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terça-feira, 30 de março de 2010

Michael O’ Leary andará nu na Champs Élysées ?





Michael O’ Leary esteve nesta manhã emParis e explicou a toda a imprensa sua ordem de ideias, deixando um desafio já pouco original ao presidente da companhia em contenda:

“Se a Air France ganhar, desço os Campos Elísios todo nu e espero que se perder, o seu presidente faça o mesmo”.



Ryanair rejeita alegações falsas da Air France

Ryanair News




News Release
30.03.10

Ryanair rejeita alegações falsas da Air France

UE Tribunal de Justiça confirmou que o aeroporto de acordos são legais, e a Ryanair NÃO beneficiar de auxílios estatais ou subsídio
A Ryanair, companhia aérea favorita do mundo de hoje (30th Mar) negou provimento ao recente falsas alegações de que a Ryanair, Air France recebe subvenções ou auxílios estatais, na sua aeroportos regionais franceses. Ryanair informou a mídia francês em Paris sobre os fatos de 2008 a dezembro do Tribunal de Primeira Instância (ECFI) Acórdão que declarou que a Ryanair a longo prazo, o acordo de baixo custo em Bruxelas Charleroi Airport era legal e assim que a Ryanair não receber qualquer subvenção ou auxílio estatal. ECFI A posse de capitais públicos que aeroportos como Bruxelas Charleroi fossem livres de longo prazo, as companhias aéreas com desconto acordos com a Ryanair (e outros ) em troca da nova rota e crescimento do tráfego e, assim fazendo, o Tribunal rejeitou os argumentos da Comissão Europeia de que a base da Ryanair em Charleroi custo incluído auxílios ou subvenções.
O ECFI também rejeitou decisão original da Comissão da UE (que o acordo da Ryanair custo actualizado com Bruxelas Charleroi foi matéria de auxílios estatais) como um "erro de direito" que "deve ser anulada". A decisão ECFI totalmente prejudicada 2005 as orientações da Comissão "Aeroporto", que foram com base em decisão da Comissão de Charleroi original ilegal.
Esta decisão ECFI prova que as recentes alegações da Air France eram falsas. Porque os aeroportos regionais francesas são de propriedade pública, não se opõe a esses aeroportos a partir de (a) entrar em longo prazo, de baixo custo acordos com as companhias aéreas, incluindo Ryanair, em troca de novo rota e crescimento do tráfego ou (b) fornecer custos mais baixos para refletir as instalações de menor custo que as companhias aéreas de tarifas baixas, como a Ryanair realmente usar. Este problema foi testada nos tribunais franceses por desafio da Air France para a base da Ryanair de baixo custo em Marselha, onde a Ryanair utiliza o baixo custo, inferior MP2 Terminal, mas emitiu o crescimento rápido do tráfego em vôos internacionais, enquanto a Air France continua a utilizar o custo mais elevado MP1 Terminal de seus serviços domésticos. Marseille Airport, ofereceu repetidamente o Air France (entre outros), instalações de baixo custo no menor custo MP2 terminal, mas a Air France se recusou a se mudar para lá ou se comprometer com o nível de crescimento do tráfego que a Ryanair tem entregue.
Ryanair considera que a última dessas alegações Air France são projetados para esconder os prejuízos causados pela Air France para francês aeroportos regionais e turismo. Air France está restringindo o crescimento dos aeroportos regionais e do turismo, oferecendo apenas conexões domésticas de seus centros de conexões em Paris CDG e Orly. Este nega muitos aeroportos regionais franceses a oportunidade de desenvolver serviços internacionais ou vôos de baixa tarifa, que é por isso que muitos destes aeroportos agora trabalhar em parceria com a Ryanair a desenvolver as rotas que a Air France foi negado durante muitos anos. rotas da Ryanair e investimento turístico em França, tem o apoio das regiões francesas e opõe-se apenas pela Air France, que parece querer bloquear a concorrência e escolha dos consumidores e forçar milhões de consumidores franceses e os visitantes a ter conexões de alta tarifa em hub da Air France em Paris, ao invés de vôo direto para os aeroportos regionais franceses.
Ryanair também destacou em sua conferência de imprensa em Paris que é a Air France, que tem sido repetidamente constatada pela Comissão da UE ter recebido ilegal de auxílios estatais sob a forma de taxas aeroportuárias descontos nas rotas domésticas e de outros subsídios estatais directos. Ryanair No total acredita que a Air A França já foi provado pela Comissão Europeia ter recebido em excesso de € 1 bilhão em matéria de auxílios estatais ilegais desde 1994. Além disso, subsidiária da Air France, KLM, recebeu mais de € 400 milhões em auxílios estatais no aeroporto de Amesterdão, em 2008/2009.
Falando hoje, em Paris, Ryanair, Michael O'Leary disse:
"Não há base para alegações falsas da Air France que a Ryanair recebe subvenções ou auxílios estatais. O Tribunal Europeu de Primeira Instância já analisou e indeferiu os pedidos similares, no caso de Bruxelas Charleroi como recentemente, em Dezembro de 2008. A decisão do Tribunal Europeu foi totalmente prejudicada 2005 da Comissão da UE "Diretrizes Airport" e condena reivindicações da Air France ao fracasso, como créditos semelhantes falharam anteriormente nos Tribunais Europeia e nos tribunais franceses, em Marselha.
"É notável que a Air France deverá falsamente acusam Ryanair de receber subvenções ou auxílios estatais, quando a Air France, que tem sido repetidamente constatada pela Comissão da UE ter recebido subsídios ilegais e aos auxílios estatais. No total, mais de 2 décadas passadas, Ar France e KLM têm recebido subsídios ilegais aos auxílios estatais de bem mais de € 1 bilhão.
"A Ryanair continua empenhada em investir em novas aeronaves, novas rotas, o crescimento do tráfego e do emprego no 25 aeroportos regionais francês onde, em 2010, a Ryanair vai levar cerca de 7 milhões de passageiros, manutenção de 7.000 postos de trabalho nas regiões da França. Nossa base de Marselha continua a crescer a partir de força à força, o que prova que há grande demanda de consumidores franceses / visitantes de baixa tarifa da Ryanair serviços diretos para as regiões e vamos continuar a crescer esses serviços, investindo na França, enquanto continuamos a derrota essas alegações falsas e equivocadas ações judiciais pela Air France ".

Ryanair



Brasil tem peso para virar potência mundial, diz Wall Street Journal

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Capa do caderno especial: ‘finalmente é amanhã’ (imagem: reprodução)


Brasil tem peso para virar potência mundial, diz Wall Street Journal

O diário norte-americano The Wall Street Journal publica nesta segunda-feira um caderno especial sobre o Brasil abrangendo “da sua notável moeda forte e seu explosivo mercado de ações até o ardente debate sobre um astro do futebol [o Ronaldinho Gaúcho]”.

“Para o país do futuro, finalmente é amanhã”, diz a chamada da reportagem principal. “O Brasil virou a esquina e agora é uma nação de peso, ambição e fundamentos econômicos para se tornar uma potência mundial. Mas o país tem enormes desafios que precisa enfrentar até aproveitar integralmente esse potencial.”

Entre os obstáculos que o Brasil tem a encarar, o jornal cita a corrupção “cravejada” no País, o “crime galopante”, a “infraestrutura em mau estado” e o “ambiente de negócios restritivo (”com um código trabalhista arrancado das cartilhas econômicas de Benito Mussolini”). Ainda há ”trabalhos colossais” a serem feitos, diz a reportagem, assinada pelo correspondente Paulo Prada.

Uma das reportagens trata das eleições deste ano e conclui que os brasileiros “querem mais do mesmo”. No plano internacional, o jornal escreve que “de repente”, o que o Brasil fala passa a ter importância no exterior, mas afirma que o País “escorrega no palco global”.

O jornal traz textos, ainda, sobre o projeto de expansão do BTG Pactual (um dos maiores bancos de investimento do País), o crescimento e os desafios da Embraer, a tentativa do governo de resolver os problemas das conexões de internet no País, a dupla de artistas conhecida como Os Gêmeos (veja galeria de imagens), os restaurantes de São Paulo, eventos culturais e dados estatísticos.

O Brasil foi escolhido como o primeiro de uma série de países que serão objetos de reportagens do caderno “The Journal Report”. O objetivo do jornal, diz a “Nota do Editor”, é dar aos leitores “uma compreensão sobre um dos mais vibrantes e importantes lugares do mundo hoje”.
BLOG DO VINNA

Fabricante europeia apresenta bimotor para até 14 passageiros


A fabricante de aeronaves Evektor apresentou nesta terça-feira em Kunovice, na República Checa, a nova geração do bimotor turbo-hélice EV-55 Outback.

O modelo, inteiro feito de aço, comporta de nove a 14 passageiros ou peso máximo de 1,8 t. Segundo a marca, a aeronave alcança 407 km/h e é capaz de pousar em vias não asfaltadas.

Os assentos do EV-55 Outback podem ser arranjados em três posições diferentes para aproveitar ao máximo o espaço útil do avião.

TERRA

AP


O bimotor EV-55 comporta até 14 passageiros ou peso máximo de 1,8 t

Em Munique, United relembra maior tragédia de sua história


Mentor do time, Alex Ferguson também levanta a taça de campeão Foto: Reuters
Alex Ferguson tenta ampliar sua vasta galeria de títulos com o Manchester United

No jogo contra o Bayern de Munique, nesta terça-feira, o Manchester United vai relembrar a maior tragédia de sua história. No dia 6 de fevereiro de 1958, o time viajava pela Europa e oito jogadores morreram - ao todo, foram 23 pessoas feridas durante o vôo - em um acidente aéreo em Munique.

O problema na aeronave aconteceu em uma parada de reabastecimento na cidade de Munique, na volta da antiga Iugoslávia. O avião caiu ao tentar levantar vôo em meio a uma tempestade de neve.

Sete jogadores (Roger Byrne, Geoff Bent, Eddie Colman, David Pegg, Mark Jones, Liam "Billy" Whelan e Tommy Taylor) morreram na hora. Duncan Edwards, considerado o melhor jogador do time, morreu no hospital 15 dias depois.

Outras 15 pessoas morreram, incluindo jornalistas, torcedores e dirigentes.

Nesta terça-feira, no Allianz Arena, Bayern de Munique e Manchester United se enfrentam em uma das quartas de final da Liga dos Campeões.

TERRA

E.U. Airways lança Gogo Inflight Internet



Nove meses após o anúncio inicial a E.U. Airways e Gogo Inflight Internet começaram a oferecer acesso à Internet sem fio no primeiro avião da frota Airways E.U..

O serviço está instalado em cinco aviões Airbus A321 - em 1º de junho, vai estar disponível em todos os 51 Airbus A321.

Mantenha o olho na fuzelagem e procure o símbolo W-Fi pelas portas de embarque.
Além desta, as informações serão colocadas no bolso do assento e assistentes de vôo farão anúncios quando o avião chegar a 10.000 pés.


A E.U. Airways estará oferecendo acesso gratuito a todos em seus aviões equipados Gogo de 1 de junho através de 8 de junho.

A cobrança futura já tem preço, o acesso começa com 4,95 dólares, para acessos com 1 hora e meia.
A E.U. Airways tem um mini-site com informações disponíveis no usairways.com / gogo onde você vai encontrar uma tabela de preços mais abrangente.

Juiz pede para repensarem sobre a 3ª pista no aeroporto de Heathrow

Daily Mail Article

Os planos para uma terceira pista no aeroporto de Heathrow foram um duro golpe na semana passada quando o Supremo Tribunal ordenou um novo inquérito sobre o seu impacto sobre o congestionamento no tráfego aéreo e das alterações climáticas.

E POR ENQUANTO FICA ASSIM...

O governo trabalhista apoia a terceira pista, enquanto os partidos da oposição, incluindo os conservadores e os liberais democratas, se opõem aos planos.


dailymail

TAAG autorizada a voar para todos os destinos da União Europeia

Bruxelas - A Comissão Europeia autorizou a companhia aérea angolana TAAG a voar para todos os destinos da União Europeia, mas "sob determinadas condições estritas e com aeronaves específicas". Até agora, a transportadora só podia voar para Lisboa.

A Comissão Europeia decidiu levantar as restrições à TAAG mediante o cumprimento de diversas exigências.

De acordo com comunicado divulgado em Bruxelas, sede do Executivo europeu, "a autoridade de aviação civil de Angola é convidada a intensificar a fiscalização sobre todas as transportadoras e continuar o processo de voltar a certificar as outras transportadoras aéreas angolanas que continuam proibidas de operar na UE".

Cerca de uma centena de companhias aéreas de diversos países, sobretudo africanos, estão proibidas de voar no espaço europeu por não aplicarem as normas de segurança e constituírem um perigo para os passageiros, de acordo com o Executivo da UE.
África21

British Airways suspendeu 15 membros da tripulação



Uma disputa entre a British Airways e a sua tripulação de cabine reivindicou as suas primeiras vítimas na noite passada, quando a empresa suspendeu 15 membros da tripulação por intimidação alegando formação de intimação das comissárias voluntárias que se dispusseram para trabalhar na greve.

O maior sindicato britânico diz que a British Airways suspendeu 15 membros da tripulação porque alegadamente postaram comentários inadequados em suas páginas do Facebook.

timesonline

O Manchester Evening News escreve "Emirates Airline anunciou que o Manchester vai se tornar o primeiro aeroporto regional no mundo a receber um A380



O maior avião de passageiros do mundo - o A380 - voará para o aeroporto de Manchester todos os dias a partir do Outono.

A Emirates Airline anunciou que o Manchester vai se tornar o primeiro aeroporto regional no mundo a receber o A380 - uma aeronave de dois andares com assentos para 517 passageiros. O superjumbo vão deixar Manchester para vôos diários para Dubai e destinos para a frente a partir de Setembro.

A medida foi saudada como histórica, revelando que o aeroporto gastou quase 10 milhões de libras na modernização do aeroporto e do terminal para acomodar a enorme aeronave.

O Presidente da Emirates Airline, Tim Clark, disse: "O Manchester tem sido um dos melhores desempenhos na nossa crescente rede de portais regionais, não apenas no Reino Unido, mas a nível global.

The giant Airbus A380 is beginning Manchester flights in September

O gigante Airbus A380 está começando voos Manchester em 1º de setembro


O A380 é um ícone como o Concorde e sua introdução no Manchester será um dos nossos mais importantes passos para os aeroportos e transportadoras.

A Emirates, proporcionará um lembrete diário de que os aeroportos regionais bem sucedidos poderão suportar serviços de longa distância. "


Manchester Evening News

Bebum descansa em turbina de avião na Índia


Sujeito encheu a cara de birita e foi dar um rolê em um lugar inusitado.


Divulgação/Indian Airlines
No avião está escrito "não durma na turbina", em hindi

Um sujeito com a cabeça calibrada de birita foi encontrado na turbina de um avião no meio da pista do aeroporto internacional Indira Gandhi, em Nova Delhi, na Índia, segundo o jornal australiano The Times of India.

O figuraça foi achado quando um engenheiro e um especialista em segurança aérea notaram uma perna balançando na parte de trás da turbina.

Eles chegaram a achar que estavam vendo algum tipo de ilusão e correram para confirmar que aquilo era real.

O aeroporto Indira Gandhi, em Nova Delhi soltou um comunicado dizendo que esse tipo de incidente era inédito.

O avião, um Airbus A-320 da Indian Airlines, se preparava para fazer o primeiro voo do dia. Dali duas horas, a aeronave decolaria para Raipur.

O bêbado afirmou que entrou no aeroporto escondido em um caminhão. Ele caminhou até a aérea operacional e resolveu tirar um cochilo na turbina. O incidente ainda está sendo investigado.

R7

Aer Lingus incerta sobre 2010



A Companhia aérea irlandesa Aer Lingus disse que as operações tinham melhorado no primeiro trimestre de 2010, embora fosse difícil fazer previsões para o resto do ano.

"A perspectiva em particular para 2010 permanece incerta, com a visibilidade limitada durante o segundo semestre de 2010, disse em um comunicado,Christoph Mueller, Chefe Executivo da Aer Lingus.

"No entanto, estamos satisfeitos que tenhamos iniciado o processo de melhoria dos rendimentos durante a implementação do programa de redução de custos necessários."

nytimes

E.U. Airways colocará anúncios em passagens de embarque


Receitas,Receitas, Receitas...
A E.U. Airways Group Inc. passará a Oferecer publicidade e informações específicas sobre o destino de sua viagem , a publicidade e dicas sairão quando você imprimir seu cartão de embarque On line.

As informação, serão exibidas em passagens para os vôos domésticos, Estarão disponíveis Através de um contrato coma Sojern.Inc, uma empresa de publicidade de Nebraska especializada em viagens.

Os termos financeiros não foram DIVULGADOS.

A tecnologia de propriedade da Sojern irá proporcionar aos passageiros um vasto conteúdo que incluirá previsões meteorológicas, opções de restaurante, atividades e descontos.


"A EU Airways está continuamente buscando maneiras de adicionar conveniência e Melhorar a experiência de viagem para os nossos clientes", diz Andrew Nocella, presidente da companhia aérea vice-presidente sênior de marketing e planejamento.


businesstimes

Tráfego aéreo cresce e indústria segue em recuperação, segundo Iata

AFP

SÃO PAULO - A procura por passagens aéreas em todo o mundo cresceu 9,5% em fevereiro, comparativamente ao mesmo mês de 2009, e a demanda por transporte de carga aumentou 26,5% no mesmo confronto, informou hoje a International Air Transport Association (Iata), a associação internacional do transporte aéreo. " Estamos indo na direção certa. Em dois ou três meses a indústria deve voltar aos níveis de tráfego pré-crise " , afirmou o presidente da entidade, Giovanni Bisignani.

Embora tenha comemorado os resultados, Bisignani lembrou que a base comparativa é fraca, uma vez que fevereiro de 2009 marcou o pior momento da recessão para o transporte aéreo. " Esta não é uma recuperação total. A próxima tarefa é nos ajustar a dois anos de crescimento perdido " , acrescentou, em nota. Segundo a Iata, o tráfego de passageiros ainda precisa crescer 1,4% e o transporte de carga deve subir 3% para retornarem aos níveis pré-crise.

De acordo com os dados divulgados hoje, enquanto a demanda de passageiros aumentou 9,5%, a oferta de assentos subiu apenas 1,9%. A média de ocupação ficou em 75,5% - número que, após ajuste sazonal, alcança 79,3%, um recorde para meses de fevereiro.

O comportamento da indústria foi desigual entre as regiões do mundo, refletindo, segundo a Iata, a " natureza assimétrica da recuperação econômica " .

As empresas europeias viram o menor crescimento de demanda de passageiros, de 4,3%, e uma redução de 0,5% na oferta de voos, no que interferiram as greves de companhias da região. O transporte de cargas cresceu 7,2%, bem abaixo da média mundial. " Prevemos que a Europa terá uma perda de US$ 2,2 bilhões neste ano " , disse Bisignani, que criticou as seguidas greves na região, como as da Lufhtansa e da British Airlines.

Na América do Norte, a demanda de passageiros subiu apenas 4,4%, contida pelo endividamento dos consumidores, mas a de carga saltou 34,1%. Na região Ásia-Pacífico, o tráfego de pessoas aumentou 13,5%, sob influência do Ano Novo chinês, e o transporte de carga cresceu 34,5%.

Puxada pela recuperação das economias, a América Latina viu o tráfego aéreo se elevar em 8,5% e o transporte de carga aumentar 41,9% em fevereiro. Na África, o crescimento foi de 9,8% no tráfego de pessoas.

O Oriente Médio apresentou a maior taxa de elevação de demanda de passageiros, de 25,8%, amparado pelo desenvolvimento do turismo e pelo uso da região como ponto de conexão em viagens longas.

época negócios

Roberto Carlos no American Airlines Arena



O Rei Roberto Carlos volta aos Estados Unidos para uma turnê especial em comemoração aos 50 anos de uma carreira de grande sucesso.

O show acontece em Miami, no próximo dia 10 de abril, no American Airlines Arena. O rei ainda passa por Boston, New York, San Diego, San Jose e Los Angeles.

Roberto Carlos é o maior ídolo da história da música brasileira adorado por milhões de fãs no Brasil e na América Latina. Roberto volta à Miami e desta vez, a produção promete um show para brasileiros, com a maior parte do repertório do Rei, em português.


Gazeta Brasilian news

E AÍ PREFEITURA????? COMO FICA?????


R7 flagra, na rua Otávio Tarquino de Sousa, calçada de casa destruída pela “saída” da planta

E AÍ PREFEITURA????? COMO FICA?????

A chuva que atingiu a cidade de São Paulo na segunda-feira (29) ainda causa transtornos para alguns paulistanos no fim da manhã desta terça-feira (30). Na rua Otávio Tarquino de Sousa, no bairro Aeroporto, na zona sul, a calçada de uma casa ficou destruída depois que uma árvore, devido ao encharcarmento do solo, “soltou” e caiu dentro de uma casa.

árvore bairro aeroporto

árvore bairro aeroporto 2

Árvore invadiu casa da zona sul da capital paulista.
R7

Delta corrige informações sobre Campinas e Brasília



A companhia nega que pediu ao DOT ou tem planos de voar para Campinas. Já em Brasília, continua com seus três voos, que devem ser aumentados em breve, mas sem previsão ainda. Veja a declaração abaixo:

"A Delta Air Lines lamenta as declarações confusas e infelizes dadas no Brasil na semana passada sobre seu futuro no País. Essas declarações são imprecisas. A Delta não divulgou informação oficial sobre seus futuros serviços. Nós nos desculpamos profundamente por qualquer confusão e inconveniências que essas declarações erradas possam ter causado. Continuamos comprometidos com o mercado brasileiro e ansiosos pela continuidade de nossos voos nas cinco cidades que servimos atualmente"
Panrotas
Carlos A. Santos
General Manager/Corporate Communications Delta Air Lines

TAM festejará entrada na Star Alliance com eventos no Rio e em São Paulo


A companhia aérea TAM prepara dois eventos no Rio de Janeiro e em São Paulo para comemorar em 13 de maio sua entrada na Star Alliance, a maior aliança mundial de companhias aéreas comerciais, informaram hoje porta-vozes da empresa.

Os eventos reunirão executivos da TAM e de algumas das companhias aliadas, assim como convidados especiais.

A partir dessa data, a TAM passará a ser a única companhia aérea da América Latina a compartilhar os produtos e os serviços oferecidos pelas 26 companhias aéreas que fazem parte da aliança, entre as quais figuram gigantes como United Airlines e Lufthansa.

A entrada da TAM na Star Alliance foi anunciada em 7 de outubro do ano passado e a companhia conseguiu concluir no primeiro trimestre deste ano o processo de integração ao sistema que permite compartilhar voos para até 1.077 destinos em 175 países.

A TAM ocupará na aliança um lugar que já pertenceu à Varig, cujos ativos foram adquiridos pela Gol.

Com a entrada da companhia aérea na Star Alliance, os clientes TAM Fidelidade também passarão a compartilhar os programas de milhagem das companhias associadas.

A empresa, com participação de 42,4% no mercado brasileiro de voos domésticos, voa para 43 destinos no país com seus aviões próprios e para 83 com os de companhias aéreas regionais com as quais tem acordos comerciais.
último segundo

Outra empresa aérea é condenada


A juíza Fabiana da Cunha Pasqua, em substituição na 22ª Vara Cível de Belo Horizonte, determinou à United Airlines Inc. o pagamento de R$ 43 mil a um advogado e à sua família por danos morais. Ela avaliou que a família passou por uma situação que foi “muito além do mero dissabor, do que se poderia considerar tolerável”.

De acordo com o processo, o advogado programou uma viagem ao exterior com a sua família. Ele, sua mulher e dois filhos embarcaram em São Paulo e, após 40 minutos de voo, a aeronave apresentou problemas. Depois de algumas horas de pânico e histeria entre os passageiros, o piloto conseguiu fazer um pouso de emergência.

No aeroporto, o advogado ficou sabendo que, naquela mesma noite, outros dois aviões da companhia apresentaram panes mecânicas, sendo forçados a retornar ao aeroporto. No dia seguinte, a família embarcou em outra aeronave da mesma companhia, mas esta, novamente, apresentou problemas, causando novo pânico e novo retorno. Os passageiros tomaram conhecimento de que o avião em que estavam era um dos que tinham apresentado problemas na noite anterior.

Após dois dias, a família chegou ao seu destino. Na data do retorno ao Brasil, a família teve mais problemas: o voo da mesma companhia aérea foi cancelado, devido à prática de overbooking (situação em que são vendidas mais passagens do que o número de assentos disponíveis). Quando a família finalmente chegou ao Brasil, o advogado teve a sua bagagem extraviada.

Caso fortuito

A companhia aérea contestou os fatos, alegando caso fortuito. Negou a ocorrência do overbooking e do extravio da bagagem. Documentos e depoimentos, no entanto, confirmaram a ocorrência de overbooking e comprovaram que, por três vezes consecutivas e em curto período de tempo, os aviões da companhia apresentaram defeito em voos destinados aos EUA.

A magistrada não verificou nos autos a ocorrência de caso fortuito, força maior ou quaisquer das excludentes previstas no Código de Defesa do Consumidor (CDC). Ela esclareceu que o Código Civil (CC), ao tratar do transporte de pessoas, estabelece em seu artigo 734 que somente motivo de força maior é capaz de elidir a responsabilidade da transportadora. Ela concluiu que os eventos foram previsíveis e evitáveis. “A companhia agiu de forma temerária, visto que disponibilizou voos em aeronaves com reiterados problemas.”

Fabiana Pasqua constatou que os danos sofridos pela família foram graves: a vida foi exposta desnecessariamente ao perigo, houve sensação de pânico e dois dias foram perdidos. “Não se pode tolerar que os dias de descanso programados por uma família sejam desperdiçados ou transformados em momentos de sofrimento por prestação de serviço defeituosa”, concluiu.

Essa decisão está sujeita a recurso.


Processo nº: 0024.08.076678-5
reclameaqui

03 de Abril - GOL iniciará voos regulares para Punta Cana

A Operação será realizada com a marca VARIG; Classe Comfort de serviços 
diferenciados vai oferecer mais espaço entre poltronas e
entretenimento



A GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A. (BM&FBOVESPA: GOLL4 e NYSE: GOL),
a maior companhia aérea de baixo custo e baixa tarifa da América Latina,
anuncia que vai lançar operações regulares em um novo destino internacional:


Punta Cana, na República Dominicana.



Os voos, que já foram aprovados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e
demais autoridades pertinentes,

terão início em 3 de abril. O destino já vem sendo atendido pela
companhia com voos fretados.

GOL LINHAS AÉREAS INTELIGENTES

Gol planeja ampliar em 40% base do Smiles este ano

Depois de passar por diferentes perfis de empresas, como Brasil Foods, Pão de Açúcar e Bank Boston, Cláudia Pagnano, nova vice-presidente de mercado da Gol, vai aproveitar suas experiências anteriores para ajudar a segunda maior empresa aérea brasileira a dar um salto no seu relacionamento com o cliente. E, apesar de estar apenas há duas semanas na companhia, já divulgou metas ambiciosas para alcançar esse objetivo.




A Gol quer encerrar 2010 com 9,1 milhões de clientes no programa de milhagem Smiles, ou 40% a mais do que sua base atual de 6,5 milhões de pessoas. A empresa também quer que 20% do faturamento venha de receitas auxiliares (tudo o que não é venda de passagens) até o fim de 2011, sendo que este ano essa proporção vai passar dos atuais 12% para 14%, conta Cláudia.


Parte dessas metas, diz ela, será possível com o investimento numa nova plataforma tecnológica para o Smiles, que vai transformar seu portal num meio de conhecer o passageiro para interagir melhor com ele. "Conhecer o perfil do cliente Smiles é fundamental para a gente criar inteligência de como se relacionar com ele", afirma Cláudia, de 42 anos. Outra forma de relacionamento será a utilização de redes sociais. A Gol está em fase experimental no Twitter.


A executiva, que antes da Gol trabalhou por 16 meses na Brasil Foods, está revisando para cima o plano de ter seis lojas do Voe Fácil até o fim de 2010. Atualmente, a Gol tem apenas uma loja que permite que o consumidor possa comprar passagens parceladas em até 36 vezes, no Largo 13 de maio, zona sul de São Paulo, região de grande concentração popular.

"Continuaremos a ser obcecados por custo, por entregar uma companhia aérea democrática, mas podemos entregar essa companhia, que quer trazer essa nova classe média para poder voar, com maior consistência", afirma Cláudia. Como exemplo de novos produtos para manter o passageiro fiel e conquistar outros, ela lembra que o serviço de bordo pago será oferecido em 500 voos por dias, sendo que atualmente esse produto é oferecido em 42 voos.


Cláudia afirma que a Gol também estuda oferecer mais espaço entre algumas poltronas nos aviões, cobrando um adicional pelo maior conforto, a exemplo de outras empresas de custos e tarifas baixas. A executiva diz que pretende em breve conhecer outras empresas desse nicho de mercado numa viagem que fará à Escócia, onde vai disputar uma meia maratona, seu maior hobby.


"Como responsável pela receita da Gol, é minha missão dentro da empresa poder resgatar essa nossa essência, o jeito Gol de fazer", diz Cláudia, que vai comandar cinco áreas distintas: comercial, cargas, yield management (gerenciamento de tarifas) e alianças, marketing e comunicação. Claudia diz que gostaria de ter o equivalente 1,5% da receita da Gol, de quase R$ 7 bilhões em 2009, para investir em marketing, mas não acredita que terá esses recursos no curto prazo.


Ontem, a empresa anunciou uma nova classificação das suas tarifas que não alterou os preços. São quatro classes diferentes: comfort, flexível, programada e promocional. O objetivo é simplificar para que o consumidor da nova classe média possa compreender a estrutura tarifária da companhia.
net marinha

Corpo de irmão do presidente dos Emirados Árabes é achado após acidente

Ahmed bin Zayed al-Nahayane havia sumido com ultraleve em Marrocos.
Ele presidia fundo de investimento que reúne US$ 600 bilhões.

O corpo do diretor gerente da Autoridade de Investimentos de Abu Dhabi (Aida), um dos maiores fundos de investimento do mundo, reunindo mais US$ 600 bilhões, foi achado morto após um acidente com um ultraleve em Marrocos, segundo a TV al-Arabiya.

O xeque Ahmed bin Zayed al-Nahayane também era irmão do presidente dos Emirados Árabes Unidos.

Ele estava desaparecido desde que seu ultraleve caiu em uma represa próxima a Rabat, na sexta-feira.

Foto: AFP

xeque Ahmed bin Zayed al-Nahayane em foto não datada. (Foto: AFP)

Sua morte chegou a ser anunciada pelas autoridades no domingo, mas a notícia foi logo desmentida.

g1

Justiça quer relatório da TAM em 48 horas


Juíza determina prazo e pode enquadrar chefe do Cenipa; Procuradoria quer documento para decidir inquérito do maior acidente aéreo do País


A juíza Paula Mantovani Avelino, da 1.ª Vara Federal Criminal de São Paulo, deu prazo de 48 horas para que o brigadeiro Jorge Kersul Filho, chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), encaminhe cópia assinada e rubricada do relatório final sobre a tragédia do voo 3054 da TAM, sob pena de enquadrá-lo por crime desobediência.


O pedido atende a solicitação do procurador da República Rodrigo De Grandis, que aguarda o documento para decidir se oferece denúncia (acusação formal à Justiça), pede novas diligências ou arquiva o inquérito aberto pela Polícia Federal (PF) para apurar responsabilidades no maior acidente aéreo do País. O desastre ocorrido em 17 de julho de 2007 no Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, deixou 199 mortos.

A investigação da PF concluiu que os pilotos da TAM foram os únicos culpados pela tragédia.

O relatório do Cenipa, no entanto, indica que as dificuldades de operação em Congonhas, a pressão silenciosa da companhia aérea para que se evitasse pousar em aeroportos alternativos em dias de chuva, as condições meteorológicas adversas naquele dia e até a conjuntura da crise aérea tiveram influência negativa sobre a tripulação, que num descuido teria deixado de seguir o correto procedimento para o uso das manetes (espécie de aceleradores do avião).

Resistência. Os militares relutam em ceder relatórios para processos judiciais por entenderem que têm caráter exclusivamente preventivo, como pregam as entidades internacionais de investigação de acidentes aeronáuticos.

Para a juíza, no entanto, "o não atendimento da diligência, após decorrido lapso temporal tão extenso, configura resistência injustificada ao cumprimento de expressa ordem judicial, além de grave ofensa aos princípios constitucionais ordenadores da administração pública".

Em outubro do ano passado, a magistrada já havia fixado prazo de 30 dias para que o Cenipa apresentasse cópia do relatório final do acidente. Entretanto, o material juntado pelos militares ao processo teria vindo sem assinaturas ou rubricas dos responsáveis pela apuração. Em sua petição, De Grandis sustenta que, dessa forma, o documento não tem valor jurídico.

Procurado ontem, Kersul disse que não se opõe a entregar o relatório ao Ministério Público Federal (MPF). "Fiz contato com o gabinete do De Grandis na semana passada porque queria uma cópia do pedido dele, que até hoje não recebi", assinalou. "Não temos nada a esconder, mesmo porque está tudo no site do Cenipa."

Cremação. No mesmo despacho, a juíza deferiu pedido da família de Aline Monteiro Castigio, uma das vítimas da tragédia, para cremar fragmentos identificados recentemente pelo Instituto Médico-Legal (IML). Funcionária da TAM, a comissária de 28 anos embarcou no voo 3054 para voltar das férias no interior do Rio Grande do Sul.

O professor universitário Dário Scott foi o primeiro familiar de vítimas do voo 3054 a conseguir autorização judicial para exumar o corpo da filha única, Taís, de 14 anos. Logo após o acidente, ele sepultou fragmentos corporais no Cemitério da Lapa, na zona oeste de São Paulo. Em maio do ano passado, Scott foi informado pelo IML da descoberta de mais fragmentos.

A luta para exumar os despojos, reuni-los com os fragmentos do IML e fazer uma cerimônia de cremação durou quase um ano.

PARA LEMBRAR
Polícia indiciou ex-dirigentes

Em novembro de 2008, a Polícia Civil de São Paulo chegou a indiciar dez pessoas pelo acidente com o Airbus A320 da TAM, entre eles os ex-presidentes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) Milton Zuanazzi e da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) José Carlos Pereira, além de funcionários da TAM. Menos de uma semana depois, a medida foi suspensa por ordem da Justiça Estadual. Como a PF ainda apurava o caso, haveria risco de duplo indiciamento.

estadão

Norman Ollestad foi o único sobrevivente de um acidente de aviação. Desceu a encosta gelada da montanha e escreveu um livro



Na manhã de 19 de Fevereiro de 1979, um pequeno Cessna partiu do aeroporto de Santa Mónica, na Califórnia, em direcção à estância de esqui de Big Bear. A bordo seguia Norman Ollestad, o pai e a namorada e o piloto. A curta viagem foi abruptamente interrompida quando o avião se preparava para cruzar o pico de Ontário, a mais de 2500 metros de altitude, numa zona inacessível. "Era a primeira vez que andava numa avioneta, tanto quanto me lembro", conta Norman, o único sobrevivente do acidente. Tinha 11 anos.


Trinta e um anos depois, Ollestad aterra em Lisboa. Não tem tempo a perder: está na Europa a promover o seu livro e segue para a Áustria dentro de dois dias, onde vai aproveitar para uma descida de montanha numa prancha de snowboard. Mete rapidamente uma maçã à boca e sobe ao 18º andar do hotel para se perder numa vista que lhe parece familiar. "A ponte é parecida com a de São Francisco", diz-nos antes de se recostar num dos sofás da sala vip. Tem 42 anos, pele queimada, e um olhar ágil sob o cabelo descolorado pelas muitas horas de surf nas praias da Califórnia.

"Inconscientemente, acho que foi preciso tornar-me pai para poder escrever esta história. Dei por mim a falar para o meu filho, tal como o meu pai falava comigo", começa por justificar. "Apanhado pela Tempestade" não é apenas o relato apaixonado de um sobrevivente improvável. É a história de um pai viciado em adrenalina e da relação inspiradora com o seu filho, desde cedo habituado a viver experiências intensas na montanha e no mar. No limite, costuma dizer Ollestad, "foi isso que me salvou a vida".

Montanha abaixo

Recuemos no tempo. Norman tinha apenas 11 anos quando se viu sozinho num perigoso desfiladeiro gelado, no meio de um intenso nevoeiro. O avião onde seguia tinha acabado de colidir com o pico de uma montanha, nos arredores de Los Angeles. De nada serviram os avisos via rádio para que o piloto não se aventurasse naquela zona. "Era um homem pouco experiente, um instrutor de voo".

Pouco depois de cair, Norman perdeu a noção do espaço e do posicionamento do avião. "Pensei que estava a viver um sonho. Não conseguia ver o meu pai nem a namorada, apenas o piloto, visivelmente ferido. Voltei a adormecer", conta. Quando acordou, começou a chamar pelo pai, mas a única resposta que obteve foi da namorada. "Está morto", gritava-lhe ela, em desespero. Encontrou-o mais tarde, prostrado no banco, com a cabeça enterrada nos joelhos.

Apesar do choque, o miúdo de 11 anos teve lucidez para fazer alguns cálculos. Restavam-lhe poucas horas de luz e, se não saísse dali, "o mais certo era morrer congelado". "Sandra estava bastante ferida, tinha um braço partido e mal se conseguia mexer. Ainda assim, disse-lhe que tínhamos de descobrir uma saída."

Norman desceu sozinho uma encosta vertical praticamente gelada, sem cordas nem qualquer tipo de equipamento de segurança. Apenas guiado pelas memórias e ensinamentos do pai, com quem partilhara diversas vezes os perigos da montanha. Vestia uma sweatshirt, ténis e umas calças. "Não tinha chapéu nem luvas, fiquei com os dedos todos queimados pela neve. Mas quase não sentia frio, tal era a adrenalina", recorda. Sandra, de 30 anos, resistiu pouco tempo à descida: "Escorregou e desapareceu no nevoeiro".

Passaram nove horas até que Ollestad conseguisse avistar uma pequena povoação com cerca de 30 casas. Exausto, esfomeado e desidratado, foi ajudado por um adolescente que surgira entre a vegetação, num caminho corta-fogo. "Vivia num rancho perto, foi ele que me ajudou a chegar." Mais de 30 anos depois, quando apresentava o livro numa sessão em Washington, um homem aproximou-se dele, após a leitura de um trecho. "Olhou-me nas mãos e disse: nada mal, hein? Era o miúdo que me tinha ajudado."

Depois do acidente, Norman foi criado pela mãe. Estudou escrita criativa e cinema. A sua história foi comprada pela Warner Brothers e vai ser adaptada para cinema. Em 2006, escalou até ao local do acidente. E trouxe o que restava do avião.

i online


Hidro-avião: uma invenção "made in France"

Você sabia que o hidro-avião é uma invenção francesa, Joãozinho? Pois então...

No último domingo (28/03) foi celebrado o centenário do vôo de Henri Fabre no aparelho batizado por ele de Le Canard - a saber, o primeiro hidro-avião da história (apesar de até 1913 o invento ter sido chamado de hidro-aeroplano).

Henri Fabre nasceu em Marseille em 29 de novembro de 1882, e morreu em Le Touvet no dia 29 de junho de 1984 - aos 101 anos.

Atualmente existem apenas duas unidades preservadas do Le Canard: uma fica no aeroporto de Marignane (Bouches du Rhône) e outra no Musée de l'Air et de l'Espace de Bourget (Seine-Saint-Denis), nas imediações de Paris.


Na foto menor, uma foto de monsieur Fabre. Logo aí acima, um registro da façanha, cujo original pertence ao Musee de l'Hydraviation de Biscarrosse.


viver paris

Azul amplia a disputa no transporte de carga




Com plano de tornar-se o novo grande participante do mercado de transporte de carga aérea no País, a companhia Azul Linhas Aéreas aposta nesse nicho ao prever a criação de um centro de distribuição no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. A meta é transportar 50 toneladas de carga por dia, ante as 15 toneladas transportadas atualmente, ou seja, atingir sua capacidade máxima. A companhia, que tem pouco mais de um ano em operação, pensa em transformar o aeroporto em uma das suas principais bases de operação de carga, e afirma que terá lucro operacional ainda este ano.



Concorrente das líderes Absa Cargo, JadLog, Variglog, TAM Cargo e Gollog, a Azul Cargo prevê ampliar sua área de cobertura a 3.800 cidades, ante os 2.000 municípios atendidos atualmente, por meio de um maior número de rotas e de aviões. "Este ano ampliaremos nossa malha ao receber mais sete aviões, o que nos possibilita atingir a meta. A estratégia é usar nossos porões: enquanto transportamos nossos clientes, levamos as entregas também", comentou o diretor de Logística da Azul Cargo, Antônio Flávio Costa, na sede da empresa, em Alphaville (SP).



Segundo o diretor, a empresa tem planos concretos de construir um centro de distribuição (CD) em Congonhas, para facilitar o acesso dos clientes. "A maioria dos nossos clientes está em São Paulo, por isso temos interesse em criar um CD lá", disse. Criada em agosto de 2009, a Azul Cargo utiliza parte do espaço disponível nos porões das aeronaves para transportar entregas. Cada aeronave pode transportar em média 800 quilos de carga por voo. "A ideia é levar ao transporte de carga os mesmos diferenciais da nossa companhia: a pontualidade, a regularidade e o serviço de qualidade. Além disso, nós não misturamos carga de passageiros às entregas", contou Costa.



Apesar de a Azul já possuir um avião cargueiro e pretender ampliar a sua base para somente então testar o grande avião, Costa garante: "Temos de ampliar os nossos negócios para usar um avião cargueiro, entretanto faremos testes com o avião sem pintura até o final do ano".



O resultado apresentado pelo setor de transporte aéreo de cargas no País, incluindo embarques no mercado doméstico, exportações e importações, que registrou queda de 12,37% em 2009, se comparado ao ano anterior, de acordo com dados levantados pela Infraero.



Passageiros



Neste ano, a empresa espera atingir a marca de quatro milhões de passageiros ao ampliar sua oferta de voos e conseguir novas rotas. "Estamos em pleno crescimento, a ideia é atender nossos clientes ainda melhor, com boas promoções, mais horários e ligação entre mais cidades", disse o diretor de Marketing da companhia, Gianfranco Beting.



Outra sugestão feita pelo executivo é que o governo federal privatize alguns terminais portuários. "Se o governo liberasse, nós temos interesse em construir um terminal aeroportuário. Isso já feito em outros países e dá muito certo", frisou Beting.



Com uma média de 80% de ocupação em seus voos, Beting ressaltou que isso já era esperado porque a estratégia da empresa é trabalhar com aviões menores, que se encaixam melhor com o mercado interno brasileiro. "Optamos por aviões menores por acreditar que seria melhor para o mercado brasileiro, e isso deu certo. Agora temos aviões pequenos, que pousam em diferentes aeroportos, com muito mais espaço para o passageiro, e pouca ociosidade de espaço", emendou ele.



Mesmo tendo entrado em operação aos pés de uma crise econômica mundial, o diretor de Marketing da Azul ressaltou que a aérea não poderia ter entrado em melhor momento, pois, apesar de o setor estar abalado pela crise, a companhia conseguiu fazer ótimos negócios. "Compramos aeronaves, e não tivemos de esperar tanto para recebê-las. Se fosse antes, estaríamos hoje com a metade da frota atual. Com a crise, muitos pedidos foram cancelados, ou adiados, e conseguíamos adquirir mais aviões em menos tempo", comentou Beting.



Slots



Recentes declarações da empresa mostram que a Azul segue descontente em relação aos oito horários de pouso e decolagem (slots) recebidos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, por serem horários de fim de semana, o que traria à companhia um custo operacional muito alto, tanto que Gianfranco Beting se mostrou irritado em relação ao assunto. "Levando em consideração o numero de slots que tem o aeroporto, essa divisão não me parece justa. Onde está a maior concorrência? Isso é coisa para inglês ver. Vamos entrar [em Congonhas] para guardar espaço, como TAM, Gol, e Ocean Air fizeram", desabafou. Entretanto, ontem a Azul divulgou que voará de Congonhas a Porto Seguro (BA), mas não confirmou a quantidade de voos e os horários que pretende operar.



Concorrência



Uma das maiores de carga expressa, a TAM Cargo também tem planos ousados e pretende investir este ano em fidelização dos clientes, ampliação de acordos corporativos e melhorias nos serviços, depois de um período ruim para o setor no ano passado. "A desaceleração da economia mundial impactou negativamente em nosso negócio de cargas, reduzindo principalmente os volumes transportados. Contudo, nossa queda foi menor do que a retração apresentada pelo mercado", disse o diretor da empresa, Carlos Amodeo.



Com planos de ampliar a disputa no transporte aéreo de carga, a Azul Cargo prevê criar um centro de distribuição no Aeroporto de Congonhas, com meta de transportar 50 toneladas por dia, ante as 15 toneladas atuais.

DCI

Avião cai no México deixando dois mortos

Um avião do tipo Cessna caiu no último domingo (28) na floresta de Lacandona, no Estado de Chiapas, no sudoeste do México. O acidente provocou a morte dos dois ocupantes da aeronave e feriu uma pessoa que estava em terra, informou a polícia local nesta segunda-feira.

"A aeronave caiu nas imediações da comunidade de Santa Lucia e no acidente morreram o piloto e seu ajudante; outra pessoa que estava no lugar ficou ferida", disse um policial de Ocosingo, localidade com 50 mil habitantes.

O voo comercial partiu às 11h locais (13h de Brasília) do domingo de Ocosingo, mas após uma hora de voo caiu na floresta de Lacandona, disse o policial.

As autoridades locais disseram ainda não saber as causas do acidente.
(Folha Online)

Alliance Air em busca de mais Fokker 100

Alliance Air em busca de mais Fokker 100
A australiana Alliance Air está em busca de mais oito aviões Fokker 100 para absorver a demanda gerada por contratos relacionados aos recursos naturais das regiões de Queensland e Western Australia, segundo informou a ATW Online. A empresa opera atualmente onze jatos Fokker e pretende adquirir os outros oito de algum operador europeu não confirmado. A Alliance Air considera o Fokker 100 como "moderno, silencioso, superior em condições adversas e ideal para operações na Austrália, Pacífico e no Sudeste Asiático".
fonte: Jetsite
Estranho...Lá o Fokker 100 é considerado o máximo, enquanto aqui.....

Contato Radar

Despedida Electra


Popout
Aeroblog

TAP nomeada para melhor companhia aérea da Europa


'World Travel Award 2010' em votação

A TAP integra a lista das melhores companhias aéreas europeias, estando nomeada pelo segundo ano consecutivo para o restrito grupo de finalistas escolhidos por profissionais do sector de Turismo de todo o mundo para receber o World Travel Award 2010 relativo a esta categoria.

A votação online já se encontra aberta e podem votar não só os profissionais do setor, como também os consumidores. Em:

http://www.worldtravelawards.com/vote

No âmbito destes prémios, os mais ambicionados da indústria do Turismo a nível mundial, a TAP é actualmente reconhecida como a “Companhia Aérea Líder Mundial para a América do Sul.”
Desástres Aéreos

Soldado da Força Aérea de Pirassununga é preso por furto

Um soldado da Academia da Força Aérea (AFA) de Pirassununga foi preso em flagrante na madrugada deste domingo, em Leme, por suspeita de furtar o aparelho de som de um carro. Segundo a polícia, ele estaria com um amigo que também foi detido.

Artur Jardim Monteiro e o soldado da AFA, Roger Willian Bastos Nascimento, ambos de 21 anos, foram presos na avenida Maria Aparecida Arraes Kock, no Jardim Cláudia. O dono do carro chamou a polícia.

O soldado está preso em uma cela especial à disposição da Justiça. O outro suspeito foi encaminhado para a cadeia pública de Leme.
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