PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Transporte aéreo luso entra em lista de mercado de carbono


Bruxelas, 25 ago (Lusa) - Ao todo 22 companhias portuguesas de transporte aéreo vão integrar o mercado europeu de licenças de emissão de dióxido de carbono (CO2) a partir de 2012, segundo uma lista divulgada pela União Europeia (UE). Entre elas estão Tap, Sata, Portugália e White Airways.

Na lista da Comissão Europeia estão cerca de quatro mil transportadoras aéreas "que tiveram atividade relevante entre 1º de janeiro de 2006 e 31 de dezembro de 2008", segundo dados fornecidos pela Organização Europeia da Navegação Aérea - Eurocontrol.

A partir de 2012, as companhias aéreas receberão anualmente um determinado número de licenças de emissão de CO2, baseado na média das emissões produzidas entre 2004 e 2006.

Se o número atribuído for insuficiente, as transportadoras que operam em voos com chegada ou partida da UE terão que comprar licenças no mercado de carbono.

A Associação Europeia das Companhias Aéreas Europeias avaliou em junho de 2008 em 4,8 bilhões de euros por ano os custos do pagamento pela emissão de gases com efeito de estufa.

"Calculamos que o custo para as companhias aéreas será de 4,8 bilhões de euros por ano", disse então a porta-voz da Associação Europeia de Companhias Aéreas (AEA), Françoise Humbert.

"Considerando que no nosso melhor ano, 2007, os lucros foram de 3,7 bilhões, a questão é como poderemos pagar" o imposto ambiental.
UOL

Nenhum comentário: