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segunda-feira, 27 de julho de 2009

Segundo Boeing 737-700 da AEROLINEAS ARGENTINAS


Prosseguindo o seu plano de investimento, a Aerolíneas Argentinas apresentou o segundo Boeing 737-700 NG comprado diretamente da fábrica Boeing, em Seattle, Estados Unidos. A novas aeronaves B737NG gradualmente irão substituindo outros aviões na frota, como o B737-200. As substituições representa para a empresa obter uma maior poupança em operações, menores custos de manutenção e baixas emissões de poluentes.

Os dois Boeing 737-700 NG estão configurados de diferentes maneiras, a fim de otimizar seus serviços nos voos nacionais e/ou regionais. A aeronave prefixo LV-GOO tem 12 poltronas na classe business e 125 na classe turística, enquanto o outro, o LV-BZO, dispõe de 149 lugares em classe econômica.


BRASILTURIS

Duas companhias aéreas têm projetos para cobrir Montevidéu/ Madrid

Airlines SOL e BQB duas empresas argentinas apresentaram os seus projetos econômicos para o Conselho de Administração da Aeronáutica do Uruguai para cobrir a ligação intercontinental entre Montevidéu (Uruguai) e da capital espanhola, Madrid.

sol-ar-line

Ambas as empresas estão correndo para cobrir a rota antes operados pela transportadora aérea nacional lança uruguaio, que deixou de fazê-lo em setembro do ano passado citando fraca rentabilidade.

O governo uruguaio tem um mês para dar tempo para um ou ambos os requerentes a concessão da rota.

BQB


Leve seu cão na cabine na próxima viagem






Atendendo a pedidos de donos que não aguentavam se separar dos seus animais de estimação durante os voos, a Air Canada liberou o transporte de cães e gatos na cabine dos aviões. Com a medida, a empresa se junta a outras companhias aéreas, como a American Airlines e a brasileira TAM, que também disponibilizam um cantinho para os pets junto aos proprietários.

O acesso está restrito somente a cães e gatos, nos aviões da Air Canada e da Jazz. O transporte, em todas as operadoras, está atrelado à aquisição de uma gaiola especialmente aprovada, que não pode ter mais de 23 cm de altura, 40 cm de largura e 55 cm de comprimento. É importante que os animais consigam ficar de pé, girar e deitar em uma posição natural dentro do local. O material deve ser resistente, livre de saliências ou protuberâncias que possam machucar o bichinho e impermeável. O peso máximo, somando animal e gaiola, não pode passar dos 10 kg. O preço da caixa de transporte varia entre R$ 90 e R$ 150, conforme marca e tamanho, e o acessório pode ser adquirido em pet shops.

JC 0nline

Atraso significativo para o Boeing 787




Segundo o Seattle Times, o Boeing 787 Dreamliner vai sofrer mais um atraso significativo em sua estréia devido a uma falha estrutural detectada na junção das asas com a fuselagem.

Embora o problema detectado durante o primeiro teste de voo foi tida como insignificante, com pouco impacto sobre a empresa, durante a análise detalhada da asa, testes de carregamento demonstraram que a falha pode ser grave e terá de três a quatro meses para ser resolvidos.
Como visto no gráfico Seattle Times, o problema é causado pelo uso de materiais compósitos, fibras e plásticos em vez do tradicional metal no ponto de união que pode causar a liberação de pequenas placas que, em última análise, poria em perigo a força dessa união.



A solução parece estar em lidar com um curto em forma de U, em que esta zona (no interior da asa, na fixação superior)possa permitir uma melhor vergamento de cargas para a asa, mas um problema que se encontra na Boeing é a dificuldade dos engenheiros para executar esta operação no modelo de testes.
Com este novo problema, parece improvável que a Boeing será capaz de voar a sua nova concepção em 2010, como programado e anunciado há muito tempo.

Webjet inicia SDU-Confins na próxima segunda (03)


A Webjet inicia no dia 3 de agosto (segunda-feira) um novo voo partindo do Santos Dumont, no Rio, para o aeroporto de Confins, em Belo Horizonte. Serão quatro frequências diárias partindo de Confins às 6h15, 9h40, 15h20 e 19h10. E saindo do Santos Dumont às 7h58, 13h25, 16h58 e 20h52. A companhia mantém um voo diário partindo do Galeão para Confins, partindo às 6h e voltando às 23h30. Mais informações pelo site www.webjet.com.br.
Panrotas

LUFTHANSA PREOCUPADA COM PETRÓLEO


A direção da empresa alemã Lufthansa está preocupada com o crescimento revisto dos preços dos combustíveis de aviação para os próximos anos, quando a economia global voltar a aquecer. Stephan Genkow, Diretor Financeiro da companhia, disse que isso está levando a Lufthansa a priorizar a substituição das aeronaves mais antigas da frota por outros aviões modernos de operação mais econômica.
Aerobusiness

Lan pinta aviões para celebrar 80 anos de fundação

Boeing 767 com a imagem comemorativa dos 80 anos da empresa (divulgação Lan)
Boeing 767 com a imagem comemorativa dos 80 anos da empresa (divulgação Lan)
Até março de 2010, 21 aeronaves da Lan que operam rotas nacionais, regionais e de longo alcance internacional levarão na fuselagem uma imagem, especialmente desenhada para celebrar os 80 anos da empresa, completados neste ano. O desenho tem entre três e quatro metros de altura, dependendo do tipo de aeronave. O primeiro avião da frota da Lan que exibe a imagem é um Airbus A340 que opera destinos internacionais na Europa, na Austrália e nos Estados Unidos. Outros jatos já foram pintados, como o Boeing 767.
Panrotas

Pluna tem melhor resultado operacional em 10 anos


A Pluna alcançou no primeiro semestre deste ano um resultado operacional de U$S 2,4 milhões. Segundo a companhia uruguaia, é o melhor dos últimos dez anos. O último resultado positivo tinha sido em 1999, quando obteve U$S 403 mil, seis vezes menos do que este ano. O resultado é produto das mudanças que ocorreram na empresa nos últimos dois anos.

Neste período, a Pluna incorporou e modernizou a frota com a compra de jatos regionais de 90 lugares, da canadense Bombardier, somou mais frequências em todas as rotas e apostou em novos destinos.


MAIS VOOS
Com respeito às rotas novas e às frequências, nos próximos dias as freqüências na rota Montevidéu – Assunção serão ampliadas e começará a operar a rota Montevidéu – Porto Alegre. A empresa também trabalha para iniciar a rota entre Assunção e Santiago, no Chile, em setembro.

Panrotas

TAM FIDELIDADE COM PROMOÇÃO


A TAM Linhas Aéreas lança promoção especial para os clientes cadastrados no programa TAM Fidelidade. Até o dia 27 de agosto, será possível resgatar passagens para qualquer destino doméstico operado pela companhia utilizando a partir de 3 mil pontos por trecho, menos de um terço da pontuação requerida normalmente. A promoção vale para viagens realizadas até o dia 3 de setembro. Além desse benefício, quem viajar até o dia 8 de agosto dos aeroportos de São Paulo (Congonhas e Guarulhos) e Rio de Janeiro (Santos Dumont e Tom Jobim - Galeão) para Porto Alegre, Curitiba, Brasília e Confins (MG) acumulará o dobro de pontos em seu cartão TAM Fidelidade (válido também no percurso inverso). Os voos entre os aeroportos de São Paulo e Rio de Janeiro, incluindo a ponte aérea, também darão direito a essa pontuação promocional. Essas promoções não invalidam as demais regras de acúmulo de pontos do programa, disponíveis no site da companhia (www.tam.com.br). As reservas podem ser feitas pela Central de Atendimento (4002-5700 nas capitais ou 0800 570 5700 nas demais localidades), pelo site ou nas lojas TAM.
Aerobusiness

Lufthansa Cargo aumenta freqüências entre Brasil e Frankfurt

A Lufthansa Cargo ampliou o número de freqüências entre o Brasil e Frankfurt, na Alemanha. Desde o começo do mês, a divisão de carga da Lufthansa opera vôos diários do país para a cidade alemã. Rota - Agora, a Lufthansa Cargo opera vôos cargueiros diários do Brasil para Frankfurt, com seis freqüências semanais de Campinas (SP) e uma de Curitiba (PR). Até então, eram três freqüências por semana. Os vôos partem dos aeroportos de Viracopos e de Curitiba entre 2h30 e 11h40. De acordo com a Lufthansa Cargo, a decisão de aumentar o número de freqüências na rota foi motivada pela demanda do mercado brasileiro, principalmente na importação. Mais informações no site da companhia (www.lufthansacargo.com).

Q200 começam a voar com passageiros


O voo SP578/579, PDL-HOR-CVU-FLW-HOR-PDL do dia 27 de Julho(hoje) vai marcar a entrada ao serviço dos Q200 na SATA, com quase 2 meses de atraso face à data inicialmente prevista, devido a dificuldades no processo de certificação das aeronaves.
O primeiro voo comercial para o Pico deverá ser o SP432 do dia 2 de Agosto.

Cessna's maior fã ...ou pior pesadelo!!

Jatos Cessna Citation em estreita formação no Sapporo Air Show no Japão mas o verdadeiro show fica por conta desta "repórter aérea", vê-se que tem muita experiência vale a pena assistir. Traduções de alguém?

Piloto Herói de 81 Anos Salva a Vida da Noiva de 84 Anos. Sofre Pane e Pousa em Segurança


Um piloto de 81 anos de idade pousou seu monomotor com segurança depois que seu motor perdeu potência. O trem de pouso cedeu. O pouso forçado foi em Ocean City, New Jersey, na última sexta-feira, enquanto sobrevoava o sudeste de Connecticut. O piloto Lloyd Miller, com 5.500 horas de vôo em carteira em 50 anos de aviação, ficou "frio" (calmo).

Ele disse que não entrou em pânico quando ocorreu uma pane elétrica no avião Mooney 1977 logo depois da decolagem de Plymouth, Massachussets, e tomou a decisão de continuar até Ocean City com sua passageira, sua noiva de 84 anos. Na foto, o avião de Lloyd após o "pouso".

ASAS DA AMÉRICA

QANTAS PERDE PRESSÃO DURANTE VOO


O Boeing 737-400 da Qantas voando de Nova Zelândia para a Austrália foi forçado a voltar quando a cabine começou a perder pressão atmosférica, a companhia disse em uma declaração.

A transportadora australiana tem um excelente registo de segurança, mas tem sido objeto de controle ao longo do último ano, após uma de suas aeronaves ter sofrido uma série de problemas técnicos durante o vôo.

A Qantas disse no sábado que o incidente envolveu o 737 na rota de Auckland para Brisbane, a 25,000 pés a aeronave desenvolveu um problema sutil de pressurização.

O avião desceu em segurança e todos os 91 passageiros desembarcaram com segurança. O avião está sendo analisado pelos engenheiros.

"A cabine foi depressurizando em uma taxa controlada, mas certamente e não visivelmente rápida para a tripulação ou para os passageiros. Nunca houve qualquer ameaça iminente aos passageiros, da tripulação ou da aeronave", disse a companhia aérea na declaração.
Airwise

Saída de Godfrey da Virgin Blue


Brett Godfrey, que lidera a transportadora australiana Virgin Blue, estará a deixá-la em 2010, após uma década a qual ele foi o co-fundador.

Godfrey vai "aposentar-se da empresa durante o ano de 2010", diz a Virgin Blue.

"O conselho tem tempo suficiente para gerir o planejamento sucessório e está confiante de nomear a pessoa certa para levar a empresa para a próxima década."

A Notícia do plano de partida de Godfrey vem ao mesmo tempo com a primeira perda anual da companhia.
Airline Business

Aero Republica - Barranquilla-Panamá


A companhia aérea AERO REPUBLICA está notificando que em 07 de Agosto, começará a voar para Barranquilla, PANAMÁ, operando 3 (três) vezes por semana, segundas, quartas e sextas-feiras.

Esta importante notícia da AERO Republica , foi bem acolhida pela indústria do turismo e grupos empresariais de ambos os países.

Aviação espanhola tem menos 110 aviões neste Verão


É a maior redução de frota da história da aviação espanhola — escrevia ontem o diário espanhol “Expansión” na sua edição online, ao contabilizar que este Verão deixam de estar em operação mais de 110 aviões, porque cinco companhias desapareceram desde o início da crise e as que estão em actividade “emagreceram” a frota face à queda da procura.

Uma fonte do sector não identificada disse ao “Expansion” que os cortes de frota significaram que foram retirados do mercado treze milhões de lugares de avião e o jornal indica que algumas associações estimam o corte em 120 aeronaves.

A notícia diz que Iberia, Spanair e Vueling são as que fizeram os maiores cortes de frota.

A Iberia, prossegue, passou de 132 aviões no princípio do exercício para 115, tendo retirado da frota os antigos MD-88 e deixado nos hangares cinco Airbus A320.

A Spanair é apontada como a companhia que mais reduziu a frota, no âmbito do seu plano de reestruturação, que levou à eliminação de 500 postos de trabalho e 15 aviões, a que se somaram mais três que ficaram em terra.

Além disso, acrescenta, tem em preparação um novo ajuste de capacidade em baixa, que, refere, poderá deixar em terra mais 13 aviões.

Em relação à Vueling, que acaba de concluir a fusão por integração da Clickair, o jornal escreve que conta com 35 aviões, quando anteriormente cada uma delas tinha mais de 20.

A notícia acrescenta ainda que a Air Europa, do grupo Globalia, mantém a forta estável, mas substitui alguns Boeing por Embraer, de menor capacidade, e assinala que a Air Nostrum tem em curso um ERE (Expediente de Regulação de Emprego) que prevê a eliminação de 600 postos de trabalho.

A contabilização elaborada pelo “Expansión” conta ainda com a falência da companhia charter Futura, que tinha 38 aviões, bem como da lagun Air, da LTE e da Air Class.

PRESSTUR

Gol transfere 17 voos diários do Aeroporto Santos Dumont (RJ)


O diretor de Relações Institucionais da Gol, Alberto Fajerman, disse nesta sexta-feira, durante a Feira Nacional de Aviação Civil, que a companhia irá transferir 17 voos diários que saem do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, para Brasília, Vitória e Belo Horizonte. A partir de agosto, esses voos sairão do Aeroporto Tom Jobim, na Ilha do Governador.

A mudança será feita em função de obras na pista e no pátio do Santos Dumont a partir do mês que vem. As obras têm previsão de duração de dois meses.

Fajerman também informou que as 32 saídas diárias da Gol na ponte aérea Rio-São Paulo serão mantidas normalmente do Santos Dumont.
JORNAL DE TURISMO

Fábrica da Embraer em Portugal deve ficar pronta em 2011



O projeto da primeira fábrica da Embraer em território português, que deve ficar pronta até o final de 2011, foi lançado ontem (26) na cidade de Évora, a 130 quilômetros da capital Lisboa.

"A expansão da Embraer no nosso país representará um importante impulso para o desenvolvimento econômico de Évora e da região, demonstrando a competência da nossa mão-de-obra e a capacidade do nosso país em participar numa indústria tão seletiva e exigente", disse o primeiro ministro português, José Sócrates, presente no evento.

A nova unidade da fabricante brasileira, que possuirá 15 mil metros quadrados, tem custo estimado em 48 milhões de euros.

AVAOREVUE

Tucano é retirado de serviço na Força Aérea Francesa

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Último voo foi no dia 22 de julho, após 15 anos de serviço. Mudanças na evolução dos cursos de treinamento de pilotos ditaram a aposentadoria.

O último voo dos aviões de treinamento Tucano no Armée de l´air (Força Aérea Francesa) foi realizado na manhã de 22 de julho. Os Tucanos franceses comemoraram recentemente, em 10 de junho, 15 anos de operação na Força e sua despedida oficial foi realizada no último dia 9 de julho, na Base Aérea de Salon de Provence, de onde operaram. Dos cerca de 20 aviões do tipo que permaneciam em serviço, alguns serão utilizados para a instrução de sub-oficiais mecânicos em Rochefort, e outros serão destinados a museus.

A retirada dos Tucanos de serviço no Armée de l´air deve-se a mudanças na sistemática de treinamento dos pilotos franceses, em que tanto o tronco comum da instrução quanto a pré-especialização em transporte ou caça deverá ser realizada em modelos Grob e Epsilon, em Cognac.

PODER AÉREO

Dono da OceanAir vai administrar a VarigLog




O empresário German Efromovich vai aportar 30 milhões de dólares para sanear problemas financeiros da empresa.


O empresário German Efromovich, controlador do Grupo Synergy, acaba de fechar um contrato de opção de compra da VarigLog, empresa de transporte de cargas criada pela antiga Varig que está em processo de recuperação judicial desde março deste ano.

Efromovich, que é dono das empresas aéreas Avianca e Tampa Cargo, na Colômbia, e da OceanAir, vai administrar a empresa até a solução de pendências judiciais que envolvem os sócios. O empresário vai aportar cerca de 30 milhões de dólares na empresa para sanear problemas financeiros de curto prazo. Além disso, vai utilizar os sistemas de informática e a estrutura de suas empresas aéreas para recuperar as operações da VarigLog.

A empresa de cargas da antiga Varig enfrenta problemas desde 2007, quando o fundo americano Matlin Patterson, controlado pelo chinês Lap Chan, entrou em disputa com os sócios brasileiros Marco Antônio Audi e Marcos Haftel. Pela legislação brasileira, um estrangeiro não pode ter mais de 20% de participação na sociedade de uma empresa aérea nacional.

No caso da VarigLog, contudo, a legislação foi desrespeitada. Na prática, o fundo americano era o controlador da VarigLog. Há cerca de dois anos os sócios brasileiros passaram a contestar a situação na Justiça e tentaram assumir o controle da empresa, mas sem aporte de capital.

O Tribunal de Justiça de São Paulo determinou, em maio, o afastamento dos sócios brasileiros. Uma irmã de Chan, a chinesa naturalizada brasileira Chan Lup, assumiu o controle da companhia. A briga entre Chan, Audi e Haftel, no entanto, afetou o crédito da empresa, que passou a enfrentar dificuldades para conseguir financiamentos. Recentemente a companhia teve parte de suas receitas embargadas pela Justiça.

Atualmente, a VarigLog opera cinco aviões e tem faturamento anual de aproximadamente 500 milhões de reais. Caso consiga reerguer a empresa e tirá-la do processo de recuperação judicial, Efromovich deve exercer o direito de compra previsto em contrato. O principal interesse do empresário são as áreas que a VarigLog ainda possui em alguns dos principais aeroportos do país.

Portal Exame

Excesso de velocidade pode ter provocado acidente com avião no Irã


A excessiva velocidade do avião no momento da aterrissagem foi uma das principais causas do acidente ocorrido nesta sexta-feira em Mashhad, no nordeste do Irã, segundo explicou o porta-voz da aviação civil iraniana, Reza Yafarzadeh.

— Infelizmente, morreram neste acidente 17 pessoas e outras 20 ficaram feridas — disse Yafarzadeh, ao acrescentar que a licença de funcionamento da empresa iraniana Aria Tours, que usava o avião cazaque Ilyushin, está suspensa por tempo indeterminado.

Nove das vítimas fatais eram cazaques — todas membros da tripulação — e o restante de nacionalidade iraniana, entre eles Mahdi Dadpey, o diretor da Aria Tours. O Ilyushin com 153 passageiros a bordo decolou de Teerã e sofreu o acidente às 16h05min (9h35min de Brasília) desta sexta-feira ao sair da pista no pouso e se chocar contra um muro no aeroporto internacional Shahid Hashemi Neyad, em Mashhad.
ZERO HORA

Avião iraniano faz pouso de emergência após incêndio em motor

Aparelho, que fazia a ligação entre Teerã e Mahshahr (sul), teve de voltar apenas um minuto depois de ter decolado do aeroporto de Mehrabad.


Shahram Sharifi / AFP Photo
Um avião da companhia iraniana Mahan Airlines teve de fazer um pouso de emergência neste domingo em Teerã depois do incêndio de um de seus motores pouco após a decolagem, informou a televisão estatal.

O aparelho, que fazia a ligação entre Teerã e Mahshahr (sul), teve de voltar apenas um minuto depois de ter decolado do aeroporto de Mehrabad, acrescentou a TV.

O incidente aconteceu três depois do acidente envolvendo um Illiuchin-62 da companhia iraniana Aria Airlines que deixou 16 mortos em Mashhad (nordeste).

Em 15 de julho, a queda de um Tupolev-154 da Caspian Airlines que fazia a ligação entre Teerã e Erevan deixou 168 mortos.
Pernambuco.com

Ryanair reduz projeção de lucro e assusta investidores


DUBLIN, 27 DE JULHO - A companhia aérea de baixo custo Ryanair reduziu projeções de lucro anuais nesta segunda-feira, devido à queda dos yields, o que derrubou suas ações em quase 10 por cento e impactou o setor de aviação.

Investidores ignoraram o lucro melhor que o esperado da companhia no primeiro trimestre, impulsionado principalmente por menores custos de combustível, e se focaram no alerta de que o lucro líquido anual ficará em torno da variação mínima de 200 a 300 milhões de euros por conta do declínio do yield. O indicador mede o preço pago por passageiro por quilômetro voado e é um importante índice operacional de uma companhia aérea.

"O declínio em termos de lucro foi o que assombrou o mercado", afirmou um operador de ações em Dublin.

A notícia atingiu os preços das ações do segmento de companhias aéreas. Os papéis da Ryanair registravam as maiores perdas dentro do principal índice irlandês, caindo mais de 9 por cento.
Estadão

Companhia aérea Ryanair tem lucro sete vezes maior no trimestre


A companhia aérea irlandesa de baixo custo Ryanair obteve no primeiro trimestre fiscal (de abril a junho) lucro líquido de 136,5 milhões de euros (US$ 194,6 milhões), quase sete vezes mais que o registrado no mesmo período do ano anterior, graças à redução do preço do petróleo e ao aumento do tráfego aéreo.

Concretamente, a companhia aérea reduziu em 42% os gastos de combustível neste período, até os 214 milhões de euros (US$ 305,1 milhões), e aumentou em 11% o número de passageiros transportados, até os 16,6 milhões de pessoas, informou hoje a empresa em comunicado.

Folha online

Biocombustíveis poderão ser misturados ao QAV no futuro, diz Anac

A mistura de biocombustíveis ao querosene de aviação (QAV) deverá ser a primeira medida adotada pelo setor de aviação civil para contribuir com os esforços para redução da emissão de gases poluentes.

De acordo com o diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) Ronaldo Serôa da Motta, a medida ainda depende de uma série de adequações de toda a indústria do setor.

"É o caminho mais curto, mas depende da especificação do combustível, da engenharia, da certificação de equipamentos. Mesmo assim, é impensável substituir totalmente o QAV por biocombustíveis, como acontece com os automóveis", frisou Motta.

O assunto será abordado em uma conferência da Organização Internacional de Aviação Civil (Icao, na sigla em inglês), que acontecerá no Rio de Janeiro entre 16 e 18 de novembro. Motta explica que o objetivo é discutir medidas que seriam apresentadas na conferência ambiental que acontece em dezembro em Copenhague, na Dinamarca.

Por Valor OnLine - SP

Mais de 100 mil passageiros da Ryanair já receberam confirmação por SMS

ImageDesde que foi implementado, há cerca de um mês, o serviço de confirmação de reservas por SMS da companhia aérea de baixo custo Ryanair foi já utilizado por mais de cem mil passageiros, anunciou a companhia. Com este serviço, disponível aos passageiros da low cost por um euro, a impressão da confirmação da reserva, que é habitualmente enviada aos passageiros por e-mail, deixa de ser necessária, explica a companhia. "A Ryanair congratula-se pelo considerável número de passageiros que, logo no primeiro mês, optou pelo seu serviço de confirmação de reserva por SMS. O serviço consiste na entrega, aos passageiros, de confirmações de reservas diretamente para o seu celular, no prazo de 24 horas, de modo a garantir que a informação da reserva esteja acessível quando efetuem o check-in online", comentou Daniel de Carvalho, responsável pela comunicação da companhia na Europa.

Dos mais de cem mil passageiros que já utilizaram este serviço, a maioria era proveniente de Itália (16%) e do Reino Unido (15%), logo seguidos pelos espanhóis (12%) e irlandeses (5%).

APEA

Trip, Azul e WebJet investem US$ 430 milhões na frota

A Azul, a WebJet e a Trip planejam investir, juntas, US$ 430 milhões em 2010 em aumento de frota. As três companhias de médio porte pretendem trazer ao mercado pelo menos mais 20 aviões até o final do ano que vem.

Essa ampliação faz parte dos planos de operar novos voos e aumentar a frequência em cidades já atendidas. As informações são dos presidente das três empresas, que participaram ontem da abertura da Feira Nacional de Aviação Civil, organizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).



O maior investimento, de US$ 200 milhões, está sendo programado pela Trip. Segundo o presidente da empresa, José Mário Caprioli, serão quatro jatos da Embraer, modelo 175, mais quatro turboélices ATR-72.

Atualmente, a empresa conta com 27 aviões, no total. O executivo conta que a ideia é ampliar a operação diária dos atuais 180 voos para 250 em 2010. Até o final deste ano, a Trip vai atender 80 cidades. No ano que vem, serão 100. "Esse é um pouco do ativo que a Trip investe, que é a capilaridade", diz Caprioli.



A Azul planeja desembolsar US$ 180 milhões em aumento de frota no ano que vem, segundo o presidente da empresa, Pedro Janot. Segundo ele, serão sete novos jatos da Embraer, entre os modelos 190 e 195. A companhia vai fechar 2008 com 14 aeronaves entre esses modelos. Atualmente, a Azul atende a 14 cidades, com 19 rotas. Em 2010, o plano envolve 16 cidades atendidas e 27 rotas.



A WebJet, por sua vez, pretende investir cerca de US$ 50 milhões para trazer cinco aeronaves, informa o seu presidente, Wagner Ferreira. A companhia deverá encerrar 2008 com uma frota de 18 aeronaves, todas da Boeing, modelo 737-300. A companhia atende hoje 10 cidades, em 11 aeroportos, com 90 voos por dia. Em 2010, a companhia planeja voar para o mesmo número de municípios, mas com uma frequência maior, ou em torno de 110 voos diários.

"Hoje em dia apenas 6% da população faz uso do transporte aéreo. Dos 200 milhões de brasileiros, arredondando, só 12 milhões de passageiros, ou CPFs, usam (avião). Nós estimamos que, dada uma melhoria de renda, as classes C e D enxerguem que não é privilégio de rico. Por isso, acreditamos que esse número deverá passar para 20 milhões nos próximos cinco anos", afirma Ferreira.

Os presidentes das três companhias estimam que o crescimento da demanda por voos domésticos, em 2009, deverá ficar em 5% em relação ao ano passado. De janeiro a junho, segundo dados da Anac, o fluxo de passageiros transportados acumula alta de 3,2%, com alta de 10,2% na oferta de assentos. Já a presidente da Anac, Solange Paiva Vieira, tem uma estimativa um pouco mais conservadora. Segundo ela, o aumento da demanda doméstica deverá se situar entre 3% e 4%.

O Estado de São Paulo - SP

Pantanal deve perder direito de voar em Congonhas


A Pantanal, companhia aérea regional que opera por meio de liminar desde abril de 2008, pode se tornar em até 30 dias a primeira empresa aérea brasileira a perder vagas de pouso e decolagem (slots) por causa da prestação de serviços abaixo da qualidade determinada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Ontem, a Anac informou que pretende redistribuir 15 pares de slots no Aeroporto de Congonhas de uma empresa cujo nome não foi divulgado, porque, por três meses consecutivos, essa empresa operou abaixo do índice de 80% exigido pela Anac. Ou seja, a empresa cancelou mais voos do que o permitido.

Fontes do setor asseguram tratar-se da Pantanal, que respondeu por 0,14% dos voos domésticos em junho. A empresa, fundada em 1993, tem hoje uma frota de seis turboélices que voam para cidades do interior de São Paulo, Minas Gerais e Paraná. A liminar que permite a operação da Pantanal foi obtida na Justiça dois dias antes de a agência iniciar o processo de cassação da sua concessão, devido a irregularidades fiscais. A Pantanal informou que não iria se pronunciar sobre o assunto, por não ter sido notificada.

A Pantanal tem 16 pares de slots em Congonhas, e a perda de 15 pode significar o fim da linha para a empresa, que tem no aeroporto a sua base. Além dela, operam em Congonhas a Gol/Varig (116 pares), TAM (106 pares) e OceanAir (11 pares). É a primeira vez que a Anac aplica a resolução 02, que determina a perda de slots por falta de regularidade nos voos. A norma determina que 80% das vagas sejam sorteadas entre companhias que já operam no aeroporto. Os 20% restantes vão para companhias que ainda não operam. No caso dos 15 slots da Pantanal, 12 serão redistribuídos entre Gol/Varig, TAM e OceanAir. Os três pares de slots restantes vão para quem se interessar. Segundo a Anac, se houver cinco interessados, por exemplo, haverá um sorteio que vai determinar a ordem das empresas para escolher um par de vagas.

Apesar de ser uma forma de permitir a entrada de novas empresas em Congonhas, que está com a operação saturada, o sorteio não atrai, a princípio, o interesse delas. O diretor de relações institucionais da Azul, Adalberto Febeliano, afirma que, quando o assunto for levado para a diretoria, vai votar contra a participação no sorteio. "Essa não é a posição da Azul. Mas o meu parecer é o de que, para três pares de slots, nem entramos no sorteio. Se for um só, então, não vamos nem cogitar. É ridículo montar uma estrutura num aeroporto caro como o de Congonhas para operar três voos por dia", afirma o executivo.

O presidente da WebJet, Wagner Ferreira, também descartou a participação da empresa se houver disponibilidade de apenas um par de vagas. "Para a WebJet, só seria economicamente viável montar uma operação em Congonhas com três pares de slots, e não com apenas um par", diz.

A esperança de mais slots em Congonhas para as empresas que ainda não operam no aeroporto reside num conjunto de regras da Anac para redistribuição de vagas em terminais concorridos que foi anunciado em outubro do ano passado, mas que está sendo revisado. As normas apresentadas em 2008 preveem que, a cada dois anos, as companhias que já operam nos aeroportos saturado, como é o de Congonhas, cedam slots para as que não operam, conforme critérios de eficiência.

As medidas foram bombardeadas pelas empresas que já estão no aeroporto. A Anac informou que recebeu, durante a consulta pública das regras, sugestões "procedentes" e que, até o final deste ano, vai definir se elas terão de passar por uma nova consulta pública.

SANTOS DUMONT

A Gol/Varig e a TAM vão operar apenas voos da ponte aérea no Aeroporto Santos Dumont, no Rio, nos meses de agosto e setembro. Isso porque obras para aumentar a porosidade da pista principal do terminal (com 1.360 metros) vão limitar a operação de aviões de grande porte, com capacidade superior a 140 passageiros. A reforma começa em agosto, com previsão de 60 dias de duração. Nesse período, será utilizada a pista auxiliar (1.260 metros). Por ser mais curta, ela exige um limite de peso do avião.

O Estado de São Paulo - SP

Caos aéreo acabou, mas alta temporada deve ter filas e atrasos, diz presidente da Anac


A diretora-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Solange Vieira, afirmou neste sábado que o “caos aéreo está totalmente superado”. Apesar disso, ela disse que os passageiros podem esperar a volta das filas nos aeroportos e dos atrasos nos voos, durante os chamados períodos de alta temporada.

Em visita à Feira Nacional da Aviação Civil, aberta neste sábado ao público no Rio de Janeiro, Solange disse que são esperados problemas como filas e atrasos em dezembro deste ano, já que a procura costuma aumentar bastante neste período.

— Dezembro é um mês muito delicado, principalmente na última quinzena, período das festas de fim de ano, quando os aviões, que operam com 70% de ocupação, passam a operar com 100%. Então, é natural que aumentem as filas e que os aviões tenham algum atraso. Mas eu não chamaria isso de caos, mas sim de um trânsito complicado, um período de rush para a aviação — disse Solange.

A Feira Nacional de Aviação Civil está sendo realizada neste final de semana, no III Comando Aéreo Regional, no Centro do Rio de Janeiro. Entre as atrações, está a visitação ao interior de aviões.

AGÊNCIA BRASIL

Empresa de transporte aeromédico no Ceará

Fixada no Ceará, mas com raio de atuação em todo o Nordeste, será inaugurada no dia 6 de agosto a Aerolife - Transporte Aeromédico, primeira empresa do Estado especializada no transporte de pacientes por via aérea. A Aerolife foi homologada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em 25 de maio de 2009, data também de seu primeiro voo.

O empreendimento surgiu através da união da empresa de táxi aéreo Easy Air, do empresário Disraeli Ponte, e da EMN - Emergências Médicas do Nordeste, pertencente ao médico Silvio Jacó, com atendimento médico pré-hospitalar há três anos em Fortaleza. Além da Capital cearense, a EMN atua com ambulâncias nos Estados do Nordeste, além de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília.

Para fazer a Aerolife decolar, o investimento dos empresários no novo negócio foi calculado em R$ 1 milhão, compreendendo duas aeronaves (um bimotor Seneca e um monomotor), aquisição de kit aeromédico, equipamentos hospitalares de bordo e capacitação de especialistas para atendimento de urgência.

Disraeli Ponte disse à Coluna que a nova empresa começa com 48 empregados e uma carteira de clientes que inclui os governos do Ceará e de Pernambuco, além de convênios já assinados com as principais prestadoras de serviços médicos em atuação no Estado. A base da Aerolife - Transporte Aeromédico será no antigo Aeroporto Pinto Martins, na Praça Brigadeiro Eduardo Gomes.
O POVO ONLINE

Gripe A leva portugueses a cancelarem viagens


Os portugueses estão a cancelar as viagens de férias devido à pandemia de gripe A. Ao longo da última semana, cerca de 20 por cento das viagens de lazer para fora do país foram desmarcadas, de acordo com a principal empresa intermediária entre as companhias aéreas e as agências de viagens.

RPT

Procura por voos da Gol cai 40% por causa da Gripe A


A companhia aérea Gol teve queda na procura e voos para a América do Sul de, aproximadamente, 40%, desde o início do surto de Gripe A (H1N1), informou o diretor de Relações Institucionais da companhia, Alberto Fajerman. As informações são do site “Folha Online”. Segundo o executivo, alguns voos fretados que já estavam marcados foram transferidos para o Caribe, compensando em parte a redução.

“Vários voos fretados para Bariloche foram suspensos. Muitos estão deixando de ir para a neve e estão indo para o sol do Caribe, compensando em parte essa redução”, disse o executivo, durante a abertura da Feira Nacional de Aviação Civil, que acontece no Rio de Janeiro.

Fajerman acrescentou que os voos regulares não estão sendo cancelados, mas há uma diminuição de passageiros, em torno entre 28% e 30%.

JORNAL DE TURISMO

Feira de Aviação reúne autoridades no Rio: estado é líder em tráfego de passageiros




Solange Vieira corta a faixa da Feira Nacional de Aviação

Na manhã de hoje (24/07), durante a abertura da Feira Nacional de Aviação, a presidente da Anac, Solange Vieira, afirmou que o Rio de Janeiro é o líder nacional em tráfego de passageiros, com crescimento de 7%, valor oito pontos acima da média nacional. “Este ano, apesar da crise, a aviação brasileira apresentou resultados bem melhores do que no mundo. No acumulado de janeiro a maio observamos uma redução de 7,5% no tráfego aéreo mundial de passageiros, enquanto no Brasil a redução foi de 1,1%”, disse em seu discurso.

O representante do governador Sérgio Cabral, o secretário Régis Fichtner afirmou que o aeroporto do Galeão precisa de mais voos e conexões para cumprir seu papel. “Se conseguirmos trazer as Olimpíadas para o Rio precisaremos ainda de mais infraestrutura”, lembrou.

O vice-prefeito, representando o prefeito Eduardo Paes, salientou que a Feira Nacional de Aviação tem como papel a difusão da aviação civil no país. “Essa atividade é essencial para o turismo, desenvolvimento dos negócios e estreitamento das distâncias.

Devido ao mal tempo, das 30 aeronaves previstas, apenas 15 estão expostas no pátio, modelos antigos e de última geração, pertencentes a diversas empresas. Hoje, durante todo o dia mais de 1,5 mil estudantes da rede pública de ensino do Rio de Janeiro participarão da feira. As exposições são organizadas pela Sator, empresa brasileira que trabalha com montagem de feiras aeronáuticas.

A primeira edição da Feira Nacional de Aviação Civil foi realizada em abril do ano passado, em Brasília, e contou com a presença do ministro da Defesa, Nelson Jobim. Nesta nova edição, é esperado um público de 50 mil visitantes.

Congonhas – Durante coletiva de imprensa realizada na Feira, a Anac afirmou que deve encerrar em até trinta dias a análise dos índices de pontualidade, que mede os atrasos de voos, e de regularidade, sobre o cancelamento de viagens, das empresas (Tam, Gol, OceanAir e Pantanal) que operam no aeroporto de Congonhas, em São Paulo. O diretor de Serviços Aéreos da Anac, Marcelo Guaranys, ressaltou que as companhias que não cumprirem as regras de regularidade e pontualidade no aeroporto podem perder seus slots.

MERCADO E EVENTOS

Saturação em SP desvia voos internacionais para o Rio

Solange Vieira, presidente da Anac, hoje, no Rio, na abertura da Feira de Nacional de Aviação Civil

Solange Vieira, presidente da Anac, hoje, no Rio, na abertura da Feira de Nacional de Aviação Civil

São Paulo está muito perto de ter a sua estrutura aeroportuária saturada. O fato já beneficia o Rio de Janeiro – uma vez que São Paulo ainda não tem nenhuma alternativa em curto prazo – que fez a cidade registrar o maior crescimento do País no número de passageiros no primeiro semestre.

Segundo a presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Solange Vieira, por uma definição do Conac de 2007, nenhuma nova solicitação de voos internacionais pode ser feita para Guarulhos. No Rio, o Galeão “ainda está longe de atingir sua capacidade máxima”.

De acordo com Solange, o Rio hoje, por ainda ter espaço para crescer, tem o melhor resultado operacional no País. “O Brasil registrou decréscimo de 1,1% no tráfego aéreo de passageiros, enquanto no Rio, houve um aumento de 7%, ou seja, oito pontos percentuais acima da média nacional”, disse. O Santos Dumont e o Galeão já representam 12% do tráfego aéreo do País, colocando a cidade em segundo lugar no transporte de passageiros.

PANROTAS

Com queda nos lucros, Dassault pode iniciar demissões



O grupo francês Dassault Aviation divulgou queda de 44% em seu lucro operacional no primeiro semestre, totalizando 114 milhões de euros. A empresa acrescentou ainda que os novos pedidos mostram resultados negativos de 1,13 bi de euros devido a cancelamentos, segundo informações divulgadas pela mídia especializada em negócios.

A Dassault deve começar a dispensar funcionários de suas fábricas francesas em setembro, enquanto luta para superar uma queda de demanda de jatos comerciais. Apesar de não divulgar números exatos relativos a pedidos, nem as cifras que compõem suas atividades relativas a produtos de defesa e à Falcon business jet, a empresa admite que os cancelamentos dos produtos Falcon foram responsáveis pela cifra negativa, segundo relata a agência Reuters.

Diante da crise na aviação executiva, a empresa foca as atenções na área militar. Os franceses apostam nas concorrências para novos caças no Brasil e na Índia para emplacar as primeiras vendas externas do Rafale, além de seguirem em negociações com a Líbia e os Emirados Árabes Unidos.

DEFESA BRASIL

Base Aérea de Fortaleza homenageia piloto mais voado da FAB

No dia 20 de julho, A Base Aérea de Fortaleza (BAFZ) realizou, em solenidade militar, uma justa homenagem ao piloto mais voado da Força Aérea Brasileira (FAB), o Tenente-Brigadeiro-do-Ar Reformado Rodophiano de Azevedo Barbalho, com mais de 16 mil horas de voo.

O Tenente-Brigadeiro é natural do Rio Grande do Norte, tendo integrado a primeira turma de aspirantes-a-oficial-aviador da antiga Escola de Aeronáutica localizada no Campo dos Afonsos, Rio de Janeiro.

Ao passar para a reserva remunerada, o então Ministro da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Délio Jardim de Mattos, o definiu como um homem simples, forte, sólido, de valor e sofrido como o Nordeste brasileiro. Como aviador, deu exemplos ao ostentar uma marca jamais voada por um militar da ativa

ANR

Aeroportos com modelo de concessão


A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) já tem pronta uma minuta de modelo de concessão a ser adotada pelo Governo Federal para a privatização dos principais aeroportos do País e, agora, está discutindo o tema com os outros órgãos governamentais envolvidos na questão, como os ministérios do Planejamento, da Fazenda e a Casa Civil da Presidência da República, que tratam de concessões dos serviços de infraestrutura. A informação foi dada pelo diretor da Anac, Marcelo Pacheco, na abertura da Feira Nacional de Aviação Civil 2009, evento que aconteceu neste último fim de semana, no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro.

“A ideia é que a gente faça uma reunião, com todos esses órgãos, até o fim deste mês para que a gente possa fechar a minuta final. O plano continua sendo deixar pronto o modelo de concessão ainda até o fim deste mês”, comenta Pacheco. Ele adiantou, ainda, que, assim como já ocorre com as rodovias federais, também empresas de capital privado internacional poderão participar do processo de abertura dos aeroportos para a iniciativa privada no País.

O diretor da Anac esclareceu, no entanto, que o papel da agência reguladora é preparar o marco regulatório e elaborar o modelo de concessão para os aeroportos. “Para que uma concessão seja feita, é necessário que determinado aeroporto seja incluído no Programa Nacional de Desestatização, o que já é uma decisão presidencial. O presidente tem que fazer um decreto nomeando os aeroportos a serem privatizados. Desde a definição dos aeroportos para que algum deles venha a ser licitado, a gente precisa de um prazo de um ano para a sua concessão”, explica o diretor da Anac. Segundo ele, ainda é preciso elaboração dos estudos de viabilização, lançamento do edital, analise do Tribunal de Contas da União (TCU). “Ou seja, depende da decisão política”.
Folha de Pernambuco