PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

sábado, 12 de maio de 2012

Pousada/ pensão para TRIPULANTES em Congonhas- São Paulo.


É só ligar e agendar! OBRIGADA!

Parabéns a todas as Mães pelo seu dia!



Homenagem ao Dia das Mães



Para Sempre MÃE!

Por que Deus permite
que as mães vão-se embora?
Mãe não tem limite,
é tempo sem hora,
luz que não apaga
quando sopra o vento
e chuva desaba,
veludo escondido
na pele enrugada,
água pura, ar puro,
puro pensamento.

Morrer acontece
com o que é breve e passa
sem deixar vestígio.
Mãe, na sua graça,
é eternidade.
Por que Deus se lembra
- mistério profundo -
de tirá-la um dia?
Fosse eu Rei do Mundo,
baixava uma lei:
Mãe não morre nunca,
mãe ficará sempre
junto de seu filho
e ele, velho embora,
será pequenino
feito grão de milho.
Carlos Drummond de Andrade

Um gde. abraço a todas as MÂES  por este dia tão importante.
Daniele Carreiro

Programa Smiles, da Gol, lança voo exclusivo para Miami


Cada trecho custará 40 mil milhas e companhia exige que viajante passe ao menos uma semana nos Estados Unidos

AE |

O Smiles, programa de relacionamento da Gol, lançou um voo para Miami, nos Estados Unidos, exclusivo aos seus clientes. Segundo a companhia aérea, a nova operação, de caráter não regular, terá início no dia 7 de julho e já está disponível para compra aos clientes do programa, que poderão emitir seus bilhetes utilizando 40 mil milhas por trecho.
Veja também: Gol acaba com lanches gratuítos
A exigência é que os passageiros permaneçam uma semana no destino. O novo voo, com frequência semanal, será realizado aos finais de semana. No sábado, a aeronave decolará às 15h20, do Aeroporto Internacional de Guarulhos, com pouso previsto em Miami às 00h30.
No sentindo inverso, a viagem será iniciada à 1h50, no domingo, e terminará às 13h45, na capital paulista. "A nova operação é uma excelente oportunidade aos brasileiros que desejam viajar para os Estados Unidos utilizando milhas na alta temporada", destaca, em nota, Flavio Vargas, diretor do Smiles. As passagens podem ser adquiridas no site www.smiles.com.br.

Novo corte de pessoal na Gol ameaça 100 comandantes


 
Gol: novos cortes (Foto: Divulgação)
Gol: expectativa sobre cortes (Foto: Divulgação)

A Gol prepara para os próximos dez dias a segunda etapa no processo de corte de funcionários, com objetivo de reduzir custos. A expectativa do Sindicato Nacional dos Aeronautas é que, nesta nova etapa, pelo menos 100 comandantes seriam demitidos.
O novo corte contraria a recente declaração do presidente da companhia, Constantino Jr., de que o grosso do ajuste já estava feito.
Na primeira leva de demissões, os comandantes foram preservados, por terem mais tempo de casa. Ainda na previsão do sindicato, a lista de demitidos teria outros 50 copilotos e mais comissários.
Na semana passada, a diretoria da companhia aérea discutiu as demissões com o sindicato. Os funcionários alegaram que a empresa desrespeitou os acordos da convenção coletiva de trabalho na seleção dos profissionais a serem demitidos.
A direção da Gol pediu dez dias para reavaliar a lista. No mês passado, a primeira etapa das demissões atingiu 205 funcionários da companhia aérea, que conta com 18 mil colaboradores.

Fonte: IG.  11/05/12.

Lucro líquido da TAM soma R$ 100,9 milhões no 1º trimestre


 

 

Companhia aérea havia registrado ganho de R$ 128 milhões no mesmo período de 2011

Reuters |
A companhia aérea TAM encerrou o primeiro trimestre do ano com lucro líquido de R$ 100,9 milhões, ante R$ 128,8 milhões obtidos no mesmo período do ano passado.
O Ebitdar -sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, depreciação, amortização e leasing de aeronaves- totalizou R$ 298,2 milhões, ante R$ 380,5 milhões obtidos entre janeiro e março de 2011.
(Por Carolina Marcondes e Juliana Schincariol)

Ressarcimento milionário à Transbrasil é mantido



09 maio 2012
Cobrança indevida


Por Marcos de Vasconcellos

O pedido das empresas responsáveis pelas cobranças que quebraram a empresa aérea Transbrasil para suspender o ressarcimento à companhia foi negado pela ministra Nancy Andrighi, do Superior Tribunal de Justiça. As empresas Aercap Ireland Limited e Aercap Leasing USA, do grupo General Eletric Capital Corporation, alegaram, ao pedir liminar em Medida Cautelar, que a execução provisória de cerca de R$ 420 milhões feita pela Transbrasil “poderia causar danos irreversíveis a qualquer empresa”.
A intenção das companhias ao pedir a liminar era que a execução fosse suspensa até que se julgasse o recurso contra o acórdão do Tribunal de Justiça de São Paulo que as condenou a ressarcir a Transbrasil pelas cobranças indevidas. No entanto, a decisão da ministra Nancy Andrighi, datada do dia 26 de abril, diz que o risco apontado pelas companhias é “meramente potencial”, feito a partir de “meras alegações hipotéticas”. A Transbrasil foi representada pelo advogado Cristiano Zanin Martins, do escritório Teixeira, Martins & Advogados.
O TJ-SP condenou seis empresas — entre elas, as duas em questão, que, à época, eram denominadas Aerfi Group e Aerfi Leasing — a ressarcir lucros cessantes e os prejuízos causados à Transbrasil pela utilização de notas promissórias que já haviam sido pagas, além de pagar em dobro a quantia cobrada indevidamente. A corte também reduziu os honorários advocatícios de 20% sobre o valor da ação para 10% do valor da condenação, a ser apurado em liquidação de sentença.
O estopim para a quebra da Transbrasil foi a cobrança judicial de títulos de US$ 2,7 milhões pela GE. Em primeira e segunda instâncias, foi decidido que a dívida cobrada já havia sido paga. Aercap Ireland Limited e Aercap Leasing USA são proprietárias de aeronaves e motores que foram arrendados para a Transbrasil na década de 1990 e teriam cobrado indevidamente cerca de R$ 35 milhões.
As companhias reclamam que, embora tenham sido condenadas a devolver em dobro cerca de R$ 35 milhões indevidamente cobrados, “tanto a massa falida quanto a própria falida (Transbrasil) iniciaram execuções provisórias de R$ 350 milhões cada. Ou seja, pretendem receber quase 10 vezes o valor que teria sido indevidamente cobrado”.
A condenação inclui o pagamento dos "demais danos materiais causados à autora (a serem liquidados), englobando os lucros cessantes". Os advogados das empresas, porém, afirmam que tal pedido não consta em recurso da Transbrasil, o que torna extra petita a ordem dada na decisão. No recurso, afirma-se que a Transbrasil está inflando o valor devido nas execuções provisórias “matreiramente”. O pedido foi assinado pelos advogados Sérgio Bermudes, Fabiano Cavalcanti, Rodrigo Tannuri, Caetano Berenguer, Lívia Ikede, Renato Brazil e André Silveira.
Ao negar o pedido de liminar, a ministra Andrighi disse que o acórdão do TJ-SP “já havia se pronunciado acerca da pretensa nulidade da prova pericial, da inépcia da petição inicial e da sentença extra petita mediante fundamentos que não foram suficientemente atacados pelo recurso especial interposto”.
Segundo a ministra, o deferimento de liminar em Medida Cautelar depende da aparência do direito (fumus boni iuris) e do perigo da demora na prestação jurisdicional (periculum in mora) e nenhum dos dois ficou comprovado no pedido.

Medida Cautelar 19.241 ( CLIQUE AO LADO E VEJA O INTEIRO TEOR DA DECISÃO)
Marcos de Vasconcellos é repórter da revista Consultor Jurídico

TRIP lança voo direto de Ipatinga (MG) para o Rio de Janeiro (RJ)

  


A partir de 13 de maio, a TRIP Linhas Aéreas, maior companhia aérea regional da América do Sul, com mais de 80 destinos, vai oferecer um voo direto de Ipatinga (MG) para o Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Será a primeira ligação direta entre as cidades. A TRIP é a única companhia que realiza essa ligação sem escalas ou conexões. As operações serão realizadas com o ATR 42, aeronave com ótimo desempenho e conforto, apropriada para pistas curtas.
Os voos partem da cidade mineira às 06h30 e chegam ao aeroporto carioca às 07h56. No retorno, os voos partem do aeroporto Santos Dumont às 21h26 e chegam ao aeroporto de Ipatinga às 22h55. “A nova rota irá favorecer, principalmente, os passageiros que viajam a negócios, uma vez que o voo é realizado convenientemente pela manhã e no final do dia. É mais uma opção de ligação entre as duas importantes cidades do Sudeste”, reforça Evaristo Mascarenhas, diretor de Marketing e Vendas da TRIP Linhas Aéreas.
Os passageiros poderão usufruir da nova rota de domingo a sexta-feira. Atualmente, os ipatinguenses têm muitas opções de voos e destinos. O acesso à capital mineira, por exemplo, é feito por meio de seis voos diários disponibilizados em diferentes horários. As passagens do novo voo para Rio de Janeiro poderão ser encontradas com tarifas promocionais a partir de R$ 199, 80 nas agências de viagens credenciadas, pelo portal www.voetrip.com.br, nos aeroportos e na Central de Vendas 0300 789 8747 ou 3003 8747 (regiões metropolitanas).

Fonte:Aviação Brasil.

Azul Linhas Aéreas recebe autorização da Anac para operar em Porto Velho (RO)

 


A Azul Linhas Aéreas recebeu autorização da Anac – Agência Nacional de Aviação Civil – para operar em Porto Velho a partir de 20 de junho. A companhia havia solicitado Hotran (horário de Transporte) à agência no mês passado e passará a operar voos diários da capital rondoniense a Manaus e Cuiabá, com voos diretos, oferecendo ainda conexões para 39 destinos a partir do aeroporto de Viracopos, em Campinas. De Cuiabá será possível fazer conexão para Campo Grande. As passagens para o novo destino estão disponíveis em todos os canais de vendas da Azul com tarifas a partir de R$ 159,90* o trecho.
A nova base da Azul será no Aeroporto Governador Jorge Teixeira, o mais importante complexo aeroportuário de Rondônia, localizado próximo ao centro de Porto Velho. Esse será o 49º destino da companhia no Brasil, que servirá a capital com os jatos Embraer 190 e 195.

Fonte: Aviação Brasil.

British Airways comemora 85 anos do primeiro serviço de bordo da aviação comercial



Em maio de 1927, a Imperial Airways (antecessora da British Airways), foi a primeira companhia a introduzir o serviço de bordo, o Silverwing, no transporte aéreo na rota Londres-Paris.
O voo foi o primeiro a contar com refeições de luxo a bordo: um mordomo vestido de branco levava cerca de duas horas para finalizar seu trabalho, atendendo a apenas dez passageiros
Dentro do avião, um pequeno armário mantinha quatro doses de uísque, uma dúzia de garrafas de cerveja, dois galões de água com gás e doze garrafas de água mineral, além de um pacote de biscoitos ou sanduíches e uma ou duas garrafas térmicas de água quente, com a qual o mordomo preparava chás ou cafés para alimentar os passageiros durante o voo. O serviço representava o máximo do luxo, já que até então os passageiros tinham que, por conta própria, embalar lanches caseiros para a viagem.
Em 85 anos de serviço, a tripulação da British Airways serviu cerca de 100.000 refeições por dia, muitas vezes mais de uma por voo. Os 14.000 tripulantes da companhia são treinados para oferecer o serviço premium já conhecido pelos passageiros – passam por treinamentos e desenvolvem habilidades como conhecimento em vinhos e gastronomia.
“Na British Airways, desenvolvemos um serviço de bordo excelente que acompanha nosso crescimento desde a época das pequenas aeronaves de hélice até os grandes 747s. Conseguimos manter a magia que torna cada voo especial”, comenta Bill Francis, chefe do serviço de bordo da British Airways.
O espaço British Airways Heritage Collection, inaugurado em Novembro de 2011 na sede da companhia, em Londres, conta, por meio de objetos e documentos, a história que envolve esses 85 anos de serviço. Para mais informações sobre a coleção da British Airways, acesse www.ba.com/heritage.

Fonte: Aviação Brasil.

TAM e Air China ampliam acordo de compartilhamento de voos


Foto: Enos Moura Filho
Os passageiros da TAM que desejam viajar para a China têm, desde 1° de maio, uma nova opção de rota, ainda mais ágil e confortável. Com a ampliação do acordo de compartilhamento de voos (codeshare) da TAM com a Air China, os clientes já podem chegar a Pequim, passando por Paris, em conexão no Aeroporto Charles de Gaulle, de onde seguirão viagem em voos da companhia de bandeira nacional chinesa.
Os clientes da TAM têm à sua disposição uma frequência diária partindo de São Paulo/Guarulhos e mais cinco serviços semanais com origem no aeroporto do Rio de Janeiro/Galeão. Dessa forma, a ligação entre o Brasil e os demais países da América do Sul com a China, e de lá para outras regiões da Ásia, será reforçada.
A partir de Paris, os clientes têm à disposição o voo JJ 8384, que parte às 20h20. No sentido inverso, o JJ 8383 decola às 13h35 de Pequim. As passagens estão disponíveis para venda em todos os canais comerciais da TAM.
A nova configuração do acordo com a Air China está alinhada aos objetivos de expansão da TAM no continente asiático, onde a companhia possui um escritório comercial em Hong Kong (China), representações comerciais na Coreia do Sul, na Índia, na Tailândia e em Taiwan, além de gerências na China (Pequim e Xangai) e no Japão (Tóquio).
Antes da ampliação do codeshare com a Air China, disponível desde agosto de 2009, os clientes da TAM faziam a conexão com destino à Pequim no aeroporto de Barajas, em  Madri (Espanha). Vale ressaltar, ainda, que a TAM também têm voos compartilhados com a ANA (All Nipon Airways), para oferecer aos clientes a possibilidade de chegar ao continente asiático por meio do aeroporto de Tóquio.

Fonte: Aviação Brasil.

Passaredo participa da comemoração dos 60 anos da Esquadrilha da Fumaça


Foto: Enos Moura Filho
Nos dias 12 e 13 de maio a Passaredo Linhas Aéreas estará presente na comemoração dos 60 anos da Esquadrilha da Fumaça, na Academia da Força Aérea, em Pirassununga (SP). Na ocasião, a Companhia vai expor seu Jato Embraer ERJ 145 que traz desde 2011 uma pintura especial com imagens dos aviões da esquadrilha, além da data de sua fundação, 1952. “Nossa homenagem à esquadrilha começou no ano passado quando personalizamos uma de nossas aeronaves. Este é um pequeno gesto para prestar todo nosso respeito e admiração à Esquadrilha da Fumaça em seus 60 anos”, ressalta o Presidente da Passaredo, Comandante Felício.
O evento contará com a presença das melhores esquadrilhas civis e militares da América do Sul, diversos aviões de combate, shows musicais, além da tentativa da Fumaça de incrementar seu próprio recorde mundial voando em formação com 13 aeronaves em voo invertido.

Fonte: Aviação Brasil.

TRIP retoma operações em Presidente Prudente (SP)



A partir de 16 de maio, a TRIP Linhas Aéreas vai retomar as operações em Presidente Prudente (SP). Após breve interrupção para reestruturação da malha aérea, a companhia vai disponibilizar voos diretos para Bauru (SP) e Cuiabá (MT) além de voos para São Paulo – Guarulhos (SP) com apenas uma escala. Outras ligações rápidas a partir de Presidente Prudente serão disponibilizadas para Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Ipatinga (MG), Uberlândia (MG), Ji Paraná (RO), Recife (PE), Rezende (RJ), Salvador (BA) e Campinas (SP).
Será a primeira vez que a TRIP disponibilizará a ligação entre Presidente Prudente (SP) e a capital mato-grossense Cuiabá. A bem sucedida conexão direta com Bauru (SP) foi mantida na malha prudentina, assim como o voo para São Paulo – Guarulhos (SP), com apenas uma parada. “As operações em Prudente são muito importantes para a TRIP, por isso nossa decisão de estudar a malha para oferecer ligações que realmente atendam a demanda dessa cidade. Deveremos ter ainda mais novidades no decorrer do ano”, reforça Evaristo Mascarenhas, diretor de marketing e vendas da TRIP.
As passagens para o novo voo, se adquiridas com antecedência de 30 dias, podem ser encontradas com valores promocionais. Destaque para os trechos: Presidente Prudente/ Bauru com tarifas a partir de R$ 49,90; Presidente Prudente/Cuiabá a partir de R$ 199,90; Presidente Prudente/ Guarulhos a partir de R$ 129,90. As passagens já estão disponíveis para venda e podem ser adquiridas pelo portal www.voetrip.com.br, na Central de Vendas 0300 789 8747 ou 3003 8747 (regiões metropolitanas), nos aeroportos ou nas agências de viagens.

Fonte: Aviação Brasil.

Webjet é a companhia aérea mais pontual nos últimos 14 meses



Pelo 14º mês consecutivo, a Webjet é a empresa aérea mais pontual do mercado brasileiro, segundo dados diários publicados pela Infraero em sua página na internet e apurados pela companhia. De março de 2011 até abril deste ano a companhia mantém um índice superior a 90%, demonstrando o seu compromisso com os milhares de clientes que atende.
Desde o ano passado, a Webjet vem realizando um intenso trabalho para chegar a este resultado. Várias áreas da empresa foram envolvidas para que a companhia permanecesse como a primeira em pontualidade nestes últimos meses. Decolar dentro do horário previsto se tornou um dos quesitos mais importantes, assim como oferecer um bom atendimento, segurança e as tarifas mais baratas do mercado. A companhia pretende continuar na liderança e para isso acaba de mudar suas operações para o novo Terminal 4 do aeroporto de Guarulhos e lançar o “Totem com Balança”, que dá a possibilidade ao passageiro de efetuar seu próprio check in com despacho de bagagem. Tais ações têm dado ainda mais eficiência à empresa em São Paulo.
Julio Perotti, presidente da Webjet, acredita que com o empenho de toda sua equipe e os investimentos que estão programados para os próximos meses a empresa continuará a apresentar ótimos resultados ao cliente. “O caminho que percorremos para conseguir o primeiro lugar em pontualidade nos deu uma expertise única dentro do setor. Hoje, o nosso passageiro já começa a perceber que além de oferecermos as tarifas mais em conta do mercado também somos aquela que tem a viagem dentro do horário previsto”. Para o executivo a chegada de oito novos aviões até novembro reforça ainda mais o compromisso firmado em permanecer como uma das  aéreas mais eficientes do setor, uma vez que os 737-800 que chegam à Webjet trazem ainda mais qualidade, conforto e eficiência a toda operação.

Fonte: Aviação Brasil.

American Airlines inaugura loja em Brasília (DF)


Foto: Enos Moura Filho
A primeira loja da American Airlines em Brasília, a 10ª no país, foi recentemente. “A abertura da nova unidade faz parte do projeto de expansão da empresa no Brasil, e principalmente na região. Nosso time é treinado para poder orientar o cliente em roteiros e a programar viagens, além de oferecer produtos e vendas de passagens”, destaca Alexandre Cavalcanti, gerente da American Airlines para as regiões Norte, Nordeste e Centroeste. A companhia aérea opera, atualmente, quatro frequencias semanais da capital federal para Miami. A partir de 14 de junho, os voos da rota voltarão a ser diários.
Ao todo, a American passa a reunir dez lojas no país, sendo duas em São Paulo, três no Rio de Janeiro, uma em Porto Alegre, uma em Salvador, uma em Brasília, uma em Belo Horizonte, e uma em Pernambuco, onde estão disponíveis serviços como reservas, e emissão de passagens, processamento de solicitações de prêmios com milhagem Aadvantage, reserva de assentos, reemissões, processamento de reembolso de passagens e informações em geral.
Confira o endereço:
Loja Brasília
SHN Q.02 Bl. F Ed.Executive Office Tower, loja 145 Asa Norte.
Horário de Funcionamento: De segunda a sexta, das 09:00 aas 18:00
Central de Reservas, diariamente, das 8:00h às 22:00h, pelo telefone (11) 4502 4000 (São Paulo) ou 0300 789 7789 (outras regiões).
Mais informações sobre as lojas AA no país podem ser obtidas através do link:
www.aa.com/lojas

FONTE: Aviação Brasil.

Lufthansa registra prejuízo operacional de 381 milhões de euros no primeiro trimestre de 2012


Foto: Enos Moura Filho
A Deutsche Lufthansa AG registrou faturamento de 6,6 bilhões de euros no primeiro trimestre de 2012, 5,6% a mais do que no mesmo trimestre do ano anterior. O aumento se deve principalmente às receitas de tráfego maiores, obtidas na área de negócios passageiros por meio de maior volume de vendas e aumentos de preço. O aumento dos custos de combustível, o imposto sobre o tráfego aéreo na Alemanha e na Áustria assim como os custos válidos para o comércio de emissões na Alemanha desde janeiro de 2012, porém, tiveram impacto negativo sobre o resultado operacional do grupo. No final do primeiro trimestre, ele foi de menos 381 milhões de euros, uma diminuição de 212 milhões de euros em relação ao resultado do trimestre do ano anterior. O resultado do grupo ficou em menos 397 milhões de euros.
A melhora de 110 milhões de euros deve-se principalmente às variações do valor temporal das opções de garantia. O fluxo de caixa operacional aumentou para 833 milhões de euros, permitindo chegar a um fluxo de caixa livre no valor de 540 milhões de euros.
Christoph Franz, presidente da Deutsche Lufthansa AG, disse que o “resultado trimestral foi massivamente prejudicado por impostos e taxas mais altas, ficando bem aquém do ano anterior, apesar do faturamento recorde. Não podemos esperar até que a política também reconheça o quanto impostos e recolhimentos que distorcem a concorrência prejudicam o tráfego aéreo e a Europa como base econômica. Reagimos a esses encargos adicionais por meio do nosso programa SCORE a fim de garantirmos a posição da Lufthansa como número um na Europa e de nos mantermos na concorrência global a longo prazo.”
SCORE garante futuro da Lufthansa
O grupo quer melhorar o resultado operacional de 2011 em no mínimo 1,5 bilhão de euros até o final de 2014 por meio do programa SCORE, inaugurado no início de 2012. Entre as medidas consta o fortalecimento da colaboração entre Lufthansa e Germanwings que, depois da harmonização dos programas de milhas e das reservas, agora também fazem conjuntamente o planejamento da capacidade para o tráfego descentralizado a partir de Dusseldorf, Berlim, Hamburgo, Stuttgart e Colônia. Entre Austrian Airlines e Germanwings também existe um acordo codeshare desde março de 2012.
Além disso, a Lufthansa pretende, só nesse ano em curso, economizar 200 milhões de euros de forma sustentável por meio de um projeto de compras de alcance global para o grupo. A otimização do tráfego vizinho entre as empresas aéreas do grupo também deverá resultar numa economia no valor de milhões de euros de dois dígitos. Além disso, está prevista uma redução de custos de 25% nas áreas administrativas. Um terço do volume total do SCORE deverá ser obtido pela redução dos custos de pessoal, o que deverá ser realizado por meio da fusão de funções duplas e da suspensão de atividades que não agregam valor para o cliente, assim como pela terceirização de atividades para unidades de serviços compartilhados. Devido a essas medidas, nos próximos anos provavelmente serão eliminadas 3.500 vagas de trabalho integrais nas áreas administrativas em todo o mundo.
Christoph Franz acentua: “Somente se reestruturarmos agora as funções administrativas e levarmos em conta uma redução de empregos, poderemos manter vagas de trabalho no longo prazo e criar novas vagas.” O objetivo será dar preferência a medidas de ordem social na redução de empregos.
Lufthansa Passage contribui com mais de 900 milhões de euros para o SCORE
Em relação à área de negócios Grupo Passage Airline, Franz afirmou: “O crescimento nos negócios com passageiros foi e é necessário para a manutenção da posição do grupo Lufthansa no mercado. Que num próximo passo tenhamos que reduzir a complexidade surgida no grupo em decorrência do crescimento é uma consequência lógica e previsível.”
Sendo a maior empresa individual do grupo, a Lufthansa Passage contribui com mais de 900 milhões de euros para o programa SCORE, dos quais 600 milhões são custos e 300 milhões de euros são receitas. Isto deverá ser realizado, entre outros, pela suspensão de rotas que dão prejuízo e pelo crescimento restritivo da capacidade, que prevê crescimento nenhum para 2012 e de no máximo 4% para cada um dos anos de 2013 e 2014. Consequentemente, a frota da empresa não deverá aumentar até 2014, e aviões mais velhos serão substituídos por outros mais novos. Dessa forma, até 2020 a Lufthansa Passage deverá operar apenas quatro famílias diferentes de frotas no tráfego continental. “Vamos fazer mudanças onde não fará diferença ou onde até seja uma vantagem para o cliente”, diz Franz. A empresa aumentou o faturamento da First e Business Class nas rotas de longa distância de 53,6% no mesmo período do ano anterior para 54,9% no primeiro trimestre de 2012. A Lufthansa também continuará sendo, de longe, a empresa aérea com maior número de assentos First Class na Europa. Nunca antes na história da empresa a Lufthansa investiu tanto em seu produto, diz Franz. Atualmente, todos os aviões Lufthansa estão sendo equipados com novos assentos, os voos de longa distância oferecem novas classes First, Business e Economy, nunca houve maior número de lounges Lufthansa, e também o novo aeroporto em Berlim assim como os novos terminais nos aeroportos de Frankfurt e Munique trouxeram vantagens aos passageiros Lufthansa.
No primeiro trimestre de 2012, a Lufthansa Passage, inclusive Germanwings, registrou prejuízo operacional no valor de 384 milhões de euros. A área total de negócios Grupo Passage Airline registrou um prejuízo de 445 milhões de euros neste período. A SWISS contribuiu com um prejuízo operacional de 6 milhões de euros para este resultado, a Austrian Airlines registrou um prejuízo operacional de 67 milhões de euros. A empresa determinou um programa de trabalho que deverá economizar no mínimo 220 milhões de euros, entre outros por meio da redução dos custos de pessoal. Neste sentido, a Lufthansa decidiu há poucos dias a transferência das operações de voo da Austrian Airlines para a Tyrolean Airways, a entrar em vigor em 1º de julho de 2012, depois de uma solução acordada para a reestruturação das operações de voo não ter sido bem sucedida.
Áreas de negócios de prestação de serviços têm efeito estabilizador sobre resultado operacional do grupo
A Lufthansa Cargo registrou um lucro operacional no valor de 19 milhões de euros no final do primeiro trimestre de 2012. A diminuição de 45 milhões de euros em comparação ao forte trimestre do ano anterior é resultante do forte aumento dos preços de combustível. Juntas, as empresas prestadoras de serviços também registraram um lucro operacional no primeiro trimestre de 2012, no valor de 60 milhões de euros. Este se compõe do lucro operacional de 62 milhões de euros da Lufthansa Technik, lucro operacional de três milhões de euros da Lufthansa Systems e do prejuízo operacional da LSG SkyChefs de cinco milhões de euros.
Grupo espera lucro operacional no valor médio de milhões de euros de três dígitos para o ano de 2012
O grupo continua prevendo crescimento do faturamento para o ano inteiro de 2012 em comparação ao ano anterior. O lucro operacional esperado está na casa do valor médio de milhões de euros de três dígitos. Depois de um difícil começo, as previsões atuais para o resto do ano confirmam a continuidade da pressão dos custos, principalmente do combustível. As inseguranças conjunturais existentes levam a um prognóstico difícil do desenvolvimento da demanda. De forma geral, porém, as premissas melhoraram e permitem às empresas aéreas uma gestão ativa de preços e receitas, acompanhada pela gestão disciplinada da capacidade. Tanto uma como a outra marcarão a evolução do resultado do exercício de 2012, assim como o sucesso das medidas de redução de custos. Mais uma vez espera-se das empresas prestadoras de serviços um efeito estabilizador sobre a evolução do resultado. Eventuais custos de reestruturação em relação à redução de empregos de acordo com o SCORE não estão contidos nessa previsão de resultados e podem vir a ter efeito negativo sobre o resultado do exercício em curso. Eles serão concretizados conforme o progresso do pacote de medidas.
O primeiro trimestre de 2012 em números
O faturamento do grupo Lufthansa no primeiro trimestre de 2012 foi de 6,6 bilhões de euros, 5,6% a mais do que no ano anterior. As receitas do tráfego aumentaram 5,6%, para 5,3 bilhões de euros. Ao todo, os rendimentos empresariais do grupo aumentaram para 7,2 bilhões de euros no período analisado, um aumento de 2,5%.
Os custos empresariais aumentaram 6,1% no primeiro trimestre, chegando a 7,6 bilhões de euros. Um fator importante para tal foram os custos totais de combustível de 1,6 bilhão de euros, 304 milhões de euros maiores, o que corresponde a um aumento de 23%. Este valor já contém o resultado positivo da garantia de preços no valor de 114 milhões de euros. As taxas ficaram 4,9% acima do valor do ano anterior. No primeiro trimestre, o grupo Lufthansa obteve um resultado operacional de menos 381 milhões de euros, uma diminuição de 212 milhões de euros em comparação ao ano anterior. O resultado do grupo é de menos 397 milhões de euros. No ano anterior, o mesmo foi de menos 507 milhões de euros, essencialmente devido a um efeito de avaliação negativo, resultante das variações dos valores temporais dos hedges oriundos do IAS 39. O resultado do grupo contém, ainda, o resultado da desistência da área de negócios bmi no valor de dois milhões de euros. Consequentemente, o resultado por ação é de menos 0,87 euros. No período analisado, a Lufthansa investiu 592 milhões de euros. Destes, 527 milhões de euros foram destinados à ampliação e modernização da frota. O fluxo de caixa operacional foi de 833 milhões de euros, o fluxo de caixa livre (fluxo de caixa operacional menos investimentos líquidos) de 540 milhões de euros. No final do primeiro trimestre, o grupo registrou um endividamento de crédito líquido de 2,1 bilhões de euros. A quota de capital próprio foi de 26,3%.

FONTE: Avição Brasil.

Empresas aéreas apontam sobrecarga nos aeroportos como principal gargalo do setor



Foto: Enos Moura Filho
A sobrecarga de aeronaves no pátio e nas pistas dos aeroportos brasileiros representa o principal gargalo para o avanço da aviação civil no país, na avaliação do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA). O congestionamento nos terminais de passageiros também foi apontado pelos representantes das empresas, que consideram insuficientes os investimentos previstos para o setor.
Em debate realizado, nesta terça-feira (8), na Subcomissão Temporária sobre a Aviação Civil, José Márcio Monsão Mollo, presidente do SNEA, também reclamou do alto preço do querosene utilizado na aviação (QAV). Ele informou que a Petrobras aumentou em 33% o preço do QAV em 2011.
– O combustível representava 32% dos custos em 2010 e hoje já representa 40% das despesas – disse, protestando ainda contra a elevação de impostos.
O diretor do Departamento de Política de Serviços Aéreos da Secretaria de Aviação Civil, Ricardo Chaves de Melo Rocha ressaltou que a melhoria da infraestrutura aeroportuária é uma das prioridades do governo. Ele relacionou medidas já adotadas, como investimentos na expansão de aeroportos e concessões a empresas privadas.
O professor Elton Fernandes, do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE/UFRJ), considera, no entanto, que o governo não sinaliza com regras claras que possibilitem o planejamento de longo prazo das empresas aéreas.
Marco regulatório
O presidente da subcomissão, senador Vicentinho Alves (PR-TO), manifestou preocupação com o fato de companhias aéreas “surgirem, crescerem e morrerem” em pouco tempo. Ele cobrou políticas que possam apoiar novas empresas e defendeu a atualização do marco regulatório do setor, lembrando que o Código Brasileiro da Aeronáutica é de 1986, anterior à atual Constituição Federal.
Ao concordar com o parlamentar, Ricardo Rocha observou que a revisão do marco regulatório poderá reduzir dificuldades no ingresso de novas empresas e beneficiar a concorrência. Também Ricardo Bisinotto Catanant, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), afirmou que a agência tem buscado atualizar normas e regulamentações, visando dar mais eficiência ao transporte aéreo no Brasil.
Prejuízos
De acordo com informações apresentadas por José Márcio Mollo, todas as empresas aéreas enfrentam prejuízos por causa dos altos custos do querosene e do excesso de encargos. Dados apresentados pelo professor Elton Fernandes confirmam dificuldades das empresas na obtenção de lucro, apesar do aumento dos passageiros.
– Tarifas exageradamente baixas para encher os aviões, aliadas a uma oferta exagerada, não combinam com lucros – opinou Fernandes. Ele acrescentou que impor tarifas altas para passageiros a negócios poderá “afastar os clientes mais rentáveis do transporte aéreo”.
Para Victor Celestino, diretor do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias, as dificuldades enfrentadas pelas empresas que operam voos regionais, em especial na Amazônia Legal, seriam ainda maiores. O sindicalista informou que as companhias pagam um preço ainda mais elevado pelo combustível, também enfrentando graves problemas de infraestrutura.
No debate, Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) considerou absurdo o preço das passagens nos voos das empresas que operam no Amapá.
– Na semana passada, eu paguei R$ 2.200 para voltar para Macapá. Seria mais barato eu ir a Berlim do que voltar para meu estado – protestou.
Por Iara Guimarães Altafin
Fonte: Agência Senado

Carcaça de Boeing encalha, mas atravessa ruas de São Paulo



COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
DE SÃO PAULO
O transporte da carcaça de um antigo Boeing da Vasp, que será a principal atração de um espaço de eventos em Araraquara (273 km de SP), começou mal na madrugada de ontem (10).
Logo na saída do aeroporto de Congonhas, perto da 0h30, os fios da rede elétrica se enroscavam a todo tempo na fuselagem do avião, que tem mais de 5 m de altura.
A saída já havia atrasado uma hora e meia para que os técnicos da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) avaliassem as medidas da aeronave. "Imagina São Paulo amanhecendo com um avião no trânsito", disse um curioso.
Só para percorrer os primeiros 100 metros foi preciso quase uma hora. Uma trabalheira envolvendo mais de 15 homens, contando funcionários da transportadora, da CET, da Eletropaulo e também de empresas de telefonia e TV.

Moacyr Lopes Junior-10.mai.12/Folhapress

Avião Boeing 737-200 da Vasp sendo retirado do aeroporto de Congonhas; viagem será retomada na noite desta sexta
Avião Boeing 737-200 da Vasp sendo retirado do aeroporto de Congonhas; viagem será retomada nesta noite
Por volta das 3h, quando já deveria estar fora da cidade, a carreta com o avião foi estacionada às margens da avenida dos Bandeirantes, ainda perto do aeroporto, num ponto que não afeta o trânsito --mesmo assim, alguns motoristas reduziam a velocidade para "conferir" a cena inusitada.
O grande imprevisto foi que uma lâmpada, em cima do avião, segurava os fios. Como está corroída pelo tempo, não foi possível retirá-la na desmontagem da aeronave.
O gerente comercial da transportadora, Rodrigo Ambrósio, afirmou que, antes do reinício da viagem na madrugada de hoje, seriam feitos ajustes para que o avião passasse pelos fios sem tropeço.
Os ajustes parecem ter funcionado, já que o avião conseguiu passar pelas ruas da cidade, como a avenida Brasil, e chegar até a rodovia dos Bandeirantes. O comboio parou em um posto e deve retomar a viagem à noite.
COMANDANTE
A movimentação toda partiu de Edinei Capistrano, 57, comandante de jatos executivos. Ele arrematou o avião por R$ 140 mil, em fevereiro.
O projeto é colocar a carcaça dentro de um terreno de 13 mil m² na área rural de Araraquara, onde mora, e construir um espaço para eventos, como casamentos e festas de 15 anos.
O comandante estima que deve gastar o dobro do preço da aeronave com despesas de desmontagem e transporte.
PLANEJAMENTO
Uma carga tão grande assim só pode circular na cidade das 23h às 4h. Também é preciso pagar uma taxa e ter o trajeto aprovado pela CET. Só o planejamento do trajeto para remover a aeronave durou cerca de 45 dias.
Para fazer o transporte, foram necessárias três carretas e uma picape. O avião foi desmembrado em corpo, asas e turbinas.
A expectativa é que chegue a Araraquara na tarde de amanhã.
(LILO BARROS, MOACYR LOPES JR. E LUCCA ROSSI)