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quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Embraer estuda eliminar a função do co-piloto

http://asnovidades.com.br/wp-content/uploads/2010/09/Avioes-executivos-Embraer.jpg

DER SPIEGEL

Gerald Traufetter
Deborah Weinberg

Caros demais, pesados demais e desnecessários: a fabricante de aviões brasileira Embraer tem os co-pilotos em baixa estima. Agora a empresa planeja substituí-los por computadores.

Os sistemas de controle de jatos de passageiros quase sempre são duplicados. Por exemplo, há três indicadores de velocidade e até cinco computadores de voo. Tudo é redundância: se um aparelho falha, outro entra em ação.

O mesmo é verdade para os pilotos. Para que uma comida estragada não deixe tanto o piloto quanto o co-piloto fora de ação ao mesmo tempo, há uma regra de ouro na cabine de comando: nunca escolham a mesma refeição.

Mas se as ideias dissidentes de meia dúzia de engenheiros se tornarem realidade, a redundância na cabine de controle pode se tornar algo do passado –e os co-pilotos podem desaparecer em 10 a 15 anos.

O último tabu a 38.000 pés

Luiz Sergio Chiessi, vice-presidente de inteligência de mercado de aeronaves da brasileira Embraer, a terceira maior fabricante de aviões comerciais do mundo, diz: “Acreditamos ser tecnicamente possível.”

A respeitada revista britânica Flight International concluiu que a Embraer “é a primeira a abrir a questão de tripulações de piloto único”.

Ao fazê-lo, a Embraer está questionando o último tabu que resta na cabine de comando. Depois dos operadores de rádio, navegadores e engenheiros de voo terem sido vítimas das medidas de corte de custos, o braço direito do piloto também pode ser deixado de lado. Até agora, as companhias aéreas tem feito inquirições muito discretas sobre a possibilidade de ter cabines de comando de um piloto só. Até a Airbus, fabricante de aviões europeia, já recebeu muitas perguntas sobre o assunto.

Com tanta pressão para cortar custos, as companhias aéreas acham atraente a possibilidade de cortar o número de funcionários tão bem pagos. Além disso, a rápida expansão de indústria está ameaçando provocar uma falta de pilotos. Por exemplo, nos próximos 20 anos, a fabricante de aviões norte-americana prevê que 448.000 novos pilotos serão necessários.

Excesso de confiança?

Pouco depois de a Embraer fazer seu anúncio bombástico, o Thales Group, um dos principais fabricantes de instrumentos de aeronaves, anunciou que também estava estudando a ideia de uma cabine de um piloto. “É claro que é conveniente dizer: ‘Esqueça; nunca vai acontecer’. Mas olhando para frente no horizonte, temos propostas inteligentes nessa direção”, disse o diretor de inovação de aeronaves comerciais da empresa, Joseph Huysseune, à Flight International. A empresa francesa está conduzindo um projeto chamado “Cockpit 3.0”, que pretende automatizar os instrumentos do avião para permitir que um único piloto possa voar.

Para muitos críticos, isso parece excesso de confiança. Para eles, em um futuro previsível, o estado da tecnologia não garante o grau de confiabilidade necessário. “O avião teria que poder pousar sozinho, se o único piloto estivesse incapacitado”, diz Dieter Reisinger, diretor da Associação de Testes de Voo da Áustria, em Viena. O avião teria que encontrar seu caminho até o aeroporto sozinho ou os instrumentos teriam que ser operados remotamente do solo, “como um avião de brinquedo”, acrescenta Reisinger.

Coisas demais para dominar

Com tais demandas, a Embraer e o Thales Group estão se focando em uma arquitetura de controle de tráfego aéreo completamente nova, que está sendo desenvolvida nos EUA e na Europa. Ela inclui conexões de satélite de alta performance entre o avião e os controladores em terra, além de determinação da posição extremamente precisa.

Hoje, os aviões já podem pousar nas pistas automaticamente com a ajuda de luzes guias. Mas os pilotos ainda monitoram todo o processo. Em caso de emergência –como quando há ventos fortes ou outro avião bloqueando a pista- eles podem entrar e assumir o controle do avião a qualquer momento.

“O ser humano pode dominar criativamente milhares de situações”, diz Holger Duda do Instituto de Sistemas de Voo em Braunschweig, parte do Centro de Aeroespaço Alemão (LDR). Para ter a aprovação de autoridades de aviação, a fabricante teria que provar que os computadores tomariam as decisões corretas em todas essas situações. E isso é “virtualmente impossível”, acredita Duda.

Ainda assim a tentação de cortar pela metade o tamanho da tripulação na cabine de comando é grande. Funcionários do Thales especulam que o processo poderá ser iniciado com aviões de carga, em vez de grandes aviões de passageiros. E a Embraer, de sua parte, tem em vista os jatinhos. O menor deles –inclusive seus próprios modelos Phenom 100 e 300- já têm aprovação para um único piloto. A empresa conseguiu reduzir a quantidade de trabalho do piloto nesses aviões, por exemplo, na lista de checagem. “Se você comparar com a lista de checagem de um avião convencional, para cada 10 itens, há um ou dois no Phenom”, diz Chiessi da Embraer.

Diretrizes técnicas para essas mudanças também poderiam ser encontradas no próspero setor de sondas aéreas não tripuladas, tais como as que estão sendo usadas pelos militares norte-americanos no Afeganistão e em outras partes.

A visão da cabine

Os sindicatos de pilotos estão se preparando para enfrentar essa mudança potencialmente importante. Ainda assim, de acordo com Jörg Handwerg, porta-voz do sindicato de pilotos alemães Cockpit, os pilotos são apenas 4 ou 5% dos custos da aviação. “Duvido que realmente valha a pena as empresas implementarem esse sistema novo tão complexo”, diz ele.

Em fóruns online, alguns pilotos colegas de Handwerg expressam uma opinião mais impertinente dos planos ambiciosos da Embraer. Por exemplo, um capitão escreveu que o piloto extra poderia se deitar de barriga na cabine e pilotar o avião dali para “criar espaço suficiente para outro assento na primeira classe”.

plano brasil

Gol: bem-vinda à blogosfera

Do novo comercial da Gol

Tem blog novo no ar: a Gol lançou esta semana o seu blog, o Voe Gol. É um blog completamente inserido no universo das mídias sociais, linkado com Flickr, Facebook, Twitter.

Sabe aquelas páginas da Revista da Gol com perfis dos passageiros? No blog os perfis ficam mais pedaçudos, com a história das viagens.

O blog também vai ter posts de destinos — o primeiro, de St. Maarten, foi adaptado de uma matéria minha para a revista — e colunistas. A Elisa Araújo, CEO da Bóia, assina uma coluna de viagens com crianças.

viage na viagem

Twitter da Gol com novo endereço



A Gol Linhas Aéreas mudou seu endereço no Twitter. Agora o perfil oficial da empresa é @VoeGOLoficial. Cuidado com os perfis falsos e com os golpes que pessoas má intencionadas podem tentar aplicar usando o o nome da companhia.
blog mundi

TAM Nas Nuvens é eleita melhor revista de bordo do mundo


A TAM Nas Nuvens acaba de ser eleita a melhor publicação da categoria em todo o mundo. A revista de bordo da TAM Linhas Aéreas recebeu o Passenger Choice Awards, o mais importante e tradicional prêmio da indústria global de aviação, organizado pela Apex (Airline Passenger Experience Association), antiga WAEA (World Airline Entertainment Association) - entidade que reúne as maiores empresas aéreas do mundo.

O conceito editorial da revista foi totalmente construído pela equipe de Marketing da TAM e operacionalizado pela TAM Nas Nuvens. O tema "viagem" perpassa todo o seu conteúdo da publicação, que é inspirado no dia a dia da empresa. "As atividades que realizamos, em todas as áreas, são retratadas em cada edição", destaca a diretora de Marketing da companhia, Manoela Amaro. "Isso se transforma em serviço para o passageiro. Trata-se de branded entertainment." Design sofisticado e alta qualidade editorial marcam o produto.

A TAM Nas Nuvens, em seu atual formato, é publicada há três anos, mensalmente. A revista tem 150 mil exemplares de tiragem e é distribuída gratuitamente em todos os voos nacionais e internacionais da TAM.

No Passenger Choice Awards, a TAM Nas Nuvens ficou entre as cinco finalistas em duas das 12 categorias: Inflight Publication (publicação de bordo), na qual que saiu vencedora, e Best in Region Americas (melhor das Américas). A escolha dos finalistas foi feita pelo público, em votação realizada na internet e encerrada em 31 de julho. A consultoria Nielsen coordenou a premiação.

A cerimônia em que os vencedores foram anunciados foi realizada no dia 13 de setembro, durante a 31ª Conferência da Apex (Airline Passenger Experience Association's Annual Conference & Exhibition), no Long Beach Convention Center, em Long Beach, na Califórnia (EUA). A conferência vai até a próxima quinta-feira, com a presença de dois mil representantes de companhias aéreas de todo o mundo.

Manoela Amaro recebeu o prêmio acompanhada por José Racowski, gerente de Unidades de Negócio da TAM, e por representantes da TAM Nas Nuvens: Joe Carreira, diretor executivo; Roberto Feres, diretor editorial; e Giovanni Rivetti, diretor executivo.

"Receber o Passenger Choice Awards é uma grande honra, que nos deixa extremamente felizes e orgulhosos. É um marco", afirmou Manoela. "Esse prêmio é o reconhecimento global à nossa dedicação permanente na busca por oferecer sempre o que há de melhor ao passageiro."

O Passenger Choice Awards é a nova edição do tradicional Avion Awards. O prêmio reconhece a excelência na experiência de voo oferecida pelas companhias aéreas, em entretenimento de bordo, inovação e serviço, por meio da opinião dos próprios passageiros, manifestada na votação via web.
jornal de turismo

Anos 30: Zeppelin: Da Alemanha ao Brasil


O ano de 1930 também ficou marcado pela vinda do primeiro dirigível, o LZ-127 Graf Zeppelin, ao País. Em sua primeira viagem à América Latina, o gigante inflável de 235 metros pousava no dia 22 de maio, no Recife. Vinha de uma viagem de três dias e meio, com saída de Friedrichshaven, na Alemanha. O voo de 11 mil km foi feito a uma velocidade média de 150 km/h.

Vista aérea do Cristo Redentor, no Morro do Corcovado, no Rio

O “charuto prateado” foi recebido com festa e buzinaço pelos pernambucanos. Recife recebeu autoridades, visitantes e jornalistas do mundo inteiro para assistir à sua chegada. Três dias depois era a vez dos cariocas acompanharem com festa a aproximação do Zepellin ao Rio de Janeiro.

A partir de 1936, o País passou a ser rota regular dos dirigíveis que saíam da Alemanha, ligando Frankfurt à Cidade Maravilhosa, com escala na capital pernambucana.

Foram feitas nove viagens até 1938, quando foram encerradas as atividades da empresa. Um ano antes, a explosão do dirigível Hindenburg ainda no ar, nos Estados Unidos, provocara uma crise, resultando no fim da era dos dirigíveis.

ig

JFK Airport : obras na pista


Um dos aeroportos mais movimentados do país estará perdendo uma pista pelas próximas duas semanas.
Isso porque o aeroporto estará instalando concreto novo em uma pista que se cruza com a pista principal do aeroporto.

A Autoridade Aeroportuária de Nova York e Nova Jersey disse que os atrasos não devem aumentar devido ao fechamento da pista.
Uma vez que a pista é desstivada para reparos, as outras três pistas de decolagem no aeroporto JFK irão lidar com o tráfego extra.

Temos vagas


De acordo com um comunicado divulgado quarta-feira, a indústria da aviação comercial terá de contratar mais de um milhão de pilotos e técnicos de manutenção nos próximos 20 anos para acompanhar a demanda.

ABoeing estima demanda mundial de 466, 650 pilotos e 596, 500 funcionários de manutenção (engenheiros e mecânicos), entre 2010 e 2029.

Um surpreendente número de 180.600 pilotos e
220.000 de pessoal referente a manutenção seriam necessários apenas na Ásia, especialmente na China.
PR Newswire

EasyJet cria APP para iPhone



A EasyJet criou o seu próprio iPhone App. Os passageiros podem agora obter informações atualizadas sobre horários de chegada e partida e outras atribuições .

aplicação do iPhone easyJet

Bruce DickinsonIron( Iron Maiden): Diretor de marketing de companhia aérea


Bruce Dickinson parece estar prestes a iniciar em mais uma profissão. Além de ser vocalista do Iron Maiden, compositor, escritor, roteirista para cinema, esgrimista de nível internacional e piloto profissional de aviões, o cantor foi agora nomeado o novo diretor de marketing da Astraeus Airlines, a mesma companhia aérea onde já presta serviço como piloto.

Segundo o site Travel Trade Gazette, a Astraeus decidiu convidar o vocalista para a nova empreitada e Bruce teria aceitado o convite.

De acordo com a matéria, a Astraeus terá Bruce trabalhando ao lado do diretor comercial e chefe de leasing Shaun Monnery, o qual afirmou que a nomeação de Dickinson faz parte de uma expansão da equipe comercial.

Segundo Monnery, "Bruce é um grande comunicador, ele conhece a indústria da aviação por dentro e por fora, tanto em termos de perspectivas técnicas quanto comerciais, e numa indústria exigente e desgastante como essa, ele é um homem que pode lidar com a pressão, seja como capitão de um 757, seja na frente de 50 mil fãs do Iron Maiden ou lidando com os mais experientes gerentes da aviação."


De acordo com Dickinson, "esta é uma função de marketing que almeja levar a mensagem da Astraeus e sua proposta de trabalho e negócios diretamente a um público-alvo relativamente específico de pessoas que tomam as decisões na aviação. Eu sou um comunicador, obviamente tenho experiência com mídia criativa e sou um capitão da companhia, portanto isso tudo faz sentido, e eu gosto do desafio".

A Astraeus Airlines opera uma frota de onze Boeing 737 e 757, além de um Airbus A320.

WHIPLASH/IRON MAIDEN BRASIL

Notícias » Mundo » Mundo Bomba danifica escritórios de empresas aéreas em Buenos Aires


Uma bomba explodiu nesta madrugada em um bairro comercial da capital argentina causando danos materiais nos escritórios da americana American Airlines e da italiana Alitalia, informaram fontes policiais.

Nas imediações, foram encontrados panfletos assinados pelo grupo anarquista chileno Teodoro Suárez exigindo "a libertação de presos políticos e autonomia e territórios para o povo mapuche".

Os escritórios das companhias aéreas ficam em uma galeria comercial do bairro portenho da Recoleta, onde testemunhas afirmaram terem visto um homem encapuzado.

A polícia afirmou que revisará as filmagens dos sistemas de segurança dos escritórios vizinhos para tentar identificar aos autores do atentado.

Nos últimos meses, grupos anarquistas chilenos assumiram diversos atentados com bombas artesanais em Buenos Aires que causaram destroços em escritórios e bancos.

Os incidentes estão sendo investigados por juízes federais da capital, em cooperação com as autoridades chilenas, como informaram os porta-vozes policiais.

O ataque de hoje ocorre depois de a Corte Suprema de Justiça argentina autorizasse a extradição ao Chile de Galvarino Apablaza Guerra, ex-chefe de um grupo guerrilheiro que assassinou o senador direitista Jaime Guzmán em 1991.

A extradição só pode ser cancelada se a presidente Cristina Fernández de Kirchner conceder condição de refugiado político a Guerra.

terra

Anos 30: Assim nascia o Aeroporto de congonhas


Aeroporto de Congonhas foi inaugurado em 1936

Apesar do período de glamour dos anos de Getúlio Vargas, o Brasil apenas começava a construir uma infraestrutura para atender a demanda turística. Foram criadas as primeiras companhias aéreas nacionais: a Varig (1927), a Panair (1930) e a Vasp (1933). Em 1936, a abertura do tráfego aéreo dos aeroportos de Congonhas (São Paulo) e do Santos Dumont (Rio de Janeiro) permitiu uma ligação pioneira entre capitais.

ig


Mitsubishi inicia produção nacional de avião a jato e já tem pedidos



A Mitsubishi Aircraft, subsidiária da Mitsubishi Industry, informou ontem (15) que iniciou a produção nacional do avião a jato regional MRJ (Mitsubishi Regional Jet).

Com assentos entre 70 e 90, a MRJ já tem pedido de 125 aviões da ANA e da companhia americana Trans States Airlines.

Segundo o website do jornal Yomiuri, a companhia pretende realizar o primeiro vôo em 2012 e entregará os pedidos em 2014.

webnews

Webjet deixa de oferecer serviço de bordo gratuito e terá apenas opção paga


A Webjet deixará de oferecer serviço de bordo gratuito nos seus voos. A empresa irá oferecer nos seus voos apenas o serviço de bordo pago.

Vários leitores do Melhores Destinos, já receberam esse aviso nos voos da Webjet. Um deles disse que fez o trecho São Paulo – Porto Alegre e no voo dele não oferecido nada, a não ser a opção paga.

Nós tentamos confirmar essa informação com a assessoria de imprensa da Webjet, mas não tivemos resposta sobre essa mudança, a resposta falou apenas dos serviços que vinham sendo testados há meses nos voos entre São Paulo e Salvador.

Evitamos publicar notícias sem a confirmação da empresa, mas se vários leitores já foram avisados durante os voos, certamente essa medida está sendo implementada.

Nos último meses a Webjet tem se posicionado como uma empresa de baixa custo e preços baratos. Essa mudança no serviço de bordo é normal e até esperada dentro da sua estratégia. Cabe a nós passageiros optarmos pelas companhias aéreas que oferecem preços e serviços mais adequados às nossas necessidades.

A Webjet quer garantir os menores preço e para isso é preciso reduzir os custos.

melhoresdestinos

Empresa italiana exibe assento para viajar de avião em pé

Novidade foi apresentada em evento na Califórnia. Aeronave tem espaço menor entre as fileiras


Marion Dinicola, de New York, experimenta o novo assento para avião da companhia italiana Aviointeriors. A aeronave tem 58 centímetros de espaço para as pernas entre as filas, enquanto os assentos habituais da classe econômica têm 78 cm. (Foto: Lucy Nicholson/Reute

Homem experimenta a novidade, apresentada durante a feira Aircraft Interiors Expo, em Long Beach, Californi(Foto: Lucy Nicholson/Reuters)
bga

SAA retira último Boeing 747 da frota em outubro



A frota da South African Airways (SAA) não terá mais o Boeing 747. A partir do próximo mês, o último Jumbo, do modelo 400, deixa de operar. Atualmente, esse avião, que tem capacidade para 357 passageiros, faz a rota Joanesburgo a Lagos, na Nigéria.

“A SAA está renovando e modernizando e frota, que também será totalmente com equipamentos da Airbus”, justifica o diretor geral da aérea para América do Sul, Nelson de Oliveira. “Inclusive os atuais Boeing 737-800 serão trocados pelos Airbus A319”, completa o diretor.

Segundo ele, a SAA encomendou seis Airbus A330-200, e o primeiro deve ser entregue em fevereiro de 2011.

Atualmente a frota da aérea sul-africana é formada pelos seguintes aviões: Airbus A340-600 (nove); Boeing 747-400 (um); Airbus A340-300 (seis); Airbus A340-200 (seis); Boeing 737-800 (21) e Airbus A319-100 (11).

PANROTAS

Los Angeles: homem é encontrado morto em banheiro do aeroporto

Policial responde às dúvidas da imprensa em frente ao banheiro onde corpo foi encontrado. Foto: AP

Policial responde às dúvidas da imprensa em frente ao banheiro onde corpo foi encontrado
Foto: AP

Um homem com as mãos amarradas e a cabeça coberta com um saco foi achado morto nesta quarta-feira em um banheiro do aeroporto internacional de Los Angeles (Califórnia), informaram as autoridades. A polícia encontrou o corpo em um banheiro do terminal três em torno das 8h hora local (12h horário de Brasília), segundo Albert Rodríguez, porta-voz do aeroporto, que acrescentou que o incidente não afetou a atividade dos voos.

As autoridades de Los Angeles estão investigando a situação, sobre a qual não foram informados maiores detalhes. Fontes consultadas pelo jornal Los Angeles Times disseram que a Polícia não determinou se o incidente se tratou de um suicídio ou de um homicídio.

A criminalidade no aeroporto internacional de Los Angeles diminuiu 6% durante os primeiros seis meses do ano com relação ao mesmo período em 2009. O número de detenções também caiu nesses meses, segundo estatísticas oficiais.

Cerca de 30 milhões de passageiros usaram este aeroporto desde o começo do ano até 30 de junho, o que supõe 4,85% de aumento a respeito do mesmo período em 2009.

terra

Airbus pede "novas regras do jogo", após decisão da OMC


Paris, 15 set (EFE).- O fabricante aeronáutico europeu Airbus pediu nesta quarta-feira para negociar com a Boeing "novas regras do jogo", após a divulgação de que a Organização Mundial do Comércio (OMC) se pronunciou contra as subvenções recebidas por seu concorrente americano.

"Agora que os dois relatórios estão disponíveis, é hora de deixar de jogar a culpa e começar a assumir as responsabilidades", disse em comunicado Rainer Ohler, responsável pela comunicação da Airbus, em relação aos pronunciamentos da OMC tanto sobre as ajudas a Boeing quanto as percebidas pelo fabricante europeu.

"Até que não deixemos estas disputas e comecemos negociações não estaremos em condições de definir novas regras do jogo justas", acrescentou.

Essas normas "regerão o futuro da indústria aeronáutica mundial, um assunto que excede o alcance do litígio transatlântico", disse o porta-voz.

"Sem entrar em detalhes, a síntese da conclusão do painel condena as subvenções maciças recebidas pela Boeing", segundo um comunicado do Governo francês a propósito do veredicto da OMC.

No texto, segundo o Governo francês, as ajudas a Boeing "violam as regras da OMC e dão razão à queixa da União Europeia".

Ohler considerou que a publicação do relatório do organismo destaca vários aspectos do problema, como o que consiste em declarar que a "Boeing se beneficia de bilhões de dólares em subvenções governamentais que a OMC considera ilegais".

epa

Europeus cantam vitória em disputa entre Airbus e Boeing


GENEBRA — Os europeus cantaram vitória nesta quarta-feira na guerra de titãs que opõe a fabricante de aeronaves Airbus e Boeing, assegurando que a OMC decidiu a favor da UE por considerar ilegais os anos de subsídios concedidos por Washington ao gigante americano.

A OMC entregou nesta quarta um veredicto crucial preliminar sobre décadas de ajudas americanas à Boeing, denunciadas como ilegais pela UE e pelo construtor europeu Airbus, no segundo capítulo desta guerra transatlântica por supostas subvenções proibidas.

"A análise feita (pela Organização Mundial do Comércio) parece muito completa e as conclusões apoiam os enfoques da UE na discórdia" entre as duas companhias, declarou em um comunicado o comissário europeu de Comércio, Karel De Gucht, que representa a União Europeia neste caso.

"Falta uma avaliação mais detalhada", mas mesmo assim acredito firmemente que o tema dos subsídios aos fabricantes de aviões não poderá ser resolvido através das negociações" entre os europeus e americanos, completou.

O veredicto preliminar emitido por um painel do regulador do comércio mundial permanece confidencial. A versão definitiva será publicada daqui a vários meses.

O principal interessado, a Airbus, e o governo francês, afirmaram, assim como Bruxelas, que a decisão era favorável.

"A Boeing beneficia-se de milhões de dólares de subsídios governamentais considerados ilegais pela OMC", afirmou o diretor de comunicação da Airbus, Rainer Ohler.

"A síntese das conclusões tiradas do painel condenam os subsídios em massa recebidos pela Boeing que violam as regras da OMC e dão a razão à demanda da União Europeia", disse o governo francês.

A OMC deverá pronunciar-se sobre cerca de 20 programas de ajuda à Boeing.

Além das exonerações fiscais e sociais das quais a Boeing pôde se beneficiar, o tema chave da decisão são as modalidades das ajudas dadas pela Nasa e pelo Pentágono à fabricante americana através de programas de pesquisa e desenvolvimento.

Para a UE, não há dúvida de que essas ajudas, estimadas em 24 bilhões de dólares, constituem subsídios americanos disfarçados.

Para os especialistas, o veredicto preliminar não deverá dar uma resposta uniforme à queixa europeia em torno dos cerca de 20 programas de ajuda à Boeing.

O ditame confidencial da OMC sobre a demanda apresentada em 2004 é muito esperado, depois de um primeiro veredicto de junho passado que condenou cercas ajudas de países da UE à Airbus.

A Comissão Europeia havia criticado o atraso registrado no caso Boeing por parte do Órgão de Solução de Controvérsias da OMC, levando em conta que tinha recebido de forma quase simultânea, em 6 de outubro de 2004, as duas demandas de Bruxelas e Washington, acusando-se mutuamente de oferecer subsídios de forma ilegal a seus gigantes aeronáuticos.

A UE e a Airbus estimam que esse atraso deixou impor-se a ideia de que os europeus são os grandes perdedores do caso mais complexo da história da OMC, e agora esperam revanche.

A Boeing, por sua vez, voltou nesta quarta-feira a rejeitar as acusações, e disse "confiar plenamente" na OMC.

Caso essas ajudas sejam condenadas pela OMC, "seria aberta uma brecha" significativa que poderia criar uma jurisprudência, especialmente para os países emergentes cujos fabricantes começam a ganhar terreno no cenário internacional, segundo a mesma fonte.

Em seu primeiro veredicto de mais de 1.000 páginas apresentado em 30 de junho, a OMC estabeleceu que os empréstimos alemães, espanhóis e britânicos para o Airbus A380 constituem "subvenções à exportação proibidas".

Mesmo assim, estima que 21 ajudas feitas à Airbus para o desenvolvimento da linha A300 nos últimos 40 anos representam subsídios por terem condições de pagamento a taxas inferiores às do mercado.

afp

TAM ganha licitação para ocupar hangar da Transbrasil no aeroporto de Brasília


BRASÍLIA - Foi realizado nesta quarta-feira pela Infraero o pregão eletrônico para alugar o hangar da Transbrasil no Aeroporto Internacional Juscelino Kubistchek, em Brasília. A vencedora foi a TAM. A companhia vai pagar ao todo R$ 1,8 milhão para explorar a área por cinco anos. A WebJet também participou da concorrência, mas foi desclassificada por não apresentar a documentação exigida.

O edital de licitação do hangar da Transbrasil previa preço mínimo de aluguel à Infraero de R$ 27.875 por mês. A TAM pagará um pouco mais (R$ 30 mil) para explorar a área. Gol e Azul não participaram da disputa, segundo a estatal.

Com 4,181 mil metros quadrados, o hangar ocupa área estratégica, colado no terceiro maior aeroporto do país e importante centro de distribuição de rotas. A área pode acomodar aviões de grande porte (Boeing 767 e Airbus 320) e oferece espaço para atividades de apoio e estocagem de peças, além de escritório administrativo.

o globo

Colapso do trem de pouso principal causa acidente na Noruega

Nesta quarta-feira (15), o de Havilland Canada DHC-8-103 Dash 8, prefixo LN-WIF, da empresa Wideroe, realizando o voo WF-701 - de Bodo para Sandnessjoen (ambas na Noruega), com três passageiros e quatro tripulantes, pousou na pista 03 do Aeroporto de Sandnessjoen às 05:57 (hora local - 03:57Z), com a roda direita do trem de pouso principal recolhida. O avião fez uma parada atravessada na pista próximo a torre de controle. Ninguém se feriu.

A companhia aérea disse em seu comunicado à imprensa que o avião tocou o solo de forma tão dura, que as engrenagens do trem de pouso se recolheram. Um porta-voz da companhia aérea explicou que o avião pegou uma forte rajada de vento durante a aterrissagem que acabou tornando o pouso tão difícil.
desástres aéreos

Puma Air divulga mais quatro destinos


A Puma Air, divulgou em seu Twitter, que irá iniciar voos para Marabá, Santarém, Altamira e Fortaleza. Os voos para Fortaleza começam no dia primeiro de janeiro, partindo de Belém. E também em janeiro, os voos para Luanda irão começar.

Lembrando que o Embraer 120 da Sete, também irá voar para Marabá, Altamira e Belém.

EAGLE SKY

SNA participa de audiência com GOL/VRG



Foi realizada ontem, dia 15 de setembro, no Ministério Público do Trabalho, em São Paulo, a audiência para tratar da negociação com a GOL/VRG. Estiveram presentes os representantes da empresa e a bancada de trabalhadores.

Na audiência, mediada pela procuradora regional do trabalho Laura Martins Maia de Andrade, foram finalizadas as propostas que ainda não haviam sido devidamente compreendidas.

Diversos assuntos foram discutidos e a GOL/VRG apresentou seu plano de ação:


  • Até novembro deste ano, será implantada uma central de atendimento exclusiva para tratar das escalas, com atendentes especializados que irão esclarecer todas as dúvidas apresentadas pelos tripulantes.
  • Contratação de doze escaladores – oito já foram contratados, quatro ainda serão – possibilitando, assim, a customização e a análise das escalas.
  • Em outubro e dezembro deste ano, 14 co-pilotos passaram a ser comandantes.
  • Contratação de 90 novos co-pilotos, sendo 30 em setembro, 60 em outubro, 60 em novembro e 30 em dezembro.
  • Contratação de 100 comissários em setembro e mais 80 em novembro.
  • Reajuste no valor da hora de voo para co-pilotos e comissários, já em vigor em setembro.
  • Reforma da sala de despacho operacional, que ficará pronta até novembro.
  • Construção de um centro de saúde em Congonhas, com 13 consultórios de diversas especialidades médicas e um laboratório, para atender às principais demandas de aeronautas e aeroviários. A reforma do prédio ficará pronta também em novembro.
  • Alimentação a bordo: contratação, em setembro, de uma nutricionista para supervisionar o trabalho.
  • A empresa se comprometeu a cumprir de imediato alguns temas apresentados, como a elaboração da escala com indicação detalhada das horas voadas e horas voadas em período noturno, cumprimento de 12 horas de intervalo, folgas, e jornadas máximas de acordo com a convenção coletiva.
  • Em relação ao Crew-link, a estimativa é de dois meses para que o aplicativo comece a funcionar normalmente.

Na próxima segunda-feira, dia 20 de setembro, às 16h, haverá uma reunião na sede da empresa para tratar dos assuntos da pauta de reivindicações elaborada e aprovada em assembleia pelos trabalhadores da GOL/VRG. Enquanto isso, os aeronautas da empresa permanecem em estado de greve.
SNA

Cathay Pacific achète 30 Airbus A350 Cathay Pacific compra 30 Airbus A350


A companhia aérea de Hong Kong Cathay Pacific confirmou a sua encomenda de 30 Airbus A350 por US $ 6 bilhões.

A Cathay Pacific anunciou no mês passado sua intenção de ordenar 36 aviões da Airbus e Boeing, e confirmou a compra de 30 A350.

A Cathay Pacific também deve anunciar em breve o desino para a sua encomenda de seis Boeing 777-300ER.

Avião de Berlusconi aterra de emergência


O avião que transportava Berlusconi com destino à cimeira europeia, foi obrigado a aterrar de emergência, em Milão, depois de uma janela se ter partido.
O primeiro-ministro italiano saiu de Roma e seguia para Bruxelas e, segundo a agência Bloomberg, não há feridos. Berlusconi partirá, ainda hoje, rumo à capital belga.
ionline

Piloto de ultraleve que caiu sobre uma casa em Imbituba morre nesta quarta-feira



Morreu nesta manhã de quarta-feira o piloto de um ultraleve que caiu sobre uma casa em Imbituba, no Litoral Sul de Santa Catarina, no dia 24 de agosto. Edison Corrêa, 67 anos, estava internado na Casa de Saúde São Sebastião, em Florianópolis, havia três semanas, mas não resistiu às sequelas do traumatismo craniano e fraturas do maxilar.

A informação foi confirmada por familiares de Corrêa à rádio CBN Diário.

O acidente ocorreu no bairro Arroio, ao lado do aeroclube da cidade, a pouco mais de 100 metros da casa onde o piloto morava. Segundo vizinhos que viram o acidente, o avião caiu instantes depois de decolar.

Corrêa pilotava há mais de 27 anos e havia fabricado o ultraleve. O equipamento tinha sido concluído no final de julho.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, havia sol e pouco vento quando o o avião atingiu a casa. Três pessoas estavam na residência, mas não foram feridas.

Corrêa recebeu os primeiros socorros no local e foi levado pelo helicóptero da Polícia Rodoviária Federal (PRF) ao Hospital Celso Ramos, na Capital. Depois, foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Casa de Saúde São Sebastião.
DIÁRIO.COM.BR E CBN DIÁRIO


Stelios Haji-Ioannou, fundador da Easy jet abrirá mega cadeia de ginásios low cost.


Stelios Haji-Ioannou
, fundador doGrupo Easy, anunciou o lançamento daEasy Gym, uma cadeia de ginásios com preços econômicos que abrirá no Reino Unido em 2011.

Stelios tem como ambição oferecer instalações bem localizadas a preços convenientes para clientes que precisem exercitar o físico. A inscrição custa 15 libras e o cliente não terá uma ligação fixa anual ao ginásio, podendo pagá-lo mensalmente.

A primeira academia EasyGym deverá abrir dentro de seis meses no Reino Unido, mas há planos para expandir a cadeia à Europa continental.


VÍDEO - BELO POUSO E DECOLAGEM


ifronline

O que é vento de través



Vento de través é a expressão utilizada no transporte aéreo, que significa quando o vento está no sentido de direção para a lateral da aeronave, tanto em voo de cruzeiro como para pouso/decolagem.

Vídeo de perseguição policial com FLIR


Após efetuar disparos em um mercado, a polícia de Omaha, EUA, começou a acompanhar o suspeito em um veículo e solicitou apoio da unidade aérea “Able-1″. Usando de sua tecnologia FLIR, a aeronave “Able-1″ ajudou os policiais em solo a localizar o suspeito em complexo residencial de apartamentos.

Assista ao vídeo da ocorrência:

piloto policial

Passaredo aumenta frota para 15 jatos de 50 lugares


O mercado brasileiro, assim como o americano, não tem mais demanda suficiente para jatos de 50 lugares, avaliam especialistas do setor aéreo. De acordo com eles, esse tipo de aeronave perde espaço para turboélices, mais econômicos para ligar cidades de médio porte.

A Passaredo, por sua vez, única companhia brasileira a operar jatos com essa capacidade, defende o uso de jatos de 50 lugares. A empresa tem oito unidades do modelo ERJ 145, da Embraer, em sua frota e vai encerrar 2011 com 15 jatos, diz o presidente da empresa, José Luiz Felício Filho.

"O jato de 50 lugares é um avião relativamente caro. Ele precisa de pistas longas, que são poucas no Brasil. Há um ano nos Estados Unidos esse avião começou a ser desativado por causa dos aumentos de combustível", diz o especialista em negociação de aviões, Ricardo Mendes, da consultoria Jet Design.

O presidente da Passaredo diz que para voos com distâncias acima de 500 quilômetros os jatos de 50 assentos são mais eficientes. "O mercado americano está passando por uma mudança de perfil. No Brasil, há uma distância de pelo menos 20 anos em relação a mercados maduros, como o americano e o europeu", diz o executivo.

O consultor aeronáutico Paulo Bittencourt Sampaio atesta que o principal obstáculo para jatos de 50 lugares são os custos operacionais, "proibitivos" em comparação com aviões de maior porte. Como exemplo, ele cita que a Webjet tem planos de operar nove voos diários a partir de Ribeirão Preto, com um Boeing 737-300, para 148 passageiros.

Com isso, a Webjet vai passar a competir com a Passaredo, que opera em Ribeirão Preto, mas com os jatos de 50 lugares. "Vai ser uma concorrência saudável", diz Felício Filho, da Passaredo.

Tanto Sampaio quanto Mendes acreditam que em todo o mundo não há mais espaço para os jatos de 50 lugares. O especialista em aviação da consultoria Bain & Company, André Castellini, apor sua vez, diz que ainda há um nicho de mercado para os jatos de 50 assentos. No entanto, afirma que, no Brasil, eles estão perdendo mercado para os turboélices. Ele lembra da Azul, que encomendou recentemente 20 turboélices da ATR, para cerca de 70 passageiros.
contato radar

Produção do F-22 chega a 166 aviões entregues à USAF

A Lockheed Martin divulgou nota nesta terça-feira, 14 de maio, informando que já entregou 13 caças F-22 Raptor à USAF (Força Aérea dos EUA) em 2010. O número total de F-22 entregues à USAF, até hoje, chega agora a 166 aviões.

A empresa destaca, nesta quantidade, os aviões produzidos dentro do cronograma: “A Lockheed Martin continua a atender e a exceder a agenda de produção e de entregas do F-22 Raptor, com 86 aviões entregues dentro ou antes do cronograma da USAF.”


poder aéreo

Comissão Européia Reforça Campanha de Divulgação dos Direitos dos Passageiros

A Comissão Europeia está reforçando a campanha de divulgação dos direitos dos passageiros que voam na Europa ou em cias áereas européias.

Através de um site muito claro, que tem versão em português, o passageiro fica conhecendo seus direitos no caso de cancelamento, overbooking, atraso de vôo, perda ou danos as malas e é orientado como proceder para fazer uma reclamação.

Um exemplo a ser seguido!

No site da ANAC no Brasil você encontra algumas informações, mas estão bem escondidas. No Espaço do Passageiro, a ANAC só se preocupou em colocar um ranking (muito discutível pela limitações do próprio método de elaboração) e nada mais.

aquela passagem

Esporte fantástico


O Cmte Paulo Medina – piloto Aero Magazine - foi convidado pelo programa Esporte Fantástico da Rede Record, a submeter o repórter Rafael Ribeiro a uma experiência fantástica a bordo da sua aeronave Extra200 realizando sua seqüência acrobática eletrizante. Na última sexta feira (10/set) os céus do interior de São Paulo foram palco dessa emocionante experiência.

O vôo empolgou a todos da equipe Rede Record e Rafael Ribeiro testemunhou que foi uma das melhores experiência que ele já teve na vida. Não perca a apresentação dessa matéria que será exibida no próximo sábado, dia 18, a partir das 14horas.

aeromagazine