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segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Aeroporto de Dubai: 90 milhões de passageiros em 2020


O Aeroporto Internacional de Dubai reviu para 90 milhões de passageiros ao ano sua capacidade no final da próxima década, contra uma estimativa anterior de 75 milhões de passageiros, segundo informa o jornal The National, de Abu Dhabi. A decisão de ampliar a capacidade do aeroporto é devida a atrasos nas obras do Aeroporto Internacional Al Maktoum, de Jebel Ali, que deve começar a operar no ano que vem.

Em entrevista ao jornal, Paul Griffiths, CEO da Dubai Airports, empresa que administra os aeroportos do emirado, declarou que o aeroporto ainda tem grande capacidade para expansão. Com os atrasos nas obras do Al Maktoum, a Dubai Airports vai maximizar a capacidade do Aeroporto Internacional de Dubai, no qual já está sendo construída uma terceira ala, específica para aeronave Airbus A380. O valor desta obra é estimado em US$ 1,1 bilhão. Ela deve entrar em operação em 2011, elevando a capacidade do aeroporto para 75 milhões de passageiros.

De acordo com o Griffiths, o Aeroporto de Dubai poderá alcançar estes 90 milhões de passageiros ao ano com melhorias na movimentação de aeronaves em pista, melhor fluxo de passageiros, maior número de funcionários e também novos pontos para estacionamento de aeronaves e portões de embarque e desembarque. Também serão modernizados os três terminais e será inaugurado um quarto.

Al Maktoum, o novo aeroporto, foi desenvolvido para ser o maior do mundo e sediar a crescente indústria de aviação do emirado, liderada pela Emirates. Embora o aeroporto vá começar a operar em 2010, com capacidade anual de cinco milhões de passageiros, a entrega final do aeroporto – que terá cinco pistas de pouso e decolagem e capacidade para 160 milhões de passageiros – foi postergada para meados da década de 2020. Uma das causas deste atraso é a crise global de crédito.

Segundo Griffiths, Dubai não pretende parar as obras de construção do aeroporto, peça central do Dubai World Central Aviation City and Residential Complex, área industrial especializada no setor de aviação que cobrirá 140 quilômetros quadrados e incluirá áreas residenciais para as pessoas que trabalham lá. Ele explica que as obras são essenciais para as empresas aéreas Emirates e Flydubai, que perderiam em competitividade se as obras fossem paradas. "Se a capacidade estiver saturada, então teremos um problema grave, e isso não acontecerá aqui", explicou ele.

O emirado de Dubai investe muito em sua infraestrutura de aviação, pois o setor de turismo e aviação responde pro cerca de 25% de seu Produto Interno Bruto (PIB). No ano passado, a Dubai Airports inaugurou o Terminal 3, para a empresa aérea Emirates, uma obra estimada em US$ 4,5 bilhões.

Devido à localização de Dubai e ao crescimento dos Emirados, o Aeroporto de Dubai sofreu pouco com a recessão global, se transformando no único "hub" (centro de aviação) internacional, entre os 10 maiores, a apresentar crescimento recorde este ano. O aeroporto movimenta atualmente 40 milhões de passageiros por ano e deve crescer 13,4% no ano que vem.

De acordo com o executivo, passageiros partindo do Subcontinente Indiano, Europa e Estados Unidos estão ajudando a manter o movimento no Aeroporto de Dubai, enquanto cidadãos russos e das antigas repúblicas soviéticas reduziram suas viagens.

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