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terça-feira, 22 de março de 2011

Coisa de bacana


Pista para jatos

O Kiaroa, resort de puro luxo da Península de Maraú, na Bahia, lança até o fim do mês novo projeto imobiário: o Kiaroa Fly In, uma espécie de condomínio com 15 lotes para construções de casas de luxo.

Há no local até pista de pouso para jatos particulares. O comprador é escolhido a dedo pelo italiano Ferruccio Bonazzi, dono do empreendimento.

ancelmo.com

Brasil e EUA assinam acordo para aumentar número de voos entre os dois países


O Brasil vai aumentar o número de voos para os Estados Unidos. O acordo entre os dois países, fechado desde o ano passado, foi ratificado durante a visita do presidente americano, Barack Obama, no último fim de semana. O objetivo, segundo o documento, é melhorar o serviço e o preço de mercado para os passageiros.

Haverá um aumento gradual no número de voos a partir deste ano. E em 2015, quando terminam as restrições ao tráfego aéreo entre os dois países ("open sky", ou “céu aberto”), será liberado. Atualmente, para cada voo do Brasil para os Estados Unidos é exigido que haja também um voo dos Estados Unidos para o Brasil, regra que não mais valerá a partir de 2015. Hoje há 154 frequências (voo de ida e volta) semanais. Nos próximos três anos serão acrescidas 28 frequências ao ano. Segundo o documento, as empresas aéreas de cada país poderão operar voos em qualquer ou em ambas as direções, combinar diferentes números de voos na mesma operação, transferir tráfego entre quaisquer de suas aeronaves, em qualquer ponto, efetuar paradas em quaisquer pontos dentro ou fora do território de qualquer parte, entre outras coisas.
sna

Termina sem acordo audiência de dissídio de aeroviários


SÃO PAULO - Acabou sem acordo, ontem, no Tribunal Superior do Trabalho (TST), uma audiência de conciliação em torno de dissídio coletivo entre representantes do Sindicato Nacional dos Aeroviários, do Sindicato Nacional das Empresas Auxiliares de Transporte Aéreo e do sindicato patronal.

O sindicato patronal alega que as empresas que representa são empregadoras de auxiliares de empresas aéreas, ou seja, servidores terceirizados que prestam serviços; e que estes não se enquadrariam como aeroviários.

Segundo representantes do sindicato dos trabalhadores, a categoria conta hoje com cerca de 27 mil profissionais em todo o Brasil. São carregadores e transportadores de malas em aeroportos, seguranças, e responsáveis por limpeza e abastecimento de aeronaves, dentre outros.

A categoria reivindica 15% de reajuste sobre todos os salários, indistintamente, e manutenção das cláusulas sociais. Diante da impossibilidade de acordo manifestada pelo sindicato patronal, o dissídio vai a julgamento.
estadão

Entenda o que muda com a criação da Secretaria de Aviação Civil


Estrutura criada por medida provisória vai controlar Anac e Infraero.
Secretaria nasce com status de ministério; decreto regulamentará funções.

A nova Secretaria de Aviação Civil (SAC), criada nesta segunda-feira (21) pela presidente Dilma Rousseff por meio de medida provisória, ainda precisa ter parte de suas funções regulamentadas por decreto.

A nova estrutura vai controlar a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), órgão que administra os principais aeroportos do país.

Hoje sob comando do Ministério da Defesa, a Infraero e a Anac vão ter mudanças em suas funções. Vejas abaixo as principais mudanças previstas com a criação da SAC, que terá status de ministério.

O que muda no setor aéreo com a criação da secretaria?
A principal mudança ocorre na estrutura do Ministério da Defesa, que deixa de ser responsável pela infraestrutura aeroportuária, mas mantém a atuação em relação à infraestrutura aeroespacial e aeronáutica. A infraestrutura aeroportuária passa a ser responsabilidade da nova secretaria.

O serviço de controle de tráfego aéreo passará a ser exercido por civis?
A medida provisória não especifica esse ponto, mas o edital do último concurso feito para contratação de controladores de tráfego aéreo não exigia que os candidatos às vagas fossem militares.

Quantos controladores de tráfego aéreo devem ser contratados?
A MP cria 100 vagas, a serem preenchidas de forma gradativa, e também prorroga até 2013 o período de contratação temporária de pessoal, que deve ser substituído no futuro. A atribuição de contratar continua com o Ministério da Defesa.

Que órgãos serão subordinados à nova secretaria?
Infraero e Anac. O Conselho de Aviação Civil será presidido pelo ministro da SAC.

A nova secretaria vai funcionar com quantos funcionários?
A MP autoriza a criação de 129 cargos para a Secretaria de Aviação Civil.

Haverá concurso para a contratação de pessoal? Se sim, quando?
A MP ainda será regulamentada por decreto, que, segundo a Casa Civil, detalhará pontos não especificados.

Qual será a estrutura da nova secretaria?
Será composta por gabinete, secretaria-executiva e até três secretarias operacionais. O comandante do novo órgão terá status de ministro de Estado.

Quem vai comandar a secretaria? O perfil será técnico ou político?
O nome do futuro secretário ainda não foi definido.


Organograma da Secretaria de Aviação Civil (Foto: Editoria de Arte/G1)

g1

Pane de comunicação causa apagão aéreo em Buenos Aires


Problemas no sistema de comunicação entre as aeronaves e as torres de controle interromperam todas as operações nos principais aeroportos da região de Buenos Aires. As chegadas e partidas do Aeroporto Internacional de Ezeiza, Aeroparque Jorge Newbery e Aeroporto de San Fernando foram canceladas.

A expectativa era de que a situação começasse a ser regularizada durante a madrugada. De acordo com a Agência de Aviação Civil argentina, o problema é na frequência de chegada, o que interrompeu a comunicação entre aeronaves e controladores aéreos.

A maioria dos voos está sendo redirecionada para Rosário, a segunda cidade argentina, que fica a mais de 300 km da capital. As companhias brasileiras TAM e Gol adiaram os voos de partida e chegada a Buenos Aires.
destak

Três submarinos-robôs vão buscar destroços de avião da Air France

Reprodução TV Globo

Foto: Reprodução TV Globo

Uma nova fase de buscas pelos destroços e pelas caixas-pretas do avião da Air France que desapareceu no oceano Atlântico em junho de 2009 com 228 pessoas a bordo será iniciada. De acordo com o Escritório de Investigação e Análises da França, desta vez será vasculhada uma região de dez mil quilômetros quadrados.


Nesta que será a quarta etapa de buscas, três submarinos-robôs de última geração serão utilizados. Eles são programados para detectar qualquer material que possa fazer parte da fuselagem do airbus A-330 da Air France. E a equipe responsável pelas buscas pertence a uma instituição americana que trabalhou na descoberta de destroços do Titanic.



A região submarina onde a missão será realizada possui montanhas de até 500 metros de altura e a uma profundidade entre três e quatro mil metros. O oceanógrafo americano Dave Gallo, responsável pelas pesquisas, acredita no êxito dessa missão por conta da qualidade dos equipamentos e da equipe, que apresenta grande experiência em explorações no fundo do mar.



De acordo com o diretor do Escritório de Investigação e Análises da França, Jean Paul Troadec, o principal objetivo dessa missão consiste em localizar os destroços e as caixas-pretas do avião. Para retirá-los do fundo do mar, seria necessária uma quinta fase de buscas.

Integrantes da Associação dos Parentes das Vítimas do Voo 447 foram conhecer o navio, que deve deixar o Porto de Suape nesta terça-feira (22), e falaram das expectativas que têm a partir de agora.

“Nessa fase, ao contrário das três fases anteriores, e motivado pelo avanço tecnológico nas pesquisas e um golpe de sorte, a gente consiga ter sucesso”, diz o irmão de uma das vítimas, Marten Van Sluys.
pe360

Número de passageiros de avião em 2011 já supera o de 2010


Segundo pesquisa realizada pela Folha de S.Paulo, o número de passageiros de avião superou o de viajantes de ônibus interestaduais pela primeira vez.

Só entre os meses de janeiro e fevereiro de 2011, as estatísticas apontam um crescimento de 10% nos viajantes de avião em relação ao ano inteiro de 2010 (no ano passado, 66 milhões de passageiros voaram de avião a outros estados). Ainda em 2010, cerca de 67 milhões de pessoas viajaram de ônibus a outros estados, mas este número está em queda e não deve se repetir em 2011.
A Folha mostra que de 2002 a 2010, o número de passageiros de avião cresceu 115%, e o de passageiros de ônibus informado pelas empresas caiu 31%.
Alguns dos motivos apontados para este resultado são a melhoria de renda da população e as condições favoráveis para a aviação.
agoravale

Avião militar dos EUA cai na Líbia; Gaddafi mantém ofensiva


Um avião de guerra dos Estados Unidos caiu na noite desta segunda-feira na Líbia, na primeira baixa das forças da coalizão internacional. Os dois pilotos a bordo conseguiram se ejetar e estão bem, segundo o Comando Americano na África.

Vince Crawley, porta-voz do comando, disse que ambos os pilotos sofreram ferimentos leves. Eles usaram paraquedas para se ejetar do F-15E Strike Eagle, ainda em uma grande altitude, e acabaram caindo em lugares diferentes. Um deles já foi encontrado e resgatado e equipes buscam o paradeiro do segundo.


Suhaib Salem/Reuters
Curiosos observam destroços de avião dos EUA que caiu na Líbia; os dois pilotos se ejetaram e estão bem
Curiosos observam destroços de avião dos EUA que caiu na Líbia; os dois pilotos se ejetaram e estão bem

"Mas nós sabemos que ele está seguro", disse Ken Fidler, outro porta-voz do comando.

A queda ocorreu às 19h30 de segunda-feira. O comando não divulgou o local do acidente.

A aeronave partiu da base italiana de Aviano, como parte da operação Aurora da Odisseia.

A causa da queda está sendo investigada. Segundo o correspondente do jornal britânico "Daily Telegraph", o F-15E Eagle americano sofreu uma falha mecânica.

"Acabei de encontrar um avião de guerra dos EUA em um campo. Acredito que uma falha mecânica causou a queda", disse o correspondente do jornal Rob Crilly, em seu Twitter. "O avião caiu ontem a noite. A tripulação estaria bem", disse Crilly, que cobre os conflitos nos arredores de Benghazi, reduto rebelde no leste do país.

A Força Aérea dos EUA disse que aviões B-2, F-15 e F-16 estão participando das operações na Líbia. Eles estão sendo coordenados pelo Comando Americano na África, que tem como base Stuttgart, na Alemanha.

As forças da coalizão ocidental lançaram novos ataques aéreos e com mísseis em Trípoli na madrugada desta terça-feira. Os ataques fazem parte da operação Aurora da Odisseia, aprovada pelo Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) para impor uma zona de restrição aérea no país e proteger os civis da violência das forças do ditador Muammar Gaddafi.

As explosões e disparos de artilharia antimísseis foram ouvidos mais uma vez perto do complexo onde vive Gaddafi, no bairro de Bab al-Aziziya. No domingo (20), um dos prédios do complexo foi destruído por mísseis da coalizão internacional, em uma ação que o regime líbio chamou de "bárbara".

A TV estatal líbia diz que vários locais em Trípoli foram alvo dos novos ataques das forças que chamou de "Cruzada inimiga". "Estes ataques não vão assustar o povo líbio", garantiu o apresentador.

Reduto do ditador, aos aviões militares foram recebidos por bateria antiaérea e slogans favoráveis a Gaddafi ecoavam no centro da cidade. Carros passavam em alta velocidade e buzinando pelas ruas.


Anja Niedringhaus/AP
Rebeldes líbios param em estrada e observam morteiros das forças de Gaddafi a alguns quilômetros
Rebeldes líbios param em estrada e observam morteiros das forças de Gaddafi a alguns quilômetros

O canal de TV Al Jazeera disse que as instalações de radar de duas bases de defesa aérea no oeste da Líbia foram atingidas pelas forças de coalizão.

Um porta-voz do governo líbio disse que as forças estrangeiras mataram muitos civis atacando os portos e o aeroporto de Sirte.

"Você viu aquele lugar [aeroporto de Sirte]", disse Mussa Ibrahim, em entrevista a jornalistas. "É um aeroporto civil. Ele foi bombardeado e muitas pessoas foram mortas. Portos também foram bombardeados".

OFENSIVA LÍBIA

Apesar dos ataques dos aliados, as forças leais a Gaddafi mantiveram nesta terça-feira a ofensiva contra os rebeldes da oposição, que desde 15 de fevereiro protestam pela renúncia do ditador e tentam conquistar o controle do país.

Moradores de Misrata, cidade próxima a Trípoli e sob o controle dos rebeldes, relataram à agência Reuters que as tropas governistas estão bombardeando.

"A situação está muito ruim. Os tanques começaram a atacar com artilharia nesta manhã", disse um morador que se identificou apenas como Mohammed. "Franco-atiradores estão participando da operação também".


Anja Niedringhaus/AP
Rebeldes líbios fogem dos arredores de Ajdabiya sob ataque de morteiros das forças de Gaddafi
Rebeldes líbios fogem dos arredores de Ajdabiya sob ataque de morteiros das forças de Gaddafi

Ele afirma que as vítimas da ofensiva incluem quatro crianças, a mais velha com 13 anos, que estavam em um carro atingido pela artilharia.

Testemunhas em Zintan, perto da fronteira com a Tunísia, disseram que a cidade foi atacada novamente nesta terça-feira, com artilharia pesada.

Várias casas foram destruídas, assim como o minarete de uma mesquita.

"Novas forças foram enviadas hoje para dominar a cidade. Há ao menos 40 tanques no pé das montanhas perto de Zintan", disse Abdulrahmane Daw.

Os relatos não puderam ser independentemente verificados.

folha.com