PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Mulher dorme e fica "esquecida " no avião



Será caso para dizer que «caiu nos braços de Morfeu?» e ninguém se atreveu a interromper-lhe o sono tranquilo, nem mesmo para sair do avião?

É o que parece ter acontecido nos Estados Unidos com uma mulher que vive em Ferndale, no Michigan. Ginger McGuire conta que adormeceu durante um voo da United Express, que fazia a ligação entre Detroit e Filadélfia, e que a tripulação não a acordou quando o avião aterrou...

Citada pela Associated Press, Ginger McGuire refere que estava sozinha no avião quando acordou. A mulher calcula que ficou a dormir sozinha em terra, no avião, durante mais de três horas depois de o mesmo ter aterrissado na Filadélfia, na terça-feira.

Ginger McGuire conta ainda que, depois de acordar, percorreu o corredor do avião durante 15 minutos até que a porta trancada se abriu e um policial lhe pediu a identificação.

A companhia aérea United Airlines recusa comentar o incidente, até porque o caso está agora em tribunal.
iol

Dando o gato, Jay-Z?


Parece que Jay-Z está com o nome sujo na praça. O rapper - que junto à esposa Beyoncé forma o casal famoso mais rentável do mundo, segundo a Forbes - está sendo processado pela Air Platinum, uma empresa que oferece serviço de jato particular de luxo, segundo informou o site TMZ.

De acordo com a companhia, o rapper passou 55 horas usando seus aviões de pequeno porte, no ano passado, mas só pagou 37 horas de serviço. A dívida totaliza U$ 137,485 mil, dos quais US$ 81 mil se referem às 18 horas de voo com um dos jatos (U$ 4,5 mil por hora); U$ 8,5 mil por 17 voos domésticos (U$ 500 por voo); U$ 3 mil por quatro voos internacionais (U$ 750 por voo); U$ 8,5 mil de taxas internacionais; U$ 12,285 mil de taxas convencionais; e U$ 24,2 mil por uma viagem de luxo para a Inglaterra.

O TMZ tentou entrar em contato com o porta-voz de Jay-Z, mas não obteve sucesso.
rolling stones

Passagem aérea deve ficar mais barata com mudança em regras aeronáuticas



Quanto maior a restrição ao capital estrangeiro, maior é o impedimento aos grandes investimentos no setor, explica o advogado especialista em direito aeronáutico Cristiano Zanin Martins. Ele afirma que, nesse setor, a maior parte dos insumos - aeronaves, peças e financiamentos, sobretudo - são caros porque são negociados em dólar.

- Se tem uma participação maior de capital estrangeiro, ele [o empresário] pode comprar uma quantidade maior de um determinado produto em escala, por exemplo. Num primeiro momento, o caixa da empresa sente isso porque as compras ficam mais baratas [e sobra mais grana]. Depois, deve se refletir para o consumidor porque a concorrência seria maior [entre as empresas].

Para o deputado Rocha Loures, responsável pelo texto que muda as regras do setor, a mudança poderia resultar no surgimento de novas empresas aéreas no Brasil e aumentar a concorrência.

- Temos hoje apenas duas grandes empresas aéreas atuando no Brasil, a TAM e a Gol. Temos capacidade de ter muito mais, o que vai beneficiar os usuários do transporte aéreo e reforçar a capacidade de investimento do setor.

O advogado concorda, mas lembra que, para criar uma empresa aérea, é preciso um investimento grande e a aprovação da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Além disso, o aparecimento de novas empresas estaria condicionado ao espaço disponível para pousos e decolagens.
O número de vagas em aeroportos é um complicador para o aparecimento de novas empresas aéreas que operam no mercado doméstico. Se houvesse mais aeroportos, mais empresas poderiam se instalar aqui.

Mercado regional

Outro segmento que seria beneficiado com a alteração do CBA são as companhias aéreas regionais. Martins explica que “os destinos nacionais estão reduzidos porque há uma concentração do mercado e faltam incentivos regionais”.

O pacote de mudanças sugerido pelo deputado Rocha Loures inclui ainda a ampliação dos direitos dos passageiros nos casos de atraso de voo e desistência da viagem e recebimento da bagagem despachada em até 30 minutos após o desembarque.

As alterações no CBA coincidem com as novas regras impostas pela Anac às companhias aéreas no último dia 13. Agora, o passageiro pode solicitar alimentação grátis se o voo atrasar mais de duas horas, e pedir o reembolso do bilhete imediatamente - se houver o risco de a decolagem ultrapassar quatro horas do horário marcado.

A comissão especial que cuida das alterações do CBA já aprovou o texto, que segue agora para a votação da Câmara. Se aprovado, vai para o Senado e, na sequência, para a sanção presidencial.
r7

AA ganha 11 novas frequências para o Brasil



O pedido feito pela American Airlines ao Departamento de Transportes dos Estados Unidos (DOT), que solicitava 11 frequências semanais das 14 que serão distribuídas para uso a partir de 1º de outubro, foi atendido. Com isso, em novembro a companhia iniciará as operações que já havia programado: um voo diário entre o Rio de Janeiro e Nova York (JFK) e quatro voos semanais entre Brasília e Miami.

“O Brasil é um mercado sul-americano em expansão, e nós agrademos ao Departamento de Transportes dos Estados Unidos por garantir à American Airlines o direito de operar estes novos voos, incluindo a frequência non-stop entre Nova York e Rio de Janeiro, que será feita uma aeronave norte-americana”, destacou o vice-presidente sênior de Negócios da companhia, Will Ris.

O voo entre Nova York (JFK) e Rio de Janeiro sairá da cidade norte-americana em 18 de novembro, às 21h25, chegando à capital fluminense às 10h40 do dia seguinte. No trajeto inverso, a aeronave decola do Rio às 23h05, chegando à Nova York às 6h15 do dia seguinte.

Já o outro voo sairá de Miami às quartas, sextas, sábados e domingos às 23h10, chegando à capital brasileira às 9h35 do dia seguinte. Na rota inversa, a aeronave decola de Brasília às segundas, quintas, sábados e domingos, às 11h05, chegando à Miami às 15h45 do mesmo dia.

A frequência entre Nova York e Rio será operada pelo Boeing 767-300, com configuração para 225 passageiros, sendo 30 na classe executiva e 195 na econômica. Já o voo Miami-Brasília será operado pelo Boeing 757, que estará configurado para 182 passageiros, sendo 16 na classe executiva e 166 na econômica.
panrotas

SP pede autorização para 3º aeroporto




O Governador Alberto Goldman solicitou à União permissão para construir terminal na região metropolitana

O governador de São Paulo, Alberto Goldman (PSDB), disse ontem que encaminhou um pedido para autorização da construção de um terceiro aeroporto na região metropolitana da capital. O documento foi enviado ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, e à Infraero (estatal que administra os aeroportos brasileiros). A declaração foi dada durante a assinatura para a implantação de um Poupatempo da Cidade Ademar, zona sul de São Paulo.

Segundo a Folha apurou, o projeto é o mesmo que foi elaborado pelas empreiteiras Camargo Corrêa e a Odebrecht, na região de Caieiras (Grande São Paulo). Com a concessão do terceiro aeroporto em mãos, medida que cabe à União, o governo paulista poderia ele mesmo fazer nova concessão, para as próprias empresas.

Orçado em R$ 2 bilhões, aproximadamente, o projeto das empreiteiras contempla ao menos uma pista de 3.500 metros, alinhada no mesmo eixo que Cumbica (em Guarulhos), o que evitaria interferências no tráfego aéreo. A capacidade foi estimada para entre 22 milhões e 25 milhões de passageiros ao ano. Como acesso, o novo terminal utilizaria linhas de trem que passam próximo ao terreno escolhido.

CAPACIDADE

"Os aeroportos de Congonhas e Guarulhos estão congestionados. A situação é caótica e, nos próximos anos, vai se agravar muito. Já falei com o ministro [Nelson Jobim, Defesa] há tempo. Agora estamos formalizando um pedido de autorização, já que o governo federal, por uma razão ou por outra, não faz isso", disse o governador.

Goldman citou que o Estado de São Paulo terá competência para a execução da obra, da mesma forma que é responsável pela infraestrutura de estradas.

LOCALIZAÇÃO

Segundo ele, pode ser feita uma PPP (parceria público-privada) para a construção. O governador evitou citar a área de localização do projeto e alegou que é para evitar especulação imobiliária. "Se tivermos essa autorização, vamos declarar como uma área de utilidade pública para preservar ocupação do local", afirmou.

FINANCIAMENTO

Para tornar o terceiro aeroporto viável, o grupo que elaborou os estudos propõe que a União, como incentivo ao investimento, permita que as empresas retenham ao menos parte do ATA (Adicional de Tarifa Aeroportuária) recolhido no terminal.

Essa taxa, criada em 1989, incide no valor de 50% sobre as tarifas aeroportuárias e ainda sobre as recolhidas pelo uso de sistemas de auxílio à navegação. O ATA foi destinado a investimentos nos terminais.
aeroportos no brasil

Aviões da TAM e GOL se chocam no pátio em Aracaju



Dois aviões se chocaram na madrugada desta quinta-feira (24) na pista do aeroporto de Aracaju, em Sergipe.

De acordo com a base local da Infraero, não havia passageiros no interior das aeronaves e não informações sobre feridos.

No acidente, a asa do avião da Gol, que iria pousar, bateu na aeronave da Tam, que estava estacionada. Por volta das 11h, o movimento no aeroporto era normal. A polícia já fez perícia no local do acidente.

O voo da Gol, que tinha saída prevista para as 5h25, já foi liberado para embarque.
contato radar

Avianca eleita melhor companhia aérea em atendimento ao cliente


A Avianca foi eleita a melhor companhia aérea em atendimento ao cliente, além de conquistar a vigésima posição no ranking geral de empresas do Índice Exame/IBRC 2010 de atendimento ao Cliente.

O ranking, formulado pelo Instituto Brasileiro de Relações com o Cliente (IBRC), analisou mais de 500 empresas e selecionou 100 finalistas, elegendo as 25 melhores, as 25 piores e as cinco melhores colocadas em 15 diferentes setores.
mercado e eventos

TAM e Continental Airlines firmam acordo de codeshare



A TAM e a Continental Airlines, companhias aéreas integrantes da Star Alliance, vão iniciar no dia 1º de julho acordo de compartilhamento de código de voo (codeshare) em diversas rotas dentro dos Estados Unidos, no Brasil e entre os dois países.

"Estamos expandindo nossa malha internacional por meio dessa nova parceria com a Continental Airlines. Com isso, poderemos oferecer mais conveniência e melhores serviços para nossos clientes", afirma Paulo Castello Branco, vice-presidente Comercial e de Planejamento da TAM.

"O codeshare entre Continental Airlines e TAM vai fortalecer o relacionamento que estabelecemos entre as duas companhias, quando a TAM entrou na Star Alliance", declara John Slater, vice-presidente da Continental Airlines para América Latina e Caribe. "Esperamos consolidar ainda mais nossa parceria com a TAM em um futuro próximo."

Desde 6 abril de 2010, a TAM e a Continental Airlines mantêm acordo de FFP (Frequent Flyer Program). Essa parceria permite aos membros do programa TAM Fidelidade acumular e resgatar pontos em qualquer voo operado pela companhia norte-americana. Da mesma forma, os membros do programa OnePass, da Continental Airlines, podem acumular e resgatar milhas em todos os voos domésticos e internacionais da TAM.
jornal de turismo

GOL: Expansão no Caribe e Bola Fora no Site

A Gol que já voa para Aruba, Curaçao e Punta Cana continua sua expansão no Caribe. No dia 26 de junho iniciar-se-ão os vôos para Barbados. Os vôos para Saint Marteen já iniciaram-se como charters e só esperam a aprovação da ANAC para tornarem-se regulares.

Especulações de novos destinos não faltam. Santo Domingo, San Juan (Puerto Rico), Havana…

Rotas

Uma possibilidade, quem nem sempre se mostra economicamente viável, é usar as milhas/pontos para chegar a Caracas e comprar a perna Caracas/Punta Cana ou Caracas/Aruba na Gol. A emissão de passagens com milhas Smiles para Aruba, Curaçao e Punta Cana em datas próximas aos vôos usando 15 mil milhas por trecho não é tarefa simples. Assim para se conseguir assentos é interessante se programar. O efeito colateral dessas novas rotas via Caracas foi a redução de assentos no vôo São Paulo/Caracas para emissão com milhas no Smiles nos dias em que esses vôos estende-se até o Caribe. Assim para combinar uma passagem emitidas com milhas Smiles até Caracas com outra comprada de Caracas para Aruba ou Punta Cana na Gol, você muitas vezes acaba sendo obrigado a fazer um stopover na capital da Venezuela, cidade com câmbio complicado e com muito menos atrativos que Bogotá

Para quem quer informações desses destinos caribenhos, o Ricardo Freire do Viaje na Viagem, que no momento é patrocinado pela Gol, anda fazendo um périplo por esses locais trazendo novas informações e atualizando as várias, e imperdíveis, já postadas por lá. Sobre Barbados, o Bruno Agostini do O Globo fez uma matéria muito interessante.

Desses destinos, só conheço Punta Cana, mas baseado na matéria do Bruno não me animei muito com Barbados não.

Bola Fora!

Falando em Gol, ela deu a maior bola fora ao tirar a opção de busca flexível de datas ou por preço do site. Prefiro acreditar que a Gol está com sérios problemas de hardware que estaria sendo sobrecarregado com esse tipo de busca a pensar que a Gol quis dificultar a vida do seu consumidor que procura os melhores preços. Nenhuma empresa moderna e respeitável tem essa atitude nos dias de hoje.

aquela passagem

Marido de Beyoncé teria desembolsado 137 milhões de dólares em avião particular



Reprodução

Jay-Z não poupa economias quando o assunto é o seu bem estar e conforto. O rapper, que tem uma fortuna estimada em quase 400 milhões de dólares, comprou um jatinho particular. De acordo com o blog "TMZ", que divulgou pela primeira vez imagens da aeronave, o marido da Beyoncé desembolsou 137 milhões de dólares pela mordomia.

O avião está equipado com telas de LCD, cadeiras de couro e um confortável sofá. Recentemente, a Platinum Air Holdim abriu um processo contra Jay-Z alegando que ele gastou 55 horas de voo, mas pagou apenas por 37. Por conta disso, ele estaria devendo 137, 485 milhões à empresa.

Reprodução
Reprodução
Quem

Marta Bognar, a WingWalker brasileira

Marta Bognar, sob as asas de seu Grumman ShowCat, durante apresentação na reabertura do Museu Asas de um Sonho da TAM, em São Carlos. (Foto: Maurício Sato / Aeroentusiasta)

Nessa semana homenageamos a única WingWalker brasileira, a paulista Marta Lúcia Bognar, que realiza apresentações de Wingwalking sob a asa de seu Grumman ShowCat, um biplano especialmente preparado para esse tipo de apresentação. No comando da aeronave Pedrinho Mello, companheiro de Marta na equipe que se apresenta em diversos shows aéreos pelo Brasil, e que recentemente esteve presente na reinauguração do Museu Asas de um Sonho da TAM, em São Carlos.

A dupla faz parte da equipe “Brazilian Wingwalking Airshow”, única do tipo na América Latina. No mundo todo existem apenas umas 20 equipes que realizam esse tipo de apresentação.

Durante a apresentação, que dura 15 minutos, Marta decola sentada no assento dianteiro do ShowCat, e logo após algumas manobras para saudar o público, ela solta seu cinto de segurança e começa a subir em cima da aeronave, onde permanece durante todas as manobras acrobáticas feitas pela aeronave, tudo com a mais alta segurança.

A aeronave ShowCat (PP-XDI) recebeu o apelido carinhoso de “Branco Ventania” e no caso do Museu da TAM foi adesivado com os dizeres: “Museu Asas de um Sonho 2010″, com a wingwalker Marta carregando a bandeira do Museu TAM. O ShowCat recebeu uma adaptação para soltar fumaça, o que embeleza a apresentação aérea.

A foto foi feita por Maurício Sato, colaborador do site Aeroentusiasta, que gentilmente cedeu a imagem para o site Cavok.

Para quem quiser maiores informações sobre a equipe de wingwalking do Brasil, o site oficial é: www.wingwalking.com.br

Nota do Editor: Quem conhece a Marta sabe que ela merece essa homenagem, pela sua simpatia e pelo empenho em divulgar a aviação no Brasil, sempre muita atenciosa com todos que chegam para conversar com ela, e com um constante sorriso sincero que cativa a todos. Já tive a chance de ver shows aéreos de WingWalking nos EUA, e o show da wingwalker brasileira Marta e do piloto Pedrinho não perde em nada em beleza e ousadia.

Cavok

Americana constrói casa dos sonhos com pedaços de avião


Francie Rehwald pagou US$ 35 mil por carcaça. Residência está sendo construída em Malibu


Uma americana está construindo sua casa dos sonhos nas montanhas de Mallibu, no estado da Califórnia (EUA), com pedaços de um avião da década de 1970.

A aposentada Francie Rehwald pagou cerca de US$ 35 mil pela carcaça de uma aeronave que operou por muitos anos pela companhia aérea Tower Air.

"Quando comecei com o projeto, quase enlouqueci, mas depois que você vê a casa ficando pronta, não há como desistir", disse ela ao canal Fox News.

O arquiteto David Hertz assinou o projeto e acompanha a obra. Partes do avião podem ser claramente vistas em alguns cômodos, assim como as asas, que serviram de teto para a residência.

Segundo Francie, aeromoças e pilotos que trabalharam na aeronave a procuraram para saber sobre o projeto.
g1

Kulula, a low cost de todos os “jetsetters”

Popout

O ‘Dynamic Flight Simulator’ da Força Aérea Sueca

DFS - 1

DFS Patch

Voar caças de última geração como o Saab Gripen não é para qualquer pessoa. É preciso possuir o preparo e as condições físicas para voar com segurança e suportar as elevadas cargas G que esses aviões produzem, quando realizam manobras de combate aéreo.

A Força Aérea Sueca possui um simulador de voo combinado com um centrifugador que serve como treinador para pilotos de Gripen e como laboratório médico, para pesquisas sobre os efeitos das elevadas cargas G nos pilotos.

O sistema permite aos pilotos “puxar” 9 G e comandar a aeronave simulada em qualquer atitude de “pitch” e “roll”, com uma experiência muito próxima da encontrada num caça de verdade.

Projetado visando o realismo, o Dynamic Flight Simulator (DFS) fica em Linköping, Suécia, sendo considerado o primeiro equipamento de quarta-geração, um sistema baseado em terra capaz de puxar Gs e replicar as condições de voo de um caça tático moderno.

DFS - 4

O DFS é basicamente um mock-up da cabine do Gripen montado na ponta de um braço centrifugador. O sistema representa um enorme salto no treinamento de pilotos e nas capacidades de pesquisas de fisiologia.

O sistema foi projetado pela Wyle Laboratories da California e possui uma série de características para emular o voo com altas cargas G:

  • Um motor de corrente contínua que movimenta um braço de cerca de 10m;
  • Uma grande gôndola esférica, suspensa por cardans e configurada com os displays e controles do cockpit do Gripen, com três telas;
  • Um sistema de controle baseado no Gripen, com modelo de voo que simula com precisão as características dinâmicas de resposta da aeronave;
  • Algoritmos de percepção no sistema de controle que “enganam” o sistema vestibular do piloto, provendo um grau de realismo que não é possível de ser alcançado em centrífugas convencionais, de acordo com o fabricante;
  • Um sistema de controle fechado, no qual o piloto voa o DFS e comanda totalmente movimento. Modos pré-programados também estão disponíveis;

DFS - 6

Aeromedical and Survival Training - Swedish Air Force

A Força Aérea Sueca viu-se obrigada a adquirir um simulador de altos G quando incorporou o JAS 39 Gripen, um caça capaz de puxar 9 G quase que instantâneamente e sustentar este nível por longos períodos.

Reconheceu-se que aeronaves e pilotos poderiam ser perdidos pelo fenômeno “G-loc” (perda de consciência induzida por G), que faz com que alguns pilotos desmaiem em voo.

Alguns incidentes ocorridos no início do programa de desenvolvimento do Gripen levaram a Força Aérea Sueca a concluir que não havia pesquisa suficiente para altos Gs na área de fisiologia de aviação.

Consequentemente, decidiu-se adquirir o simulador, para desenvolver a expertise na área e treinar os pilotos suecos para lidar com voos em alto G.

Popout

Voar um caça rotineiramente, permite ao piloto desenvolver a capacidade de lidar com as condições de alto G. Ele instintivamente firma as pernas e os músculos abdominais, auxiliado pela inflação do traje G (G-suit), que espreme as pernas e o abdômen.

Pilotos também são treinados na respiração anti-G, que consiste de respiração curta, enquanto se mantém os músculos tensionados.

O esforço é essencial para manter o fluxo de sangue na cabeça, enquanto as cargas G aumentam. Se o sangue sai da cabeça enquanto se puxa Gs numa curva, a visão do piloto diminui a partir das bordas, formando a chamada “visão de túnel”.

Altos Gs ou a relaxação da manobra no tempo errado, pode fechar o túnel completamente e mesmo que o piloto tenha os olhos abertos, ele não consegue enxergar nada, além uma tela cinza.

A próxima fase é a do “blackout”, quando o piloto perde totalmente a consciência. Pode levar até um minuto para um piloto conseguir voltar ao normal, depois de sair de um “blackout”.

O DFS é um meio efetivo para os pilotos treinarem a resistência na visão de túnel ou o “black out”, realizando a respiração curta anti-G sob condições controladas.

Alguns pilotos podem aprender rápido, outros demoram mais e 1% deles são reprovados para o voo em caças. Por isso o DFS também é usado para testar a resistência de futuros candidatos a voar o Gripen, que têm que suportar 15 segundos voando sob 9 G, para serem aprovados.

Popout

poder aéreo

Passaredo lança novas rotas a partir do Rio


A companhia aérea regional Passaredo apresentou ontem ao trade carioca, os novos voos da empresa a partir do Rio de Janeiro. A chegada de novos jatos permitiu à Passaredo ampliar a malha e ligar diretamente o Rio de Janeiro a Goiânia e Uberlândia com duas frequências (ida e volta) diárias para cada destino. Os voos começam no dia 21.

A Passaredo está padronizando a frota com jatos Embraer RJ 145 para 50 passageiros. Os dois últimos aviões turbo hélice Brasília da frota serão substituídos ainda este semestre. A companhia comprou sete jatos, além de quatro que já estavam em operação. O primeiro chegou em maio, o segundo chega este mês, quando começam as novas rotas. E as terceira e quarta aeronaves chegam em julho. As outras três chegam no final do segundo semestre.

Segundo o diretor comercial e de Planejamento da Passaredo, Ricardo Cagno, o objetivo da empresa com as novas aeronaves é reforçar as rotas entre os 20 destinos já operados. “O nosso principal público é o executivo e o diferencial da Passaredo para este segmento é exatamente o conforto em termos de horários e serviços, com ligações diretas, opções de horário e agilidade nos procedimentos de aeroporto, já que nossas aeronaves são para apenas 50 passageiros”, explicou Cagno.

A empresa está voando com ocupação média das aeronaves na ordem de 65% e dobrando o faturamento e o volume de passageiros transportados consecutivamente, desde 2004, de acordo com o diretor. Em 2009 foram transportados 400 mil passageiros e, em 2010, a previsão é transportar 800 mil.
panrotas

Nova empresa aérea do Brasil: A Mais Linhas Aéreas

Nova empresa de transporte aéreo ocupará o céu brasileiro. A Mais Linhas Aéreas, com sede em Salvador, recebeu anteontem autorização de funcionamento jurídico da ANAC.

A companhia planeja voar com Boeing 737-300 para as regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste do País.
desástres aéreos

Air France deve reduzir 4.390 postos de trabalho até 2013

A companhia aérea vai congelar contratações e não repor aposentados

A Air France espera reduzir 4.390 postos de trabalho até março de 2013, segundo o jornal francês La Tribune.

De acordo com o jornal, que cita documentos internos da companhia, a medida não inclui demissões e deve reduzir o quadro de funcionários da fabricante de aviões em 16,5%, com base em dados de março de 2008.

A companhia deve congelar contratações, além de não repor funcionários que pedirem demissão ou se aposentarem.

Um porta-voz da Air France-KLM em Paris não quis comentar as informações do La Tribune.

DESÁSTRES AÉREOS

Anac libera voos da Tam e Avianca para Colômbia


A diretora presidente da Anac, Solange Vieira, autorizou a Avianca e a Tam a voarem de forma regular para a Colômbia. A decisão, de número 93, foi publicada hoje no Diário Oficial da União, à página 13.

“Art. 1º Alocar, a cada uma das empresas OceanAir Linhas Aéreas Ltda. e Tam Linhas Aéreas S.A., nos termos do Acordo sobre Serviços Aéreos em vigor, 7 (sete) frequências semanais para a realização de serviços regulares mistos entre o Brasil e a Colômbia”, diz o texto da Anac no jornal.
PANROTAS

Santos Dumont continua operando Rota 2 mesmo em condições climáticas favoráveis



RIO - A Secretaria estadual do Ambiente divulgou no fim da tarde desta quinta-feira um levantamento das operações de pouso e decolagem no Aeroporto Santos Dumont para avaliar o cumprimento das restrições acordadas com a Infraero. A pesquisa mostra que o órgão aeroportuário vem operando na rota mesmo em condições favoráveis, quando poderia operar apenas em condições de tempo adversas.

A secretaria do Ambiente, Marilene Ramos, disse, no entanto, que o órgão ambiental vai considerar as possíveis questões operacionais da Infraero antes de tomar qualquer medida. Ela se encontra em uma reunião com representantes da Infraero e de outros órgãos aeroportuários.

Também foi apresentado pela secretaria um estudo de percepção de ruído de aeronaves nos seis bairros da Zona Sul do Rio afetados pela rota 2 do Aeroporto Santos Dumont. Cerca de 52% dos 600 entrevistados disseram estar incomodados com o ruído.

O GLOBO

Comissão aprova ampliação do capital estrangeiro no setor


BRASÍLIA - A comissão especial sobre mudanças nas regras do setor aéreo (Projeto de Lei 6716/09 e outros) aprovou, nesta quarta-feira, um texto que altera 47 dos 324 artigos do Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA – Lei 7.565/86). A proposta, entre outros pontos, amplia de 20% para 49% o limite da participação do capital estrangeiro nas empresas aéreas nacionais e aumenta os direitos dos passageiros de avião.

O texto aprovado é um substitutivo do deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) a 31 projetos de lei sobre o tema, com sugestões inclusive da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Crise Aérea, instalada em 2007 na Câmara. O substitutivo segue agora para análise do Plenário.

O 1º vice-presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), afirmou que a votação do substitutivo deve ocorrer em agosto. Segundo ele, o texto deve ser aprovado com facilidade. “A comissão especial já construiu um grande acordo e, nessa matéria, não há situação ou oposição”, afirmou.

Capital estrangeiro

Segundo o texto, as companhias aéreas nacionais poderão contar com até 49% de capital estrangeiro com direito a voto. Hoje, esse limite é de 20%. Para Rocha Loures, a mudança vai reforçar a capacidade de investimento das empresas nacionais, dar mais competitividade ao setor e, consequentemente, forçar a baixa dos preços dos bilhetes aéreos.

Voos atrasados

Segundo o atual Código de Aeronáutica, o passageiro precisa enfrentar um atraso mínimo de quatro horas para embarcar em outro voo equivalente ou receber o reembolso integral do valor já pago. De acordo com o novo texto, já após duas horas de espera o passageiro terá direito a refeições, cartões telefônicos e acesso à internet.

A partir de três horas, ele poderá escolher entre: embarcar em outro voo no mesmo dia ou na data mais conveniente; endossar o bilhete a terceiros; ou receber o reembolso integral do valor pago. As opções são as mesmas para os casos de cancelamento de voos ou recusa de embarque em razão de overbooking.

Ainda em favor dos consumidores, o substitutivo prevê multas máximas para os casos de desistência do voo pelo passageiro (5% para quem desistir com pelo menos sete dias de antecedência da data do voo e 10% para os demais casos). O código não regulamenta hoje essa cobrança.

Mudanças no substitutivo

Durante a análise do tema em Plenário, os deputados ainda poderão propor mudanças no substitutivo de Rocha Loures. Otavio Leite (PSDB-RJ) já adiantou que irá apresentar emenda para incluir regras mais rígidas sobre a formação mínima dos pilotos no país. Segundo ele, o Poder Executivo deve manter parcerias com instituições de ensino superior para qualificação permanente desses profissionais.

Otavio Leite também deve sugerir que o código estabeleça regras específicas para a asa-delta, o ultraleve e o voo livre. O deputado lembra que a lei vigente, de 1986, está desatualizada e precisa de artigos que regulamentem a prática esportiva da aviação.

IMIRANTE

TAM recebe novo A320, que fará voos extras para o Nordeste


A TAM Linhas Aéreas acaba de receber uma nova aeronave Airbus A320, vinda diretamente da fábrica da Airbus em Toulouse (França). Com capacidade para transportar até 174 passageiros, o novo avião será utilizado pela companhia nos voos extras para o Nordeste, para atender ao aumento da demanda durante a alta temporada das férias de julho e, posteriormente, entrará na malha aérea regular da empresa no mercado doméstico.

Com a incorporação dessa nova aeronave, a frota da TAM, somada à da Pantanal, aumenta para um total de 143 aeronaves, sendo 131 modelos da Airbus (24 A319, 82 A320, cncio A321, 18 A330 e dois A340), sete da Boeing (quatro B777-300ER três 3 B767-300) e cinco ATR-42 da Pantanal. O recebimento dos novos aviões faz parte da política da TAM de operar uma frota com baixa idade média, assegurando mais conforto aos passageiros.


As aeronaves da TAM estão equipadas com as melhores e mais avançadas opções de equipamentos e software oferecidos pelo fabricante, constituindo uma das mais avançadas frotas do mercado global.
JORNAL DE TURISMO

Acordo pode acelerar fusão entre British e Iberia



A British Airways anunciou hoje que alcançou um acordo para resolver o déficit do fundo de pensões, estimado em 3,7 bilhões de libras, para concretização da fusão com a Iberia, que já deu sinais de avaliar positivamente a solução encontrada pela parceira britânica.

A solução pretende garantir que nem a Iberia nem a empresa resultante da fusão com a British Airways, o International Airlines Group, terão responsabilidades no financiamento do fundo de pensões, que competirão à companhia britânica. Processo muito parecido com o que ocorreu com a venda de parte da Varig sem dívidas para Gol, deixando uma outra empresa endividada.

Analistas citados pela imprensa internacional destacaram que o acordo anunciado hoje pela British Airways não requer que a companhia faça de imediato contribuições vultosas para o fundo de pensões e que isso permite que a Iberia confirme a aceitação antes de 30 de setembro e que se avance para a constituição do International Airlines Group, que se posicionará como terceiro maior grupo aéreo do mundo.

Em comunicado divulgado hoje, o CFO da British Airways, Keith Williams, diz que o acordo “é um significativo e positivo passado em frente para a British Airways e os membros do fundo de pensões”. Keith Williams destaca que os trustees do fundo de pensões “compreenderão” que na conjuntura atual a companhia não poderia aumentar as suas contribuições, mas que foi estabelecido um “plano de recuperação” com o qual é evitado o encerramento do fundo de pensões.

Este acordo ainda tem que ser aprovado pelas autoridades britânicas, o que se espera aconteça até ao fim deste mês.
PANROTAS

Greve em França provoca atrasos em voos da TAP

A França vive, Nesta quinta-feira, uma greve a nível nacional e, tal como outras companhias de aviação a operar no país, também os voos da TAP estão a sofrer atrasos nos seus voos com partidas e chegadas.

«À semelhança do que se está a verificar com todas as outras companhias, a operação para a Europa (excepto Espanha) está a registar atrasos generalizados», declarou fonte oficial da TAP, citada pelo Público.

A greve geral da função pública foi marcada na sequência das alterações da idade de reforma, que irá passar dos 60 para os 62 anos. O sector dos transportes está a ser dos mais prejudicados.
A BOLA

Mais lenha na fogueira

http://img37.imageshack.us/img37/7899/6576s.jpg

Defesa escolhe o Rafale e decisão final será do presidente

Depois de muitas especulações, o ministério da Defesa decidiu escolher o caça Rafale, de fabricação francesa, para integrar a Defesa Aérea brasileira. A decisão foi tomada com base apenas em questões técnicas. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá convocar o Conselho de Defesa Nacional para discutir o assunto.

Uma exposição de motivos de cerca de 40 páginas que será assinada pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, e os comandantes da Aeronáutica, Brigadeiro Juniti Saito, e da Marinha, Almirante Moura Neto, confirma a escolha. O documento está dividido entre os pontos positivos e negativos de cada um dos três aviões finalistas – Rafale (Dassault), Gripen NG (Saab) e F-18 (Boeing).

Cada parágrafo remete a documentos elaborados pela Força Aérea e pela Marinha. A Marinha foi consultada visando os porta-aviões de 50 toneladas que serão incorporados no futuro. Também foi assegurada a participação da Embraer em todas as etapas do projeto. Além disso, a empresa negocia com a França o desenvolvimento e a venda do cargueiro militar KC-390.

Em dezembro do ano passado, a Força Aérea entregou um relatório que colocaria o F-18 como vencedor e não o Gripen, como se chegou a especular. Nelson Jobim mandou a FAB refazer o documento para adequar a pontuação à Estratégia Nacional de Defesa (END).

A FAB teria utilizado os mesmos critérios do FX1, que foi cancelado no início do primeiro mandato de Lula em 2003. Na época, o custo de manutenção, o preço unitário do avião e o pacote de contrapartidas comerciais eram os itens que mais pontuavam. Desta vez, a transferência de tecnologia valeu 40 de 100 pontos. Ao final do governo Fernando Henrique, valia apenas 9 pontos em 100. O Gripen NG teve a melhor avaliação quanto à transferência de tecnologia, mas perdeu muitos pontos em outros itens e foi considerado um projeto de alto risco. Na prática, o avião sueco só teve boa avaliação no início do processo. O Rafale, por sua vez, só foi mal no quesito preço. A hora vôo do Gripen está calculada entre US$ 7 e US$ 8 mil. A Saab prometeu que ficaria em US$ 3 mil. Confirmada a decisão, a Saab estará em maus lençóis, pois o Gripen NG é o único projeto da empresa junto com a modernização das versões C e D do mesmo avião.

A própria Suécia não adquiriu o avião e só o fará se o negócio com o Brasil sair. Já o Rafale tem mais de 100 unidades entregues e outras 180 encomendas. O modelo está bem avaliado nos Emirados Árabes Unidos e na Suíça. O F-18 Super Hornet, da Boeing, está bem cotado na Índia.

Análise da Notícia

Marcelo Rech

O fato de o ministério da Defesa ter optado pelo Rafale não significa que o processo está concluído ou que será confirmado pelo presidente Lula. Há uma eleição no horizonte próximo e não seria nenhuma surpresa que a decisão ficasse para a próxima administração. A escolha foi técnica. O governo acredita poder compensar, no âmbito da aliança estratégica com a França, o fato de o Rafale ser o mais caro entre os três finalistas.

A Embraer também ganha, e muito. Eleito o Gripen, ela apenas participaria do projeto. Com o Rafale, estará liderando o processo. A empresa também envolve o desenvolvimento e a comercialização do cargueiro KC-390 no negócio. Os Estados Unidos não poderiam, por lei, fechar um negócio de compra do Super Tucano em troca da venda do F-18, como se especulou recentemente.

Jobim pediu mudanças porque não aceita uma compra de prateleira, como disse várias vezes em audiências públicas realizadas no Congresso. Ele quer a industrialização da Defesa e o domínio da tecnologia pelo Brasil. E acredita que isso será possível com a eleição do Rafale.

PLANO BRASIL

De malas prontas


Segundo coluna de Marcelo Onaga, do portal EXAME, Embraer deixará a China

A Embraer, terceira maior fabricante de aviões comerciais do mundo e uma das maiores exportadoras brasileiras, está prestes a encerrar uma relação de dez anos que tem com a China.

A companhia instalou um escritório comercial em Pequim no ano 2000 e, três anos depois, fechou uma sociedade com a estatal chinesa Avic 2 para a instalação de uma fábrica em Harbin, no nordeste do país, para produzir a família de jatos de até 50 lugares ERJ 145.

Na época, a Embraer foi a primeira empresa estrangeira a ter uma posição majoritária em uma sociedade com uma companhia chinesa.

A relação com o governo chinês, no entanto, esfriou. Os jatos ERJ 145 perderam espaço no mercado. O último produzido na China será entregue no início de 2011. Há meses, a Embraer pediu autorização ao governo chinês para produzir sua família EMB 170/190, maior e mais moderna, mas não obteve resposta.

Diante do pouco-caso dos chineses e das perspectivas pouco animadoras para os negócios na região, a direção da Embraer considera o fechamento da fábrica de Harbin. Oficialmente, a companhia não se pronuncia.

PODER AÉREO

No rádio, Dilma descarta construção de novo aeroporto em São Paulo

A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, descartou nesta quarta-feira, 23, a construção de um novo aeroporto na região metropolitana de São Paulo, em entrevista para a Rádio Bandeirantes de Campinas, interior do Estado. Ela disse que é importante para o Brasil que o aeroporto de Viracopos, em Campinas, seja o terceiro aeroporto de São Paulo.
SPOTTING VIRACOPOS

ALTÍMETRO - NOÇÕES BÁSICAS

O altímetro é o instrumento usado para medir alturas ou altitudes, geralmente em forma de um barômetro aneróide destinado a registrar alterações da pressão atmosférica que acompanham as variações de altitude.
O Altímetro é um instrumento básico exigido para todas as aeronaves a serem certificadas. Ele mede a pressão atmosférica e apresenta-a como altitude em pés (feet=ft). Esta altitude é denominada nível médio do mar (NMM) ou (MSL Mean Sea Level) uma vez que ela é a referência média do nível da maioria dos oceanos.
A medição da altitude baseia-se na tabela de Atmosfera Padrão e mede em pressão com as mudanças de altitude que é dada. O Altímetro de bordo é um instrumento barométrico constituído de uma cápsula aneróide com vácuo parcial interno, para medida da pressão ambiente, instalada em uma câmara blindada (sistema pitot-estático a pressão estática é alimentada por uma linha que tem origem na tomada de ar do sistema) ou não, neste caso a tomada do ar estático faz-se da própria cockpit através de perfuração existente na câmara do instrumento. Em ambos os casos no interior há pressão estática. A cápsula aneróide, como tal, sofre as variações da pressão atmosférica circundante.
Tais variações produzem um movimento de dilatação e contração da cápsula que é transmitido, através de um mecanismo e convertido o valor da pressão estática para uma escala linear, representada em pés (feet ou ft) ou metros (m), existente no mostrador para leitura da altitude ou altura indicada. Assim, a dilatação da cápsula aneróide aumenta com a diminuição da pressão ambiente que é convertida para a escala do mostrador, indicando altitudes (ou alturas) maiores; enquanto que a contração da cápsula aneróide ocorre com o aumento da pressão ambiente, indicando altitudes (ou alturas) menores.
Abaixo veja como se faz a leitura de um altímetro.

Precisamos de ajuda URGENTE!!!


As chuvas que atingem com força o Nordeste brasileiro já deixaram mais de 40 mortos e milhares de desabrigados.

Em Alagoas, a Defesa Civil contabiliza 607 pessoas desaparecidas, sendo 500 somente no município de União dos Palmares, um dos mais afetados.

Em muitas cidades, as cheias inundaram as unidades de captação e distribuição de água. Também faltam alimentos e itens como colchões e cobertores.

Por isso, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil disponibilizam locais para doação e pedem, principalmente, mantimentos, roupas, produtos de limpeza e higiene pessoal e quantias em dinheiro.

Veja onde os postos de arrecadação estão localizados e saiba como ajudar as vítimas das enchentes:

Alagoas:

As doações podem ser feitas nos quartéis do bombeiros nos seguintes locais:
Capital - 1º Grupamento de Bombeiros Militar (1º GBM) – Rodovia 316, Km 14, Tabuleiro dos Martins, próximo a Policia Rodoviária Federal, (82) 3315-2900 / (82) 3315-2905
Grupamento de Socorros de Emergência (GSE) – Conjunto Senador Rui Palmeira, S/N, (82) 3315-2400

Subgrupamento Independente Ambiental (SGIA) – Av. Dr. Antônio Gouveia, S/A, Pajuçara, próximo ao Iate Clube Pajuçara, (82) 3315-9852

Quartel do Comando Geral (QCG) – Av. Siqueira Campos, S/N, Trapiche da Barra, próximo a Pecuária, (82) 3315-2830

Defesa Civil Estadual (CEDEC) - Rua Lanevere Machado n.º 80, Trapiche da Barra, próximo a Pecuária, (82) 3315-2822 / (82) 3315-2843

Grupamento de Salvamento Aquático (GSA) – Av. Assis Chateaubriand, S/N, Pontal, próximo a Braskem, (82) 3315-2845

Interior:

2º Grupamento de Bombeiros Militar – Maragogi, (82) 3296-2026 / (82) 3296-2270

6º Grupamento de Bombeiros Militar – Penedo, (82) 3551-7622 / (82) 3551-5358

7º Grupamento de Bombeiros Militar – Arapiraca e Palmeira dos Índios, (82) 3522-2377, (82) 34212695

9° Grupamento de Bombeiros Militar – Santana do Ipanema e Delmiro Gouveia, (82) 3621-1491 / (82) 3621-1223

Doadores de outros Estados

Para quem não está no Estado, mas também quer colaborar, as doações podem ser feitas em dinheiro nas seguintes contas:

Banco do Brasil agência 3557-2, conta corrente 5241-8

Caixa Econômica: agência 2735, operação 006, conta 955/6

Pernambuco:

Mais de 50 cidades já foram atingidas pelas chuvas em Pernambuco, sendo que 30 decretaram estado de emergência.

Há 12 mortos no Estado e passa de 40 mil o número de pessoas que precisaram deixar suas casas.

Veja onde doar:

Gravatá:

Para os moradores do município é possível doar em diversos pontos, tais como na Secretaria de Finanças, Saúde e Ação Social.

Esta última está localizada na rua Francisco Bezerra de Carvalho, no centro. Mais informações pelo telefone (81) 3563 9057/ 9037.

Cabo de Santo Agostinho:

Na cidade é possível fazer doações nos centros de referência em Assistência Social (Cras), de Ponte dos Carvalhos e do Cabo.

Quem não puder ir até os locais, pode solicitar pelo telefone (81) 3521-6759/6718 à Secretaria Municipal de Programas Sociais e da Mulher para que uma equipe faça o recolhimento dos donativos.

Palmares:

A cidade de Palmares é uma das mais atingidas pelas chuvas e, segundo a Defesa Civil, onde mais falta água e comida.

A Associação Pernambucana dos Cabos e Soldados (ACS-PE) instalou um posto de arrecadação na rua Amaro Bezerra nº 489, em Derby - Recife. Contato: (81) 3423.0604 ou 3423.9907
Barreiros:

Um posto da Polícia Rodoviária Federal na entrada da cidade recebe doações, que também podem ser feitas por meio de depósito na seguinte conta:

Banco do Brasil
Agência 0710-2
Conta corrente 6070-4

AEROBLOG

CRI - CRI O AVIÃO ELÉTRICO DA EADS


Após o vôo de uma aeronave movida a óleo à base de algas, a EADS enfrenta o novo desafio de um propulsor de emissão zero.
Em parceria da Aero Composites Saintonge com a Associação Greencri-cri, a EADS Innovation Works apresenta o pequeno Cri-Cri, o primeiro avião de quatro motores elétricos todo acrobático, na Aviação Verde Show, em Le Bourget, de 18 a 22 de junho.


O avião acrobático incorpora várias tecnologias, tais como estruturas compostas, usadas para reduzir o peso do avião e compensar o peso adicional das baterias, quatro motores elétricos brushless com hélices contra-rotativas que produzem propulsão sem emissões de CO2 e ruído significativamente menores em comparação com motores convencionais.

Segundo a empresa, a utilização combinada dessas inovações técnicas permite que o Cri-Cri apresente novos valores de desempenho: 30 minutos de vôo de cruzeiro de 110 km / h, 15 minutos de acrobacias aéreas a velocidades que atingem até 250 km / h, e uma taxa de subida de cerca de 5,3 m / seg.

ESTE É O PROJETO QUE DEU ORIGEM AO CRI-CRI, SÓ QUE AQUI EQUIPADO COM MOTORES CONVENCIONAIS A EXPLOSÃO, DO TIPO USADO EM AEROMODELOS DE GRNDE TAMANHO! FOTO FEITA NA AUSTRÁLIA.

ROBERTO CAIAFA

França estuda novas buscas por caixas-pretas do Air France



A França estuda uma nova campanha de busca pelas caixas-pretas do avião da Air France que caiu no Atlântico quando fazia a linha Rio de Janeiro-Paris em 1º de junho de 2009, o que causou a morte dos 228 ocupantes.

O responsável da Direção Geral de Aviação Civil (DGAC), Patrick Gandil, disse nesta quarta-feira que acredita na organização de "uma nova campanha", embora tenha afirmado que essa decisão cabe ao organismo oficial que investiga os acidentes aéreos, o BEA (Escritório de investigações e análises).

Gandil, que comparecia diante da comissão do meio ambiente da Assembleia Nacional, explicou que após a finalização dos últimos trabalhos de busca no final de maio "tomou a decisão de não parar (...) e haverá uma nova campanha".

Trata-se de esclarecer as causas do acidente, que por enquanto não foram determinadas, já que isso "ajudará consideravelmente a tomar as decisões futuras".

Com relação a isso, lembrou que o fabricante do avião, o europeu Airbus, e seu concorrente americano, Boeing, estão debatendo procedimentos técnicos de urgência a serem adotados em caso de perda brutal de altura durante o voo.

O BEA, que dirigiu as três buscas às caixas-pretas no local onde se acredita caiu o A330 da companhia francesa a 1,2 mil quilômetros ao leste do porto brasileiro de Recife, indicou nesta quarta que está examinando a situação.

EPA

Temos Vagas: Engenheiro Aeronáutico

Engenheiro Aeronáutico





Dados da Empresa Contratante

Nome: MYSKY
Descrição Sumária: Desenvolvimento de softwares.
Ramo de Atividade: Informática
Porte: Pequeno
Nacionalidade: Brasileira
Qualificações da empresa:
Saiba mais
Legenda fechar Fechar
Tempo de cadastro na Catho:
Tempo de cadastro na CathoTempo de cadastro na CathoTempo de cadastro na Catho Empresa com até 6 meses de cadastro.
Tempo de cadastro na CathoTempo de cadastro na CathoTempo de cadastro na Catho Empresa com 6 a 12 meses de cadastro.
Tempo de cadastro na CathoTempo de cadastro na CathoTempo de cadastro na Catho Empresa com mais de 1 ano de cadastro.
Vagas anunciadas na Catho nos últimos 6 meses:
Vagas  anunciadas na Catho nos últimos 6 mesesVagas  anunciadas na Catho nos últimos 6 mesesVagas  anunciadas na Catho nos últimos 6 meses Empresa com até 10 vagas.
Vagas  anunciadas na Catho nos últimos 6 mesesVagas  anunciadas na Catho nos últimos 6 mesesVagas  anunciadas na Catho nos últimos 6 meses Empresa com até 50 vagas.
Vagas  anunciadas na Catho nos últimos 6 mesesVagas  anunciadas na Catho nos últimos 6 mesesVagas  anunciadas na Catho nos últimos 6 meses Empresa com mais de 50 vagas.
Tempo de cadastro na CathoTempo de cadastro na CathoTempo de cadastro na Catho Empresa com 5 anos e 8 meses de cadastro.
Vagas anunciadas na Catho nos últimos 6 mesesVagas  anunciadas na Catho nos últimos 6 mesesVagas  anunciadas na Catho nos últimos 6 meses Empresa com até 10 vagas.
Já contratou candidatos para outras vagas anunciadas na Catho.


Dados da Vaga

Título da vaga:

Engenheiro Aeronáutico

Data de entrada: 22.06.2010
Quantidade: 1 vaga
Descrição da vaga:
  • Fará a participação em projeto de desenvolvimento e homologação de um simulador de voo e desenvolvimento de uma plataforma móvel.
  • Recém formado em Engenharia Aeronáutica, Engenharia Elétrica ou Engenharia Mecânica.
  • Para a formação em Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica é necessário conhecimentos na parte de aeronáutica.
Observações:
  • Horário: Irá atuar de segunda a sexta, em período integral.
  • Informações adicionais: Local de trabalho: Centro.
Faixa Salarial: A Combinar
Áreas Profissionais: Aviação/ Aeronáutica, Engenharia Elétrica/ Eletrônica, Engenharia Mecânica/ Mecatrônica
Níveis Hierárquicos: Profissional especializado com curso superior (completo/cursando)
Cidades:
  • BELO HORIZONTE - MG (1 vaga)

Opine sobre esta vaga fechar Fechar