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quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Air New Zealand - Nada a esconder


Comercial da Air New Zealand- Nada a esconder parte 2, novamente não utilizam roupas, somente os corpos pintados


Popout


SITUAÇÃO CONFUSA NA VARIG LOG


A juíza Renata Mota Maciel invalidou a decisão da Assembléia de Credores pela falência da Varig Log, e aprovou um plano de recuperação judicial para a empresa. Em sua decisão ela considerou que alguns credores tentaram fazer prevalecer seus interesses em postura nitidamente incongruente com a própria companhia.
Aerobusiness

Lufthansa dá as boas-vindas à Continental, nova parceira Star Alliance





Com a adesão oficial da empresa aérea norte-americana Continental Airlines à Star Alliance na terça-feira (27), Lufthansa e Continental Airlines passam a oferecer muitas novas vantagens aos clientes em comum. Todos os voos Continental entre os EUA e a Alemanha, por exemplo, também poderão ser reservados sob número de voo Lufthansa a partir de 31 de outubro. Isso inclui as conexões diárias entre Newark (Nova York) e Hamburgo, Berlim-Tegel e Frankfurt assim como a nova rota entre Houston e Frankfurt, que será inaugurada pela Continental em 2 de novembro. Clientes Lufthansa dispõem, ainda, de voos de conexão para 37 destinos nos EUA, com baldeação fácil nos dois centros de distribuição da Continental em Newark e em Houston.

Em contrapartida, os voos diários Lufthansa de Frankfurt, Munique e Dusseldorf para Newark passam a ser oferecidos também com número de voo Continental, além de outros 56 destinos na Alemanha e na Europa a partir de Frankfurt. Para que os passageiros possam baldear de forma rápida e descomplicada no aeroporto de Rhein-Main, a Continental acaba de se instalar no Terminal 1, sob o mesmo teto da Lufthansa.

A partir de 17 de dezembro, o número de voos Lufthansa também oferecidos sob número de voo Continental será ampliado com mais 33 destinos. Entre eles, voos de longa distância para a Ásia, o Oriente Próximo e a África além de outros voos de conexão para destinos europeus. A partir desta mesma data, clientes Continental poderão seguir em voos Lufthansa ou Lufthansa Italia para Dusseldorf, Hamburgo, Berlim-Tegel, Paris (Charles de Gaulle), Londres-Heathrow e Milão-Malpensa.

Egom Assessoria de Imprensa

incêndio na turbina da JetStar em New Castle




Mais de 170 passageiros foram evacuados de um vôo da Jetstar na Austrália após uma breve incêndio no motor que se incendiou após o pouso, informou a empresa nesta quarta-feira.

Um incêndio no motor da turbina esquerda de um voo da Jetstar procedente de Brisbane forçou uma evacuação de emergência de aeronaves com mais de 170 passageiros a bordo em Newcastle na noite passada.

A Jetstar declarou que o avião tinha chegado a uma parada completa depois do seu desembarque programado de Brisbane para Newcastle, quando um trabalhador de solo percebeu um incêndio no motor esquerdo do A320.

O avião já estava desligado ", Ninguém ficou ferido na evacuação ou incêndio, que durou apenas alguns segundos, disse um porta-voz da Jetstar.

Os membros da tripulação realizaram procedimentos de emergência, pedindo que os passageiros deixassem suas bagagens de mão a bordo.
Os passageiros foram evacuados usando às escadas.

A Jetstar diz que as investigações continuaram para verificar o que causou o incêndio do motor, e estará trabalhando com os fabricantes do motor nos próximos dias.

Deficiente é proibida de voar pela Easyjet


Handicapée, elle est interdite par de easyJet vol


Coût de la plaisanterie : 400 euros, pour un vol sur une autre compagnie / DR


Coût de la plaisanterie : 400 euros, pour un vol sur une autre compagnie


Pregada a uma cadeira de rodas, Arminda Maia 60 anos, sente-se discriminada.
A EasyJet recusou-a No aeroporto de Roissy Charles de Gaulle para embarcar para Portugal, em 11 de outubro de 2009.

Isso revela que o diário regional L'Est Eclair de hoje, quarta-feira, outubro 28, 2009.
O Quadro:
"Ela sabia que tinha que ir urgentemente para Portugal, após uma morte na família. A senhora está à procura de um vôo. Sua escolha é a companhia aérea de baixo custo seduzida pelas suas tarifas ", disse o jornal.
No momento da inscrição, tudo correu bem. Arminda foi imediatamente apoiada. Temos, portanto, deixou de confiança e são deixados para Troyes", explica a sua família.

Duas horas depois, o passageira contatou sua família.


"A empresa recusou- a à bordo por causa de sua cadeira de rodas. Em um ambiente que não conhecia e abalada pela dor, ela teve que encontrar outra empresa com pressa", disse um de seus parentes.
Custo da brincadeira: 400 euros para um voo Air France.

Hoje, Arminda Maia e sua família pediu uma explicação: "Por que é possível em uma empresa e não em outra? O que aconteceu nos revolta! Esperamos um pedido de desculpas da easyJet . E o reembolso de um vôo que foi proibida de tomar. "

Por agora, a easyJet informou: "A recusa de embarque, deu-se, porque ninguém a acompanhou durante o vôo", disse o jornal.
Tourmagazine.fr

Aerogal fundiu com Avianca



Com a aquisição de 80% das ações da Aerogal
, Equador, Sinergy Group, da Colômbia, tornou-se uma das empresas que operam no mercado de aviação comercial no Equador.

Com isso, o mercado equatoriano será composto por dois grandes blocos de investimento estrangeiro, como a LAN Airlines (com a sua filial LAN Equador) e agora a companhia do grupo Sinergy, Aerogal, que operam linhas em code share com a Avianca e permanecem dentro a malha de rotas que as companhias aéreas do grupo Sinergy.

A concorrência entre os dois blocos econômicos provablente será difícil, considerando a dimensão do mercado e restrições que foram impostas para o operador que teve até agora com o investimento estrangeiro (LAN Equador), passa a equiparar condição Aerogal.

Este provavelmente será o verdadeiro teste para Tame e Ícaro, as companhias aéreas locais e completamente sem um forte investidor complementando-as com uma concorrência cada vez mais forte.

Europeia Imprensa

AVIÃO NÃO CONSEGUE ALCANÇAR PISTA E FAZ POUSO FORÇADO


A HABILIDADE DO PILOTO EVITOU UM DESASTRE COM VÍTIMAS FATAIS

Uma aeronave monomotor embraer/minuano prefixo PT-VMY pilotada pelo experiente aeronauta Harold Bieri, procedente da Aldeia Sai-Cinza, com mais uma pessoa à bordo, que tratava-se do funcionario da Funai Edival de tal, subitamente ao aproximar-se do aeroporto de Jacareacanga, para pouso, perdeu potência no motor o que obrigou Harold, efetuar o pouso forçado dentro de uma fazenda às proXimidades da pista de pouso.

Mesmo com a habilidade do piloto, o acidente provocou enormes prejuizos materias sem contudo haver danos fisicos no piloto e acompanhante, que além do susto nada sofreram.

Harold, é casado com a pedagoga Márcia Lasmar Bieri, e Pastor Evangelico da Igreja Batista da Aldeia Sai-cinza, onde constitue-se em grande benfeitor naquela Aldeia além do trabalho religioso, desenvolvendo trabalhos de apoio social, inclusive a areonave sinistrada serve muito para os trabalhos assistenciais da Igreja.

Em conversa com o piloto, que tambem é mecânico de aeronaves, esse disse que o pane ocorreu subitamente, e vendo o motor perder potência, antevendo que não daria para alcançar a pista, fez pouso forçado em um pasto de fazenda, concluiu dizendo que o dano material ocorrido deveu-se a muitos tocos e arvores caídas no local.

A Policia Militar através do comandante do destacamento SGT Adailson, acompanhados por mais policiais esteve no local, com a intenção de prevenir problemas, vez que a aeronave estava com os tanques de combustiveis cheio e exalando odor caracteristico de AVGAS, disciplinava o acesso de populares, temendo consequências maiores como uma explosão.
Rastilho de Pólvora

Aeroclube de Blumenau abre inscrições para curso de Comissário de Bordo



Aulas começam dia 9 de novembro para homens e mulheres.

O Aeroclube de Blumenau está com matrículas abertas para o Curso de Comissário de Bordo. Serão três meses de aula, a partir de 9 de novembro, que darão a homens e mulheres a habilitação para trabalhar em qualquer companhia aérea brasileira. O curso é uma parceria do aeroclube com a Uniasselvi, onde serão ministradas as aulas.


A preparação inclui aulas de Etiqueta, Regulamentação da Aviação Civil, Navegação Aérea, Conhecimentos Básicos sobre Aeronaves, Segurança de Voo, entre outras disciplinas. Haverá ainda aulas práticas de Sobrevivência no Mar e na Selva, ministradas em parceria com o Corpo de Bombeiros de Blumenau. As aulas serão de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h.

É necessário ter 18 anos completos até o final do curso, além de Ensino Médio. Mais informações no site do curso ou pelo telefone 3337-6290.

JORNAL DE SANTA CATARINA

Avião com time do Stoke faz pouso de emergência



Jogadores sentiram cheiro de queimado e foram obrigados a terminar a viagem de carro.

STOKE (Inglaterra) - Um avião que levava os jogadores do Stoke de volta para casa, após derrota na Copa da Liga para o Portsmouth, foi obrigado a fazer um pouso de emergência na madrugada de quarta-feira.

O avião, que se direcionava ao aeroporto de East Midlands, foi desviado para o de Gatwick, depois de os jogadores sentirem cheiro de queimado na cabine.

“Embora não pudéssemos ver nenhum sinal de incêndio após a checagem, o elenco foi forçado a abandonar o voo e enfrentar longa viagem de carro para Stoke”, de acordo com nota no site oficial do clube. O Stoke foi goleado por 4 a 0 contra os rivais da Premier League na partida de terça-feira.
IG Esporte

Aeroporto de MG tem anúncio de casa de prostituição


O espaço destinado para publicidade no saguão de desembarque do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG), foi ocupado por anúncios de casas de prostituição da cidade.

Na última sexta-feira, 23, o passageiro Lionel Jr. flagrou a propaganda de dois estabelecimentos. "É na área em que os viajantes e muitas famílias retiram suas bagagens, acredito ser um local impróprio para tal promoção", diz.

Em nota, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) informa que as áreas publicitárias são concedidas por meio de um Contrato de Concessão de Uso de Área e, que uma das cláusulas do termo, não permite o uso do espaço para "divulgação de estabelecimentos que, notoriamente, promovam, abriguem ou facilitem qualquer tipo de ilícito".

Ainda segundo a Infraero, a empresa irá solicitar ao concessionário a retirada imediata dos anúncios em Confins, além de intensificar a fiscalização quanto a esse tipo de publicidade em todos os aeroportos da rede.

Aerovirtual

Spanair e seus Pilotos ainda sem acordo nos novos mapas de rota


As negociações entre os pilotos da Spanair e o novo mapa de rotas da companhia e seus efeitos estão paralisadas.

As partes não chegaram a um acordo sobre o número de demissões, e as implicações nas mudanças que a empresa pretende fazer que afetam diretamente as condições de trabalho desses profissionais.


A Spanair anunciou que espera retirar cerca de dez aeronaves e aumentar as horas de vôo das aeronaves realizando alterações de horários e dar maior eficiência em terra, especialmente em tempo de bagagens e transporte de cargas.

Se estima que o novo expediente de trabalho (ERE Regulação de Emprego) incluirá entre 300 e 500 profissionais.

Para melhor aproveitamento, as aeronaves decolarão bem cedo pela manhãe voltarão bem tarde, para que a mesma aeronave complete mais rotas.
Isso implica diretamente nas mudanças de horários das tripulações e é exatamente neste ponto que reside o impasse entre as partes, sendo portanto o ponto mais complicado nas negociações.

Iberia e Vueling




A família Lara, que é proprietária do grupo Metro, informou ontem a Comissão Nacional do Mercado de venda de sua participação de 14,31% no capital da Vueling, deixando o caminho livre o maior acionista do baixo custo, a Iberia, que detém uma participação de 45%.

A negociação ocorreu apenas alguns dias após a Iberia anuncior planos de criar uma nova companhia aérea para a exploração de suas rotas nacionais e européias, para reduzir custos operacionais.

Alemão vive há 12 dias no Aeroporto de Viracopos


Segundo a Infraero, ele tem visto de permanência no Brasil.
Órgão ofereceu ajuda, mas estrangeiro recusou volta para seu país.


Alemão mora há 12 dias no saguão do aeroporto de Viracopos, em Campinas

(Foto: Estevam Scuoteguazza/AAN/AE)


Um alemão de 46 anos vive há 12 dias no saguão do Aeroporto de Viracopos, em Campinas, a 93 km de São Paulo, segundo informou a Infraero, estatal que administra os aeroportos do país. O homem, que está com seus documentos em ordem e tem até visto de permanência no país, apareceu no aeroporto no dia 17 de outubro. Desde então, conta com a ajuda de funcionários de lojas do aeroporto para comer e desperta curiosidade no local.

De acordo com a assessoria de imprensa da Infraero, como o homem não oferece nenhum risco para os passageiros e o aeroporto é público, ele pode ficar no local. A empresa informou que já ofereceu ajuda para o turista, que disse não querer retornar para a Alemanha e quer viver no Brasil.

O órgão tentou entrar em contato com os lugares por onde o alemão passou antes de chegar ao aeroporto para tentar localizar algum parente ou amigo que possa ajudá-lo. Entretanto, a Infraero informou que as histórias contadas pelo estrangeiro são em alguns momentos confusas, e que nenhum conhecido dele foi encontrado.
G1

Descarga Atmosférica faz o voo retornar



Na Segunda- feira (26) , Um Boeing 747-400 da Air France na rota de Miami para Paris, com uma hora após sair de Miami , em pleno Oceano Atlântico, o avião teve problemas técnicos decorrentes de uma possível descarga Atmosférica.
A aeronave retornou e desembarcou os passageiros de volta em Miami .
Os passageiros foram relocados em um outro Boeing 25 horas mais tarde.

CGE vai usar novo radar para prever tempestades na cidade de SP


Equipamento de laboratório da USP prevê formação até 1 hora antes. Informações do radar devem começar a ser usadas em SP em dezembro.



Radar do Laboratório de Hidrometeorologia consegue prevê formação de tempestade com até 1h de antecedência (Foto: Divulgação)

Um radar móvel desenvolvido pelo Laboratório de Hidrometeorologia (LabHidro), ligado à Universidade de São Paulo (USP), será a nova ferramenta a ser usada pelo Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), ligado à Prefeitura de São Paulo, na tentativa de alertar a cidade para a chegada de temporais.



De acordo com o meteorologista Augusto José Pereira Filho, coordenador do LabHidro, bastam 15 minutos para um temporal se formar. Por isso, ressalta ele, são necessários equipamentos capazes de alertar a Defesa Civil e a população com antecedência, como o radar desenvolvido pelo laboratório.

O radar consegue prever, até 1 hora antes, a formação das tempestades a quilômetros de distância e precisar informações que os outros equipamentos disponíveis na Região Metropolitana de São Paulo ainda não conseguem, explica Pereira Filho.

De acordo com o meteorologista, o radar estima a quantidade de água que irá cair - sejam 20 mm, 30 mm ou 60 mm - e se a chuva ficará concentrada na Zona Norte ou na Zona Sul da cidade, por exemplo.

Para ler os dados disponibilizados pelo equipamento do LabHidro, a equipe do CGE será treinada a partir do próximo mês para aproveitar as informações do radar. “É uma ferramenta nova, com complexidade maior do que as que a gente tem hoje”, explica Flavio Conde, coordenador do Sistema de Alerta a Inundações de São Paulo (SAISP), ao qual o CGE também é ligado.

Segundo o meteorologista Pereira Filho, os dados do radar móvel do LabHidro podem ser acessados por qualquer pessoa, basta que seja feito o treinamento. “Os dados fornecidos são como imagens de ultrassom: o técnico vai ler, entender e repassar a informação”, compara Pereira Filho.

Como as instituições têm convênio entre si, o treinamento do CGE não gerará custos, afirma Conde, e a equipe deverá estar capacitada até meados de dezembro.

Barueri

Atualmente, apenas a cidade de Barueri, na Grande São Paulo, aproveita a precisão fornecida por este equipamento. Em esquema de parceria com a USP, a Guarda Civil Municipal consegue saber quando vai chover forte, em quanto tempo o céu vai “desabar” e até a quantidade de chuva que atingirá a cidade.

De acordo com o inspetor Pedro Domingues, diretor da Guarda Civil de Barueri, os dados obtidos com o radar são cruzados com dados históricos de prejuízos causados pela chuva na cidade para saber onde a quantidade de água que irá cair poderá causar alagamentos e deslizamentos.

Se a previsão indica que vão chover 50 mm em determinada área, exemplifica Domingues, o município consegue saber onde essa quantidade de chuva pode provocar estragos, como deslizamento de barrancos.

Em meados de 2007, conta o inspetor, um temporal mostrou que o radar do LabHidro pode ajudar a salvar vidas. Ainda no início das operações do equipamento na cidade, ele relembra que, à medida que um temporal se formava e o radar indicava grande quantidade de chuva, a Defesa Civil optou por desocupar casas de um barranco.

“A chuva começou às 17h. Às 21h, o barranco desabou, destruiu parcialmente uma casa e deixou outra ‘pendurada’. Ninguém ficou ferido”, relembra Domingues, destacando que um casal foi impedido de entrar em uma das casas após voltar do trabalho e assistiu, do pé do barranco, ao imóvel desabar.

Formação de temporais

Uma pesquisa desenvolvida pelo LabHidro constatou que a umidade relativa na região metropolitana de São Paulo caiu 7% em 70 anos. No mesmo período, a temperatura subiu 2,1 graus. Com a cidade mais quente, a tradicional garoa deu lugar às freqüentes tempestades, muitas vezes acompanhadas de granizo.

Os temporais se formam quando o ar quente e seco da capital paulista se encontra com o ar frio e úmido vindo geralmente do litoral. Esse encontro forma as nuvens escuras e profundas em questão de minutos, um fenômeno natural muito comum em São Paulo por causa das características da cidade por conta de sua urbanização desordenada.

Na capital paulista, a previsão do tempo é feita pelo CGE, que tem como função alertar e minimizar os efeitos danosos dos temporais. “Dependendo da chuva, nós colocamos em estado de atenção e essa informação é repassada para a Defesa Civil local de cada região da cidade”, explica Adilson Nazário, técnico em meteorologia.

Hoje em dia, os equipamentos utilizados pelo CGE não têm condições de prever o volume exato de chuva, conta Nazário. Após o treinamento, os dados do radar do LabHidro serão usados para alertar a Defesa Civil e subprefeituras com antecedência para que os órgãos se antecipem ao risco de transbordamento de córregos e alagamento de vias, por exemplo.

BGA

Czech Airlines abandona planos de venda



A falta de mais de um licitante, levou o governo tcheco a abandonar os planos, por enquanto, para tentar vender a sua transportadora nacional.

O foco será a reestruturação da Czech Airlines (CSA). Várias companhias aéreas, incluindo Air France-KLM e a Aeroflot, examinaram a licitação, mas a fraca condição econômica deixou apenas um consórcio.

O governo rejeitou as exigências da licitante e do preço oferecido, cerca de US$ 58 milhões.

Miroslav Dvorak, o CEO do Aeroporto de Praga, foi nomeado o novo chefe da companhia aérea, com Miroslav Zameznik nomeado presidente do conselho de supervisão.

"A CSA é altamente rentável e luta por sua sobrevivência ao longo dos próximos meses de Inverno". Disse.

Como parte da redução de custos, as medidas já previstas pelo anterior Presidente, Radomir Łasak, a Czech Airlines quer se livrar de três 737-500 e dois 737-400.

Aeroblog

Goodrich inaugura hoje unidade para aviação



A cidade de São Carlos (a 230 km de São Paulo) vai abrigar a primeira unidade da norte-americana Goodrich Corporation da América Latina. A unidade que inaugura hoje, destinada a manutenção, reparo e revisão geral (MRO, de maintenance, repair and overhaul) de equipamentos para aeronaves, teve investimento inicial de US$ 4 milhões. Outros US$ 30 milhões devem ser aplicados nos próximos anos.

Este é o sexto centro fora dos Estados Unidos que presta serviço para equipamentos de aviões comerciais (nacelles), reversos, superfícies de controle de voo e outras estruturas de aeronaves.

A Goodrich é fornecedora mundial de sistemas e serviços ao mercado de aeronaves, segurança e defesa. Ed Bevier, diretor-geral da companhia, afirma que na implantação dos processos da empresa no País, ela será responsável pela manutenção do compartimento localizado abaixo da asa do avião (capota).

A Goodrich está instalada em um condomínio de 4,6 milhões de m², no Centro de Manutenção da TAM, que deverá receber outras 20 empresas do setor. Inicialmente, a Goodrich vai realizar a manutenção dos aviões Airbus da TAM. Mas a empresa aguarda aprovação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para fazer a manutenção em equipamentos de outras companhias aéreas. Hoje, a Goodrich conta com 12 funcionários e tem perspectiva de gerar cerca de 50 empregos nos próximos anos.
DCI -COMÉRCIO

INCENTIVO À AVIAÇÃO REGIONAL Mais companhias devem pousar no Nordeste



Com o plano de incentivo à aviação regional, o governo quer estimular o mercado nas regiões consideradas estratégicas

O número de linhas aéreas ofertadas no Nordeste deve ganhar incremento já no próximo semestre. As companhias aéreas regionais, que ainda não operam na Região, estão focando agora os estados nordestinos e devem, no início do ano que vem, começar a investir por aqui. Isso é o que afirma o presidente da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Aéreo Regional (Abetar), Apostole Lazaro Chryssafidis, explicando que o interesse das empresas vem motivado pelo recém criado Plano de Estímulo e Fomento do Transporte Aéreo Regional, que deve ser votado ainda este mês na Câmara Federal. O Projeto de Lei (PL), entre outras disposições, incentiva a criação de voos para as chamadas linhas essenciais, que são aquelas de baixo e médio tráfego.

"Esse plano não é para o Sudeste, mas o Nordeste e o Norte também, devem ser os maiores beneficiados. Isso porque hoje o Nordeste é pouco atendido pelo transporte aéreo", explica o presidente, que é mais conhecido no setor como Lack. Os novos voos não deverão, entretanto, interligar capitais. Eles serão para criar uma malha viária de acesso a localidades em que haja necessidade de integração, dificuldade de acesso ou limitação de uso de outro modal de transporte. "O governo quer estimular o mercado nas regiões consideradas estratégicas", aponta Lack.
Diário do Nordeste

Mãe dá nome de companhia aérea a bebê que nasceu em voo


O bebê que nasceu a bordo de um avião na Malásia se chamará Air Asia, em homenagem à companhia aérea responsável pelo voo, informou hoje a imprensa local.

A criança nasceu em 21 de outubro passado em pleno voo, quando sua mãe, Liew Siaw, viajava entre as cidades de Kuching e Penang.

Logo após a decolagem, Liew Siaw começou a sentir fortes contrações e entrou em trabalho de parto quase imediatamente.

Quando se recuperou da experiência, ela e seu marido decidiram chamar o bebê de Ya Hang, que significa Air Asia em mandarim.

"É o melhor nome que poderia dar a meu filho", explicou Liew Siaw.

A companhia aérea, que foi escolhida este ano a melhor de baixo custo do mundo, presenteou o bebê e a mãe com passagens de graça para o resto da vida.
Desástres Aéreos

Temos Vagas : Comandante de helicópteros ( 1 vaga )



Comandante de helicópteros ( 1 vaga )

Código da vaga: 931138
ATUALIZADO EM: 27/10/2009
Níveis hierárquicos:
Especialista com Curso Superior
Área(s) de atuação:Outras Áreas
Empresa: Confidencial

Porte: Grande, do(s) ramo(s) Outros , MACAE /RJ

Descrição:

Profissional com superior completo.
Experiência em aviação OFF SHORE, PLAH checado.
Acima de 2000 horas de vôo em helicópteros.
Desejável inglês.
Disponibilidade para escala 15X15.
Vaga para Macaé Rio de janeiro.
Faixa salarial:
A combinar
Local de trabalho:
MACAE/RJ
Emprego Certo

Aparelhos com bateria de lítio apresentam sério risco de fogo em aviões


Quando a bateria pega fogo em aparelhos eletrônicos é assustador. Mas se isso acontece em um avião, os riscos são muito maiores.

Sala de espera para passageiros no aeroporto em White Planes, Nova York


Com mais pessoas viajando com equipamentos eletrônicos portáteis variados – às vezes, um avião tem mais aparelhos que passageiros -, os incêndios em aviões estão ocorrendo cada vez mais vezes. Mais da metade dos 22 incêndios que ocorreram por causa de baterias em cabines de passageiros em aviões desde 1999, aconteceram nos últimos três anos. Um especialista em segurança aérea insinuou que as peças seriam o “último risco de fogo irrestrito” que as pessoas podem levar em um avião.

Neste mês, a Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) e a Administração de Segurança de Materiais Perigosos e Oleodutos divulgaram avisos especiais às companhias aéreas sobre mais um objeto: as máquinas de cartão de crédito que muitas empresas começaram a usar na venda de alimentos, bebidas e outras amenidades durante o voo.

Mesmo que as companhias tenham usado os leitores portáteis de cartão de crédito por muitos anos, a FAA disse no começo deste mês que precisavam de uma aprovação da agência da divisão de materiais perigosos. Como a maioria dos aparelhos eletrônicos de consumo portáteis, os leitores funcionam com baterias de lítio recarregáveis, as quais o governo considera perigosas.

“As transportadoras perguntaram se permitiríamos que eles tivessem leitores de cartão em aeronaves e queriam reposições de baterias de lítio para que pudessem trocá-las”, disse Christopher Bonanti, diretor do gabinete de materiais perigosos da FAA. “Eu fiquei preocupado com a possibilidade de ter baterias para reposição e pedi que não fizessem isso”.

Algumas companhias concordaram em ter um treinamento especial para transportar baterias e tiveram permissão para carregar reposições, disse Bonanti. Mas outras empresas, como a Delta e a JetBlue, acharam mais seguro evitar totalmente o transporte de baterias extras.

“Elas não são recarregadas e as baterias não são removidas dos aparelhos enquanto estão a bordo”, disse Bryan Baldwin, porta-voz da JetBlue, em um e-mail.

Enquanto não há relatos de incêndios com leitores de cartões de crédito, a lista de ocorrências de combustão espontânea com outros aparelhos parece um filme de terror. No mês passado, um leitor de DVD portátil em um voo da American Airlines causou um incêndio. Em março de 2008, os funcionários da United Airlines deixaram uma lanterna em um compartimento de armazenamento de um Boeing 757 no aeroporto de Denver. Um relatório disse que a lanterna explodiu “como tiros de um revólver”, transformando o botão de ligar e desligar em um projétil.

Em um voo com destino a Miami no mesmo mês, oito pessoas foram feridas quando uma pequena bateria caiu sobre uma estrutura de ferro do assento. Na explosão que se seguiu, detritos queimaram a orelha e o cabelo de um passageiro e a fumaça afetou sete membros da tripulação.

Em 2004, uma câmera da ABC News explodiu em um avião que transportava o candidato à presidência John Edwards. Um assento pegou fogo, causando um retorno de emergência ao aeroporto. Além desse, muito mais ocorrências que acontecem não são relatadas, disseram autoridades.

“Se acontece algo de pequeno durante o voo, você pode pedir indenização”, disse o Gerald McNerney, vice-presidente da Motorola, que fornece aparelhos portáteis para companhias aéreas. “Você coloca sua marca em risco se um de seus produtos tem problemas com a bateria. Então, estamos pensando na criação de substitutos, uma duplicidade em desenvolvimento para que não haja uma explosão”.

Os números do website da Comissão de Segurança de Produtos de Consumo mostram que, até agora, ao menos 400 mil aparelhos portáteis com baterias foram devolvidos neste ano, uma indicação de que às vezes os culpados são os defeitos de fabricação. As baterias também estão ficando mais potentes, então mesmo as menores têm potencial para desencadear uma grande quantidade de calor.

“A indústria de baterias está tentando colocar mais substâncias nessas peças para que tenham uma vida mais longa”, disse Joe Delcambre, porta-voz da agência de materiais perigosos. “Baterias menores, com mais vida útil e com um terminal que pode causar um superaquecimento no produto – é um risco”.

Considerando que os problemas com baterias estão ocorrendo em aviões comerciais em uma proporção de um a cada quatro meses, Merrit Birky, especialista em fogo e explosões que trabalhava para o Conselho Nacional de Segurança nos Transportes que agora é uma consultora particular, sugere que os objetos sejam deixados onde os passageiros possam vê-los e nunca nos compartimentos acima da cabeça dos passageiros.

“Ter um incêndio a bordo é sempre alarmante, especialmente no compartimento superior ao assento”. “Essa área é cheia de malas e casacos, por isso tem muitos combustíveis para alimentar o fogo, e o fogo pode passar despercebido por algum tempo”.

O Departamento de Transporte criou um website que inclui as regras para viajar com baterias de lítio e trabalha com os fabricantes de aparelhos eletrônicos portáteis para divulgar informações sobre os perigos. Mas o conselho de segurança nos transportes estima que apenas uma pessoa em cada 170 a 190 dos viajantes realmente visitam o site.

“A maioria dos passageiros aéreos e as tripulações de voo provavelmente não estão cientes dos riscos de fogo causados por baterias de lítio recarregáveis”, escreveu o conselho em 2008, em uma recomendação de uma abordagem mais rigorosa da educação pública. “A FAA pretende seguir essa sugestão quando começar a transmitir anúncios de serviço público em aeroportos no próximo ano”, disse Bonanti.

“Tem uma enorme quantidade de coisas que podem causar problemas ao entrar em contato com uma bateria de lítio”, disse ele, acrescentando que não importa o quanto as pessoas confiam em seus equipamentos, o cuidado é a melhor forma de agir.

último segundo

Fuga de óleo em avião da Brussel Airlines atinge quatro passageiros



Bruxelas, 27 Out (Lusa) - Quatro passageiros de um aparelho da Brussel Airlines ficaram feridos devido a uma fuga de óleo, registada pouco depois da aterragem em Bruxelas, anunciou um porta-voz da companhia aérea.


O avião concluía a ligação Berlim-Bruxelas com 74 passageiros a bordo, tendo o óleo que se libertou no momento da aterragem atingido as quatro vítimas no rosto e nos braços.

Duas delas foram transportadas para o Hospital de Gasthuisberg de Lovaina mas o seu estado não é preocupante, segundo os bombeiros do aeroporto de Bruxelas-Zaventeim.

RTP

Fã constrói réplica de cabine da 1ª classe de avião da Pan Am na garagem

O norte-americano Anthony Toth construiu na garagem de sua casa, em Redondo Beach, na Califórnia (EUA), uma réplica exata de uma cabine de primeira classe de um avião da Pan Am, que foi uma das principais companhias aéreas dos EUA, segundo reportagem do “Wall Street Journal”.


Toth, de 42 anos, que é diretor de vendas da United Airlines, disse que passou mais de 20 anos para recriar a cabine da Pan Am (Pan American World Airways). Ele estima que gastou cerca de US$ 50 mil no projeto, que espera que um dia se transforme em um museu.



Para encontrar objetos da companhia aérea, que deixou de operar em 1991, Toth passou suas férias em uma área no deserto de Mojave, no estado da Califórnia, onde está localizado o maior cemitério de aviões comerciais do mundo.


Na década de 1930, de acordo com o "Wall Street Journal", a Pan Am foi a primeira companhia aérea norte-americana a realizar voos internacionais. Em 1970, foi a primeira a voar com aviões Boeing 747. Ela entrou em dificuldades a partir nos anos 70.

PLANETA BIZARRO

Pilotos que 'cochilaram' durante voo perdem licença



WASHINGTON, EUA — As autoridades americanas de aviação decidiram revogar nesta terça-feira a licença do comandante e do co-piloto do Airbus A320 da Northwest Airlines que passou direto pelo aeroporto no qual deveria pousar.

"A Administração Federal de Aviação revogou as licenças dos dois pilotos da Northwest Airlines que passaram pelo local de pouso no dia 21 de outubro de 2009, no voo 188 entre San Diego e Minneapolis".

O comandante, 53 anos, e seu co-piloto, 54, prestaram depoimento na véspera a NTSB (National Transportation Safety Board), quando reafirmaram que o incidente foi provocado por uma "distração".

O avião, que levava 144 passageiros, deveria pousar no aeroporto internacional de Minneapolis-St Paul. No entanto, o Airbus passou direto pelo local e continuou voando na direção nordeste por mais 150 milhas (241,35 km), até que o controle de tráfego aéreo do aeroporto conseguiu finalmente se comunicar com os pilotos.

Os dois disseram à NTSB que estavam discutindo sobre os novos horários de trabalho devido à fusão da Northwest com a Delta, quando o avião seguia em altitude de cruzeiro.

Piloto e co-piloto também confirmaram que só tomaram consciência da posição do Airbus quando uma comissária de bordo os avisou, cinco minutos antes do horário previsto para o pouso.

Segundo o comandante, ao perceber o erro ele entrou em contato com a torre de controle de Minneapolis para informar que voltaria ao aeroporto.

Normalmente, um procedimento de pouso é preparado cerca de 200 km antes do aeroporto.

Segundo o especialista Bill Voss, da "Flight Safety Foundation", muito provavelmente piloto e co-piloto dormiram na cabine de comando.

"Uma possibilidade real é o cansaço dos pilotos, que podem ter dormido, disse Voss após o incidente, em referência ao rigor da escala de trabalho de certas companhias aéreas.

AFP


Avião sofre pane e cai em fazenda; piloto fica ferido




O avião monomotor, de prefixo PTAQO, caiu ontem à tarde em uma propriedade rural a três quilômetros da BR-262, em Campo Grande. O piloto Herculano Machado Filho, 50 anos, ficou ferido e um passageiro não identificado saiu ileso.
As causas do acidente ainda serão apuradas, mas informações iniciais é de que houve pane no motor e o piloto tentou retornar, mas a asa direita da aeronave bateu em uma árvore.

Correio do estado

Bruxelas adverte American Airlines, British e Ibéria sobre violação da concorrência



As autoridades europeias comunicaram às companhias de aviação British Airways (britânica), American Airlines (norte-americana) e Ibéria (espanhola) que poderão ter de desfazer-se de valiosos slots de descolagem e aterragem em vários aeroportos para poderem continuar com a sua aliança para os voos transatlânticos.

Segundo documentos da Comissão Europeia citados pelo diário britânico Financial Times, que avançou hoje com esta notícia, o acordo entre as três empresas, estabelecido no ano passado, “resultará provavelmente num prejuízo considerável para a concorrência” em sete rotas entre a Europa e os EUA.

As rotas em causa são Londres-Nova Iorque, Londres-Dalas, Londres-Boston, Londres-Miami e Londres-Chicago, e ainda Madrid-Miami e Madrid-Chicago.

A Comissão considera a possibilidade de “tomar uma decisão declarando que os acordos formados entre as três empresas violaram” as leis da concorrência, de acordo com o comunicado das objecções enviado às empresas, um documento confidencial que o “Financial Times” disse ter sido enviado há três semanas às companhias de aviação, e ao qual estas têm um mês para responder.
PUBLICO PT

Emirates com três voos semanais para Luanda



A companhia aérea Emirates, do Dubai, deu início esta semana a uma nova rota, Luanda-Dubai, com três voos semanais, refletindo a crescente procura desta ligação, que já conta com voos da companhia angolana, TAAG.

A Emirates fez o primeiro voo no domingo e os três semanais vão ser ainda às terças e quintas-feiras em avião Airbus, moedelo A 330-200.

Sobre esta nova rota da Emirates, o ministro dos Transportes angolano, Augusto Tomás, aponta-o como um fator que vai "potenciar a aproximação e o desenvolvimento" dos dois países. "A notoriedade da Emirates e a sua preferência por Angola como um destino preferencial na África demonstra o imenso interesse que Angola desperta a nível mundial", diz o ministro.
Africanidade

Airbus e Boeing lutam pela liderança

Os deuses da aviação devem estar loucos. Todos os indicadores IATA e AEA apontam para os mesmos problemas: quedas das receitas, menos tráfego de passageiros, planos de contingência, efeitos colaterais de pandemias, retracção de mercados. Enfim, é difícil pensar numa maleita económica que as companhias não enfrentem.

Mas no centro do furacão, há uma ilha que permanece inviolável, as construtoras de aviões. Depois de uma década de fratricida luta entre a Airbus e a Boeing, a guerra da concorrência acabou por dar a primazia de mercado à empresa europeia.

Mas agora, em 2009, as contas estão bastante equilibradas. Os gigantes da aviação comercial esperam terminar o ano ombro a ombro na luta pela trono de maior construtora. Durante o passado mês de Setembro, a Airbus entregou 38 aparelhos, 28 narrowbodies e 10 widebodies.

Desde o início do ano, a empresa europeia entregou 358 aviões, enquanto a sua congénere americana entregou 359 aparelhos no mesmo período de tempo.

Ambos os gigantes esperam vender, cada um, 480 aeronaves até ao final do ano, o que representará um recorde que já tinha uma década, quanto em 1999 as empresas entregaram 914 aeronaves.

O mesmo se verifica ao nível da construção propriamente dita. Este ano, a conjugação produtiva da Airbus SAS e da Boeing Co. baterá todos os recordes de construção de aeronaves, desafiando todas as lógicas de mercado.

Fato que era expectável, uma vez que 2007/08 foram anos de pico de encomendas, não só empurrado pelas boas performances de tráfego de passageiros, como pela necessidade de renovação de frota para aparelhos mais eficientes.

É de relembrar que no ano passado o preço dos combustíveis para aviação civíl contaminaram, e de que maneira, o equilíbrio financeiro das companhias. Por outro lado, também o preço dos aviões desceu, especialmente dos aparelhos em segunda-mão, além de se temer que mais transportadoras abram falência, que se façam mais cortes de capacidade e que o preço dos leasings se altere.

As entregas continuam em alta, apesar da vaga de cancelamentos, e neste capítulo quem perde menos… ganha. Até agora, a Boeing teve de enfrentar 91 encomendas canceladas, enquanto que a Airbus regista 26 cancelamentos. A companhia Kingfisher Red, depois de adquirir a LCC, Air Deccan, viu-se forçada a voltar a trás na encomenda de três A320, sendo este apenas um exemplo de como a ebulição do mercado da aviação afectou as listas de encomendas.

Visão de perito

Um inquérito conduzido pela Bloomberg a um grupo de analistas e consultores do setor revela uma tendência de futuro bastante óbvia: 2010 será o ano de ajuste de contas, do despertar para a realidade.

Daí resultará uma lógica quebra de produção, que o estudo prevê atinja os 30% até 2011, especialmente afectando o fabrico de aparelhos de modelo narrow-body.

Os modelos mais afetados deverão ser o 737 da Boeing, e o Airbus A320, que são os modelos que mais contribuem para as vendas de ambas construtoras. A Bloomberg espera que o abrandamento das linhas de produção nas fábricas dos dois colossos aeronáuticos afetem centenas de abastecedores.

Como uma réplica de terremoto, os efeitos serão sentidos nas empresas que produzem trens de aterragem, portas ou assentos. Esta indústria subsidiária pode registar prejuízos na ordem dos 70 milhões de euros. O porta-voz da Airbus revela que “não há um plano imediato para cortar a produção”, depois de em Fevereiro a empresa ter refreado a produção mensal de A320, de 36 unidades para 34. Também a construtora de Chicago ainda não viu “necessidade de cortar a produção”, de acordo com Jim Proulx, porta-voz da Boeing, que fabrica todos os meses 31 aviões B737. De acordo com uma estimativa de realizada por uma consultora do Barclays Capital, se a Airbus e a Boeing fabricarem menos três aeronaves por mês, poderão reforçar os seus cofres com 300 milhões e 400 milhões de dólares respectivamente.

Entretanto, enquanto a brasileira Embraer ganha posição no mercado, a China pretende arrrebentar com o domínio da Airbus/Boeing, em especial ao introduzir no mercado o C919, que pretende fazer sombra ao A320 e ao B737.

Para já, em comunicado da Commecional Aircraft Corp. Of China, o director de vendas, Chen Jin, avança que o C919 será “mais avançado tecnologicamente que a existente oferta de aparelhos do mesmo tamanho”. Jin prevê que o avião made in China utilize entre 12% a 15% menos combustível que os seus directos competidores.

Apesar de tudo, o aparelho só deverá ser comercializado a partir de 2016, e será orientado para responder, em primeira instância, às necessidades do mercado chinês. Derek Sadubin, CEO da Centre of Asia Pacific Aviation afirma que, em princípio, isso não representará “uma ameaça para a Boeing ou Airbus”. É uma questão de esperar para ver, mas os chineses vão usar uma cartada de mestre: colocar no mercado um avião a um preço abaixo da barreira dos 50 milhões de dólares, o que é praticado pela Boeing e Airbus.

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