PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Copiloto de Airbus que deixou aeroporto "passar" nega sono durante voo


Um dos pilotos do avião da Northwest Airlines que "perdeu" seu aeroporto de chegada, nos EUA, por cerca de 240 km negou neste sábado que a equipe tenha adormecido durante o voo, mas não foi capaz de apresentar outras explicações o incidente. "Isso não foi um evento sério, do ponto de vista da questão de segurança. Eu poderia contar outras coisas, mas eu já falei demais", afirmou o copiloto Richard Cole, em uma rápida entrevista em frente de sua casa.

Os militares ficaram em alerta durante todo o incidente e puseram caças de prontidão. E hoje, a Casa Branca admitiu que o avião foi monitorado "de perto" durante o episódio.

Ainda na quarta, os dois pilotos do voo 188, um Airbus A320, disseram às autoridades depois de pousar na noite de quarta-feira que se distraíram durante "uma acalorada discussão sobre política da empresa aérea".

Muitos especialistas em aviação afirmaram que "sono", provocado por fadiga e distração, seria a mais provável explicação para a atitude dos pilotos. "Nós não caímos no sono; nós não estávamos discutindo; nós não estávamos lutando", afirmou Richard Cole afirmou, sem apresentar justificativas para o fato da equipe ter demorado para responder aos chamados do controle de tráfego em terra.

"Eu posso falar para vocês que aviões perdem contato com as pessoas em terra todo o tempo. Isso acontece. Algumas vezes eles acertam a situação juntos. Outras vezes leva algum tempo até que um ou outro lado reconheça que não estão em contato", acrescentou.

A Agência de Segurança dos Transportes e o o FBI (polícia federal americana) interrogaram a tripulação e abriram uma investigação sobre o incidente. A agência disse após o incidente que iria rever as informações de voo do avião e a gravação de vozes dos pilotos. Entre outras questões, será analisada a fadiga da tripulação para ver se os pilotos estavam cansados.

Folha On line

Nenhum comentário: