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segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Caso Vasp: publicado edital de venda pública da Fazenda Piratininga




Venda judicial da Fazenda Piratininga será realizada dia 24/11, às 14h


Foi publicado no DOEletrônico desta sexta-feira (15) o edital de venda pública da Fazenda Piratininga, que pertencia à empresa Agropecuária Vale do Araguaia Ltda., integrante do grupo econômico Canhedo Azevedo (o empresário Wagner Canhedo é ex-dono da empresa aérea Vasp).

A venda judicial da fazenda será realizada por meio do Juízo Auxiliar de Execução - Execuções Específicas, do TRT da 2ª Região, no dia 24 de novembro, às 14h, no auditório do Fórum Ruy Barbosa (av. Marquês de São Vicente, 235, Barra Funda, São Paulo-SP).

O valor arrecadado no procedimento será destinado ao pagamento de milhares de credores trabalhistas da Vasp, em nível nacional, por meio da ação civil pública em trâmite no TRT-2.

No edital foram discriminados os bens, valores, condições da venda e outras informações.

Local Bens: "FAZENDA PIRATININGA" SÃO MIGUEL DO

ARAGUAIA - GO

VALOR TOTAL DA AVALIAÇÃO: R$ 615.375.500,00

(SEISCENTOS E QUINZE MILHÕES E TREZENTOS E SETENTA E

CINCO MIL E QUINHENTOS REAIS)

VALOR MÍNIMO PARA VENDA: R$ 430.000.000,00

(QUATROCENTOS E TRINTA MILHÕES DE REAIS)

Para pagamento dos bens móveis e imóveis, deverá ser observado:

a) 30% do valor obtido em arrematação, a título de sinal, sendo 15%

no ato da venda e 15% em 5 dias.

b) Os 70% (setenta por cento) restantes deverão ser pagos em 10

parcelas trimestrais, vencendo a primeira 90 dias da data da venda,

corrigidas pela Taxa Referencial – TR contada da data de realização da

venda, diretamente em conta judicial vinculada ao processo.

c) 2% sobre o valor total da arrematação, a título de comissão do

leiloeiro oficial, no ato da expedição da Carta de Arrematação em 12 (doze)

cheques separados e nominais de iguais valores aos Leiloeiros Oficiais:

Antonio Carlos Celso Santos Frazão, Carlos Alberto Fernando Santos

Frazão, Antonio Carlos Seoanes, Avani Ribas, Ernani Gonçalves Félix,

Caio Malta Campos, Douglas José Fidalgo, José Oswaldo de

Carvalho, Fabiana Cusato, Luiz dos Santos Luqueta, José Eduardo de

Abreu Sodré Santoro e Mauro Zukerman.

Não serão aceitos, pelo Juízo, lances inferiores ao lance mínimo

fixado e nem propostas anteriores ou posteriores à sessão de alienação

judicial.

www.duqueestrada.adv.br

TAM recebe novo A320 e frota aumenta para 149 aeronaves


A TAM Linhas Aéreas acaba de receber uma nova aeronave Airbus A320, vinda diretamente da fábrica da Airbus em Toulouse (França). Com capacidade para transportar até 174 passageiros, o novo avião vai fortalecer a malha aérea regular da companhia e permitirá ampliar a oferta de voos para atender ao aumento da demanda no mercado doméstico.

Com a incorporação desse avião, a frota da TAM, incluída a da Pantanal, aumenta para um total de 149 aeronaves, sendo 137 modelos da Airbus (26 A319, 84 A320, 7 A321, 18 A330 e 2 A340), 7 da Boeing (4 B777-300ER e 3 B767-300) e 5 ATR-42. O recebimento do novo A320 faz parte da política da TAM de operar uma frota com baixa idade média, assegurando mais conforto aos passageiros.
jornal de turismo

Google homenageia primeira foto aérea da humanidade


No último dia 13 de outubro comemorou-se o aniversário de número 150 do grande feito de James Wallace Black. Ele foi o responsável pela primeira foto aérea da humanidade, tirada do alto de seu balão de ar que sobrevoou a cidade de Boston, em 1860. A arte foi denominada “Boston as the Eagle and the Wild Goose See It” (Boston pelos olhos da Águia e do Ganso Selvagem).

Todas as fotos tiradas por James ficaram guardadas na Biblioteca Pública de Boston, cujo grande parte de seu acervo foi destruído durante o Grande Incêndio de 1872. Entre as perdas, muitas imagens feitas por Black.

Entretanto, em comemoração (mas também em forma de agradecimento) o pessoal do Google trabalhou duro para homenagear James. Através da tecnologia Building Maker, anexada ao Google Earth, divulgaram no dia 13 de outubro de 2010 uma projeção digital 3D feita exatamente de onde ele tirou a primeira foto. O vídeo abaixo mostra bem como ficou.


mundo tecno

Setor de carga aérea está à beira do colapso



BRASÍLIA - Pivô do escândalo de tráfico de influência na Casa Civil e sem voar para os Correios desde 27 de setembro, a Master Top Airlines (MTA) não é a única empresa de carga aérea em dificuldade no país. Responsável por carregar encomendas dos brasileiros e parte do dinheiro enviado pelo Banco Central aos estados, o setor está em situação complicada.


Aviões velhos, falhas de segurança, obstáculos financeiros e falta de documentação são problemas comuns às companhias, não raro envolvidas em fraudes. Correios e BC são os principais clientes do segmento por necessitarem de serviços constantes e serem fonte de receita garantida.

Segundo a Anac, cinco das nove companhias domésticas foram proibidas de voar. Entre as quatro com autorização está a MTA, que deveria fazer as linhas de Salvador e Recife para os Correios, mas não decola mais.

A inoperância obriga a estatal a contratar emergencialmente espaços nos porões de companhias de passageiros, pagando caro por isso. Só nos últimos três meses, foram gastos R$ 3,3 milhões para substituir as empresas. O serviço é prejudicado, com atraso nas entregas.

- Isso tem um impacto muito forte no esquema operacional - admite o chefe do Departamento de Encaminhamento e Administração de Frota dos Correios, Carlos de Sousa Montenegro.

Na quinta-feira, a Anac proibiu de levantar voo outra contratada dos Correios, a Air Brasil, que faz a linha São Luís-Teresina-Belo Horizonte-São Paulo-Rio. Além de ter problemas em equipamentos, a empresa voava sem autorização e cumpria mais horas de voo do que podia.

Também estão proibidas de levantar voo as cargueiras TAF e Beta (que tinham contratos com os Correios até o fim de 2009) e a Skymaster.

Segundo a estatal, em dezembro um avião da TAF bateu num elevador de carga em Guarulhos. Semanas depois, outro avião da empresa bateu numa árvore e fez um pouso forçado em Parintins (AM). Devido aos incidentes, a Anac suspendeu o Certificado de Homologação de Empresa de Transporte Aéreo (Cheta), que precisará passar por nova certificação.

A Beta parou de decolar para os Correios depois que o Ministério Público Federal (MPF) constatou conluio com a Skymaster para fraudar uma licitação. As duas fizeram um acordo de que quem vencesse subcontrataria a outra, dividindo o dinheiro. A Anac cassou sua concessão em agosto.

Das companhias com autorização para voar, além das Master Top, sobram a Rio Linhas Aéreas e a Total (também contratadas dos Correios), a Absa e a Variglog. Esta, ex-subsidiária da Varig e vendida a um grupo chinês, também enfrenta problemas financeiros.

o globo

Base da easyJet no aeroporto de Lisboa foi inaugurada hoje

O primeiro-ministro José Sócrates assiste hoje à cerimónia de apresentação da nova base da easyJet no Aeroporto da Portela, a primeira de uma companhia de baixo custo em Lisboa. Os ministros da Economia e das Obras Públicas, Transportes e Comunicações também participam na cerimónia.

Em declarações à Lusa, o secretário de Estado do Turismo considerou tratar-se de uma «excelente iniciativa para Lisboa, para o turismo e para Portugal», que se traduzirá em «tarifas mais baixas, resultado de uma maior concorrência», e em «mais rotas aéreas, mais passageiros transportados, mais emprego nacional e mais investimento».

Algo que, frisou Bernardo Trindade, «é resultado de uma relação madura entre transportes - neste caso o transporte aéreo - e turismo, que tem sido uma marca dos últimos cinco anos».

Segundo o secretário de Estado, a opção da easyJet por Lisboa «é um trabalho conjunto, que tem muitos meses», e resultou de uma «competição muito disputada com outras capitais europeias de importância».

Neste sentido, disse, «é uma óptima vitória para Portugal».
diário digital

Embraer certifica 1º centro de serviços na China


SÃO PAULO - A Embraer informou hoje que certificou o primeiro centro de serviços para aviões comerciais na China. A Tianjin Airlines Company Limited fará manutenção programada e não programada nos jatos ERJ 145 e 190 no país. Subsidiária do grupo HNA, a Tianjin Airlines é a antiga Grand China Express, cliente que lançou o jato 190 na China. A empresa opera a maior frota de jatos Embraer no país e também na Ásia, com 27 modelos 190 e 21 ERJ 145 em operação e tem ainda outras 27 aeronaves novas a receber da Embraer (ordens firmes).

"A Tianjin Airlines teve um grande crescimento desde a sua inauguração em 2009 e tem tido muito sucesso na operação e manutenção tanto da frota de ERJ 145 como de 190", afirmou em nota Siu Ying Yeung, executivo Chefe de operações da Embraer China Aircraft Technical Services Company Limited (ECA).

Já o presidente do conselho de administração e presidente da Tianjin Airlines, Li Weijian, afirmou que vê a nova parceria como mais um grande passo da companhia. "Começamos com a aviação regional, depois integramos as rotas principais e os voos regionais com as operações internacionais e agora entramos no ramo de manutenção de aeronaves", afirmou.

Juntamente com a Embraer China Aircraft Technical Services Company Limited, criada em julho de 2010, o centro autorizado de serviços da Tianjin Airlines aumenta a estrutura de suporte e serviços ao cliente fornecida para o mercado chinês. Atualmente, 74 aeronaves fabricadas pela Embraer voam na China.
estadão

Concurso Cultural GOL & Black Eyed Peas

A GOL será a transportadora oficial da banda californiana Black Eyed Peas em toda a sua turnê no Brasil. Mas, o que seria desta energizante festa sem você!

Para animar ainda mais os shows do Black Eyed Peas, a GOL Linhas Aéreas Inteligentes quer levar você e um acompanhante a sentirem esta energia no show mais esperado do ano.

Para concorrer aos ingressos dos shows em todo o país, basta preencher o formulário e responder à pergunta: “Por que você merece ter uma noite inesquecível no show do Black Eyed Peas em São Paulo no dia 4 de novembro?”.

São três pares de ingresso para sete cidades onde ocorrerá o show: Recife, Salvador, Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Florianópolis.

Além disso, a melhor fase de todo o concurso ganha um par de ingressos, passagens e hospedagem para acompanhar um super show e a gravação do DVD da turnê The E.N.D em São Paulo, para no dia 04 de novembro, no Estádio do Morumbi.

O que você está esperando? Corra e participe! Não perca essa festa!


blogvoegol

Em SP, vizinhos de Congonhas pedem janela antirruído do Contato Radar - Direto da Redação


A instalação de janelas grossas e abafadores de ruídos em imóveis vizinhos ao Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, pode ser uma saída para reduzir o impacto provocado pelos pousos e decolagens dos aviões. A sugestão foi dada pela Associação dos Moradores do Entorno do Aeroporto (Amea) ao grupo de trabalho coordenado pelo Ministério Público Federal (MPF) que busca soluções para a poluição sonora na região.

O MPF admite estudar esta e outras propostas que visem a minimizar o desconforto causado pelos aviões. Duas associações são favoráveis à ideia. Para elas, deve-se só tomar cuidado para que os equipamentos antirruído sejam instalados em imóveis cujos moradores, comprovadamente, tenham a saúde afetada pelo barulho.

"O aeroporto não vai sair do lugar. Estamos pesquisando soluções que melhorem a situação dos moradores", diz o empresário Edwaldo Sarmento, vice-presidente da Amea. A proposta das barreiras antirruído nas casas foi inspirada em medida adotada no Aeroporto de Scottsdale (Arizona), nos Estados Unidos.

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), responsável por Congonhas e outros 86 aeroportos no País, informou que questões tratadas no grupo de trabalho de poluição sonora seriam respondidas pelo MPF. As informações são do Jornal da Tarde.
contato radar

Passaporte Azul São José dos Campos

A Azul começa vender hoje o Passaporte Azul São José dos Campos. Comprando ele, você pode viajar durante 30 dias, quantas vezes quiser entre São José dos Campos e as seguintes cidades: Belém, Fortaleza, Natal, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Curitiba, Vitória, Maringá e Campo Grande.

Antes de comprar o Passaporte Azul, leia todas as regras. Muitos leitores do Melhores Destinos já compraram, uns adoraram e outros se sentiram enganados. A principal reclamação é a dificuldade em conseguir vagas nos voos. Nesses casos, quem reclamou na Azul recebeu seu dinheiro de volta.

Período para comprar: de 15/10/2010 a 29/10/2010.

Período para viajar: de 26/10/2010 a 30/11/2010.

Para mais informações acesse https://apps.voeazul.com.br/passaporteazul/

melhores destinos

Futuro da fabricante do Rafale depende de contrato com Brasil, diz Le Monde

O contrato brasileiro será determinante para a Dassault, que mais do que nunca depende do Estado

A Dassault realmente precisa vender aviões de combate para exportação? A pergunta se coloca depois da decisão do Estado de compensar a ausência de vendas no estrangeiro por uma aceleração de seu programa de compras de Rafales. Ao confirmar a aquisição suplementar de 11 aeronaves de combate até 2013, no valor de 800 milhões de euros, o Ministério da Defesa apenas aplicou os dispositivos previstos na Lei de Programação Militar (LPM) no período 2009-2014, votada há dois anos.

Na época, todos estavam convencidos de que um contrato com o Brasil ou os Emirados Árabes Unidos seria assinado rapidamente, seguido por primeiras entregas que permitiriam adiar a única encomenda do Rafale até hoje, a da França. Prudente, porém, a fabricante de aviões obteria como garantia a de produzir, de qualquer modo, um avião por mês, o mínimo segundo ela para manter suas instalações industriais e seus preços.

Se essa garantia alivia a Dassault, penalizará outras indústrias, pois cai no pior momento deste período de cortes orçamentários. Esses 800 milhões de euros serão acrescentados aos 3,6 bilhões de créditos orçamentários suprimidos em três anos. E o que será na sequência, se nenhum contrato for assinado rapidamente? Pois esse programa de 286 aviões no horizonte de 2021 realizado pela GIE Rafale (Dassault, Thales, Snecma) pesa muito: 40,69 bilhões de euros (142 milhões por aparelho) financiados em 75% por fundos públicos.

Se a Dassault não assinar nenhum acordo, 2010 será seu décimo ano sem contratos no estrangeiro. Os últimos compradores de Mirages 2000 foram a Índia e a Grécia. Apesar de seus desempenho reconhecido, o Rafale não consegue se vender. As explicações dadas pelo fabricante para os contratos perdidos são múltiplas, mas não envolvem jamais o aparelho.

O principal motivo se refere aos mercados visados, que são muitas vezes "territórios de caça" americanos, impossíveis de penetrar, como foi o caso dos Países Baixos em 2001, da Coreia do Sul em 2002 ou de Cingapura em 2005. No caso do contrato com o Marrocos em 2007, derrubado pelos americanos quando o mercado era considerado vencedor, o fracasso é atribuído à desorganização dos serviços do Estado.

O fabricante evoca outro obstáculo: a aplicação da convenção da OCDE, assinada pela França em 2000, que proíbe as comissões. Sem questionar o princípio, ele observa que os concorrentes estrangeiros não têm a mesma obrigação.

Mas se a venda de um avião de combate mobiliza toda uma cadeia de atores, dos políticos aos construtores, é a falta de impulso que vem da chefia do Estado que foi criticada. Desde sua chegada ao poder em 2007, Nicolas Sarkozy estava decidido a se afastar de seu antecessor, Jacques Chirac, cuidando pessoalmente desse caso. Depois do fiasco do Marrocos, uma "sala de guerra" foi constituída no Eliseu para encontrar rapidamente um mercado. A Líbia foi um dos primeiros países abordados. Sem resultado até hoje.

Em 2008, os Emirados Árabes Unidos mostraram interesse pela aquisição de 63 Rafales, com uma condição: a França deveria receber os 60 Mirages 2000 quase novos da força aérea dos Emirados. Desde então as discussões se chocam com um nível de exigência elevado, referente ao fornecimento de um motor mais possante e à instalação de um radar muito sofisticado. As negociações não seriam retomadas depois do Ramadã. Elas são impedidas pelo custo de centenas de milhões que o Estado francês teria de suportar ao retomar os Mirages e modernizar os Rafales.

Pelo lado francês, outro motivo é dado para explicar as tensões com os Emirados. A irritação teria ocorrido depois da publicação em 26 de junho no jornal "Le Figaro", de Serge Dassault, de um artigo evocando a compra de material de segurança israelense pelos Emirados. Outro suposto grão de areia foi uma entrevista dada pelo general de divisão aérea Alain Silvy a um número especial da revista "Défense & Sécurité Internationale" em agosto. Nela, o militar cita em detalhes a negociação, mas sem revelar segredos.

Quanto ao contrato com o Brasil, dado por consumado há um ano para 36 Rafales, o caso se arrasta. A resposta virá até dezembro, pois Lula deve decidir antes de sua partida da Presidência brasileira, em janeiro, sobre a abertura ou não de negociações exclusivas com os franceses.

"Foi Nicolas Sarkozy quem vendeu o Rafale", afirmou o patrão da Dassault Aviation, Charles Edelstenne, em setembro de 2009, deixando entender que a bola estava no campo dos políticos.

Os outros mercados são raros. Se a Suíça decidiu adiar uma licitação por motivos orçamentários, restam ainda o Kuwait e a Índia, mas a concorrência se anuncia severa. Daí a importância para a Dassault, nesse contexto, de manter suas vendas na França.

Enquanto isso, caso se limite ao mercado nacional, a fabricante de aviões corre o risco de não entrar na corrida para a futura geração de aviões de combate sem piloto. Seria um grave revés para um grupo cujos aviões (Mirage, Jaguar, AlphaJet) foram amplamente exportados no passado, assim como seus aviões comerciais hoje.

A prioridade é portanto contar com cooperações europeias, tirando lições dos erros dos anos 80. À falta de entendimento sobre um programa comum e sobretudo sobre o grupo mestre-de-obras, dois aviões de combate fazem concorrência: o Rafale e o Eurofighter, ao qual se acrescenta o Gripen sueco. Para grande satisfação dos americanos.
alide

Emirates Sky Cargo entra com pedido para DXB-VCP


A Emirates Sky Cargo, entrou com pedido junto à ANAC para a realização de um voo semanal entre Dubai e Viracopos. Caso aprovada, a rota será operada por 747-400F com escalas em Frankfurt e Dakar, passando por Campinas às segundas-feiras, com pouso às 09:20 e decolagem às 12:20.
O equipamento utilizado poderá ser da própria empresa ou da Atlas Air, pois a Emirates utiliza alguns Jumbos da cargueira norte-americana em regime de wet-leasing (quando a aeronave opera com tripulação da empresa proprietária do avião). Veja abaixo os detalhes do pedido.

Voo UEA4966
Domingo
DXB(08:15)-(15:15)FRA(19:30)-(01:40)DKR(2:20)-(9:20)VCP

Voo UEA4967
Segunda
VCP(12:20)-(19:30)DKR(21:30)-(07:05)DXB

DKR: Dakar
DXB: Dubai
FRA: Frankfurt
VCP: Viracopos

Imagem: Ole Simon - AIRLINERS.NET

rmc aviação

Air New Zealand


Esse é um vídeo de segurança, daqueles com as instruções pré-decolagem, da empresa aérea Air New Zealand. Eles pediram a jogadores do time de rugby mais popular do país, o All Blacks, para ajudar e o resultado foi esse. O vídeo é visto em toda a frota de Boeings 737 da empresa em voos dentro da Nova Zelândia. Um verdadeiro show... Aliás, eles tem muitos vídeos interessantes na página deles no YouTube, especialmente os criados para promover os novos Boeing 777-300 da frota. Visite!!!
direto do cockpit

Um CEO muito louco


Como as ideias inusitadas de Michael O'Leary, presidente da companhia aérea Ryanair, mudaram o setor aéreo e devem continuar influenciando o mercado. A mais recente? Acabar com os copilotos

O irlandês Michael O’Leary (foto acima), 49 anos, já foi chamado de quase tudo: maluco, irreverente, visionário... E não é para menos. À frente da companhia aérea Ryanair, ele criou tendências, polêmicas e mudou a maneira de voar – primeiro dos europeus e depois do restante do mundo, ao levar ao pé da letra o termo “low cost” (baixo custo, em inglês).

Foram suas ideias radicais, como o fato de sugerir que os funcionários comprassem suas próprias canetas para cortar custos, que o levaram ao cargo mais alto dentro da Ryanair, o de CEO, em 1994.

De lá para cá, o executivo a transformou na maior companhia de baixo custo do continente europeu e também se tornou famoso por seus comentários polêmicos. Recentemente, disse ser desnecessário um segundo piloto nos voos.

“Com o fim dos copilotos, as aéreas economizariam uma fortuna”, disse em entrevista ao jornal britânico Financial Times. “Ele só está lá para assegurar que o comandante não vai bater a cabeça nos controles.”

Na raiz de todas as suas ações, há um único objetivo: economizar. O resultado disso? A Ryanair deixou de ser regional para se tornar uma potência com sete mil funcionários e operações em 155 aeroportos de 26 países. Na última década, enquanto todo o setor perdeu US$ 50 bilhões no mundo, a empresa teve lucro, acumulando 1,6 bilhão de euros (cerca de US$ 2,2 bilhões) no período. O último foi de 305,3 milhões de euros.

Para se ter uma ideia do grau de preocupação de O’Leary com redução de custos, ele pediu que o peso de cada cartão de orientação de segurança fosse calculado, assim como os gastos com sua reposição.

Radical: a empresa trocou cartões de segurança por adesivos (detalhe) para reduzir os custos em cada viagem
Com os resultados em mãos decidiu substituí-los por adesivos colados na poltrona. Isso, somado ao fato de suas aeronaves não terem assentos reclináveis, persianas ou porta-revistas, fez com que o avião ficasse mais leve e, dessa forma, consumisse menos combustível, diminuindo um dos principais custos da companhia.

O'Leary, contudo, planeja ações mais drásticas que mexem com a vida dos passageiros. Entre elas está a eliminação de dois dos três banheiros existentes nos aviões, ganhando mais espaço para passageiros. Detalhe: ele quer também cobrar uma taxa para o uso desse único banheiro. Mas a medida mais radical e que está prestes a se tornar real é o transporte de passageiros em pé. Na verdade seriam assentos verticais, semelhantes aos de um balcão de bar, nos quais a pessoa permaneceria apenas durante decolagens e pousos, ficando em pé no restante da viagem.

A Ryanair já consultou a Boeing sobre o projeto e busca a aprovação da Autoridade Aérea Irlandesa. Com isso, 30 pessoas a mais poderiam ser transportadas em cada voo. É nessa estratégia, que beira a loucura, que mora o segredo do sucesso da companhia.
Assim, é possível cobrar mais barato. Uma passagem da Ryanair custa, em média, 41 euros (cerca de R$ 95), contra 62 euros da EasyJet ou 268 euros da British Airways. A empresa também faz promoções nas quais a passagem pode ser adquirida por até 1 euro – um modo de ser sempre lembrada como a mais barata.

Com tantas mudanças que influenciaram o mercado, cabe uma pergunta: há limites para O’Leary e a Ryanair? “Sim há e a segurança será o principal deles”, diz Alexandre Barros, consultor e especialista em setor aéreo.

Para ele, a ideia de apenas um piloto por viagem é a mais arriscada. “Com certeza é preocupante, há motivos para os comandos serem duplicados”, diz. Já para Respício Espírito Santo, professor da Escola Politécnica da UFRJ, outros limites podem barrar as irreverências da companhia.

“Cobrar o uso do banheiro não será bem aceito. E se o passageiro tiver um mal-estar? Isso para mim é absurdo”, diz. Outras atitudes radicais como cobrar pelas bebidas servidas a bordo também eram impensáveis, mas se tornaram comuns e têm sido adotadas ao redor do mundo, inclusive no Brasil, por empresas como a Webjet. O’Leary, definitivamente, fez escola.
desástres aéreos

O filme Top Gun 2 está se preparando para decolar

Um caça F-14 Tomcat prepara-se para decolar, mas na sequência de Top Gun provavelmente o super caça da U.S. Navy será substituído pelos F/A-18 Super Hornet.

Encha suas bolas de vôlei, vista sua jaqueta de piloto de caça e prepare-se ficar sem fôlego pois a sequência de Top Gun começa a sair do papel. A Paramount Pictures fez a oferta para o mega produtor Jerry Bruckheimer e para o diretor Tony Scott para a sequência do clássico de ação, e tem na mira o roteirista vencedor do Oscar Christopher McQuarrie (do filme de 1985 “Os Suspeitos”) para melhorar o roteiro, um dos quais o personagem “Maverick” de Tom Cruise poderá ter um papel um pouco reduzido.

Tom Cruise, a bordo de um F-14 posa para o primeiro filme Top Gun.

Maverick poderá estar confuso e ligeiramente deprimido pelo estado de Top Gun desses dias. No final de junho, durante a campanha de divulgação do filme da Disney “Aprendiz de Feiticeiro”, Bruckheimer deixou escapar que “recentemente começou a conversar novamente sobre a sequência” mas lembrou que a “comunidade de aviação teve uma completa mudança desde que o filme foi lançado a muito tempo atrás.” Desde 1986, a palavra TOPGUN teve uma mudança no foco para menos combates aéreos ar-ar espetaculares e dramáticos e mais no modo de ensinar os pilotos norte americanos a lançarem grandes bombas em pequenos alvos terrestres.

Mas o roteirista McQuarrie — que é amigo de Cruise — achou uma forma de colocar Maverick, e tudo mais, fazendo com que Cruise concordasse em fazer uma participação menor no filme como o Tenente Pete ‘Maverick’ Mitchell agora como um instrutor de voo da escola Top Gun.

McQuarrie está sendo muito exigido nesses dias, tendo impressionado a Twentieth Century Fox com um roteiro quente para a sequência de Wolverine. E com certeza, a Paramount não tem dúvida de que Top Gun se torne uma franquia também: o filme original teve uma arrecadação de US$353 milhões pelo mundo, ou aproximadamente US$699 milhões nos dias atuais.

Mas por que a sequência agora? Grande parte foi a influência de David Ellison, o filho de 27 anos do fundador da Oracle — e o sexto homem mais rico do mundo — Larry Ellison. Apesar de ter apenas 3 anos de idade quando o primeiro Top Gun ter se espalhado pelos cinemas, Ellison claramente se tornou um grande fã do filme em VHS, e tornou-se um piloto de acrobacia e um piloto comercial com licença IFR antes de participar da escola de cinema da Universidade da California e lançar sua própria empresa de cinema, a Skydance. Sua primeira produção foi o drama da Primeira Guerra Mundial “Fly Boys”, lançado em 2006, no qual ele também estrelou como ator. Ele foi bem, mas Ellison não perdeu seu gosto por negócios com o cinema: nesse mês de agosto, Ellison deixou a empresa Skydance (localizado no Aeroporto Municipal de Santa Monica, onde Ellison possui hangaradas várias de suas pequenas aeronaves), balanceado pela JPMorganChase, e acrescido de US$350 milhões para co-financiar vários filmes da Paramount — o primeiro dos quais será… Missão Impossível 4, estrelando Tom Cruise.

Enquanto isso, o filme Top Gun também chama a atenção de pessoas envolvidas com Bruckheimer. O super produtor a tempo vem trabalhando com a Disney, e este estúdio vem reduzindo sua participação na renda dos filmes. Essa potencial colaboração com sua antiga casa, a Paramount, poderia ser a mais interessante das razões para ver o produtor fora do negócio com a Disney.

As dramáticas e espetaculares cenas de combate ar-ar no meio das montanhas poderão não mais fazer parte do Top Gun 2.

cavok

Airbus inaugura fábrica para o A350

A Airbus inaugurou uma nova fábrica, que será responsável pelos testes e sistemas do trem de pouso do A350XWB.

A fábrica, que custou €39 milhões (cerca de R$91 milhões), situa-se na cidade de Filton, no Reino Unido. A construção da instalação começou em janeiro de 2009 e contem aparelhos e áreas próprias para o teste dos trens de pouso, assim como uma central de controle que monitorará todas os testes. A fábrica também possui uma área somente para visitantes.

“Hoje inauguramos não só um novo e importante prédio, mas celebramos um novo passo dado para a realidade que será o A350XWB”, disse Louis Gallois, diretor-executivo da EADS, empresa que controla a Airbus.

“Essa instalação e os funcionários que aqui trabalharem, terão um papel importante na integração do sistema do trem de pouso com a aeronave, que voará ao redor do mundo e carregará milhões de passageiros durante seu tempo em serviço. Estou orgulhoso que os trabalhadores da Airbus no Reino Unido terão um papel importante no programa dessa nova aeronave”, completou Gallois.

flight life

JetBlue apresenta avião nas cores do New York Jets


JetBlue apresenta avião com as novas cores do time que vai patrocinar


A JetBlue apresentou hoje um novo esquema de pintura, aplicando a cor verde em um de seus Airbus A320s para comemorar o fato de ser agora a patrocinadora oficial do time de futebol americano New York Jets. É o primeiro esquema de pintura da cia áerea, onde o azul quase não aparece.

O Airbus A320, prefixo N746JB, apelidado “Some Like It Blue”(Alguns Gostam Dele Azul), foi entregue à JetBlue em setembro de 2008.

Veja as fotos

Airbus A320, prefixo N746JB, da JetBlue,nas cores do time New York Jets/Photo by Eric Dunetz
AIRKRANE BGA

Bases aéreas serão usadas durante Copa de 2014

O Ministro da Defesa, Nelson Jobim, anunciou que as bases aéreas servirão de apoio para os grandes aeroportos durante a Copa de 2014.

Segundo o ministro, voos de delegações estrangeiras poderão ser realocados para as bases aéreas, que também serviriam para acolher os diversos jatos particulares que deverão entrar no país, a exemplo do que aconteceu na Copa de 2010, na África do Sul.

Ainda de acordo com Jobim, as bases aéreas serão usadas como treinamento, durante os Jogos Mundiais Militares de 2011 e a Copa das Confederações de 2013.

flightlife

Infraero adere a pacto empresarial contra a corrupção


O presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza, assinou o Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção. O Pacto, criado em 2006, era direcionado somente a empresas privadas. A Infraero é a primeira empresa pública a assinar o documento, compondo, desde o início, por meio de sua Gerência de Gestão para a Sustentabilidade da Diretoria de Administração, o Grupo de Trabalho do Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção. O Grupo de Trabalho desenvolveu, entre outras ações, a cartilha “A Responsabilidade Social das Empresas no Combate à Corrupção”, distribuída aos gestores da empresa e divulgada amplamente para empregados e no site da Infraero.

A iniciativa é mantida por várias entidades: Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, UniEthos - Formação e Desenvolvimento da Gestão Socialmente Responsável, Patri Relações Governamentais & Políticas Públicas, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Escritório das Nações Unidas Contra Drogas e Crime (UNODC) e Comitê Brasileiro do Pacto Global.

O Pacto contém um conjunto de diretrizes e procedimentos que deverão ser adotados pelas empresas e entidades signatárias no relacionamento com os poderes públicos e que serão divulgados amplamente para que o mercado possa utilizá-los como referência no trato com as empresas. Este conjunto de procedimentos está baseado na Carta de Princípios de Responsabilidade Social, na Convenção da ONU contra a Corrupção, no 10º Princípio do Pacto Global e nas diretrizes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

"Temos um compromisso, como empresa socialmente responsável que somos, de zelar pela boa gestão, pela ética em nossos atos e pela transparência de nossos atos", afirmou Murilo Barboza.

No dia 3 de novembro, em São Paulo, será realizado o 2º Seminário do Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção, onde será anunciada a possibilidade de adesão de novas empresas públicas ao Pacto, assim como a divulgação daquelas já signatárias do Pacto, como a Infraero.

jornal de turismo

Avião com motor AP!


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À primeira vista, um avião qualquer sendo construido…

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Mas olha o motor!! É AP!!! E com kit turbo!

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A indústria aeronáutica faz motores super confiáveis, mas e daí, nóis bota um AP neçaporra mano!!!111 Vai ver que a intenção do dono era fazer viagens intercontinentais em menos tempo! Brincadeiras a parte, repare que é um motor AP carburado cuja única modificação é o kit turbo básico, de resto é tudo original! Imagine isso lá nas alturas como vai funcionar bem…

bizarrices automotivas


'Caveirão do ar', da polícia do Rio, é destaque do filme 'Tropa de Elite 2'


O piloto de helicóptero mais experiente da polícia do Rio conta como são planejadas as ações aéreas de combate à violência.

O helicóptero é a arma. Em uma cidade de morros, de altura e vertigens, de tiros e tráfico. O ruído do rotor é ao mesmo tempo sinal de guerra e de segurança. Para entrar seguro nessas batalhas quase diárias é preciso um comando experiente.

Veja uma reportagem especial sobre a importância dos helicópteros no combate à violência do Rio de Janeiro.

No filme “Tropa de Elite 2”, o caveirão do ar avança sobre a favela. Do alto, o Coronel Nascimento comanda a ação. São manobras impressionantes, rasantes, muitos tiros. Os traficantes fogem, mas não escapam.

As cenas aéreas são um dos grandes trunfos de “Tropa de Elite 2”, um dos melhores momentos do filme que está batendo todos os recordes de público no Brasil.

Não houve truque, nem efeito de computador. As cenas são todas verdadeiras, filmadas nas favelas do Rio de Janeiro. O helicóptero foi o blindado, apelidado de caveirão da Polícia Civil do Rio de Janeiro. O piloto vocês vão conhecer agora.

Adônis de Oliveira, de 47 anos, é considerado o mais experiente piloto-policial do país. Há 22 anos ele trabalha como piloto da Polícia Civil do Rio de Janeiro. Já participou de centenas de operações.

Ele guarda em um computador as imagens dos confrontos, feitas de dentro do helicóptero policial. Elas não podem ser mostradas, para não revelar as estratégias das ações. Mas nossas equipes já registraram muitas dessas incursões, como em imagens na Favela da Coreia. O helicóptero da polícia localiza os traficantes que estavam escondidos, atirando contra os policiais. Os bandidos fogem, armados de fuzil e pistola, mas são alcançados.

“Na verdade, ali a presença do helicóptero foi fundamental. Os traficantes estava fazendo disparos conta a equipe em terra”, lembra o piloto policial Adônis de Oliveira.

Com toda essa experiência, Adônis foi escolhido para repetir no filme o que faz no dia a dia: “Na realidade, combinamos com o pessoal de terra o momento em que o helicóptero vai entrar. É uma ação conjunta e as equipes se deslocam em direção aos traficantes. Procuramos não sermos vistos e ouvidos”.

Desde a década de 1970 o helicóptero se incorporou como mais uma arma da polícia. O Rio de Janeiro foi a primeira cidade do país a fazer isso. Os primeiros aparelhos eram adaptações de modelos civis.

No ano passado, os bandidos atiraram e derrubaram um helicóptero policial, no Morro dos Macacos, na Zona Norte da cidade. Três PMs morreram.

Mas o caveirão do ar é um modelo muito mais difícil de ser destruído. Ele foi fabricado para ser usado na Guerra do Vietnã. Opera também em ações de combate à guerrilha. Mas como equipamento policial na cidade foi usado pela primeira vez no Rio. Recebeu reforço na blindagem e partiu para o combate.

“Adaptamos uma blindagem para proteger o tripulante. É um helicóptero robusto, mais tolerante a tiros de fuzil e, por isso, mais seguro”, explica o piloto policial Adônis de Oliveira.
Na filmagem de “Tropa de Elite 2”, toda a estratégia de voos do helicóptero foi decidida pelos policiais e não pela direção do filme. José Padilha queria a cena mais realista possível. Importou a equipe de efeitos especiais. Mas para pilotar o caveirão do ar não teve dúvida.

“Se você quer falar de religião católica, vai falar com o Papa. Se quiser falar de operação policial e helicóptero, vai falar com o Adônis. Os americanos de efeito especial, que trouxemos, sempre falavam que tudo depende do piloto. Nos Estados Unidos, para fazer o que queríamos ia demorar quatro, cinco dias. Com o Adônis, fizemos em um dia. Quando os americanos viram, não acreditaram. O Adônis é um dos melhores pilotos do mundo. Ele dá aula nos Estados Unidos”, elogia o diretor de "Tropa de Elite 2" José Padilha.

“Há ações que só têm êxito porque o helicóptero está presente. Ele é insubstituível, principalmente no Rio de Janeiro”, destaca o piloto Adônis.

Uso de helicópteros no Rio de Janeiro

Rodrigo Pimentel, especialista em segurança pública, comentarista da TV Globo e consultor do filme “Tropa de Elite 2”, explica a importância do helicóptero em ações táticas no Rio de Janeiro. Ele explica que a polícia usa o helicóptero como plataforma de combate, de apoio às operações em favelas na cidade.

Veja a entrevista completa em vídeo:

Fonte: Bom Dia Brasil (TV Globo) - Foto: O Globo

desástres aéreos

Concurso "Diga não ao Busão, Viaje de Avião"

Concurso Cultural ViajaNet Há quem prefira mil vezes viajar de avião a ir de ônibus, daí o mote do concurso cultural “Diga não ao busão, viaje de avião“, promovido pela agência de viagem online ViajaNet. Segundo descrição no site:

“Fez uma viagem épica de busão? Passou por coisas inacreditáveis, e que até você dúvida serem verdadeiras? Como diria vovó, ‘comeu o pão que o diabo amassou’?”

Se você já sofreu numa viagem de ônibus conte a sua aventura e concorra a uma passagem aérea nacional com valor de até 500 reais. Os envios devem ser feitos até o dia 25 de outubro. Saiba mais aqui.

viajandaun

Homenagem aos tripulantes do GAM/RJ


Em 17/10/2009, exatamente um ano atrás, ocorria o triste episódio da queda da aeronave do GAM da PMERJ.

O Sd Stadler, o Sd Canazaro e o Cb Patrício, tombados no campo de batalha, eram três excelentes tripulantes e policias militares dedicados, bons amigos, profissionais sérios e queridos por todos. Foram perdas irreparáveis.

Esses nobres policiais lutavam contra o mal, estavam muito adiante daqueles que pensam em uma sociedade justa e em paz. Eles deram suas vidas em troca dessa tão almejada PAZ.

Fica aqui nossa singela homenagem com um vídeo do Youtube.

piloto policial


Webjet inicia vendas de Navegantes para Rio e Porto Alegre


A webjet iniciou as vendas de passagens de Navegantes para Porto Alegre e Rio de Janeiro. O primeiro voo será no dia 10 de dezembro. E você encontra passagem por 29 reais.

eagle sky

Companhia aérea de carga MK Airlines cessa em definitivo as atividades

Uma das aeronaves Boeing 747-200F da companhia aérea MK Airlines que deixou de voar em abril desse ano. (Foto: Adrian Pingstone / Wikipedia)

Os escritórios de advocacia Carter Baker Winter LLP e David Rubin & Partners LLP foram apontados como liquidatários conjuntos da MK Airlines Limited, uma companhia aérea de carga baseada em Hartfield no East Sussex, Reino Unido, que cessou suas operações aéreas em abril.

A MK tinha uma frota de oito aeronaves Boeing 747 e três jatos Boeing 727 e operava a partir dos aeroportos de Filton, em Bristol; Lasham, em Hampshire; Kemble, em Gloucestershire; Manston, em Kent; e Ostend, na Bélgica. Aproximadamente 360 empregados já foram desligados do quadro de funcionários.

Os liquidatários estão atualmente assegurando os ativos e revendo a posição de reclamações de terceiros relativos as aeronaves e peças de reposição.

cavok

Médicos americanos morrem após queda de avião no México

Quatro médicos americanos da organização humanitária Samaritanos do Ar morreram no México após a queda de um pequeno avião no qual viajavam pelo noroeste do país.

Os fatos ocorreram na sexta-feira, 15, quando três aeronaves que transportavam o pessoal médico tinham partido dos EUA rumo ao México e, após reabastecer em uma base militar deste país, uma delas desapareceu.

Minutos após ter decolado de um aeroporto militar, a aeronave caiu por causas ainda não determinadas em uma região serrana próxima ao porto de Enseada.

As autoridades identificaram as vítimas como o piloto Roger Lyon, o paramédico Andrew Thiel, a médica Graciela Sarmiento e o cirurgião James Thorndon, residentes todos eles no estado da Califórnia (EUA).

Após a localização do aparelho por via aérea, chegaram ao lugar do acidente agentes e peritos mexicanos para levar os quatro corpos ao Serviço Médico Legista de Enseada.

estadão

Vince Neil: "comprei um avião para carregar meus cachorros"


Sobre seus dois cocker spaniels:

"Aqui estão as crianças. Acredito, que só por causa deles eu comprei um jato. Eu comprei um avião para os cães porque eu tenho uma casa em San Francisco e outra em Las Vegas e minha (quarta e logo ex) esposa não os colocava na gaiola então comprei um avião para poder levá-los de uma para a outra (casa). Eu tinha que fretar vôos para os cães o tempo todo, e estava ficando tão caro que eu pensei que seria mais barato comprar um avião que ficar fretando eles."

whiplash

França cancela 30% dos voos previstos para terça-feira


Paris, 18 out (EFE).- Cerca de 30% dos voos previstos para esta terça-feira na França foram cancelados por causa da greve contra a reforma da previdência, uma percentagem que será de 50% no aeroporto de Orly, em Paris, informou a Aviação Civil do país.

Os problemas no transporte aéreo se somarão aos que vivem os trens, com o cancelamento de metade das viagens previstas para esta segunda, e aos de circulação por estrada, provocados pelos caminhoneiros que bloqueiam algumas rotas e dificultam o trânsito em outras.

Os caminhoneiros estão em pontos estratégicos, como os depósitos de combustíveis.

As doze refinarias do país se mantêm paralisadas, o que faz com que centenas de postos de gasolina estejam sem fornecimento de combustíveis.

Centenas de institutos de educação estão fechados em protesto contra a reforma. Segundo o Governo, são 200, mas os estudantes garantem que são 600.

Os sindicatos protestam contra o atraso da idade mínima de aposentadoria de 60 a 62 anos e de 65 a 67 para recebimento integral dos valores relativos à previdência.

Considerada a medida principal do mandato de Nicolas Sarkozy, a reforma deverá ser votada no Senado na próxima quarta-feira, um dia depois de novo dia de greve geral.

O primeiro-ministro, François Fillon, disse neste domingo que não é cogitada uma retificação da reforma, e assegurou que vai intervir se for necessário para que o país não fique parado.

EFE


Em 2011, Tam terá 2 novos hubs: Peru e N ou NE

Na home, o presidente da Tam, Líbano Barroso; acima, ele com o vice-presidente comercial e de Planejamento da aérea, Paulo Castello Branco (à esq.), e o diretor de Vendas da empresa, Klaus Kühnast
Na home, o presidente da Tam, Líbano Barroso; acima, ele com o vice-presidente comercial e de Planejamento da aérea, Paulo Castello Branco (à esq.), e o diretor de Vendas da empresa, Klaus Kühnast
BÚZIOS – Em 2011, a Tam vai continuar a diversificar a saída dos voos para o Exterior. O presidente da aérea, Líbano Barroso, afirmou agora há pouco, antes do início da premiação do Top Tam 2010, que a empresa vai criar dois novos hubs – Lima, no Peru, já no contexto da integração com a Lan estar concretizada, e um, a decidir, na região Norte ou Nordeste do Brasil.

“A partir de Lima, vamos direcionar os voos para a Costa Oeste dos Estados Unidos e a América Central, e o outro hub brasileiro vai focar a Europa e a África tanto para cargas como para passageiros”, explicou Barroso.

O presidente da Tam disse estar “muito contente com o sucesso” dos voos internacionais que saem do Galeão-Tom Jobim, no Rio de Janeiro. “A taxa média de ocupação está excelente e essas saídas não são apenas para o mercado do Estado do Rio, mas de outros mercados do Sudeste e do Nordeste.”

Questionado se o interior de São Paulo – leia-se Campinas – também poderá receber voos internacionais, Barroso disse que a empresa “sempre analisa oportunidades, mas não há nada concreto ainda”.
PANROTAS

Pilotos cubanos levaram milhares de judeus a Israel entre 1951 e 1952

(Arquivo) Tripulantes ao lado de um avião em hangar de Havana, Cuba.

HAVANA — Cinco pilotos cubanos transportaram para Israel 150 mil refugiados judeus que estavam no Iraque, Irã, Índia e Iêmen, após a fundação do Estado hebreu, em 1948, um fato que permaneceu "inédito durante 60 anos", revelou neste domingo um historiador cubano.

"Cinco pilotos da extinta companhia Aerovias Cubanas Internacionais S.A." transportaram para Israel, entre 1951 e 1952, "cerca de 150.000 judeus", entre eles "115 mil refugiados procedentes do Iraque" e "25 mil do Irã", contou ao jornal Juventud Rebelde o historiador da Aviação Rolando Marrón.

"Algumas centenas da Índia e do Iêmen" também, acrescentou Marrón, segundo quem este "complexo plano (...) permaneceu inédito durante 60 anos".

O historiador explicou que, a partir de 1948 começaram a chegar a Israel "grandes núcleos de emigrantes da Europa", mas "a situação dos judeus nos países árabes era difícil devido aos históricos confrontos".

Diante da negativa dos "governos árabes de aceitar uma migração de judeus por terra" e a impossibilidade de fazê-lo por mar, uma vez que o Egito bloqueava o Canal de Suez, as autoridades de Tel Aviv planejaram "uma das maiores emigrações em massa por avião da história", enfatizou Marrón.

A transferência foi confiada à companhia Intercontinental Aérea de Cuba S.A., devido aos "fortes vínculos de amizade" que uniam na época "um importante personagem da missão comercial de Israel em Nova York" e um empresário cubano, que também era piloto aviador.

"No fim de 1952, decresceu consideravelmente em Israel o tráfego de imigrantes judeus" e os cinco pilotos cubanos voltaram a Cuba no começo de 1953, ressaltou Marrón.

afp

Avião monomotor faz pouso forçado em Minas Gerais


BELO HORIZONTE - Um avião monomotor fez um pouso forçado na manhã deste sábado em Divinópolis, região centro-oeste de Minas. Segundo o Corpo de Bombeiros da cidade, logo após a decolagem do aeroporto, o piloto perdeu o controle da aeronave e pousou em uma propriedade rural.

Ainda de acordo com os bombeiros, o piloto queixou-se de dor no tórax. Ele não estava ferido e seria o único tripulante do monomotor. Apesar de dizer-se habilitado, o homem não apresentou a licença de piloto, segundo os bombeiros. Ele alegou que fazia um teste com o avião. Houve vazamento de combustível, que foi contido pelos bombeiros. A aeronave ficou danificada.

O avião permanece no local do acidente. A ocorrência foi passada para a Agencia Nacional de Aviação Civil (Anac).

o globo

Brasil e Europa estudam acordo para aumentar linhas aéreas


De olho no crescimento do mercado brasileiro de aviação civil, companhias nacionais e internacionais não medem esforços para abrir mais voos ligando o país ao exterior. Depois da American Airlines anunciar saídas regulares de Brasília a Miami, foi a vez de a TAM confirmar que irá realizar o mesmo trajeto a partir de 1º de dezembro com quatro frequências semanais. Além disso, o brasileiro que quiser viajar para fora no ano que vem poderá contar com outras rotas para a Europa.

A Comissão Europeia (CE) autorizou os ministros de Transportes do bloco a iniciar as negociações para elaborar um "ambicioso acordo de transporte aéreo com o Brasil". Segundo o órgão executivo, as conversas começam nas próximas semanas e têm como foco a abertura dos mercados para empresas aéreas brasileiras e estrangeiras. "Um acordo de toda a Europa com o Brasil certamente aumentará o número de voos e a gama de serviços, assim como garantirá preços mais competitivos. Também cria outras e significativas oportunidades para a indústria, bem como benefícios para os viajantes", afirmou, em nota, o vice-presidente da CE, Siim Kallas, encarregado da área de transportes do bloco.

Para o vice-conselheiro da seção comercial da UE, Juan Victor Montfort, um eventual acerto entre o Brasil e os membros do bloco europeu vai estimular o setor aéreo nacional. "Aproximadamente 4 milhões de brasileiros voaram para a Europa em 2009. Acreditamos que, assim que esses acordos sejam firmados, possa haver um aumento de 330 mil passageiros só no primeiro ano", disse ao Correio. As negociações se concentram na convergência dos regulamentos em áreas como segurança, aspectos ambientais e proteção ao consumidor.

Potencial
A realização de importantes eventos turísticos nos próximos anos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, reforça ainda mais a importância de o país abrir as portas para um número cada vez maior de nações. "O mercado brasileiro de aviação cresceu 20% nos últimos cinco anos. Ou seja, há um grande potencial que pode ser ainda mais explorado, gerando novas ofertas de destinos e estimulando o turismo e a realização de negócios nos países envolvidos", acrescentou Montfort. Das 27 nações que compõem a União Europeia, 13 ainda não têm acordos bilaterais com o Brasil.

"O país tem se mostrado cada vez mais importante para a União Europeia. Atualmente, é o nosso 10º sócio comercial em todo o mundo e o primeiro na América Latina, sendo a principal porta de entrada para a região", declarou o vice-conselheiro da UE. Sobre a possibilidade de as companhias estrangeiras realizarem voos domésticos no país, acirrando a concorrência com TAM e Gol, Montfort foi cauteloso. "Tudo depende do que será acertado nas negociações."

Segundo estudo da CE, um acordo desse porte poderia proporcionar uma economia de até 460 milhões de euros (R$ 1 bilhão) por ano para os passageiros. "A maior competição entre as companhias aéreas certamente vai gerar uma redução significativa nos preços das tarifas", explicou. Para Montfort, a conclusão das negociações pode ser uma oportunidade de sanar os problemas do setor, que assombram os usuários. "Com mais empresas operando, a concorrência vai aumentar, assim como a qualidade do serviço prestado pelas companhias. Mas é claro que as autoridades brasileiras devem fazer sua parte e começar a investir na infraestrutura aeroportuária."
correio braziliense

Azul vira terceira força e prevê chegar a 20% do mercado de aviação em 2013


RIO - A menos de dois meses de completar seu segundo aniversário, a Azul se firma como a quarta companhia criada pelo empresário David Neeleman a se consolidar no mercado. Depois da estrear na sexta posição em janeiro de 2009, a Azul aérea surfou em um crescimento acentuado e desbancou as concorrentes Trip, Avianca (ex-OceanAir) e Webjet. Agora, com fatia de cerca de 7% no mercado doméstico, só perde para TAM e Gol.

Antes de entrar no mercado de aviação civil brasileiro, Neeleman, nascido em São Paulo, esteve envolvido na fundação das americanas Morris Air e JetBlue, além da canadense WestJet.

A projeção da Azul é de chegar a 2013 com 20% do mercado, metade do que a Gol detém hoje. O caminho para chegar a essa taxa passa por uma entrada forte na aviação regional a partir de novembro do ano que vem, quando a empresa recebe a primeira aeronave turboélice ATR, de uma encomenda de 20 aviões, com opção para mais 20.

"Quando recebermos o primeiro avião ATR, vamos dar início ao projeto de conectar aos nossos minihubs 50 cidades que giram em torno deles, com frequências diárias. Esses aviões vão permitir que os clientes de cidades como Passo Fundo (RS), Petrolina (PE) e Presidente Prudente (SP) acessem os hubs das suas capitais próximas para que essas conexões os levem para o Brasil todo", disse o presidente da Azul, Pedro Janot.

Com a utilização dos ATR, aviões de menor porte fabricados para percorrer distâncias de até 700 quilômetros, a Azul pretende entrar nessas novas rotas regionais com preços agressivos. "Essas conexões serão feitas por turboélices, que permitem maior economia e possibilitam tarifas mais baixas sem perder tempo em relação aos jatos", afirma. Segundo Janot, a Azul estuda 60 cidades de todo o País, mas ainda não definiu para que destinos regionais voará.

Disputa

Ao falar do avanço da Azul em relação às concorrentes, Janot é diplomático. "Eu não estou roubando mercado dessas companhias. O mercado está crescendo e está todo mundo capturando seus clientes. Gol e TAM continuam crescendo, mesmo que estejam perdendo participação", sustenta.

O presidente da companhia não mostra preocupação com os investimentos necessários para dar sustentação ao crescimento previsto. "Ainda temos muito o que fazer com as nossas próprias pernas, pois temos dinheiro, tecnologia e gestão", disse. A intenção de fazer um IPO (oferta inicial pública de ações), aventada anteriormente para 2011 ou 2012, estaria "esquecida num canto da companhia". "Essa decisão não está claramente definida. Os investidores podem, até mesmo, optar por continuar com a companhia fechada."

Embora diga que a aviação internacional não seja prioridade, Janot admitiu que a Azul avalia essa possibilidade, ainda que "de maneira distante". Perguntado sobre o interesse em uma parceria com a americana JetBlue para voos internacionais, o executivo não descartou a possibilidade. "Não posso dizer que não, mas não faz parte do nosso foco neste exato momento."

Segundo Janot, o crescimento da companhia também deve estar calcado na inclusão da nova classe média no mercado de aviação. "Esse público não é mais um nicho; é um mercado muito importante", diz Janot. O desafio, de acordo com o executivo, é encontrar o canal adequado para chegar a esses consumidores.

"Além das ferramentas como Twitter e Facebook, estamos buscando caminhos físicos de contato. Temos falado muito com as agências de viagem para estimular o crescimento desses estabelecimentos nas regiões em que esse grupo de consumidores está incrustado", afirma.

estadão