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sexta-feira, 8 de outubro de 2010

SR.A/1

O Saunders-Roe SR.A/1 foi um protótipo de avião de combate projetado e construído pela Saunders-Roe. Ele foi testado pela Royal Air Force, logo após a Segunda Guerra Mundial.

O SR.A/1, foi diretamente inspirado pelos modestos sucessos vividos pela Marinha Imperial Japonesa com caças hidroaviões como o A6M2 Nakajima-N (uma adaptação do Mitsubishi Zero) e o N1K Kawanishi. Em teoria, os hidroaviões eram ideais para as condições no teatro do Pacífico, e poderia transformar qualquer área relativamente calma da costa em uma base aérea. Sua principal desvantagem era em relação a aos equipamentos de flutuação que diminuíam o desempenho em comparação com outros caças. Saunders-Roe, percebi que o novo motor turbo do motor apresentou uma oportunidade para superar essa desvantagem. Não exigindo uma hélice, a fuselagem poderia acomodar-se mais baixo na água e ser utilizado como um barco de casco. A empresa se aproximou do Ministério da Aeronáutica com a idéia de SR.44, o que levou a especificaç

ão de E.6/44 e um contrato de desenvolvimento de três protótipos em maios de 1944.

O primeiro protótipo, pilotado por Geoffrey Tyson, voou em 16 de Julho de 1947, e, enquanto ele e seus dois irmãos demonstraram ter um bom desempenho e manuseio, a necessidade de tais aeronaves se acabaram completamente com o fim da guerra. Além disso, o sucesso do porta-aviões no Pacífico havia demonstrado uma maneira muito mais eficaz do poder aéreo para projetar sobre os oceanos. Além disso o canopy era pequeno e fortemente emoldurado, dando ao piloto uma visão pobre fora da aeronave. O projeto foi suspenso e o protótipo foi armazenado em 1950, e foi brevemente ressuscitada em novembro de 1950, devido à eclosão da Guerra da Coréia, antes da realização de sua obsolescência em relação baseada em caças de terra e uma incapacidade para resolver o problema no motor obrigou a um cancelamento definitivo, o último protótipo que voam em junho de 1951.

As aeronaves nunca receberam um nome oficial, foi dado um apelido pelos trabalhadores da empresa como “Squirt”.

Os primeiros protótipos, TG263, foi preservada e está em exposição no museu da aviação Solent Sky em Southampton. Ambas as outras aeronaves (TG267 e TG 271) foram perdidas no quarto ano no programa dos teste de vôo.

loucos por aeromodelismo

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