PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Poderia um tubarão derrubar um avião?

Se alguém viu o trailer do filme Megashark vs Giant Octopus - candidato sem concorrentes a filme mais tosco do ano- deve ter gravado na memória a famosa cena na qual o supertubarão captura um avião comercial entre seus dentes (ver abaixo). O desenhista Stephen Taubman achou a cena tão surreal e disparatada que decidiu recriar as condições da façanha em um gráfico delirante:


Para realizar a imagem, Taubman consultou um amigo físico e reproduziu os seguintes cálculos: de acordo com o que vemos no filme, o megatubarão mede ao redor de 40 metros (o dobro do tamanho do mítico megalodonte e quase sete vezes mais que o tubarão branco) e pesa 240 toneladas. Supondo que o avião voe a uma altura de uns 2 mil metros (estaria próximo do aeroporto), o tubarão precisaria atingir uma velocidade de lançamento de pelo menos 700 km/h, comparável quase com a velocidade de um míssil de cruzeiro.

Para isso, precisaria detectar o avião a uma distância de 10 quilômetros, descer a uma profundidade de 1.500 metros e ascender até adquirir a velocidade crítica de decolagem. A 700 km/h, o tubarão deveria subir durante 10 segundos para atingir o avião e descer com ele entre os dentes desde semelhante altura. Um prodígio de agudeza visual, pontaria, força e capacidade de vôo.

A resposta ao título deste post é, obviamente, não!. Mas o exercício de Taubman é tão bizarro e hilário quanto divertido.

mdig

Nenhum comentário: