PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Seleção para CMROS. DE VOO na AZUL.


Estará acontecendo dia 04/08/09 na AZUL Linhas Aéreas - Sede em Alphaville - Seleção para Cmros. de Voo.
Atualize o seu currículum via internet e boa sorte!

TAM informa mudanças na estrutura do "Fale com o Presidente" nesta semana



A TAM informa que, nesta quarta-feira e na próxima quinta-feira, para melhor atender aos seus clientes, realizará mudanças na estrutura física do serviço "Fale com o Presidente", o que poderá ocasionar alguma instabilidade temporária no sistema de atendimento telefônico (0800 123 200).

A TAM ressalta que outros canais para contato continuam à disposição dos clientes, caso surja algum problema dessa natureza. No site www.tam.com.br, é possível postar mensagens para o serviço Fale com o Presidente e consultar diversas informações sobre sua viagem.

O atendimento do Call Center de Vendas, Informações e Programa Fidelidade não será afetado por essa mudança e continuará funcionando normalmente pelos telefones 4002-5700 e 0800 5705700.
Jornal de Turismo

Nova companhia aérea no Zimbabwe - Fly Kumba

Uma nova companhia aérea de baixo custo (low-cost) foi criada no Zimbabwe, com a recuperação da economia que se regista após de uma década de crise, soube-se na quinta-feira, em Harare.

A empresa, detida por um grupo de investidores locais, vai competir com a transportadora aérea nacional (Air Zimbabwe).

A nova companhia aérea, Fly Kumba, deverá começar as suas actividades em Setembro de 2009 e assegurará ligações domésticas e regionais, segundo os seus fundadores.

Desástres Aéreos

TAM fecha parceria com Air China



Fonte: O GLOBO, 23/07/2009 (1º Caderno; pág.18)

Coluna do Ancelmo Gois

Via Madri

A TAM fechou uma parceria com a Air China para voos entre o Brasil e o gigante do Oriente via Madri. Começa em agosto.

Contato Radar

Textron no prejuízo


A Textron, empresa-mãe da Cessna Aircraft e Bell Helicopter, relatou hoje um prejuízo líquido de US $ 58 milhões no segundo trimestre, comparado com lucro de US $ 258 milhões no mesmo período do ano anterior período. As receitas foram de US $ 2,6 bilhões;A empresa também diminuiu a sua previsão das receitas este ano de US $ 11 bilhões para US $ 10,6 bilhões.
Aviation International

Top 5 Global Airlines



Aqui está o mais recente ranking da IATA, as companhias aéreas do mundo em termos de passageiros transportados e de passageiros km:
  • INTERNACIONAL:

Aqui está uma lista das 5 principais companhias aéreas com base em passageiros transportados para o ano de 2008:

 RANK       AIRLINE                   THOUSANDS RANK AIRLINE MILHARES

1. Ryanair 57,647 Ryanair 57.647
2. Air France-KLM * 53,316 Air France-KLM * 53316
3. Lufthansa 42,151 Lufthansa 42.151
4. easyJet 35,417 easyJet 35.417
5. British Airways 29,054 British Airways 29.054


  • INTERNACIONAL & DOMÉSTICA:

 RANK       AIRLINE                   THOUSANDS RANK AIRLINE MILHARES

1. Southwest Airlines 101,921 A Southwest Airlines 101.921
2. American Airlines 92,772 American Airlines 92772
3. Delta Air Lines ** 71,843 Delta Air Lines ** 71.843
4. United Airlines 63,070 United Airlines 63070
5. China Southern Airlines 57,961 China Southern Airlines 57961


Aqui está uma lista das 5 principais companhias aéreas regulares de transporte de passageiros baseado na Quilómetros percorridos para o ano de 2008:

INTERNACIONAL & DOMÉSTICA:

 RANK       AIRLINE                   MILLIONS RANK AIRLINE MILHÕES

1. American Airlines 211,987 American Airlines 211.987
2. United Airlines 176,706 United Airlines 176.706
3. Delta Air Lines ** 169,895 Delta Air Lines 169.895 **
4. Air France * 131,845 Air France * 131.845
5. Continental Airlines 129,433 Continental Airlines 129.433


NOTAS:

* A Air France ea KLM se fundiram em 2004, mas operam redes separadas.

Delta Air Lines ea Northwest Airlines se fundiram em 2008. Northwest Airlines teve 49.671 mil em 114,608 milhões de passageiros transportados e em regulares de transporte de passageiros-quilômetros percorridos.

AIRWISE

A Easyjet é a mais nova patrocinadora do Luton

A EasyJet aderiu às fileiras das companhias patrocinadoras do futebol Inglês.

Assim, enquanto que o Emirates e Etihad estão apoiando Arsenal e Man City's respectivas tentativas para um lugar no topo da Premier League , a EasyJet optou por regressar a sua casa-base clube Luton Town, em suas tentativas de voltar para o campeonato de futebol.

Foi assinado por um período de dois anos o patrocínio na camisa , negócio que a companhia aérea diz que permite investir na comunidade local, e ajudar o Luton na sua campanha de volta para o campeonato.

Luton town.jpg

Airline business

Os dois novatos da Web

737 WebjetAs próximas duas aeronaves que a webjet irá receber serão: PR-WJR e o PR-WJQ.

O WJR era ex-Varig e ex-Garuda. Na Varig a aeronave voou com o prefixo de PP-VPT. Esse 737-300 iniciou operações em 1997.

Já o WJQ era ex-Air New Zealand, ex-Freedom Air e ex-Pro Air. Começou a operar em 1998.

Agora é só esperar pela data de chegada as aeronaves.

Eaglesky

Todos Juntos



O presidente da Infraero, Cleonilson Nicácio Silva, convocou anteontem os presidentes das principais companhias aéreas do país, como Gol e TAM, e propôs a adoção do check-in compartilhado nos aeroportos. As empresas deixariam de ser "donas" dos balcões, usando-os só no momento de despacho de voos e disponibilizando-os em seguida. No futuro, até os funcionários seriam compartilhados, por meio de uma empresa terceirizada contratada pela Infraero.
Aeroportos no Brasil

Airbus vende 12 aviões de novo modelo A350 à Ethiopian Airlines



O fabricante europeu Airbus anunciou hoje a venda de 12 unidades de seu novo avião de longa distância e capacidade média A350 à companhia Ethiopian Airlines, que os utilizará para conectar a capital etíope, Adis-Abeba, com destinos na Europa, Estados Unidos e Ásia.

A Ethiopian Airlines, que assinou um protocolo de acordo para a aquisição dos aviões, optou pelo modelo de maior capacidade, o A350-900, afirmou a Airbus, em comunicado.
uol

Voo a Cingapura fica retido em ilha filipina por ameaça de bomba

.- Um voo da companhia cingapuriana SilkAir com destino a Cingapura ficou retido ontem durante cinco horas no aeroporto da ilha filipina de Cebu devido a uma ameaça de bomba, informaram fontes oficiais.

O avião já estava na pista de decolagem do aeroporto de Mactan, em Cebu, quando um funcionário do aeroporto recebeu uma mensagem no telefone celular alertando da presença de uma bomba a bordo.

"Vamos rezar por nossos irmãos que vão morrer no ar no avião da SilkAir rumo a Cingapura", afirmou a mensagem, procedente de um número desconhecido pelo funcionário aeroportuário.

Dan Francia, diretor do aeroporto, ordenou inspecionar o avião e, depois que as forças de segurança e seus cães treinados em detectar bombas não encontraram nenhum artefato, deu o sinal verde para a decolagem, com duas horas de atraso.

"A mensagem parecia verdadeira", disse Francia.

As autoridades investigam o remetente da mensagem, pois divulgar ameaças de bomba falsas é um crime punido com fortes multas e penas de prisão nas Filipinas. EFE
G1

Monomotor cai em lago às margens da pista no aeroporto

Um monomotor utilizado para instrução no Aeroclube de Santa Cruz do Sul (RS) caiu no lago ao lado da pista na tarde desta terça-feira (28).

O acidente foi por volta das 16 horas, quando o piloto tentava manobrar após o pouso. O avião, um Aero Boero AB-115, prefixo PP-GOI, acabou saindo da pista e derrapando na grama.

O piloto, cuja identidade não foi divulgada pelo aeroclube, conseguiu saltar antes do avião cair na água. Um guindaste com capacidade para 45 toneladas foi utilizado para tirar o monomotor do lago.

Mais de 15 homens participaram da operação, que terminou somente às 17h50. Dez minutos depois o aeroporto voltou a operar. O avião pertence à União e é utilizado para instrução na escola de voo do aeroclube.
Desástres Aéreos

Vueling batiza aviões através do Facebook e Twitter


A companhia low cost espanhola lançou um desafio, através do Facebook e Twitter, a quem tiver imaginação para batizar os novos aviões da sua frota .
Os aviões que necessitam de nome são cinco A320, dos 18 aparelhos que incorporam a frota da Vueling após a fusão com a Clickair.
Quem quiser participar tem até ao dia 2 de Agosto para o fazer, habilitando-se a ganhar uma viagem ao hangar onde o avião será pintado, assim como cinco viagens para duas pessoas, com duas noites de hotel incluídas, para qualquer destino do leque de oferta da Vueling.
Publituris

Luxair sobe a taxa de combustível


A companhia aérea luxemburguesa anunciou que a partir de 1 de Agosto irá subir a taxa de combustível em 3,5 euros por viagem, ou seja, 7 euros para ida e volta. A Luxair justificou esta medida com a subida do preço da querosene, que desde o início do ano ficou 30% mais cara.
PUBLITURIS

British Airways deixa de servir refeições nos voos até duas horas e meia



A British Airways vai deixar de servir refeições nos voos depois das 10h00 e com menos de duas horas e e meia de duração a partir de 3 de Agosto, esperando poupar 22 milhões de libras por ano com a medida.

A companhia aérea confirmou que irá continuar a servir pequenos-almoços nos voos que descolem até às 10h00 mas a partir dali, nos voos com menos de duas horas e meia, vai substituir -los por sanduíches e aperitivos e bebidas.

A imprensa internacional cita um porta-voz da British Airways que confirmou que a companhia está a fazer “algumas mudanças para poupar dinheiro”, mas garantiu que "não há intenção de vender comida nesses voos”.

A British Airways prevê um prejuízo operacional de cem milhões de libras no segundo trimestre, está em negociações com sindicatos para aprovação do plano de redução de custos.

PRESSTUR

Webjet lança novos voos do Rio para Belo Horizonte


A Webjet Linhas Aéreas amplia, a partir da próxima segunda-feira (03/08), a oferta de voos operados no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Quatro novas frequências para Belo Horizonte (Confins) sairão do aeroporto do Centro, totalizando 28 operações e conectando o Rio a cinco as cidades: Brasília, Curitiba, São Paulo, Porto Alegre e Belo Horizonte.
MERCADO E EVENTOS

Gol coloca mais voos entre SP (CGH) e Maringá (PR)


A Gol vai lançar nesta segunda-feira (dia 3) seis novas ligações semanais entre o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e a cidade de Maringá, no Paraná. Os voos serão operados pelos Boeing 737-700 Next Generation, configuradas com 144 assentos.
PANROTAS

Azul amplia frota com 12ª aeronave da Embraer


A Azul Linhas Aéreas recebeu na semana passada a décima segunda aeronave da frota – um jato modelo 195 da Embraer, que entrou imediatamente em operação. Com isso, a empresa passa a contar com seis aviões modelo 190, com capacidade para 106 pessoas, e outros seis do modelo 195, com capacidade para 118. Até o fim do ano, serão 14 aviões.

Tam cancela conexão Recife-Paris por falta de incentivo


Recife não faz mais parte da rota da Tam que liga o Brasil a Paris, na França. O diretor comercial da companhia, Klaus Kühnast, explicou que a operação passa a ser direta a partir de 10 de agosto, com partida do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. A decisão foi tomada devido à retirada do desconto para voo de cabotagem, antes um desconto de 19% na operação (um incentivo à cabotagem).
PANROTAS

Ryanair oferece 20 mil lugares gratuitos para as Canárias

A partir do aeroporo Sá Carneiro, no Porto, os clientes da Ryanair vão poder viajar para Gran Canária e Tenerife. A 'low cost' irlandesa está a oferecer 20 mil lugares gratuitos.

Segundo um comunicado da empresa "a Ryanair irá adicionar duas novas rotas desde a base do Porto para Gran Canária e Tenerife, a partir de 26 e 28 de Outubro, respectivamente".

Deste modo, a low cost irlandesa vem alargar a sua oferta para a primeira e recém anunciada base portuguesa no aeroporto do Porto.


Para celebrar esta adição, a Ryanair vai disponibilizar 20 mil lugares gratuitos (excluindo taxas e encargos) para viagens às ilhas Canárias, a partir de 26 de Outubro e até 19 de Dezembro.

As reservas podem efectuar-se através do site da companhia aérea até à meia noite do dia 5 de Agosto.

Faro-Liverpool com tarifas a partir de 10 euros

A Ryanair vai também disponibilizar passagens a 10 euros, neste caso com taxas incluidas, para quem quiser viajar do Porto até Liverpool entre 27 de Outubro e 27 de Março.

As reservas podem também ser feitas no site da empresa até à meia noite do dia 5 de Agosto.

SAPO PT


TAP volta a cortar salários no Brasil para obter poupanças de 6,5 milhões de euros


Transportadora aérea conseguiu novo acordo com trabalhadores da VEM para responder à quebra da procura. Em troca, compromete-se a não despedir até Março de 2010

Salários mais baixos e menos carga horária. Foi esta a solução encontrada, para já, pela TAP para responder à redução da actividade na unidade de manutenção e engenharia no Brasil. A transportadora aérea nacional chegou a acordo com os trabalhadores da ex-VEM no início de Julho, prolongando um pacto que já dura desde Março deste ano. E, com isso, vai conseguir poupar 17,6 milhões de reais (o equivalente a 6,5 milhões de euros).

A proposta da companhia de aviação, detida a 100 por cento pelo Estado português, foi aceite pela maioria dos 2600 funcionários das duas fábricas da TAP Manutenção e Engenharia Brasil (antiga VEM), no Rio de Janeiro e em Porto Alegre, a 8 de Julho. Vem no seguimento de um acordo anterior, datado de Março, prolongando por mais três meses uma redução de salários que varia entre os dez e os 20 por cento, em função da remuneração de cada trabalhador.
Público PT

Boeing investe no mercado da Índia



A fabricante norte-americana Boeing vê no mercado indiano grande viabilidade financeira devido ao forte crescimento do PIB (Produto Interno Bruto), com uma média de 7% ao ano, na última década. A construtora prevê que o mercado indiano se reforçará com mil aviões comerciais nos próximos vinte anos, num valor de US$ 100 bilhões. Nos últimos anos, a Índia tem batido recordes de crescimento da industria da aviação comercial.
Jornal de turismo

MP pede para Anac checar se TAM trocou sensor de velocidade


A Procuradoria Regional da República da 3ª Região enviou ofício na segunda-feira à presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Solange Paiva Vieira, pedindo para que sejam feitas diligências junto à TAM e outras empresas que utilizem aeronaves Airbus para verificar se os tubos pitot foram substituídos nas frotas. O tubo pitot é o sensor de velocidade das aeronaves e foi apontado como uma das prováveis causas do acidente com o voo 447 da Air France, que partiu do Rio de Janeiro com destino a Paris com 228 pessoas a bordo.

No ofício, o procurador regional da República Sérgio Monteiro Medeiros lembra que a Air France anunciou a "a substituição das peças como medida para prevenir novos desastres". O procurador pede também que a Anac obtenha com a TAM e outras empresas, caso elas já tenham adotado algum plano de substituição dos pitots, prazos para a conclusão dessa manutenção e a obrigatoriedade de dar "conhecimento à opinião pública, em homenagem aos princípios da publicidade e da eficiência", informando tudo o que for feito e os resultados obtidos. A TAM é citada pelo procurador por ter em sua frota grande quantidade de modelos Airbus.

"Não se trata de medida açodada, é claro, pois o transporte aéreo, ainda que reputado o mais seguro do mundo (...) vem sofrendo graves turbulências em sua reconhecida credibilidade", disse Medeiros, acrescentando que "todo investimento em segurança é mais do que justificado, exigível".

terra

British Airways terá internet a bordo no novo voo entre Nova York e Londres



A partir de setembro deste ano, os passageiros da companhia British Airways poderão contar com um serviço único de classe executiva para a nova rota Nova York (EUA - Aeroporto JFK) – Londres (Inglaterra). A companhia colocará à disposição o primeiro voo transatlântico do Reino Unido com acesso à internet.
A exclusiva configuração estará nos voos de maior prestigio da BA, o BA001 e o BA002, nas viagens em aeronaves Airbus A318s.
Jornal de turismo

TAM diz que 2o tri foi difícil, mas câmbio e petróleo ajudaram

 Divulgação
A TAM, maior companhia aérea do país, informou nesta terça-feira que o desempenho da empresa no segundo trimestre "não será muito ruim", apesar da crise econômica, mas que o resultado será beneficiado pelo câmbio menor e petróleo mais barato.

"É um trimestre difícil, porque é o mais fraco da indústria nacional. É um trimestre desafiador, especialmente em um ano de crise, mas tem o benefício de um câmbio menor e do petróleo menor também", disse o vice-presidente de Finanças da TAM, Líbano Barroso, a jornalistas em evento no Rio de Janeiro.

"Teremos um resultado compatível com a dinâmica do segundo trimestre", acrescentou Barroso.

A TAM divulgará seu resultado de abril a junho no próximo dia 11.

O vice-presidente da companhia aérea minimizou os efeitos da gripe H1N1 sobre o resultado do segundo trimestre, ao afirmar que a doença diminuiu a procura para voos com destino a Buenos Aires somente nas últimas três semanas, embora na semana passada os números da empresa já apontem para uma recuperação.

Barroso disse que o mercado doméstico já está mostrando sinais de superação da crise. A previsão do executivo é que em julho o mercado doméstico tenha crescido 20 por cento, após uma expansão de 9 por cento em junho ante o mesmo mês do ano passado.

"Isso se deve ao período de alta estação, mas que quando comparado ao ano passado mostra também um ganho em termos de estímulo de preço e de uma reação da economia", disse ele.

Conforme o executivo, as passagens domésticas e internacionais estão, em média, de 15 a 20 por cento mais baratas do que no ano passado.

O Globo

UE confirma extravio diário de 10 mil malas e anuncia medidas

Bruxelas, 28 jul (EFE).- A Comissão Europeia (órgão executivo da União Europeia) confirmou nesta terça-feira o extravio diário de 10 mil malas no território do bloco, número que sobe para 90 mil bagagens no mundo, e disse que tomará medidas de maneira imediata.

O comissário de Transportes da União Europeia (UE), o italiano Antonio Tajani, reconheceu, em entrevista coletiva, que a investigação que Bruxelas iniciou em março confirmou que os números são tão ruins quanto a imprensa anunciava, por isso Bruxelas elaborará e proporá melhoras nos próximos meses.

No último ano, cerca de 32,8 milhões de malas se extraviaram no mundo todo, 20% a menos que em 2007, mas, mesmo assim, Tajani disse não estar satisfeito e qualificou os números de "excessivos e inaceitáveis".

O comissário não quis apontar culpados nem precisar que companhias ou aeroportos acumulam mais casos de extravios, ao entender que esse não é seu trabalho, mas sim propor melhoras.

Entre as causas dos extravios, a Comissão indicou erros humanos do pessoal das companhias aéreas, erros técnicos, criminalidade e até descuidos do passageiro, mas ressaltou que nenhum destes motivos se destaca acima de outro.

Para acabar com o problema, a Comissão Europeia aposta em iniciar novos instrumentos para melhorar o controle das malas e revisar a norma em vigor.

Precisamente, aposta em criar agências nacionais, até agora inexistentes, para dar um acompanhamento contínuo à gestão de bagagens.

EFE

Atrasos penalisam resultados da EADS


As acções da EADS subiram, apesar da queda de 23% nos lucros da primeira metade do ano.

A casa-mãe da Airbus voltou a sofrer com os atrasos, nomeadamente no programa do avião militar A400M. O grupo teve um encargo extraordinário de 71 milhões de euros com este avião, mas o acordo firmado com os vários países parceiros do projeto devolveu alguma esperança.

Entretanto, no que toca ao escândalo da venda de acções aquando dos atrasos do A380, o relatório da autoridade francesa dos mercados financeiros deu como provado o uso de informação privilegiada por parte do antigo patrão Noel Forgeard, mas ilibou os atuais dirigentes.

Euronews

Alfândega flagra carga irregular no avião da TAF



A Alfândega da Receita Federal no Aeroporto Internacional Pinto Martins flagrou um crime de descaminho - a entrada no País de mercadoria permitida mas sem os devidos recolhimentos tributários
- em um avião cargueiro adquirido pela TAF Linhas Aéreas. A aeronave, que ainda não estava autorizada a transportar, trazia 17 volumes de mercadorias diversas. Entre elas: um quadriciclo, três carrinhos de bebê, um cortador de grama elétrico, cremes, perfumes e relógios.

Segundo o inspetor substituto da Alfândega, Iran de Souza Pinheiro, foi lavrado um auto de infração de perdimento porque a penalidade nesses casos é a perda total dos produtos.

Ele destaca que, além de não ter os impostos recolhidos, eles entraram em meio de transporte indevido já que o avião ainda se encontra em processo de admissão temporária pois foi adquirido numa operação de leasing - contrato denominado na legislação brasileira como "arrendamento mercantil".

Antes disso, não poderia operar. Adiantou que o engenheiro que acompanhava o voo informou que a mercadoria foi trazida por ele não tendo nada a ver com a empresa.

O diretor da TAF, Ariston Pessoa Filho, negou que o avião tenha sido apreendido. Informou que a aeronave adquirida nos Estados Unidos chegou em Fortaleza na última sexta-feira à tarde e passa pelo processo normal de desembaraço.
Adianta que em toda importação a aeronave é vistoriada, bem como a documentação e os contratos até ser nacionalizada. Explica que depois disso a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) também fará vistoria e só então o avião fica autorizado a operar.
Voos Desde março deste ano a TAF não opera mais com o transporte de passageiros, segundo Ariston Filho, por uma decisão estratégica da empresa. Ele explica que só uma aeronave, em parceria com a Air Caraibes, faz o voo regular de Belém (PA) a Guiana Francesa. Antes esse voo partia de Fortaleza. Hoje a TAF conta com cinco aviões 727-200 e um 737 com 155 lugares. Os cargueiros, com capacidade para transportar 25 toneladas, tem voos diários de carga que incluem os trechos Fortaleza/Salvador/São Paulo/Belo-Horizonte e Belo-Horizonte/Salvador/Fortaleza. Também opera Brasília-São Paulo. A ideia da companhia com a aquisição de mais um avião é fortalecer o mercado de cargas.
O POVO-CE

Novo voo pode aproximar Bahia a Caracas

Os governos da Bahia e da Venezuela estão tentando viabilizar a implantação de um voo ligando Salvador a Caracas, o que pode ampliar ainda mais as relações entre os dois povos, é o que afirma a assessora técnica da Setur, Tâmara Azevedo. O anúncio foi feito durante o I Festival de Cultura Afro-Venezuelana, na província de Arágua, realizado no último fim de semana.
Jornal de turismo

Airbus entrega primeiro jato à Shanghai Airlines (China)

O A321 da Shanghai Airlines (divulgação Airbus)
O A321 da Shanghai Airlines (divulgação Airbus)
Neste mês, a Airbus entregou, em Hamburgo, na Alemanha, o primeiro A321 à Shanghai Airlines. A companhia comprou dez unidades do modelo em 2006 e 2007. O A321 da empresa tem 178 assentos, sendo 166 na classe econômica e 12 na classe executiva, e entrou em operação em rotas domésticas e regionais internacionais, para o Japão e a Coreia do Sul.

A Shanghai Airlines foi fundada em 1985, possui uma frota com 68 aviões e voa para mais de 170 destinos. É membro da aliança Star Alliance.
Panrotas

Sensor falha em voo da Air France entre Roma e Paris



AEROPORTO DE ROISSY, França — Um airbus A-320 da Air France que fazia a ligação entre Roma e Paris registrou um problema técnico em um sensor Pitot "modificado" em 13 de julho, anunciou a companhia.

"Houve uma pane de alguns segundos, sem consequências", declarou à AFP um porta-voz da Air France.

"Uma análise está em andamento com a construtora, e o Escritório de Investigações e Análises (BEA) está investigando as causas do incidente", acrescentou.

"Trata-se de uma sonda modificada", prosseguiu o porta-voz, destacando que o sensor que falhou não é do mesmo modelo do que foi questionado no caso da queda do voo 447 entre Rio de Janeiro e Paris, que deixou 228 mortos em 1º de junho.

Os sensores Pitot foram questionados por dois sindicatos de pilotos pouco após o acidente do voo 447 da Air France, o que levou a companhia a acelerar a substituição das sondas por um modelo mais recente.

Encarregado da investigação técnica do acidente do voo 447, o BEA afirmou que os Pitot eram "um elemento, mas não a causa" da catástrofe.

AFP

Dassault propõe construção do Rafale no Brasil em conjunto com a Embraer

A Dassault Aviation, uma das três empresas candidatas a fornecer um lote inicial de 36 aviões de combate para a Força Aérea Brasileira que atendam os requisitos do Projeto F-X2, incluiu em sua proposta a construção dessas aeronaves no Brasil, cuja montagem seria realizada nas instalações da Embraer.

Jean-Marc Merialdo, Diretor da Dassault no Brasil, informou que essa proposta atende perfeitamente a premissa do Ministério da Defesa de que a transferência de tecnologia é “condição chave” para a definição do resultado do processo de seleção do Projeto F-X2, cujo vencedor será divulgado entre o final de agosto e início de setembro. Além disso, a montagem do Rafale pela Embraer irá colaborar com a retomada do nível de emprego na empresa brasileira, que no ano passado dispensou mais de 4 mil funcionários.

Além da Dassault, participam da licitação a Boeing, ofertando o F/A-18E/F, e a Saab com seu novo Gripen NG.

Segundo o Comando da Aeronáutica, a oferta da Dassault está sendo estudada pelas autoridades envolvidas no processo seletivo da mesma forma que está sendo feito com as propostas da Boeing e Saab.

Tecnologia e Defesa

Boeing recebe encomenda de sete aeronaves por US$ 1,9 bilhão

 Divulgação

SÃO PAULO - A Boeing recebeu uma encomenda de sete aeronaves do modelo 777-300ER da companhia aérea turca Turkish Airlines, no valor de cerca de US$ 1,9 bilhão.

Segundo as informações divulgadas hoje pela empresa americana, com este pedido, ao todo são doze aeronaves do mesmo modelo encomendadas pela empresa turca, que já havia pedido cinco delas em abril. Hoje, a Turkish Airlines opera uma frota de 65 aviões da Boeing.

A Boeing argumenta que os aviões 777-300ER são eficientes em termos de economia de combustível e pesam menos do que as demais do mesmo porte. Podem ser levados ao todo 365 passageiros nestas aeronaves.

O vice-presidente de vendas para Europa da Boeing afirmou que esta encomenda adicional confirma os planos de expansão da empresa e a confiança que tem no 777-300ER para o alcance de suas metas.

Época Negócios

Obras no aeroporto de Caruaru terminam em janeiro de 2010


Há cerca de sete anos o local passou por um vexame quando um avião que fazia o voo inaugural Caruaru/São Paulo atolou na pista durante a aterrissagem.


As obras para a construção de uma Seção Contra Incêndio (Secinc) no Aeroporto Oscar Laranjeira, em Caruaru, iniciadas desde o mês passado, têm conclusão prevista para pelo menos mais seis meses. A informação foi repassada ontem pela Secretaria de Transportes, após solicitação do governador Eduardo Campos. A reforma permitirá a operação com aeronaves de grande porte, como Boeings 737 e Airbus 319. Há cerca de sete anos o local passou por um vexame quando um avião que fazia o voo inaugural Caruaru/São Paulo atolou na pista durante a aterrissagem.

Folha digital

* A imagem acima é do boeing 737 da BRA atolado na ocasião.

TAM admite atuar na administração de aeroportos


A TAM não descarta participar de licitações para privatizações de aeroportos no país, disse nesta terça-feira o vice-presidente financeiro da companhia, Líbano Barroso. O executivo informou que o tema será analisado, mas frisou que ainda não há qualquer decisão definitiva relativa à entrada da empresa aérea na administração de aeroportos.

"A TAM enquanto companhia aérea, não tem esse interesse. Mas os acionistas controladores da TAM têm o foco de serem investidores e desenvolvedores de negócios na infraestrutura aeroportuária. Enquanto operadores, não está no nosso objetivo de negócio. Mas vamos avaliar, sim", afirmou, no Rio.

Barroso explicou que a disponibilidade de uma infraestrutura eficiente resulta em menores custos operacionais, ao justificar um possível interesse na administração de aeroportos. Ele ressaltou que o Brasil necessita de investimentos para melhorar a operação dos aeroportos.

"Uma infraestrutura que não funciona pode onerar sua ocupação. Quantos mais voos por dia uma aeronave puder fazer, mais se está rentabilizando seu ativo", observou.

O governo prepara o marco para a concessão de aeroportos no país. Na última sexta-feira, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) informou que pretende finalizar uma proposta para ser levada ao governo ainda esta semana.

Entre as diretrizes do modelo que será proposto, está a permissão para se fazer concessões em bloco ou de forma individual, a limitação de participação de empresas aéreas, que serão impedidas de ter controle sobre aeroportos e a liberação, sem qualquer limitação, de capital estrangeiro.

folha online

Gravação aumenta ‘turbulências’


A aparição da fita de vídeo com revelações do pistoleiro baiano João Marques dos Santos, de 41 anos, estende uma fase de turbulências pela qual passa o homem que construiu um império com serviços de transporte no Brasil, Constantino Oliveira, de 77 anos, conhecido como “Seu Nenê”. O ex-lanterneiro de uma empresa de Nenê Constatino afirmou na gravação que cometeu oito crimes a mando do ex-patrão, mas o período nebuloso para o megaempresário começou antes.

No final de 2008, ele foi indiciado pela delegada de Polícia Civil de Brasília, Mabel Alves, como mandante do homicídio do líder comunitário Márcio Leonardo de Sousa Brito, ocorrido em outubro de 2001. Dois ex-funcionários de Nenê foram indiciados, João Miranda e Vanderlei Silva.

O motivo do crime teria sido a liderança de Márcio na manutenção da invasão de um terreno que pertence à Viação Planeta, empresa do grupo de Constantino. O empresário também foi responsabilizado pela Polícia do Distrito Federal pela morte do caminhoneiro Tarcísio Gomes Ferreira, também em 2001, que trabalhou como motorista para o grupo comandado por Constantino. A segunda vítima moraria em um terreno ocupado por invasores que pertencia ao ex-patrão.

O empresário responde a processos judiciais e ainda não há sentença. No vídeo gravado em 2007, o pistoleiro João Marques revelou que participou de dois assassinatos em 2001, a mando de Constantino, em Brasília. O depoimento do homem fez com que o empresário brasileiro se tornasse destaque na edição da revista Veja da semana passada e no programa Fantástico veiculado pela Rede Globo no último domingo.

As informações do pistoleiro não passam de denúncias sem comprovação. Contudo, os dados colocaram a polícia em alerta e devem fomentar novas investigações, inclusive em Mato Grosso, de acordo com a delegada Mabel Farias. Ela chegou até a fita após tomar conhecimento que Nenê teria encomendado a morte de um genro em Araçatuba, para onde enviou uma carta precatória e pediu para que Basílio Neto fosse ouvido.

Como ele já havia procurado a delegacia local em 2007 com o pistoleiro, a fita foi resgatada este ano. Nenê Constantino foi caminhoneiro e tornou-se detentor de um grande grupo de transporte terrestre de passageiros. Em 2001, fundou a Gol Linhas Aéreas, agora presidida pelo filho Constantino Oliveira Júnior, que se tornou a maior empresa de aviação brasileira.

Diário de Cuiabá

Embraer pesquisa o uso de combustível 'verde' nos aviões



A Embraer está
investindo no desenvolvimento de diferentes tecnologias de bioquerosene de aviação. Um dos projetos envolve a Tecbio, empresa de pesquisa do Ceará pioneira no desenvolvimento de biodiesel.

A Tecbio vem desenvolvendo uma pesquisa sobre bioquerosene desde 2006, em parceria com a Boeing. A Embraer entrou no mesmo projeto, mas colaborando em diferentes etapas da pesquisa. “As duas par
cerias são complementares”, diz o coordenador do programa de desenvolvimento
tecnológico de bioquerosene da Tecbio, Ayres Corr
eia de Sousa Filho.

“A linha de pesquisa é uma só, mas, diante da complexidade do assunto, foi necessário envolver mais do que uma empresa.”
O bioquerosene tem com base uma mistura de óleos vegetais. Ayres não revela o
nome das matérias-primas vegetais que estão sendo usadas.

Os engenheiros da Tecbio foram responsáveis por um projeto de bioquerosene de aviação financiado pela Aeronáutica em 1984. O projeto não tinha nada de ambiental. A preocupação era de segurança nacional, para reduzir a dependência nacional do petróleo.


À época, o
bioquerosene, em sua forma pura, sem mistura, chegou a ser utilizado durante um vôo-teste, em um avião Bandeirante, de São José dos Campos a Brasília. Mas o projeto foi engavetado pela Aeronáutica e todos os relatórios da pesquisa, feita pelo engenheiro fundador da Tecbio, Expedito Parente, permanecem sob sigilo. “Estamos tentando resgatar esses relatórios”, diz Ayres. “Em uma conversa informal com um militar que fez o vôo na época soube que a emissão de poluentes era 70% a 80% menor.”


Desta vez, já foram realizados alguns testes preliminares. Além do bioquerosene puro, a Tecbio está testando uma mistura de bioquerosene com querosene de aviação.


A parceria com a Tecbio é apenas um dos projetos de biocombustível nos quais a Embraer está envolvida. “Estamos trabalhando em vários projetos, com parceiros diferentes, na busca de combustíveis alternativos, e tentando minimizar as modificações necessárias nos aviões”, afirma diretor de Estratégias e Tecnologias de Meio Ambiente, Graciliano Campos. Segundo ele, os estudos realizados até o momento mostram que a tecnologia é viável. Pelo cronograma do projeto mais avançado, o primeiro vôo-teste com o bioquerosene deve acontecer em meados de 2009.

Todos os projetos envolvem pesquisa de bioquerosene. Pioneira no uso do etanol na aviação, com o avião agrícola Ipanema, a Embraer não tem projetos para uso de etanol nos jatos. “Não abandonamos as pesquisas com etanol, mas para motores a jato isso implicaria em um desafio muito grande.”

Com a pressão sobre companhias aéreas para reduzir as emissões de gases que contribuem para o efeito estufa, os fabricantes iniciaram uma corrida para tornar o avião ainda mais eficiente. “Devido aos altos custos do combustível, a indústria aeronáutica sempre buscou avanços tecnológicos”, diz Campos. “Os aviões hoje emitem 70% menos poluentes que há 40 anos.”

Assim como as demais fabricantes, a Embraer também busca ganhos de eficiência com o aprimoramento da estrutura aerodinâmica dos aviões. “Há uma nova geração de inovações tecnológicas que reduzem o atrito e tornam os aviões mais eficientes”, afirma Campos.
A empresa aderiu ao uso de madeira certificada no interior dos jatos executivos e tem se esforçado para reciclar praticamente todo resíduo de sua produção, do óleo da cozinha do refeitório a metais pesados que antes eram descartados.
O Estado de São Paulo

Tam assina com Amadeus por dez anos



A notícia que todo mundo já sabia, mas que ainda não tinha sido confirmada, agora saiu: a Tam assinou contrato de dez anos com o Amadeus, que substitui o Sabre como fornecedor de diversos serviços tecnológicos, do check-in ao sistema de reservas, do inventário à processos internos de gestão.

Segundo o diretor comercial da Tam, Klaus Kühnast, que participa do Fórum Regional PANROTAS Pernambuco, em Recife, a meta é migrar todas as reservas para o Amadeus e descontinuar o atual sistema. O prazo para essa migração total deverá ser anunciado em breve. Haverá diversos treinamentos, divulgações e ações da Tam para que o trade turístico entenda em detalhes esse processo, que envolve um dos maiores contratos de empresas de tecnologia com companhia aéreas em todo o mundo.

A Tam teve o mesmo contrato com o Sabre por dez anos. Segundo fontes do mercado, agora é a Gol que negocia um pacote com o Sabre, que pode incluir sua entrada com acesso total ao GDS, já que a empresa nasceu com sistema próprio de reservas.

Passageiros da TAP com acesso ao Green Way no Porto

São Paulo - Desde o dia 22 de julho, a TAP disponibiliza aos seus clientes Premium no Aeroporto do Porto, norte de Portugal, o Green Way, um serviço de acesso prioritário ao controle de segurança e raio-x.

Este serviço está disponível a todos os clientes tap|executive, tap|plus ou detentores dos cartões Gold e Silver do Programa Victoria, do cartão tap|corporate e do cartão TAP Amex Platinum.

O Green Way é um canal prioritário que facilita o controle de segurança e torna mais rápido o acesso à sala de embarque.

A TAP consolida assim a sua estratégia de diferenciação de serviço, iniciada com o lançamento do conceito "1 voo, 5 formas de viajar", prosseguindo a aposta na melhoria contínua do produto que oferece aos clientes que valorizam a maior comodidade em suas viagens e o melhor serviço.
Portugal Digital