domingos e feriados. Os interessados devem enviar currículo com foto para o e-mail luciana.carvalho@tam.com.br

correio de uberlândia

Avianca distribuirá jornal Brasil Econômico para passageiros da Ponte Aérea





A partir de hoje (08/10), os passageiros da Avianca com destino aos aeroportos de Congonhas, em São Paulo, e em Santos Dumont, no Rio de Janeiro, receberão, de segunda a sexta-feira, nas 16 frequências diárias operadas entre as capitais, o jornal Brasil Econômico. A data marca o início da distribuição do jornal, impresso em formato berliner (pouco maior que um tablóide) e em papel cor salmão.
As rotas Rio-São Paulo da Hiper Ponte da Avianca são operados em duas aeronaves Airbus A319.
mercado e eventos

Suspeita de bomba assusta passageiros no Santos Dumont


Uma suspeita de bomba no Aeroporto Santos Dumont assustou passageiros, na manhã desta sexta-feira. De acordo com a Infraero, um carro foi abandonado na pista de embarque, por volta das 3h30min. Houve a suspeita de bomba, mas a hipótese já foi descartada. A Polícia Federal, que investiga o caso, trabalha com a hipótese de o carro ter sido roubado e abandonado no local.
extra

Infraero assina contrato para ampliação do aeroporto de Viracopos


As obras emergenciais para a ampliação do aeroporto de Viracopos, em Campinas, a 93 km de São Paulo, devem ser iniciadas até o fim deste ano, segundo previsão da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Foi assinado na última sexta-feira (1º) o contrato com a empresa que será responsável pela instalação de um módulo operacional para a instalação de novos postos de check-in – todos os existentes já estão ocupados.

A Infraero e a Paleta Pintura e Propaganda Ltda, empresa de Santa Catarina vencedora da licitação, aguardam apenas a licença de instalação que deve ser dada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Apesar de o início das obras estar previsto para o fim de dezembro, a Infraero trabalha com a possibilidade de os trabalhos serem iniciados antes.

A partir da licença da Anac, a empresa que fará a reforma terá 150 dias para entregar o serviço. De acordo com a Infraero, a obra vai custar R$ 2,93 milhões e irá ampliar a capacidade de atendimento do aeroporto de 3,5 milhões de passageiros para 5 milhões por ano.

O módulo operacional, apesar de ser uma edificação pré-montada, tem as mesmas instalações que as tradicionais – como ar-condicionado e banheiros, por exemplo. Nele serão instalados 11 novos balcões, criando 22 novas posições de check-in.

De acordo a Infraero, o novo módulo terá 1,2 mil metros quadrados e será instalado ao lado da área de check-in atual, em um local onde atualmente não há nenhuma edificação.

As operações do aeroporto não serão afetadas durante a reforma. Ainda segundo a Infraero, a ampliação definitiva do aeroporto para a Copa de 2014 está em processo de licenciamento ambiental, sendo analisada pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Até o evento, o plano é construir a segunda pista de pousos de decolagens e um novo módulo para passageiros.

g1

Avianca tem novo voo entre Bogotá e Cidade do México


Avianca passa a oferece uma nova frequência entre Bogotá, na Colômbia, e Cidade do México, no México, que vai somar aos três voos diários já existentes.

Os voos são operados com Airbus A320 ou A319, com capacidade para 150 pessoas (12 em classe executiva e 138 economica) e 120 passageiros (12 na executiva e 108 na econômica), respectivamente.

Com este voo, a companhia se consolida como a empresa de maior operação direta entre o México e destinos sul-americanos.

panrotas

Pilotos Europeus nas asas da Tiger Airways




A companhia aérea de Singapura Tiger airways tem contactado agências de recrutamento européias para encontrar capitães do A320 qualificados para inscreverem-se em um contrato de trabalho de seis meses,
para preencher o vazio de posições, logo após a saída de 30 pilotos que deixaram a companhia ao longo dos últimos meses os quais foram para empresas aéreas do Oriente Médio, devido a rápida expansão destas companhias.

A companhia não divulgou o número de pilotos que esperam para contratar, mas estão cientes de que poderão enfrentar disputas pois pagam aos seus pilotos até US $ 12.985 dólares por mês, enquanto os pilotos europeus estam sendo contratos por R $ 15,277 por mês.



A pintura do primeiro A380 da China Southern Airlines começa pela cauda



A China Southern Airlines vai se tornar um operador do novo A380
em 2011 e tem uma encomenda total de cinco A380s.





China Southern Airlines' first A380 tail mounting
China Southern



A cauda é quase o equivalente ao tamanho de uma asa do A320 e quando se juntou à fuselagem sua ponta fica a 24 metros do chão.

OAirbus A380 na Linha de Montagem Final, em Toulouse (França).

pilotos da Air Transat de ratificam o novo contrato de trabalho



A Air Transat (Montreal), anunciou que seus 320 pilotos, representados pela Associação de Pilotos de Linha Aérea (ALPA), ratificaram um acordo em princípio, alcançado em 03 de setembro sobre a renovação do seu contrato de trabalho. O acordo de 48 meses novo coletivo expira em 1 de maio de 2014.



JAL vende os seus últimos 19 Boeing 747-400s para AerSale

Singapore Airlines anuncia acesso à Internet e telefonia móvel



A Companhia aérea Singapore Airlines anunciou a instalação de serviços de dados e Internet para os celular em todos os seus voos de longo curso no próximo ano.

Todos os Airbus A380, A340-500 e Boeing 777-300ER da Frota Singapore Airlines serão progressivamente equipados com acesso à Internet e telefonia móvel para os primeiros seis meses do próximo ano.

THE PINK AIRPLANE - AZUL, EMBRAER & FEMAMA NA CAMPANHA CONTRA O CÂNCER DE MAMA




A Azul Linhas Aéreas Brasileiras (www.voeazul.com.br), a Embraer (www.embraer.com.br) e a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama – FEMAMA (www.femama.org.br) se uniram para uma campanha de prevenção ao câncer de mama. O objetivo é aumentar a consciência sobre a importância do diagnóstico precoce para ampliar as chances de cura da doença.

Para simbolizar esta iniciativa, um jato EMBRAER 195 da Azul foi pintado de rosa, cor que simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama. O jato será operado por uma tripulação composta exclusivamente por mulheres, que utilizarão uniformes também na cor rosa. O lançamento da campanha coincide com o Outubro Rosa, movimento mundial de mobilização contra o câncer de mama.

“O câncer de mama é um dos mais graves problemas de saúde pública no Brasil e no mundo. Por isso, criamos esta ação conjunta com a Embraer e a FEMAMA. A Azul está totalmente comprometida com esta nobre causa”, disse Gianfranco Beting, Diretor de Comunicação e Marca da Azul.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada ano 12 mil mulheres morrem em decorrência do câncer de mama no Brasil. Ou seja, 33 mulheres perdem a vida por dia no país. “Uma alternativa está no diagnóstico precoce, e é isso que queremos incentivar com a nossa nova aeronave. Em breve, ela fará aparições especiais para promover a luta pela prevenção ao câncer de mama em todos os aeroportos que servimos”, complementou Beting.

O avião nas cores da campanha de prevenção ao câncer de mama foi entregue hoje na sede da Embraer em São José dos Campos, cidade que em breve será mais um destino da Azul. O novo jato é o 23o da frota da Azul, e voará para os 23 destinos atualmente atendidos pela companhia aérea.

“Admiramos o sério trabalho realizado pela FEMAMA e é uma grande satisfação participar de uma campanha tão importante como a prevenção do câncer de mama no Brasil”, afirmou Paulo César de Souza e Silva, Vice-Presidente Executivo da Embraer para o Mercado de Aviação Comercial. “Nosso bem-sucedido relacionamento com a Azul vai muito além do compromisso de entregar e apoiar a operação de jatos novos e modernos. Estamos convictos que ações como esta são necessárias e demonstram a nossa responsabilidade social.”

“A parceria entre a FEMAMA, a Azul e a Embraer é de extrema importância para as ações de conscientização sobre a causa do câncer de mama que ocorrem há três anos no Brasil, o Outubro Rosa. O mote da campanha este ano está focado na necessidade de se investir na saúde das mulheres em todos os âmbitos possíveis: políticas públicas, setor privado e, claro, o cuidado da mulher com ela mesma. A FEMAMA, a Azul e a Embraer estão fazendo a parte delas para contribuir com este investimento”, afirmou Dra. Maira Caleffi, Presidente da FEMAMA.



roberto caiafa

VIDEO: 1933 American Airlines Commercial

DICA DE LEITURA - VOO PARA ESCURIDÃO

Sinopse

Há séculos, as histórias de masmorras e cativeiro atravessam a literatura, e nos lançam em um mundo de pavor e sombras. O livro 'Voo para a Escuridão', de Marcelo Simões, pretende lançar o leitor nessa encruzilhada de tragédias e estilos - e alerta como o abismo pode estar, ali, na próxima esquina ou no primeiro portão de embarque.

Principalmente, se temos o preconceito, a ingenuidade e o acaso atuando em sintonia perversa e simultânea contra nós. A história da prisão de um comissário de voo
.

ifronline

Expo Aero Brasil acontecerá em julho de 2011


SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - Os organizadores da Expo Aero Brasil 2011, feira internacional de aeronáutica que será realizada pelo quarto ano seguido na cidade de São José dos Campos, em julho do ano que vem, esperam receber um público de mais de 50 mil pessoas. Com dois novos pavilhões, a edição de 2011 do evento irá dobrar de tamanho, segundo Décio Corrêa, diretor da Trade Fair Promoções e Eventos, empresa responsável pela feira.

Na edição da feira deste ano, em junho, o evento recebeu público estimado em 35 mil pessoas, e o encontro viu um crescimento no âmbito familiar, além de empresários e profissionais do setor e aficionados por aviação, na visão de Corrêa. "A próxima será a Expo Aero dos quatro Fs, em inglês, Finance, Family, Friends e Fun", diz o empresário, ao fazer um tipo de alusão ao novo conceito da feira, que busca reunir um público cada vez mais eclético mas ligado ao tema da aviação, seja por negócios, algum membro da família, grupos de amigos ou apenas por hobby.

Um dos novos pavilhões, batizado de Fly Market, será um espaço destinado a pequenas empresas e com preços de estandes mais econômicos. O local poderá abrigar, por exemplo, escritórios e representações comerciais de empresas que não possuem unidades industriais no País.

O evento chama cada vez mais a atenção do mercado, e a Expo Aero 2011 foi lançada ontem à noite, para um público formado por empresários, representantes de entidades de classe e da administração municipal.

Durante o lançamento da feira, Décio Corrêa disse que a Trade Fair agora conta com a participação da Exponor Brasil, empresa de origem portuguesa especializada na organização de feiras profissionais e eventos, com mais de 40 eventos realizados desde que se instalou no País, em 1999. "Estávamos precisando de expertise e estrutura internacional para crescermos", diz Décio Corrêa.

Na edição da Expo Aero deste ano, o Centro para a Competitividade e Inovação do Cone Leste Paulista (Cecompi) e o cluster aeroespacial (polo setorial de empresas) francês firmaram um forte acordo de cooperação visando principalmente futuras parcerias tecnológicas entre as empresas dos dois países e programas de treinamento. O grupo de empresas francesas reúne mais de 5 mil estabelecimentos, a maioria (80%) de pequeno e médio porte. No Brasil, os fornecedores da cadeia aeronáutica somam aproximadamente 50 empresas.

A feira foi realizada entre os dias 17 e 20 de junho passado, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e movimentou o equivalente a US$ 40 milhões em negócios nos quatro dias do evento, que reuniu 152 estandes, representando aproximadamente 350 empresas de mais de 30 países. Além dos negócios, a feira também proporciona apresentações aéreas ao público, de cerca de 35 mil pessoas

Cidade-sede

No ano passado os organizadores da feira anunciaram que São José dos Campos seria a partir de então a sede permanente da Expo Aero Brasil, evento apoiado pela Prefeitura de São José dos Campos. A edição de 2010 foi a terceira realizada na cidade. A Expo Aero Brasil surgiu em 1997, em Sorocaba (SP), e depois de dez edições foi transferida para o CTA.

Considerada uma das principais feiras aeronáuticas da América Latina, a Expo Aero Brasil estimula negócios em vários segmentos do setor, como aviação executiva, agrícola, militar, desportiva, manutenção e carga aérea. O público é crescente e cada vez mais interessado. Em 2009, o evento foi visitado por aproximadamente 25 mil pessoas, conforme os organizadores.

Entre os expositores das edições anteriores da feira estiveram Embraer, Azul Linhas Aéreas, Trip, Air Jet, Goodyear do Brasil, Air Mod Consulting, Embaixada da França e Embaixada da Polônia, entre outros.

Como parte da programação da feira deste ano, dez alunos da rede municipal de ensino fizeram um voo panorâmico sobre a cidade. Eles ganharam a viagem como prêmio em um concurso de desenhos, o Voa Brasil, promovido pela empresa organizadora da Expo Aero Brasil.

Os voos tiveram duração média de 20 minutos e os alunos foram acompanhados dos professores. A experiência foi relatada pelos alunos em sala de aula como forma de incentivar a participação dos estudantes em projetos especiais. O tema desenvolvido foi "Lá de cima eu vi". Além deles, outros 40 estudantes da rede e professores das respectivas escolas participarão da "Oficina de Pinhole de Fotografia Aeronáutica", realizada também durante o evento. As atividades fizeram parte do projeto "De Mãos Dadas com o Futuro - Ação Decola Escola", promovido em parceria com a Prefeitura visando promover novas atividades focadas na temática aeroespacial.

Na cerimônia de abertura da Expo Aero, os alunos da rede municipal foram representados por um embaixador. Paulo Eduardo de Oliveira Ferraz, de 12 anos, aluno da Escola Municipal Lúcia Pereira Rodrigues, foi convidado a representar os colegas e ocupou o palanque ao lado das autoridades convidadas.
dci

Emirados Árabes Unidos suspendem negociações do caça Rafale devido a artigo em jornal francês

O caça francês Dassault Rafale parece não querer decolar nos Emirados Árabes Unidos.

Uma linha escrita num artigo de um jornal francês está por trás de um rompimento nas negociações sobre as aeronaves Rafale para os Emirados Árabes Unidos avaliados em US$ 5-6 bilhões, infomou uma fonte do governo francês nessa sexta-feira, dia 1° de setembro.

Os oficiais dos Emirados Árabes Unidos estão furiosos sobre um artigo publicado no dia 26 de junho no jornal francês Le Figaro, de propriedade do político conservador Serge Dassault, o qual a família é a atual controladora da Dassault Aviation, fabricante do caça Rafale, disseram os membros do governo.

O jornal disse que os Emirados Árabes Unidos utilizam tecnologia israelense para assegurar suas fronteira. Os negócios com Israel pemanece um assunto sensível no Golfo, onde a maioria dos países, incluindo os Emirados, não tem relações com o estado judeu.

“Nós entendemos que isso (a suspensão) foi por vários meses e nós esperamos que as negociações sejam retomadas,” disse uma fonte do governo.

Um porta-voz da Dassault Aviation não quis comentar o assunto.

Oficiais de Abu Dhabi não foram encontrados para comentar o assunto nessa sexta-feira, sendo final de semana na região.

O artigo apareceu dias após o Ministro da Defesa da França Herve Morin dizer que a venda de 60 aeronaves de caça Rafale para os Emirados estar perto do fim no que seria a primeira exportação do modelo.

Perguntado na sexta-feira na televisão no Canal Parlamentar se as negociações para vendas de armas para os países como Brasil e os Emirados estavam perdidas, ele disse: “Nada está perdido.”

Fontes dizem que a venda dos caças Rafale poderia estar enfrentando problemas quando no mês passado a publicação especializada Defense News reportou que Abu Dhabi havia expressado interesse no caça Boeing F/A-18 Super Hornet, um rival norte americano do caça Rafale.

Fonte próximas a questão confirmaram em Washington essa semana que os Emirados pediram informações técnicas sobre o F/A-18 Super Hornet, pontuando conversas exclusivas com a França relativa ao Rafale.

As conversações sobre o acordo já tomaram algum tempo, com os Emirados pressionando a França sobre algumas modificações nos Rafales, incluindo um radar melhor e um motor mais potente para lidar melhor com cargas de armamento pesado, dado a proximidade dos Emirados Árabes Unidos de seu inimigo regional Irã.

O caça Rafale foi originalmente projetado para proteger a França contra ameaças travadas em longas distâncias durante a Guerra Fria.

Os Emirados Árabes Unidos querem que a França aumente a potência dos motores Snecma M88 do Rafale de 15.000 libras para 18.000 libras de empuxo. Mas houve também retração nas negociações sobre quem deveria pagar pelos avanços, disseram recentemente executivos de defesa.

Cavok

SR.A/1

O Saunders-Roe SR.A/1 foi um protótipo de avião de combate projetado e construído pela Saunders-Roe. Ele foi testado pela Royal Air Force, logo após a Segunda Guerra Mundial.

O SR.A/1, foi diretamente inspirado pelos modestos sucessos vividos pela Marinha Imperial Japonesa com caças hidroaviões como o A6M2 Nakajima-N (uma adaptação do Mitsubishi Zero) e o N1K Kawanishi. Em teoria, os hidroaviões eram ideais para as condições no teatro do Pacífico, e poderia transformar qualquer área relativamente calma da costa em uma base aérea. Sua principal desvantagem era em relação a aos equipamentos de flutuação que diminuíam o desempenho em comparação com outros caças. Saunders-Roe, percebi que o novo motor turbo do motor apresentou uma oportunidade para superar essa desvantagem. Não exigindo uma hélice, a fuselagem poderia acomodar-se mais baixo na água e ser utilizado como um barco de casco. A empresa se aproximou do Ministério da Aeronáutica com a idéia de SR.44, o que levou a especificaç

ão de E.6/44 e um contrato de desenvolvimento de três protótipos em maios de 1944.

O primeiro protótipo, pilotado por Geoffrey Tyson, voou em 16 de Julho de 1947, e, enquanto ele e seus dois irmãos demonstraram ter um bom desempenho e manuseio, a necessidade de tais aeronaves se acabaram completamente com o fim da guerra. Além disso, o sucesso do porta-aviões no Pacífico havia demonstrado uma maneira muito mais eficaz do poder aéreo para projetar sobre os oceanos. Além disso o canopy era pequeno e fortemente emoldurado, dando ao piloto uma visão pobre fora da aeronave. O projeto foi suspenso e o protótipo foi armazenado em 1950, e foi brevemente ressuscitada em novembro de 1950, devido à eclosão da Guerra da Coréia, antes da realização de sua obsolescência em relação baseada em caças de terra e uma incapacidade para resolver o problema no motor obrigou a um cancelamento definitivo, o último protótipo que voam em junho de 1951.

As aeronaves nunca receberam um nome oficial, foi dado um apelido pelos trabalhadores da empresa como “Squirt”.

Os primeiros protótipos, TG263, foi preservada e está em exposição no museu da aviação Solent Sky em Southampton. Ambas as outras aeronaves (TG267 e TG 271) foram perdidas no quarto ano no programa dos teste de vôo.

loucos por aeromodelismo

Star1 abre falência

A companhia low costLituana Star1 dará início ao processo de falência.

Uma semana após o arresto do único avião, aStar 1 não conseguiu obter novo financiamento para resolver a situação.

AStar 1 foi fundada em 2009 e voava para 9 destinos a partir do aeroporto internacional de Vilnius com um único avião.

Balão em formato de disco voador transportará cargas mega pesadas

Dirigível deverá transportar cargas sete vezes mais pesadas que as de um helicóptero.

Uma empresa australiana criou um dirigível com cara de disco voador que deverá transportar cargas sete vezes mais pesadas do que as carregadas por helicópteros gigantescos. O objetivo é transportar hospitais de campanha para áreas remotas, entre outras aplicações.

O dirigível da SkyLifter tem a forma de um disco voador de 150 metros de diâmetro e é movido por hélices especialmente projetadas em um centro de controle ligado a ele.

A empresa diz que o projeto facilita o voo em diferentes condições de vento por causa de sua forma circular. O desenho na forma de disco voador acaba com os problemas de corrente de ar frio e dificuldades de manobra causadas pelos enormes rotores de helicópteros de carga. Na descida, a forma do balão funciona como um paraquedas, oferecendo um maior controle ao piloto.

O formato também permite que o balão transporte cargas frágeis, volumosas ou pesadas de até 150 toneladas em distâncias de mais ou menos 2.000 km. A velocidade máxima deverá ser de aproximadamente 80 km/h.

Foto mostra balão SkyLifter em sua versão hotel voador; dirigível será usado para transportar cargas pesadas até lugares de difícil acesso/Divulgação

O dirigível consegue chegar a áreas de desastres em lugares remotos, regiões que normalmente têm estradas ruins, onde não existem trilhos ou pistas de avião.

Os helicópteros que transportam cargas pesadas têm um limite e precisam ser desmontados e remontados no local, gastando um tempo precioso. Além disso, têm um alcance menor que o SkyLifter.

Até agora, a empresa já montou vários tipos de protótipos: uma versão de 18 metros de diâmetro, chamada Vikki, sem motor, e uma versão completa de três metros, chamada Betty, capaz de transportar uma carga de 0,5 kg. Nos próximos três anos, deverá fazer um protótipo de 23 metros, apelidado de Nikki, e o Lucy, de 150 metros.

No futuro, o balão em forma de disco voador deverá ganhar uma versão de luxo chamada SkyPalace para voos mais longos, além de outras aplicações.
bga 

O poder da sucção


Depois de ter levado o Fox 2 para o aeroporto, como sempre meio na corrida, sempre falta alguma coisa, uma dessas coisas foi aquela capa de Dacron que serve para tapar o espaço entre as asas. Mas como a vontade de voar é sempre maior do que...do que...ficar no chão, resolvi voar sem essa insignificante "peça de pano". Os voos que se seguiram não tinham nada a ver com os realizados antes da desmontagem, subida mais arrastada do que o normal, cruzeiro mais arrastado que normal, duro de comando de aileron, tbm mais duro que o normal, cheguei a pensar que, como tinha ficado uns 3 meses sem voar, eu também estava mais duro que o normal, rsrsrs, mas não era , graças a Deus. Uma coisa me chamava a atenção mais do que as outras, me parecia que o intradorso estava curvado demais, mais do que o normal, pior do que o intradorso do velho MX que tive.
Certa feita, num dos meus voos, com "ventinhos" consideráveis, notei mais duro ainda de aileron, quando olhei pra asa esquerda tive a visão do horror! O intradorso estava muito curvado pra dentro, curvado demais, percebi então que a curvatura deveras acentuada, fazia com que o pano ficasse tão curvo pra dentro que ele encostava e impedia o transito livre da haste que comanda o aileron, a coisa começou a ficar tensa, as rajadas eram fortes e as correções precisavam ser rápidas para não entrar em uma atitude crítica, uso exagerado dos pedais eram feitos para me trazer de volta a pista, pra ajudar o vento por aqui é sempre de través, oque me deixava mais preocupado, a cada "rabanada" que tomava sentia o manche trancar na minha mão. Os pousos naqueles voos subsequentes ao retrofit não me agradavam, eu entrava rachando o "pala" e mesmo assim tocava forte, o bom era que ficava!, tinha algo errado, e não era eu, piloto experimentado, voador de Boero 115, CAP, cmt de MXL 2, copila de Skylane e Seneca(saco na verdade), cmt de paulistar vw2200, cmt de GT 582, 503, fiz até duas horas de Cardinal !
Eis que a luz aparece, pra mostrar o relaxamento, numa visita a casa de meu pai(que foi usada como oficina) debruçada sobre uma cadeira estava a capa que cobre o "vão" entre as asas, resolvi colocar dentro do carro naquele momento pra nao ter problema de esquece-la.

Ontem sai do trabalho as 18:15, tinha um pouco de gasolina, o dia estava muito bom, corri pro aeroporto, tratei logo de colocar a "tampa" e fazer um voo pra ver oque acontecia, de fato, o ultraleve virou o bixo, de bom, deslizou no ar, subiu, ganhou velocidade, voltou a ser comandável, o chão lá em baixo passava como se num CAP estivesse, curva de grande, motor a pleno, uma cabradinha pra nao deixar cair o nariz, um verdadeiro caça, resumindo, depois desse rodeio todo, todo mundo deve ter entendido que a falta da "tampa" deixa um furo por onde o ar é sugado pra fora, por causa da diferença de pressão, como num gigantesco aspirador de pó, fazendo com que quase o intradorso cole no extradorso, terminando completamente com as qualidades aerodinâmicas da asa, agora com a tampa, todos viveram felizes para sempre.
aerodicas

Segundo a Azul, a Melhor Promoção É Sempre a da Gol


Eu e o marketing da Azul não combinamos muito. Já fiz várias críticas a forma com que a Azul lidava com as mídias em geral tentando por meio de informações liberadas a conta-gotas ou com pequenas promoções ficar sempre na crista da onda e conseguir publicidade de graça.

Depois vieram algumas promoções que careciam de preços mais baixos que os usualmente cobrados, mas eram lançadas com todo o barulho. Ela inovou e criou sua própria rede social turbinada por promoções de todo tipo a fim de manter conteúdo associado a marca Azul bem posicionado na Internet e ter um laboratório para suas estratégias (a Gol gostou e segue o mesmo caminho).

O tempo passou e parecia que a Azul tinha amadurecido e entendido que ela tem um ótimo produto e que não precisava mais de tanto barulho para fortalecer suas virtudes junto ao consumidor. Mas parece que o responsável pelo marketing da Azul tirou férias prolongadas e deixou um estagiário no seu lugar com uma única recomendação: copie todas as promoções da Gol!

Assim tem sido as últimas promoções da Azul, cópias idênticas das promoções da Gol…

Será que a Gol virou realmente um modelo para a Azul? Será que a Azul foi vendida para a Gol e não ficamos sabendo? Acordo de cavalheiros? Ou gastou toda a criatividade fazendo muito barulho por nada no passado?

É normal que as cias aéreas reajam as promoções das outras, mas não é normal copiar até em publicidade a promoção dos outros… Está até parecendo um blog que vive copiando material do Aquela Passagem (posts, comentários de leitores e tweets) fazendo-se passar como produtor de informação ou conhecimento, o que definitivamente ele não é (e parece que nunca será seguindo dessa forma)!

Azul, seu marketing consegue ser melhor que isso, já que como cia aérea vocês conseguem oferecer algo diferenciado ao consumidor!

aquela passagem

EUA concedem autorização provisória para acordo entre JAL e American Airlines


O DOT (Departamento de Transportes dos Estados Unidos) autorizou provisoriamente o pedido de imunidade antitruste apresentado pelas companhias American Airlines e JAL (Japan Airlines). As companhias, integrantes da aliança Oneworld, haviam feito o pedido em fevereiro deste ano.

O pedido foi feito para uma melhor combinação dos voos entre Estados Unidos e Japão, para aproveitar a liberalização do tráfego pelo acordo "céu aberto", assinado em dezembro de 2009 entre os dois países.
diário de turismo

Pesquisa feita em SP mostra sofrimento de passageiros nos aviões




Uma pesquisa feita na Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), no interior de São Paulo, mostra como sofrem os passageiros das aeronaves, obrigados a se espremer em assentos cada vez menores. Apesar do crescimento da aviação no Brasil, o passageiro ainda não está contente com o serviço oferecido pelas empresas aéreas.

Durante seis meses, pesquisadores do laboratório de ergonomia da universidade aplicaram questionários aos passageiros em 40 trechos de voos de sete companhias aéreas. Foram ouvidos 400 passageiros em cinco regiões do país. Uma das principais reclamações foi com relação às poltronas: críticas para falta de espaço para as pernas. Também reclamaram da falta de apoio para cabeça, pescoço e até do grau de inclinação das poltronas.

“Reclamam que não conseguem fazer algumas atividades, como por exemplo repousar e dormir”, diz a pesquisadora da UFScar Marina Guegui Sticca.

Em uma ação inédita, com o apoio da Agência Nacional de Aviação, os pesquisadores fotografaram e filmaram os passageiros. Depois, as imagens foram digitalizadas. Com a animação dos bonecos foi possível analisar a movimentação das pessoas durante o voo.

No trabalho, feito em escala real, é possível perceber a proximidade entre poltronas, a falta de espaço para movimentos simples como cruzar as pernas. As informações ajudaram a formular as conclusões. Em uma escala de 0 a 10, o nível de desconforto na poltrona ganhou nota 9 e foi alvo de crítica de 78% dos entrevistados. O assento do meio virou um vilão.

“Eles não gostam de compartilhar os apoios de braços com outros passageiros. Ir ao banheiro acaba atrapalhando”, conta a pesquisadora da UFScar Marina Guegui Sticca.

Para os passageiros, as empresas precisam investir no conforto. “Quando [o voo] demora duas, três horas, já começa a ficar meio desconfortável, tem que levantar, andar um pouco porque é difícil mesmo”, atesta o técnico de futsal Antônio Vieira Júnior.

A pesquisa foi enviada para a Anac, a agência que regulamenta o funcionamento das companhias aéreas. A Anac deve criar um selo para indicar as empresas que realmente têm assentos com conforto mínimo para os passageiros.

g1

American Airlines convoca 795 tripulantes para atender novas alianças


A companhia American Airlines anunciou nesta quarta-feira a convocação de 545 comissários de bordo e 250 pilotos em licença para adaptar as equipes às novas oportunidades de voos e negócios internacionais que resultarão da aliança com a British Airways e a Iberia, que começa nesta quarta-feira. Além disso, a companhia quer se preparar para uma aliança que deve ser firmada com a JAL (Japan Airlines).

"Este é exatamente o tipo de crescimento que estamos esperando alcançar com nossa estratégia de rede, e minha esperança é que tendências como essas tenham continuidade", comentou o presidente e diretor-executivo da American Airlines, Gerard Arpey.

A companhia informa que o primeiro grupo de 25 pilotos será chamado em meados de novembro e a companhia convocará cerca de 30 funcionários por mês. Para os comissários de bordo, os primeiros 25 chamados serão emitidos este mês e as convocações seguintes ocorrem até o fim do ano.

Com esta parceria, a Iberia colocará seu código em 354 voos da AA e da BA, para 96 destinos. Já a American Airlines compartilhará 322 com as outras duas companhias, para um total de 101 destinos, enquanto British integrará 2.063 voos das outras duas companhias, com 181 destinos. No total, a combinação de rotas atenderá a mais de 400 destinos em 105 países com cerca de 5.200 partidas diárias.
jornal de turismo

Serra da Canastra sedia encontro de paraquedismo


Pelo segundo ano consecutivo, a Serra da Canastra será o cenário para um encontro de paraquedistas de todo o Brasil. A cidade de Vargem Bonita, em Minas Gerais será a sede do II Boogie da Serra da Canastra, realizado de 9 a 12 de outubro na Pousada da Limeira.

Além de reunir atletas paraquedistas com objetivo de saltar e desfrutar de paisagens deslumbrantes e pouco conhecidas de um dos parques nacionais mais belos do país, o encontro também é uma oportunidade para admiradores do esporte experimentar a sensação da queda livre, por meio de um salto duplo.

Com apenas 20 minutos de instrução, a pessoa estará apta para saltar a 10 mil pés de altura, mais de três quilômetros, presa a um atleta experiente. O passageiro só deverá se divertir e auxiliar o instrutor com a correta posição do corpo.

Aqueles que não estão preparados para tanta adrenalina, também poderão fazer um passeio panorâmico de avião e conhecer o parque nacional de um ângulo diferenciado.

Cenário escolhido

A idéia de levar o paraquedismo para a Serra da Canastra surgiu quando um dos integrantes do Skydive Araraquara, Márcio Fernando Schnetzler, jipeiro há muitos anos e profundo conhecedor da Serra, levou seu amigo e instrutor de paraquedismo Marcel Martins Celebroni para conhecer a Pousada da Limeira, único local na região com pista de pouso.

A infra-estrutura e segurança adequada para a prática de paraquedismo, rapidamente atraiu a atenção de diversos atletas interessados em saltar no local e desfrutar da paisagem da Serra.

O II Boogie da Serra da Canastra conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Vargem Bonita, Naturae Consultoria Ambiental e Confederação Brasileira de Paraquedismo.

Serviço:

II Boogie da Serra da Canastra
Local: Pousada da Limeira, em Vargem Bonita- MG
Data: 9 a 12 de outubro
Horário: 9h às 18h (as decolagens são realizadas até o pôr-do-sol)
desástres aéreos

EMPRESA BRASILEIRA LANÇA AVIÃO ADAPTADO E PROMOVE INCLUSÃO DE PILOTOS COM DEFICIÊNCIA MOTORA NA AVIAÇÃO DESPORTIVA



Eles já conquistaram autonomia para dirigir, pedalar e até mergulhar. Para muitas pessoas, essa autonomia já seria o bastante. Mas, para quem está acostumado a enfrentar barreiras de acessibilidade e superar seus próprios limites diariamente, isso ainda é pouco. Agora, pessoas com mobilidade reduzida podem voar! Acaba de ser lançado no Brasil um ultraleve com adaptações nos comandos que envolvem os pés e as mãos. A novidade pode significar a inserção de pilotos com deficiência física na aviação esportiva.

Para pilotar uma aeronave convencional são necessárias ações conjugadas entre os pedais - que controlam a direção - e as mãos - que comandam a inclinação das asas e a aceleração do motor. Porém, para guiar o novo ultraleve P1-LSA Special basta acionar uma alavanca que agrega todas essas funções, permitindo o acesso às pessoas com limitações nos membros inferiores.

E estes não são os únicos benefícios do P1. O ultraleve tem piloto auto- mático acoplado ao GPS, que possibilita o monitoramento de proa e altitude com menos desgaste do aviador. Além disso, abriga todos os comandos padrões de um modelo comum, para que o piloto possa voar de forma convencional. “Tudo foi minuciosamente pensado para a acessibilidade. A funcionalidade diferenciada, os bancos foram projetados para dar maior estabilidade e segurança aos pilotos”, explica Michele Perrone, diretor da Rallye Design, empresa que desenvolveu os assentos adaptados para esse modelo.



O avião é fruto de um projeto totalmente brasileiro, fabricado pela Paradise Indústria Aeronáutica, em Feira de Santana, interior da Bahia, e está em linha há mais de dois anos para exportação. “Esse ultraleve nasceu inspirado na lei americana que concede carteira de voo esportivo a pilotos com deficiência física no país”, conta Perrone.

No Brasil, a legislação ainda não emite brevê (carteira de habilitação para pilotar aviões) para quem possui deficiência física. No entanto, o P1 foi lançado este mês na Adventure Sports Fair, que aconteceu entre os dias 23 e 26 de setembro no Centro de Exposições do Anhembi, em São Paulo (SP), e foi um dos destaques do evento. “O projeto está alinhado com a nossa filosofia. Por isso, vamos deixar a aeronave adaptada no Centro de Esportes Aéreos e Aventura de Socorro, interior de São Paulo, operando para instrução, assim que a lei estiver de acordo”, destacou Sérgio Franco, criador da Adventure e presidente da Brazilian Adventure Society (BAS).


Então, se você tem vontade de guiar um ultraleve e conhecer o mundo por outro ângulo, fique tranquilo. Um dos mais significativos benefícios desse lançamento é justamente promover o turismo de aventura às pessoas com deficiência motora no Brasil. “Estamos lutando para a modificação da lei brasileira, junto aos órgãos competentes, a fim de instituir treinamento e qualificação para pilotos com mobilidade reduzida e dar o direito de obter licença de voo como mais uma forma de inclusão”, conclui Perrone.



Serviços
Brazilian Adventure Society
Tel: (11) 5021-3858
E-mail: www.bas.org.br
Jessica Cox Motivational Services
Site: http://rightfooted.com
Paradise Ultra-Leve
Site: www.paradise-ultraleve.com

fonte/RevistaSentidos

ifronline

Gol descarta integrar aliança global e prioriza acordos com outras aéreas

A GOL Linhas Aéreas Inteligentes SA não está interessada em ingressar em uma das maiores alianças globais. Em vez disso, a empresa está se concentrando em uma colcha de retalhos de acordos de código compartilhado com companhias aéreas em todo o mundo, disseram executivos da companhia aérea paulista.



"Como não temos voos de longa distância, não precisamos do apoio de uma aliança global para destinos internacionais", disse o diretor-presidente, Constantino de Oliveira Jr., em Nova York, a repórteres da agência Dow Jones Newswires e do Wall Street Journal.

Oliveira ressaltou que os acordos de código compartilhado fornecem aos parceiros internacionais uma grande rede de voos dentro do Brasil, o que traz um tráfego adicional para uma empresa aérea focada quase que exclusivamente na expansão dos negócios domésticos no próspero mercado brasileiro. "Nós podemos dar suporte [a outras empresas aéreas] no Brasil. Mas nós não precisamos do suporte delas, nós não usamos o suporte delas, fora do Brasil."

A Gol, uma empresa aérea de baixo custo que foi criada em 2001 e que cresceu rapidamente se tornando a segunda maior do Brasil, assinou nos últimos anos contratos de código compartilhado com a American Airlines, da AMR, a Delta Air Lines Inc. e Air France-KLM, entre outras.

A empresa planeja expandir esses acordos bilaterais nos próximos 12 meses, com o provável anúncio de parcerias com empresas aéreas na Ásia e no Oriente Médio, disse o diretor financeiro, Leonardo Pereira.

Até o momento, os clientes das parceiras internacionais da Gol podem fazer reservas para toda a viagem — incluindo o voo para o país e a conexão em um avião da Gol — em um único processo. Os clientes da Gol que vivem no Brasil, entretanto, têm que comprar passagens separadas para uma viagem semelhantes envolvendo uma das companhias internacionais.

Oliveira disse que a Gol quer melhorar o sistema de reservas para permitir acordos de código compartilhado verdadeiramente recíprocos, mas afirmou que a companhia está desenvolvendo um sistema que será financeiramente mais eficiente que os tradicionais sistemas globais de distribuição.

A questão envolvendo o interesse da Gol em participar de uma das grandes alianças passou a ser acompanhada com mais interesse desde que a Lan Airline, do Chile, que faz parte da Oneworld Alliance, e a TAM SA, maior do Brasil e membro da Star Alliance, anunciaram planos de se fundir.

Oliveira ressaltou que a Tam e a Lan — que serão chamadas de Latam — estão criando uma enorme companhia na região, mas que a Gol mantém sua vantagem competitiva graças ao modelo de baixo custo e foco nas rotas domésticas.

Na medida em que trabalha para melhorar o seu modelo de negócios, a Gol está buscando maneiras de aumentar a receita secundária. A empresa, que normalmente serve apenas água e amendoins nos voos, começou a oferecer comida paga em cerca de 50 rotas. Os diretores dizem que o serviço está sendo bem recebido e que será expandido para cerca de 500 voos diários — do total de 900 da companhia — até o primeiro trimestre do ano que vem.

A Gol também pretende lançar até o fim de outubro um novo serviço de entretenimento que permitirá aos clientes acessar conteúdo variado, oferecido por parceiros da Gol, em seus celulares durante o voo. O conteúdo não será ao vivo, mas será carregado no servidor da aeronave pouco antes da decolagem.

Oliveira disse que o serviço será gratuito, mas, em algum momento, espera gerar receita com vendas para patrocinadores. O diretor-presidente admitiu que o serviço, que ele disse que será o primeiro deste tipo, não é tão bom quanto a internet WiFi, mas tem um custo mais atraente.

Enquanto isso, a empresa mantém esforços para se desalavancar. Pereira, o diretor financeiro, disse que a Gol não tem planos de emitir dívida nova. A companhia lançou US$ 300 milhões em bônus em julho, o que, disse Pereira, eliminou o risco de refinanciamento pelos próximos três anos.
contato radar

Gulfstream G450 quebra recorde de velocidade durante voo entre EUA e Brasil

Um jato executivo Gulfstream G450 quebrou um recorde de velocidade entre as cidades de Savannah, EUA, e São Paulo, Brasil. (Foto: Gulfstream)

Um jato executivo de longo alcance Gulfstream G450 recentemente estabeleceu um recorde de velocidade durante um voo entre as cidades de Savannah, nos EUA, e São Paulo, no Brasil, completando o percurso de 3.922 milhas náuticas em menos de nove horas.

Os dois comandantes, Eric Parker e Jaime Bahamon, a bordo do G450 que bateu o recorde de velocidade entre os EUA e o Brasil durante a realização da LABACE. (Foto: Gulfstream)

O G450 decolou do Aeroporto Internacional Hilton Head, em Savannah às 8:07 horário local com seis passageiros, uma comissária de bordo e os comandantes internacionaos Eric Parker e Jaime Bahamon a bordo. A aeronave voou para a Latin American Business Aviation Conference & Exhibition (LABACE), pousando no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, oito horas e 50 minutos depois.

A média de velocidade de cruzeiro para o voo foi de Mach 0,80, com altitudes variando entre 41.000 e 45.000 pés.

A Associação Aeronáutica Nacional (NAA) confirmou o voo como uma recorde norte americano e enviou as informações para a Federation Aeronautique Internationale (FAI) na Suíça para aprovação como recorde mundial. O recorde no voo Savannah-São Paulo havia sido anteriormente exigido.

cavok


Homem suspeito força retirada de passageiros de voo na Filadélfia (EUA


O voo 1070 foi esvaziado por autoridades da segurança.

Os 102 passageiros e cinco tripulantes de um avião da companhia aérea US Airways foram retirados nesta quinta-feira no aeroporto internacional da Filadélfia devido à presença de um homem suspeito entre os carregadores de bagagens, informaram as autoridades.

Greg Soule, um porta-voz da Direção de Segurança do Transporte, disse à imprensa que foi realizada uma inspeção cuidadosa de todo o avião, um Airbus 319, que foi rebocado até um pista afastada do terminal. Na busca, foram usados cachorros treinados para farejar explosivos.

O porta-voz do FBI [polícia federal americana] J.J. Klaver informou que o voo 1070 foi esvaziado por autoridades da segurança.

Um policial disse à rede de TV americana CNN que autoridades locais e federais procuravam um homem uniformizado que não usava cartão de identificação enquanto trabalhava com a bagagem na pista.

O homem não foi reconhecido por outros dois funcionários, que notaram que ele não usava crachá. Os dois empregados interpelaram o homem, que fugiu em seguida.

A porta-voz do aeroporto, Victoria Lupica, informou que o restante da terminal opera normalmente. Já o porta-voz da U.S. Airway, Todd Lehmacher, confirmou o incidente, mas não quis revelar mais detalhes.
bga

inspeções de saúde no Cemal com Novo horário



O Cemal, visando dar mais agilidade ao processo de julgamento das inspeções de saúde, alterou o horário de atendimento para abertura das referidas inspeções. Desde o dia 01/10/2010 o horário é de 6h30 às 8h30.
sna

Agência que regula a aviação nos Estados Unidos quer normas rígidas para aumentar a segurança dos helicópteros



Para melhorar a segurança da aviação geral nos Estados Unidos, a FAA (Federal Aviation Administration) propôs novas normas de operação de helicópteros, inclusive para aqueles usados em serviços médicos.

Caso sejam aceitas pelo governo norte-americano, a nova regulamentação vai exigir dos operadores que melhorem a comunicação e treinamento dos tripulantes.

Também vai obrigá-los a investir em novos equipamentos de segurança e rastreamento para as aeronaves.
A proposta ainda aborda o combate à fadiga dos tripulantes e o aprimoramento do planejamento de voo.
aeromagazine

Redução salarial na TAP leva sindicatos a reunirem-se

O Governo prevê aplicar a redução salarial prevista na administração pública nas empresas do sector empresarial do Estado, onde se inclui a TAP. O que vai motivar uma reunião dos sindicatos da aviação na próxima semana, soube o Negócios.
Os sindicatos, contactados pelo Negócios, dizem não ter tido ainda conhecimento oficial da medida do Governo. João Simão, do Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos, não quis fazer comentários até ter conhecer as medidas concretas.

Esta foi também a posição do Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil, que se escusou a comentar.







jornal de negócios

Sindicatos rejeitam cortes salariais na TAP


Um eventual corte nos salários dos trabalhadores da TAP é ilegal, vão já avisando os sindicatos. A empresa ainda não comentou a possibilidade, mas os trabalhadores recordam que a companhia aérea não é uma empresa pública.

Não sabemos se abrange ou não. Mas no quadro legal, não pode abranger. Nós não somos uma empresa pública, somos uma SA», disse André Teives, do Sindicato dos Técnicos de Handling de Aeroportos, ao Diário Económico.

«No que diz respeito aos administradores da TAP, pode até fazer sentido, porque estes não têm vínculo com a empresa mas sim com o Estado através da Parpública», acrescentou o sindicalista.

O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos e o Sindicato dos Técnicos de Manutenção de Aeronaves também rejeitam os cortes. Óscar Antunes, deste último, admitiu ainda a possibilidade de avançar para uma greve, caso se confirme.

«A nossa posição é que, por enquanto, e não havendo nada em concreto – até agora só houve um anúncio de intenção e não há detalhes –, estamos à espera de sinais sobre as propostas que estão em cima da mesa e só depois reagiremos em conformidade», contrapôs Luís Rosendo, do Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil.
abola

Embraer diz que continua negociação com governo chinês



SÃO PAULO - Depois de o vice presidente executivo para o mercado de aviação comercial da Embraer, Paulo Cesar de Souza e Silva, ter afirmado ontem que a empresa não continuaria a produção em sua fábrica na China devido aos planos chineses de produzir seus próprios aviões, a companhia divulgou há pouco comunicado dizendo ainda não ter uma decisão sobre o assunto.

A Embraer afirma, também, no comunicado que, com respeito ao fechamento das operações industriais da Harbin Embraer Aircraft Industry (HEAI), a empresa ainda está "em negociações com o governo da China e o parceiro chinês, com vistas à continuidade das operações".

Ontem o vice presidente executivo para o mercado de aviação comercial da Embraer disse, em evento, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou uma carta para o governo chinês sobre o assunto, mas não obteve resposta. "Não temos perspectivas de continuar a produção. Os chineses vão começar sua produção própria em 2011 e nos veem como concorrentes", afirmou então.

ESTADÃO