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quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Em português NÃO aceito reclamações


Era só o que faltava

Easyjet não aceita queixas escritas em português


Avianca e Delta iniciam code-share neste sábado (dia 29)

A partir deste sábado (dia 29) a Avianca e a Delta Air Lines voltam a ter operações em code-share nas ligações entre a Colômbia e os Estados Unidos.

“Com este acordo, além da rotas Bogotá-Atlanta e Bogotá-Nova York, a Avianca oferecerá conexões a partir de Miami, Fort Lauderdale, Washington, Nova York, Los Angeles e Atlanta para mais cidades dentro dos Estados Unidos, como Boston, Chicago, Filadélfia, Charlotte, Detroit, Houston, Minneapolis/St.Paul e Orlando”, destaca o gerente comercial da Avianca Brasil, Carlos Henrique Barbosa.
Panrotas

Avião pequeno bate em outros 3 em hangar de Congonhas


Um avião de pequeno porte colidiu com outros três durante uma manobra no hangar da empresa Líder aviação, no aeroporto de Congonhas, em São Paulo. De acordo com a assessoria de imprensa da empresa, não houve feridos. Segundo a Empresa Brasileira de Infra Estrutura Aeroportuária (Infraero), o aeroporto permanece funcionando normalmente.

A Líder ainda não tem uma posição sobre o incidente e está apurando as responsabilidades. O avião tem matrícula estrangeira e não pertence à empresa.

Terra

Incidente em vôo da Air Canada deixa até 40 feridos




Aproximadamente 40 passageiros ficaram feridos em um Airbus A319 da Air Canadá que seguia de Victoria para Toronto, após um pouso de emergência em Calgary, na manhã desta quinta-feira.

Informações da imprensa local indicavam que até 15 passageiros estariam gravemente feridos, embora autoridades do aeroporto de Calgary não tenham confirmado o número.

A Air Canada disse que a lista de passageiros aponta que a aeronave transportava 83 passageiros e cinco tripulantes.
Contato Radar

SATA bateu recorde de passageiros transportados num dia


A transportadora aérea açoriana SATA estabeleceu um novo recorde de passageiros transportados num único dia, com quase 8.300 pessoas em 98 voos dentro do arquipélago e para o exterior, realizados por uma frota de 14 aviões.

O recorde, hoje anunciado pela empresa, foi estabelecido a 01 de Agosto, quando os aviões da SATA Internacional e da SATA Air Açores transportaram 8.287 passageiros.

Greve também apelidada de "Histórica"


Os sindicatos alertarm ainda que esta greve, que apelidam de 'histórica', terá uma adesão superior a 90 por cento nos dois períodos: 28 e 29 de Agosto e 11 e 12 de Setembro. Está ainda prevista uma greve ao trabalho suplementar entre os dias 28 de Agosto e 30 de Setembro, ou seja, durante mais de um mês

TAP diz que vai fazer tudo o que estiver dentro da lei para assegurar transporte passageiros durante a greve



Lisboa, 26 Ago (Lusa) - A TAP afirmou hoje que vai fazer tudo o que estiver dentro da lei para assegurar o transporte dos passageiros que têm viagem marcada para os dias de greve convocados pelos sindicatos dos trabalhadores.

"A TAP compromete-se com os passageiros que têm reservas para esses dias a transportá-los e nesse sentido vai fazer todo o possível para cumprir esse objectivo dentro da lei", afirmou à Lusa o porta-voz da TAP, António Monteiro.

Os sindicatos dos trabalhadores da TAP acusam o Governo de estar planejando utilizar a empresa de handling Portway para assegurar serviços que os grevistas pretendem paralisar já na próxima sexta-feira e sábado.

Sapo pt

Um olhar mais detalhado sobre os lucros da Air China


Air China 747-400.jpg Air China registrou um lucro líquido de 2,82 bilhões de yuan (412,8 milhões dólares) nos seis meses até 30 de junho, mas isso não é um reflexo preciso da situação real em relação à transportadora.

As companhias aéreas chinesas dependem, principalmente,do tráfego doméstico de passageiros e RPKs domésticos da Air China, que representam pouco mais de 60% do seu total de RPK, aumentou 8,22% durante os seis meses. Capacidade, medida por ASK, aumentou 6,4%. No entanto, as receitas de transporte aéreo de passageiros caiu de 1,48 bilhões de yuans para 19,24 bilhões de yuans e volume de negócios caiu 10% para 23,11 iuanes billon.

Isso significa que a companhia está fazendo menos dinheiro em suas operações do que realmente deveria. Seus lucros vieram de diminuição das despesas, com os custos do combustível veio cair 42,51% 6,1 mil milhões de yuan e dos ganhos de hedge de combustível chegando a 1,45 bilhões de yuans.

Air China parece ser boa em economia de custos de combustíveis .É injusto destacar a Air China. Mas a realidade é que a transportadora - e as outras companhias aéreas chinesas - têm operações desastrosas.

Eles precisam fazer muito mais para melhorar a maneira de gerir os seus negócios e da situação real .
É o que provavelmente vai ocorrer nos próximos meses.

WestJet adquire mais 14 Boeing 737NG




A Boeing e a companhia canadense WestJet anunciaram ontem a compra de mais 14 unidades de 737-700 Next-Generation. A companhia tem a frota exclusivamente composta por Boeing e conta com 81 unidades do Boeing 737 Next-Generation.


“A WestJet é pioneira em voos de baixo custo no Canadá, com uma frota crescente e composta pelo jato mais popular do mundo entre as linhas aéreas, ela emerge como uma das líderes entre as companhias aéreas”, diz Kevin Schemm, vice-presidente de Vendas para América do Norte da Boeing Commercial Airplanes. “Nós valorizamos a nossa parceria com a WestJet bem como seu apoio continuado ao 737 Next-Generation”, finaliza.

A WestJet também anunciou um plano de reagendamento do leasing para compra direta de 16 aviões.

“Essa nova encomenda de Boeings 737-700 nos permitirá continuar servindo nossos clientes com uma das frotas mais modernas em operação atualmente”, diz Sean Durfy, presidente e CEO da WestJet. “Ao mesmo tempo, vamos ter mais flexibilidade para alcançar nossa meta de se tornar uma das cinco maiores companhias aéreas no mundo até 2016”, conclui.

Incluindo o pedido de ontem, a WestJet tem 54 aeronaves 737 Next-Generation previstas para entrega.

Cerca de 120 clientes em todo o mundo já encomendaram mais de 5.000 unidades do 737 Next-Generation. A Boeing tem mais de 2.100 encomendas por entregar desta aeronave, avaliadas em mais de US$ 158 bilhões a preços correntes.

No início deste ano, a Boeing anunciou melhorias no desempenho do 737 Next-Generation, o que reduzirá o consumo de combustível em 2% até 2011, graças a combinação de melhorias na estrutura e no motor.

Aviaçao Brasil

TAM pagará indenização de R$ 6 mil por atraso de 15h


SÃO PAULO - O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro condenou a TAM Linhas Aéreas a pagar indenização no valor de R$ 6 mil, por danos morais, a um passageiro que teve de esperar quase 15 horas por um voo, em julho de 2007. Devido ao atraso, Rafael Baptista de Assumpção, que seguia do Rio de Janeiro para Florianópolis, com escala em São Paulo, perdeu um compromisso profissional, além de seu bônus de vendas.

A empresa aérea alegou em sua defesa que o fato aconteceu por causa de um acidente aéreo em 17 de julho daquele ano, quando o JJ 3054 que decolou de Porto Alegre com destino a São Paulo sofreu um acidente no pouso em Congonhas e se chocou contra um prédio da empresa, provocando a morte de 199 pessoas. De acordo com a empresa, por causa disso vários voos foram cancelados. Apesar da explicação, os desembargadores e o juiz de primeira instância não viram relação direta entre o dia do acidente e o da viagem do autor, marcada para 22 de julho.

Aeroclube Virtual

Agência civil deverá investigar acidentes aéreos



O governo federal pretende tirar das mãos dos militares a responsabilidade de investigar acidentes aéreos no Brasil. Um projeto em estudo pelo Ministério da Defesa prevê a extinção do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Aeronáutica, e a criação de uma nova agência - agora civil - para o trabalho.

Três propostas estão sendo analisadas pelo ministro Nelson Jobim. Todas elas acabam com a gestão militar sobre a área.

A primeira prevê a criação de um órgão mais amplo, que atuaria não só na gestão de segurança do transporte aéreo, mas também terrestre e fluvial. Semelhante ao de países como os Estados Unidos, Canadá e Austrália, seria subordinado diretamente ao Senado, como é hoje o Tribunal de Contas da União (TCU). A criação deste órgão, contudo, depende de um decreto presidencial ou projeto de lei de autoria do Legislativo e não deve ser aprovada por Jobim, pois, neste caso, a Defesa perderia sua tutela sobre o tema.

Outras duas hipóteses analisadas propõem a criação de uma agência, ou de uma secretaria dentro do Ministério da Defesa, para assumir a investigação de acidentes aéreos - sem a participação da Aeronáutica. Seria um modelo parecido com o da França. Analistas acreditam que, subordinado diretamente ao Executivo, este órgão perderia autonomia e neutralidade para eventualmente apontar erros da Anac ou da Infraero (empresa estatal que administra os aeroportos brasileiros).

Decisão de criar órgão civil surgiu após acidente da TAM

A decisão de criar um órgão civil para assumir a função do Cenipa ocorreu após os acidentes com aeronaves da Gol e da TAM, ocorridos em 2006 e 2007. Os dois deixaram, juntos, 353 mortos. Em ambas as tragédias, o Cenipa apurou a existência de falhas de entidades diversas subordinadas ao governo, inclusive do controle de tráfego aéreo, uma área sob responsabilidade da Aeronáutica hoje.

Parentes de vítimas e representantes da área de segurança de voo divergem sobre quem deve assumir a investigação de acidentes aeronáuticos. Dario Scott, presidente da associação de parentes de vítimas do acidente da TAM, que deixou 199 mortos em São Paulo em 2007, vê como temerária a ideia do Ministério da Defesa de criar um novo órgão para investigar tragédias aéreas:

- Não vejo com bons olhos criarem mais um órgão para fazer o que o Cenipa faz há 40 anos. A Aeronáutica é quem realmente conhece a aviação no Brasil. Temos que ver se o novo órgão não vai servir como um cabide de empregos.
Para ele, o país precisa ter especialistas que investiguem esses casos sem estarem comprometidos com companhias aéreas ou órgãos do governo. Diretor de segurança de voo do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Carlos Camacho diz ser a favor de "sair das mãos dos militares a responsabilidade" por essas investigações.
- Defendemos sempre uma organização civil independente para investigar, que não seja a Anac e nem seja subordinada à hierarquia militar:
Para Camacho, um órgão com esta prerrogativa, subordinado ao Congresso, "seria o ideal, mas é uma utopia".
Subordinado à Força Aérea Brasileira (FAB), o Cenipa foi criado em 1972 e atua nacionalmente nas áreas de prevenção e investigação de tragédias aéreas. A investigação realizada pelo órgão não tem caráter punitivo e não pode integrar inquéritos policiais. O objetivo da apuração do Cenipa é apontar fatores que contribuíram para o acidente e emitir recomendações de prevenção.
Aeronauta

TAP com novo serviço Premium Boarding



Prosseguindo a sua aposta na melhoria contínua dos serviços que oferece aos seus clientes, a TAP disponibiliza aos seus passageiros tap|executive, ou portadores de cartão Victoria Gold, TAP Corporate ou Star Gold um atendimento personalizado por excelência e um novo serviço exclusivo Premium Boarding no Aeroporto de Lisboa.

Consolidando, assim, a sua estratégia de diferenciação de serviço, o Premium Boarding da TAP permite usufruir:

- de uma área dedicada na porta de embarque;
- da possibilidade de embarque à hora desejada;
- Autocarros exclusivos (apenas disponíveis para voos de longo curso, quando o transporte para o avião não é possível por manga).

O Premium Boarding é válido em todos os voos operados pela TAP. Por razões operacionais, em alguns voos de médio curso não existe área dedicada, pelo que o cliente embarca quando desejar até a hora limite do embarque.

Acidente com avião de carga mata 7 no Congo


Pelo menos sete pessoas morreram no acidente hoje (26) de um avião de carga Antonov AN-12 que caiu sobre um cemitério em Nganga Lingolo, nos arredores de Brazzaville, capital da República do Congo, afirmaram emissoras regionais de rádio captadas em Dacar, que citam as autoridades do aeroporto daquela cidade.

As vítimas são os cinco tripulantes do cargueiro da empresa Aero Fret Business, todos de nacionalidade ucraniana, e dois passageiros congoleses, segundo as fontes.

A aeronave, que procedia de Pointe Noire, localidade situada no sudoeste do país, se acidentou quando se preparava para aterrissar no Aeroporto Maya Maya, e as autoridades aeroportuárias estão estudando os dados das "caixas-pretas" do avião para tentar estabelecer as causas do acidente.

O aparelho transportava três automóveis e outras mercadorias, acrescentaram os porta-vozes do aeroporto de Brazzaville.
Desástres Aéreos

Glide Slope - O táxi vertical matou o inventor


Um trágico acidente encerrou a carreira de um dos mais destemidos inventores do mundo da aviação, uma ciência que cobra alto daqueles que ousam desafiar limites. O britânico Michael Robert Dacre, de 53 anos, morreu esta semana em Taiping, a 300 km de Kuala Lumpur, Malásia, ao realizar o primeiro teste do seu Jetppod, um tipo de aeronave de decolagem curta com múltiplas funções.

As causas do acidente são desconhecidas, mas a hipótese de uma falha estrutural é a mais provável, pelas circunstâncias do acidente. Dacre havia acabado de subir, segundo uma testemunha depois de ter feito três tentativas. Na quarta, a aeronave experimental de oito lugares conseguiu elevar-se do solo cerca de 200 metros. Subitamente arremeteu com o bico em um ângulo forçado e guinou sobre a asa esquerda, mergulhando direto para o solo. Antes do choque, o jato biturbinado explodiu. O vôo de teste deveria ter sido realizado com o projetista sendo acompanhado de um co-piloto, mas na hora o inventor preferiu voar só.

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O SV-22 Osprey

Dacre era dono da Avcen, empresa que criou em 1998 para poder lançar o seu táxi voador, que esperava ver comercialmente à venda já no ano que vem. Acreditava que, pelas características do projeto do Very Quiet Short Take-off and Landing (VQSTOL), a rentabilidade seria garantida pelo fato de pequenas pistas de pouso, ou mesmo trechos de rodovias, poderem ser utilizados como rampas de decolagem próximas aos centros urbanos para trajetos de curta e média distância. Nos cálculos de Michael Dacre, bastariam 145 metros para que o Jetpod ganhasse altitude graças a uma combinação de empuxo horizontal e vertical.

Isso seria possível não só em função das características do modelo, considerado extremamente silencioso, como pela forma de utilização. Dacre estava de olho também nas concorrências militares, já que um avião como esse, capaz de atingir velocidade em torno de 350 milhas por hora, poderia ser utilizado em missões de infiltração, resgate aéreo e outros tipos de ações especializadas.

A morte de Michael Dacre ilustra bem a dificuldade de se desenvolver algo inédito ou revolucionário em aviação, especialmente quanto à esse tipo de comportamento: a história do VC-22 Osprey e suas asas configuráveis ficou marcada por três terríveis acidentes antes que finalmente o projeto de um transporte fosse aprovado pelos militares dos EUA. Movido a hélice e turbina, o Osprey decola como um helicóptero antes de assumir a configuração de avião.

Há 11 anos, a possibilidade de voar do centro de Londres ao aeroporto de Heathrow em apenas quatro minutos, e pagando US$ 65, parecia sedutora. Uma solução para a saturação do trânsito urbano em uma era pré-pedágio ou na qual a solução aérea ainda era considerada a mais politicamente correta ou viável. Com o volume de tráfego do hub londrino de hoje em dia, imaginar que uma frota desses “cavalos de carga”, como os chamava seu inventor, seria a solução tornou-se déja vú. Soaria mais como uma cena de Blade Runner do que como uma revolução do transporte, que exige soluções mais abrangentes, de menor custo e sobretudo não poluentes. Por ser movido a querosene de aviação, o Jetpod dificilmente obteria a homologação para trafegar em aerovias tão próximas das áreas mais saturadas.

Aeroclube Virtual

British Airways: 90 anos de história assinalados ontem


A British Airways comemorou ontem 90 anos de existência. Para assinalar a data, a companhia aérea inglesa recordou o seu primeiro voo internacional diário, entre Londres e Paris, e até o Primeiro-Ministro britânico, Gordon Brown, se juntou à festa para dar os parabéns a uma das mais reconhecidas transportadoras aéreas do mundo. "A British Airways nunca perdeu o espírito e visão pioneira que fez com que levasse até aos céus o primeiro voo internacional diário de Londres para Paris, neste dia em 1919", considerou Gordon Brown, acrescentando que 90 anos depois, a companhia "continua orgulhosamente a voar com a bandeira britânica e continua a ser uma grande marca".

Além do primeiro voo internacional diário, entre Londres e Paris, a companhia recordou ainda alguns dos momentos mais marcantes da sua história, com Martin Broughton, chairman da British Airways, a afirmar que "nas últimas nove décadas, a British Airways desempenhou o seu papel em muito momentos históricos".

Até ao final da semana, os passageiros que passarem pelo Terminal 5 do aeroporto de Heathrow vão encontrar alguns membros do staff da companhia vestidos com uniformes vintage, uma forma de assinalar a efeméride que se junta à exposição interna com objectos memoráveis de nove décadas de viagens que a companhia está também a promover.

Apea

Ryanair inaugura “hub” do Porto dia 3 de Setembro


Está marcado para o próximo dia 3 de Setembro (quinta-feira) a inauguração da base Ryanair do aeroporto Francisco Sá Carneiro.


Trata-se de um investimento de 146 milhões de euros que, segundo as expectativas da companhia e da ANA, garante 1.5 milhões de passageiros por ano na infra-estrutura portuense.

A 33ª base Ryanair terá, até ver, três aviões a assegurar 21 rotas. A estrutura passa a contar com 52 ligações directas que vai aumentar “o posicionamento de grande aeroporto do noroeste peninsular” bem como “o grau de atractividade na área de influência que serve e que inclui os habitantes da região da Galiza“, diz a companhia em comunicado

Recorde-se que a base inicia operações a 26 de Outubro na qual se inclui a primeira rota doméstica em Portugal entre o Porto e Faro.

EASA certifica novo modo do TCAS para o Airbus A380







De acordo com testes bem-sucedidos realizados recentemente, o novo modo Automatic Pilot/Flight Director (AP/FD) do TCAS para aeronaves Airbus A380 foi aprovado e certificado pela Agência Européia de Segurança da Aviação (EASA).

O principal benefício do sistema é que ele reforça a segurança em situações de conflito de tráfego, pois agora o piloto pode voar sem alternar entre os modos.

Por meio da simplificação das ações exigidas pelo piloto durante uma manobra com o TCAS, esse modo aprimorado minimiza procedimentos excessivos ou errados, enquanto preserva a atenção do piloto para um momento crítico.

Além de ser certificado para o A380, o TCAS com modo AP/FD será aperfeiçoado para que, nos próximos anos, seja instalado em outras aeronaves Airbus que já utilizam a tecnologia Fly-By-Wire.

O novo modo AP/FD complementa a função básica do TCAS implementando um recurso de orientação vertical no computador do piloto automático.

O resultado é que agora o computador do piloto automático pode controlar a velocidade vertical da aeronave, que é adaptada para cada aviso de resolução (RA) recebido do TCAS.

Com o novo modo ativado, quando um RA é recebido, o piloto não precisa mais desligar o piloto automático ou o Flight Director antes de realizar manobras com o TCAS.

Em vez disso, o piloto automático pode realizar automaticamente a manobra correta, a fim de afastar a aeronave de qualquer conflito de tráfego em potencial.

Quando em controle manual, com o novo modo, as barras do Flight Director permanecem ativas e guiam o piloto na realização das manobras com o TCAS.

A tripulação mantém a capacidade de substituir a manobra proposta em todos os momentos, de forma que possa responder manualmente a um RA voando de acordo com os procedimentos convencionais do TCAS, ou seja, controlando manualmente a velocidade vertical de acordo com as indicações do sistema.

Sem o AP/FD, quando um RA era recebido, a orientação da barra de altura (indicada no mostrador principal de voo) precisava ser desligada.

25/08/09

Fonte: Revista Flap Internacional

Problemas ao desembarcar em Noronha



SBFN

A anac solicitou, há três anos, que a área de embarque e desembarque fosse reformada, mas a situação continua a mesma. Os passageiros são obrigados a enfrentar longas filas embaixo de sol ou de chuva.

No terminal de passageiros, que mede 700 metros quadrados, muitos sentam no chão devido ao cansaço. As obras para a ampliação de mais 350 metros, no valor de 1,1 milhão de reais, foram iniciadas em agosto do ano passado e deveriam ter sido concluídas desde janeiro.

A dentista Melina Miotto, saiu de São Paulo com destino à ilha pela primeira vez e se assustou com a precariedade do aeroporto. “É um absurdo largar os turistas nesse ambiente. Era preciso se preocupar com a imagem levada para os estrangeiros”, desabafou. José Pinto, executivo do Recife, passa por este desgaste com uma frequência de três meses, quando precisa ir a Fernando de Noronha a negócios. “O aeroporto não é compatível com o poder aquisitivo das pessoas. O pior não é o dia de sol, mas o de chuva. Alaga tudo”, afirmou.

O administrador da ilha, Romeu Batista, garantiu que os transtornos só acontecem nos momentos de pique, durante desembarque simultâneo de dois aviões. “Estamos preparando a segunda licitação, no valor de 550 mil reais, para concluir a ampliação. Tivemos um inverno muito forte e as obras atrasaram um pouco”, afirmou.

Eagle Sky

Faturamento da TRIP cresce 43% no primeiro semestre de 2009




Resultados apontam a companhia como a mais rentável do setor de aviação no primeiro semestre, com margem de EBITDA de 12%
A TRIP Linhas Aéreas, líder da aviação regional na América do Sul, apresenta seu resultado financeiro no primeiro semestre de 2009 e anuncia faturamento bruto de R$ 183,9 milhões, o que representa um crescimento de 43% se comparado ao mesmo período de 2008, quando acumulou R$ 128,6 milhões em sua operação. No primeiro semestre de 2009, a companhia registrou lucro líquido de R$ 17,1 milhões, contra R$ 1,05 milhão no mesmo período do ano passado.

O destaque da companhia durante o período é seu EBITDA (lucros que precedem juros, impostos, depreciação e amortização) que registrou um volume de R$ 22,1 milhões e margem de 12,03%, enquanto o volume do primeiro semestre de 2008 foi de R$ 5,3 milhões, significando um aumento comparado de quatro vezes. Este resultado posiciona a TRIP como a empresa aérea com maior margem em capacidade de geração de caixa nos primeiros seis meses deste ano, resultado de um modelo de gestão focado em eficiência e rentabilidade do negócio.

Mesmo diante das adversidades no cenário econômico nos primeiros meses do ano, a TRIP ampliou substancialmente suas operações. Entre janeiro e junho, a companhia cresceu de forma acentuada, com a ampliação de sua frota e de sua malha no mercado doméstico, com lançamento de mais de 50 novos voos. No período, a TRIP Linhas Aéreas colocou em serviço quatro novas aeronaves EMBRAER 175 e duas ATR’s 72-500. Ainda este ano serão incorporadas à frota outras 4 novas aeronaves, sendo: 1 Embraer 175 (86 passageiros) e 3 ATR´s 72-500 (68 passageiros), o que totaliza 30 unidades. Os investimentos em frota este ano somaram US$ 220 milhões.

Esta expansão acelerada também é esperada para o próximo semestre. A previsão da TRIP é fechar o ano com faturamento de cerca de R$ 510 milhões. “O crescimento agressivo, porém com foco em resultados, nos permite melhorar as margens ano após ano, além de aprimorar a integração e expansão da nossa malha”, aponta José Mario Caprioli, presidente da TRIP Linhas Aéreas. O executivo afirma que a expectativa para 2010 é introduzir em serviço mais 8 aeronaves, mas ressalta “Ainda temos uma árdua lição de casa, pois ainda existe um amplo espaço de melhoria de eficiência na empresa.”

Toda a trajetória da TRIP é marcada por seu contínuo crescimento. A entrada do grupo Águia Branca em 2006 permitiu à empresa consolidar sua solidez financeira e aprimorar a gestão por resultados. No ano passado a margem de EBITDA da companhia foi também a maior da indústria, quando comparamos com as empresas que divulgam balanço no Brasil.

Sobre a TRIP Linhas Aéreas
Com mais de 10 anos de atividade no Brasil, a TRIP é hoje a maior companhia aérea regional do País e também da América do Sul por atender o maior número de cidades e contar com a maior frota de aeronaves regionais. É controlada pelos Grupos Caprioli e Águia Branca, ambos com tradição em transporte de passageiros e um histórico de resultados sólidos e crescimento sustentado. A TRIP tem como um de seus investidores a norte americana Skywest Inc., maior empresa de transporte aéreo regional do mundo, com 450 aeronaves, que adquiriu 20% de participação no capital da companhia. Com um faturamento bruto em 2008 de R$ 322 milhões, a empresa gera 1,7 mil empregos diretos e indiretos, conta com 27 aeronaves e opera em 73 cidades em todo o País. Há cinco anos, a empresa aumenta seu faturamento em média de 70% ao ano, resultado de uma gestão sólida sobre um modelo de negócios baseado em uma espiral de fatores, como modernização da frota, administração enxuta, maior número de passageiros e melhores preços.
Contato Radar

Trip deve tirar jato da linha de Corumbá em setembro



A baixa ocupação nos voos pode fazer com que a TRIP Linhas Aéreas tire de Corumbá o jato Embraer 175 a partir de setembro. A aeronave, com capacidade para 86 pessoas, deverá ser transferida para a região Nordeste do Brasil onde encontrará rotas com fluxo de passageiros maior. A malha aérea corumbaense voltará a ser atendida por aviões modelos ATR. Levantamento da Infraero de Corumbá mostrou que a demanda de ocupação da TRIP na cidade está abaixo do nível de 50% de lotação de lugares. Em julho, a média de ocupação do jato Embraer 175 ficou em 45%. Agora em agosto, a situação piorou e está na faixa de 37% dos lugares oferecidos.
No primeiro semestre deste ano, foram registrados 4.692 embarques em voos da companhia, no aeroporto de Corumbá. O maior fluxo naqueles seis meses ocorreu em maio com 1.060 embarques. Em julho, houve melhora e a empresa aérea teve 1.287 passageiros embarcados no município. Os desembarques da TRIP em solo corumbaense seguem o mesmo ritmo. Somaram 4.984 nos primeiros seis meses de 2009. Só em julho deste ano, o total chegou a 1.022.

O retorno dos ATR no atendimento aos passageiros de Corumbá deve acontecer a partir do próximo dia 15 de setembro. No mesmo mês, o horário de chegada e partida da aeronave também deverá sofrer alterações, mas continuará ocorrendo no início da tarde.

Em contato telefônico com o Diário na tarde desta terça-feira, 25 de agosto, a assessoria de Imprensa da TRIP Linhas Aéreas afirmou que a confirmação sobre qualquer mudança logística na malha só poderá ser feita a partir de 31 de agosto. Contudo, informou que “mudanças podem acontecer”.

O jato Embraer 175 começou a operar na malha para Corumbá em 23 de junho deste ano. A empresa tem os modelos ATR 72, com capacidade para 66 a 68 passageiros. Esta aeronave operava a rota pantaneira anteriormente. O ATR 42 opera com lugares para 45 a 48 pessoas.
Contato Radar

Emirados Árabes Unidos participam de sua primeira Red Flag


desert-falcon

Pilotos e mecânicos dos Emirados Árabes Unidos estão participando do exercício Red Flag na Base Aérea de Nellis, Nevada, pela primeira vez, de 22 de agosto até de 5 de setembro.

Os aviadores dos Emirados passaram as duas semanas anteriores na 162nd Fighter Wing da Air National Guard, em Tucson no Arizona, visando a preparação para o exercício.

Para os pilotos dos Emirados, a preparação em Tucson foi uma oportunidade para se familiarizarem com o espaço aéreo americano e encontrar seus velhos instrutores.

O pessoal da Guarda Nacional do Arizona tem treinado os pilotos dos EAU nos últimos oitos anos, sendo cinco anos em aeronaves dos Emirados. Atualmente, o 148th Fighter Squadron é o único a operar F-16E Desert Falcons (Block 60) nos EUA.

PoderAéreo

AVIÃO PRESIDENCIAL EQUATORIANO É ATINGIDO POR RAIO A CAMINHO DO BRASIL


Foto: elecuadordehoy.org (10.06.08)

Foto: Carlos A. Morillo Doria (17.12.08 - Airliners)

O Embraer EMB-135BJ Legacy, prefixo FAE-051, da presidência do Equador, apelidado de "Rafa One" com duas pinturas diferentes

O avião presidencial do Equador sofreu um percalço no domingo passado (23) quando se dirigia a Brasília levando o ministro das Relações Exteriores, Fander Falconí, informou hoje o portal "Ecuadorinmediato".

O avião Legacy da Força Aérea Equatoriana, de fabricação brasileira, sofreu danos ao ser atingido por um raio quando chegava a Brasília.

Nem Falconí, nem os outros cinco passageiros e tripulantes sofreram ferimentos.

As autoridades brasileiras forneceram ao chanceler equatoriano, que se reuniu ontem com seu colega brasileiro, Celso Amorim, um novo avião no qual voará para Quito hoje mesmo.

O Legacy, que permanecerá no Brasil para reparos, é o avião utilizado pelo presidente Rafael Correa e os ministros de Estado em seus deslocamentos ao exterior.

Correa viajou na quinta-feira passada a Cuba, em um voo comercial, para passar uns dias de férias e submeter-se a revisões médicas.
IFR Online

Lucro da maior companhia aérea chinesa sobe 155% no semestre



Xangai (China), 26 ago (EFE).- A companhia aérea Air China, a maior do gigante asiático, obteve lucro líquido de 2,878 bilhões de iuanes (US$ 421 milhões) no primeiro semestre de 2009, 155% maior que no mesmo período do ano passado.

A receita da companhia aérea caiu 9,56% na mesma comparação, para 23,1 bilhões de iuanes (US$ 3,382 bilhões).

A companhia atribuiu o lucro à política do Governo chinês de impulsionar a demanda interna, à aplicação de medidas no setor da aviação no país para enfrentar a crise econômica mundial, à queda dos preços do combustível e a um bem-sucedido controle de custos.

A Air China é a única das três grandes companhias aéreas estatais que não recebeu ajuda do Governo chinês, apesar das perdas de 9,256 bilhões de iuanes (US$ 1,355 bilhão) em 2008.

EFE

Passagem aérea ainda é muito cara no Brasil, diz presidente da CVC



Guilherme Paulus falou dos efeitos da crise no mercado de turismo ao G1.
Apesar do 'susto' do início do ano, operadora prevê crescer 10% em 2009.


Em entrevista da série "Empresas e as Soluções para a Crise", o presidente do conselho de administração do Grupo CVC, Guilherme Paulus, afirmou que os preços das passagens áereas no Brasil ainda são muito caros. O executivo da empresa, proprietária da aérea Webjet, que hoje disputa o terceiro e o quarto lugares no país com as companhias Azul e Ocean Air, diz que o mercado de aviação no Brasil não é "só para duas empresas".

Para Paulus, a estratégia para baratear os preços das passagens aéreas no Brasil passa pelo aumento do volume de passageiros e também pela questão tributária. "O governo (precisa) colaborar um pouco com os impostos, (...) principalmente se a gente for competir com o mercado internacional", diz ele, ressaltando que empresas de diversos países, incluindo a Argentina, arcam com custos bem inferiores aos brasileiros.

A Webjet, com suas 16 aeronaves, atua em rotas na aviação comercial e não tem estrutura para atender ao fretamento de voos da CVC – a maior parceira da companhia neste sentido, aliás, é a TAM. "Ela é uma empresa do grupo CVC, tem vida própria (...). Nós somos acionistas da Webjet. É claro que no futuro ela provavelmente poderá atender a CVC", explica Paulus.

Pacotes

É com base no volume de passageiros, aliás, que o presidente da CVC afirma ter condições de oferecer passagens mais baratas a seus clientes. Segundo ele, o preço de uma passagem em um avião fretado pode cair entre 50% e 70%. "Quando a CVC freta um avião, não está comprando um lugar só da companhia aérea", explica ele, lembrando que a operadora geralmente calcula pelo menos 90% de ocupação ao fretar uma aeronave.

De acordo com Paulus, uma viagem feita individualmente custa pelo menos 50%mais do que uma feita com pacote. Segundo ele, a mesma relação de volume de reservas das passagens aéreas se aplica aos hotéis e outros meios de transporte. "Se você pegar para se locomover um táxi do aeroporto para o hotel, (...) se dividir por quatro até que fica um preço razoável. Se você dividir um ônibus de turismo por 40, o custo é bem inferior", exemplifica.

Mesmo com boas ofertas, entretanto, Paulus diz que o fator crédito é fundamental para alavancar as vendas. Quanto mais facilitado, melhor. Hoje, de acordo com o executivo da CVC, os pacotes da empresa são parcelados em até 12 vezes, no cartão, no boleto bancário ou no cheque pré-datado.

G1

Em dez anos, passagem aérea tem queda de 23%



A multiplicação do número de usuários da aviação comercial brasileira nos últimos 10 anos foi impulsionada por um recuo de 23% no preço das passagens entre 1998 e 2008.

Isso é o que mostra estudo sobre o desenvolvimento do setor aéreo na última década elaborado pela consultoria Bain & Company. Por esse levantamento, o fluxo de passageiros no País triplicou de 1998 para 2008, saltando de 16,5 milhões para 50 milhões. No mercado internacional, o volume passou de 7,9 milhões para 13,3 milhões de pessoas no mesmo período.

"O que chama a atenção é que, apesar da concentração do mercado em duas empresas, o setor se desenvolveu e as tarifas caíram. Houve espaço para as empresas mais eficientes crescerem", diz o especialista em aviação da Bain, André Castellini. Segundo ele, há 10 anos o mercado era muito regulado e "protegia" a hegemonia da antiga Varig - ambiente que não proporcionava um barateamento das tarifas, como ocorre atualmente.

Aumentos de 87% na média de horas voadas das aeronaves e de 479% na quantidade de passageiros transportados por quilômetro proporcionaram uma expansão de 371% da receita por avião de 1998 a 2008. Foram esses os resultados da busca por eficiência nos últimos 10 anos e é por isso, de acordo com Castellini, que as tarifas ficaram com os preços mais em conta.
O Estado de São Paulo

B777-300ER da KLM celebra 10 anos da Skyteam

O avião da KLM que comemora os dez anos da Skyteam (divulgação Boeing)
O avião da KLM que comemora os dez anos da Skyteam (divulgação Boeing)
A Boeing entregou hoje um 777-300ER à KLM, e o avião foi pintado com a padronagem especial da Skyteam. Motivo: celebrar o 10º aniversário da aliança aérea.

Como parte da abordagem da Boeing de reduzir o impacto ambiental e em resposta às solicitações da KLM e de outros clientes, a fabricante de aviões passou a utilizar tinta e primer (tinta aplicada diretamente sobre a superfície do avião, que serve para promover o fechamento de microporos do substrato e melhorar a adesão do acabamento final) livres de cromo na decoração exterior deste avião. O primer sem cromo reduz o impacto ambiental da pintura durante o processo de desgaste da tintura exterior.

A Boeing aplicará tinta e primer sem cromo em 14 modelos da linha de produção, a fim de avaliar o desempenho e com a intenção de torná-los uma opção padrão no futuro.
Panrotas

Entrada na Star Alliance representa fase mais madura da Tam, diz vice-presidente




Os vice-presidentes da Tam, Líbano Barroso e Paulo Castello Branco

Durante apresentação da parceria entre Tam e Amadeus na manhã de hoje, em São Paulo, no Centro de Treinamentos da companhia aérea, o vice-presidente de Finanças, Gestão e TI da Tam, Líbano Barroso, confirmou que a entrada da empresa na Star Alliance, a partir de abril do próximo ano, representa a fase mais madura de uma empresa deste segmento. Segundo ele explicou, esta parceria vai proporcionar ao agente de viagem o acesso a vendas de todas as empresas da Star Alliance que utilizam a mesma ferramenta, a maioria dos membros.

De acordo com ele, o maior beneficiado com a parceria será o agente de viagem, hoje responsável por 80% dos bilhetes comercializados: "Este profissional é sem dúvida o principal foco dessa parceria", disse Barroso. O VP Comercial e de Planejamento lembrou que a companhia tem trabalhado para facilitar as tarefas do agente de viagem e do cliente final: "Esse é mais um exemplo que a Tam continua com foco na melhoria constante", afirmou.

Representando os agentes de viagens, o vice-presidente da Abav Nacional, Juarez Cintra, enumerou as facilidades que os agentes terão com o sistema Altéa CMS. "A parceria não traz uma vantagem, traz várias: facilita o trabalho, pois o processo é todo informatizado; mais conectividade de voos no exterior, já que com este sistema a resposta é automática além de baratear os preços dos bilhetes, pois o agente terá acesso à plataforma de vendas da empresa podendo oferecer preços promocionais", afirmou Cintra, presidente da Ancoradouro Viagens, operadora que utiliza o sistema Amadeus.

Mercado e Eventos

Avião faz pouso forçado em estacionamento de shopping nos EUA

Um pequeno avião fez um pouso forçado nesta terça-feira (25) no estacionamento de um shopping em Nova Jersey, nos EUA.

O Cessna 172RG após o pouso de emergência - Foto: Stahl for News

O piloto, instrutor de voo e a aprendiz sairam do Cessna 172RG, prefixo N6117R, com ferimentos leves e foram levados para um hospital da região. Nenhum frequentador do shopping ficou ferido.

O avião está registrado em nome da empresa de fretamento Genesis One.

O piloto de 30 anos, supostamente se dirigia para o Aeroporto do Condado de Essex, quando se deparou com problemas de motor e foi forçado a aterrissar. Em seu caminho para baixo, a aeronave atingiu várias árvores antes de alcançar o estacionamento do shopping Rockaway Townsquare.

"Eu ouvi um grande "boom", disse Kim La Marco, 29, de Randolph, NJ. "Fiquei em choque quando saí do carro e vi o avião acidentado."

"Fiquei em pânico porque havia um avião bem na minha frente", acrescentou La Marco.

Essa aterrissagem de emergência foi a terceira ocorrência com pequenos aviões em em Nova Jersey este mês.

Na sexta-feira, um avião caiu perto Aeroporto Teterboro depois de ter atingido uma árvore. O piloto e o copiloto sobreviveram.

No início deste mês, um pequeno avião colidiu com um helicóptero no céu acima do Rio Hudson, matando nove pessoas.

Investigador examina avião que fez pouso forçado no estacionamento de um shopping nesta terça (25) em Nova Jersey, nos EUA - Foto: Rich Schultz (AP Photo).

Desástres Aéreos

Embraer entrega 1º jato executivo para a vibroair, da Alemanha


Empresa tem pedidos firmes para dois Phenom 300, um Legacy 500 e um Legacy 600.

São José dos Campos – A Embraer entregou na última semana um jato executivo Legacy 600 para a vibroair Flugservice GmbH&Co.KG, em cerimônia realizada na sede da Embraer em São José dos Campos, interior do Estado de São Paulo. Esta é a primeira aeronave entregue pela Empresa ao cliente alemão, baseado no Aeroporto Internacional de Düsseldorf, e representa o começo de uma relação de longo prazo. A vibroair tem pedidos firmes para dois jatos executivos Phenom 300, da categoria light, e um jato Legacy 500, da categoria midzise, todos com previsão de entrega para 2014. “A reputação da Embraer em produzir jatos comerciais de qualidade teve um grande peso na nossa escolha por estes jatos executivos, que eu considero produtos do futuro”, disse Ulrich Sigmann, Diretor Comercial da vibroair.

“O Legacy 600 será utilizado em uma das regiões mais populosas da Europa – a Rhine-Ruhr, bem como em outros locais por meio do nosso serviço de fretamento privado.”

O jato Legacy 600 entrou em serviço em 2002 e compartilha importantes qualidades com a plataforma do jato regional ERJ 145, tais como baixo consumo de combustível, custos operacionais reduzidos, fácil manutenção e confiabilidade impressionante. Com mais de 170 unidades voando em 26 países no mundo todo, o Legacy 600 é customizado para atender às necessidades do mercado de aviação executiva, oferecendo autonomia de até 3.400 milhas náuticas, ou 6.297 km, acabamento interno de alta qualidade, três zonas de cabine distintas, excelente conforto e assistência global em centros de serviços dedicados para jatos executivos.

Perfil da vibroair Flugservice GmbH&Co.KG - A vibroair foi criada em 1987 e, em 1999, iniciou operações de fretamento de jatos executivos. Com base no Aeroporto Internacional de Düsseldorf (DUS), na Alemanha, a vibroair é membro da Associação Alemã de Aviação Executiva (German Business Aviation Association – GBAA) e da Associação Européia de Aviação Executiva (European Business Aviation Association – EBAA), oferecendo serviços de correio e fretamento privado.

A vibroair oferece serviço de reservas de vôos fretados 24 horas, todos os dias da semana, bem como outros serviços de fretamento. Todos os vôos são customizados para oferecer segurança e conforto máximos a uma clientela exclusiva – discreta e exigente. Contando com pilotos e tripulações altamente capacitados, voando aeronaves de última geração seguras e confiáveis, o programa de manutenção da empresa é elaborado a partir dos mais exigentes padrões de qualidade das principais companhias aéreas internacionais. | www.vibroair.de.

Perfil: A Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. - NYSE: ERJ; Bovespa: EMBR3) é uma Empresa líder na fabricação de jatos comerciais de até 120 assentos e uma das maiores exportadoras brasileiras. Com sede em São José dos Campos, no Estado de São Paulo, a Empresa mantém escritórios, instalações industriais e oficinas de serviços ao cliente no Brasil, Estados Unidos, França, Portugal, China e Cingapura. Fundada em 1969, a Embraer projeta, desenvolve, fabrica e vende aeronaves para os segmentos de aviação comercial, aviação executiva e defesa. A Empresa também fornece suporte e serviços de pós-vendas a clientes em todo o mundo. Em 30 de junho de 2009, a Embraer contava com 17.237 empregados – número que não inclui empregados de suas subsidiárias não-integrais OGMA e HEAI – e possuía uma carteira de pedidos firmes a entregar de US$ 19,8 bilhões.

Portal Fator Brasil

Avianca lança no mercado bônus no valor de US$ 247 milhões



BOGOTÁ, Colômbia, 25 Ago 2009 (AFP) - A companhia aérea colombiana Avianca, propriedade do empresário brasileiro Germán Efromovich, lançou nesta terça-feira, com sucesso, no mercado, bônus ordinários no valor de 500 bilhões de pesos (247 milhões de dólares), informaram fontes da empresa.

"Os resultados alcançados com a colocação denotam confiança na companhia e representam para nós um estímulo no compromisso de manter o desenvolvimento da empresa", disse Fabio Villegas, presidente da Avianca.

Em 2008, a Avianca iniciou plano de renovação da frota que inclui a compra de 34 aviões Airbus das famílias A319, A320 e A330 e 12 aeronaves do tipo Boeing B787 Dreamliner.

Em março passado, a Avianca operava com frota de 60 aviões que seguiam para 21 destinos domésticos e 21 internacionais, com mais de 300 voos diários efetuados na Colômbia, na América e Europa.
UOL

Aviação israelense ataca sul da Faixa de Gaza

A aviação israelense atacou na madrugada desta terça-feira túneis na região de Rafah, no sul da Faixa de Gaza, informaram responsáveis dos serviços de segurança palestinos.

A ação, confirmada por uma fonte militar israelense, foi deflagrada após tiros de morteiro em direção de Israel que feriram um soldado.

O ataque aéreo, o primeiro desde 10 de agosto, visou túneis de contrabando ligando o Egito à Faixa de Gaza, que são utilizados para trazer armas, combustível de outras mercadorias ao território palestino em poder do movimento islâmico Hamas desde junho de 2007.

Último Segundo

White cresce mais de 250% em Julho



A White Airways foi a transportadora área que mais cresceu tanto no número de passageiros transportados, como nos movimentos efetuados, quando comparada a igual período do ano passado, segundo os resultados apresentados pelo Boletim Mensal de Tráfego do Aeroporto Francisco Sá Carneiro relativo ao mês de Julho, diz a empresa em comunicado.

No total, a White transportou 6.176 passageiros durante Julho, um aumento superior a 250 por cento comparativamente ao mesmo mês do ano anterior.

O crescimento no número de movimentos comerciais, num total de 44, reflecte o crescimento da frota da White, em particular da aquisição do A320, que tem feito as operações de médio-curso de Verão a partir do Porto para as Canárias e Baleares.

Quanto ao acumulado dos sete primeiros meses do ano, a White Airways transportou 9.309 passageiros, e registou 64 movimentos, assinalando também aqui um crescimento superior a 250% em ambos os casos.

Agência Financeira

Transporte aéreo luso entra em lista de mercado de carbono


Bruxelas, 25 ago (Lusa) - Ao todo 22 companhias portuguesas de transporte aéreo vão integrar o mercado europeu de licenças de emissão de dióxido de carbono (CO2) a partir de 2012, segundo uma lista divulgada pela União Europeia (UE). Entre elas estão Tap, Sata, Portugália e White Airways.

Na lista da Comissão Europeia estão cerca de quatro mil transportadoras aéreas "que tiveram atividade relevante entre 1º de janeiro de 2006 e 31 de dezembro de 2008", segundo dados fornecidos pela Organização Europeia da Navegação Aérea - Eurocontrol.

A partir de 2012, as companhias aéreas receberão anualmente um determinado número de licenças de emissão de CO2, baseado na média das emissões produzidas entre 2004 e 2006.

Se o número atribuído for insuficiente, as transportadoras que operam em voos com chegada ou partida da UE terão que comprar licenças no mercado de carbono.

A Associação Europeia das Companhias Aéreas Europeias avaliou em junho de 2008 em 4,8 bilhões de euros por ano os custos do pagamento pela emissão de gases com efeito de estufa.

"Calculamos que o custo para as companhias aéreas será de 4,8 bilhões de euros por ano", disse então a porta-voz da Associação Europeia de Companhias Aéreas (AEA), Françoise Humbert.

"Considerando que no nosso melhor ano, 2007, os lucros foram de 3,7 bilhões, a questão é como poderemos pagar" o imposto ambiental.
UOL

Vai viajar? Confira como comprar passagem aérea mais barata

SÃO PAULO - A passagem aérea representa grande parte dos gastos com a viagem e, por isso, quanto mais economizar com ela, mais dinheiro o turista terá para curtir no destino. Mas o que fazer para pagar menos?

De acordo com o vice-presidente de Marketing e Serviços da GOL, Tarcísi
o Gargioni, as pessoas podem comprar mais barato ao optar pelas tarifas promocionais, mas elas não estão disponíveis em todos os voos e horários.

Outro problema é que não se sabe exatamente quando as companhias aéreas vão lançar promoções. "Há uma tendência de ser em baixa temporada, entre agosto e novembro e março e maio. São os dois períodos de baixa temporada. Normalmente, no site aparece, mas às vezes as empresas vão para outros meios. Estamos em um período que pode acontecer", explicou Gargioni.

Fora das promoções, como economizar?
Mesmo sem as promoções, o turista pode economizar na compra da passagem aérea. Basta aderir às tarifas programadas, que podem chegar a ter preços de ônibus. "A pessoa tem de comprar com antecedência. O princípio é quanto antes comprar, menos paga".

Além disso, é bom ficar de olho na estadia. Quem compra com 14 dias de antecedência para ficar dez noites no local tem uma tarifa menor.

Para quem faz viagens corporativas, o mercado disponibiliza a família das tarifas "livres", com as quais é possível fazer alterações na data e no horário da passagem, sem pagamento de multas e taxas. A tarifa não é a mais barata, mas evita prejuízos futuros.

Outras dicas
Confira abaixo outras dicas para economizar na compra da passagem aérea:
  • Comece a busca por passagens mais "em conta" o quanto antes. Se puder, com, no mínimo, um mês de antecedência.

  • Atente ao horário dos voos. Muitas pessoas se sentem incomodadas ou simplesmente não gostam de viajar de madrugada, por exemplo. Por ser menos procurado, este horário pode ser vantajoso financeiramente.

  • Usar a mesma companhia aérea para ir e voltar também pode ser vantajoso. A fidelidade à empresa pode ser o argumento para que você consiga o desconto de que tanto precisa.

  • Procure aeroportos alterativos, mas não esqueça de como se locomoverá até o hotel.

  • Não esqueça das suas milhas!
UOL

Planador do Museu Aeroespacial (MUSAL) é destaque nas comemorações dos 40 anos da Embraer

PLANADOR URUPEMA DO MUSAL NOS 40 ANOS DA EMBRAERA aeronave planador Embraer URUPEMA PP-ZTU do acervo do Museu Aeroespacial (MUSAL) foi um dos destaques nas comemorações dos 40 anos da Embraer no último dia 22 de agosto, em São José dos Campos (SP).

Incorporado ao acervo do MUSAL em 1990, o URUPEMA foi o primeiro protótipo projetado por alunos do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) em conjunto com Engenheiros do antigo Centro Técnico da Aeronáutica (hoje Comando de Tecnologia Aeroespacial) que apoiou o desenvolvimento dos protótipos, O URUPEMA representou na época o mais alto nível de construção Aeronáutica em madeira.

Fonte: MUSAL

CONCURSO – Aeronáutica abre 410 vagas para Terceiro-Sargento

A partir do dia 9 de setembro estarão abertas as inscrições para os exames de admissão ao Curso de Formação de Sargentos (CFS-B 2/2010) e ao Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento (EAGS-B 2/2010). São 410 vagas distribuídas para os dois curso (veja abaixo). O candidato somente poderá fazer sua inscrição através da internet, no endereço www.eear.mil.br, até o dia 7 de outubro. A taxa de inscrição para cada um dos processos seletivos é de R$ 50,00 e o salário inicial bruto após a conclusão do curso ou estágio ultrapassa R$ 2 mil.

Para participar do processo seletivo o candidato não deve possuir menos de 17 anos e nem vir a completar 24 anos até a data da matrícula. As provas escritas serão aplicadas nos dias 05 e 06 de dezembro.

Para concorrer a uma vaga no Curso de Formação de Sargentos (CFS-B) o candidato deve possuir nível médio. O exame de admissão é composto de Exame de Escolaridade (Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática e Física), Inspeção de Saúde (INSPSAU), Exame de Aptidão Psicológica (EAP), e Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF). O Curso tem duração de dois anos.

Já os candidatos ao Estágio de Adaptação à Graduação de Sargentos (EAGS-B) precisam comprovar, no ato da matrícula, que possuem Ensino Médio – para os candidatos à especialidade de Música -, ou Curso Técnico (nível médio) – para os candidatos às demais especialidades. O Exame de Admissão é composto de Exame de Escolaridade e de Conhecimentos Especializados; Inspeção de Saúde (INSPSAU); Exame de Aptidão Psicológica (EAP); Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF) e Prova Prática da Especialidade (PPE). O Estágio tem a duração de 24 semanas.

O CFS-B e o EAGS-B começam no dia 08 de julho de 2010 e são ministrados pela Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá-SP. Ambos abrangem instruções nos Campos Geral, Militar e Técnico-Especializado, ministradas sob regime de internato.

ESPECIALIDADES PARA O CFS-B: Grupo I (ambos os sexos/ 26 vagas): Eletricidade e Instrumentos (BEI), Equipamento de Vôo (BEV), Meteorologia (BMT), Suprimento (BSP), Informações Aeronáuticas (SAI), Cartografia (SCF).
Grupo II (somente sexo masculino/ 82 vagas): Comunicações (BCO), Estrutura e Pintura (BEP), Foto-Inteligência (BFT), Mecânica de Aeronaves (BMA), Material Bélico (BMB), Eletromecânica (SEM), Guarda e Segurança (SGS), Metalurgia (SML).
Grupo III (ambos os sexos /80 vagas): Controle de Tráfego Aéreo (BCT).

ESPECIALIDADES PARA O EAGS-B: BET – Eletrônica (45), SAD – Administração (80), SEF – Enfermagem (10), SLB – Laboratório (15), SMU 01 – Música – Subespecialidade Flautim (02), SMU 10 – Música – Subespecialidade Clarineta (09), SMU 21 – Música – Subespecialidade Saxofone Soprano (02), SMU 22 – Música – Subespecialidade Saxofone Alto (02), SMU 23 – Música – Subespecialidade Saxofone Tenor (04), SMU 24 – Música – Subespecialidade Saxofone Barítono (02), SMU 30 – Música – Subespecialidade Trompa (04), SMU 41 – Música – Subespecialidade Trombone Tenor e Trombone Baixo (03), SMU 51 – Música – Subespecialidade Tuba e Sousafone (04), SMU 71 – Música – Subespecialidade Lira e Teclado (04), SMU 72 – Música – Subespecialidade Caixa Clara e Bateria (05), SMU 74 – Música – Subespecialidade Bombo (01), SMU 75 – Música – Subespecialidade Tímpanos e Bombo (06), SMU 76 – Música – Subespecialidade Pratos (03), SOB – Obras (06), SRD – Radiologia (15) e SIN – Sistema de Informação (20).

LOCALIDADES DE REALIZAÇÃO DAS PROVAS: Belém (PA), Recife (PE), Fortaleza (CE), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Campo Grande (MS), Pirassununga (SP), São José dos Campos (SP), Canoas (RS), Curitiba (PR), Brasília (DF), Manaus (AM), Boa Vista (RR) e Porto Velho (RO).

DEPENS

Esquadrilha da Fumaça apresenta-se no interior de São Paulo

No final de semana (22 de agosto), a Esquadrilha da Fumaça foi à cidade de Tupi Paulista (SP) para as comemorações do aniversário do município. Cerca de cinco mil pessoas estiveram na apresentação.Dentre as cinco mil pessoas que assistiram à demonstração, destacou-se o Sr. Frederico Fernandes Reinalde:

“Levei meu pai que há tempos não saía de casa para assistir o evento aéreo. Choramos juntos, especialmente nas manobras coração e leque. Foi um dia muito especial para nós. Minha mãe, há muito tempo não o via tão feliz e cheio de vida”, disse Frederico Fernandes Reinalde.

EDA

Infraero e Ministério do Turismo fortalecem parcerias



O ministro do Turismo, Luiz Barreto, fez uma visita de cortesia ao novo presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza, no início da semana. Durante o encontro, na sede da empresa, em Brasília, Barreto disse que sua pasta está à disposição da estatal: “Temos uma pauta em comum”, disse o ministro, referindo-se aos turistas que chegam pelos aeroportos da rede Infraero.

Barreto também lembrou a parceria com a Infraero em campanhas como “Viagem é por toda a vida. Viaje para todo o Brasil”, que pode ser conferida nos principais aeroportos.

Para o presidente da Infraero, o turismo é fundamental: “Os aeroportos representam o primeiro momento da recepção deles no País”, disse. Barboza ainda fez um panorama da empresa, ressaltando que vai seguir o planejamento estratégico da estatal e que sua meta continua sendo a segurança e o conforto do passageiro.

– “Quero focar também os aeroportos da região Norte e Centro-Oeste, sem descuidar dos do Sul do País, atendendo a diretriz do presidente Lula no incentivo a aviação regional”, ressaltou.

Assessoria de Imprensa Infraero