PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Tam firma acordo com companhia belga


A Tam firmou acordo com a Brussels Airlines, companhia aérea belga e integrante da Star Alliance. Desta forma os clientes do programa Fidelidade podem resgatar os pontos em voos operados pela empresa belga.

Para o vice-presidente comercial e de Planejamento da Tam, Paulo Castello Branco, além da ampliação dos benefícios para os clientes, as parcerias são importantes para a integração à Star Alliance.

A nova parceria entra em vigor a partir de hoje, dia 20.
Panrotas

Tripulação da BA não fará greve no feriado de Páscoa


A tripulação da British Airways descartou uma greve durante o período de férias da Páscoa, à frente de uma nova votação sobre a ação colectiva.

O sindicato Unite, que representa os assistentes de vôo da BA, foi obrigado por um tribunal a abandonar o plano de greve no mês passado.

A greve havia sido programada para acontecer durante o feriado de Natal, uma decisão que atraiu duras críticas da companhia aérea e do público.

Com o período da Páscoa se aproximando; o sindicato Unite, parece ter tomado conhecimento da possibilidade de uma reação similar e optou por não perturbar as férias.

Flight Global

American Airlines voo 331

What's left of American Airlines Flight 331 that crashed in Jamaica

O que sobrou da American Airlines voo 331 que caiu na Jamaica.

Webjet abre canais nas mídias sociais



Seguindo o caminho de uma rede globalizada de informações, o site da Webjet Linhas Aéreas dispõe agora de quatro novos ícones, linkando os principais canais da empresa nas mídias sociais com o internautas no Twitter, Orkut, Facebook e Youtube.

Clicando nas imagens, que ficam na parte superior esquerda da home, os usuários da Webjet poderão conferir promoções, notícias sobre a empresa e sobre o ramo de aviação, vídeos e fotos das ações.

É possível não apenas pesquisar sobre a companhia e opções de voos, mas também interagir, fazer perguntas e solicitações através das redes.
Jornal de Turismo

Audiência discute desapropriação de imóveis para ampliação de Congonhas



Com o Auditório Franco Montoro lotado de moradores do entorno do Aeroporto de Congonhas, preocupados com as notícias veiculadas pela imprensa de que o município de São Paulo, o Estado e a União têm um plano de desapropriação de milhares de imóveis na região do bairro do Jabaquara para a ampliação da pista de pouso e de decolagem de Congonhas, o deputado Carlos Giannazi (PSOL) coordenou os trabalhos de uma audiência pública, realizada no dia 17/2, para discutir a questão. À mesa, além dele, estavam representantes de várias associações de moradores, de vítimas de acidentes aéreos e um piloto que opera com freqüência aeronaves em Congonhas.

Munidos de farta documentação reproduzida de relatórios de secretarias, de depoimentos de autoridades, de testemunhos de moradores e de profissionais da aviação, as pessoas puderam acompanhar as experiências de cada um dos envolvidos que, de uma forma ou de outra, se encontram apreensivos por conta desse anúncio de expansão.

O deputado, que lembrou aos presentes sobre a força dos três poderes executivos para “tocar o projeto”, disse que é preciso a união das associações para impedir o avanço da proposta. “Unidos vamos pressionar e expor os motivos pela não ampliação e, até, pelo fim da operação de Congonhas, se assim a deliberação de uma consulta popular sinalizar”, acrescentou Giannazi, que também lançou uma Frente Parlamentar a fim de colher assinaturas de outros deputados.

Há vários dramas envolvidos nessa questão, como o medo dos moradores pela queda de aeronaves com o tráfego intensificado pela ampliação, de desvalorização dos imóveis residenciais e, por último, receio de que recebam indenizações pífias pela desocupação.

Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo

Homem se esconde no banheiro para voltar pra casa



Habib Hussain mudou-se para Medina, Arábia Saudita há seis meses para conseguir um emprego em uma empresa que presta serviços em aviões, através de uma agência privada.

Hussien estava trabalhando a bordo de um Airbus A330 da Air India , ele não estava feliz com sua situação atual e queria ir para casa, no entanto, decidiu se trancar no banheiro e pegar uma carona de volta para casa, embarcando ilegalmente.


Cerca de 30 minutos de vôo Habib Hussain, saiu do banheiro e sentou-se em um lugar vago
Em um vôo normal ele poderia ter sido capaz de misturar-se, mas este era um voo Haj especial (fretado para fieis e peregrinos) e ele se destacou em seu macacão.

Após ter sido detectado , foi revistado pelo pessoal da companhia que a princípio suspeitou de sua presença como uma ameaça à segurança.

O piloto decidiu prosseguir até o seu destino final, porém os funcionários estavam esperando por Hussain uma vez que o avião pousou.

Airport Security, a message from Transport Canada


Popout

Jet Blue em Orlando?



A transportadora aérea de baixo custo, Jet Blue, pode transferir a sua sede de Nova Iorque para Orlando.

Dave Barger se reuniu hoje com o governador Charlie Crist, que disse que o Estado pode ser capaz de oferecer incentivos financeiros para ajudar a convencer a Jet Blue a fazer a mudança.

A idéia seria trazer cerca de 800 postos de trabalho para Orlando, onde a empresa já possui um centro de treinamento.

Barger disse que a JetBlue analisou várias cidades, mas reduziu a sua escolha a Orlando ou permanecerá em Nova York.
A Jet Blue espera fazer uma decisão até ao final de março.





Air France nega cobrança à obesos



Contrariamente às informações transmitidas pela imprensa, esta manhã, a Air France não obriga o passageiro obeso a pagar um segundo lugar", escreveu a companhia aérea nacional francês em um comunicado.

Desde 2005, a Air France propõe aos passageiros com excesso de peso para comprar um segundo lugar com uma redução de 25%.



Chuva de Granizo em São Paulo Racha Para-brisa da Swiss Air




Um Airbus A340 da SWISS Air , com 48 minutos antes de chegar na pista no aeroporto de Guarulhos em São Paulo, teve rachaduras
diversas nas janelas da cabine relacionadas ao impacto de granizo, nesta terça-feira,confirmou o ATS ,Jean-Claude Donzel, porta-voz da Swiss

Ele confirmou a informação revelada pelo "Berner Zeitung".

As janelas danificadas foram substituídas imediatamente; mas, dado o adiantado da hora, o avião só pode decolar novamente no dia seguinte.

Os 226 passageiros do vôo, por este motivo passaram a noite no hotel.

Eles chegaram em Zurique, na manhã de terça-feira, com um dia de atraso.
Ils sont arrivés à Zurich mardi matin, avec un jour de retard sur l'horaire prévu.

Segundo Jean-Claude Donzel, porta-voz da Swiss, aviões raramente são danificadas pelo granizo



Trabalhadores da Air Comet realizam nova manifestação



Trabalhadores de diferentes grupos da Air Comet, através de frentes sindicais representadas pela SEPLA , UGT, Stavlos, USO e CGT, reuniuram-se nesta quarta-feira em Madri, às 12 horas em frente à sede da Confederação Espanhola de Organizações Empresariais (CEOE), para exigir soluções para a situação crítica que estão passando por causa da gestão desastrosa de Gerardo Díaz Ferrán, proprietário e presidente da Air Comet.

FAA impõe condições especiais para evitar a pirataria no 747-8



A Boeing deve demonstrar que certos domínios críticos não podem ser violados por hackers sob as novas exigências da FAA que impôs semelhantes condições especiais para a TwinJet 787 em 2008.

A FAA diz que o 747-8 e-8F jumbo "terá um projeto novo ou características incomuns associadas com a arquitetura e conectividade dos sistemas do avião e das redes informáticas, o que pode permitir o acesso a sistemas de computadores e redes externas".

A conectividade com sistemas externos e redes, diz a agência, "pode resultar em vulnerabilidades de segurança nos sistemas do avião".

Regulamentos de aeronavegabilidade atuaisl não contêm normas de segurança adequadas para o 747-8 .

Flight Global

Voos para Joinville: Trip reencaminha pedidos


Os destinos pretendidos são Guarulhos, Navegantes, Criciúma e Porto Alegre.


A Trip reencaminhou o pedido para voar a partir de Joinville para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Os destinos pretendidos são Guarulhos, Navegantes, Criciúma e Porto Alegre. A expectativa é que a liberação possa acontecer até 4 de fevereiro.
Esta é a segunda vez que a companhia aérea faz a solicitação, a primeira foi em 26 de novembro e a Aeronáutica não autorizou as operações para Guarulhos, por causa do horário escolhido. A vontade da Trip, a sexta maior empresa de aviação do País — com 1,72% do mercado — é começar a operar em Joinville ainda em fevereiro.

A companhia aérea vai ocupar o espaço que era utilizado pela Varig, que está livre desde abril de 2006. As aeronaves serão do modelo ATR-42 com capacidade para 46 passageiros. Por enquanto os preços das passagens ainda não foram divulgados, mas a proposta é trabalhar com valores mais baixos que as concorrentes TAM e Gol. A estimativa é que o bilhete para Guarulhos saia por R$ 150.
JORNAL DE SANTA CATARINA

Aerodinâmica de aviões e automóveis (Audi)


Aviões voam no céu, os carros se agarram à terra. Qual é a ligação entre eles?
Aerodinâmica!!


Popout
Cid Parking

Restrições do espaço aéreo


A FAA colocará restrições do espaço aéreo e os procedimentos em vigor, no noroeste do Estado de Washington para complementar as restrições canadenses durante os Jogos Olímpicos de Inverno em Vancouver no Canadácomo tamém os jogos paraolímpicos, de 29 de janeiro à 24 de março de 2010.

Air France reduzirá o peso das poltronas para economizar combustível



A companhia aérea Air France irá investir 20 milhões de euros para aliviar o peso do assento do avião para voos de curto e médio alcance, desta forma, prevê que irá economizar 1.700 toneladas de querosene por ano e reduzir o consumo de 5.200 toneladas de CO2 disse a empresa.
As mudanças afetam 37 aeronaves (Airbus A319, A320 e A321) nos vôos domésticos, que representam 17% da atividade da Air France, segundo a empresa especifica em um comunicado.

A instalação de novo mobiliário, que terá início no dia 30, permitirá que os Airbus A320 e A321 têm uma linha extra na cabine.
Com os novos bancos irá aumentar o espaço para as pernas dos passageiros entre 5 e 7,5 polegadas e vai voltará a ter uma inclinação de 15 graus, comunica a empresa.

O processo de fusão da British Airways e Iberia poderá estar totalmente concluído até março



Miguel Blesa ,
vice-presidente da Iberia disse ontem que há pouco a ser acordado entre a Iberia e a British Airways no processo de fusão, por isso "Estamos no caminho certo, espero que a conclusão, não ultrapasse até março deste ano.

Em novembro passado, a Iberia ea British Airways entraram na reta final de sua fusão com a aprovação de um acordo vinculativo, que lançou as bases da operação.
Este Memorando de Entendimento, em Inglês chamado MOU (Memorandum of Understanding), estabeleceu a criação de um novo grupo chamado Topco ar de accionistas da Iberia terá 45% e BA, 55% .

Em dezembro, a British Airways chegou a um acordo provisório com os administradores dos dois fundos de pensão para a companhia aérea para calcular o seu défict, estimado em 3,700 milhões de libras (4.070 milhões dólares).


As duas empresas manterão suas marcas e as operações irão reforçar o papel das bases de funcionamento (hubs), Madrid e Londres, e reforçar a sua presença nos mercados internacionais de longo curso.

O problema dos deficts das pensões foi um dos obstáculos para a fusão com a transportadora espanhola Iberia

SEGURANÇA NACIONAL, O FILME


Popout

2004
, a lei do abate entra em vigor. A FAB está então autorizada a perseguir, atirar e se for preciso abater aeronaves que penetrem o espaço aéreo brasileiro sem autorização.

Os negócios de muitos traficantes internacionais foram prejudicados. Percebendo o perigo iminente, a ABIN coloca seu melhor homem, o Agente Marcos Rocha (Thiago Lacerda) a frente das operações de combate aos narcotraficantes.

O agente descobre que Hector Gasca (Joaquin Cosio) planeja atacar o quartel general do SIVAM (sistema de vigilância da Amazônia). Marcos leva a informação para Dra. Gloria (Angela Vieira), diretora da ABIN (Agência Brasileira de Inteligência) e diretamente ligada ao Presidente Ernesto Dantas (Milton Gonçalves).
Roberto Caiafa

Avião da Albanian Airlines é desviado da rota por questões trabalhistas

Piloto albanês desvia rota de avião numa disputa trabalhista com a Albanian Airlines

Companhia aérea Air Slovakia, proprietária da aeronave, alega que desvio de rota foi causado por problemas técnicos

O Boeing 737-300, prefixo OM-ASD, da Albanian Airlines, deixou ontem (17) o Aeroporto Internacional Nënë Tereza (Madre Tereza), em Tirana, na Albânia, às 16:31 (hora local - 15:31 GMT) para realizar o voo LV-226 com destino a Bolonha, na Itália, com 110 passageiros a bordo, com um atraso de 91 minutos.

A rota prevista - Imagem: Cortesia/Google Earth
A chegada em Bolonha estava prevista para às 18:01 (hora local), num voo direto com tempo estimado em cerca de 90 minutos no ar (105 minutos de porta a porta).

Durante o voo, os passageiros relataram que a tripulação anunciou que estava desviando para o Aeroporto Milan Rastislav Štefánik, em Bratislava, capital e principal cidade da Eslováquia devido a salários não pagos para a tripulação.

A Albanian Airlines, que havia arrendado a aeronave da Air Slovakia em novembro de 2009, informou que não tinha conhecimento de qualquer razão técnica para o desvio.

A Air Eslováquia confirmou que os pilotos não recebem seus salários regularmente e em dia, mas que o avião foi desviado para Bratislava por causa de um problema técnico e em razão de a base de manutenção situar-se em Bratislava.

A Administração de Aviação Civil da Eslováquia, disse que as razões para o desvio ainda não estão claras e estão sendo investigadas.

A estação de televisão albanesa "News 24" relacionou o desvio de rota a um truque ou chatagem da empresa eslovaca proprietária do avião para tentar receber os salários devidos pela companhia aérea albanesa.

Uma missão diplomática albanesa, que também é credenciada para a Eslováquia, tentou entrar em contato com o aeroporto de Bratislava, sem sucesso, para pedir que fosse dado um tratamento justo para os passageiros, especialmente às crianças.

Os passageiros partiram para Bolonha por volta das 15:45 (hora local) para Bolonha num voo da Amsterdam Airlines.

O avião nas cores da Albanian Airlines, fotografado no Aeroporto Internacional de Birmingham (Elmdon), na Inglaterra, em 06.01.10 - Foto: Karl Nixon (Airliners.net)

O mesmo avião, nas cores da Air Slovakia, a empresa proprietária, fotografado no Aeroporto Milan Rastislav Štefánik, em Bratislava, na Eslováquia, em 26.05.09

Desástres Aéreos

Maior precisão para pousos e decolagens


Projeto da Aeronáutica prevê instalar em 2012 sistema por satélite para segurança de procedimentos no aeroporto de Confins, na Grande BH. No terminal, apenas um equipamento orienta pilotos em dias de mau tempo




Comandante Rodrigo Ribeiro diz que, se outro aparelho ILS fosse instalado na cabeceira de Confins, transtornos diminuiriam e voos não seriam desviados

Em dois anos, o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Grande Belo Horizonte, e outros aeroportos brasileiros, vão começar a ser equipados com um novo modelo de precisão de pouso e decolagem por satélite. O projeto está nas mãos do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), do Comando da Aeronáutica, que não antecipa detalhes do plano, assim como a Infraero, que administra os terminais aeroportuários brasileiros. Segundo o diretor-técnico do Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (Snea), Ronaldo Jenkins, a maior precisão no controle do tráfego aéreo é de fundamental importância para a segurança dos pousos e decolagens das milhares de centenas de voos em todo o país, principalmente em dias de más condições meteorológicas. “O Decea já tem projeto e orçamento para adoção desse procedimento de subida e descida. Entre 2012 e 2018, vai instalar em todos os aeroportos do país uma rede de satélite”, diz.

O anúncio de um projeto como este não poderia vir em melhor hora. A falta de instrumento de precisão para pousos em uma das cabeceiras do aeroporto em Confins tem comprometido a operação do terminal. Como os pilotos não conseguem enxergar a pista em dias de muita chuva, são obrigados a arremeter e seguir para outra cidade. Os transtornos para os passageiros e os prejuízos para as companhias aéreas têm se tornado cada vez mais comuns desde a transferência de voos do aeroporto da Pampulha para Confins, em 2003, e a ocorrência frequente de transtornos climáticos, como temporais, principalmente nesta época do ano, ajuda a piorar a situação.

De acordo com especialistas em aviação ouvidos pelo Estado de Minas, entre 10% e 15% dos aviões que chegam a Confins não conseguem descer. “Isso gera um transtorno para os passageiros, prejuízo para o governo, que deixa de arrecadar, e para as companhias aéreas. O que é usado hoje, na maioria dos aeroportos, é um equipamento – o Instrument Landing System (ILS) – que permite que o piloto faça a aproximação e o pouso da aeronave em maior segurança em condições meteorológicas desfavoráveis. Em Confins, há apenas um desses, em uma das cabeceiras. Se o aparelho fosse instalado na outra cabeceira, muitos voos nãoseriam alternados”, avalia o comandante Rodrigo Ribeiro, representante do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) em Belo Horizonte.

A maior preocupação é que a situação do terminal aéreo da Grande BH piore com o crescente movimento. Em 2003, primeiro ano de transferência dos voos da capital para o município vizinho, passaram por Confins 364 mil pessoas. Ano passado, o número de embarque e desembarque bateu mais de 5 milhões de passageiros. Às vésperas da Copa do Mundo 2014, em 2013, o fluxo deve chegar a 9 milhões de viajantes, segundo estudo encomendado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) de Minas à Changi Airports Internacional, empresa de consultoria indonésia.

TECNOLOGIA CARA Atualmente, só uma das duas cabeceiras de Confins, denominada 16, conta com o ILS. Mesmo com o céu carregado de nuvens, esse aparelho é capaz de dar as coordenadas ao piloto para que ele possa chegar a 200 pés (60 metros) da pista e consiga avistar a área de pouso. De acordo com Ronaldo Jenkins, o ILS não é implantado pelo alto custo do aparelho. “É uma tecnologia cara: são US$ 2 milhões (R$ 3,5 milhões). Por esse motivo, Confins não é o único aeroporto sem o ILS nas duas cabeceiras”, justifica. Apesar de caro, o aparelho, segundo pilotos, seria um importante aliado na operação da cabeceira 34, que conta com instrumentos de pouso, mas não tão precisos. Afinal, embora a cabeceira 16 seja usada em 80% dos casos, quando o vento muda de direção, as movimentações aéreas passam a ser feitas na pista alternativa. Isso ocorre, geralmente, quando há mau tempo.

“O aparelho da 34 só leva o avião até 400 pés (120 metros). Se você não vê a pista, tem que voltar. Se o tempo piora um pouco, ninguém pousa. Com o ILS, provavelmente isso não ocorreria. Grandes aeroportos, como Guarulhos e Galeão já têm essa tecnologia nas duas cabeceiras”, diz o comandante Ribeiro, que é categórico quanto ao futuro de Confins. “Depende do aumento da pista e da colocação do ILS. Pousar com segurança de voo não tem preço. Se você fala que vão pousar 20 jatos por hora com 150 pessoas, eu falo que um só bastaria para justificar a compra do ILS.”

Para o piloto de linha aérea de avião e helicóptero Deusdedith Carlos Reis, professor de segurança de voo do curso de ciências aeronáuticas da Universidade Fumec, a falta do ILS na cabeceira 34 de Confins é um desconforto. “Do ponto de vista econômico, para as empresas também seria ótimo. Se não tiver condições para pousar em Confins, o avião tem que ir para o Rio ou para São Paulo. Não tem jeito nem de ir para a Pampulha, pois não há balcão de atendimento das companhias”, explica. Sem poder descer, a alternativa do piloto é arremeter. “Os aviões têm que estar preparados para isso, é uma regra de voo. O comandante arremeter não é perigoso, é ato de segurança.” Segundo Ronaldo Jenkins, a possibilidade de trocar o investimento que deveria ser feito no ILS pelo projeto do satélite é grande. “O satélite é uma tecnologia que sai mais barato e é tão eficiente quanto o ILS”, explica.
Contato Radar

Gibraltar Airport, aqui ninguém se atreve a ultrapassar um sinal vermelho...

Único no mundo, o aeroporto de Gibraltar situa-se a cerca de 500 metros do centro da cidade. A sua pista de pouso confunde-se com uma vulgar avenida e, na verdade, apenas a largura excepcional e o fato de terminar no mar a distingem do restante sistema viário. Carros e outros veículos utilizam-na no dia-a-dia, cruzando-se com aviões que pousam e levantam vôo. Parece mentira mas não é.



O atual aeroporto começou sendo uma pista de pouso de apoio à força aérea inglesa durante a Segunda Guerra Mundial. Gibraltar era então, como agora, uma colónia em território espanhol diretamente dependente do Ministério da Defesa britânico, estatuto que tem dado origem a grandes conflitos diplomáticos entre os dois países. Finda a guerra, continuou a ser usado como base aérea e também para vôos civis exclusivamente para Inglaterra. O aeroporto cresceu e a sua pista foi prolongada pelo mar dentro, em águas territoriais espanholas, o que aumentou ainda mais a tensão já existente. Ao longo destes anos todos a cidade também foi crescendo...





Atualmente a pista do aeroporto cruza-se com a avenida Winston Churchil, uma importante via de ligação ao centro da cidade. É vulgar o semáforo ficar vermelho e os carros pararem para que um avião pouse ou levante vôo, o que demora em média cerca de 10 minutos. Porém, em certos dias esta operação pode subir para duas horas, o que provoca um certo desespero nos motoristas em espera.

Mas talvez nem tudo seja mau. Quem gosta de aviões, por exemplo, poderá sempre aproveitar e admirá-los de perto sentado comodamente no seu carro. Imagine-se a sensação de ver um enorme avião passar na estrada à sua frente: nem todas as crianças têm o privilégio de comentar isto com os seus colegas nos bancos da escola, especialmente se se tratar de um caça supersónico! Além de tudo o mais, que se saiba nunca houve nenhum acidente resultante de uma colisão entre um avião e um automóvel. É que aqui ninguém se atreve a passar um sinal vermelho...




Diário de um velho Helimodelista

Poderia um tubarão derrubar um avião?

Se alguém viu o trailer do filme Megashark vs Giant Octopus - candidato sem concorrentes a filme mais tosco do ano- deve ter gravado na memória a famosa cena na qual o supertubarão captura um avião comercial entre seus dentes (ver abaixo). O desenhista Stephen Taubman achou a cena tão surreal e disparatada que decidiu recriar as condições da façanha em um gráfico delirante:


Para realizar a imagem, Taubman consultou um amigo físico e reproduziu os seguintes cálculos: de acordo com o que vemos no filme, o megatubarão mede ao redor de 40 metros (o dobro do tamanho do mítico megalodonte e quase sete vezes mais que o tubarão branco) e pesa 240 toneladas. Supondo que o avião voe a uma altura de uns 2 mil metros (estaria próximo do aeroporto), o tubarão precisaria atingir uma velocidade de lançamento de pelo menos 700 km/h, comparável quase com a velocidade de um míssil de cruzeiro.

Para isso, precisaria detectar o avião a uma distância de 10 quilômetros, descer a uma profundidade de 1.500 metros e ascender até adquirir a velocidade crítica de decolagem. A 700 km/h, o tubarão deveria subir durante 10 segundos para atingir o avião e descer com ele entre os dentes desde semelhante altura. Um prodígio de agudeza visual, pontaria, força e capacidade de vôo.

A resposta ao título deste post é, obviamente, não!. Mas o exercício de Taubman é tão bizarro e hilário quanto divertido.

mdig

VENTO FORTE FAZ PILOTOS ARREMETEREM NO AEROPORTO SANTOS DUMONT



Três aviões arremeteram no início da noite desta terça-feira (19) no Aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio. Segundo a torre de controle do aeroporto, o vento forte na cauda dos aviões fez com que pilotos desistissem de pousar na pista.

Ainda de acordo com a torre, os comandantes das aeronaves podem decidir pousar no Aeroporto Tom Jobim, na Ilha do Governador, subúrbio do Rio, ou esperar o vento diminuir e pousar no Santos Dumont. O aeroporto funciona normalmente, segundo a torre, aberto para pousos e decolagens.

O Aeroporto Tom Jobim funciona normalmente nesta terça, apesar da forte chuva que atinge a região. Segundo a Infraero, nenhum vôo foi transferido do Santos Dumont para o Tom Jobim.
IFR Online

Voos da Ryanair cancelados devido a greve



A greve dos controladores de tráfego na Irlanda está a afetando o funcionamento dos aeroportos Dublin, Cork e Shannon.

A Ryanair e a Aer Lingus, companhias locais, cancelaram vários voos nestes aeroportos. A ligação Shannon – Faro – Shannon (10h10 – 13h05 | 13h30 - 16h25), operada pela low cost não se realizou nesta quarta-feira.

A Ryanair afirmou que o cancelamento dos 52 voos irão prejudicar seis mil clientes. Comunica, no entanto, que estes podem alterar os voos e sem custos adicionais.

Mais uma facilidade para os passageiros da TAM




O Bagagem Porta-a-Porta é um novo serviço de coleta e entrega de bagagens, criado para proporcionar mais conforto e comodidade aos nossos passageiros. Com ele, você cliente TAM pode despachar sua mala um dia antes da viagem (pedido que tem que ser feito até as 18 horas), que a TAM Cargo retira e entrega a bagagem no endereço que você desejar (Hotel, residência, escritório, etc.) dentro das cidades atendidas pelo serviço.

A bagagem será entregue até as 18 horas do dia seguinte à coleta.

Por enquanto, o serviço é oferecido para clientes que voam entre os aeroportos de São Paulo (Congonhas e Guarulhos), Rio de Janeiro (Santos Dumont e Galeão), Belo Horizonte (Confins e Pampulha) e Brasília, mas em breve estará disponível para todas as cidades operadas pela TAM no Brasil.

O valor cobrado é de R$ 49,90 para bagagens com até 23kg (kilos) e R$ 99,80 para bagagens entre 23kg (kilos) e 46kg (kilos). Há um limite de dois volumes por retirada/entrega.

Para mais informações, ou para contratar o serviço, ligue 4002-5700.

Aeroblog

Aérea vai cobrar assento extra para passageiros obesos




As pessoas obesas terão que pagar quase o dobro do preço para viajar com a Air France-KLM, se não conseguirem se acomodar em um único assento, anunciou a companhia aérea nesta terça-feira.

Estas pessoas pagarão 75% do preço de um segundo assento, além do preço normal para o primeiro assento ocupado, informou Monique Matze, porta-voz da companhia, alegando que a decisão foi tomada por motivos de segurança.

"Precisamos garantir que o encosto do assento possa ser inclinado livremente para frente e para trás, e que todos os passageiros estejam com os cintos de segurança devidamente afivelados", disse ela.

As pessoas que não cabem em um único assento costumam inserir a extremidade do cinto de um dos assentos na fivela do cinto do assento ao lado.

Pagando dois assentos, a pessoa obesa estará assegurada de ter dois assentos lado a lado. Estes passageiros poderão ser reembolsados do gasto extra, mas unicamente nos voos que não estiverem lotados, afirmou Matze.

A medida passará a vigorar em todos os voos da companhia a partir do dia 1º de abril.

Os assentos de aviões têm uma largura de 43 ou 44 cm.
Contato Radar

Azul planeja voar em Bauru a partir do ano que vem




Em entrevista ao BOM DIA, o presidente da Azul Linhas Aéreas, Pedro Janot, diz que pretende ampliar sua atuação no Interior de São Paulo. Há pouco mais de um ano a companhia aérea de baixo custo iniciou suas operações com voos em Campinas (260 km de Bauru) e hoje já parte para cidades como Maceió, Natal, Porto Alegre e Navegantes (SC).

Segundo ele, o projeto de expansão no Interior em cidades como Bauru deve começar em 2011. “Nosso projeto é ter voos diretos, sem conexões. A partir de 2011, por exemplo, podemos ter a rota Bauru-Belo Horizonte”, comenta. Ele explica que nos voos com conexões, parando por exemplo em Viracopos (Campinas), haveria muitos custos. Ele afirma que o grande consumo de uma operação aérea está na decolagem, que inclui os gastos nos aeroportos.

Para 2010, o plano no Interior é atingir a “grande Campinas”. A Azul está procurando mais clientes num raio de 100 km a partir de Campinas. Uma grande campanha publicitária está sendo feita na região de Campinas, único local do país em que a empresa faz divulgações na TV.

A companhia hoje conecta 16 cidades e alcançou 4,75% de participação no mercado. Teve 2,2 milhões de passageiros no primeiro ano de existência.

Segundo Pedro Janot, a empresa quer ter mais voos diretos em Viracopos, com rotas que são aparentemente menos atraentes. Sobre a redistribuição de slots (permissões de pousos e decolagens) que a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) fará no aeroporto de Congonhas, segundo Pedro não terá a participação da Azul. “Queremos sim operar em Congonhas, mas dessa vez serão redistribuídos poucos slots. Não devemos participar porque queremos mais espaços”, diz.

A Azul oferece um ônibus gratuito de Campinas até São Paulo e de São Paulo até Campinas para seus passageiros.


Aeroporto terá três empresas operando
Como o BOM DIA adiantou no dia 14 de janeiro, a Gol Linhas Aéreas vai começar a operar no aeroporto Moussa Tobias no dia 1 de fevereiro com tarifas a partir de R$ 79 para Congonhas, desde que o consumidor compre a passagem com 21 dias de antecedência.

O aeroporto passará a contar com três empresas aéreas. Já operam a Pantanal, com tarifas para Congonhas a partir de R$ 179, e a Passaredo cobra a partir de R$ 164 para descer em Guarulhos.

No dia 21 a TAM anunciou a compra da Pantanal por R$ 13 milhões.

A negociação ainda precisa de aprovação da Anac (Agência Nacional de Aviação). Dos 196 slots alocados para a Pantanal em Congonhas, 61 serão redistribuídos, sendo 31 pousos e 30 decolagens. A Anac afirma que a são subutilizados pela Pantanal.

12 horas

Incidente com Fokker da Austrian Airlines




Um Fokker 100 da Austrian Airlines, realizando o voo-774 de Belgrado (Sérvia) para Viena (Áustria), com 83 passageiros e 5 tripulantes, estavam se preparando para a partida de Belgrado, quando o motor esquerdo (Tay 651) começou a emitir fumaça durante o acionamento. Os passageiros e a tripulação foram evacuados. Não houve feridos.




O vôo foi cancelado, os passageiros foram transferidos para outros voos.





Aeroblog

Aeroméxico :Promoção aqui o acompanhante voar de graça




A Aeroméxico está lançando um promoção que permite o acompanhante voar de graça pelas Américas ou até a Europa.

A promoção de passagens gratis é valida até 14 de junno, na classe J (classe executiva) sendo necessário pagar com cartão de crédito Visa emitido para pessoa física.

O acompanhante pagará apenas taxas como as de embarque, segurança, etc.

Para conseguir voar nesta promoção de passagens gratuitas você deve falar com seu agente de viagens (www.agenciasaeromexico.com).

Novo terremoto atinge o Haiti



Um novo terremoto, de 6,1 graus na escala Richter, atingiu o Haiti nesta quarta-feira e seus efeitos foram sentidos na capital do país, Porto Príncipe, cidade já devastada por um tremor violento na última semana.

O tremor, que ocorreu às 6h03 (9h03 de Brasília), foi forte e prolongado. O epicentro do terremoto teve profundidade de 9,9 quilômetros e foi localizado a 41 quilômetros de Jacmel, no sudeste do país, e a 59 quilômetros da capital haitiana, segundo dados do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, em inglês).

O terremoto desta quarta-feira derrubou alguns edifícios que estavam com a estrutura comprometida pelo tremor da última semana, segundo repórteres da agência EFE que estão no Haiti.

Repórteres da agência AP no país informaram que o novo tremor assustou a população, que correu para as ruas para evitar novos soterramentos.

Apesar da intensidade do terremoto, não foi ativado um alerta de tsunami na região.

Tremor da última semana

O forte terremoto de 7 graus na escala Richter que atingiu o Haiti no dia 12 de janeiro teve epicentro a 15 quilômetros da capital haitiana, Porto Príncipe, e já deixou ao menos 75 mil mortos.

O Exército brasileiro informou que pelo menos 18 militares do país que participavam da Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti (Minustah) morreram em consequência do terremoto. A médica Zilda Arns, fundadora e coordenadora da Pastoral da Criança, e Luiz Carlos da Costa, o segundo civil mais importante na hierarquia da ONU no Haiti, também morreram no tremor.

Plano Brasil

Embraer aguarda posicionamento da JAL sobre concordata

A Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) aguarda o posicionamento da Japan Airlines (JAL) sobre o pedido de concordata da japonesa e diz que, por enquanto, o acordo com a companhia aérea transcorre normalmente. A JAL já recebeu da Embraer seis aeronaves modelo 170 e tem pedidos firmes em carteira para mais quatro aviões.

Como o acerto entre as companhias foi selado em junho de 2007, é bem possível que a JAL ainda esteja pagando o leasing destas aeronaves. A área de comunicação da Embraer não informa, entretanto, se a fabricante já recebeu o pagamento pelas aeronaves ou se a operação de leasing continua. O preço de tabela de 2009 para o modelo 170, com capacidade para 70 passageiros, é de US$ 33 milhões, conforme informações da própria Embraer.

Poder Aéreo

Nova pista de aterragem aberta pelos EUA


Os militares norte-americanos vão abrir até quarta-feira uma nova pista de aviação no Haiti, a cerca de 40 quilómetros do aeroporto da capital, para fazer face ao tráfego aéreo humanitário que excede as capacidades do aeroporto de Port-au-Prince, anunciou esta terça-feira um oficial norte-americano citado pela agência AFP.

A infra-estrutura provisória estará vocacionada para receber grandes aviões de carga, como os C-130, podendo assim resolver a questão das acessibilidades que têm estado no centro das atenções no que toca à ajuda humanitária das vítimas do violento sismo que assolou o Haiti na semana passada.

Há muitos voos suspensos da luz verde de Port-au-Prince, como por exemplo no aeroporto de Caracas, na Venezuela, onde estão, por exemplo, três toneladas de ajuda portuguesa à espera de poder entrar no Haiti.

O aeroporto da capital haitiana estava preparado para receber 13 voos diários, estando agora a acolher cerca de 200 aviões por dia, o que ainda é insuficiente.

TSF