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terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Governo espanhol diz que controladores aéreos têm "torre de privilégios"


O ministro do Fomento espanhol descreveu hoje, terça-feira, no parlamento em Madrid, a "torre de privilégios" dos controladores aéreos, em que os salários "eram a fachada mais visível", para defender mais reformas para a actividade.


Governo espanhol diz que controladores aéreos têm "torre de privilégios"
Paragem sem aviso dos controladores aéreos em Espanha afectou milhares de passageiros

"Os controladores conseguiram levantar uma torre de privilégios, com salários desproporcionados, poder absoluto para organizar o seu próprio trabalho e grande poder na formação e no acesso à profissão", afirmou José Blanco.

"Um colectivo que sempre recorreu à pressão, às ameaças, à chantagem, às greves ilegais e ao abuso das baixas", acrescentou, na Comissão de Fomento do Congresso de Deputados em Madrid, onde compareceu, a pedido próprio, para dar conta da situação do serviço aéreo espanhol.

Em Espanha ainda vigora o estado de alarme - primeiro nível do estado de emergência - para a navegação aérea, em resposta à decisão dos controladores de abandonarem maciçamente os locais de trabalho, a 4 de Dezembro.

"Um ataque contra o Estado"

Numa intervenção marcada por duas críticas aos controladores, José Blanco quis agradecer a "lição de seriedade e responsabilidade" manifestada pelos cidadãos no momento e a actuação das forças e corpos de segurança do Estado, trabalhadores da AENA, empresas aéreas, força aérea e a Unidade Militar de Emergências.

"Os acontecimentos desse fim de semana não foram um acto isolado mas a culminação de sucessivas ameaças, chantagens e acções irregulares de um colectivo que tem vindo a impor condições laborais privilegiadas e inaceitáveis", afirmou.

"Chegou o momento desta câmara reflectir sobre os problemas de fundo e continuar a tomar medidas de reforma necessárias para adequar o sistema de controlo aéreo ao marco europeu", afirmou.

José Blanco defendeu as medidas que o Governo tem vindo a adoptar para reformar o serviço e as decisões que tomou para lidar com a situação de 4 de Dezembro, que considerou "legais, adequadas, necessárias e eficazes" para responder "a um ataque contra o Estado, a soberania e a cidadania".

Salário médio de 323 mil euros/ano

E para combater privilégios que, referiu, permitem que o salário médio dos controladores espanhóis seja de 323 mil euros por ano, mais do dobro dos controladores alemães e quase o triplo dos congéneres britânicos.

Os controladores aéreos conseguiam definir a própria jornada de trabalho, reduziam o horário normal e aumentavam as horas extraordinárias - como foi determinado numa sentença da Audiência Nacional - chegando a uma média de 600 por ano, pagas num valor "três vezes" superior ao normal.

Isto permitiu, por exemplo, que em 2008 um controlador em Barajas (Madrid) tenha conseguido 1200 horas extraordinárias e um rendimento anual de quase um milhão de euros, com outros representantes da USCA - União Sindical dos Controladores Aéreos - a beneficiarem de rendimentos de mais de 600 mil euros.

Só em 2009, os controladores somaram mais de 1,3 milhões de horas extraordinárias, a um custo de 360 milhões de euros. Este ano, e desde a reforma, apenas se usaram 18 mil horas extraordinárias, a um custo de 2,5 milhões de euros.

Ao mesmo tempo os convénios existentes, negociados sobre pressão, implicavam que os controladores poderiam alcançar a pré-reforma aos 52 anos com salários de 170 mil euros.

Valores que levaram a que o serviço de controlo aéreo estivesse em risco de sustentabilidade financeira com um custo total por ano de mais de 1100 milhões de euros que serão reduzidos para 480 depois da reforma.

jornal de notícias

Super salário de um controlador espanhol


Depois da recente greve dos controladores na Espanha muitos jornais começaram a divulgar os super salários que alguns deles ganham. Hoje em dia, depois de 2 greves que pararam o país em menos de 1 ano, os controladores são os maiores inimigos públicos num país de "mileuristas" e com quase 20% de desemprego. Já falam até na militarização dos serviços, contrário à tendência mundial de desmilitarização do controle de tráfego aéreo.

O soldo médio por hora de um controlador num grande aeroporto espanhol é de quase 180 euros, enquanto a média européia é de 90 euros.

Um dos resultados das últimas divulgações salariais foi um grande aumento das matrículas nos cursos de formação de controladores.

Abaixo ponho o link da reportagem do jornal "El Periódico" de Barcelona com os detalhes do salário de um controlador do centro de controle de Gavà, perto de Barcelona, que ganhou em 2008 quase 600.000 euros (entre salários, horas extras, benefícios, incentivos, etc).
contato radar

DC-3 celebrará o aniversário de 75 anos de seu voo inaugural

O DC-3 'Flabob Express' que estará exposto durante o evento. (Foto: Fernando Valduga / Cavok)

A aeronave que virtualmente mudou a indústria da aviação comercial, o Douglas DC-3, celebrará os 75 anos de seu voo inaugural no dia 17 de dezembro de 2010. O primeiro voo a partir do Aeroporto de Santa Monica, na California, ocorreu no dia 17 de dezembro de 1935 para coincidir com o 32º aniversário do primeiro voo dos Irmãos Wright realizado em 1903.

Uma imagem do primeiro voo da aeronave Douglas DC-3 em 1935. (Foto: Douglas Aircraft Company)

Na sexta-feira, dia 17 de dezembro, um evento comemorativo será realizado no Aeroporto Santa Monica entre o meio-dia e as 3hs da tarde numa aérea adjacente ao prédio da administração do aeroporto. O evento será aberto ao público e apresentará uma aeronave DC-3 na expsoição juntamente com uma apresentação e dedicatória oficial de uma placa comemorativa marcando o 75º aniversário do primeiro voo.

A programação é um trabalho de colaboração desenvolvido pela American Aviation History Society e pelo Museum of Flying. A aeronave DC-3 ‘Flabob Express’ estará disponível para vooos durante o dia. Adicional a aeronave exposta, haverá a exibição de modelos das aeronaves da Douglas e da história do Aeroporto de Santa Monica. Desde a sua introdução na linha de montagem, mais de 10.000 aeronaves DC-3 foram fabricadas e atualmente mais de 1.000 ainda voam pelo mundo todo operando como um testemunho da durabilidade, segurança e confiabilidade da aeronave.

cavok

Você sabe como se troca o pneu de um avião?



Cuidar de pneus de aviões é coisa séria. Os pneus dianteiros podem ter até 11 recauchutagens antes de ser descartados, mas os traseiros, que sofrem mais impacto pelo peso do avião, apenas 5.

Após 100 voos, chega a hora de trocar o pneu - um processo simples para profissionais, mas que requer muita prática e habilidade.




1. Não é só estacionar no posto: é preciso isolar a área, calçar as rodas e fechar portas - isso é para evitar que a fuselagem entorte quando o avião é erguido.

2. A peça-chave para trocar o pneu do avião é um grande macaco hidráulico chamado de malabar. Primeiro, acionado manualmente, ele é só encaixado na aeronave.

3. Uma mangueirinha passa a pressão interna de um pneu para o malabar - é tanta pressão que ele consegue erguer o avião. Com o avião suspenso, é retirado o pneu que não está conectado.

4. A porca que segura a roda é solta com a ajuda de um equipamento hidráulico. Recomenda-se tirar a roda com ajuda de um suporte - cada uma delas pode pesar até pelo menos 200 kg.

5. A roda tem de ser colocada ainda com seu pneu desinflado. Com a roda encaixada e presa, o freio é desativado para verificar se ela gira normalmente. Depois, a porca é presa outra vez.

6. Com o avião ainda suspenso, o novo pneu é inflado. E não se usa ar comprimido, mas nitrogênio, que não congela na altitude e demora mais a sair do pneu.
pilórdia

Passageiro relata pânico em voo do Rio com destino a Salvador


Um passageiro do voo 6708 da Webjet, que saiu às 7h35 desta segunda-feira (13), do Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro, com destino a Salvador, relatou momentos de pânico e desespero durante a viagem. Paulo Lima Junior contou que logo após a decolagem, os viajantes sentiram forte cheiro de queimado.

Em seguida, segundo ele, o avião entrou em princípio de queda livre e as máscaras de oxigênio foram acionadas: “Por mais de uma hora ficamos em pânico rezando pelas nossas vidas. Até chegarmos ao Galeão. Vários passageiros passaram mal e muitos desistiram da viagem até Salvador”, explicou Paulo.

Posição da companhia aérea
De acordo com a assessoria de imprensa da Webjet, o piloto do avião percebeu instantes após a decolagem que a aeronave não estava com a pressurização adequada. Por medida de precaução, o comandante acionou as máscaras de oxigênio e retornou ao Rio, pousando por volta das 9 horas.

A Webjet informou ainda que a aeronave, um Boeing 737-300, foi encaminhado para a análise. A empresa ressaltou que os passageiros do voo foram reassentados em outros voos da companhia e de outras empresas congêneres.
g1

Classe Executiva da TAM é eleita a melhor da América do Sul pela Business Traveler


A TAM Linhas Aéreas recebeu o prêmio de Melhor Classe Executiva da América do Sul na eleição anual da edição norte-americana da revista Business Traveler.

Em cerimônia realizada na semana passada no Hotel Sofitel, em Los Angeles (Estados Unidos), a companhia foi anunciada pela primeira vez como vencedora em uma categoria do prêmio “Best in Business Travel”, em sua 23ª edição.

A escolha é feita com base em levantamento com leitores da publicação. Neste ano, 8 mil assinantes escolheram as companhias, alianças, aeroportos, hotéis e locadoras de veículos que ofereceram os melhores serviços em 2010 para os passageiros de negócios em todo o mundo.
segs

Avianca e Taca vão doar milhas para instituições de apoio à infância





As companhias Avianca e Taca iniciaram pelo segundo ano consecutivo seu programa de auxílio as instituições de apoio à infância, Fé e Alegria, Aldeia SOS e Unicef. Serão doadas mais de dois milhões de milhas que contribuirão, por exemplo, no transporte de colaboradores e materiais de apoio, com o objetivo de reduzir os gastos das entidades com o transporte aéreo.
Para participar da campanha basta entrar no site http://www.navidad.aviancataca.com/ durante o mês de dezembro e votar na instituição que será ajudada. Os participantes também concorrem a 50 sorteios de 20 mil milhas cada.
mercado e eventos

Embraer cria unidade para produzir aviões de guerra


A Embraer anunciou nesta sexta-feira (10) a criação da Embraer Defesa e Segurança, uma divisão da empresa que funcionará praticamente como uma companhia autônoma, voltada exclusivamente para a produção e o desenvolvimento de equipamentos de defesa. A nova unidade terá, inclusive, um presidente próprio.

A divisão foi criada devido ao volume crescente de negócios envolvendo a área de equipamentos bélicos.

Este ano, o faturamento com defesa será de R$ 1,1 bilhão. Para 2011, a expectativa é que o faturamento chegue a R$ 1,5 bilhão.

Segundo o presidente da Embraer, Frederico Curado, a divisão dará maior “agilidade e autonomia empresarial” à companhia.

Plano estratégico brasileiro

Curado destacou ainda que o fortalecimento da indústria de defesa é estratégico para o Brasil. “É importante para o país ter autonomia para desenvolver armamentos e aviões”.

A unidade inaugurada atuará não só no desenvolvimento de aviões, mas também no de equipamentos de comunicação, computação, controle e inteligência. De acordo com ele, a Embraer pretende ser a principal empresa do plano do governo federal de fortalecer esse segmento. “A Embraer vai ser a âncora dessa cadeia”.

O desenvolvimento de produtos para atender às necessidades das Forças Armadas também ajuda a abrir as portas da companhia para o mercado internacional. “Acaba gerando possibilidades de exportação, com a criação de um portfólio”, disse Curado.

Atualmente, a Embraer tem como clientes 30 forças de defesa em todo o mundo. A expansão dos negócios pode, segundo o presidente, até impulsionar novas contratações. “À medida que a gente cresça, com certeza precisaremos contratar mais pessoas”.

diário do nordeste

Site da TAM com vantagens para grupos


O site da TAM Linhas Aéreas oferece facilidade para quem está interessado em agendar viagem em grupos de dez ou mais pessoas no mesmo voo e data.


A ferramenta, desenvolvida para atender aos clientes acostumados a comprar pela internet, oferece condições especiais para a compra de passagens aéreas para grandes grupos.


Na home do site da TAM (na área onde o passageiro deve informar a origem e o destino da viagem para obter datas, voos e assentos disponíveis), já é possível encontrar o ícone “Mais de 9 passageiros?”, que é útil para o planejamento de viagens com descontos especiais para universitários, famílias, grupo de amigos e pequenas agremiações.


Clicando no ícone, o cliente é encaminhado para uma página do “Formulário de Solicitações de Grupos” e, depois de preenchê-lo, envia automaticamente a sua solicitação para avaliação da TAM. Em até 72 horas, a companhia envia uma resposta com as condições oferecidas para a reserva do grupo, que tem 48 horas para decidir sobre a emissão dos bilhetes.

brasilturis

EUA reiteram interesse em vender 36 caças da Boeing ao Brasil


O subsecretário de Estado para Assuntos Políticos americano, William Burns, reiterou nesta segunda-feira no Brasil o interesse dos Estados Unidos na venda de 36 caças da Boeing, que enfrenta a concorrência de empresas de França e Suécia, disseram à Agência Efe fontes oficiais.

O funcionário americano foi recebido pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, com quem conversou sobre essa licitação, cujo resultado depende de uma "decisão presidencial", disse uma porta-voz do ministério.

Entre os concorrentes estão os aviões de combate Super Hornet F/A-18 da americana Boeing, os Gripen NG, da sueca Saab, e os Rafale, da francesa Dassault, que até agora são considerados os favoritos.

As ofertas das três empresas já foram analisadas pelo Ministério da Defesa e a decisão final está em mãos do chefe de Estado, Luiz Inácio Lula da Silva, quem na semana passada destacou que pode deixar a decisão para a presidente eleita, Dilma Rousseff.

Burns, quem não deu declarações à imprensa, reiterou "o interesse dos Estados Unidos" no negócio e a credibilidade de seu país, disseram as fontes consultadas pela Efe.

No encontro, que representou a única atividade oficial de Burns em Brasília, Jobim também explicou os planos de reestruturação do Ministério da Defesa para os próximos meses.

Na última sexta-feira, Burns iniciou uma viagem à América do Sul que incluiu ainda Chile e Argentina, que, assim como o Brasil, foram qualificados pelo Departamento de Estado como "parceiros regionais fundamentais".

terra

WikiLeaks revela Heráclito Fortes como defensor da Boeing


Heráclito aparece em documentos secretos americanos revelado pelo site WikiLeaks

O senador paiuiense Heráclito Fortes (DEM) aparece nos documentos confidenciais americanos vazado pelo site americano WikiLeaks que considera o piauiense como um “defensor da licitação da Boeing”, empresa americana com atuação no setor de aviação em todo Mundo:

“Brasileiro senador Heráclito Fortes, um defensor da licitação da Boeing e o segundo na liderança do Senado, também acredita que garantias USG das transferências de tecnologia seriam importante, mas se recusou a especular sobre chances da Boeing para a decisão final, observando que havia pouca confiança no Estados Unidos entre os conselheiros do presidente Lula”. É o que diz o documento do governo americano publicado pelo WikiLeaks.

clicapiaui.com



Aeronautas em estado de greve!


Atenção aeronautas!!! Agora é pra valer! O estado de greve já foi decretado e a data de início da paralisação está marcada: dia 23 de dezembro! Vamos continuar lutando pela garantia dos nossos direitos!

Uma Comissão de Mobilização foi formada e todos estão convidados para fazerem parte! Quem tiver interesse deve entrar em contato com o SNA.

Nesta quarta-feira, dia 15 de dezembro, haverá uma nova rodada de negociações com o Snea. Esperamos que as empresas apresentem uma nova proposta que seja justa para todos os trabalhadores.

No dia seguinte, 16/12, iremos avaliar essas possíveis propostas em assembleia a ser realizada às 14h em primeira convocação e às 14h30 em segunda e última convocação na Sede (Av. Frankling Roosevelt, 194 – sala 803 – Castelo – Rio de Janeiro/RJ), Subsede (Av. Washington Luiz, 6817 – Sala 101- Congonhas – São Paulo/SP) e demais representações do SNA.

Compareçam! Unidos somos mais fortes!!!

sna

Infraero vai investigar acidente com cadeirante em SP


A Infraero abriu uma sindicância para apurar acidente com um cadeirante no aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo. O arquiteto Fernando Porto de Vasconcellos, de 71 anos, voltava de Brasília e, por ser cadeirante, foi levado em um equipamento de transporte de deficientes, o ambulift, quando caiu e bateu a cabeça.
Segundo a filha dele, Moira de Castro Vasconcellos, uma funcionária da companhia aérea Gol estava com o passageiro na viatura e, após uma freada brusca, caiu sobre Fernando. O arquiteto foi socorrido ao Hospital Santa Paula, no Brooklin.

O acidente ocorreu no último sábado, dia 10, por volta das duas da tarde. A Gol Linhas Aéreas informou que mantém contato com a família e oferece assistência ao cliente.
e-band

Avião escapa por pouco de tempestade 'monstro'

Doug Roane, médico e fotógrafo amador, flagrou uma cena assustadora: um avião comercial escapando por pouco de uma tempestade "monstro" no céu do estado americano de Montana:

O autor da foto, que mora em Billings, contou que estava observando a tempestade quando viu a aeronave "surgir" no céu, escapando da tormenta.
"O avião surgiu completamente de surpresa e pareceu ter vindo do nada. Parecia estar batalhando para verncer a tempestade. Parecia estar sendo perseguido pela tormenta. Nunca tinha visto nada parecido", contou Doug, segundo o "Daily Mail".
Fonte: O Globo
blog do joão moacir

Pilotos da TAP preparam-se para novas greves em 2011


Os pilotos da TAP "prevêem um ano com alguma turbulência", depois de ontem terem aprovado em assembleia geral do Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) um reforço do fundo de greve. Isto no mesmo dia em que Fernando Pinto, presidente da TAP, voltou a dizer que a política de redução salarial imposta pelo Governo às empresas públicas é "um problema" para a transportadora.

"O fundo de greve do SPAC foi reforçado", confirmou ao Diário Económico fonte oficial do sindicato - um fundo que visa cobrir eventuais custos gerados por greves dos pilotos. Só que o seu reforço deixa antever novas paralisações dos pilotos em 2011, depois da última paragem em Setembro de 2009 devido a impasses no processo negocial de revisão do acordo de empresa.

sapopt

Avião furtivo



Aeronaves Stealth são aquelas possuem um RCS (Radar Cross Section) baixíssimo. Tal aeronave é capaz de fazer essa proeza refletindo Ondas eletromagnéticas ou as absorvendo. O Stealth não quer dizer necessariamente que a aeronave não será mais detectada pelo radar. As aeronaves continuam sendo detectadas, mas agora com o RCS muito baixo. Dependendo do poder do radar as aeronaves stealth seriam detectadas, mas seriam confundidas com pequenos animais voadores que apresentam um RCS de uma águia, por exemplo. Em conjunto de tácticas de vôo, com a capacidade furtiva das aeronaves, um piloto de um avião Stealth é virtualmente invisivel.


Tecnologia Stealth
Aviões como o F-117 Nighthawk, um avião militar norte americano de pequenas dimensões e que possui uma tecnologia stealth, apresenta uma baixa assinatura radar ou um baixíssimo RCS (equivalente ao de um pardal). Para fazer o RCS de um avião ser baixo, na década de 70 a agencia de espionagem CIA encomendou uma areonave que pudesse voar nas grandes altitudes a altíssimas velocidades. Seu projeto se desenvolveu no SR-71 Blackbird.

O SR-71 Blackbird conseguia diminuir o seu RCS pelo fato de que possuir muitos angulos curvos. Angulos curvos conseguem dispersar asOndas eletromagnéticas, assim diminuindo seu RCS. Logo se descobriram novas tecnologias para incrementar, como a invenção do RAM. Infelizmente as aeronaves B-2 Spirit e F-117 Nighthawk possuem muitos angulos curvos, o que prejudica em muito a sua estabilidade em vôo. A solucão encontrada foi desenvolver softwares (e usar o Fly-by-wire), para o computador de bordo do avião conseguir se estabilizar durante o voo. Radar Absorbent Material (Material de aborção de Radar), o RAM se trata de uma tinta, que ao se passar sobre o avião, reagiria absorvendo algumas Ondas eletromagnéticas e impedindo sua deflecção. As ondas de radar seriam induzidas pelo campo magnetico desse material para a conversão de energia em calor. Essa tecnologia norte-americana é muito cara, mas sua capacidade ja foi testada no Afeganistão e no Iraque, demostrando ter desempenho relativamente considerável.Os aviões grandes produzem, por princípio, os ecos de radar mais importantes. Mas a forma é igualmente determinante. O Lockheed F-117 é constituido de uma série de pequenas superficies facetadas. O radar funciona emitindo Ondas eletromagnéticas o que "ecoa" nos aviões e retorna com dados sobre o tamanho, distancia e a velocidade, permitindo se saber de qual aeronave se trata (semelhante ao sonar dos submarinos) graças ao seu design.



Durante a guerra do Golfo em 1991, existiam muitas operações de bombardeio, arriscadas para aviões como o gigante B-52 ou o eficiente bombardeiro estratégico F-111, utilizados desde de os anos 60 no Vietnã. Apesar de terem um excelente curriculum, a USAF não queria se dar ao luxo de haver a possibilidade de perda de aeronaves. A situação pedia eficiencia e furtividade. A solução: o F-117. Invisivel ao radar, o F-117 é o mais indicado para cumprir missões de bombardeios estratégicos. Suas bombas guiadas a laser acertam alvos com uma precisão de erros de apenas poucos centimetros. Após o inicio dos desenvolvimentos furtivos, a necessidade da USAF de substituir seus F-15 em serviço, culminou no desenvolvimento do avião caça mais caro e poderoso do planeta, o F-22 Raptor. Outra necessidade norte americana foi o programa desenvolvimento para um borbardeiro nuclear estratégico. No final, a Boeing apresentou o B-2 Spirit. Custando a bagatela de US$ 2 bilhões, podemos dizer que o B-2 é o mais caro e eficiente bombardeiro do mundo. Enquanto os F-117 podiam destruir apenas 2 alvos por missão, o B-2 é capaz de destruir 17 deles, segundo alguns simultaneos.

Possível Radar Russo


Não se sabe muitas informações, mas especula-se que os russos possuem um radar que utilizaria um metodo diferente de detecção de aeronaves. Aeronaves como o F-117, F-22 Raptor não tem mais livre acesso na ex-URSS. Os Russos realmente nunca se importaram com a vertente norte-americana de tornar invisivel ao Radar (apesar de que isso seria um sonho para ambos os lados). A escola russa nunca deu ênfase na invisibilidade pois haviam escolhido o caminho de produzir aviões de soberba aerodinâmica capazes de fazer manobras que nenhum avião norte-americano jamais havia sonhado, porém com aviônicos e tecnologias embarcadas simples. Isso, teoricamente, tornaria a tecnologia stealth obsoleta e a Russia teria uma nova vantagem sobre os EUA. Acreditavam-se que eles utilizavam radares de baixa frequência. Porém, o interesse russo mais recente em aeronaves stealth com o desenvolvimento da nova aeronave russa o Pak-fa T-50 demostrou que, as especulações sobre o possível radar que indentifica aeronaves furtivas são falsas, devido a própria Russia ja desenvolver esse tipo de tecnologia admitindo que, o futuro da aviação se encontra em aeronaves stealth.

Baixas Frequências de radar


Recentemente um artigo da revista Aviation Week & Space Technology revelou que na operação tempestade do deserto, os americanos haviam montado um centro de pesquisa e desevolvimento para detecção de aeronaves. Esse grupo estaria utilizando baixas frequências de radar, e que afirmaram ter detectados com dificuldades aeronaves Stealth, mesmo que de forma bastante limitada. "Nada é invisivel ao radar de frequência abaixo de 2GHz", afirma o diretor executivo da revista. Apesar da possivel detecção, o tamanho das ondas detectadas se comparam com a de um pardal, sendo impossivel afirmar que realmente o objeto detectado seria um avião militar. Curiosamente, na Russia e China há uma possivel quantidade de radares que utilizam a detecção de baixa frequência. Esse tipo de radar utiliza-se de um tecnologia básica, mas se aplicado às mais sofisticadas tecnologias de microprocessadores, sua performance pode mudar drasticamente. Depois disso, basicamente teria que se desenvolver um software capaz de tirar o "ruido" desse tipo de detecção. A partir daí, poderia ter alguma limitada chance de detectar qualquer tipo de objeto voador.
flying2010

Os principais desafios da aviação nos próximos anos


(REUTERS/Johannes Eisele)

Fusões e aquisições, conjuntura económica e ambiente são algumas das palavras de ordem de uma indústria que não vai conseguir manter a rota de recuperação em 2011.

Depois de um ano negro em 2009, este ano as companhias de aviação vão atingir lucros globais de 11,2 mil milhões de euros. O crescimento travará, novamente, em 2011, ano em que os resultados vão cair para 6,8 mil milhões de euros, de acordo com previsões divulgadas hoje pela Associação Internacional do Transporte Aéreo (IATA).

Giovanni Bisignadi, director-geral da associação, que representa 230 transportadoras aéreas, deixou claro, num encontro com jornalistas, em Genebra, que o sector enfrenta grandes desafios, no futuro:

O tigre asiático

Um deles é o “rápido crescimento dos mercados emergentes”, especialmente da Ásia, que será a grande responsável pelo aumento do número de viagens no mundo. “Tradicionalmente, o maior mercado era a América do Norte. Em 2009, 665 milhões de pessoas visitaram a região, enquanto o mercado asiático foi visitado por 662 milhões”, explicou o responsável.

A tendência será para que a Ásia se torne, rapidamente, no número um no mundo. “Em 2014, prevê-se que o número de viajantes cresça para 3,2 mil milhões. Mais 800 milhões do que hoje. E, desses 800 milhões, 360 milhões visitarão o território asiático”, acrescentou Bisignani.

O caminho da consolidação

A indústria tem assistido a sucessivos movimentos de fusão de transportadoras aéreas, como aconteceu, este ano, com a espanhola Iberia e a britânica British Airways. “É algo que está a mudar o sector”, referiu o director-geral da IATA, acrescentando que “algumas consolidações têm sido mais bem sucedidas do que outras”.

O objectivo destes negócios é, geralmente, a redução de custos através das sinergias que a junção de duas empresas com os mesmos propósitos gera. Além disso, permite crescer, sem fazer investimentos. Bisignani alertou, porém, que é preciso não esquecer “a liberdade” de cada companhia de aviação para que as fusões resultem.

Tolerância zero

Este ano, a IATA contabilizou 17 casos em que os aviões ficaram completamente inutilizados, o que, de acordo com a associação, resulta numa taxa de 0,66 acidentes por cada milhão de voos. “A segurança é um desafio constante e ainda há muito trabalho a fazer”, frisou o porta-voz da associação, que tem um programa de prevenção especial para os seus membros: o IATA Operational Safety Audit.

“A nossa prioridade é tornar a indústria cada vez mais segura, através da implementação de acordos com os Estados Unidos, a Europa e a Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO) para partilharmos informação de segurança, bem como de auditorias ao handling, de novos sistemas de treino para os pilotos e mecânicos e de mais ferramentas para evitar acidentes”, avançou Bisignani, que deu o exemplo de África, onde a taxa de acidentes continua a estar 12,5 vezes acima da média mundial, como uma região onde será preciso fazer mais esforços.

Um controlo sem complicações

No último ano, o controlo de passageiros tem sido alvo de preocupação das transportadoras aéreas, que, além da segurança, tiveram de se focar na redução de custos e na simplificação de processos. Uma necessidade que resultou, por exemplo, na eliminação do duplo controlo dentro da EU.

“De uma forma geral, o controlo na aviação evoluiu acrescentando medidas de segurança às que já existiam, com pouca atenção à forma como todo o processo está interligado”, lamentou o director-geral da IATA. A solução está nas novas tecnologias, que permitam controlar “não só os objectos perigosos, mas também os passageiros perigosos”, acrescentou.

Bisignani espera que a indústria caminhe para um sistema em que seja possível identificar os passageiros através de impressões digitais, passaportes biométricos e cartões de embarque no telemóvel. “As pessoas passariam por um túnel, seriam sujeitos a um controlo, sem ter de desfazer as malas”, disse.

Negócios mais simples, custos menores

A IATA está, neste momento, a avançar com um programa que permitirá às companhias de aviação poupar anualmente 13,4 mil milhões de euros, ao mesmo tempo que tornam “as viagens mais convenientes”, referiu Bisignani. Trata-se de medidas de simplificação do negócio, que passam, por exemplo, pelo embarque através de telemóvel ou pelos bilhetes electrónicos, bem como inovações que estão a ser estudadas, em termos de sistemas de reservas de viaturas ou de hotéis.

Mas, em simultâneo, o sector debate-se com um aumento exponencial dos custos, que não está unicamente associado ao preço do combustível. Bisignani destacou a ideia, que está a conquistar os governos europeus, de criar mais taxas aos passageiros. E reforçou a necessidade de avançar com o Céu Único, um programa pan-europeu, através do qual foram aprovadas, recentemente, metas de redução de custos de 3,5 por cento, entre 2012 e 2014.

Dar prioridade ao ambiente

O porta-voz da IATA considerou que “o transporte aéreo está à frente de todas as indústrias”, no que diz respeito à protecção do ambiente, nomeadamente através de programas de utilização eficiente do combustível. “É algo que é partilhado por toda a cadeia de valor: aeroportos, companhias de aviação, serviços de navegação aérea e fabricantes”. A associação referiu que já foi conseguida uma poupança de 76 milhões de toneladas de CO2 desde 2004.



A jornalista está em Genebra a convite da TAP e da IATA
público pt

Avião com dinheiro derrapa e sai da pista; Aeródromo é fechado

Entrada do aeródromo, fechado após o acidente

Uma aeronave de pequeno porte transportando dinheiro derrapou e saiu da pista do aeródromo de Picos, 306 quilômetros ao Sul de Teresina, no início da tarde desta segunda-feira (13). O incidente provocou o fechamento do local, no bairro Mirolândia.
A gerência do aeródromo, que não possui segurança privada, informou que a empresa de táxi aéreo proprietária da aeronave pediu que o local fosse fechado após o incidente, ocorrido por volta de 12h40min. O avião ainda estaria dentro da mata. A falha teria sido provocada por um dos trens de pouso.
Atualizada às 17h42
O 4° Batalhão da Polícia Militar de Picos informou que o acidente com a aeronave não provocou nenhum incidente de maior gravidade.
De acordo com informações repassadas ao Cidadeverde.com, a aeronave vinha de Fortaleza/CE com quatro pessoas, e por um problema no trem de pouso, teve dificuldades na aterrissagem e saiu na pista. Entretanto, o piloto conseguiu posar sem maiores danos e nenhuma das pessoas saiu ferida.
A aeronave funcionava como táxi aéreo e tinha como destino Floriano. Por transportar uma certa quantidade em dinheiro, cujo valor não foi revelado, equipes da Rondas Ostensivas Capitão Davi (Rocad) encontravam-se no aeródromo Fontes Ibiapina e fizeram a segurança do material transportado, que já foi encaminhado ao seu destino final juntamente com as pessoas que seguiam no avião.
cidade verde

Quem tem medo de avião não deveria aterrissar nestes 16 aeroportos

Calma, isto não é um acidente de avião prestes a acontecer: é o dia a dia do aeroporto internacional da Ilha de São Martinho, no Caribe. Lá, os aviões precisam voar perigosamente perto de uma praia, de uma avenida e de uma cerca para chegar na pista de pouso. E este é apenas um de dezesseis aeroportos bizarros citados pela Popular Mechanics. Olha só o vídeo do avião pousando em São Martinho:

Dois aeroportos me intrigaram muito. Em um deles, no aeroporto de Gibraltar, a pista de pouso cruza com a estrada mais movimentada do país:

Em outro aeroporto, nos Alpes franceses, o avião precisa subir quando pousa e descer quando decola. Só vendo o vídeo pra entender (pule para o ponto 0:50):

A lista da PopMech traz também o aeroporto da ilha de Madeira, que já mencionamos aqui, e o aeroporto de Congonhas, em São Paulo — mostrando que construir prédios ao redor de aeroportos é mesmo uma anomalia.

A lista completa na verdade tem dezoito aeroportos, mas dois deles não são medonhos, são apenas ridiculamente gigantescos. Veja a lista completa, em uma só página, através deste link. [Popular Mechanics via Tim Harford]

gizmodo

Vá de avião


Segundo a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), o transporte rodoviário de passageiros perdeu 13 milhões de usurários desde 2005. Ao mesmo tempo, o transporte aeroviário ganhou 20 milhões de passageiros.

Deve-se isto a três fatores conjugados: o aumento do mercado de trabalho, a melhoria de renda e o barateamento das passagens aéreas.

Há também a conveniência do transporte aéreo, que faz com que o usuário opte por ele, mesmo pagando um pouco mais: o parcelamento da passagem aérea em até 10 vezes e o tempo.

De São Paulo ao Nordeste são de dois a três dias pela estrada: o avião faz o mesmo trajeto em até três horas por preços equivalentes.

Quem mais tem sentido esta debandada é o segundo maior terminal rodoviário do mundo e o maior do Brasil, o Terminal Rodoviário do Tietê, na cidade de São Paulo, cujo movimento registrou queda de 10% desde 2005: "Hoje, só viaja de ônibus quem tem medo de avião", justifica Paulo Cizotto, concessionário de um ponto comercial no Tietê.

parsifal

Continental recorre da condenação pelo acidente com Concorde


A Continental Airlines apresentou hoje um recurso da sentença que dava a transportadora aérea norte americana como responsável criminal pelo acidente com o avião Concorde, em 2000, que fez 113 mortos.

Olivier Metzner, advogado da Continental, anunciou hoje que apresentou o recurso junto do tribunal de Versalhes, nos arredores de Paris.

A 06 de dezembro, numa decisão que a Continental considerou "absurda", a justiça francesa deu a transportadora americana como culpada pelo acidente e obrigou-a a pagar uma multa de 200 mil euros pelo acidente e mais um milhão de euros à francesa Air France, que operava o Concorde.

economico

O futuro da aviação está sendo discutido na Suíça


Os principais responsáveis pela aviação mundial estão hoje reunidos para discutirem o futuro da aviação mundial, em Genève, na Suíça. O IATA Media Global Day é um dos principais eventos do sector do ano.

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) reúne cerca de 230 empresas de aviação em todo o mundo, formando assim o mais poderoso grupo de lobby na defesa dos interesses do setor.

O SOL está a acompanhar a conferência ao vivo. Leia aqui todas as novidades que vão surgir durante o dia de hoje.

sol