
Depois  de ter levado o Fox 2 para o aeroporto, como sempre meio na corrida,  sempre falta alguma coisa, uma dessas coisas foi aquela capa de Dacron  que serve para tapar o espaço  entre as asas. Mas como a vontade de voar  é sempre maior do que...do que...ficar no chão, resolvi voar sem essa  insignificante "peça de pano". Os voos que se seguiram não tinham nada a  ver com os realizados antes da desmontagem, subida mais arrastada do  que o normal, cruzeiro mais arrastado que  normal, duro de comando de  aileron, tbm mais duro que o normal, cheguei a pensar que, como tinha  ficado uns 3 meses sem voar, eu também estava mais duro que o normal,  rsrsrs, mas não era , graças a Deus. Uma coisa me chamava a atenção mais  do que as outras, me parecia que o intradorso estava curvado demais,  mais do que o normal, pior do que o intradorso do velho MX que tive.
Certa  feita, num dos meus voos, com "ventinhos" consideráveis, notei mais  duro ainda de aileron, quando olhei pra asa esquerda tive a visão do  horror! O intradorso estava muito curvado pra dentro, curvado demais,  percebi então que a curvatura deveras acentuada, fazia com que o pano  ficasse tão curvo pra dentro que ele encostava e  impedia o transito  livre da haste que comanda o aileron, a coisa começou a ficar tensa, as  rajadas eram fortes e as correções precisavam ser rápidas para não  entrar em uma atitude crítica, uso exagerado dos pedais eram feitos para  me trazer de volta a pista, pra ajudar o vento por aqui é sempre de  través, oque me deixava mais preocupado, a cada "rabanada" que tomava  sentia o manche trancar na minha mão. Os pousos naqueles voos  subsequentes ao retrofit não me agradavam, eu entrava rachando o "pala" e  mesmo assim tocava forte, o bom era que ficava!, tinha algo errado, e  não era eu, piloto experimentado, voador de Boero 115, CAP, cmt de MXL  2, copila de Skylane  e Seneca(saco na verdade), cmt de paulistar  vw2200, cmt de GT 582, 503,  fiz até duas horas de Cardinal !
Eis  que a luz aparece, pra mostrar o relaxamento, numa visita a casa de meu  pai(que foi  usada como oficina) debruçada sobre uma cadeira estava a  capa que cobre o "vão" entre as asas, resolvi colocar dentro do carro  naquele momento pra nao ter problema de esquece-la.
Ontem  sai do trabalho as 18:15, tinha um pouco de gasolina, o dia estava  muito bom, corri pro aeroporto, tratei logo de colocar a "tampa" e fazer  um voo pra ver oque acontecia, de fato, o ultraleve virou o bixo, de  bom, deslizou no ar, subiu, ganhou velocidade, voltou a ser comandável, o  chão lá em baixo passava como se num CAP estivesse, curva de grande,  motor a pleno, uma cabradinha pra nao deixar cair o nariz, um verdadeiro  caça, resumindo, depois desse rodeio todo, todo mundo deve ter  entendido que a falta da "tampa" deixa um furo por onde o ar é sugado  pra fora, por causa da diferença de pressão,  como num gigantesco  aspirador de pó, fazendo com que quase o intradorso cole no extradorso,  terminando completamente com as qualidades aerodinâmicas da asa, agora  com a tampa, todos viveram felizes para sempre.
aerodicas
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