Aeronaves Stealth são aquelas possuem um RCS (Radar Cross Section) baixíssimo. Tal aeronave é capaz de fazer essa proeza refletindo Ondas eletromagnéticas ou as absorvendo. O Stealth não quer dizer necessariamente que a aeronave não será mais detectada pelo radar. As aeronaves continuam sendo detectadas, mas agora com o RCS muito baixo. Dependendo do poder do radar as aeronaves stealth seriam detectadas, mas seriam confundidas com pequenos animais voadores que apresentam um RCS de uma águia, por exemplo. Em conjunto de tácticas de vôo, com a capacidade furtiva das aeronaves, um piloto de um avião Stealth é virtualmente invisivel.
Tecnologia Stealth
Aviões  como o F-117 Nighthawk, um avião militar norte americano de pequenas  dimensões e que possui uma tecnologia stealth, apresenta uma baixa  assinatura radar ou um baixíssimo RCS (equivalente ao de um pardal).  Para fazer o RCS de um avião ser baixo, na década de 70 a agencia de  espionagem CIA encomendou uma areonave que pudesse voar nas grandes  altitudes a altíssimas velocidades. Seu projeto se desenvolveu no SR-71  Blackbird.
O  SR-71 Blackbird conseguia diminuir o seu RCS pelo fato de que possuir  muitos angulos curvos. Angulos curvos conseguem dispersar asOndas  eletromagnéticas, assim diminuindo seu RCS. Logo se descobriram novas  tecnologias para incrementar, como a invenção do RAM. Infelizmente as  aeronaves B-2 Spirit e F-117 Nighthawk possuem muitos angulos curvos, o  que prejudica em muito a sua estabilidade em vôo. A solucão encontrada  foi desenvolver softwares (e usar o Fly-by-wire), para o computador de  bordo do avião conseguir se estabilizar durante o voo. Radar Absorbent  Material (Material de aborção de Radar), o RAM se trata de uma tinta,  que ao se passar sobre o avião, reagiria absorvendo algumas Ondas  eletromagnéticas e impedindo sua deflecção. As ondas de radar seriam  induzidas pelo campo magnetico desse material para a conversão de  energia em calor. Essa tecnologia norte-americana é muito cara, mas sua  capacidade ja foi testada no Afeganistão e no Iraque, demostrando ter  desempenho relativamente considerável.Os aviões grandes produzem, por  princípio, os ecos de radar mais importantes. Mas a forma é igualmente  determinante. O Lockheed F-117 é constituido de uma série de pequenas  superficies facetadas. O radar funciona emitindo Ondas eletromagnéticas o  que "ecoa" nos aviões e retorna com dados sobre o tamanho, distancia e a  velocidade, permitindo se saber de qual aeronave se trata (semelhante  ao sonar dos submarinos) graças ao seu design.
 Durante  a guerra do Golfo em 1991, existiam muitas operações de bombardeio,  arriscadas para aviões como o gigante B-52 ou o eficiente bombardeiro  estratégico F-111, utilizados desde de os anos 60 no Vietnã. Apesar de  terem um excelente curriculum, a USAF não queria se dar ao luxo de haver  a possibilidade de perda de aeronaves. A situação pedia eficiencia e  furtividade. A solução: o F-117. Invisivel ao radar, o F-117 é o mais  indicado para cumprir missões de bombardeios estratégicos. Suas bombas  guiadas a laser acertam alvos com uma precisão de erros de apenas poucos  centimetros. Após o inicio dos desenvolvimentos furtivos, a necessidade  da USAF de substituir seus F-15 em serviço, culminou no desenvolvimento  do avião caça mais caro e poderoso do planeta, o F-22 Raptor. Outra  necessidade norte americana foi o programa desenvolvimento para um  borbardeiro nuclear estratégico. No final, a Boeing apresentou o B-2  Spirit. Custando a bagatela de US$ 2 bilhões, podemos dizer que o B-2 é o  mais caro e eficiente bombardeiro do mundo. Enquanto os F-117 podiam  destruir apenas 2 alvos por missão, o B-2 é capaz de destruir 17 deles,  segundo alguns simultaneos.
Possível Radar Russo
Não  se sabe muitas informações, mas especula-se que os russos possuem um  radar que utilizaria um metodo diferente de detecção de aeronaves.  Aeronaves como o F-117, F-22 Raptor não tem mais livre acesso na  ex-URSS. Os Russos realmente nunca se importaram com a vertente  norte-americana de tornar invisivel ao Radar (apesar de que isso seria  um sonho para ambos os lados). A escola russa nunca deu ênfase na  invisibilidade pois haviam escolhido o caminho de produzir aviões de  soberba aerodinâmica capazes de fazer manobras que nenhum avião  norte-americano jamais havia sonhado, porém com aviônicos e tecnologias  embarcadas simples. Isso, teoricamente, tornaria a tecnologia stealth  obsoleta e a Russia teria uma nova vantagem sobre os EUA. Acreditavam-se  que eles utilizavam radares de baixa frequência. Porém, o interesse  russo mais recente em aeronaves stealth com o desenvolvimento da nova  aeronave russa o Pak-fa T-50 demostrou que, as especulações sobre o  possível radar que indentifica aeronaves furtivas são falsas, devido a  própria Russia ja desenvolver esse tipo de tecnologia admitindo que, o  futuro da aviação se encontra em aeronaves stealth.
Baixas Frequências de radar
Recentemente  um artigo da revista Aviation Week & Space Technology revelou que  na operação tempestade do deserto, os americanos haviam montado um  centro de pesquisa e desevolvimento para detecção de aeronaves. Esse  grupo estaria utilizando baixas frequências de radar, e que afirmaram  ter detectados com dificuldades aeronaves Stealth, mesmo que de forma  bastante limitada. "Nada é invisivel ao radar de frequência abaixo de  2GHz", afirma o diretor executivo da revista. Apesar da possivel  detecção, o tamanho das ondas detectadas se comparam com a de um pardal,  sendo impossivel afirmar que realmente o objeto detectado seria um  avião militar. Curiosamente, na Russia e China há uma possivel  quantidade de radares que utilizam a detecção de baixa frequência. Esse  tipo de radar utiliza-se de um tecnologia básica, mas se aplicado às  mais sofisticadas tecnologias de microprocessadores, sua performance  pode mudar drasticamente. Depois disso, basicamente teria que se  desenvolver um software capaz de tirar o "ruido" desse tipo de detecção.  A partir daí, poderia ter alguma limitada chance de detectar qualquer  tipo de objeto voador.
flying2010
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