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quarta-feira, 5 de junho de 2013

Disputa da Airbus e Boeing por mercado aumenta

A batalha entre a Airbus e a Boeing pela próxima geração de jatos para voos de longa distância está esquentando


 















Cidade do Cabo - A batalha entre a Airbus e a Boeing pela próxima geração de jatos para voos de longa distância está esquentando, com uma série de grandes companhias aéreas sinalizando planos na segunda-feira para fazer encomendas multibilionárias.

A alemã Lufthansa, a Japan Airlines e a Malaysia Airlines estavam entre as companhias presentes na reunião geral anual da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) que afirmaram estar avaliando os novos jatos de grande porte A350 da Airbus, e os modelos 787 Dreamliner e o renovado 777, da rival Boeing.
A Airbus e a Boeing competem pela maior fatia de um mercado de aviões estimado em 100 bilhões de dólares por ano. Embora nos últimos anos tenha se visto uma batalha pelos modelos menores A320, da Airbus, e o 737 da Boeing, o interesse em aviões maiores com eficiência de combustível está em ascensão, sugerindo que as companhias aéreas estão apostando em uma recuperação da economia global e, portanto, no seu prêmio e nos mercados de longa distância.

Executivos das companhias aéreas na reunião da Iata na Cidade do Cabo, África do Sul, disseram que o palco estava montado para uma série de encomendas na Paris Airshow, no final deste mês, e uma sustentada campanha da europeia Airbus e sua rival norte-americana Boeing para ganhar mais clientes.
Os executivos disseram à Reuters que vinham recebendo explicações sobre propostas para o 787-10X da Boeing, e o 777X, as últimas variantes de ambas as aeronav
es.

Fontes do setor dizem que o 787-10x poderia ser lançado em Paris e o 777X ainda este ano, mas alertaram que é dependente de delicadas negociações com potenciais compradores e os planos de produção.
A Airbus, por sua vez, está empurrando o A350-1000, a maior das três variantes, como uma alternativa para o popular 777-300ER, e ganhou força ao longo do último ano com vários compradores de alto perfil, como a Cathay Pacific.
EXAME

Boeing vai construir versão maior do 787

Nova York - A Boeing anunciou neste domingo, 2, o início da construção de sua aeronave 787-9, uma versão mais longa do Dreamliner 787, que apresentou vários problemas, os quais a companhia esforça-se para deixar para trás.
"O novo membro da família 787 começou a tomar formato dentro do previsto, em 30 de maio, em Everett, Washington", disse a Boeing em comunicado.

O modelo 787-9 pode transportar entre 250 e 290 passageiros, 40 a mais do que o 787-8. A aeronave tem autonomia adicional de voo de 555 quilômetros usando 20% menos combustível do que aviões do mesmo tamanho.
A expectativa é de que os primeiros voos aconteçam em alguns meses e as primeiras entregas sejam feitas para a Air New Zealand em 2014.

"Desde o inicio, toda a equipe do 787-9 centrou-se, sem descanso, na execução do modelo, de modo a preencher os compromissos assumidos com nossos clientes", disse o vice-presidente do programa de aeronaves comerciais 787 da Boeing, Mark Jenks.

"A integração do modelo 787-9 em nosso sistema de produção em tempo hábil é outro sinal claro de que estamos bem preparados e bem posicionados para prosseguirmos com nossos projetos", acrescentou.
A Boeing disse que as encomendas do novo modelo chegam a 355 no mundo, respondendo por 40% de todas as encomendas de aeronaves da família 787.

A Boeing faz um trabalho para mostrar a seus clientes que pode atender as encomendas dentro do combinado e desfazer a imagem negativa causada pelo atraso em três anos nas entregas do Dreamliner. As informações são da Dow Jones.

INFO

José Efromovich da Avianca é eleito o “CEO do Ano”



Com o prêmio de “Excelência em Serviços ao Cliente” e  José Efromovich eleito o “CEO do Ano”, a Avianca Brasil foi destaque, na 14ª edição do “Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente”, organizado pelo Grupo Padrão. A escolha da categoria “CEO do Ano” foi feita por júri popular, no site do Prêmio - Efromovich concorreu com Antonio Silvino, da Liquigás, Jorge Fontes Hereda, da Caixa Econômica Federal, Hilgo Gonçalves, da Losango, Ricardo Nunes, da Ricardo Eletro e Marcio Kumruian, na Netshoes.

 José Efromovich, eleito por júri popular o "CEO do Ano" 



A categoria “CEO do Ano” homenageia líderes que orientam e disseminam a cultura do serviço ao cliente em suas empresas. A Avianca foi eleita “Melhor Companhia Aérea”, em um estudo que durou seis meses e avaliou todos os canais de comunicação da Companhia com os clientes.

“É gratificante receber esse duplo reconhecimento. Há anos atrás, idealizamos que a Avianca seria a melhor companhia aérea do Brasil, e hoje, ao lado de uma equipe forte, determinada, que tem paixão pelo que faz, vemos que esse sonho está se tornando realidade. Isso nos estimula a trabalharmos cada vez mais para levar uma satisfação cada vez maior ao passageiro Avianca”, afirma Efromovich.

BRASILTURIS

Anac vai vistoriar aeroportos para a Copa das Confederações

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que irá realizar uma vistoria nos aeroportos das cidades-sede da Copa das Confederações.

Serão inspecionados os aeroportos do Galeão e Santos Dumont, no Rio, Brasília (DF), Confins (MG), Salvador (BA), Fortaleza (CE) e Recife (PE), além de Guarulhos e Viracopos, em São Paulo, em razão de também serem porta de entrada de turistas estrangeiros.

 A inspeção em Guarulhos e Viracopos acontecerá nesta quinta-feira (06) e nos outros aeroportos, a partir do próximo dia 15.

Segundo a Anac, durante a Copa das Confederações, 220 servidores da agência atuarão nos aeroportos para fiscalizar a prestação do serviço de transporte aéreo de passageiros, bem como prestar informações sobre seus direitos e deveres, e acompanhar as operações aeroportuárias durante o evento.
"Em alguns aeroportos, o trabalho das equipes será desempenhado 24h, como no Galeão, Guarulhos e Brasília. Nos demais, os turnos acompanharão o horário de maior demanda dentro do intervalo de funcionamento de cada um deles, entre 7h e 23h", informou a Anac.

GLOBO.COM

Voo da United Airlines é desviado após tentativa de suicídio a bordo

Passageira foi flagrada tentando se enforcar no banheiro da aeronave



Um voo que partiu de Chicago com destino a Pequim precisou ser desviado para o aeroporto do Alasca depois que uma passageira tentou se suicidar no banheiro do avião, informou nesta quinta-feira (30) a companhia aérea United Airlines.





A United Airlines indicou que o voo UA851 precisou pousar na quarta-feira (29) em Anchorage "devido a uma emergência médica".
Segundo passageiros do voo, citados pelo jornal The Beijing News, a mulher teria tentado se enforcar no banheiro da aeronave.
A mulher foi transferida imediatamente ao hospital.

MÍDIA NEWS

CEO da Delta Airlines assume como chairman da Iata

O CEO da Delta Airlines, Richard Anderson, é o novo chairman da Iata, assumindo hoje mesmo o posto. Ele sucede o CEO da Qantas Airways, Alan Joyce, que permaneceu no cargo por um ano – período fixo de mandato, que também será exercido pelo CEO da Delta. Os executivos participam da 69ª Reunião Geral da Iata, na Cidade do Cabo, na África do Sul.

“A indústria da aviação precisa de vozes fortes para enfrentar os desafios existentes. Sob a liderança do diretor geral e CEO Tony Tyler, a Iata tem essa voz”, disse Anderson, ao assumir o cargo. “Ao assumir o cargo de chairman do Conselho da Iata, anseio trabalhar próximo a Tony, como colegas, em toda a indústria e também junto aos governos, promovendo a causa da aviação – de cuja vitalidade depende o sucesso do comércio global e o crescimento econômico”, acrescentou. O CEO da Iata agradeceu e elogiou o trabalho realizado por Alan Joyce e destacou os desafios que o novo chairman encontrará pela frente.
PANROTAS

Singapore Airlines investe US$ 17 bilhões em aviões Airbus e Boeing



A Singapore Airlines encomendou mais 30 Airbus A350-900s e 30 modelos do Boeing 787-10xs em negociações avaliadas em mais de US$ 17 bilhões. O acordo com a Airbus inclui 30 unidades do A350-900s encomendadas pela empresa para entrega a partir do ano fiscal de 2016/17, além de opções para mais outros 20 modelos. As opções poderão ser convertidas em pedidos firmes de compra para A350-1000s.

O acordo com a Boeing inclui trinta B787-10xs encomendados pela empresa para entrega a partir do ano fiscal de 2018/19. O negócio está condicionado ao lançamento formal do programa B787-10X.


"As atuais encomendas de aviões estão entre as maiores da história da Singapore Airlines, ajudando a garantir nossa posição de líder nesse mercado. Demonstra nosso compromisso com o hub de Singapura e nossa confiança no futuro das viagens premium com serviço completo", disse o CEO da Singapore Airlines, Goh Choon Phong.

O modelo Trent XWB, da Rolls-Royce, é o motor escolhido para o A350-900. Uma seleção de motores para o B787-10xs será feita em uma data posterior. Este acordo com a Airbus é o terceiro da Singapore Airlines para o A350-900, elevando para 70 o número de encomendas firmes para esse tipo de aeronave. Eles são destinados para o uso em rotas de médio e longo alcance. Os B787-10xs são destinados para uso em rotas de médio alcance.

As novas encomendas elevarão para 126 o número de pedidos firmes que a Singapore Airlines possui com Airbus e Boeing.

BRASILTURIS

Novo Código de Aeronáutica enfrenta divergências


O relatório do Novo Código Brasileiro de Aeronáutica está pronto na Câmara dos Deputados, mas divergências internas do próprio governo têm impedido a votação do texto.

O relator do projeto, deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG) considera que as diferentes posições das autoridades do setor - Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Secretaria de Aviação Civil (SAC) e Infraero - dificultam a aprovação das novas regras que substituirão o código atual, de 1986.

"É preciso um pouco mais de diálogo dentro do próprio governo. Tenho condições de colocar o relatório para votação imediatamente, mas não tenho conseguido pautá-lo", disse o deputado. O ministro da SAC, Moreira Franco, disse ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, que irá pessoalmente negociar o avanço da tramitação do projeto no Congresso para estimular a concorrência no setor aéreo.

Segundo Abi-Ackel, seu relatório não estipula um limite para o capital estrangeiro nas companhias aéreas, mas mantém a obrigação do controle acionário estar nas mãos dos sócios brasileiros. "O que propomos é uma maior abertura a sócios investidores estrangeiros nas companhias brasileiras, e não a entrada de empresas estrangeiras no mercado", completou o deputado.

A atualização do código de aeronáutica também dá ênfase na questão da defesa do consumidor e torna mais claras as responsabilidades das diversas autoridades sobre as áreas aeroportuárias. Já questões como as tarifas cobradas no setor e as horas trabalhadas pelos funcionários das empresas não estão contempladas no texto. "Para termos uma legislação moderna, não podemos ficar inventando muito no código. A Anac defende a tarifa livre, e achamos que a regulamentação da jornada dos trabalhadores tem que ser tratada em uma lei própria", concluiu.

DGABC

Justin Bieber quer ter seu próprio avião

O cantor planeja investir US$ 10 milhões na compra de um jatinho

Justin Bieber quer ter seu próprio avião - Getty Images

Justin Bieber já tem de tudo. Carrões, mansões, mas ainda não tem um jatinho particular, e de acordo com a revista Life&Style, isso poderia mudar nos próximos dias, já que ele afirmou ao empresário Scooter Braun e sua gravadora, que já está na  hora de ter seu próprio avião.
Mas Justin não quer  um avião qualquer. Ele quer comprar o mesmo jatinho que vem alugando para viajar pelo mundo, com capacidade para até 30 pessoas à bordo.
O cantor pode desembolsar uma verdadeira fortuna na compra.
Uma fonte da publicação afirma que atualmente, Bieber gasta entre US$ 3 mil e US$ 6 mil por hora, no aluguel da aeronave.
Cabe destacar ainda, que um amigo do cantor, também comentou que assim que puder ele quer fazer aulas de vôo.

O FUXICO

Como é feito o transporte aéreo de animais?

Viajar de avião com seu cachorro ou gato é uma questão que ainda te traz dúvidas? Vamos mostrar que é possível fazer uma viagem tranquila e segura com seu animal doméstico. Primeiro escolha o meio de transporte adequado de acordo com a distância. Ficar muitas horas viajando de carro pode ser bem estressante para um cão ou gato. Então muitas pessoas preferem viajar de avião com o pet, mas será que são todas companhias aéreas que permitem o transporte de animais?

Transporte de animais em aviões
Cachorro dentro da caixa de transporte para viajar de avião

Se você pretende fazer uma viagem com seu animal, saiba que é possível, mas não é nada fácil embarcar com um animal em um avião. Primeiro você deve buscar o máximo de informação referente as companhias aéreas. A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) estabelece alguns critérios para o transporte de animais, mas cada companhia tem sua regra, por exemplo, a GOL não transporta cachorro com focinho curto, como da raça Pug. Essa medida foi tomada em 2011 quando um cachorro da raça Pug chegou a óbito por esperar dez horas dentro da caixa de transporte. Não coloque seu animal dentro da caixa de transporte muitas horas antes do embarque.

Alem do Pug, as raças de cachorro que tem o focinho curto, que segundo os veterinários tem mais dificuldade para respirar são Boston terrier, Boxer, Buldogue, Cavalier king charles spaniel, Chow Chow, Dogue de bordeaux, Grifon de bruxelas, Lhasa Apso, Pequinês e Shih Tzu.

Os documentos necessários para o transporte aéreo de animais são: atestado de saúde fornecido por um veterinário (no máximo três dias antes da viagem) e certificado de vacinação antirrábica (a vacina deve ter sido feita 30 dias ou mais antes da viagem). Não é mais necessário nas viagens nacionais para cães e gatos o documento emitido pelo Guia de Trânsito Animal (GTA).

Para viagens internacionais com o cachorro ou gato, alem desses documentos já citados, o dono deverá ir ao Ministério da Agricultura e solicitar um atestado Certificado Zoo Sanitário Internacional. Também é importante o dono do animal entrar em contato com o Consulado do país de destino e se informar sobre as exigências para a entrada do animal no país. Para emitir esse documento são necessários atestado de saúde assinado pelo veterinário e carteira de vacina em dia, além dos documentos exigidos pelo país de destino para o transporte de animais.

O transporte de cachorros treinados que exercem o trabalho de cão-guia podem ficar ao lado do dono na cabine de passageiros e não pagam nenhuma taxa por isso, mas precisam de toda a documentação necessária.

Transporte de animais em aviões
Transporte de animais feito pelo empresa aérea Pet Airways

O transporte de animais requer alguns cuidados, é recomendado não alimentar o animal por cerca de 6 a 8 horas antes do embarque. O dono deve usar uma caixa de transporte que seja confortável para o animal, pergunte para a companhia aérea se é permitido colocar algum brinquedo dentro da caixa para acalmar o bicho.

Para deixá-lo mais confortável, coloque um tapete absorvente na caixa de transporte, para que o animal não fique molhado se fizer xixi. Todo animal transportado é cobrado uma taxa e isso varia de acordo com o peso e tamanho da caixa de transporte. As caixas que são inteiras de plástico, incluindo as portas e janelinhas são bem mais leves.

O cachorro ou gato não precisa de tranquilizantes para fazer uma viagem de avião, exceto por recomendação expressa de um veterinário. Jamais automedique seu animal antes de uma viagem.

Uma dica para quem vai viajar com seu animal é usar uma coleira de identificação. Se possível, instale um microchip em seu cachorro ou gato. Saiba tudo sobre microchip em animais. Em 2011, um gato fugiu do aeroporto de Brasília enquanto os funcionários transferiam as bagagens. Devido as negligencias de algumas companhias aéreas, estamos sujeitos a esse tipo de incidente, portanto, se isso acontecer e seu pet estiver identificado, mais fácil será para encontrá-lo. Veja algumas dicas para viajar com seu cachorro com segurança.

Se o dono do animal optar por fazer a viagem de carro com o cachorro ou gato, saiba que também é muito importante levar a carteira de vacinação do animal. Ensine seu cachorro a andar de carro sem sentir enjoos. Procure estar sempre informado sobre seus direitos para então fazer uma boa viagem com seu bicho de estimação.

Nos Estados Unidos existe uma companhia aérea exclusiva para o transporte de animais, a Pet Airways, fundada em 2009. Por enquanto, os destinos da Pet Airways são apenas dentro do estado norte-americano.

ospaparazzi.

“As condições de trabalho na Ryanair são chocantes”


 
O Jyllands-Posten ouviu o testemunho de uma hospedeira da Ryanair que decidiu apresentar queixa contra a linha aérea de baixo custo.

A hospedeira explica que os empregados têm de pagar os seu uniforme, não são remunerados por estarem disponíveis fora dos horários de trabalho e que, se deixarem aquele emprego antes de terem passado 15 meses, têm de desembolsar 200 euros.  

Estas condições de trabalho violam certas leis nacionais e o direito europeu, comenta o diário. Segundo um especialista dinamarquês em assuntos laborais inquirido pelo jornal, o setor aéreo está hoje numa “corrida para o fundo”.
PRESSEUROP

Gigantes da aviação não têm privatização da TAP no radar


Qatar, Lufthansa, Emirates e TAM rejeitam interesse na venda da companhia, que o Governo quer relançar. Efromovich é o eterno candidato.
Só Efromovich está interessado na TAP Paulo Ricca 
 
Não, não e não. É esta a resposta generalizada das companhias de aviação a um possível interesse na privatização da TAP. Da Europa à América Latina, sem esquecer as emergentes transportadoras do Médio Oriente e da Ásia, a venda que o Governo português quer relançar parece não estar a despertar a atenção.

Apenas Germán Efromovich, único candidato na primeira ronda mas que viu a oferta rejeitada, se assume como potencial comprador.

À margem da 69ª Assembleia Geral da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), na Cidade do Cabo, os presidentes de algumas das maiores companhias de aviação do mundo tiraram a TAP do radar.

Mesmo aqueles que chegaram a ser dados como novos acionistas da transportadora aérea do Estado, como é o caso da Qatar Airways (chegou a noticiar-se que compraria 49% do capital), afastam essa possibilidade.

O mesmo acontece com a Lufthansa, a Emirates ou a brasileira TAM. O Governo ainda não relançou a operação porque quer primeiro resolver o problema da deficitária unidade de manutenção no Brasil (que tem, como o PÚBLICO avançou, a Embraer como um dos interessados).

No entanto, a resposta do mercado parece não estar à altura das aspirações do executivo, que está pressionado pelo programa de privatizações acordado com a troika. Só Germán Efromovich, único candidato à primeira tentativa de venda, se assume como candidato. A jornalista viajou a convite da IATA
ECONOMIA PT

Grupo de 100 estudantes é expulso de avião por desobedecer tripulação nos EUA


Nova York, 4 jun (EFE).- O que prometia ser uma viagem de fim de período terminou nesta terça-feira em um verdadeiro fracasso para um grupo de 100 estudantes de um colégio judeu de Nova York, que foram expulsos de um avião por não ficarem sentados e usarem celulares como foi solicitado pela tripulação.


 
O incidente aconteceu no começo da manhã em um voo da companhia AirTran, que sairia do aeroporto de LaGuardia rumo à cidade de Atlanta.

"Não se sentavam e alguns usavam seus celulares, embora tenha sido pedido que isso não fosse feito. Ao ver que não atendiam às solicitações da tripulação, incluindo o capitão, foi pedido que abandonassem o avião", afirmou o porta-voz da companhia aérea, Brad Hawkins.

O colégio Yeshiva de Flatbush, no bairro do Brooklyn, disse através de seu diretor, o rabino Seth Linfield, que abrirá sua própria investigação, mas que considera "injustificada" a medida da empresa.

O avião da AirTran, saiu com 45 minutos de atraso devido ao incidente, segundo o porta-voz da companhia.

Os professores que acompanhavam os estudantes em sua viagem até Atlanta afirmaram que os membros da tripulação "atuaram de maneira desproporcional" e fizeram "uma tempestade de areia", segundo a professora Marina Wielgus em declarações dadas ao canal de televisão "CNN".

"Nos trataram como se fôssemos terroristas. Nunca havia visto nada igual. Acho que se fossemos estudantes não religiosos, não teriam nos retirado do avião", declarou um dos alunos, Jonathan Zehavi.

YAHOO

Medo de voar: Verdades e mitos sobre aviões


O comandante João Roque responde às dúvidas daqueles que têm fobia de voo.

Porque é que o avião voa?
Porque tem asas, as asas criam uma força de sustentação, essa força só é gerada porque é dado impulso ao avião para que possa descolar-se na massa de ar. Para que essa força seja gerada tem os motores.
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E se houver uma avaria em pleno voo?
O avião não cai! Por exemplo, ele voa independentemente de ter ou não motores. Os motores apenas prolongam a distância de voo. Existe o mito que uma avaria é uma coisa fatal e não é. Nós explicamos que a avaria é uma coisa comum de acontecer, está prevista e existem outros sistemas que podem substituir os que funcionam mal. Tudo o que é importante para um avião, normalmente está em duplicado, em triplicado ou em quadruplicado. Se é importante ter energia no avião, não tenho um gerador, tenho três, quatro ou cinco, tenho muitas maneiras de gerar energia eléctrica. Isto é válido para a energia eléctrica, para sistemas de navegação, para os pilotos automáticos, para os sistemas de travagem, para tudo. O mesmo se aplica aos pilotos, que nunca é só um, são sempre dois ou três. É graças a esta redundância que se conseguem índices de segurança elevados.

Porque é que há acidentes?
Os acidentes acontecem porque há intervenção humana e, quer queiramos quer não, a intervenção humana tem sempre a sua componente de falha. O que as pessoas podem ter a certeza é que trabalhamos muito a sério para combater essa falha e essa pequena margem de erro que possa existir.

O que é a turbulência?
É um fenómeno da meteorologia. Vivemos num planeta que é muito dinâmico. Se olharmos para a massa de água, o mar tem todas aquelas oscilações pelo movimento de rotação da Terra. O mesmo se passa na atmosfera, só que nós não visualizamos porque a atmosfera tem uma densidade muito mais baixa do que a água. Depois é mais sentido num avião porque enquanto num barco vamos a 6 ou 7 ou 20 nós, num avião vamos a 400 nós, ou seja, a 900 km/h. Portanto, sentimos com muito mais força esta dinâmica da atmosfera que provoca a turbulência. Mas não faz cair o avião! Nós evitamo-la porque causa grande desconforto aos passageiros.

A aterragem e a descolagem são os momentos mais perigosos do voo?
Não vou negar que são fases mais críticas do voo porque estamos a passar o peso do avião, que é suportado pelo trem de aterragem, para a asa e ele passa a ser suportado pela tal força de sustentação. Ora essa é uma fase que, quer queiramos quer não, é uma fase de aceleração – na descolagem – em que a operação é feita a baixa altitude e por vezes o erro pode acontecer. O mesmo se passa na aterragem. Aí vamos transitar o peso do avião da asa para o trem de aterragem quando toca na pista. Trata-se de um conjunto de manobras que são muito exigentes e que implicam muito treino da parte das tripulações. Mas são fases seguras!


Onde é que os pilotos fazem a sua formação?
A formação dos pilotos é muitas vezes suportada pelos próprios e as pessoas questionam-se onde fizemos o curso. Mas depois de entramos numa companhia área temos que fazer o curso de qualificação do avião que estamos a voar. Esse curso tem inúmeras sessões de simulador – 19 sessões de simulador de três horas cada uma – em que o piloto vai aprendendo a operar com aquele avião em situações de emergência, em situações de falha do motor, fogos a bordo… Tudo isto é treinado para que, na eventualidade de estas situações ocorrerem em voo real, sejamos capazes de lidar com elas e resolver os problemas. Depois o avião tem muitas redundâncias e é com essas redundâncias que nós somos também habilitados a trabalhar. Ou seja, o avião tem dois motores, mas eu tenho de ser capaz de voar só com um. No caso do Airbus 340, que tem quatro motores, somos treinados a voá-lo só com dois. Depois disto tudo, somos sujeitos a um exame semestral em simulador e temos de cumprir determinados parâmetros do voo. Se não os cumprimos não voamos.

Quem faz a manutenção dos aviões? Pode-se confiar nessa manutenção?

O programa de manutenção do avião tem que ser cumprido à risca porque foi determinado pelo construtor, foi aprovado pelas entidades aeronáuticas e depois há um acompanhamento grande da própria companhia aérea. A actividade de manutenção envolve milhares de pessoas e um conjunto organizado de tarefas.

Mas voar é mesmo seguro?
O avião é um meio bastante seguro. A operação que temos não só no universo TAP mas no universo da indústria aeronáutica é bastante segura, rege-se por regras muito apertadas e exigentes que as companhias aéreas são obrigadas a cumprir porque são auditadas e porque têm brio em mostrar o seu nível de segurança. Só assim é que têm passageiros que confiem nelas. Nós estamos a ter um índice de acidentes a diminuir, ao mesmo tempo que temos um índice de número de voos a aumentar. São só boas notícias!

SOL

Avião movido a energia solar conclui terceira etapa de travessia americana



Solar Impulse decolou do Texas na segunda (3) e pousou no Missouri.
Aeronave vai cruzar os EUA em cinco etapas, que terminarão em julho.

 

O piloto Piccard recebe supervisão de Borschberg, em pé, antes de decolar em Dallas, no Texas (Foto: Solar Impulse/Revillard/Rezo.ch/Reuters)O piloto suíço Bertrand Piccard recebe supervisão de André Borschberg, em pé, antes de decolar com o Solar Impulse em Dallas, no Texas, na noite de segunda-feira (3) (Foto: Solar Impulse/Revillard/Rezo.ch/Reuters)
 
O avião Solar Impulse, primeira e única aeronave movida a energia solar, decolou do Texas, no sul dos EUA, na segunda-feira (3) e pousou no Missouri, no centro do país, usando um "revolucionário" hangar inflável no aeroporto de Saint Louis, devastado por tornados que castigaram a região.


"Tenho a impressão de voltar de outro mundo", afirmou o piloto da aeronave, o suíço Bertrand Piccard, ao aterrissar.
A terceira etapa, das cinco previstas pelos criadores (Piccard e André Borschberg) para atravessar o território dos EUA, começou na semana passada na Califórnia.

O objetivo é promover a tecnologia do avião, que depende de 12 mil células fotovoltaicas para produzir eletricidade suficiente como para carregar sua bateria de lítio de 400 kg, necessária para alimentar os motores elétricos a hélice de 10 cavalos de força, tanto durante o dia quanto à noite.
Depois de deixar Missouri, a aeronave seguirá para o aeroporto Dulles, perto da capital Washington, em meados de junho, e finalmente chegará no aeroporto Kennedy de Nova York em julho.

A parada em St. Louis "é muito importante e simbólica" para os organizadores da travessia, pois é uma forma de prestar homenagem ao pioneiro da aviação Charles Lindbergh e seu Spirit of St. Louis, o primeiro avião que voou de Nova York a Paris sem escalas.

O trecho entre o Texas e o Missouri é o mais longo realizado por Piccard até o momento com a aeronave. A unidade permanecerá de uma semana a dez dias em cada parada, onde o público poderá ver o avião e fazer perguntas aos pilotos e a outros participantes do projeto.
O Solar Impulse, projeto iniciado há dez anos, fez seu primeiro voo em junho de 2009. Em 2010, o avião voou por 26 horas ininterruptas para demonstrar sua capacidade de acumular energia suficiente durante o dia para continuar voando à noite.

Um ano depois, a aeronave fez seu primeiro voo internacional entre a Bélgica e a França e, em junho de 2012, a primeira viagem transcontinental, de 2.500 km, entre Madri, na Espanha, e Rabat, no Marrocos, durante 20 horas.

O aeroplano é particularmente sensível a turbulências e não tem espaço para passageiros, mas Piccard insistiu em que essas questões não são contratempos, mas desafios para o futuro.
Piccard e Borschberg preveem dar a volta ao mundo em 2015 com uma versão melhorada do Solar Impulse.

Avião movido a energia solar é retirado de hangar em direção à pista antes da decolagem (Foto: Solar Impulse/Revillard/Rezo.ch/Reuters)Avião movido a energia solar é retirado de hangar em direção à pista antes da decolagem. Criadores querem dar a volta ao mundo em 2015 com uma versão melhorada (Foto: Solar Impulse/Revillard/Rezo.ch/Reuters)
G1

Anac investiga avião americano que realizou pouso em Guajará-Mirim, RO


Aeronave saiu dos Estados Unidos e deveria pousar na Bolívia.
Piloto foi interrogado pela Polícia Federal e liberado em seguida.


Fiscais da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) estiveram no aeroporto de Guajará-Mirim (RO) nesta terça-feira (4) para avaliar a situação de uma aeronave americana, apreendida pela Polícia Federal, após pousar, sem autorização, no local que está interditado desde outubro do ano passado. O piloto da aeronave foi interrogado e liberado.
De acordo com a Polícia Federal, o avião monomotor cessna de fabricação americana, veio dos Estados Unidos e deveria pousar em Guayarámerim, na Bolívia, no dia 29 de maio. As causas do pouso não foram divulgadas pela PF.
Para decolar, o piloto precisa ter um plano de voo especial, por conta da interdição do aeroporto. Desde que foi interditado, apenas aeronaves militares têm autorização para pousar e decolar no aeroporto. A Receita Federal também investiga o caso. A identidade do piloto não foi divulgada.

As condições do aeroporto, tanto da pista como da área de embarque e desembarque, também foram avaliadas pela  Anac. Representantes da Receita Federal e da Anac não quiseram comentar o caso.

G1