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terça-feira, 14 de julho de 2009

Veja como ficou o Ranking de junho das Cias. Aéreas













A TAM liderou o mercado doméstico de aviação em junho, com 44,77% do fluxo de passageiros transportados, o que representou um recuo de 3,82 pontos porcentuais em relação ao mesmo período do ano passado. A informação foi divulgada hoje pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A Gol/Varig manteve-se na segunda posição, ao responder por 42,19% da demanda por voos nacionais. Em junho do ano passado, sua fatia era de 45,19%. Juntas, as duas maiores empresas aéreas brasileiras responderam por 86,96% da demanda doméstica de junho.

A Azul foi a terceira maior empresa pelo segundo mês consecutivo, com 4,31% de participação. A "novata", que iniciou suas operações em dezembro, havia alcançado a terceira colocação no mês passado, com fatia de 4,16%. A Webjet vem logo em seguida, com participação de 4,23%. A OceanAir teve 2,56% dos voos domésticos em junho, enquanto a companhia regional Trip teve 1,21% da demanda.

No acumulado do primeiro semestre, a TAM teve participação de 47,9%. A Gol/Varig respondeu por 40,66% dos voos domésticos. De janeiro a junho, a WebJet aparece na terceira posição, com fatia de 4%. A Azul vem na quarta colocação, com 2,81%. A OceanAir, por sua vez, respondeu por 2,74% do fluxo de passageiros transportados no País. A Trip seguiu na sexta posição, com 1,24% do mercado nacional.

Por companhias, a TAM respondeu, em junho, por 86,67% do fluxo de passageiros transportados ao exterior, sendo que em junho do ano passado sua fatia era de 83,07%. A Gol/Varig ficou na segunda posição, com 13,21% de participação ante os 24,48% de junho de 2008. No primeiro semestre, a TAM teve 86% do mercado internacional e a Gol/Varig registrou 13,86%.

Abril.com

China Eastern compra Shanghai Airlines


A companhia China Eastern Airlines adquiriu a concorrente mais pequena Shanghai Airlines, por um montante estimado em cerca de 950 milhões de euros, foi anunciado esta segunda-feira. A entidade emergente da operação que une duas empresas deficitárias ficará com cerca de metade do tráfego aéreo que passa no aeroporto de Xangai, podendo concorrer melhor com as operadoras Air China e China Southhern Airlines.
A Shangahi Airlines opera um frota com mais de 60 aparelhos, enquanto a China Eastern contava com 240 aparelhos no final do ano passado.
Direto da Pista

A-380 e sua configuração

Usando a nova pintura da companhia, a aeronave, prefixo F-HPJA, esteve na cidade alemã para instalação final da cabine de passageiros.

O A380 da Air France está configurado para 538 passageiros, a maior densidade usada até hoje pelos atuais operadores da aeronave. As classes estão divididas em:

* Andar Superior:
o Classe Executiva: 80 assentos
o Classe Econômica: 106 assentos
* Andar Inferior:
o Primeira classe: 9 assentos
o Classe Econômica: 343 assentos

A primeira aeronave será usada para fazer a rota Paris – Nova York.

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Airline business

Contratações da TAM em 2008 são destaque da Revista Exame


As contratações que a TAM Linhas Aéreas realizou em 2008 ganhou destaque na 36ª edição do anuário “Maiores & Melhores” da Revista Exame. A companhia aérea contratou cerca de 4 mil novos funcionários em 2008, aumentando seu quadro de funcionários em 20%, chegando a um total de quase 24,5 mil empregados em 2008.

Segundo a reportagem ‘”11 contratações por diaé devido às 4 mil contratações, que dá uma média de 333 por mês, ou seja 11 por dia. Fato este que fez dela a empresa que mais contratou entre as 50 maiores do País.

Além disso, no grupo das 500 maiores empresas, a empresa aérea foi classificada em sexto lugar no ranking entre as que mais pagaram salários, no total de US$ 652,7 milhões, e no 20º posto entre os maiores empregadores do país, com 24.389 funcionários em 2008.

O destaque das contratações contrasta com o ano de 2008 ter sido especialmente cruel com as companhias aéreas. A escalada do preço do petróleo para o ápice de 140 dólares o barril e a crise financeira elevaram as tarifas e afugentaram os passageiros. Em todo o mundo, mais de 30 empresas de aviação fecharam suas portas e cerca de 400 000 pessoas que trabalhavam no setor perderam o emprego, de acordo com a International Air Transport Association.

Em meio à conturbação, a TAM, maior empresa aérea brasileira, cresceu em 2008. Seu faturamento chegou a cerca de 5 bilhões de dólares, 17% mais que em 2007. Para dar conta do volume de operações, a companhia aumentou seu quadro de funcionários em 20%, o que fez dela a empresa que mais contratou entre as 50 maiores do país.

No ranking das 500 maiores empresas por vendas do País no ano de 2008, a TAM subiu dois degraus e passou para o 37º lugar, depois de ter alcançado o 39º posto no ano anterior. Já entre os 100 maiores grupos (incluindo as empresas controladas e coligadas), a TAM figura no 34º lugar. Já entre as 50 maiores empresas privadas por vendas, a companhia ficou no 32º posto, e em 11º no grupo das 50 maiores empresas de serviços.

Infelizmente com a forte turbulência e o agravamento da crise financeira mundial em 2009, as contratações cessaram e a empresa teve que reduzir seu quadro de funcionários. No início do ano a empresa demitiu membros da Diretoria como forma de enfrentar a crise. Ainda, segundo fontes do Meio Aéreo, muitos profissionais foram desligados nas últimas semanas, especialmente tripulantes sem idioma ou menos preparados.

De qualquer modo, a empresa tem seus méritos por todas contratações que realizou em 2008 e com certeza irá voltar a contratar em 2010, por isso recomendamos o estudo de idiomas e a preparação cada vez mais intensa de profissionais que pensam em ingressar na companhia, pois cada vez mais os profissionais que ali trabalham estão mais bem capacitados e preparados para em desempenhar suas funções com o espírito TAM de servir.

Meio Aéreo

Dot concede Imunidade antitrust à Air Canadá e permite construção de joint venture integrada


A Air Canada parabenizou a decisão do Departamento de Transporte dos Estados Unidos (DOT) pela aprovação da aliança transatlântica entre a empresa, a Continental Airlines, a Lufthansa e a United Airlines. Em sua decisão, o DOT concedeu a imunidade antitrust para as quatro companhias, lhes permitindo desenvolver uma joint venture integrada e fortalecer suas redes, criando novas opções de serviços e benefícios de tarifas para seus passageiros.

Segundo Bem Smith, vice-presidente executivo e diretor comercial da Air Canada, "Com a imunidade antitrust vamos dar um passo crítico, que nos permite cooperar mais plenamente e oferecer a nossos clientes mais valor, escolha e simplicidade quando fizerem seus planos de viagens transatlânticas. Os passageiros da Air Canada serão beneficiados com mais opções entre o Canadá e a Europa, África, Oriente Médio, Índia, Comunidade dos Estados Independentes (CIS) e Rússia ocidental", afirmou.

A Air Canadá divulgou ainda que, conforme o necessário, continuará a cooperar com as autoridades reguladoras de outras jurisdições para garantir o cumprimento das modalidades da aliança transatlântica. A transportadora e seus parceiros se preparam para avançar como uma joint venture integrada nos próximos meses.

Mercado e Eventos

Pilotos da British Airways aprovam pacote de corte de custos


Os pilotos da British Airways que são membros da Associação de Pilotos Aéreos Britânicos (Balpa, na sigla em inglês) aprovaram nesta segunda-feira, 13, um pacote de corte de custos destinado a economizar 26 milhões de libras (US$ 41,9 milhões) ao ano, a partir de 1º de outubro. Em meados de junho, a Balpa havia recomendado que seus membros aceitassem o plano de pagamentos e produtividade negociado entre o sindicato e a empresa.

Cerca de 94% dos pilotos que votaram aceitaram um corte de 2,61% no salário básico a partir de outubro e uma redução de 20% nas compensações por tempo de voo, o que vai gerar 16 milhões de libras em economias anuais para a empresa. Cerca de 100 pilotos se ofereceram para as 78 demissões voluntárias disponibilizadas pela British Airways.

Além disso, os pilotos concordaram com um aumento nas horas anuais de serviço, um corte no tempo de permanência no solo (turnaround time) em voos de curta distância e reduções nos arranjos de tripulação em certas rotas de longa distância. Isso geraria 10 milhões de libras em economia anual.

Em troca, dentro de um esquema de incentivo de ações no longo prazo, a partir de junho de 2011 os pilotos serão elegíveis para receber ações da British Airways avaliadas em 13 milhões de libras se certas metas da empresa forem alcançadas.

"Nossos membros apoiaram o pacote e estão liderando o caminho da contribuição para o plano de recuperação. O pacote de medidas será implementado assim que a British Airways demonstrar que vai atingir as metas de corte de custos em toda a companhia", disse o secretário geral da Balpa, Jim McAuslan. A British Airways tem 3,2 mil pilotos e 95% deles são membros da associação. As informações são da Dow Jones.

Estadão

Aviação regional ganha apoio de frente parlamentar

A partir de hoje (14), e por iniciativa do deputado federal Vital do Rêgo Filho (PMDB-PB), a aviação regional ganha apoio dentro da Câmara dos Deputados. Acontece hoje, às 16h30, no Plenário 16, do Anexo II da Câmara dos Deputados, a reunião de instalação da Frente Parlamentar em Defesa do Transporte Aéreo Regional (FPDTAR).

Além da criação da frente, que já conta com a adesão de mais de 200 parlamentares, será feita a eleição da Mesa Diretora e a votação do estatuto. Segundo a assessoria do deputado serão indicados cinco coordenadores que representarão as regiões brasileiras.

“O objetivo é trazer a aviação regional para outro debate, reconhecendo-a como grande propulsora do desenvolvimento do interior do País. Hoje temos poucos aeródromos no interior em condições de receber turistas e empreendedores”, disse o deputado Vital do Rêgo Filho.

Para Apostole Lazaro Chryssafidis, presidente da Abetar (Associação Brasileira das Empresas de Transporte Aéreo Regional), a criação da frente "é o reconhecimento dos parlamentares a importância do setor como agente de integração entre todas as regiões, possibilitando a inclusão social, desenvolvimento, geração de emprego e renda nas comunidades carentes de infraestrutura aeroportuária".

“A partir de agora contamos efetivamente com o apoio da Câmara dos Deputados para nos ajudar a cobrar a adoção de medidas em prol da aviação regional, que tanto contribui para a integração do país. A iniciativa do deputado Vital do Rêgo Filho mostra a sensibilidade do poder legislativo em trabalhar em prol do desenvolvimento do País”, disse Lack.
Panrotas

Aí está a nova Vueling!

Após um ano e meio de avanços e recuos, a fusão da Clickair com a Vueling é uma realidade. Desde a passada quinta-feira, 9 de Julho, as duas companhias voam como uma e são já a terceira maior companhia aérea de Espanha.

Se a marca Clickair desaparece, a Vueling renasce. Com base em Barcelona, a companhia conta com 35 Airbus A320, que operam em 92 ligações em mais de 45 aeroportos de Espanha, Europa, e Norte de África.

Somando o tráfego nos cinco primeiros meses do ano das companhias que agora se fundem, a Vueling deverá ocupar o lugar cimeiro no aeroporto El Prat de Barcelona superando a Spanair e easyJet.

No total dos aeroportos espanhóis a Vueling queda-se pelo terceiro posto atrás da Iberia e Ryanair.

Low cost Portugal

Empresa aérea paga indenização por sumiço de Iphone

A empresa aérea TAM terá que pagar R$ 1.699,00 a dois passageiros que tiveram um aparelho Iphone extraído de sua bagagem na volta de uma viagem aos Estados Unidos e ainda uma indenização por danos morais no valor de R$ 5 mil. A condenação foi dada pelo juiz José Conrado Filho, da 1ª Vara Cível de Natal, ao julgar a ação ordinária nº 001.08.011296-0.

De acordo com os autos, em viagem aos Estados Unidos em 2008, os passageiros teriam se apresentado no aeroporto de Miami, local que embarcaram num voo de rota Miami-Manaus-Belém-São Luiz-Fortaleza-Natal. Na ocasião, a passageira levava uma mala de mão, onde guardava um casaco e um aparelho celular Iphone, enquanto o outro passageiro levava um outro volume de mão. Chegando ao balcão de embarque, foram advertidos de que a mala de mão deveria ser despachada, pois as autoridades da TAM não permitiam que fosse acondicionada nos bagageiros do avião, sob a alegação de falta de espaço nas aeronaves que faziam aquela rota.

A maleta do outro cliente, no entanto, seguiu com ele para o interior da aeronave. Chegando a Belém, os dois foram orientados a desembarcar do avião, recolher as bagagens e passar pela alfândega. Após algum tempo, e sem localizar suas malas, foram abordados por um funcionário da empresa, o qual informou que as malas seriam liberadas pela Receita Federal e colocadas nas "esteiras". Mas não foi isso o que ocorreu. As malas não chegaram e eles abriram um o processo de reclamação, através do qual noticiaram o extravio de quatro volumes.

No aeroporto de Belém, receberam a informação de que as malas haviam ficado em Miami. Após cinco horas, já próximo ao horário do vôo seguinte, receberam ligação dando conta de que a bagagem extraviada havia sido localizada em Fortaleza. Nesta cidade, receberam a notícia de que a bagagem já se encontrava no avião, seguindo para Natal, onde chegaria juntamente com eles.

Ao desembarcar em Natal, os dois efetivamente receberam as malas, inclusive com lacre da TAM. Para recebê-las, tiveram que assinar um documento e devolver a cópia da reclamação feita em Belém. Já em sua residência, o casal autor foi tomado de surpresa quando, ao abrir a mala, o aparelho celular Iphone não foi encontrado.

A empresa destaca ainda que o contrato de transporte aéreo é regido por diversas regras e, no que toca às bagagens despachadas, tais normas encontram-se especificadas no próprio bilhete de passagem e que no campo "bagagens - avisos importantes" dos bilhetes aéreos, consta expressa proibição de transporte de telefones celulares na bagagem despachada, ressaltando que levar, a título de bagagem comum, bens frágeis ou de grande valor, constitui inadimplemento contratual que isenta de responsabilidade a companhia aérea. E ainda que o celular que teria sido extraviado deveria ter sido transportado como "carga especial", com pagamento de taxa específica e contratação de seguro com cobertura para avarias ou extravio dos bens.

Fundamento da decisão

O juiz concluiu que a empresa não comprovou que o extravio do objeto Iphone não ocorreu, ou que o mesmo se deveu a fato de terceiro, ou à culpa dos passageiros. “Em que pese a TAM alegar inobservância de regras contratuais e desobediência às instruções contidas nos bilhetes de passagem, a análise dos documentos deixa óbvio que os requerentes a nada desobedeceram”.

Além disso, há o fato de a bagagem ter sido despachada em função de uma ausência de espaço no guarda volume daquele vôo. O juiz também concluiu pela indenização por danos morais. “Não me parece constituir mero dissabor ou simples aborrecimento a situação daquele que se vê em terra estranha à sua, desprovido de seus pertences, sem saber se os mesmos estão nos Estados Unidos ou no Brasil, recebendo reiteradas informações desencontradas e contraditórias, como ocorreu com os autores. É situação aflitiva e constrangedora, agravada pela frustração de não encontrar bem de precioso valor que havia sido presente de pessoa da família”, destacou o juiz.
Desátres Aéreos

FAB detecta sinais de avião que desapareceu com executivo brasileiro



O Centro de Comunicação Social da Aeronaútica, em Brasília, informou que foram detectados sinais de emergência emitidos pelo avião monomotor modelo Beechcraft, BE-36 A Bonanza, que desapareceu no trajeto entre Miami, nos Estados Unidos, e Minas Gerais. A aeronave transportava Maurício Lustosa de Castro, diretor Financeiro e de Relações com os Investidores da Magnesita, produtora de refratários. De acordo com a Aeronáutica, as buscas foram retomadas às 6h15 desta terça-feira.

Segundo o coronel Alexandre Emílio Spengler, do Centro de Comunicação da Aeronaútica, nesta segunda-feira um avião Bandeirantes da Força Aérea Brasileira (FAB) fez buscas numa região do estado de Roraima, próximo à fronteira com a Venezuela. Os sinais emitidos pelo Transmissor Localizador de Emergência (TLE) da aeronave foram emitidos do lado venezuelano.

De acordo com o coronel, o equipamento pode ser acionado manualmente, num pouso de forçado, por exemplo. O impacto da aeronave com o solo também liga o localizador. Portanto, a Aeronaútica ainda não descarta que o avião, que decolou no sábado de Miami, tenha feito uma aterrissagem forçada.

- Temos uma aeronave pousada em Boa Vista pronta para resgatar sobreviventes na Venezuela - informou o coronel.

No lado venezuelano, dois helicópteros e uma aeronave fazem as buscas. De acordo com a FAB, o último contato do piloto foi feito com o controle de Maiquetia, na Venezuela, às 18h do sábado.

A aeronave já tinha feito uma escala nas Antilhas Francesas para reabastecimento. Antes de chegar a Minas Gerais provavelmente faria mais uma escala. O modelo Beechcraft tem autonomia de 5 horas de voo e chega à velocidade de 300 km/h.

O avião era pilotado por Alessandro Traugott Binder Morais e era de propriedade do executivo da Magnesita. A previsão era que a aeronave pousasse na madrugada de domingo, no Aeroporto Carlos Prates, na capital mineira.

Em nota, a Magnesita, empresa localizada na região metropolitana de Belo Horizonte, informou que acompanha os trabalhos. O executivo da empresa tem 40 anos é casado e tem uma filha.

O Beechcraft Bonanza é um monomotor com capacidade para 6 pessoas - um piloto e cinco passageiros. A aeronave, fabricada nos Estados Unidos, é bastante utilizada no país como táxi-aéreo.

O GLOBO

Sindicato reclama de tamanho do uniforme de aeromoças nos EUA



O sindicato que representa as aeromoças da companhia aérea americana Northwest, recém-absorvida pela Delta Airlines, apresentou uma queixa contra o fato de a empresa não oferecer uniformes grandes às funcionárias, informa hoje o jornal "Pioneer Press".

A publicação diz que a Delta fornece às aeromoças uniformes azuis que vão até o tamanho 28 (nos Estados Unidos). Mas o modelo de cor vermelha, assinado pelo estilista australiano Richard Tyler e que começou a ser usado em março, só está disponível até o tamanho 18. Nos Estados Unidos, a população feminina mede, em média, o tamanho 14.

Em maio, a Associação de Assistentes de Voo apresentou uma queixa baseada no acordo coletivo que os trabalhadores tinham com a Northwest. Daniel Grey, vice-presidente da unidade sindical, disse ao "Pioneer Press" que não vê razões "para que haja uma diferença entre o uniforme vermelho e o uniforme azul".

"O vestido vermelho é muito vistoso, parte da estratégia da Delta", acrescentou. "A mensagem que esta medida dá é que uma mulher com uniforme vermelho num tamanho maior que o 18 não faz parte dessa estratégia. É algo que nos faz voltar décadas no tempo."

A Delta ignorou a queixa do sindicato e o assunto foi encaminhado para uma câmara de arbitragem, que analisará a questão em agosto.

Quando a Delta apresentou os novos uniformes, Tyler disse que seu objetivo era resgatar "uma época em que viajar de avião era algo elegante, mas imprimindo um toque de contemporaneidade".

Patricia Reller, vice-presidente do sindicato das aeromoças, disse que a cor vermelha do novo uniforme "salta à vista". "Ao não oferecê-lo em tamanhos acima do 18, a Delta diz: 'Não queremos que você o use se é maior que esse tamanho'", afirmou.

"Mas o que importa neste trabalho não é o apelo sexual", acrescentou. "É a segurança."

ESTADÃO

Anac analisa conforto de passageiros em aviões




Por causa das queixas dos passageiros, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) fez um estudo sobre o espaço interno dos aviões. Pesquisadores entrevistaram 5.305 homens, nos 20 principais aeroportos do Brasil, e mediram os assentos das aeronaves. Segundo o levantamento, a distância entre as poltronas, de, no mínimo, 73,6 centímetros, atende à maioria dos passageiros. Isso porque 92% das pessoas ouvidas possuem menos de 65 centímetros de comprimento entre a região glútea e o joelho.

Já a distância lateral entre as cadeiras não é suficiente. De acordo com o estudo, a largura média do assento é de 45 centímetros, enquanto que 70% dos passageiros pesquisados têm mais de 45 centímetros de largura entre os ombros. Por isso, é quase impossível dois homens sentarem lado a lado sem que pelo menos um deles fique mal acomodado.

Ainda segundo o estudo da Anac, o desconforto também está associado ao tempo de permanência e ao peso dos passageiros. Entre os pesquisados, 73% estão com alguns quilos a mais.

O superintendente de segurança operacional da Anac, Carlos Eduardo Pelegrino, explica que não existe uma regulamentação sobre a largura ou a altura dos assentos. As companhias, não só as brasileiras, como as internacionais, são livres para configurar o tamanho das poltronas. Com base na pesquisa, a agência pretende criar um selo que vai diferenciar as empresas que oferecerem assentos mais amplos.

“Um selo dimensional, para avisar o passageiro que produto ele está comprando na hora que ele vai em uma empresa aérea. Ele está em pesquisa. Nós estamos buscando como é que vai ser, mas, basicamente, é para entender que dentro de uma aeronave há distâncias maiores ou menores dos assentos e como vai ser feita essa oferta pela empresa aérea”, diz Carlos Eduardo Pelegrino.

A Anac disse que planeja algumas ações para diminuir o desconforto durante as viagens. Uma delas seria avisar aos passageiros de voos com mais de quatro horas sobre a necessidade de exercícios e propor que as companhias aéreas façam esses exercícios com os clientes durante os voos.


Desconforto
Antes mesmo de embarcar em um voo entre São Paulo e Rio de Janeiro, os passageiros já reclamavam do desconforto que iriam enfrentar nos assentos do avião. “Não tem espaço para o braço. Você fica ali encostado, brigando com o que está do lado, porque é um espaço só para os dois”, diz o analista de negócios Maurício Silva.

“Não tem espaço para se mover. Se os três bancos estiverem ocupados, você vai espremido, todo mundo tem que comer espremido. É um negócio muito ridículo”, reclama o administrador Rômulo Veras.

Com uma microcâmera escondida, foram gravadas imagens da sala de embarque até a acomodação dentro do avião. Para que uma passageira ocupe o assento, é preciso que o outro se levante. Antes de o voo ser iniciado, um casal separado por uma poltrona conta que sempre compra passagens para as duas extremidades da fileira, como uma forma de se sentirem menos incomodados.

Outro passageiro diz que o pouco espaço incomoda até depois do desembarque: “Depois de um voo como esse, eu fico cansado, mais cansado. Vai trabalhar e volta mais cansado ainda.”

Um homem de 1,66 metro de altura consegue abaixar a mesa usada para refeições. Dá para ver que ela limita ainda mais os movimentos. As pernas quase tocam o assento da frente.

“Após uma viagem, talvez seja até sintomático, as pessoas imediatamente já se levantam para se esticar um pouco, porque de fato é desconfortável”, afirma o administrador de empresa José Antônio Dias de Oliveira.

Na volta para São Paulo, o voo está um pouco mais cheio. Mais uma vez, os ocupantes tentam dividir o espaço entre as três poltronas democraticamente.

G1

Investidores mexicanos de olho na aquisição de jatos executivos



Um grupo de bilionários mexicanos estão buscando apoio de um fundo para comprar barato jatos executivos das empresas na Europa.

John Detmold, que é executado com base em Invecture Grupo México, disse que o seu fundo tem até R $ 100 milhões para investir no negócio da aviação empresas na Europa. Os quatro investidores preferem manter o anonimato, mas estão entre 20 pessoas mais ricas do México.

Muitas companhias charter estão disponíveis a preços baixos, devido à desaceleração econômica e ao fundo está próximo de fazer o seu primeiro investimento europeu, Detmold disse.

"A demanda por esse tipo de produto luxo na Europa tem sido muito positiva, o negócio tem diminuído em muito mais do que os E.U.", disse Detmold

Detmold disse que o fundo procurou solvente sociedades comerciais a preços baixos por causa de problemas de liquidez. Ele disse que investir no setor angustiado tinha-se tornado mais difícil desde o início do ano.

"Ainda estamos a encontrar um monte de preços angustiado, mas antes teríamos de olhar para 10 .-20. oportunidades antes que encontrámos um bom ... Estamos agora a olhar para algo como 50," disse Detm.
Reuters

CAIXA-PRETA




Em reunião com o diretor-geral executivo da Air France, Pierre-Henri Gourgeon, ontem, em Paris, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, foi informado sobre os trabalhos de buscas às caixas-pretas do Airbus, que seguem sendo feitas por robôs submarinos franceses. "A área é brutalmente escarpada, onde se dá o corte da Região Mezoatlântica. Eles dizem que estão tendo dificuldades", relatou. "É importante encontrar as caixas-pretas, que são elementos essenciais para descobrir as causas do acidente."

Sobre a demora do governo brasileiro para enviar os exames de autópsia à Justiça e ao Escritório de Investigação e Análise para a Aviação Civil (BEA) da França, o ministro afirmou não ter ingerência sobre o assunto, empurrando o problema para outras esferas do governo. "Esse é um assunto do Ministério da Justiça, da Polícia Civil (de Pernambuco) e da Polícia Federal."
O Estadão

País quer monitorar ''faixa cega'' de radar



Em 2 anos, pretende-se ter controle por satélite da área em que desapareceu, há 45 dias, o avião da Air France.

Em dois anos, o governo brasileiro espera monitorar totalmente o trânsito sobre o Atlântico de aviões comerciais, no trajeto América do Sul-Europa - a mesma região em que aconteceu o desastre do voo 447 da Air France, há 45 dias. A revelação foi feita ontem, em Paris, pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, que visitará na quinta-feira as instalações de uma fabricante de satélites e veículos lançadores em Toulouse.
O novo sistema de radares, com transmissão de dados via satélite, completaria o monitoramento do espaço aéreo que hoje - como nos anos 40 - ainda é feito de forma precária, apenas por rádio. "A FAB (Força Aérea Brasileira) está trabalhando para que essa região fique sob controle de radar", confirmou Jobim, lembrando que se trata de um consórcio internacional. Em lugar do vazio, o corredor de aviação civil entre Natal e Salvador, no Brasil, e a Europa será feito por meio do sistema CNS/ATN (Comunicação, Navegação e Vigilância/ Gestão do Tráfego Aéreo), já adotado em rotas entre os Estados Unidos e a Europa.

O ministro da Defesa visitará as instalações da Astrium, a fábrica de satélites e de foguetes lançadores da holding EADS - proprietária da Airbus e da Eurocopter. O interesse brasileiro é contar com satélites de visibilidade simples, mas geoestacionários e de controle de espaço aéreo. "Não temos condições de caminhar para uma solução por satélites porque não temos satélites próprios. É um dos projetos que estamos vendo aqui", disse Jobim.

Outra estratégia é não depender apenas do GPS, cujos dados são fornecidos pelo governo dos Estados Unidos. "Poderíamos alugar um espaço em um satélite, mas qualquer mudança na altitude cegaria o País", justifica Jobim. Em lugar de um único sistema de navegação, seria usado um pool formado pelo GPS, pelo europeu Galileu e pelo russo Glonass. "Poderíamos variar no uso destes três. Mas ao mesmo tempo precisamos desenvolver a base de Alcântara, para termos condições de lançar satélites."

A carência de monitoramento do tráfego aéreo na fatia sul do Oceano Atlântico ficou clara com o acidente do voo Air France 447, em 31 de maio. O Airbus com 228 passageiros e tripulantes desapareceu, sem deixar rastros, na faixa "cega" entre a América do Sul e a Europa. Potencializada pela falta do monitoramento por radares, a falta de informações dificultou os trabalhos de busca dos destroços e de resgate dos corpos.
O Estadão

Índia pode oferecer financiamento a Air India



A Índia está considerando injetar fundos na aérea nacional Air Índia que encontra-se em dificuldades financeiras, por meio de capital próprio e dívida pública como uma oferta pública inicial ,disse o ministro de aviação civil nesta terça-feira.

De propriedade da estatal National Aviation Company of India (Nacil), que opera Air India, encontra-se lutando no meio altos custos de suas operações e tem buscado um apoio do governo

O Ministro Praful Patel disse em uma declaração perante o Parlamento que a perda acumulada da empresa no final de Março, foi de cerca de mil milhões de rupias (US $ 1,5 bilhões) e que o governo deveria ajudar.

"O governo, no passado, nunca tinha assistido a Air India, ao contrário dos governos de outros países que assistem suas companhias aéreas, quando em dificuldades," Patel disse, acrescentando que uma oferta pública inicial não poderia ser possível em meio negativos das condições de mercado.

"É nesta perspectiva que injeções de capital e de um empréstimo bonificado pelo governo como uma medida de suavizar a situação financeira adversa é contemplado", disse ele.

Reuters

Thai airways pretende adiar entrega da Airbus


Thai Airways International está em conversações com a Airbus para adiar a entrega dos seus seis Airbus A380s.

A operadora da rede Star Alliance é devida a receber a primeira, de seis A380s em Outubro de 2010, mas o presidente da transportadora da Comissão Executiva, Wallop Bhukkanasut, declarou publicamente que está em negociações com a Airbus e pretende atrasar as primeiras entregas para 2012, diz um porta-voz em Bangkok tailandesa.

ATI

United Airliners depede 600 trabalhadores


A companhia aérea norte-americana United Airlines vai suprimir 600 postos de trabalho entre o pessoal de bordo, anunciou um porta-voz do grupo, justificando a decisão com a crise económica. Os 600 trabalhadores representam cerca de 4 por cento dos efectivos desta categoria de pessoal, que abrange actualmente 13.500 pessoas.
Estes despedimentos juntam-se aos 1500 realizados no ano passado, também entre o pessoal de bordo, precisou a porta-voz, Megan McCarhy.
A redução de efectivos foi feita no ano passado "através de rescisões voluntárias e esperamos obter voluntários" para este novo plano, explicou.
Numa breve declaração, a United Airlines justificou a iniciativa "dolorosa" com a "manutenção de um clima económico difícil" mas também com "um programa de rescisões voluntárias sensivelmente reduzido", que precisava de um ajustamento forçado dos efectivos.
LUSA

Isso é que é passagem baixa!


Isso é que é passagem baixa!

A Foto acima registra a passagem baixa de caças F-18 da Base Aérea de Oceana que se exibiram sobre o Rio Detroit neste fim de semana. Os Espectadores ficaram extasiados e muito empolgados com os voos realizados a cerca de 100 pés de altura em que era possível ate mesmo ver os aviadores acenando a platéia - Fonte: MAIL Online
Blog do Vinna

avião tripulado impulsionado com uma pilha


Alemães realizam 1º voo tripulado impulsionado por pilha


Um grupo de cientistas alemães realizou com sucesso o primeiro voo experimental de um avião tripulado impulsionado com uma pilha de combustível. Ele decolou do aeroporto de Hamburgo e aterrissou após dez minutos na mesma pista. A bateria do Antares DLR-H2, um avião de 20 metros de comprimento, é um dispositivo limpo que consome hidrogênio e só emite vapor de água. A pilha de combustível foi idealizada pelas empresas BASF e uma empresa dinamarquesa, após o pedido feito pelo Centro de Aeroespacial Alemão (DLR). O avião começa a funcionar quando a pilha de combustível produz eletricidade mediante uma reação eletroquímica que serve para movimentar a hélice da motor da aeronave. O aparelho pode voar até cinco horas e tem uma autonomia de voo de até 750 quilômetros. Foi necessário um ano e meio de testes para que a aeronave levantasse voo. Reportagem da EFE. Visite UOL Notícias http://noticias.uol.com.br/

Avião com passageiros de Manaus é vistoriado por suspeita de gripe suína em Brasília



Os passageiros do voo 1783 (Manaus-Brasília) da companhia aérea Gol foram submetidos a uma análise clínica em Brasília, nesta segunda-feira, por suspeita de gripe suína. Um homem de 64 anos avisou à aeromoça que estaria gripado e, como procedimento padrão, o comandante informou à torre. A aeronave foi isolada e a equipe de vistoria examinou os passageiros. Também foi feita a desinfecção da aeronave. Após os exames foi constatado que o passageiro estava apenas com uma dor de garganta.

De acordo com informações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), já foi feito um controle sanitário. Todos os 119 passageiros que estavam no voo, mais a tripulação foram examinados. A Anvisa descartou a hipótese de gripe suína.

Segundo a empresa, nenhum dos passageiros esteve em países da zona de risco da doença. Mesmo assim, os passageiros tiveram que preencher dados para que a Anvisa mantenha contato. Os passageiros já foram liberados.

O Globo

Seis passageiros com suspeita da nova gripe provocam atraso em voo da TAM



A suspeita de seis casos da gripe A(H1N1) a bordo do voo TAM 3891, que fazia a

rota Miami (EUA)-Salvador (BA), foi o que provocou o atraso de mais de três horas no pouso da aeronave no aeroporto do Recife, na madrugada desta segunda-feira (13).

A informação foi confirmada na tarde de hoje pelos técnicos da Anvisa em Belém (PA), onde o avião fez escala, e também pela assessoria de imprensa da TAM, que negou a ocorrência de pane elétrica ou falha técnica. O avião, que deveria ter aterrissado no aeroporto dos Guararapes-Gilberto Freyre às 22h25 deste domingo, pousou somente à 1h30 de hoje.

Segundo o escritório da Anvisa no Pará, assim que o avião da TAM fez escala em Belém às 18h45, o comandante da aeronave informou à torre de controle a ocorrência de alguns passageiros com sintomas da nova gripe durante o voo. O aviso foi repassado ao posto da Anvisa de Belém, que acionou imediatamente a equipe médica para fazer a inspeção na aeronave. Por critério de segurança, o avião foi posicionado em uma região remota do aeroporto.

Seis adolescentes, entre 15 e 18 anos, que participavam de uma excursão à Disney (Orlando), foram encaminhados pela vigilância epidemiológica ao Hospital Universitário Barros Barreto, de Belém, hospital de referência na cidade para tratamento de casos da gripe mundial. Todos os jovens são de Belém e apresentavam sintomas típicos da gripe (febre alta, tosse e dores pelo corpo). Eles foram medicados, estão em isolamento domiciliar e passam bem, mas ainda não se sabe se eles têm a doença.

Outros 24 passageiros do voo, que estavam nas quatro fileiras da frente e de trás, desceram da aeronave e tiveram de preencher o temro de controle sanitário do viajante. Eles prosseguiram a viagem, mas foram orientados a procurar o serviço de saúde se apresentarem algum sinal de suspeita nos próximos sete dias. Os demais passageiros receberam panfletos.

Antes de seguir viagem, a aeronave passou por uma ação técnica de limpeza sanitária segundo o protocolo de segurança do Ministério da Saúde. O procedimento durou entre duas e três horas, o que, segundo a Anvisa, justificou o atraso.

Segundo Patrícia Sebastião, coordenadora da Anvisa do Pará para portos e aeroportos, a abordagem em relação a anormalidades durante voos é “rara”. “Aqui (em Belém), é a segunda vez. A última aconteceu no final de maio e foi em relação a uma senhora que não atendia a definição de suspeita pela gripe AH1N1”, informou.

O mesmo voo TAM 3891, além de Belém e Recife, fez escalas em Fortaleza, Manaus e Salvador. Segundo os postos da Anvisa de Manaus, Fortaleza e Recife, nenhuma nova intercorrência foi identificada na aeronave.

Diario de Pernambuco

Tap lança tarifa aérea promocional Rio-Paris


A Tap Portugal, empresa aérea com maior número de voos do Brasil para a Europa, iniciou a venda de passagens para o voo diário do Rio de Janeiro para Paris com tarifas promocionais a partir de US$ 765 (ida e volta, sem adicionais e taxas), com escala em Lisboa.

A companhia opera 15 vôos semanais entre Rio de Janeiro e a Europa, com acesso rápido a 42 cidades. A tarifa promocional é válida para viagens realizadas em classe turística. Para ter direito à promoção, o passageiro deve emitir seu bilhete em até quatro dias depois de obter a reserva confirmada.

A Tap ainda parcela seus bilhetes em até cinco vezes sem juros ou em dez vezes com juros de 2,7% ao mês em todos os cartões de crédito de pessoa física emitidos no Brasil.
Panrotas

Avião militar faz pouso de emergência em Tampa (EUA)

Um avião militar americano fez na sexta-feira (10) às 10:52 (hora local) um pouso de emergência na cidade de Tampa, no estado americano da Flórida.

O Boeing KC-135, um avião de reabastecimento aéreo, teve que pousar. depois que uma fumaça tomou conta da cabine do piloto, 4 minutos depois da decolagem. A aeronave havia deixado a base aérea de MacDill, na Flórida, e seguia para a Carolina do Norte, com 19 pessoas a bordo. O avião desceu no Aeroporto Internacional de Tampa e passa por avaliação técnica.
Desástres Aéreos

Queda de pequeno avião faz um morto em Portugal

Fotos: Arménio Belo (Agência Lusa)

Foto: Artur Machado (JN)

O piloto de um pequeno avião perdeu a vida neste domingo (12) quando o aparelho que pilotava caiu no solo. Aconteceu numa freguesia de Ponte de Lima (vila portuguesa no Distrito de Viana do Castelo, região Norte).

As causas do acidente estão ainda por apurar mas a falta de visibilidade pode estar na origem do acidente.

O alerta foi dado pelas 12h14, Um avião tinha caído no Alto da Vacariça, freguesia de Refóios do Lima, distrito de Ponte de Lima.

O Centro Distrital de Operações de Socorro da Protecção Civil de Viana do Castelo confirma um morto. "Existe a confirmação de um cadáver", afirmou fonte da Proteção Civil.

O morto é o piloto da avioneta, Valentim Pastor, um espanhol de 68 anos, que tinha decolado do aeródromo de Cerdal, em Valença, ao aeródromo de Ávila, nos arredores da cidade de Madrid.

O corpo do piloto foi encontrado a cerca de cem metros dos destroços. O celular que tinha no bolso, resistiu ao choque, tendo sido fundamental para identificar Valentim Pastor e comunicar à família, em Madrid, o trágico desfecho de alguns dias de aventura sobrevoando o Alto Minho.

A investigação do acidente está entregue ao Instituto Nacional de Aviação Civil, a quem caberá apurar as circunstâncias do acidente.

De acordo com os bombeiros a causa provável terásido o nevoeiro que fez com que o piloto tivesse perdido a visibilidade e chocado contra o monte. Foi aliás ao ouvir o estrondo que um individuo que por ali passava deu o alerta para as autoridades.
Desástres Aéreos

Avião monomotor com empresário brasileiro desaparece entre Venezuela e Brasil

Um avião monomotor está desaparecido desde o último sábado (11), quando fazia o trecho entre a região das Antilhas Francesas e Boa Vista, capital de Roraima, no norte do Brasil.

Com destaque, a cidade venezuelana com a qual o monomotor fez seu último contato

O avião é do diretor financeiro e de relações com os investidores da Magnesita, Maurício Lustosa de Castro, que embarcou na aeronave pilotada por Alessandro Traugott Binder Morais.

De acordo com a assessoria de imprensa da Magnesita, o monomotor Beechcraft (modelo BE-36 A Bonanza) partiu de Miami, nos Estados Unidos, com destino a Belo Horizonte (MG). O último contato da aeronave foi feito com o Centro de Controle Maiquetia, na Venezuela, às 18h do sábado, após passar pela região das Antilhas Francesas, no oceano Atlântico.

Hoje (13), a Força Aerea Brasileira (FAB) foi acionada e enviou um avião Bandeirante para auxiliar nas buscas, que são coordenadas pelas autoridades venezuelanas.

"O Bandeirante se limitou a sobrevoar a região da fronteira entre Brasil e Venezuela nesta segunda-feira, e não reportou nenhuma indicação nova", informou ao UOL Notícia a assessoria da FAB.

O avião da aeronáutica brasileira permanece de sobreaviso em Boa Vista durante esta noite.
Desástres Aéreos

737-300 da Southwest Airlines fez pouso de Emergência com buraco na fuselagem

A Southwest Airlines fez um pouso de emergência em Charleston, Virgínia Ocidental, na segunda-feira, após o aparecimento de um buraco na sua fuselagem , a dimensão seria aproximadamente do tamanho de uma bola de futebol, que causou a depressurização.

Southwest Flight 2294 fez um pouso de emergência no aeroporto Yeager de Charleston, Virgínia Ocidental, na segunda-feira.

Southwest Flight 2294 fez um pouso de emergência no aeroporto Yeager de Charleston, Virgínia Ocidental, na segunda-feira.

A quebra na fuselagem do avião causou uma perda de pressão na cabina. Não passageiros ficaram feridos.

A quebra na fuselagem do avião causou uma perda de pressão na cabine. Os passageiros Não ficaram feridos.

Não houve feridos a bordo do Boeing 737, que estava viajando a cerca de 34.000 pés, quando o problema ocorreu.

A queda súbita na pressão da cabina do avião causou a queda automática das máscaras de oxigênio.

Southwest Flight 2294 foi rota a partir de Nashville, Tennessee, em Baltimore, Maryland, com 126 passageiros e uma tripulação de cinco a bordo, McInnis disse.

Não se sabe ainda o que causou o dano ao avião, a causa ainda não havia sido determinada, . Tanto a Administração Federal de Aviação e da National Transportation Safety Board estão investigando o incidente.

"Não há nenhuma maneira responsável para especular quanto a uma causa, neste momento", disse em uma declaração Southwest segunda à noite.

"Temos procedimentos de segurança em vigor, e que foram seguidos, para obter a segurança de todos os passageiros e da tripulação", disse a companhia aérea. "Os relatórios que temos são de que os nossos passageiros foram calmos e que os nossos pilotos e assistentes de voo fez um ótimo trabalho solando o avião com segurança."

O Avião danificado permanecerá em solo até federais inspectores pode examiná-lo, ele disse. Além disso, todos os 181 do Sudoeste do 737-300 - cerca de um terço da frota da companhia - serão inspeccionados durante a noite depois da aterragem de emergência.

CNN


Boeing divulga concepção de novo caça tripulado


A divisão de projetos avançados Phanton Works, da Boeing, está realizando estudos preliminares para concepção de um avançado caça, considerado de sexta geração pela Boeing, para substituir os F/A-18 EF a partir de 2025.

A última imagem divulgada pela empresa estadunidense mostra uma aeronave de formas stealth (furtiva) dotada de asas duplo-delta sem superfícies de comando de cauda (tailless) e um cockpit para dois tripulantes no estilo convencional.

A idéia é conceber uma aeronave de combate que seja produzida em versões tripuladas e não tripuladas, dependendo da missão para a qual ela será destinada. Segundo a revista inglesa Flight, voar 50 horas sem interrupção em velocidades subsônicas de cruzeiro, é um dos requisitos revelados no ano passado pela Marinha dos Estados Unidos para o projeto.

Tecnologia e Defesa

Tornado F.3 da RAF cai durante treinamento

Um Panavia Tornado F.3 da RAF(Real Força Aérea do Reino Unido) caiu nas montanhas escocesas no dia 2 de Julho.

A aeronave, que voava em formação com outro Tornado F.3 do "43 Squadron" baseado em Leuchars, caiu em uma região remota e montanhosa perto de Argyll. Piloto e Co-piloto morreram. A segunda aeronave retornou com segurança à Base.

A causa do acidente ainda não foi esclarecida e uma investigação foi iniciada.



Tornado F.3 do 43 Squadron
Tornado F.3 do 43 Squadron

Defesa Brasil

Super Hornets australianos em missão no Afeganistão

A Força Aérea Australiana terá 12 novos caças multi-função prontos para serem enviados ao Afeganistão até o final de 2010.

A Austrália está sob crescente pressão para substituir as forças holandesas na região de Kandahar, no sul do Afeganistão, no final de 2010. Atualmente os caças F-16 holandeses dão suporte aos soldados australianos na Província de Oruzgan. Até dezembro de 2010, o Esquadrão n.º 1 da RAAF, baseado em Amberley, estará equipado com 12 Boeing F/A-18F Super Hornet prontos para a ação.

“Eles poderão ser mobilizados para onde quer que o Governo pretenda enviá-los”, disse o Comandante Mark Binskin.

Depois de aceitar o primeiro Super Hornet na fábrica da Boeing em St Louis, o Comandante Binskin disse que o Super Hornet é a plataforma ideal para apoiar as tropas no solo, tanto no Afeganistão quanto em qualquer outro teatro de operações onde a Austrália estiver envolvida.

Com o custo unitário de US$ 60 milhões, o primeiro F/A-18F australiano foi apresentado nessa semana.

Os 24 novos caças, chamados de “Rhino” pela US Navy, substituirão os F-111, chamados carinhosamente pela RAAF de “Pigs” que estão em serviço a cerca de 40 anos. Os veteranos F-111 tornaram-se os caças mais caros operados pela RAAF, exigindo 180 horas de manutenção para cada hora voada.

Fonte: Adelaide Now

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1º Super Hornet da RAAF. Foto: Boeing

Defesa Brasil

Aeroportos europeus perdem até Maio mais de 44 milhões de passageiros


Os 98 aeroportos europeus associados da ACI Europe tiveram nos primeiros cinco meses deste ano uma queda do movimento de passageiros em 10,1%, que equivale a uma redução em 44,2 milhões para 393,29 milhões, de acordo com os dados mais recentes da Associação.

A informação do ACI Europe (organização europeia do Airports Council International, que reúne 400 aeroportos em 46 países europeus, pelos quais viajam anualmente 1,5 mil milhões de passageiros) indica que apenas dez dos 98 aeroportos europeus com dados de tráfego publicados no seu relatório de tráfego para os primeiros cinco meses deste ano tiveram crescimentos em relação ao período homólogo de 2008.

As principais excepções a esta tendência, em número de passageiros, foram Riga, que tem um aumento em 120,8 mil ou 9,2%, para 1,433 milhões, Milão BGY, com +4,4% ou mais 111,1 mil para 2,63 milhões, Marselha, com +2,5% ou mais 66 mil, para 2,72 milhões, Berlin SXF, com +2,1% ou mais 51 mil, para 2,479 milhões, e Bari BRI, com +3,9% ou mais 38,4 mil, para 1,02 milhões.

No lado oposto, com as maiores quedas, estiveram os aeroportos de Madrid, com uma queda em 12,2% ou 2,6 milhões, para 18,6 milhões, e Barcelona, com –16,6% ou menos dois milhões, para 10,26 milhões, seguidos de Amesterdão, com –11% ou menos dois milhões, para 16,4 milhões, Frankfurt, com –8,6% ou menos 1,8 milhões, para 19,6 milhões, e Moscovo DME, com –21,5% ou menos 1,6 milhões, para 5,9 milhões.

Em variação percentual face aos primeiros cinco meses de 2008, Riga (+9,2%), Milão BGY (+4,4%), Liege (+4,2%, para 92,3 mil), Bari (+3,9%) e Brindisi (+3,4%) tiveram os maiores crescimentos nos primeiros cinco meses.

As maiores quedas percentuais ocorreram em Vilnius (-39,4% ou menos 306 mil, para 470,7 mil), Valência (-26% ou menos 618,5 mil, para 1,76 milhões), Liubliana (-22% ou menos 130 mil, para 461,1 mil), Moscovo DME (-21,5%), East Midlands (-20,9% ou menos 457 mil, para 1,72 milhões) e Bilbau (-20,3% ou menos 347 mil, para 1,36 milhões.

Desta forma, seis aeroportos tiveram quedas superiores a 20%, 16 tiveram quedas entre 15% e 20%, 31 tiveram quedas entre 10% e 15%, entre os quais se inclui Faro, com –11,3% ou menos 196,5 mil, para 1,54 milhões, 25 tiveram quedas entre 5% e 10%, entre os quais estão Lisboa, com –5,1% ou menos 265 mil, para 4,93 milhões, e Funchal, com –6,7% ou menos 68 mil, para 948,5 mil, e dez tiveram quedas inferiores a 5%, entre os quais o Porto, com –4,3% ou –74 mil, para 1,65 milhões.

Lisboa foi nos primeiros cinco meses deste ano o 28º maior aeroporto entre os 98 incluídos no balanço do ACI, o Porto estava em 58º, Faro estava em 61º e o Funchal, em 77º.

A lista é encabeçada por Londres-Heathrow, com 25,52 milhões de passageiros nestes cinco meses (-3,9% ou menos um milhão que no período homólogo de 2008), Paris-Charles de Gaule (CDG), com 22,54 milhões (-6,6% ou menos 1,6 milhões), Frankfurt, com 19,6 milhões (-8,6% ou menos 1,8 milhões), Madrid, com 18,6 milhões (-12,2% ou menos 2,6 milhões) e Amesterdão, com 16,4 milhões (-11% ou menos dois milhões).
Presstur

Conclusão de mais uma etapa de obras renova Terminal de Passageiros 1 do Galeão



O Terminal de Passageiros 1 (TPS-1) do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão está de cara nova graças à conclusão de uma série de obras e melhorias realizadas pela Infraero.

Só no mês de junho foram concluídos o polimento do piso de granito, a substituição do forro mineral (teto rebaixado), a troca do piso plurigoma (emborrachado preto) e do piso vinílico (paviflex). Além disso, 30 sanitários foram reformados e o Sistema de Informação de Voo ganhou novos monitores LCD.

Segundo o superintendente do aeroporto, Mario Jorge de Oliveira, as obras de modernização visam a receber a demanda e projeção futura do Galeão. “Atualmente, trabalhamos principalmente no TPS-1, o mais antigo, para oferecer melhor fluxo operacional, mais conforto e segurança aos nossos usuários", destacou.

A conclusão de outras melhorias está prevista para os próximos meses. Entre as obras estão a substituição das paredes de fórmica, o revestimento das colunas com granito, a substituição da sinalização visual na cor cinza (testeiras internas e externas) e a reforma de 13 sanitários restantes.

Em dezembro começa a substituição de todos os 60 elevadores dos terminais de passageiros do aeroporto, com término previsto para agosto de 2011. A prioridade é para os equipamentos localizados nos Terminais de Passageiros para atendimento ao público em geral.

As obras de ampliação e reforma do Terminal de Passageiros 2, iniciadas em novembro de 2008, têm conclusão prevista para o primeiro semestre de 2011.

Após a conclusão dessas obras, cada Terminal de Passageiros terá capacidade de processar até 10 milhões de passageiros/ano. Todas essas frentes de trabalho já atenderão aos Jogos Mundiais Militares em 2011, à Copa das Confederações em 2013, além de eventos pontuais. Com isso, o Galeão também estará pronto e novo para a Copa do Mundo de Futebol de 2014.

No total, contando com edifício garagem, a Infraero vai investir, até 2013, R$819 milhões no Galeão. O aeroporto registou aumento de 188 mil passageiros, ou 3,9%, nos cinco primeiros meses deste ano em comparação com o mesmo período de 2008.
Assessoria de Imprensa/Infraero