PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

sexta-feira, 12 de março de 2010

F-X2: Jobim deve revelar a preferência sobre o novo caça da FAB no início de abril

Saab Gripen NG

O Ministro da Defesa do Brasil, Nelson Jobim, irá divulgar um relatório oficial durante a semana do dia 5 de abril detalhando sua preferência na competição para compra de 36 novos caças para a Força Aérea Brasileira, conforme Jobim informou nessa quinta-feira durante uma entrevista enquanto em visita à Índia.

Jobim ainda adicionou que o governo não estava ainda preparado para divulgar informações sobre a preferência numa competição avaliada em mais de US$ 6 bilhões. Chamado para depor no Congresso no dia 2 de março, Jobim havia dito que o relatório estaria pronto em 20 dias.

Dassault Rafale

O governo brasileiro no ano passado selecionou três finalistas para o programa F-X2: a francesa Dassault Aviation, com o caça Rafale; a norte americana Boeing, com o caça F/A-18 Super Hornet; e a sueca Saab, com o caça Gripen NG.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou de forma não oficial sua preferência pelos caças Rafale da francesa Dassault, citando que os franceses fariam transferência de tecnologia.

Boeing F/A-18E Super Hornet (Foto: Mate Airman Philip A. McDaniel / U.S. Navy)

A opção pelos caças da Boeing, no entanto, pode ser entrelaçada com a disputa comercial entre o Brasil e os EUA sobre os subsídios do algodão. A Organização Mundial do Comércio (OMC) no ano passado deu ganho de causa para o Brasil implementar um retaliação no valor de US$829 milhões contra os subsídios norte americanos.

Após a divulgação do relatório do Ministro da Defesa, a decisão final para compra dos caças deverá ficar a cargo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Cavok

Nenhum comentário: