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segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Aeroportos americanos terão novas regras de segurança



A partir de 31 de outubro, todos os voos internacionais para os Estados Unidos da América terão novas regras de segurança. Na reserva e no bilhete, o passageiro tem de se identificar com o nome completo, tal como está escrito no documento de identidade apresentado para viajar, sem abreviações, ou omissões.

A reserva também deve conter, obrigatoriamente, a data de nascimento e o gênero do passageiro. Sem estes dados, as autoridades norte-americanas negam de imediato a entrada do passageiro no país, e este perde a possibilidade de obter cartão de embarque.

Com este aperto das regras de entrada no país, o departamento de segurança norte-americano pretende aferir, 72 horas antes do embarque, se o passageiro está registado como uma pessoa perigosa ou vetada a entrar nos Estados Unidos da América.

Diario de Turismo

Indiano é detido por falsa ameaça de bomba para não perder voo

Ligação fez passageiros terem que descer e voo ser atrasado.

Estudante foi detido e confessou ter feito ameaça porque ia chegar tarde.


Um jovem indiano foi detido neste domingo (25) após confessar que tinha feito uma falsa ameaça telefônica de bomba para atrasar a saída de um voo, ao perceber que chegaria tarde ao aeroporto, informou a polícia.

O telefonema do jovem, empregado da companhia Infosys em Bangalore, efetivamente obrigou a companhia privada GoAir a adiar o voo e fazer todos os passageiros descerem para inspecionar o avião no aeroporto de Délhi.

O detido, identificado como Abhishek Gupta, de 25 anos, chegaria tarde para pegar o voo, por causa do atraso no trem onde viajava de Lucknow, capital do estado setentrional de Uttar, disse uma fonte policial à agência "Ians".

Ele "telefonou à GoAir para informar que chegaria tarde por causa do atraso do trem e pedir que o colocassem no segundo voo a Bangalore, mas seu pedido foi rejeitado", disse a fonte.

Um "desesperado" Gupta voltou a telefonar à central da companhia aérea "dizendo que havia um objeto suspeito no avião. Achou que, deste modo, o voo atrasaria um pouco e ele chegaria ao aeroporto a tempo de embarcar", prosseguiu a fonte policial.

A polícia suspeitou de Gupta porque, apesar de chegar 45 minutos depois da saída programada do voo a Bangalore, pediu para embarcar nele, por isso os agentes o interrogaram e ele confessou o crime.
Desástres Aéreos

A Falta de pilotos pode pôr em risco o crescimento da aviação mundial



Com as encomendas das fabricantes de aeronaves indicando que a frota mundial ganhará mais 5 mil aviões até 2024, estima-se que será necessário formar 17 mil novos pilotos por ano para dar conta da demanda. Para muitos analistas, a falta de pilotos pode comprometer o crescimento das companhias aéreas que, recuperadas da crise de 11 de setembro de 2001, têm registrado taxas de expansão superiores a 6% ao ano.

A situação é tão dramática que a Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO), entidade ligada às Nações Unidas, está reduzindo as exigências de horas de vôo necessárias para a emissão da habilitação de pilotos para dar conta da demanda.

A maior procura por profissionais está na Ásia, sobretudo China e Índia, e Oriente Médio. De acordo com o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), o número de brasileiros voando no exterior passa de 450.

No Brasil, por causa da crise da Varig - que tinha até meados do ano passado mais de 1,5 mil pilotos e co-pilotos em seus quadros - a situação é menos crítica. Parte da expansão do mercado nacional está sendo suprida por esses profissionais. Mas as duas líderes, TAM e Gol, estão tendo que tratar bem seus profissionais, com bons salários e benefícios, para não perdê-los.
No final do ano passado, a Gol precisou conceder um aumento de 44% na hora variável de um comandante para estancar a perda de profissionais. A empresa chegou a perder 12 comandantes e estava com dificuldades de contratar novos.

Segundo o SNA, a TAM também andou perdendo profissionais para o exterior nos últimos dois anos. A empresa nega. "O êxodo é no sentido contrário", Nos últimos 12 meses, a TAM contratou 180 pilotos e co-pilotos, dos quais 150 oriundos da Varig.

"Agora, estamos contratando apenas co-pilotos, e promovendo os co-pilotos mais antigos",

No mês que vem a empresa fará uma seleção para contratar cerca de 200 co-pilotos. Já existem 800 inscritos.

Tanto TAM quanto a Gol dizem estar tranqüilas quanto ao futuro, pois têm em seus quadros co-pilotos suficientes para serem promovidos a piloto. Juntas, as duas companhias contam com cerca de 1,3 mil co-pilotos. Destes, quase 800 acumulam experiência e tempo de vôo suficiente para serem promovidos a comandantes.

Com os planos de expansão da TAM no exterior e com a perspectiva de volta da Varig ao mercado internacional, os pilotos mais experientes da Varig que foram voar no exterior estão querendo fazer o caminho de volta. "A vida na Ásia não é fácil", diz a presidente do SNA, Graziella Baggio. O vice-presidente da TAM conta que já recebeu currículo de 25 pilotos que estão trabalhando na Coréia e em Formosa e que gostariam de voltar.
A formação de um piloto é cara, tanto para as empresas como para os próprios profissionais. Para ser admitido como co-piloto em uma empresa de aviação comercial, o profissional tem que ter uma carteira de piloto comercial, com uma experiência mínima de 150 horas de vôo. As horas-aula custam caro e o investimento na formação pode chegar a US$ 20 mil. "Ninguém investe essa quantia sem a garantia do emprego",

No Brasil, a cada ano formam-se cerca de 500 pilotos com carteira de piloto comercial. Esse profissional entra em uma companhia aérea como co-piloto para ganhar experiência e, depois de 6 a 7 anos, pode ser promovido a piloto. Para se formar um piloto internacional, são mais 10 a 15 anos de experiência.

Salários Os salários de um piloto variam conforme a produtividade. Um piloto que voa no mercado doméstico ganha entre R$ 10 mil a R$ 15 mil por mês. Para reter os profissionais, as empresas oferecem bons planos de saúde, previdência privada, participação nos resultados e outros benefícios. "Hoje o fixo é baixo, mas as horas são melhor remuneradas", afirma Graziella.
A nova regra da ICAO para a formação de pilotos está em fase de testes. A entidade criou um novo tipo de licença que exige mais tempo de treinamento (240 horas), mas permite que mais horas sejam cumpridas em simulador, reduzindo as exigências de horas de vôo real. O resultado é um treinamento mais barato e mais rápido.
Contato Radar

Lufthansa recebe simulador do A380



A companhia alemã Lufthansa recebeu o simulador para pilotos do jato A380, construído pela Thales. A empresa tem encomendas para 15 aviões desse tipo e pretende inaugurar o simulador para treinar seus pilotos em janeiro do ano que vem, em Frankfurt. O primeiro avião A380 da Lufthansa está hoje na fase de montagem em Toulouse.
Direto da Pista

Turbulência AA em Tóquio



Um Boeing 777-200 na rota Dallas para Tóquio a 43 milhas a sudeste de Narita sobre o Pacífico, com 228 pessoas a bordo, a aeronave ao aproximar-se da costa leste do Japão, o serviço de meteorologia japonês anunciou um alerta de mau tempo. 05 passageiros a bordo foram feridos devido a forte turbulência.

Após o desembarque, os 5 foram levados para um hospital de Tóquio.

Relatório sobre queda de avião da Air France será publicado em dezembro



O Escritório de Investigações e Análises (BEA, na sigla em francês), encarregado da investigação técnica da queda do avião da Air France no dia 1º de junho, no percurso entre Rio de Janeiro e Paris, publicará um relatório com mais dados sobre o acidente em dezembro, informou hoje a organização.

"Não temos elementos que permitam dizer o que aconteceu na cabine", anunciou o novo chefe do BEA, Jean-Paul Troadec, em entrevista coletiva, que afirmou que os "conhecimentos sobre o acidente não permitem elaborar um roteiro" sobre o ocorrido.

Os investigadores publicarão em dezembro um novo relatório sobre o acidente do voo 447, que incluirá elementos sobre a meteorologia, as mensagens de manutenção automática transmitidas pelo A330 da Air France, assim como a análise das medidas incoerentes de velocidade.Troadec disse ter recebido o relatório das autópsias das vítimas realizadas pelas autoridades brasileiras e apontou que é preciso analisá-las agora.

O BEA pretende determinar até "meados de janeiro" uma localização mais precisa dos restos do aparelho e aprovar novos contratos com empresas para poder realizar mais investigações no local do acidente, declarou o diretor do escritório.

G1

Avião cai sobre a cidade de Molina na Região Metropolitana


Um avião caiu perto da Vinha San Pedro, Molina, Região do Maule, Chile.

La Viña San Pedro tem um aeródromo privado ao lado da Rota 5, mas a fonte não especificou se ele caiu ou perto dessas instalações.

O piloto ficou levemente ferido.

Radio Bio Bio.

Trip lança dois novos voos para Foz do Iguaçu

A partir da próxima DE HOJE (26), a Trip Linhas Aéreas amplia sua frequência de voos em Foz do Iguaçu. A companhia está lançando dois novos voos, de ida e volta, entre Foz e as cidades de Porto Alegre (RS) e Cuiabá (MT). De segunda-feira a sábado, um dos novos voos vai partir de Cuiabá com destino a Foz do Iguaçu e Porto Alegre (RS). O outro, no sentido inverso, de Porto Alegre passando por Foz e com destino final em Cuiabá, será operado de domingo a segunda-feira.

“Esta nova rota tem como objetivo estimular o transporte aéreo local com ligações que fortalecem, além do turismo, o intenso tráfego de negócios entre as regiões”, afirma Evaristo Mascarenhas de Paula, diretor de marketing e vendas da Trip.

Fator Brasil

707 que caiu nos Emirados Arabes perdeu parte da fuselagem ao decolar



Um video gravado pelas câmeras de segurança do Aeroporto de Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos, mostrou uma peça não identificada cair na pista logo após a decolagem do Boeing 707 da empresa sudanesa Azza Air. Alguns segundos depois do objeto que se soltou atingir a pista, a aeronave surge na imagem em uma curva de elevada inclinação que se mantém até que a mesma atinge o solo.


Investigadores da autoridade de aviação civil dos Emirados Árabes Unidos confirmaram que uma peça localizada próxima a um dos motores se soltou da aeronave, mas não divulgaram maiores informações sobre o que seria nem sua localização exata, e informaram que como medida preventida as operações da Azza Air no Emirado estão suspensas temporariamente.

ASSISTA O VÍDEO:


CV

Gol apoia a AACD durante o Teleton 2009


A GOL está apoiando a AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) na realização do Teleton 2009, maratona televisiva transmitida pelo SBT que conta com a presença de alguns famosos e tem por objetivo levantar doações aos pacientes.


A Gol subiu um banner na página de entrada de seu site de vendas de passagens, chamando a atenção dos passageiros para a causa, e doou passagens à entidade, para o deslocamento das crianças e jovens deficientes e dos artistas que participarão do programa em São Paulo.
CR

Dublin novamente?



A Ryanair possivelmente retomará em 31 de Março de 2010 sus voos da rota entre Porto e Dublin, capital da Irlanda a qual est´suspensa desde Julho de 2009.


Apesar de até o momento não ter sido emitido qualquer comunicado oficial e de não ser possível, sequer, comprar os bilhetes, a verdade é que a ligação Porto - Dublin consta do mapa de rotas da Ryanair, havendo inclusive menção a uma promoção de voos a partir de 46 euros, onde lê-se , a propósito da rota, a expressão "Restarts 31 Mar 10".

Resta aguardar confirmação oficial e a disponibilização dos lugares nosistema de reservas da Ryanair.

Sector da aviação regressará aos lucros em 2010



O índice de confiança empresarial dos diretores financeiros e responsáveis de carga das companhias aéreas revela que 73 por cento dos inquiridos acredita no aumento da rentabilidade do setor em 2010, anunciou esta segunda-feira a Associação Internacional dos Transportes Aéreos (IATA).

A estimativa de prejuízos para este ano é de 11 mil milhões de dólares (7.321 mil milhões euros).
IOL

Narcoguerrilha ameaça derrubar aviões no SDU & GIG




Guerra Assimétrica: Narcoguerrilha ameaça derrubar aviões no GIG
Depois de derrubar, facilmente, um helicóptero da Polícia Militar (com direito à repercussão na mídia internacional), os narcoguerrilheiros urbanos do Rio de Janeiro fazem novas ameaças de terror. Em conversas captadas por serviços de inteligência das Forças Armadas e da Secretaria de Segurança do RJ, os marginais já especulam que podem usar armamento terra-ar para atingir aviões em decolagem nos aeroportos Santos-Dumont e Internacional Tom Jobim.
Devidamente abafada para não gerar pânico, tal ameaça do narcovarejo transforma em meros reféns os comandantes dos organismos de segurança militares e civis. A narcoguerrilha urbana usa e abusa de instrumentos de comunicação da guerra assimétrica – mesma tática usada por grupos terroristas transnacionais. O clima de medo - "tudo pode acontecer, só não se sabe quando e nem onde, com precisão" - se transforma na arma mais eficiente do braço operacional do Crime Organizado.


Doutrinariamente, tal ameaça já exigiria uma ação direta das Forças Armadas no desmantelamento da narcoguerrilha urbana – que se aproveita da fragilidade operacional da Polícia Federal para reprimir, com mais eficiência e rapidez, o comércio ilegal de armas e drogas. A atuação das Forças Armadas tem respaldo constitucional e doutrinário. Mas as sutilezas políticas – e a própria fragilidade gerada pela falta de verbas ou o complexo de inferioridade em termos de armamento – inibem os militares que fazem um belo trabalho de Garantia da Lei e da Ordem no Haiti – mas não por aqui.
Agora, a inoperância no combate ao "quarto elemento" do crime se transforma em crise política entre os governos estadual e federal. Em conversa reservada com líderes empresariais cariocas, na noite de segunda-feira, o secretário de Segurança Pública soltou o verbo. José Mariano Beltrame reclamou da sobrecarga de tarefas da polícia fluminense, que estaria executando afazeres de responsabilidade do governo federal. Beltrame chegou a comentar que gostaria que os ataques do último sábado fossem vistos como os atentados de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos, dando origem a uma política de segurança de Estado, não de governos.
Em repentina linha de ataque ao governo Lula, o presidente do Supremo Tribunal Federal repetiu ontem o mesmo discurso do delegado Beltrame. Gilmar Mendes pregou que que é preciso articular melhor a divisão de responsabilidades entre os governos federal e estaduais. Gilmar Mendes foi explícito, advertindo que é hora de se discutir o emprego das Forças Armadas na segurança pública. O ministro sugeriu a criação de um plano nacional para combater o crime.
Responsabilidade de quem?
Gilmar Mendes indicou, sem rodeios, que as Forças Armadas e a Polícia Federal têm responsabilidade direta pela entrada de drogas e armas pelas fronteiras mal guarnecidas:
"No Rio, há o uso de armamentos pesados, que são importados ilegalmente. Isso passou pela fronteira. Não é um problema básico do Rio, mas da falta de controle. Há uma responsabilidade nacional, não podemos imputar apenas às autoridades locais".
A grande questão é: Gilmar Mendes usou tal argumento para ser técnico, ou apenas para gerar mais um desgaste político para o popular Stalinácio?
Contato Radar

Sorocaba recebe réplica do 14-Bis


Em homenagem ao Dia do Aviador, empresa aeronáutica constrói avião
igual ao projetado pelo engenheiro e inventor Santos Dumont.





Uma réplica do 14 Bis, o famoso avião biplano construído pelo brasileiro Alberto Santos Dumont em 1906, foi entregue nesta 6ª feira (23) à prefeitura de Sorocaba. O modelo, com 7,50 m de comprimento, 2,90 de altura e 9,80 de envergadura, pesando 2,2 toneladas, fará parte de um monumento em homenagem ao 'Pai da Aviação' instalado na praça que leva seu nome, em frente ao Terminal Aeroviário de Sorocaba.

O projeto, idealizado pelo pesquisador Emanuel Rodrigues, foi desenvolvido por Márcio Luis Pensa e executado pelo empresário Marcos Valdir Dias, dono de uma oficina de aviões, sob a orientação do arquiteto Amilton Silveira. Como o biplano ficará exposto ao tempo, a estrutura foi montada com aço carbono tubular. O aparelho foi entregue ao prefeito Vítor Lippi (PSDB) para marcar o Dia do Aviador.

SP sanciona lei que regulamenta funcionamento de helipontos


Equipamentos terão que apresentar estudo de impacto.
Cidade tem 272 pontos de pouso de helicóptero.

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), publicou neste sábado (24) no Diário Oficial a lei 15.003, que estabelece diretrizes para construção, instalação, reforma e ampliação de aeródromos e helipontos na cidade. A lei já está em vigor. Kassab vetou parcialmente o texto original.

Além da autorização da Agência Nacional de Aviação Civil, os helipontos terão de apresentar, a partir de agora, estudo de impacto ambiental aprovado pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente e estudo de impacto de vizinhança que leve em conta, entre outros itens, o número de pessoas que moram em volta, a produção de ruído e os helipontos vizinhos.

Helipontos em situação irregular terão 90 dias para cessar a atividade e deverão ser pintados em vermelho e amarelo, para sinalizar que não podem mais ser utilizados.

Autor da lei, o vereador Chico Macena afirma que o prefeito Gilberto Kassab vetou parte do texto, mas ele considera que não houve prejuízo em relação ao original.

Segundo Macena, o executivo encurtou de 500 para 300 metros a distância entre helipontos e escolas e hospitais. O texto previa expediente das 7h às 20h. O novo novo texto propõe das 6h às 23h, mas exige que o administrador do heliponto apresente justificativas para horários alternativos.


O texto original proibia helicópteros de pairar sobre local fixo por mais de 30 minutos, determinava altura mínima de 25 metros para a instalação de helipontos. Estes trechos foram vetados pelo executivo. O prazo de licença foi esticado de um para cinco anos.

A Câmara de Vereadores de São Paulo aprovou o texto substitutivo sancionado agora por Kassab em 30 de setembro. Macena afirmou que a nova lei é a primeira que regulamenta de fato o funcionamento dos helipontos da cidade.

De acordo com ele, existem 272 pontos de pouso e decolagem de helicópteros na cidade, dos quais 70% estão irregulares, sem o 'Habite-se' ou sem a licença da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Segundo o vereador, o projeto está sendo discutido desde 2007, quando o Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, ficou sob a mira dos vereadores após o acidente com o avião da TAM, no qual 199 pessoas morreram.

G1

Avianca e Aerogal anunciam fusão



A companhia aérea colombiana Avianca, que pertence ao brasileiro German Efromovich, e a Aerogal do Equador anunciaram uma fusão, em um acordo que terá os detalhes revelados na próxima semana, informou neste sábado a presidente da companhia equatoriana, Gabriela Sommerfeld.

"Decidimos abrir nossos capitais e tudo está pronto. Na próxima semana divulgaremos os detalhes da fusão com a Avianca. Nossa marca será mantida, apesar de não ser mais capital 100% equatoriano", disse Sommerfeld.
Uol

COMPLEMENTO DO INCIDENTE EM CAÇADOR, SANTA CATARINA



Um avião da NHT Linhas Aéreas teve problemas quando pousava na manhã desta sexta-feira no Aeroporto Carlos Alberto da Costa Neves, em Caçador, no Meio-Oeste de Santa Catarina. A aeronave apresentou falhas no trem de pouso. Os oito passageiros e os dois tripulantes não tiveram ferimentos.

Segundo o diretor geral do grupo JMT, que abrange a NHT, Reinaldo Herrmann, o avião fazia a linha Curitiba - Joaçaba (SC). A aeronave partiu da capital paranaense às 9h e, às 10h, faria uma escala em Caçador. Após ter aterrissado, o trem de pouso dianteiro sofreu uma pane e cedeu:

- No momento da desaceleração, quando o avião já estava quase parando, apareceu o problema no trem de pouso, o que fez com que a frente da aeronave abaixasse. Felizmente, os oito passageiros nem perceberam por qual motivo a aeronave parou no meio da pista e não sofreram qualquer ferimento - disse Herrmann.

A equipe de bombeiros voluntários que presta atendimento aos voos da empresa fez o atendimento, e uma segunda viatura foi acionada.

O comandante do Corpo de Bombeiros de Caçador, Lemoel Nuvaski, contou que os passageiros, depois de descobrirem a pane, ficaram nervosos. Eles foram atendidos no aeroporto e foram em uma van providenciada pela empresa até Joaçaba, de onde seguiram viagem.

Técnicos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) foram ao aeroporto para analisar as condições da pista de aterrissagem e verificar o avião. Quatro mecânicos da empresa trabalham no local. A pista de aterrissagem foi interditada e deve ser liberada após a retirada da aeronave.

IFR Online

MISSIL FRANCÊS TERIA DERRUBADO AIRBUS DA YEMENIA AIR


Foto de arquivo mostra Airbus A310-300 70-ADJ no Aeroporto Internacional Charles De Gaulle International em Paris (França), em julho de 2002. A aeronave estava em operação pela Yemenia Air desde outubro de 1999. (Foto: Thomas Noack/Reuters)


Depois de quase 4 meses, as causas da queda de um avião Yemenia parecem vir à luz. Em 30 de Junho, um Airbus A310 pertencente à frota da Yemenia caiu no Oceano Índico, ao largo da costa das Ilhas Comores, em um vôo de Paris, com escala em Sanaa, a Moroni.

O avião, com 142 passageiros e 11 tripulantes a bordo, caiu no oceano depois que já tinha iniciado os preparativos para o pouso. Das 153 pessoas a bordo, apenas uma sobreviveu.

Imediatamente após o incidente, dois aviões franceses e um navio partiram de suas bases e chegaram onde o acidente ocorreu.

Agora um site do Iêmen, Almotamar, publicou um artigo dizendo especialistas em aviação e investigações sobre os gravadores de dados de vôo confirmam a queda do avião foi causada por um míssil disparado de um dos navios de cruzeiro francês na área.

O artigo também diz que o governo iemenita pretende pedir uma indenização da França para a Yemenia Airways.


Foto: Arte/G1

Mapa mostra trajeto dos aviões que faziam o voo IY 626, que caiu com 153 pessoas a bordo (Foto: Arte/G1)

Yemenia Airways tinha pago para cada uma das vítimas um montante de cerca de 20.000 dólares antes dos resultados finais da investigação sobre a causa do desastre.

No dia seguinte ao acidente, fontes de Comores já disseram aos repórteres que um navio militar francês disparou contra o avião da Yemenia quando ele iniciava o pouso, voando sobre uma área em que navios de guerra franceses estavam envolvidos em um exercício militar.


Os gravadores de dados de vôo foram recuperados dois meses depois por um navio equipado com robôs submarinos e levados para Paris, onde foram examinados por um francês, um iemenita e um painel de investigadores dos Comores.

IFR Online

'Piloto herói' avisou sobre perda de motor


O piloto britânico que morreu depois de um pouso forçado no mar do Caribe se comunicou com controladores de voo pouco antes de tomar a decisão que salvou a vida de todos os seus nove passageiros.

O piloto britânico que morreu depois de um pouso forçado no mar do Caribe se comunicou com controladores de voo pouco antes de tomar a decisão que salvou a vida de todos os seus nove passageiros.

Na gravação divulgada neste domingo, o comandante Robert Mansell pede prioridade de pouso e informa que perdeu um de seus motores. Ele estava a apenas cinco minutos de seu destino, a ilha caribenha de Bonaire, quando foi forçado a jogar o avião bimotor no mar na última quarta-feira.

A empresa para a qual ele trabalhava, Divi Divi Air, disse que ele usou suas habilidades como piloto para salvar vidas.

"Ele é um herói. Todos os passageiros sobreviveram e ele é o único desaparecido. Se ele não fosse um bom piloto, não teria conseguido pousar de forma que todos os passageiros se salvassem", disse Simon Janzen, representante da empresa.

"Outros pilotos não saberiam o que fazer, mas ele pousou a aeronave e todos escaparam de forma segura."

A Ilha de Bonaire, que juntamente com Curaçao faz parte das Antilhas Holandesas, fica a 80 quilômetros da costa da Venezuela.

BGA

Capitão diz que, após ser atingido por traficantes do Morro dos Macacos, queda do helicóptero durou 90 segundos

O capitão Marcelo Vaz, comandante da aeronave que foi abatida no sábado por traficantes em Vila Isabel, deu uma entrevista a jornalistas agora há pouco no auditório do Grupamente Aeromarítimo da Polícia Militar de Niterói, onde será realizada uma missa de sétimo dia pelos três policiais que morreram na queda da aeronave. Ele contou que, entre a aeronave ser atingida e a queda no campo de futebol, passaram-se apenas 90 segundos. O piloto disse que já falou com os parentes dos companheiros que morreram no acidente e pediu desculpas.

- Pensei em levar a máquina para um local seguro. Mas a função piloto é toda hora de tomador de decisões. A condição meteorológica muda, é um vento que muda. No meu caso, eu estava em pane. Lembrava de uma pedreira. Do campo de futebol eu não me lembrava. Então, saí para a pedreira e quando eu estava na final, já para pouso, surgiu o campo de futebol. Então, levei para o campo de futebol.

Marcelo Vaz relatou que sentiu o impacto do tiro no helicóptero e, logo em seguida, os gritos da tripulação de que havia fogo e policiais atingidos. De acordo com o capitão, nesse momento, ele abstraiu a situação de perigo e se concentrou apenas no pouso.

- Eu escutava vozes: fogo, tô baleado, mas definir quem estava baleado naquele momento eu não sabia.

O capitão afirmou que a aeronave não bateu e nem explodiu, que ele conseguiu pousar, mas era muito fogo, e isso consumiu o aparelho.

Indagado se se sente culpado pelo ocorrido, disse apenas:

- Era a minha equipe, eu era o comandante - disse com lágrimas nos olhos.

O piloto tem 38 anos e seis anos como piloto. Hoje, ele voou de helicóptero pela primeira vez após o acidente, e disse que não sentiu medo, mas um pouco de desconforto.

Também presente à missa, o comandante do Grupamento Aeromarítimo, tenente coronel Eduardo Luiz Brandão Ribeiro, disse que o apoio das aeronaves da Polícia Militar em operações está suspenso por causa do luto da corporação. De acordo com o comandante, as atividades voltarão o mais rápido possível e mudanças estão sendo estudadas.

Ele disse ainda que o acidente da aeronave serviu como um aprendizado e que a corporação está buscando mais meios e condições melhores para aumentar a segurança da tropa.

O Globo

Japan Airlines demitirá 13 mil funcionários



A maior companhia aérea do Japão, a Japan Airlines (JAL), vai demitir 13 mil trabalhadores até 2015, 4.000 a mais dos que anunciou anteriormente. O objetivo do corte é reduzir seu tamanho e enfrentar as perdas, informou neste domingo o jornal "Japan Times".

O ajuste de pessoal proposto pela companhia aérea reduzirá sua força de trabalho para 35 mil pessoas. O número de empresas subsidiárias cairá de 120 para 50, segundo fontes ligadas às negociações.

A JAL decidiu aumentar o número de demissões em negociações com o governo japonês. Um grupo de trabalho foi criado para reestruturar a empresa - e sua dívida.

A maioria dos cortes vai acontecer na divisão que opera os voos da JAL, enquanto outra parte deles se centrará na filial hoteleira do conglomerado, que administra cerca de 60 hotéis no Japão e no estrangeiro, e a divisão de agências de viagens.

O ministro de Transportes, Seiji Maehara, é o encarregado de avaliar junto com o grupo de trabalho a viabilidade do novo plano de negócio da JAL.

O primeiro-ministro japonês, Yukio Hatoyama, e vários ministros, entre eles os de Finanças e Transportes, se reuniram nesta sexta-feira (23) em Tóquio para estudar possíveis soluções para a grave situação da companhia aérea. Eles não acertaram ainda o uso de fundos públicos para reanimar a empresa.

G1

Copiloto de Airbus que deixou aeroporto "passar" nega sono durante voo


Um dos pilotos do avião da Northwest Airlines que "perdeu" seu aeroporto de chegada, nos EUA, por cerca de 240 km negou neste sábado que a equipe tenha adormecido durante o voo, mas não foi capaz de apresentar outras explicações o incidente. "Isso não foi um evento sério, do ponto de vista da questão de segurança. Eu poderia contar outras coisas, mas eu já falei demais", afirmou o copiloto Richard Cole, em uma rápida entrevista em frente de sua casa.

Os militares ficaram em alerta durante todo o incidente e puseram caças de prontidão. E hoje, a Casa Branca admitiu que o avião foi monitorado "de perto" durante o episódio.

Ainda na quarta, os dois pilotos do voo 188, um Airbus A320, disseram às autoridades depois de pousar na noite de quarta-feira que se distraíram durante "uma acalorada discussão sobre política da empresa aérea".

Muitos especialistas em aviação afirmaram que "sono", provocado por fadiga e distração, seria a mais provável explicação para a atitude dos pilotos. "Nós não caímos no sono; nós não estávamos discutindo; nós não estávamos lutando", afirmou Richard Cole afirmou, sem apresentar justificativas para o fato da equipe ter demorado para responder aos chamados do controle de tráfego em terra.

"Eu posso falar para vocês que aviões perdem contato com as pessoas em terra todo o tempo. Isso acontece. Algumas vezes eles acertam a situação juntos. Outras vezes leva algum tempo até que um ou outro lado reconheça que não estão em contato", acrescentou.

A Agência de Segurança dos Transportes e o o FBI (polícia federal americana) interrogaram a tripulação e abriram uma investigação sobre o incidente. A agência disse após o incidente que iria rever as informações de voo do avião e a gravação de vozes dos pilotos. Entre outras questões, será analisada a fadiga da tripulação para ver se os pilotos estavam cansados.

Folha On line

Pilotos temem que Air France atribua acidente a erro humano

Em um memorando interno, a Air France recomendou a seus pilotos de forma contundente para que sejam mais vigilantes a respeito de procedimentos de segurança e censurou aqueles que estão culpando os equipamentos pela queda do voo 447 no Oceano Atlântico em junho.

Ainda é desconhecida a causa do acidente, que matou todos os seus 228 ocupantes e é o acidente da Air France com mais vítimas da história. O sindicato dos pilotos informou, neste sábado (24), que a companhia está tentando se esquivar da culpa e mudar a direção das investigações para a possibilidade de erro humano.

"Chega de escândalos e falsos debates sobre segurança de voo", lê-se no memorando enviado aos pilotos e que foi obtido pela Associated Press neste sábado. O texto nega os pedidos de novos procedimentos de segurança pelos pilotos depois do acidente do voo 447. "É suficiente a aplicação de nosso doutrina e de nossos procedimentos", diz o memorando. Representantes dos sindicatos ficaram chocados com o documento e acreditam que os pilotos estão sendo tratados como bodes expiatórios.

A Air France divulgou nota dizendo que o memorando era para ser um documento interno e insiste que tem total confiança em seus pilotos. O memorando detalha as respostas da empresa para as preocupações surgidas depois do acidente do 447, sobre os sensores de velocidade do ar, conhecido como Pitots. A Air France substituiu os modelos antigos dos Pitots em vista de hipótese de que eles poderiam ter sido cobertos de gelo e enviados informações falsas de velocidade aos pilotos à medida que o Airbus 330 entrava em uma tempestade fora da costa brasileira. A Air France revelou no documento que parou um programa de treinamento de pilotos sobre como administrar o mal funcionamento dos pitots.

A construtora de aviões Airbus informou à companhia aérea que a simulação não reproduz fielmente a cadeia de consequências de uma situação real, informa o memorando, dizendo que o exercício pode confundir os pilotos. O documento parece ter sido uma resposta da companhia a uma ameaça de greve por dois sindicatos que representam a minoria dos mais de 4 mil pilotos da Air France. As informações são da AP.

Bem Paraná

Câmara deixa de divulgar na internet gastos dos gabinetes com companhias aéreas



Apesar da promessa de transparência como forma de enfrentar as denúncias de malversação das cotas de passagens aéreas disponibilizadas aos parlamentares, a Câmara dos Deputados não está divulgando na internet os gastos dos gabinetes com as companhias aéreas. O limite mensal de despesas dos 513 deputados federais com o mandato alcança em média R$ 15 milhões. À exceção de gastos com combustíveis, os recursos são cumulativos e podem ser usados ao longo do ano. Todas as informações relacionadas ao uso das verbas deveriam estar disponíveis a consulta pública desde agosto.

Implantado em julho como uma das medidas da reforma administrativa para ampliar o controle dos gastos com as passagens, o chamado "cotão" incorporou a verba indenizatória no valor de R$ 15 mil, 80% das antigas cotas de passagens destinadas aos deputados federais segundo o seu estado de origem, além de R$ 4,2 mil de gastos postais. O "cotão" não incluiu o auxílio-moradia de R$ 3 mil.

Pernambuco.com

Dossiê da tragédia



A Aeronáutica vai divulgar, talvez na terça-feira 27, o relatório sobre o acidente com o Airbus da TAM que bateu contra um prédio da empresa, após derrapar na pista do Aeroporto de Congonhas, em 2007. Confirmará que um dos manetes em posição avançada (quando deveria estar recuado) causou a tragédia. O dossiê será divulgado na presença de familiares e representantes das empresas envolvidas na maior tragédia da aviação comercial brasileira (199 mortes).

Ricardo Boechat

Gol e TAM abrem guerra por mercado




A disputa pela liderança do mercado doméstico fez a TAM e a Gol, as duas principais empresas aéreas do país, abrirem uma guerra de preços nos últimos meses.

Para recompor o caixa, as duas lançaram ações e títulos esta semana e levantaram R$ 1 bilhão, mostra reportagem de Erica Ribeiro, publicada neste sábado pelo GLOBO.

A disputa - a TAM tem 44,15% de participação de mercado e a Gol, 41,85%, segundo dados de setembro da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) - fez com que as companhias "queimassem dinheiro" ao longo deste ano, segundo especialistas do setor.

A estratégia, agora, além de reforçar o caixa, é voltar o foco para as classes C e D. O duelo das maiores acaba respingando nas companhias médias, afetadas pelas tarifas muito baixas e estratégias agressivas.
Blog do Noblat

Dassault


A Dassault, que deve vender os caças Rafale ao Brasil, sofreu um revés em 2009, com a queda da aviação executiva. As encomendas de jatos Falcon caíram de 212, em 2008, para 115, neste ano.

Projeções de analistas indicam que a empresa terá em 2009 um lucro de 289 milhões de euros e um faturamento de 3,5 bilhões de euros, contra um resultado de 373 milhões de euros e vendas de 3,75 bilhões de euros no ano anterior.
Isto É Dinheiro - SP

Passageira morre após desembarcar


Uma passageira do voo 8079 da TAM que fazia a rota Nova York-Rio morreu anteontem após desembarcar no aeroporto Tom Jobim (Galeão), na Ilha do Governador, Zona Norte da cidade. A informação foi divulgada pela própria companhia aérea.

Segundo a TAM, a passageira Maria Petrúcia Ribeiro da Silva, 68, começou a se sentir mal quando o avião se aproximava da cidade, e o comandante da aeronave acionou o pessoal de terra da companhia para providenciar socorro, o que foi feito às 5h05. Maria Petrúcia viajava sozinha.

A TAM informou que quando o avião pousou, às 5h28, o atendimento de emergência não estava no finger (tubo que conecta o avião ao terminal de passageiros), e a passageira desembarcou acompanhada de um funcionário da TAM para ser levada andando até o ambulatório do aeroporto. Porém, ainda no finger, a passageira desmaiou e teve uma parada cardiorrespiratória.

A companhia aérea acionou novamente o serviço médico da Infraero (estatal que administra os aeroportos), que chegou ao local às 5h53 e levou a passageira em uma ambulância. A suspeita é que ela tenha sofrido da chamada síndrome da classe econômica, uma trombose venosa que acomete passageiros que viajam por muito tempo sentados. A polícia apura o caso. Ninguém da Infraero foi localizado para explicar o funcionamento do serviço médico no aeroporto Tom Jobim.
Folha de Pernambuco - PE

Filha de passageira morta diz que houve omissão




A filha da passageira que morreu no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio, em circunstâncias ainda não totalmente esclarecidas, está revoltada com o tratamento que a sua mãe, Maria Petrúcia Ribeiro da Silva, de 68 anos, e sua família receberam tanto da Infraero quanto da TAM, a companhia transportadora.

Sandra Williams, de 37 anos, diz que houve omissão de socorro e que desapareceram U$ 8 mil dólares que Maria tinha numa bolsa presa à calça, além de cartões de crédito. A passageira era hipertensa, segundo a filha.

Em nota oficial, a TAM atribuiu a demora no atendimento médico à Infraero, que teria sido avisada às 5h05. Em comunicado, a Infraero informa que somente 30 minutos depois ao horário registrado pela companhia área, às 5h35, foi avisada de que a passageira precisava de atendimento. Diz ainda que abriu sindicância interna para apurar os fatos.

O corpo de Maria foi levado para o Instituto Médico Legal, que deverá estabelecer, por meio da necropsia, o horário e a causa do óbito.

Omissão de socorro

Sandra, que mora nos Estados Unidos, sustenta que a mãe dela não teve atendimento adequado ao desembarcar do avião, embora a idosa tenha se queixado de problemas por volta das 2h00, durante o vôo (a nota oficial da TAM informa que o desembarque foi às 5h28):

“Ela dizia não se sentir bem. Deram água pra ela. Ela tomou o remédio da pressão. E, quando ela saiu do avião, quando o avião aterrissou, ela andou, saiu pela porta, andou e desmaiou”.

Sandra, que vive nos Estados Unidos, onde trabalha numa companhia aérea, acha que a omissão se deu neste momento: “Quando (ela) disse que estava doente, eles tinham que já ter esse médico aí esperando ela sair do aeroporto. Eles tinham que já estar ali. E não estavam”. Ela acrescenta:

“Acho que faltou comunicação. Eles tinham que ter chamado o médico na hora, porque minha mãe tem 68 anos. E alguém de idade dizendo que não está se sentindo bem... Um médico tem que estar esperando. Se eles estivessem ali, talvez ela ainda estivesse viva e eu não estaria aqui para apanhar o corpo dela".

Sumiu dinheiro da morta, diz filha

Sandra sustenta que a sua mãe foi furtada depois de morta: “Ela estava com US$ 8 mil dentro de uma sacolinha que ela cortou e costurou. Eles rasgaram, tiraram a carteira de motorista dela, todos os cartões de crédito... Só tem mesmo o passaporte brasileiro, o passaporte americano e as besteirinhas que ela trazia dentro da bolsa. Tinha uma carteirinha com US$ 10. Ela vinha para cá pagar os impostos da casa “.

Ela reclamou da burocracia, que a impediu de ver o corpo da mãe, que está no IML, e insistiu que desapareceram o dinheiro e cartões de crédito:

“Já pedi mais de cem mil vezes (para ver o corpo da mãe). Eu disse, quando saí do avião, a primeira coisa que eu disse foi: eu quero ver o corpo da minha mãe. Depois me levaram pra lá, me levaram pra cá. Depois eu disse: Quero as coisas dela. E disseram: não, vamos fazer aqui primeiro. Fomos lá, fizemos papéis".

"Agora, me levaram para ver as coisas da minha mãe. Quando eu abro as malas, está tudo desaparecido da bolsa dela: o dinheiro, os cartões de crédito.Abriram a carteira que ela tinha, tiraram tudo, não tinha nenhum documento dentro da carteira”.

Nota oficial da TAM

A assessoria de imprensa da TAM informou neste domingo (25) que uma passageira do voo JJ 8079 (Nova York-Rio de Janeiro) morreu ao desembarcar neste sábado (24) no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), na Ilha do Governador.

Segundo nota divulgada pela assessoria de imprensa da companhia aérea, a passageira, ainda não identificada, começou a passar mal quando a aeronave se aproximava do Rio.

Leia a íntegra da nota divulgada pela TAM:

"Uma passageira do voo JJ 8079 (Nova York/Galeão) faleceu após desembarcar no Rio de Janeiro neste sábado. Ela começou a se sentir mal quando a aeronave se aproximava da cidade, e o comandante acionou o pessoal de terra da TAM para que pedisse o socorro médico da Infraero, o que foi feito em seguida, às 5h05. O avião pousou e, às 5h28, abriu as portas. O atendimento de emergência não se encontrava no finger, e a passageira desembarcou acompanhada por um funcionário da companhia aérea, que a conduziria ao ambulatório ao aeroporto. Ainda no finger, porém, ela desmaiou. O serviço médico da Infraero foi acionado pela segunda vez e chegou ao local às 5h53, levando a passageira em uma ambulância. A TAM se solidariza com seus familiares e amigos."

Nota oficial da Infraero

A íntegra da nota da Infraero é a seguinte:

"Em referência ao atendimento prestado pelo Serviço Médico do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão-Antonio Carlos Jobim a uma passageira do Voo JJ 8079 da TAM, procedente de Nova Iorque, no sábado (24/10/09), a Infraero esclarece.

Alagoas 24 Horas - AL

Gol de tanque cheio


A Gol realizou uma bemsucedida oferta de ações. Captou R$ 1,02 bilhão e vai poder organizar as dívidas. Mas essa não foi a única iniciativa da companhia na semana passada para encher o tanque do seu caixa. O presidente Constantino Jr. afirmou, na quarta-feira 21, que a Gol terá um reajuste de 20% nas passagens. A decisão foi elogiada. A empresa estava em disputa ferrenha de preços desde maio deste ano para aumentar a ocupação. O objetivo foi conseguido, com 30% a mais de passageiros, mas as receitas foram prejudicadas. Essa decisão deve equilibrar novamente as contas. A ação fechou cotada a R$ 18,61 na quinta-feira 22, alta de 88% no ano.
Isto é dinheiro

Aeroporto de Dubai: 90 milhões de passageiros em 2020


O Aeroporto Internacional de Dubai reviu para 90 milhões de passageiros ao ano sua capacidade no final da próxima década, contra uma estimativa anterior de 75 milhões de passageiros, segundo informa o jornal The National, de Abu Dhabi. A decisão de ampliar a capacidade do aeroporto é devida a atrasos nas obras do Aeroporto Internacional Al Maktoum, de Jebel Ali, que deve começar a operar no ano que vem.

Em entrevista ao jornal, Paul Griffiths, CEO da Dubai Airports, empresa que administra os aeroportos do emirado, declarou que o aeroporto ainda tem grande capacidade para expansão. Com os atrasos nas obras do Al Maktoum, a Dubai Airports vai maximizar a capacidade do Aeroporto Internacional de Dubai, no qual já está sendo construída uma terceira ala, específica para aeronave Airbus A380. O valor desta obra é estimado em US$ 1,1 bilhão. Ela deve entrar em operação em 2011, elevando a capacidade do aeroporto para 75 milhões de passageiros.

De acordo com o Griffiths, o Aeroporto de Dubai poderá alcançar estes 90 milhões de passageiros ao ano com melhorias na movimentação de aeronaves em pista, melhor fluxo de passageiros, maior número de funcionários e também novos pontos para estacionamento de aeronaves e portões de embarque e desembarque. Também serão modernizados os três terminais e será inaugurado um quarto.

Al Maktoum, o novo aeroporto, foi desenvolvido para ser o maior do mundo e sediar a crescente indústria de aviação do emirado, liderada pela Emirates. Embora o aeroporto vá começar a operar em 2010, com capacidade anual de cinco milhões de passageiros, a entrega final do aeroporto – que terá cinco pistas de pouso e decolagem e capacidade para 160 milhões de passageiros – foi postergada para meados da década de 2020. Uma das causas deste atraso é a crise global de crédito.

Segundo Griffiths, Dubai não pretende parar as obras de construção do aeroporto, peça central do Dubai World Central Aviation City and Residential Complex, área industrial especializada no setor de aviação que cobrirá 140 quilômetros quadrados e incluirá áreas residenciais para as pessoas que trabalham lá. Ele explica que as obras são essenciais para as empresas aéreas Emirates e Flydubai, que perderiam em competitividade se as obras fossem paradas. "Se a capacidade estiver saturada, então teremos um problema grave, e isso não acontecerá aqui", explicou ele.

O emirado de Dubai investe muito em sua infraestrutura de aviação, pois o setor de turismo e aviação responde pro cerca de 25% de seu Produto Interno Bruto (PIB). No ano passado, a Dubai Airports inaugurou o Terminal 3, para a empresa aérea Emirates, uma obra estimada em US$ 4,5 bilhões.

Devido à localização de Dubai e ao crescimento dos Emirados, o Aeroporto de Dubai sofreu pouco com a recessão global, se transformando no único "hub" (centro de aviação) internacional, entre os 10 maiores, a apresentar crescimento recorde este ano. O aeroporto movimenta atualmente 40 milhões de passageiros por ano e deve crescer 13,4% no ano que vem.

De acordo com o executivo, passageiros partindo do Subcontinente Indiano, Europa e Estados Unidos estão ajudando a manter o movimento no Aeroporto de Dubai, enquanto cidadãos russos e das antigas repúblicas soviéticas reduziram suas viagens.