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sexta-feira, 12 de março de 2010

Presidente da Gol vai revelar novo projeto de check-in

Constantino de Oliveira Jr.
Constantino de Oliveira Jr.

O presidente da Gol, Constantino de Oliveira Jr., um dos participantes do Fórum PANROATS 2010, que começa dia 15, na capital paulista, levará algumas novidades de sua empresa para o evento. Oliveira Jr. disse ao Portal PANROTAS que um dos grandes projetos da Gol para este ano ainda é a transformação radical do espaço de check-in da companhia nos aeroportos.

Seguindo o modelo que já existe nos Estados Unidos e na Europa, o check-in da Gol será dominado por um ambiente de auto-atendimento. A empresa é pioneira em tótens de auto-atendimento e check-in pela internet e por telefone e seus passageiros bastante familiarizados com os processos.

Com a exigência da apresentação de documento de identidade no portão de embarque, o sistema de auto-atendimento ganha nova facilidade. Os detalhes ele contará no Fórum PANROTAS, bem como outras novidades da Gol, que acaba de divulgar seu resultado do último trimestre de 2009.

Constantino Jr. também espera que o debate do qual participará, ao lado de seus colegas presidentes de empresas aéreas e da presidente da Anac, Solange Vieira, sirva para esclarecer algumas dúvidas que ainda existem sobre os próximos passos do setor, principalmente relacionadas a infraestrutura de aeroportos e do controle de tráfego aéreo.

"O Fórum PANROTAS e este debate das companhias aéreas têm sido o principal instrumento de discussão da indústria com os players de aviação e as autoridades de maneira transparente e ampla. É a única oportunidade de exposição dessa forma", disse ele.

Assim como o presidente da Tam, Líbano Barroso, o líder da Gol espera també que o setor tenha mais sincronismos nas ações, decisões e investimentos. A ineficiência de processos gera prejuízos para as aéreas e a indústria como um todo.

O Fórum PANROTAS acontece em aliança institucional com a CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), parceria com o Ministério do Turismo e patrocínio/apoio de Gol, Itaú, Sebrae, CVC, Delta, GJP Hotéis, Sabre Travel Network, Tap Portugal, Esferatur, Rextur, Travel Ace, GTA, Iberostar, São Paulo CVB, Noah Festas, Global Team e Voice.

O Fórum PANROTAS 2010 ocorre nos dias 15 e 16, no Centro Fecomercio de Eventos, em São Paulo. Consulte a programação no www.panrotas.com.br/forum. As inscrições estão encerradas na internet e poderão ser feitas diretamente no local, sujeito a disponibilidade.
Panrotas

Você já viu alguém COMER um cartão premiado?



um homem viajando pela Ryanair ,de Cracóvia para East Midlands em 26 de fevereiro comprou uma raspadinha , bilhete de loteria em seu vôo (sim, a Ryanair, que vende!). Ele entrou em êxtase ao descobrir que ganhou 10.000 .

Ele não permaneceu em êxtase no entanto, ao descobrir que os comissários de bordo não podiam pagá-lo.

A tripulação disse a ele que teria que esperar pelo o prêmio até que ele estivesse no chão para que sua identidade e o bilhete pudessem ser verificados, mas também porque "eles não tinham dinheiro suficiente a bordo do avião".

Perturbado, o homem comeu o seu bilhete, perdendo o prêmio.

Kuban com Girassóis


Qual a primeira coisa que você pensa quando você ouve a palavra 'Rússia'?

A possibilidade girassóis não é um delas.

Boeing 737 - 11.jpg

Mas isso é exatamente o motivo ostentado nas novas cores da Kuban, projetado pela britânica Honra Branding.
A farda aparece em dois B737 alugados ILFC. Os B737 estão em East Midlands Airport esperando para voar de volta para a Rússia.

Serviços do Kuban Krasnodar ou Kuban região do sul da Rússia. A região será a sede da Sochi 2014 Winter Olympic Games.

Kuban Pertence ao bilionário russo Oleg Deripaska,
o CEO do Basic Element, uma empresa de investimento com interesses nos recursos naturais, mas também serviços financeiros e aviação.


Kuban Boeing 737 - 22.jpg
Kuban Airlines 2.jpg

Tam e Gol estão na lista de reclamações do Procon-SP


O secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Luiz Antonio Marrey, e o diretor-executivo da Fundação Procon-SP, Roberto Pfeiffer, apresentaram hoje o Cadastro de Reclamações Fundamentadas e o ranking das empresas mais reclamadas em 2009.

A área de Serviços foi a que registrou o maior número de reclamações (57%), seguida pela de Assuntos Financeiros (22%). Duas empresas do turismo aparecem no ranking que lista as 20 empresas que mais sofreram reclamações. A Tam aparece em 15º lugar e a Gol/Varig está em 19º. A lista de Serviços é encabeçada por Telefônica, Eletropaulo, Tim, Claro e Embratel.

Para conferir dados completos do estudo, acesse www.procon.sp.gov.br.
Panrotas

Piada eficaz.

Americanos sabem o que fazem.

play

Ele está jogando Crash Bandicoot.

Capinaremos

Voos internacionais para a Bahia crescem 100%


Os voos internacionais que ligam a Bahia com Europa, América do Sul e América do Norte cresceram 100% entre janeiro de 2007 e março deste ano. As frequências passaram de 14 para 28 por semana.

De acordo com o secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, a principal conquista do Estado foram os sete voos semanais da American Airlines, que ligam Salvador à cidade de Miami, nos Estados Unidos.

A rota fez com que o número de desembarques norte-americanos saísse de uma média de 2,6 mil, medida entre os anos de 2003 e 2007, para 15 mil em 2008, numa variação de 334%. Além disso, segundo dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), os norte-americanos representam 12% dos 514 mil estrangeiros que visitam a Bahia.
Panrotas

Rio de Janeiro ganha três novos voos diários da TAM


A TAM Linhas Aéreas inicia hoje, dia 12 de março, a operação de três novos voos diários ligando o Rio de Janeiro a São Paulo, Porto Alegre e João Pessoa. A ampliação de frequências, que serão operadas com aeronaves A320, vai reforçar a oferta de assentos e as opções de horários para os passageiros que viajam de e para essas cidades, atendendo ao crescimento da demanda nesses mercados.

O voo JJ 3392 partirá do Aeroporto Internacional Tom Jobim/Galeão às 23h11 e pousará em João Pessoa às 2h10. No sentido inverso, o voo JJ 3393 decolará da capital paraibana às 2h15 e chegará ao Rio de Janeiro às 5h13.

A companhia também inicia a operação do voo JJ 3430, que partirá de Porto Alegre às 18h02 e chegará ao Galeão às 20h04. O percurso inverso será feito pelo JJ 3431, que tem saída programada para as 15h18 e pouso na capital do Rio Grande do Sul previsto para as 17h23.

Por fim, o voo JJ 3544, que tem o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, como origem, decolará às 14h25 e pousará no Galeão às 15h26. A aeronave deixará o Rio de Janeiro às 12h23, chegando em São Paulo às 13h30.
jt

Ampliação de aeroporto depende do pré-sal no RJ


As obras de reforma e ampliação do Aeroporto de Macaé, considerado a maior base de apoio à exploração de petróleo nacional, estão previstas para começar no segundo semestre deste ano e vão atender à demanda de tráfego criada pela descoberta de petróleo e gás na camada pré-sal na Bacia de Campos. A informação é do superintendente da unidade, Hélio Batista.

Segundo o superintendente, a primeira obra será a construção de uma nova torre de controle e, em seguida, serão ampliados o pátio e o terminal de passageiros, num investimento total de R$ 77 milhões, até 2012. O valor previsto inicialmente, de R$ 120 milhões, foi reduzido após a revisão de cálculos dos gastos. Batista disse também que o cronograma está sendo obedecido e que, nesta primeira fase, estão sendo confeccionados os projetos.
“Ainda este mês, devem ser feitas as licitações para a contratação das empresas que realizarão os serviços. Essa etapa deve ser concluída neste primeiro semestre”, afirmou. As obras fazem parte do Plano de Investimentos da Superintendência Regional do Rio de Janeiro (SRRJ) da Infraero.

De acordo com estatísticas da Infraero, somente em janeiro deste ano, o aeroporto de Macaé registrou 4.807 voos com aeronaves domésticas e dois internacionais, entre pousos e decolagens; 29.600 passageiros, entre embarque e desembarque; e quase 23 toneladas de carga.
Panrotas

Promoção British Airways – Ganhe viagem para Londres



Em campanha promocional, a companhia aérea British Airways e as emissoras BBC e Sky Brasil fecharam uma parceria para promover o lançamento do novo programa On/Off, da emissora britânica.

É fácil participar: é necessário somente responder à pergunta “Como a Internet mudou a sua vida?”, no site www.sky.com.br/vivasky.

O 1º colocado ganha uma viagem para Londres, por quatro dias, com direito a um acompanhante, além de várias bonificações e prêmios. Segundo e terceiro colocados também ganham os prêmios, além do pacote gratuito para assistir a Sky por seis meses.

Para quem quiser participar, há bastante tempo para pensar em uma resposta bem criativa. A promoção vai até 15 de abril.

Passagem de avião

Air France é condenada a pagar R$ 2 milhões a família de vítima do voo 447


Empresa ainda pode recorrer da sentença. Vítima era procuradora do estado e tinha 41 anos.

A empresa Air France foi condenada pela Justiça do Rio a pagar pouco mais de R$ 2 milhões de indenização por danos morais à família de uma das vítimas do acidente com o Airbus da companhia aérea, em maio de 2009. Segundo o Tribunal de Justiça, o juiz Mauro Nicolau Júnior, da 48ª Vara Cível do Rio, condenou a companhia nesta quinta-feira (11). A empresa ainda pode recorrer da sentença.

A vítima era procuradora do estado, segundo o tribunal. "Relevante salientar que a perda de filha e irmã em pleno início de idade adulta, quando a família teria oportunidade de ver e acompanhar o desabrochar de uma nova família e carreira, representa perda irreparável. A situação ainda mais se agrava na medida em que o fato se caracterizou como a maior tragédia da aviação civil do país e uma das maiores do mundo e se deveu, em grande parte, pela conduta negligente da ré", destacou o magistrado.

A empresa deverá pagar, a título de pensionamento aos pais da vítima, o valor de R$ 19 mil por 540 meses, já que a procuradora contribuía mensalmente com cerca de R$ 2 mil para o sustento de seus pais. De acordo com a sentença, a Air France deverá pagar ainda o valor correspondente a um terço do salário da vítima como procuradora do estado, a título de férias, por cada período de 12 meses, além de indenização por danos morais no valor de R$ 510 mil para os dois irmãos e para os pais da vítima.

No total, o valor a ser pago pela empresa chega a R$ 2.040.000, além da devolução dos valores pagos pela aquisição do bilhete aéreo da vítima (ida e volta) e pagamento dos valores necessários ao acompanhamento psicológico da família, que totalizam R$ 19 mil.

Procuradora viajava com companheiro
A procuradora viajava com o companheiro. Ela tinha 41 anos e seu corpo não foi encontrado. "Não fossem suficientes as circunstâncias trágicas em que os fatos ocorreram, a dor dos familiares ainda mais se revela pela impossibilidade de chorar, velar e sepultar seu ente querido mantendo aberta uma ferida para todo o resto de suas vidas", escreveu o juiz.

O G1 procurou a assessoria de imprensa da Air France, mas ninguém foi encontrado.

G1

Qatar Airways anuncia planos de voar para o Brasil


A companhia aérea Qatar Airways anunciou durante o World Travel & Tourism Council, em Berlim, seus planos para voar ainda este ano para o Brasil. De acordo com comunicado no site da empresa, nos próximos meses São Paulo e Buenos Aires, na Argentina, terão voos para Doha, capital do Catar. Ainda não foi divulgada a data que os voos começam a ser operados.

As duas cidades inauguram as rotas da Qatar para a América do Sul. Ainda segundo o comunicado, os boeing 777, que possuem assentos com inclinação de 180º na classe executiva, serão usados nas duas rotas. Além do Brasil e Argentina, a empresa anunciou ainda novos voos para Bangalore, na Índia; Copenhague, na Dinamarca; Ankara, na Turquia; Tóquio, no Japão; e Barcelona, na Espanha.

O Globo

Airbus A380 feito inteiramente de Lego

Airbus feito inteiramente de Lego

Sim, tem gente mais desocupada que você!

Lego, taí um brinquedo que todo mundo já teve. Bem, foi-se a época de montar carros, naves, casas com as pecinhas, tanto que a galerinha de hoje só pensa em computador. Mas sempre tem os marmanjos que guardam suas coleções e decidem brincar depois de ter barba na cara =)

Foi com 35.000 peças que o maluco montou um Airbus A380 de 2,20 metros. O mais impressionante é que todo o avião é controlado pelo computador. A abertura de portas, trem de pouso, motores, turbinas e biriri. Mas é somente frescura, pois o bichinho não consegue voar =/

underflash

Destaques dos Diários Oficiais de 12/03/2010


Diário Oficial da União

DECRETO No 7.129, DE 11 DE MARÇO DE 2010: Dá nova redação ao art. 54 do Decreto no 5.163, de 30 de julho de 2004, que regulamenta a comercialização de energia elétrica e o processo de outorga de concessões e de autorizações de geração de energia elétrica.

AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL

RESOLUÇÃO No 138, DE 9 DE MARÇO DE 2010: Dispõe sobre as condições gerais de transporte atinentes à comercialização e às características do bilhete de passagem e dá outras disposições.
RESOLUÇÃO No 139, DE 9 DE MARÇO DE 2010: Regulamenta os procedimentos de comercialização dos serviços de transporte aéreo de carga, doméstico e internacional.
RESOLUÇÃO No 140, DE 9 DE MARÇO DE 2010: Regulamenta o registro de tarifas referentes aos serviços de transporte aéreo regular.
Hodama

Atraso


WizzAir levanta € 50,644 para as vítimas no Haiti



A Companhia aérea de baixo custo Wizz Air arrecadou mais de 50 mil euros para as vítimas no Haiti.


A WizzAir anunciou há algumas semanas que iria dar a oportunidade aos seus passageiros Para contribuir com um euro por reserva de bilhetes e que iria corresponder cada doação com a mesma quantia para ajudar as vítimas do terremoto no Haiti.

A Wizz Air conseguiu recolher € 25,322 e irá realizar a doação do mesmo montante, fazendo uma contribuição total de 50,644 € para a Cruz Vermelha.



aplicativo IPhone da Lufthansa

lufthansa A Lufthansa ,oferece um novo serviço aos membros do seu programa de passageiro frequente Miles & More, que é um aplicativo para o iPhone.

Com a implementação da Lufthansa Miles & More para o iPhone, os membros do programa de passageiro frequente, podem ter acesso a informações como horários de vôos, o registo online, reservas aéreas e muito mais. Lufthansa Aplicação para o iPhone permite que os membros do Miles & More comunicar uns com os outros durante o vôo.

Lucro Operacional da GOL sobe 121% para R$119 milhões e Lucro Líquido Alcança R$398 milhões no 4T09



Com lucro operacional positivo e crescente em seis trimestres consecutivos, o lucro líquido do 4T09 foi ainda beneficiado por créditos fiscais.


São Paulo, 11 de março de 2010 – A GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A. (Bovespa: GOLL4 e NYSE: GOL), a maior companhia aérea de baixo custo e baixa tarifa da América Latina, anuncia hoje os resultados do quarto trimestre de 2009 (4T09). As informações financeiras e operacionais a seguir, exceto quando indicado o contrário, são apresentadas nas IFRS e em Reais (R$), e as comparações referem-se ao quarto trimestre de 2008 (4T08) e terceiro trimestre de 2009 (3T09).

Destaques No 4T09, a GOL registrou lucro operacional (EBIT) de R$119,2 milhões, com margem operacional de 7,4%, 121,2% superior aos registrados no 4T08, R$53,9 milhões (margem de 3,5%), e 20,3% acima do 3T09, (R$99,1 milhões e margem de 6,6%). A melhoria do resultado se deve às vantagens competitivas da Companhia (maior frequência entre os aeroportos domésticos, liderança em custos baixos, elevados indicadores de pontualidade, regularidade, segurança e atendimento diferenciado ao cliente); e o crescimento da demanda nos mercados doméstico e internacional.

O lucro líquido atingiu R$397,8 milhões no trimestre, com margem líquida de 24,6%, comparado ao prejuízo de R$541,6 milhões no 4T08 e lucro de R$77,9 milhões no 3T09. O resultado do 4T09 foi beneficiado pela utilização de créditos fiscais de R$352,0 milhões reconhecidos na linha de imposto de renda e contribuição social, decorrentes de prejuízos fiscais da VRG, adquirida em 2007. Esse efeito ocorreu por conta do histórico de lucros operacionais positivos e crescentes da Companhia nos últimos seis trimestres consecutivos, e da expectativa de evolução dos mesmos nos próximos anos.

Os custos e despesas operacionais atingiram R$1.498,5 milhões no 4T09, aumento de 0,2% em relação ao 4T08, em razão de despesas e provisões não-recorrentes no total de aproximadamente R$73 milhões em função de melhorias dos controles internos da Companhia e maior automação da contabilidade para as novas práticas contábeis adotadas a partir de 2009 (IFRS e BRGAAP 11.638), que impactaram o custo ex-combustíveis e R$44 milhões considerando os custos totais.
Gol Linhas Aéreas

Temos vagas: Atendente de Aeroporto


Atendente de Aeroporto




Dados da empresa anunciante
Esta é uma empresa de recrutamento e seleção que anuncia vagas de emprego e seleciona profissionais para outras empresas.

Nome: MP CONSULTORIA EM RH



Dados da Empresa Contratante

Nome: Confidencial
Descrição Sumária: Empresa na área de aviação.
Ramo de Atividade: Transportes
Porte: Grande
Nacionalidade: Brasileira


Dados da Vaga

Título da vaga:

Atendente de Aeroporto

Data de entrada: 10.03.2010
Quantidade: 1 vaga
Descrição da vaga:
  • Atendimento à clientes na sala vip do aeroporto.
  • Ensino Médio completo.
  • Domínio de inglês (fluência na conversação).
Observações:
  • Benefícios: Assistência Médica / Medicina em grupo, Assistência Odontológica, Seguro saúde, Tíquete-alimentação, Tíquete-refeição, Vale-transporte
  • Regime de contratação: CLT (Efetivo)
  • Horário: Seis horas diárias com disponibilidade para escalas.
Faixa Salarial: De R$ 1.001,00 a R$ 2.000,00
Idiomas: Inglês (Fluente)
Cargo: Atendente de guichê
Cidades:
  • BELO HORIZONTE - MG (1 vaga)

Opine sobre esta vaga fechar Fechar

Norma da UE dá duas horas às companhias aéreas para darem lista de passageiros em caso de acidente


A União Europeia vai obrigar companhias aéreas a entregar as listas de passageiros no prazo de duas horas em caso de acidente.

Os ministros de transporte dos 27 países chegaram hoje a acordo para uma nova norma que pretende melhorar a investigação dos acidentes aéreos e que irá obrigar as companhias aéreas a entregar a lista de passageiros às entidades competentes nas duas horas seguintes à notificação de acidente sendo esta divulgada após informação a todos os familiares ou mantida confidencial caso os Estados Membros o decidam, diz a imprensa internacional.

A nova norma irá criar uma Rede Europeia de Autoridades de Investigação sobre a Segurança na Aviação Civil que irá coordenar e consolidar a cooperação entre os Estados-membros, a Comissão e a Agência Europeia de Segurança Aérea e desempenhar tarefas como a harmonização de acções de formação.

As investigações dos acidentes irão continuar a ser da competência nacional mas o país poderá pedir apoio à Rede para questões especializadas.

O novo regulamento vai obrigar as autoridades civis e judiciais encarregadas de investigar um acidente aéreo a fazerem acordos prévios de coordenação entre si.

A norma está dependente de ratificação, devendo a aprovação final e votação no Parlamento acontecer em Julho e pretende reforçar o cumprimento das recomendações de segurança resultantes das investigações sobre acidentes e vai estabelecer como obrigatório a avaliação de cada recomendação, responder num prazo máximo de 90 dias e justificar qualquer negação à sua aplicação, bem como propõe-se criar uma base de dados europeia de recomendações de segurança.

No que diz respeito às vítimas a norma vai assegurar os seus direitos através de normas comuns de prestação de ajuda rápida e organizada, devendo as vítimas e famílias ter informação fidedigna sobre o decurso da investigação.

Presstur

Queda de avião do tempo da Segunda Guerra Mundial mata piloto nos EUA


Acidente ocorreu em parque no subúrbio de Phoenix, no Arizona.
P-51D Mustang chocou-se contra hangar ao tentar pousar.

Foto: AP

Estragos provocados pela queda de um avião monomotor P-51D Mustang, do tempo da Segunda Guerra Mundial, em aeroporto privado em Chandler, no estado americano do Arizona, na quinta-feira. O avião chocou-se contra um hangar durante uma tentativa de pouso no local, no subúrbio de Phoenix. (Foto: AP)

Foto: AP

O piloto morreu, e houve um princípio de incêndio no prédio, o que fez as pessoas serem retiradas do local, segundo as autoridades. (Foto: AP)

G1

Avião do PETA leva faixa pedindo a liberdade dos animais explorados no Sea World


O PETA criticou o parque aquático Sea World por sua prática exploratória de manter baleias e golfinhos em seus shows, mas desta vez por meiode uma faixa levada por um avião logo acima do parque, na terça-feira, 9.

"Sea World: Deixe os golfinhos e baleias livres da prisão." diz o banner. Imagem: Orlando Business Journal

“SeaWorld: Deixe as baleias e os golfinhos livres dessa prisão”, dizia o banner, em protesto pelo acidente de 24 de fevereiro em que uma orca matou uma treinadora.

Os oficiais do parque classificaram a ação do PETA como “truque pulicitário” feito por uma “organização extremista”. Se o PETA com todo esse “radicalismo” é uma organização bem-estarista, imagine o que eles diriam dos defensores abolicionistas, que querem a plena liberdade de todos os animais.

“Imagine quantos animais não poderiam ser ajudados se o PETA não tivesse gastado tanto dinheiro com aquela faixa”, provocou o Sea World, ignorando o poder da comunicação.

O PETA também alega que a treinadora morta poderia estar bem agora se o Sea World tivesse ouvido o conselho da organização, que clamou pela transferência de todos os animais do parque para santuários costeiros. Mas o parque não teve interesse em deixar de confinar grandes mamíferos marinhos em pequenos espaços e submetê-los a treinamentos para exibição.

Anda

F-X2: Jobim deve revelar a preferência sobre o novo caça da FAB no início de abril

Saab Gripen NG

O Ministro da Defesa do Brasil, Nelson Jobim, irá divulgar um relatório oficial durante a semana do dia 5 de abril detalhando sua preferência na competição para compra de 36 novos caças para a Força Aérea Brasileira, conforme Jobim informou nessa quinta-feira durante uma entrevista enquanto em visita à Índia.

Jobim ainda adicionou que o governo não estava ainda preparado para divulgar informações sobre a preferência numa competição avaliada em mais de US$ 6 bilhões. Chamado para depor no Congresso no dia 2 de março, Jobim havia dito que o relatório estaria pronto em 20 dias.

Dassault Rafale

O governo brasileiro no ano passado selecionou três finalistas para o programa F-X2: a francesa Dassault Aviation, com o caça Rafale; a norte americana Boeing, com o caça F/A-18 Super Hornet; e a sueca Saab, com o caça Gripen NG.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou de forma não oficial sua preferência pelos caças Rafale da francesa Dassault, citando que os franceses fariam transferência de tecnologia.

Boeing F/A-18E Super Hornet (Foto: Mate Airman Philip A. McDaniel / U.S. Navy)

A opção pelos caças da Boeing, no entanto, pode ser entrelaçada com a disputa comercial entre o Brasil e os EUA sobre os subsídios do algodão. A Organização Mundial do Comércio (OMC) no ano passado deu ganho de causa para o Brasil implementar um retaliação no valor de US$829 milhões contra os subsídios norte americanos.

Após a divulgação do relatório do Ministro da Defesa, a decisão final para compra dos caças deverá ficar a cargo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Cavok

Lady Gaga obrigada a despir-se em avião

Lady Gaga teve de ser despida pela tribulação do voo em que seguia devido ao inchaço causado pela roupa que usava.


Conhecida pelas suas escolhas excêntricas no que à roupa diz respeito, Lady Gaga foi abordada pela tripulação do voo entre Londres e Los Angeles onde seguia para que retirasse o justíssimo vestido e os enormes sapatos azuis, desenhados pelo falecido Alexander McQueen.

O pedido foi feito devido aos membros da cantora de Poker Face se encontrarem inchados, e para evitar que sofresse de problemas de saúde durante o voo.

Esta polémica vem juntar-se a outra bem recente, causada pelas fotografias do videoclip do novo single "Telephone", em que a cantora aparece embrulhada em fita amarela da polícia, onde se lê "Crime Scene - Do Not Enter".

lady gaga
Activa

Avião de pequeno porte faz pouso forçado em área rural de Londrina

Instrutor e aluno estavam na aeronave, mas ninguém ficou ferido.
Aeroclube afirma que perícia está sendo realizada no avião.

Um avião de pequeno porte precisou fazer um pouso forçado, nesta quinta-feira (11), em uma área rural da cidade de Londrina (PR). A aeronave pertence ao Aeroclube de Londrina e estava fazendo um voo de instrução. De acordo com o Aeroclube, um instrutor e um aluno estavam no pequeno avião. Não houve feridos.

Ainda segundo o Aeroclube, durante o voo, comandado pelo aluno, o instrutor notou uma queda na potência do motor e assumiu o controle da aeronave. O piloto decidiu pousar em uma área de plantação na zona rural de Londrina.

O Aeroclube afirma que uma perícia está sendo realizada na aeronave e que os outros aviões de instrução estão em revisão para precaução.

Foto: Divulgação/Aeroclube de Londrina

Imagem do avião de pequeno porte antes de pouso forçado em Londrina (Foto: Divulgação/Aeroclube de Londrina)

G1


Busca por caixas-pretas de avião da Air France é adiada



As buscas pelas caixas-pretas do avião da Air France que caiu no Oceano Atlântico quando ia do Rio para Paris foram adiadas por causa das condições climáticas e dos problemas enfrentados para a chegada de um navio de buscas ao Brasil. Em comunicado, a agência francesa de investigação de acidentes, a BEA, disse que "dificuldades técnicas e administrativas", além de condições climáticas ruins, adiaram o início da terceira fase das buscas, que deveria ter começado no mês passado.


A agência disse que vai divulgar mais informações sobre as buscas na segunda-feira. O avião que fazia o voo 447 caiu no dia 31 de maio, matando todos as 228 pessoas a bordo. As causas do acidente ainda são desconhecidas. Duas embarcações vão participar da terceira fase de buscas pelos destroços do Airbus 330, orçada em 10 milhões de euros (R$ 24,1 milhões), no Oceano Atlântico.


Uma das embarcações, a Anne Candies, teve sua partida dos Estados Unidos adiada por "dificuldades administrativas e técnicas", disse a agência. "O início das operações de buscas no mar foram adiadas por causa disso", informou a agência, sem dizer por quanto tempo será o adiamento. Segundo a porta-voz da BEA, Martine Del Bono, o adiamento deve ser de "vários dias".

G1

Pára-quedista diz ter sido empurrada do avião


Sobreviveu milagrosamente a uma queda de 900 metros e acusa a instrutora de a ter empurrado para saltar.

Lareece Butler, uma pára-quedista que sobreviveu a uma queda de mais de 900 metros, alegou ter sido empurrada do avião pela instrutora. A queda ocorreu perto de Grahamstown, na África do Sul, enquanto o namorado observava, informa «The Huffington Post».

Lareece sobreviveu com escoriações, uma perna partida e uma concussão. O pára-quedas, que deveria abrir automaticamente, falhou. A pára-quedista afirmou que a instrutora a empurrou do avião, quando ela começou a hesitar por ver colegas com problemas nos pára-quedas.

«Observei três colegas a saltarem e todos ficaram enrodilhados nas cordas, um deles até estava a rodopiar», declarou Lareece, acrescentando que disse à instrutora que já não queria saltar, altura em que foi empurrada, mas conseguiu agarrar-se ao avião.

«Depois ela empurrou-me outra vez e então, caí. Tentei abrir o pára-quedas de emergência, mas não abria. Pedi a Deus que me ajudasse, porque tenho um filho para criar. Depois disso não me lembro de mais nada», contou.

Joos Vos, membro da companhia, negou as acusações, afirmando ter investigado o caso. Mark Bellingan, da Associação Pára-Quedista da África do Sul, declarou que se tratou «apenas de um acidente bizarro».

Os médicos consideraram a sobrevivência de Lareece como «uma intervenção divina, nada menos que um milagre».

TVI 24

Aviação doméstica registra crescimento recorde de 42,89% em fevereiro


As companhias aéreas brasileiras registraram um aumento de 42,89% no movimento de passageiros nos voos domésticos em fevereiro, em relação ao mesmo período de 2009.

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), trata-se do maior crescimento percentual do setor já registrado desde setembro de 2003, quando os dados começaram a ser computados.

A TAM manteve a liderança do mercado, com participação de 42,42%, inferior aos 42,85% de janeiro. A Gol diminuiu a diferença sobre a líder, registrando fatia de 41,61% em fevereiro, contra 40,98% no mês anterior.

Entre as companhias médias, a Webjet registrou fatia de 6,34% (ante 6,68% em janeiro), Azul obteve participação de 5,20% (4,99%) e a OceanAir ficou com 1,97% (2,21%).

A ocupação média dos aviões nos voos domésticos foi de 71,63%, bem acima dos 60,72% apurados em fevereiro de 2009. As companhias ampliaram a oferta de assentos em 21,14% no período.

Já nos voos internacionais, as companhias brasileiras registraram um crescimento de 14,43% na demanda em fevereiro na comparação com o mesmo mês de 2009.

A oferta de assentos ficou praticamente estável (alta de 0,04%) e a ocupação média das aeronaves saltou de 67,30% para 76,98% no período.

Nesse segmento, a TAM manteve a liderança de mercado, com 81,95%, em linha com a fatia de 81,49% detida em janeiro. A Gol (que inclui as operações da Varig) ficou com 17,96% em fevereiro, contra 18,42% em janeiro.

Vale lembrar que as estatísticas da Anac não computam o desempenho das companhias estrangeiras que voam para o Brasil.

No acumulado do primeiro bimestre, a indústria brasileira de aviação já registra avanço de 36,5% no movimento de passageiros nos voos domésticos e alta de 13,7% nas rotas internacionais.

Ainda segundo a Anac, a elevada procura por voos não provocou reajuste de tarifas, pelo menos até janeiro. O passageiro pagou, em média, R$ 0,41 por quilômetro voado no Brasil em janeiro, ante R$ 0,53 em janeiro de 2009, mesmo com o aumento da demanda doméstica de 31,7% no período. Em dezembro de 2009, o quilômetro voado no país era de R$ 0,44.

Na média de 67 linhas monitoradas pela Agência, entre capitais e importantes cidades no Brasil, uma passagem aérea custou R$ 302,60 em janeiro, valor praticamente igual ao de dezembro de 2009 e 28% mais barato do que em janeiro do ano passado (R$ 418,94). Os dados de fevereiro ainda não estão disponíveis.

O Globo

Pilotos em luta - TAP aponta prejuízos de 30 milhões na paralisação de seis dias


Numa assembleia-geral realizada esta quarta-feira, os pilotos da TAP decidiram parar por seis dias ainda este mês, em resposta à proposta da Administração relativamente às actualizações salariais e compensação pelos ganhos de produtividade.

Do plenário convocado pelo Sindicato de Pilotos de Aviação Civil (SPAC) saiu um mandato para a direcção "rejeitar a proposta da administração relativa à compensação pelos ganhos de produtividade dos pilotos, por ser objectivamente insuficiente, desequilibrada e discriminatória dos pilotos da TAP, face aos demais trabalhadores".

O pré-aviso de greve deverá ser emitido dentro de três dias e os pilotos param de 26 a 31 de Março.

Numa reacção a estas decisões, António Monteiro, porta-voz da transportadora, lamentou a decisão do Sindicato de Pilotos de Aviação Civil (SPAC), considerando que a greve deverá colocar a TAP numa situação muito delicada numa altura em que a empresa começava a ver "sinais de recuperação".

O responsável fez as contas a um prejuízo diário na ordem dos cinco milhões de euros, estimando que no final a paralisação afectará os cofres da empresa em 30 milhões de euros. António Monteiro explicou que a marcação do período de greve muito próximo da Páscoa a torna particularmente crítica, uma vez que se trata do primeiro momento "do ano em que há a expectativa de receber fluxos importantes de turismo".

"Além de negativa e prejudicial para a TAP, é também muito negativa para o país", acrescentou António Monteiro.

Sustentando que o SPAC "ignora a realidade", António Monteiro falou do "historial de greves" do Sindicato de Pilotos de Aviação Civil (na TAP e na Portugália), um historial "nada favorável para uma empresa de transporte aéreo".

Pilotos estão "fora do contexto"

António Monteiro considera "normal" a busca de aumentos salariais, mas acrescenta que "a indústria dos transportes aéreos teve uma crise profunda que motivou o congelamento salarial em 2008 e 2009", pelo que os pilotos devem ter em conta este contexto.

E "em 2010 negociou-se já um aumento de 1,8 por cento", acrescentou o porta-voz da transportadora.

Por seu lado, os pilotos consideram que o "impasse" do processo negocial "resulta do facto de a Administração da TAP ter desvalorizado de um modo inaceitável as inúmeras concessões que solicitou ao SPAC, susceptíveis de reduzirem os custos operacionais e aumentarem a produtividade dos pilotos".

"A administração da TAP insiste em continuar a apropriar-se de uma fracção significativa do valor criado, desrespeitando o contributo e a dignidade profissional dos pilotos. Por outro lado, as propostas da Administração não convergem minimamente com os objectivos, concessões e legítimas expectativas dos pilotos", refere ainda um comunicado do SPAC.

Moção da assembleia-geral aprovada com 70 por cento de votos
Os pilotos iniciaram a reunião de quarta-feira com uma proposta da Administração da TAP em cima da mesa no que respeita a aumentos salariais.

De acordo com Fernando Pinto, presidente da transportadora, "em Novembro, os pilotos apresentaram um valor muito mais alto, que não se podia de forma nenhuma pensar em considerar. A nossa proposta foi dizer que os valores eram impossíveis sequer de conversar, mas que existia a possibilidade de discutir o acordo de empresa de forma a ter ganhos de eficiência sem serem prejudiciais para os pilotos". Primeiro o sindicato disse ‘não' e respondeu com a greve, acabando por ceder num segundo momento.

Fernando Pinto explicou que ficou então aceite pelos pilotos que "os ganhos que tivéssemos com isso, reais e mensuráveis, a TAP iria dividir - parte seria incorporada no salário e outra ficaria para a empresa - (de acordo com) a proposta em Novembro", tendo o sindicato chegado a novo impasse, com uma dúvida a ser levada à reunião de ontem: "Quais seriam os impactos na operação da empresa em termos de ganhos".

Fernando Pinto deu então instruções "para que o cálculo desse o máximo no beneficio às duas partes: ganhos reais que depois dividiríamos pelos dois. O cálculo a que chegámos foi metade ou menos do apresentado pelos sindicatos", surgindo então a possibilidade de fazer acrescer a estes ganhos aumentos salariais de 1,8 por cento.

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) admitiu que a proposta "foi objecto de consenso preliminar prévio", mas lamentava ainda antes da reunião que a resposta posterior da Administração tenha saído contrária às expectativas dos pilotos "ao pretender manter a erosão" dos salários.

RTP