PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

quarta-feira, 29 de julho de 2009

TAM admite atuar na administração de aeroportos


A TAM não descarta participar de licitações para privatizações de aeroportos no país, disse nesta terça-feira o vice-presidente financeiro da companhia, Líbano Barroso. O executivo informou que o tema será analisado, mas frisou que ainda não há qualquer decisão definitiva relativa à entrada da empresa aérea na administração de aeroportos.

"A TAM enquanto companhia aérea, não tem esse interesse. Mas os acionistas controladores da TAM têm o foco de serem investidores e desenvolvedores de negócios na infraestrutura aeroportuária. Enquanto operadores, não está no nosso objetivo de negócio. Mas vamos avaliar, sim", afirmou, no Rio.

Barroso explicou que a disponibilidade de uma infraestrutura eficiente resulta em menores custos operacionais, ao justificar um possível interesse na administração de aeroportos. Ele ressaltou que o Brasil necessita de investimentos para melhorar a operação dos aeroportos.

"Uma infraestrutura que não funciona pode onerar sua ocupação. Quantos mais voos por dia uma aeronave puder fazer, mais se está rentabilizando seu ativo", observou.

O governo prepara o marco para a concessão de aeroportos no país. Na última sexta-feira, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) informou que pretende finalizar uma proposta para ser levada ao governo ainda esta semana.

Entre as diretrizes do modelo que será proposto, está a permissão para se fazer concessões em bloco ou de forma individual, a limitação de participação de empresas aéreas, que serão impedidas de ter controle sobre aeroportos e a liberação, sem qualquer limitação, de capital estrangeiro.

folha online

Nenhum comentário: