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quarta-feira, 27 de maio de 2009

Azul firma parceria com Instituto Brasil Solidário



A Azul Linhas Aéreas Brasileiras firmou a primeira parceria na área de responsabilidade social e se tornou a companhia aérea oficial do Instituto Brasil Solidário (IBS). Trata-se de uma organização sem fins lucrativos que tem como princípio o desenvolvimento de programas sociais em comunidades socialmente desfavorecidas e com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
Fonte: Mercado e Eventos

TAM AUTORIZADA PARA ÁFRICA DO SUL


A TAM começará a voar, no segundo semestre, para Joanesburgo, na África do Sul. O voo foi aprovado pela Agência Nacional de Aviação Civil que deu luz verde para sete frequências semanais. A TAM não anunciou ainda que tipo de aeronave usará nesse serviço, mas sabe-se que ela também negocia um acordo tipo "code share" com a empresa sul-africana SAA
Fonte: Aerobusiness

Tribunal definirá onde ações de trabalhadores devem ser avaliadas




Outro julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF), previsto para entrar na pauta de hoje, deve influenciar o andamento das diversas ações judiciais de trabalhadores contra empresas em recuperação judicial e de companhias que adquiriram ativos dessas empresas. A corte vai decidir, em um recurso proposto por uma ex-trabalhadora da antiga Varig contra a VRG, ou a " nova Varig " , qual é a Justiça competente para efetuar a execução das dívidas trabalhistas - se elas deveriam correr na Justiça do trabalho ou na própria vara de falências.

A decisão do Supremo será importante porque, a depender de quem julgará os processos, o destino das empresas que enfrentam processos dessa natureza pode assumir rumos bem diferentes. A Justiça do trabalho possui um entendimento consolidado sobre a questão, que normalmente responsabiliza o comprador de uma empresa pelo passivo trabalhista já existente quando a aquisição do negócio é fechada. Não há ainda o que se chama de uma jurisprudência (reiterados julgamentos) da sucessão sob o enfoque da nova Lei de Falências. Mas a interpretação de advogados sobre a questão é que a Justiça do Trabalho manterá o entendimento de que há sucessão, ainda que a compra tenha sido de uma unidade isolada de empresa em recuperação judicial. Se, ao contrário, o Supremo decidir que é da vara de falência e recuperação a responsabilidade pelo julgamento da sucessão, a avaliação de especialistas é de que os magistrados dessa área devam descartar a sucessão.

O processo da ex-funcionária da Varig contra a VRG Linhas foi proposto no Supremo contra uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), segundo a qual caberia à vara empresarial do Rio julgar e examinar a sucessão, assim como outras práticas relacionadas à recuperação judicial da Varig. Os advogados que representam uma trabalhadora no processo, Otávio Bezerra Neves e Sebastião José da Motta, afirmam que buscam com o recurso uma definição de quem seria responsável pelo julgamento das questões trabalhistas e a sucessão na recuperação judicial. Segundos eles, nesse caso não se discute a classificação de créditos, só direitos e sucessão trabalhista. "Queremos reafirmar a competência da Justiça do Trabalho, estabelecida no artigo 114 da Constituição Federal", afirma Motta.

De acordo com o advogado Cristiano Zanin Martins, sócio do escritório Teixeira, Martins e Advogados, que atuou na defesa da VRG no processo quando este estava no STJ, os credores trabalhistas aprovaram a proposta feita pela antiga Varig na recuperação judicial e, ainda assim, não desistiram de ações na Justiça do trabalho contra a VRG. "A Justiça do trabalho não está perdendo a competência, pois continua julgando o conflito dos trabalhadores, apenas o crédito é executado pela vara empresarial", afirma Martins. Segundo o advogado, se houver a sucessão dos créditos trabalhistas à empresa compradora, a venda deixaria de ser atraente e o próprio processo de recuperação judicial seria inviável. Procurada pelo Valor, a Gol preferiu não se manifestar sobre o julgamento de hoje.

Fonte: Valor Econômico

Com crise, lucro da Virgin Atlantic dobra


O Lucro bruto da Virgin Atlantic, segunda maior companhia aérea britânica de voos transatlânticos, somou 68,4 milhões de libras (€ 78 milhões) durante o último ano fiscal. A cifra equivale ao dobro do obtido no mesmo período do ano anterior, quando chegou a 34,8 milhões de libras (€ 40 milhões).

Segundo a companhia, o resultados se devem ao aumento dos passageiros da classe premium, apesar dos elevados preços do combustível e da recessão econômica.

O desempenho contrastam com os da sua rival British Airways, que na semana passada informou que teve um prejuízo líquido atribuído de 358 milhões de libras (€ 400 milhões), devido à alta do preço dos combustíveis e à queda de passageiros de classe premium.
Fonte: Webtranspo

Sol Linhas Aéreas se tornará realidade -Amanhã



O sonho de cinco anos de um bem-sucedido médico oftalmologista e agora empresário, Marcos Solano Vale, de ser dono de sua própria companhia de aviação regional está prestes a se tornar realidade. Nesta quinta-feira, dia 28, a Sol Linhas Aéreas inaugura no Aeroporto Municipal de Cascavel, no oeste paranaense, o seu centro de operações, um complexo que inclui hangar, oficinas de manutenção e sede administrativa com um investimento de R$ 1 milhão. "Esperamos iniciar os serviços regulares nas próximas semanas", diz, animado, Solano.

Isso só irá ocorrer, no entanto, após a necessária vistoria e homologação dos órgãos responsáveis, entre eles, a Anac que emite o Certificado de Homologação de Empresas de Transporte Aéreo (Cheta).

Este documento exige a verificação de toda a parte operacional da companhia, como a condição das aeronaves, treinamento das equipes e a concessão que permitirá à empresa explorar comercialmente o serviço de venda de passagens, transporte de passageiros e cargas.

A Sol Linhas Aéreas vai operar, inicialmente, com cinco aeronaves turboélices adquiridas junto à Let Aircraft Industries, maior indústria de aviões da República Tcheca. "Iniciaremos com vôos diários pela rota Cascavel-Curitiba-Foz-Maringá. Na seqüência estenderemos a outras cidades do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul e Paraguai."

Segundo ele, o Let 410 para 19 passageiros, além de tripulantes, é o modelo mais avançado da linha de turboélices da indústria tcheca. É um bimotor de asa alta, desenvolvido especialmente para o transporte de passageiros e cargas. Seu trem de pouso extremamente robusto permite operações em diferentes pistas, permitindo que a aeronave opere com margem de segurança.

Para o passageiro, a principal característica do avião é seu amplo espaço interno -19 metros cúbicos- sendo a cabine bem mais larga e alta do que a de outros aviões de seu porte, como o Bandeirante, Twin Otter, Cessna Caravan, Beech 1900, Islander, Metro e JetStream. O tamanho das janelas e sua asa alta também permitem ao passageiro uma visão panorâmica e privilegiada durante o vôo.

Em maio passado a Sol Linhas Aéreas formalizou, com a Infraero de Foz do Iguaçu, o contrato de concessão de área para operação de loja, área comercial, e ambientes de check-in e check-out nas instalações do Aeroporto de Foz do Iguaçu. No mesmo mês, um acordo semelhante foi feito com a Prefeitura de Maringá, para o contrato de concessão de área para operação de loja e check-in nas instalações do Aeroporto daquela cidade do Noroeste paranaense atualmente servida por duas companhias aéreas com um fluxo mensal de 20 mil passageiros (quatro vezes o volume registrado em Cascavel).

Em sua sede de 800 metros quadrados em Cascavel, a Sol providenciou o asfaltamento da área de acesso, numa extensão de dois mil metros quadrados, abrigando nela a oficina de manutenção, área administrativa e operacional da empresa. O atendimento aos clientes-passageiros será realizado nas áreas públicas do aeroporto, administradas pela Cettrans.

Tão animado quanto o empresário está o prefeito da cidade, Edgar Bueno, do PMDB, que prometeu investir em melhorias estruturais no atual aeroporto. A pista será ampliada dos atuais 1.600 para 2.022 metros de extensão e de 30 para 45 metros de largura. A prefeitura construirá novo e mais confortável terminal de embarques. "Para iniciar as obras, só dependemos de autorização das autoridades aeroportuárias", disse.

Segundo ele, "existe carência muito grande a ser atendida nesta área. Temos potencial para ampliar de 6 mil para 10 mil usuários ao mês, com facilidade.
Fonte:Webtranspo

White eleva frota para seis aviões



A companhia aérea White recebe hoje, 27 de Maio, o seu primeiro Airbus A320, que começará em Junho a efetuar voos charter para Tenerife contratados pela Soltour.

Com 180 lugares, este é o sexto aparelho na frota da White, juntando-se aos três A330 e aos dois A319 CJ usados no mercado executivo.

O primeiro voo comercial do novo avião, com a matrícula CS-TQK, será já no dia 1 de Junho, com os voos Lisboa-Tenerife e Porto-Tenerife, numa operação contratada pela Soltour, e que se realizará até 28 de Setembro.
Fonte: Aeroblog

Confira as 5 próximas cidades atendidas pela Azul




Hoje vamos antecipar as 5 próximas cidades e tentar explicar porque cidades como Brasília e Belo Horizonte ainda não tem vôo da Azul.

Abaixo listamos as cidades que devem ser as próximas 5 atendidas pelos vôos da Azul:

1. Caldas Novas - GO : vôo será oferecido como fretamento entre Campinas e Caldas Novas a partir de 28 de junho. Pode ser um testa da Azul para ver se tem demanda e criar um vôo regular.

2. Londrina - PR: este vôo estava previso inicialmente para início de junho mas tudo indica que só será iniciado de julho. Há alguns boatos que ele foi cancelado mas as informações que temos são apenas do adiamento.

3. Caxias do Sul - RS: início previsto para julho.

4. Cuiabá - MT: início previsto para julho.

5. Natal - RN: não há data prevista mas nas últimas semanas os indícios de Natal será a próxima cidade do Nordeste a receber a Azul estão muito fortes.

Com essas 5 cidades a Azul já estaria em 18 cidades, 5 a mais que o previso para 2009.
Chegada da Azul à Brasília e a Belo Horizonte. A Azul ainda não está operando nestes aeroportos devido à concorrência ser acirradíssima e ter grande número de vôos diretos, este é o caso de Brasília, de Confins em Belo Horizonte, do Galeão no Rio e de Guarulhos em São Paulo. A partir destes 4 aeroportos é possível pegar vôos diretos para a maioria das cidades brasileiras, se a Azul iniciar a operação neles apenas ligando à Campinas, estes vôos não serão competitivos porque os passageiros terão que fazer conexão por exemplo para ir de Brasília ao Rio de Janeiro ou de Brasília à Belo Horizonte.

A chegada da Azul a estes aeroportos é inevitável mas para operar de forma competitiva neste aeroporto ela precisa de uma número maior de aviões e precisará criar vôos partindo deste aeroporto diretamente para outras cidades e
não apenas para Campinas.


Fonte: Contato Radar

Air Minas liga Uberaba à São Paulo


A partir do dia 15 de junho a Air Minhas passa a oferecer voos de Uberaba para Guarulhos. A aeronave decola de Minas Gerais às 06h20. E no voo da volta, a aeronave decola de Guarulhos às 19h00.
Fonte: EagleSky

Piloto de aeronave não resiste a ferimentos

O piloto e Mecânico da TAP que se encontrava ao comando da aeronave que se despenhou domingo no aeroporto da Madeira e que se encontrava em estado “muito reservado”, com queimaduras em 70 por cento do corpo, morreu esta terça-feira, no Hospital de S. João no Porto.

A outra vítima do acidente, um mecânico de aeronaves, de 49 anos de idade, sofreu queimaduras ligeiras mas, de acordo com o director clínico do Hospital do Centro do Funchal, Miguel Ferreira, “em princípio, não corre risco de morte”.


Os dois únicos ocupantes da aeronave monomotor particular que ao final da tarde de Domingo , se despenhou durante a aterragem na pista do aeroporto do Funchal, na Madeira, estvam internados na unidade de cuidados intensivos do Hospital Central do Funchal.

A situação mais grave era a de Pedro Filipe, o segundo ocupante da aeronave - um Zlin Z142, frequentemente utilizado em manobras de acrobacia aérea - que apresenta queimaduras em 70 por cento do corpo, revelou ao PÚBLICO um dos intervenientes na operação de socorro, durante a qual o aeroporto esteve encerrado. Os bombeiros tiveram de utilizar material de desencarceramento para retirá-lo do cockpit.

O piloto e proprietário do pequeno aparelho de acrobacias, Bruno Filipe, mecânico da TAP, foi projectado para o exterior quando o aparelho embateu na pista.

O acidente ocorreu cerca das 19 horas durante a manobra de aterragem, e segundo testemunhas oculares terá sido provocado pelo fato de uma das rodas do aparelho se ter soltado após o contacto com o solo.

Logo de imediato, conforme observou -se , o aparelho incendiou, tendo as chamas sido combatidas pelo corpo de bombeiros do aeroporto.

Os primeiros socorros foram prestados pelos bombeiros municipais de Santa Cruz em cujas ambulâncias foram transportados os dois acidentados para o Hospital Central do Funchal. Segundo Miguel Ferreira, director clínico daquela unidade, citado pela Lusa, um dos acidentados tem “prognóstico reservado” devido à extensão das queimaduras.

Fonte: Correio da Manhã

Avião da Aeronáutica faz pouso forçado no Rio; ninguém se feriu


Aeronave aterrissou na pista de pouso da base aérea por volta das 12h05 de hoje, com trem de pouso recolhido. De acordo com a Aeronáutica, ninguém se feriu

Uma aeronave C-95C Bandeirante da FAB (Força Aérea Brasileira), matrícula FAB 2332, fez uma aterrissagem de emergência no início da tarde desta terça-feira na Base Aérea dos Afonsos, no Rio.

A aeronave aterrissou na pista de pouso da base aérea por volta das 12h05 de hoje, com trem de pouso recolhido. De acordo com a Aeronáutica, ninguém se feriu.

Ainda não há informações sobre o que provocou o acidente. Porém, a FAB informou, por meio de nota divulgada no final da tarde, que as possíveis causas serão apuradas pelo Seripa 3 (Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos).
Fonte:Folha on Line

Mantenham os cintos afivelados sempre


Não tem muito o que comentar sobre a notícia, exceto que precisa ser martelado na cabeça dos passageiros que o cinto tem que estar afivelado o tempo TODO durante o voo, a menos é claro que você vá ao banheiro. Quem já viajou pela United as vezes até se aborrece com o rigor das comissárias quando se acende o aviso luminoso de apertar cintos, mas é o correto a fazer. Não estou dizendo que seja esse o caso desse infeliz incidente, mas tem passageiro que viaja muito e acha que por o cinto é frescura, só precisa pra decolar e pousar. Pois eles deveriam saber que os pilotos voam muito mais que qualquer passageiro, e nenhum piloto solta o cinto no cockpit. NUNCA.
Os radares de banda X que hoje em dia equipam a maioria dos jatos comerciais de grande porte conseguem prever com muita antecedência alguns fenômenos meteorológicos associados à turbulência porém, existe sempre o mistério da turbulência de céu claro e para essa o único remédio é o cinto afivelado, pois não há como prever.
Na sua próxima viagem lembre-se da turbulência de céu claro e não solte o cinto sem motivo!
Fonte:Aviões e Música