PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Balão em formato de disco voador transportará cargas mega pesadas

Dirigível deverá transportar cargas sete vezes mais pesadas que as de um helicóptero.

Uma empresa australiana criou um dirigível com cara de disco voador que deverá transportar cargas sete vezes mais pesadas do que as carregadas por helicópteros gigantescos. O objetivo é transportar hospitais de campanha para áreas remotas, entre outras aplicações.

O dirigível da SkyLifter tem a forma de um disco voador de 150 metros de diâmetro e é movido por hélices especialmente projetadas em um centro de controle ligado a ele.

A empresa diz que o projeto facilita o voo em diferentes condições de vento por causa de sua forma circular. O desenho na forma de disco voador acaba com os problemas de corrente de ar frio e dificuldades de manobra causadas pelos enormes rotores de helicópteros de carga. Na descida, a forma do balão funciona como um paraquedas, oferecendo um maior controle ao piloto.

O formato também permite que o balão transporte cargas frágeis, volumosas ou pesadas de até 150 toneladas em distâncias de mais ou menos 2.000 km. A velocidade máxima deverá ser de aproximadamente 80 km/h.

Foto mostra balão SkyLifter em sua versão hotel voador; dirigível será usado para transportar cargas pesadas até lugares de difícil acesso/Divulgação

O dirigível consegue chegar a áreas de desastres em lugares remotos, regiões que normalmente têm estradas ruins, onde não existem trilhos ou pistas de avião.

Os helicópteros que transportam cargas pesadas têm um limite e precisam ser desmontados e remontados no local, gastando um tempo precioso. Além disso, têm um alcance menor que o SkyLifter.

Até agora, a empresa já montou vários tipos de protótipos: uma versão de 18 metros de diâmetro, chamada Vikki, sem motor, e uma versão completa de três metros, chamada Betty, capaz de transportar uma carga de 0,5 kg. Nos próximos três anos, deverá fazer um protótipo de 23 metros, apelidado de Nikki, e o Lucy, de 150 metros.

No futuro, o balão em forma de disco voador deverá ganhar uma versão de luxo chamada SkyPalace para voos mais longos, além de outras aplicações.
bga 

Nenhum comentário: