Cuidar de pneus de aviões é coisa séria. Os pneus dianteiros podem ter até 11 recauchutagens antes de ser descartados, mas os traseiros, que sofrem mais impacto pelo peso do avião, apenas 5.
Após 100 voos, chega a hora de  trocar o pneu - um processo simples para profissionais, mas que requer  muita prática e habilidade.
1. Não é só estacionar no posto: é preciso isolar a área, calçar as rodas e fechar portas - isso é para evitar que a fuselagem entorte quando o avião é erguido.
2. A peça-chave para trocar o pneu do avião é um grande macaco hidráulico chamado de malabar. Primeiro, acionado manualmente, ele é só encaixado na aeronave.
3.  Uma mangueirinha passa a pressão interna de um pneu para o malabar - é  tanta pressão que ele consegue erguer o avião. Com o avião suspenso, é  retirado o pneu que não está conectado.
4.  A porca que segura a roda é solta com a ajuda de um equipamento  hidráulico. Recomenda-se tirar a roda com ajuda de um suporte - cada uma  delas pode pesar até pelo menos 200 kg.
5.  A roda tem de ser colocada ainda com seu pneu desinflado. Com a roda  encaixada e presa, o freio é desativado para verificar se ela gira  normalmente. Depois, a porca é presa outra vez.
6. Com o avião ainda suspenso, o novo pneu é inflado. E não se usa ar comprimido, mas nitrogênio, que não congela na altitude e demora mais a sair do pneu.
pilórdia
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