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quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Ex-donos da Neo Química compram fazenda de Canhedo


Família Limírio Gonçalves, que vendeu fabricante de medicamentos para a Hypermarcas, vai pagar R$ 310 milhões pela propriedade.



Após várias tentativas frustradas, a Fazenda Piratininga, do empresário Wagner Canhedo, ex-dono da falida Vasp, foi vendida ontem por R$ 310 milhões. O imóvel era avaliado em R$ 615 milhões. Segundo apurou o "Estado", o comprador é o grupo ligado à família Limírio Gonçalves, que há um ano vendeu a fabricante de remédios genéricos e similares Neo Química ao grupo Hypermarcas, um negócio de R$ 1,3 bilhão.


No fim ano passado, o grupo, que tem como um dos sócios Marcelo Limírio Gonçalves Filho, também arrematou, em leilão, o tradicional Hotel Nacional, no Rio de Janeiro, por R$ 85 milhões. Hoje, o grupo que tem sede em Goiás, Estado onde está situada a Fazenda Piratininga, fará um depósito no valor de R$ 60 milhões como sinal, e o restante será dividido em cinco parcelas anuais de R$ 50 milhões.


O dinheiro será usado para o pagamento de parte das dívidas trabalhistas da Vasp com cerca de 7 mil ex-funcionários, estimada em R$ 1,5 bilhão, valor acrescido de juros e correção monetária, segundo cálculos de advogados que acompanham o caso. Em janeiro de 2008, a dívida era de R$ 1,013 bilhão.


A proposta do grupo foi apresentada à juíza do Tribunal Regional do Trabalho da 2.ª Região, Elisa Maria Secco Andreoni - que acompanha o caso Vasp -, e aceita pelos advogados do Sindicato dos Aeroviários do Estado de São Paulo e do Sindicato dos Aeronautas, que representam os trabalhadores.


Nenhum dos participantes da negociação, que se estendeu por mais de quatro horas, confirmou ontem o nome do comprador, que teria pedido sigilo. Estavam presentes também os procuradores do Ministério Público do Trabalho Carolina Mercante e Gustavo Garcia, segundo o TRT.


Na quinta-feira da semana passada, dois grandes grupos do ramo agropecuário, o J&F Participações, controlador do JBS Friboi, e a Fazenda Santa Bárbara, do empresário Daniel Dantas, ofereceram, respectivamente, R$ 200 milhões e R$ 214 milhões pelo imóvel. Os advogados dos sindicatos afirmaram, contudo, que não aceitariam valor inferior a R$ 300 milhões. No dia seguinte, um terceiro grupo, que não teve o nome revelado, chegou a propor R$ 231 milhões.


A propriedade de 130 mil hectares fica em São Miguel do Araguaia (GO) e estava em nome da Agropecuária Vale do Araguaia, uma das empresas de Canhedo.


Segundo consta no processo trabalhista, o imóvel abriga duas casas principais de alto padrão, com área de lazer (piscinas, garagem para barcos, pomar), residências para empregados, igreja, salão de festas, clube, quadras esportivas e um estádio de futebol. Tem ainda pista de pouso para aeronaves, hangares, casas de coxo, curral, escritórios, auditório, depósitos, duas fábricas de pré-moldados, uma padaria, diversos veículos e aproximadamente 70 mil cabeças de gado.

Sofrimento.


O advogado do Sindicato dos Aeroviários, Francisco Gonçalves Martins, disse que a venda "acaba com o sofrimento dos trabalhadores". Segundo ele, mesmo que o pagamento seja feito até 2015, "o trabalhador sai da insegurança de que não ia receber nada para a segurança de que vai receber em cinco anos".


A ação dos trabalhadores se arrasta na Justiça desde 2005, ano em que a Vasp, atolada em dívidas, deixou de voar. Três anos depois, teve a falência decretada. Canhedo adquiriu o controle da companhia aérea, então estatal, em 1990. Na época, a empresa já operava com prejuízos e acumulava dívidas de US$ 750 milhões.

Além do passivo trabalhista, a Vasp deve mais de R$ 2 bilhões para órgãos públicos como Infraero, Receita Federal, INSS, Banco do Brasil, Petrobrás e BR Distribuidora.


PARA LEMBRAR

Primeiro comprador sustou cheque


A primeira tentativa de venda da Fazenda Piratininga ocorreu em abril, mas não houve proposta. Em novo leilão, no mês passado, o empresário Francisco Gerval Garcia Vivone, dono do grupo agropecuário Conagro, arrematou o imóvel pelo valor mínimo estabelecido pela Justiça, de R$ 430 milhões. Dois dias depois, ele sustou o cheque de R$ 63,5 milhões dado como entrada. O leilão foi invalidado e o TRT optou pela venda por meio de propostas.

Por causa de sua atitude, Vivone está sendo investigado pelo Ministério Público Federal e pela Superintendência da Polícia Federal, a pedido da juíza Elisa Maria Secco Andreoni, do Tribunal Regional do Trabalho da 2.ª Região.

www.duqueestrada.adv.br

Aeroviários dizem que preparações para greve começam na quinta


Sindicatos prometem paralisação no dia 23 se negociações com aéreas não progredirem

Aeroviários e aeronautas prometem começar na quinta-feira as prepararações para entrar em greve no dia 23 de dezembro. A decisão foi tomada nesta quarta, depois que mais uma reunião com as companhias aéreas para negociar reajuste salarial terminou sem avanços no Rio de Janeiro.

"Nosso trabalho é cumprir a decisão das assembleias, que já nos deram uma posição prévia de indicativo de paralisação para o dia 23. Agora vamos partir para efetivar a decisão de realmente fazer uma greve forte", disse o presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (Fentac), Celso Klafke.

Ele acusou o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea) de sustentar uma posição "intransigente", empurrando os trabalhadores para a greve. Os sindicatos reivindicam um reajuste de 15% para aeronautas (tripulantes) e de 13% para aeroviários (profissionais que atuam em solo).

Mesmo sem entendimento, as companhias aéreas decidiram conceder, a partir de dezembro, reajuste pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), de 6,08%, proposta rejeitada pelos sindicalistas. O aumento também será incluído no décimo terceiro salário dos trabalhadores. A presidente do Sindicato Nacional dos Aeroviários, Selma Balbino, disse que a entidade havia decidido previamente entrar em greve caso as negociações com as aéreas não avançassem. O sindicato que representa os aeronautas deve se reunir amanhã para ratificar a decisão de paralisação. "Vamos emitir um comunicado conjunto para todos os trabalhadores", comentou ela, sobre a mobilização grevista.

Selma disse que os sindicatos não informarão a duração da operação, nem os aeroportos que serão afetados, pois temem repressão policial e das companhias aéreas. A expectativa da dirigente é de que o percentual de adesão dos trabalhadores seja alto. "O nível de insatisfação (com as condições de trabalho) é grande, principalmente entre o pessoal de pista", justifica.

Agência Estado

Aeroflot assina carta de intenção para 16 aeronaves Boeing 777

Um jato Boeing 777 da companhia aérea russa Aeroflot.

A companhia aérea russa Aeroflot assinou uma carta de inteção com a Boeing para entrega de 16 aeronaves Boeing 777, informou uma fonte da Aeroflot nessa quinta-feira.

A Aeroflot planeja comprar oito jatos Boeing 777-300ER e oito aeronaves Boeing 777-200ER sejam de forma direta ou através de contrato de leasing. Um banco norte americano está preparado para liberar o dinheiro do investimento.

A diretoria da Aeroflot vai discutir a compra definitiva no mês de janeiro de 2011. A Boeing não quis comentar o anúncio.

A atual frota de widebodies da Aeroflot possui 11 jatos Boeing 767 para longa distâncias e 10 aeronaves Airbus A330.

Cavok

Angelina Jolie fica presa em Berlim por problemas em seu avião particular

Roma, 15 dez (EFE).- A atriz Angelina Jolie ficou presa nesta quarta-feira no aeroporto de Berlim por um problema técnico em seu avião particular que a impediu viajar a Roma, onde participaria de uma entrevista coletiva de apresentação de seu novo filme, "O Turista", que protagoniza junto com Johnny Depp.

Angelina Jolie (Foto: Glenn Harris / PR Photos)

Angelina Jolie (Foto: Glenn Harris / PR Photos)

A atriz ficou presa no aeroporto da capital alemã, onde divulgou o filme na terça-feira, por causa de um "problema técnico" em seu avião particular, informou a imprensa italiana.

yahoo

Fidel teve hemorragia intestinal a bordo de avião devido a diverticulite, revela WikiLeaks

16_12_2010 Fidel teve hemorragia intestinal a bordo de avião devido a diverticulite.jpg
Os detalhes sobre a doença e o estado de saúde do ex-líder sempre foram motivo de mistério em Cuba

FIdel sofreu uma hemorragia intestinal a bordo de um avião cobria a rota entre Holguín e Havana, distantes 734 quilômetros, sem médico a bordo. Por isso, a aeronave teve que aterrissar para que ele fosse levado com urgência ao hospital, segundo telegramas.

Em 14 de março de 2007, a Seção de Interesse recebeu um informe que descreve a pior da saúde de Fidel com base na documentação dada por uma pessoa que supostamente teve acesso ao conteúdo do histórico clínico, segundo o "El País". "Castro atravessa um estado terminal e sofrerá uma inevitável deterioração de suas faculdades mentais até o momento de sua morte. Mas não vai morrer 'imediatamente'", escreveu Michael Parmly, então chefe da missão diplomática.

jornal de floripa

Após atraso, passageiros são obrigados a descer de avião da Gol em SP


Passageiros de um voo da companhia aérea Gol tiveram que deixar a aeronave na noite desta quarta-feira em São Paulo. Após mais de uma hora de atraso, o comandante do voo G3 7677 informou que a tripulação seria substituída, pois havia atingido o limite de horas de trabalho previsto na legislação.

De acordo com a Gol, o problema começou devido a um atraso na decolagem da aeronave do aeroparque Jorge Newbery, na Argentina. Estava previsto que o voo pousaria no aeroporto de Guarulhos (Grande SP) e depois faria escalas em Confins (Belo Horizonte) e Recife.

A decolagem de São Paulo para Minas estava prevista para 20h, mas passageiros relataram que o aviso do comandante ocorreu somente depois das 21h. A Gol disse ter providenciado a substituição da tripulação mas, devido ao atraso, forneceu alimentação aos passageiros.

Segundo a companhia, os 38 passageiros que desembarcariam no aeroporto de Confins seguirão no mesmo voo, cuja decolagem estava prevista para as 23h30. Já os outros 115 clientes que desembarcariam em Recife serão reacomodados no voo G3 1730, que vai decolar de São Paulo à 1h15 direto para a capital pernambucana.

"A companhia lamenta pelo desconforto e ressalta que está prestando a assistência necessária aos passageiros, dentro do que prevê a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil)", informou a Gol, em nota.

jornal floripa

Não há sobreviventes na queda do avião no Nepal



O aparelho desapareceu ontem, depois da decolagem de um aeroporto no Leste do país. Um dos passageiros será norte-americano.

Não há sobreviventes entre os 22 passageiros e membros da tripulação de um pequeno avião que se despenhou na quarta-feira no Nepal.

Os corpos e os destroços do aparelho, que desapareceu depois da descolagem de um aeroporto no Leste do país, foram localizados e as equipas de socorro estão no local.

“Descobrimos 20 corpos. Procuramos ainda outros dois, mas é certo que não há qualquer sobrevivente”, declarou Bigyan Raj Sharma, porta-voz da polícia nepalesa.

“O avião ficou completamente desfeito e os seus destroços ficaram espalhados no meio de uma floresta muito densa”, sustentou.

O aparelho, um pequeno Twin Otter, “desfez-se quando chocou com o solo e é pouco provável que haja sobreviventes”, afirmou, por seu lado, Dimlesh Lal Karna, responsável das operações de socorro.

Segundo a companhia aérea Tara Air, proprietária do avião, um dos passageiros é um norte-americano e os outros são nepaleses.

O contacto entre a torre de controlo e o piloto foi perdido cerca de dez minutos após a descolagem do aparelho do pequeno aeroporto de Lamidanda, uma região montanhosa no Leste do país. O destino era a capital, Katmandu.

Dois helicópteros do Exército foram enviados para sobrevoar a zona à procura do avião, mas as buscas aéreas pararam ao cair da noite, antes de serem retomadas ao amanhecer e permitirem localizar os destroços.
renascença

Fazenda de ex-dono da Vasp é vendida por R$ 310 milhões; Justiça omite comprador


Após três tentativas, a fazenda Piratininga, do empresário Wagner Canhedo, ex-proprietário da falida Vasp, foi finalmente vendida nesta quarta-feira por R$ 310 milhões.

O comprador pediu que sua identidade não fosse divulgada.

A venda ocorreu a portas fechadas em uma reunião realizada na Justiça do Trabalho de São Paulo entre cinco grupos interessados, a juíza Elisa Maria Secco Andreoni e representantes dos sindicatos dos aeroviários, dos aeronautas e do Ministério Público do Trabalho.

Os sindicatos representam 8.000 ex-trabalhadores da companhia aérea, que parou de voar em 2005 e teve a falência decretada em setembro de 2008.

Dos cinco interessados que participaram da reunião, que teve quatro horas e meia de duração, dois grupos foram os mais incisivos na disputa pelo imóvel.

As ofertas iniciais começaram em valores a partir de R$ 200 milhões. A vencedora foi a de R$ 310 milhões, com o pagamento de um sinal de R$ 60 milhões e o restante parcelado em cinco parcelas anuais.

Os R$ 310 milhões serão usados para pagar dívidas trabalhistas estimadas entre R$ 1 bilhão e R$ 1,5 bilhão, segundo o advogado Francisco Gonçalves Martins, que representa o Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo.

A proposta foi aceita pelos representantes dos sindicatos e o valor do sinal será efetuado pela empresa compradora via TED amanhã, segundo informou o TRT (Tribunal Regional do Trabalho).

A Folha apurou que o comprador não havia participado das três tentativas anteriores de venda do imóvel. Entre as empresas que disputavam o imóvel estavam a J&F Participações, do grupo JBS Friboi, os empresários Moisés Carvalho e Antonio Lucena Barros, além da empresa Voe Canhedo S/A, dona de 60% das ações da Vasp.

TENTATIVAS FRUSTRADAS

Em abril passado, a fazenda foi leiloada pela primeira vez, mas não houve proposta.

No final do novembro, foi feito o segundo leilão. Nele o empresário Francisco Vivoni, do grupo Conagro, arrematou imóvel pelo lance mínimo de R$ 430 milhões. Dois dias depois, sustou o cheque dado.

O TRT invalidou o leilão e decidiu que o imóvel seria vendido em ofertas entregues diretamente à Justiça.

Na semana passada, os trabalhadores rejeitaram as propostas feitas por três grupos empresariais por considerarem os valores muito baixos.

A FAZENDA

Situada em São Miguel do Araguaia, em Goiás, a fazenda pertencia à empresa Agropecuária Vale do Araguaia Ltda. e está avaliada em R$ 615, 375 milhões.

O imóvel tem uma área total de 130.515 ha (ou 29.965 alqueires goianos). No local existem duas casas de alto padrão, com piscinas, garagem para barcos, pomar e uma igreja, além de salão de festas, clube, quadras e um estádio de futebol.

Há ainda pista de pouso, hangares, curral, escritórios, auditório, depósitos, duas fábricas de pré-moldados e até uma padaria completa, além de vários imóveis para uso de empregados.

Também estão incluídos na venda caminhões, veículos, equipamentos tratores, implementos e algumas máquinas, além de sete micro-ônibus, sete caminhonetes, jipe e seis geradores de energia.

Além desses bens, o edital dos leilões anteriores informam que a fazenda tem aproximadamente 70 mil animais, sendo 18 mil vacas da raça Nelore, acompanhadas de bezerros (machos e fêmeas) com idade entre um dia até sete meses.

São avaliadas em R$ 1.200 cada. Há ainda mil bezerros e bezerras da raça Nelore, quase 30 mil vacas, cerca de 13 mil novilhas, 5 mil bezerras e bezerros, cerca de 1.600 touros reprodutores e 49 cavalos.

JORNAL FLORIPA

Justiça decreta prisão preventiva de fundador da Gol

O empresário da Gol é acusado de ser mandante de assassinato

Testemunhas de acusação contra o empresário Nenê Constantino, sócio-fundador da Gol Linhas Aéreas, começaram a ser ouvidas ontem, no fórum de Taguatinga. Oito pessoas devem ser ouvidas nos dois dias de audiência.
O empresário é acusado de ser o mandante do assassinato de Márcio Nonato Souza Brito, líder de uma associação de moradores que teria invadido uma área de propriedade do empresário, em 2001. Este é o segundo homicídio atribuído a ele. Além de Constantino, são acusados no processo o genro, Victor Bethórico Forest, e os ex-funcionários Vanderlei Batista Silva, João Alcides Miranda e João Marques dos Santos.

A primeira a ser ouvida foi Mabel de Faria, delegada da Coordenação de Crimes Contra a Vida (Corvida), chefe das investigações do crime à época. Mabel começou o depoimento por volta das 13h e afirmou que por temer o empresário, as testemunhas demonstravam muito medo em comentar o assassinato.

A delegada informou que Constantino, para matar Márcio, teria contatado Vanderlei, que pediu a João Miranda para arranjar um atirador. Miranda, por sua vez, pediu a João Marques quer contratasse um menor que já conhecia, mas descobriu que o adolescente havia sido assassinado. Marques conseguiu indicar outro atirador, Manoel, que, algum tempo depois de assassinar o líder dos moradores, também foi vítima de homicídio.


Mabel foi interrogada por um promotor de Justiça a respeito de interceptações telefônicas, e também pelos advogados de defesa. Até o fechamento desta edição, apenas a delegada havia sido ouvida. Os advogados de defesa de Nenê Constantino pretendem retardar a audiência alegando que não tiveram acesso a todas as gravações telefônicas.

O empresário Nenê Constantino, um dos fundadores da Gol Linhas Aéreas (segunda maior companhia aérea do país), teve prisão preventiva decretada na noite desta quarta-feira (15), em um processo no qual é acusado de homicídio.

Segundo o Tribunal de Justiça do Distrito Federal, o empresário e outras quatro pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público pelo homicídio de Márcio Leonardo de Sousa Brito. Os outros acusados são João Alcides Miranda, João Marques Dos Santos, Victor Bethonico Foresti e Vanderlei Batista Silva.

Procurada, a assessoria de imprensa da Gol confirmou que o empresário teve prisão decretada, mas não soube informar se ele segue detido. Constantino não tem participação na administração da companhia aérea.

O tribunal afirma em comunicado à imprensa que audiências de testemunhas do caso, iniciadas na véspera, prosseguem nesta quinta-feira (16). Após pedido de advogados do empresário, testemunhas de defesa serão ouvidas em 1º de março.

Segundo o tribunal, o motivo do crime de acordo com a acusação do Ministério Público é que a vítima, que morava em uma área invadida ao lado de uma das empresas de Constantino, se recusava a deixar o local. Segundo o tribunal, a acusação alega que ele teria sido morto por ordem do empresário.

O empresário responde a outro processo por homicídio, que também tramita no Tribunal do Júri de Taguatinga, para o qual foi decretado segredo de justiça na véspera.

Em maio de 2009, uma desembargadora do tribunal concedeu prisão domiciliar ao empresário, então com 78 anos, por motivos médicos. Em julho do mesmo ano, Constantino recebeu habeas corpus do tribunal.


TRIBUNA DO BRASIL/R7

Azul vai ampliar para 50 o número de destinos a partir de Viracopos

A Azul Linhas Aéreas planeja ampliar de 28 para 50 o número de destinos conectados pela empresa a partir de 2010. A maioria dos novos destinos terá saída ou chegada do Aeroporto de Viracopos, em Campinas, onde foi feito o anúncio pelo fundador da companhia, David Neeleman, durante a comemoração do segundo aniversário da empresa, na manhã desta quarta-feira (15).

A Azul começou a voar em 15 de dezembro de 2008, com linhas para Salvador e Porto Alegre saindo de Campinas, onde a empresa mantém boa parte de suas operações. Dos
200 voos diários, 70 têm como saída ou chegada o Aeroporto de Viracopos. A empresa, que no primeiro ano chegou a dois milhões de passageiros, prevê encerrar 2010 com quatro milhões de usuários. Pelo menos 70% desses usuários embarcaram em Viracopos e concorreram para que a empresa, em dois anos, se consolidasse como a terceira maior companhia aérea do País em fluxo de passageiros, com 7,2% do mercado de vôos domésticos brasileiro.

A empresa trabalha para ampliar sua participação no mercado, investindo principalmente no Aeroporto de Viracopos. A Azul aguarda autorização para operar seis novos voos diários para o Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, que se somarão aos 11 que partem atualmente de Campinas para o Santos Dumont, segundo o presidente da Azul, Pedro Janot.

Os investimentos previstos para 2011 somam US$ 400 milhões (R$ 680 milhões) em aeronaves, obras, contratação de funcionários, abertura de lojas, aquisição de simulador de voo próprio. As obras do novo terminal de passageiros da Azul em Viracopos devem estar concluídas em maio de 2011, assim como as 500 vagas de estacionamento para clientes, na área do aeroporto, onde o passageiro poderá fazer o ckeck-in, despachar a bagagem e seguir direto para a sala de embarque.

Também está prevista a ampliação do número de vagas no pátio para aeronaves, que passaram de 13 para 19 este ano e devem chegar a 25 no ano que vem. A Azul opera com uma frota de 26 aeronaves Embraer e, em 2011, receberá mais 12 E-Jets Embraer e os primeiros turboélices ATR 72-600 dos 20 anunciados este ano.

Segundo Neeleman, o quadro de funcionários deve passar dos 2,8 mil atuais para 4,5 mil em 2011.
EPTV


Azul completa dois anos de operação e recebe primeiro ATR 72-600 (veja fotos)





Azul comemora dois anos com grande festa em Viracopos




David Neeleman, fundador da Azul e Pedro Janot, presidente da Azul comemoram os dois anos da cia aérea




Quase sete milhões de passageiros transportados em 28 cidades brasileiras atendidas. Esse é o resultado de dois anos de operação da Azul Linhas Aéreas e completados nesta quarta-feira (15/12). "Em 2008, nesta mesma data, estavámos em Brasília com a diretoria da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) aguardando a assinatura do contrato de concessão para colocarmos nossos voos nos sistemas de vendas", recordou Pedro Janot, presidente da Azul. Acompanhado do fundador da companhia aérea, David Neeleman, o dirigente celebrou a data com uma festa no Aeroporto de Viracopos, em Campinas.

A Azul contabiliza, atuamente, 7,27% do market share doméstico, realizando uma média de 200 voos diários com um ocupação média de 82%. Desse total, 70 decolam ou pousam em Viracopos. Segundo Janot, dos cinco milhões de embarques registrados no aeroporto de Campinas em 2010, 70% são de passageiros da Azul. "Embora tenhamos uma operação em Congonhas, não temos intenção alguma de abandonar Campinas", reforçou o presidente, anunciando que espera a autorização da Anac para realizar seis frequências diárias entre Viracopos e o Aeroporto do Galeão (Rio de Janeiro).

Somente para o Aeroporto Santos Dumont, a companhia conta com 11 voos diários. Já para Salvador são seis frequências por dia. Dados da Anac apontam a Azul como bicampeã em pontualidade com uma média de 93% dos voos saindo no horário previsto e líder em regularidade de voos com menor media de cancelamento do setor de aviação - cerca de 0,5%. Até o final de 2011, a meta da Azul é servir 50 cidades brasileiras.

De acordo com Janot, a Azul seguirá atuando em parceria com a Infraero para desenvolver o Aeroporto de Viracopos. Além de ganhar um novo terminal de passageiros - ele já está em construção com previsão de entrega para maio de 2011 - o aeroporto ampliou a área de pátio para a acomodação das aeronaves da Azul. O local passou a abrigar 19 aviões. Antes, eram possíveis apenas 13. "A ideia é que até o final de 2011 tenhamos capacidade para estacionar até 25 aeronaves", afirmou David Neeleman. Em parceria com a Infraero, a Azul pretende ainda disponibilizar 500 vagas de estacionamento para clientes dentro do próprio aeroporto. Nesse local, o passageiro faria o check in e o despacho de bagagens com mais agilidade. O passageiro entraria direto para a sala de embarque.

Aeronaves - O número de aeronaves também cresceu significativamente nesse período. São, ao todo, 26 aviões em atividade. No ano que vem, mais 12 jatos Embraer 195 integrarão a frota e alguns modelos de ATR 72-600. Este ano, a Azul comprou 20 equipamentos ATR com opção de compra de outros 20 aviões. "Nosso primeiro ATR 72-600 acaba de passar pela homologação e chega amanhã, dia 16 de dezembro, em Viracopos. Ele saiu nesta manhã das Ilhas Canárias, passaria por Cabo Verde e pela cidade do Recife até alcançar Campinas", adiantou Pedro Janot.

Colaboradores - Com 2.800 funcionários, a Azul pretende atingir em 2011 a marca de 4.500 colaboradores. "Somos uma grande família. Grande parte do sucesso da empresa é responsabilidade de nossos tripulantes e empregados", lembrou David Neeleman. A companhia mantém um convênio com a Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) para a formação de novos pilotos. "Temos que estar atentos para suprir a carência do mercado", disse Janot. A Azul acaba de contratar mais um funcionário. Francisco Lopes é o novo supervisor Comercial da Azul Viagens, braço operador da empresa. Ele, que atuou por anos na Tam Viagens, assumiu o cargo no dia 6 de dezembro e atenderá todo o Brasil.

MERCADO E EVENTOS

Anac propõe que piloto inicie carreira direto na companhia aérea


Aqueles que querem iniciar a carreira de piloto não mais precisarão retirar as licenças obrigatórias para depois iniciar a atividade em alguma companhia. Essa é a proposta da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), que está disponível para consulta pública.


A ideia, segundo a agência, é incentivar o início da carreira dos futuros pilotos diretamente nas empresas do setor aéreo, garantindo uma formação mais especializada, nos padrões de cada companhia.


Hoje, para atuarem em companhias, os aspirantes a pilotos precisam primeiro tirar licenças de piloto privado, de piloto comercial e de piloto de linha aérea, respectivamente.


Pela proposta, os pilotos iniciam a formação diretamente nas empresas, por meio de centros de formação gerenciados por elas, mas certificados pela agência.


Para realizar o curso na companhia, a Anac propõe que os pilotos realizem prova teórica de licença de piloto de linha aérea.


Licença Múltipla


A proposta de edição do Regulamento Brasileiro da Aviação Civil nº 61 ainda cria uma nova licença, a de tripulação múltipla, que será concedida aos pilotos que realizarem a formação nos centros de instrução das companhias com 240 horas de voo real e simulado.

Além disso, a agência também propõe a criação da licença de aluno piloto, que será de porte obrigatório para os alunos do curso que não possuam qualquer outra licença na mesma categoria de aeronave com validade de 24 meses.


Para ter essa licença, o aspirante a piloto deverá ter 18 anos de idade completos, ter concluído o segundo grau do ensino médio e o curso obrigatório, além de ter sido aprovado em exame teórico da Anac para licença de piloto de linha aérea na categoria avião.


Contribuições


A proposta está em audiência pública até o próximo dia 18, às 18 horas. Todas as contribuições serão analisadas pela agência. A intenção é que o novo regulamento entre em vigor no segundo trimestre de 2011.

ADMINISTRADORES

TAM, GOL e WebJet garantem que não haverá caos aéreo



BRASÍLIA - As três maiores empresas aéreas do país (TAM, Gol e Webjet) garantiram nesta quarta-feira ao Congresso Nacional, em audiência pública, que não haverá caos no setor aéreo durante as festas de fim de ano, como em 2007. Porém, representantes dos sindicatos de aeroviários e aeronautas confirmaram a possibilidade de paralisação no dia 23 e admitiram que a greve pode prejudicar os trabalhos.

- Movimento e fila, vai haver, sim. Espero que não haja problemas. Estamos trabalhando para isso. Mesmo assim, é bom os passageiros chegarem com duas horas de antecedência ao aeroporto e, se possível, fazerem logo o check-in eletrônico - disse Fernando Sporleder, vice-presidente de operações da Webjet.

As companhias afirmaram ter tomado as providências para garantir o transporte dos passageiros, sem cancelamentos e atrasos. A Webjet, por exemplo, disse que já tem disponíveis duas aeronaves de reserva e tripulação. A Gol, que imagina que o fluxo de passageiros no fim de ano, seja o mesmo da Semana Santa, também afirmou que os seus sistemas estão preparados. A TAM diz não haver riscos.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) garantiu que a fiscalização está apertada, e citou como exemplo disso que o volume de multas saltou do patamar de R$ 700 mil em 2007, ano da crise do caos aéreo, para mais de R$ 15 milhões até o dia 31 de outubro deste ano.

-Todo o planejamento do setor foi feito voltado para isso. Teremos 120 funcionários administrativos da Anac que serão deslocados para os principais aeroportos para prestar atendimento. E fiscalização está bem mais rigorosa. Quem não cumprir as regras, poderá ser multado e ter as vendas de bilhetes suspensas, como aconteceu recentemente - afirmou o diretor de Operações de Aeronaves da Anac, Carlos Eduardo Pellegrino.

As áreas admitiram que existe um grande gargalo de mão de obra nos setor: faltam pilotos e mecânicos. Até os motoristas dos carrinhos de bagagem estão deixando as empresas, de olho nas vagas de motoristas de ônibus, que pagam melhor.

Durante a sessão, os deputados presentes cobraram responsabilidade das companhias aéreas. Dados apresentados pela diretora-substituta do Departamento de Proteção e Defesa ao Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça, Laura Shertel Mendes, mostram que, até o final de outubro deste ano, os Procons de 24 estados receberam nada menos que 4.500 queixas contra as empresas aéreas. A campeã é a TAM, com 51,52% do total. A Gol vem em seguida, com 20%. A Webjet teve 8%. A Comissão de Defesa do Consumidor decidiu encaminhar à Anac um ofício em que solicita a participação de representante do DPDC para cuida dos direitos do consumidor nas próximas reuniões com as empresas aéreas.

Para evitar o caos aéreo neste fim de ano nos aeroportos brasileiros, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) fechou um acordo com as companhias de aviação, proibindo a prática de overbooking entre 17 de dezembro e 3 de janeiro. Com isso, as empresas não poderão vender mais passagens do que o número de assen

tos disponíveis nos voos.espera-se uma ocupação dos voos entre 90% e 95%. Serão ao todo cerca de 14 milhões de passageiros viajando em dezembro. As empresas aéreas esperam altas de até 40% no número de clientes transportados em relação ao mesmo período de 2009.

Reclamações nos aeroportos devem ser feitas à equipe da Anac (com coletes azuis) e da Infraero (com coletes amarelos). O número do "Fale com a Anac" é 08007254445 e o site é o www.anac.gov.br/faleanac.

O GLOBO

Treinamento da Aeronáutica no Pará tem tapas, chicotadas e humilhação



O treinamento no pelotão de operações especiais da Aeronáutica, a tropa de elite das Forças Armadas, tem imagens fortes, violência, xingamentos e humilhação. O vídeo foi gravado ano passado em Belém, mas só divulgado agora.

As agressões começam já no primeiro exercício. A demora para guardar a mochila é punida com pauladas nas costas, tapas no rosto e batidas na perna.

O treinamento vira uma sessão de agressões. Em outro momento, o instrutor passa orientações. “O ajuste aqui, senhores, é entre os senhores mesmo. É lambada da moda mesmo, é para quebrar no pau”, disse um militar.

São três minutos de chibatadas. Depois do exercício, um soldado se contorce de dor e mal consegue ficar em pé.

As imagens do curso de formação do pelotão de operações especiais da Aeronáutica foram gravadas no comando aéreo regional em Belém. O vídeo revela que a preparação dos soldados da Aeronáutica era feita por policiais militares da Ronda Tática Metropolitana, que atua em situações como assaltos e sequestros.

O comando da Aeronáutica não quis dar entrevista. Em Nota, informou que é comum a participação de instrutores da Marinha, do Exército e também da Polícia Militar nos cursos de formação.

A Aeronáutica reconhece que houve abuso no treinamento e determinou a abertura de um inquérito militar para investigar o caso.
BOM DIA BRASIL

Acusado de planejar ataque a aeroporto de NY pega prisão perpétua


Abdul Kadir, em foto de afosto de 2007.
Abdul Kadir. (Foto: Andres Leighton / AP Photo)

O ativista islâmico Abdul Kadir, de 58 anos, foi sentenciado nesta quarta-feira (15) à prisão perpétua, após ser considerado culpado por liderar um plano para tentar atacar com explosivos o aeroporto internacional John F. Kennedy, em Nova York.

O julgamento de Kadir durou quatro semanas. Um juiz federal declarou em agosto que o ativista, um engenheiro que nasceu na Guiana, era culpado de conspirar para explodir prédios, tanques e combustíveis e dutos de abastecimento no aeroporto, localizado no distrito de Queens.

Kadir havia sido considerado culpado em agosto, junto com Russel Defreitas, de 67 anos, um cidadão americano também nascido na Guiana, que aguarda sentença. Defreitas, que trabalhava no aeroporto, teria fornecido dados sobre as instalações.

Kadir foi preso a bordo de um voo que se dirigia ao Irã. Ele nega envolvimento no complô.

Outros dois homens foram presos e acusados de participação no plano. Kareem Ibrahim, de Trinidad e Tobago, está doente e ainda não foi julgado. O guianense Abdel Nur, de 60 anos, se declarou culpado em junho da acusação de fornecer material para terrorismo e pode ser condenado a 15 anos de prisão.

G1

Airbus deixará de cumprir meta de entrega do A380 para o ano


PARIS (Reuters) - Testes de motor da maior companhia aérea do mundo após o pouso de emergência de um avião da Qantas mês passado arruinaram as chances da Airbus conseguir entregar 20 superjumbos modelo A380 ainda este ano, conforme esperava.

Um porta-voz afirmou nesta quarta-feira que a Airbus irá entregar apenas mais um avião novo, além dos 18 que já foram fabricados, até o final do mês, e não dois.

O não cumprimento da meta resulta do tempo levado para checar os motores Trent 900 da Rolls-Royce, semelhantes ao que explodiu em 4 de novembro, forçando o A380 da Qantas a voltar para Cingapura com uma asa perfurada.

Engenheiros trocaram um dos motores da Rolls-Royce semana passada em outro avião da Qantas, ainda não entregue, após uma inspeção de cano de óleo, uma vez que reguladores ligaram o acidente a um problema no cano.

Originalmente, o avião deveria deixar a fábrica, em Toulouse, até quinta-feira.

O GLOBO

Turkish: astro de basquete Kobe Bryant vira embaixador global da companhia






Campanha publicitária mundial com Bryant está prevista para 2011

A Turkish Airlines anunciou ontem (14/12) que o astro de basquete Kobe Bryant foi nomeado embaixador global para a companhia para os próximos dois anos. "Estamos ansiosos para trabalhar com Bryant a fim de desenvolver a marca da Turkish Airlines nos Estados Unidos e ao redor do mundo", disse o Dr. Temel Kotil, CEO da Turkish Airlines.

Ele completou: "No próximo ano, a Turkish Airlines vai operar quatro cidades nos EUA: New York, Chicago, Washington DC e Los Angeles. Nós não poderíamos estar mais satisfeitos ao ter um atleta de habilidade inigualável de Bryant e reconhecimento para representar a nossa marca globalmente."

A Turkish, a quarta maior companhia aérea na Europa, expandiu rapidamente nos EUA nos últimos anos e lança o primeiro vôo non-stop da Costa Oeste. A companhia aérea vai oferecer quatro voos por semana de Los Angeles para Istambul, com início 03 de março de 2011.

Uma campanha publicitária mundial com Bryant está prevista para 2011. A publicidade na televisão com Bryant está programada para ir ao ar nos EUA e no Oriente Médio no primeiro trimestre de 2011, depois disso começará a ser veiculada em mais de 80 países. Além disso, para os EUA, a campanha vai focar o Oriente Médio e Extremo Oriente, onde o jogador de basquete tem uma grande base de fãs. A campanha também incluirá cartazes, impressos e peças online.

MERCADOS E EVENTOS

Air France e Saudi Arabian Airlines assinam acordo de code-share



A Air France e a Saudi Arabian Airlines assinaram um acordo de código partilhado efectivo a partir de 10 de Janeiro para os voos entre Paris, Djedda e Ryade.


O acordo irá permitir às duas companhias oferecer aos seus clientes voos diários sem restrições entre os três destinos em code-share e que serão operados em Airbus A320/330.

O acordo é visto pelas duas companhias como uma primeira etapa de parceria que irá permitir enriquecer a sua oferta e ganhar eficácia, diz um comunicado da Air France que cita Pierre Henri Gourgeon, director-geral da companhia.

O novo acordo prevê igualmente uma transferência dos voos da Saudi do terminal 1 para o terminal 2 de Paris-Charles de Gaulle e em Djedda a exploração dos voos Air France no terminal sul do aeroporto internacional King Abdulaziz, o acesso aos lounges e à utilização dos respectivos programas de fidelidade.

PRESSTUR

Quem sonha em fazer carreira na Aeronáutica deve iniciar logo o preparo


Rio - Quem sonha em fazer carreira na Força Aérea deve iniciar logo o preparo. Tudo indica que, em 2011, a Aeronáutica oferecerá vagas para profissionais com níveis Médio e Superior de formação.

Nesta semana, a Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou a criação de 100 cargos para a carreira de controlador de tráfego aéreo. Segundo o Projeto de Lei 3.943/08, o salário para a função é de R$ 3.417.

O cargo tem como pré-requisitos Nível Médio e idade mínima de 18 anos. A seleção é composta por testes intelectual, físico, psicológico e curso de formação. Nos exames objetivos, caem Português, Inglês, Física e Informática. No último concurso para a área, foram abertas 160 vagas.

Também esta semana, a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional aprovou projeto de lei que cria o Quadro de Oficiais de Apoio no Corpo de Oficiais da Ativa do Comando da Aeronáutica.

A equipe será formada por graduados nas áreas de Saúde, Ciências Exatas e Humanas, além de Infraestrutura e de Atendimento Sanitário. Os profissionais substituirão servidores temporários.

O DIA