PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

O poder da sucção


Depois de ter levado o Fox 2 para o aeroporto, como sempre meio na corrida, sempre falta alguma coisa, uma dessas coisas foi aquela capa de Dacron que serve para tapar o espaço entre as asas. Mas como a vontade de voar é sempre maior do que...do que...ficar no chão, resolvi voar sem essa insignificante "peça de pano". Os voos que se seguiram não tinham nada a ver com os realizados antes da desmontagem, subida mais arrastada do que o normal, cruzeiro mais arrastado que normal, duro de comando de aileron, tbm mais duro que o normal, cheguei a pensar que, como tinha ficado uns 3 meses sem voar, eu também estava mais duro que o normal, rsrsrs, mas não era , graças a Deus. Uma coisa me chamava a atenção mais do que as outras, me parecia que o intradorso estava curvado demais, mais do que o normal, pior do que o intradorso do velho MX que tive.
Certa feita, num dos meus voos, com "ventinhos" consideráveis, notei mais duro ainda de aileron, quando olhei pra asa esquerda tive a visão do horror! O intradorso estava muito curvado pra dentro, curvado demais, percebi então que a curvatura deveras acentuada, fazia com que o pano ficasse tão curvo pra dentro que ele encostava e impedia o transito livre da haste que comanda o aileron, a coisa começou a ficar tensa, as rajadas eram fortes e as correções precisavam ser rápidas para não entrar em uma atitude crítica, uso exagerado dos pedais eram feitos para me trazer de volta a pista, pra ajudar o vento por aqui é sempre de través, oque me deixava mais preocupado, a cada "rabanada" que tomava sentia o manche trancar na minha mão. Os pousos naqueles voos subsequentes ao retrofit não me agradavam, eu entrava rachando o "pala" e mesmo assim tocava forte, o bom era que ficava!, tinha algo errado, e não era eu, piloto experimentado, voador de Boero 115, CAP, cmt de MXL 2, copila de Skylane e Seneca(saco na verdade), cmt de paulistar vw2200, cmt de GT 582, 503, fiz até duas horas de Cardinal !
Eis que a luz aparece, pra mostrar o relaxamento, numa visita a casa de meu pai(que foi usada como oficina) debruçada sobre uma cadeira estava a capa que cobre o "vão" entre as asas, resolvi colocar dentro do carro naquele momento pra nao ter problema de esquece-la.

Ontem sai do trabalho as 18:15, tinha um pouco de gasolina, o dia estava muito bom, corri pro aeroporto, tratei logo de colocar a "tampa" e fazer um voo pra ver oque acontecia, de fato, o ultraleve virou o bixo, de bom, deslizou no ar, subiu, ganhou velocidade, voltou a ser comandável, o chão lá em baixo passava como se num CAP estivesse, curva de grande, motor a pleno, uma cabradinha pra nao deixar cair o nariz, um verdadeiro caça, resumindo, depois desse rodeio todo, todo mundo deve ter entendido que a falta da "tampa" deixa um furo por onde o ar é sugado pra fora, por causa da diferença de pressão, como num gigantesco aspirador de pó, fazendo com que quase o intradorso cole no extradorso, terminando completamente com as qualidades aerodinâmicas da asa, agora com a tampa, todos viveram felizes para sempre.
aerodicas

Nenhum comentário: