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terça-feira, 27 de outubro de 2009

Novo Hit na AI: Solicitar licença



A licença voluntária da AI , sem remuneração , parece ter se tornado um hit entre os tripulantes de cabine.

Dentro de dois meses desde a proposta oficial da empresa, mais de 100-membros da tripulação de já solicitaram sua saída sem o devido pagamento.

E vem muitos mais por aí!.
No entanto, os seus pedidos estão pendentes de aprovação, a administração que decidiu não liberá-los antes do Haj e do Inverno.


É uma boa opção para os membros da tripulação que querem tirar umas férias, dar uma pausa ou perseguir outros interesses , disse", Jay Dalaya, representante da tripulação de cabine (AI).

O sistema permite que funcionários peçam a demissão , sem remuneração ou subsídios e retornem a empresa após 02 anos para a mesma função , ao mesmo nível anterior.

Conforme o plano, qualquer funcionário, optando por sair, poderia trabalhar em outra companhia ou qualquer serviço aliado , contudo necessitam obter permissão da gestão da AI.
No entanto, ele ou ela não estão autorizados a trabalhar no governo ou em outra unidade do setor público.
O regime de licença sem remuneração vai ajudar a salvar a companhia aérea substancialmente.

Nota do Blog: Tremendo negócio para a AI !!




700 passageiros retidos no aeroporto de Paris por mais de 10h



Mais de 700 passageiros de três vôos da Air India, para vários destinos no exterior, passaram mais um dia em Paris depois que eles foram desviados para o aeroporto Charles de Gaulle, no sábado de manhã devido ao mau tempo sobre Frankfurt.

Com nenhum deles possuia vistos de trânsito, os passageiros ficaram presos no aeroporto apertados por cerca de 10 horas antes da intervenção do governo ajudar-los a conseguir alojamento em hotéis.

Segundo fontes, quando os três voos AI - Porto-Frankfurt-Chicago, Ahmedabad e Mumbai-Frankfurt-Frankfurt-Newark - aterrissaram no aeroporto, as autoridades francesas e funcionários da companhia aérea pediram para manter os passageiros a bordo, uma vez que estavam esperando que o tempo limpasse a qualquer momento.
Mas como isso não aconteceu, os passageiros desembarcaram e foram feitas filas para sentar dentro do terminal; que por sua vez devido ao mau tempo já estava repleto de passageiros de outras conexões , passageiros com voos atrasados além de seu próprio tráfego.

Foram mantidos no aeroporto de Paris por mais de dez horas sem comida e, de repente, transferidos para um hotel onde não conseguiram suas bagagens.

500.000 Passagens gratuitas



A Ryanair afirma ter lançado hoje 500.000 bilhetes gratuitos (a 0,01 euro, para ser preciso), uma campanha válida durante três dias , hoje 27 a 29 de Outubro - que inclui vários destinos a partir do Porto e Faro, nomeadamente a ligação entre as duas cidades portuguesas. Encontrar os referidos bilhetes não é, no entanto, tarefa fácil.
A irlandesa garante que disponibilizaVoos gratuitos para viagens às terças, quartas e quintas-feiras entre 24 de Novembro e 17 de Dezembro, fato de veracidade duvidosa em variadíssimas rotas.
Na verdade, comprova-se a inexistência de voos gratuitos entre as referidas datas em rotas que anunciadas como é o caso da ligação entre o Porto e Barcelona.

Cenipa contesta informações de jornais sobre acidente com avião da TAM



Em nota enviada à imprensa na manhã desta terça-feira (27), o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) contestou informações publicadas pelos jornais Folha de S.Paulo e O Estado de S. Paulo a respeito do relatório que investiga as causas do acidente com o Airbus A320 da Tam em 17 de julho de 2007, que matou 199 pessoas.

No comunicado, o órgão afirma que a investigação do acidente "ainda não foi concluída". Diz ainda que o "uso descontextualizado das informações pode causar impactos negativos para segurança nos voos".

O Comando da Aeronátutica apontou também "o compromisso de, ao concluir o relatório final, primeiramente apresentá-lo aos familiares", para então entregar à sociedade por meio da imprensa, segundo informa o portal Terra.

Informações contestadas

De acordo com matéria publicada no Estadão, uma das causas do acidente é a posição errada dos manetes no momento do pouso. O jornal aponta também falhas no sistema de alerta da aeronave, na supervisão gerencial e na regulação de órgãos estatais.

O relatório, ainda segundo o Estadão, dá conta que os manetes estavam em frenagem e em aceleração ao mesmo tempo, o que apontaria falha dos pilotos, suspeitada levantada pelo mesmo relatório no seguinte trecho citado pelo jornal: "Elevada a improbabilidade estatística de falha no sistema de acionamento dos manetes".

Já a Folha diz que o relatório da Aeronáutica aponta como causa principal a posição incorreta do manete, mas não conclui se isso foi uma falha humana ou do equipamento. No entanto, a publicação afirma que, de acordo com convenção internacional, o referido relatório não pode apontar culpados, tanto porque esta tarefa cabe à Polícia Federal (PF). O relatório, ainda segundo apontou a Folha, tem como objetivo a prevenção de acidentes.

Portal Imprensa

Continental apresenta aeronave com logo Star Alliance



NOVA YORK - Em cerimônia em um hangar da empresa no Aeroporto de Newark/Liberty, em New Jersey, a Continental Airlinmes foi confirmada como O mais novo membro da Star Alliance. Representantes de todas as empresas aéreas da aliança, além de seu presidente, Jaan Albrecht, foram dar as boas-vindas à Continental, primeira grande empresa aérea a trocar de aliança. Em apenas 16 meses, a companhia anunciou sua saída da Skyteam e a entrada na Star Alliance.
Panrotas

Tam confirma entrada para Star Alliance para abril

Marcelo Varella, diretor de Alianças e Relações INternacionais da Tam, e Aleuda Modesto, do Special Services da Tam em Nova York
Marcelo Varella, diretor de Alianças e Relações INternacionais da Tam, e Aleuda Modesto, do Special Services da Tam em Nova York.

NOVA YORK - Segundo o diretor de Alianças e Relações Internacionais da Tam, Marcelo Varella, presente à cerimônia de entrada da Continental na Star Alliance, a companhia aérea brasileira já ultrapassou os 50% do cronograma para sua estreia no seleto grupo de aéreas de todo o mundo. “E algumas exigências, mais tecnológicas, serão atingidas depois de 14 de novembro, quando acontecer a migração para a plataforma Amadeus”, diz ele.

Também até abril a Tam deverá iniciar seu code-share com a Continental Airlines, a exemplo do que tem com a United, membro-fundador da Star Alliance. “Nossas rotas são complementares e temos certeza de que, a exemplo do que ocorre com a United, nossa parceria com a Continental será um sucesso”, continuou Varella.

Dr acordo com o diretor, a Tam negocia outros code-shares, especialmente para a Ásia e para reforçar alguns mercados da Europa. Já há negociações avançadas com a japonesa All Nippon Airways (Ana) e com a Spanair, além de um interesse grande na Itália. “Deveremos anunciar uns quatro ou cinco acordos de code-share em 2010”, anuncia.

Sobre o movimento para os Estados Unidos, ele disse que a ocupação está acima da expectativa, inclusive no voo de Orlando, ultimo a ser adicionado. Ele celebra também a boa resposta do Rio de Janeiro. “A Tam aposta no Rio como um verdadeiro hub há dois anos e o mercado responde muito bem. Tanto que usamos o A330, no lugar do 767, em alguns dias da semana na rota Rio-Nova York, e em 2010 pode ser que isso seja permanente, o que pode ocorrer também com Rio-Miami”.

No mapa de rotas mostrado pela Star Alliance e pela Continental, a América do Sul é um dos elos fracos atualmente, desde a saída da Varig da aliança. A entrada da Tam e a parceria de United com Continental, que estudam dividir escritórios no Brasil, são vistas como peças fundamentais no preenchimento desta lacuna.
Panrotas

Manifestação às portas da Air Comet


Mais de uma centena de trabalhadores da Air Comet, companhia aérea de propriedade do presidente da Confederação Espanhola de Organizações Empresariais (CEOE), Gerardo Díaz Ferrán, exigiram ontem às portas da sede da empresa em Madrid, seus vencimentos na folha de pagamento.

Memorando interno aumenta tensões entre pilotos da Air France e a companhia

Em uma atitude pregando o aumento da segurança operacional, a direção da Air France enviou aos seus pilotos um memorando onde pede para que sigam de forma mais atenciosa os procedimentos da empresa.

Assinado pelo chefe de operações, Pierre-Marie Gautron, e pelo chefe do departamento de segurança, Etienne Lichtenberger, o documento chega a dizer que alguns incidentes recentes ocorreram porque os pilotos não seguiram procedimentos básicos, segundo informações do Wall Street Journal, que obteve uma cópia do memorando.

Apesar de deixar claro que as causas do acidente com o A330 que realizava o voo AF 447 no último mês de Junho ainda não estão claras e que, até o momento, não há nada que permita apontar falhas, o envio do memorando foi visto pelos pilotos, que se expressaram através do SNPL (maior sindicato da empresa), como uma forma da Air France culpá-los por sua própria incapacidade em manter a segurança.

Desde o acidente com o voo AF 447 tensões têm surgido entre pilotos e empresa sobre a política operacional e de segurança, sendo o memorando o mais recente fato a contribuir para o atrito. No entanto a Air France, que há pouco mais de um mês contratou uma equipe externa de especialistas para revisar e avaliar a segurança de suas operações, ressaltou que tem total confiança em suas tripulações e que o próprio documento não busca implementar novos procedimentos, mas reforçar os já existentes.

CR

lAN queda de Recerta

O grupo LAN divulgou seus resultados referentes ao 3º trimestre deste ano, quando viu sua receita líquida ter uma uma redução de 58%, ficando em US$ 52 milhões.


O principal motivo para a queda foi a redução no retorno obtido sobre o investimento, já que o hedging de combustível apesar de ainda influir já o faz de forma bem reduzida.

Entretanto, a queda na receita não reflete as previsões para o próximo ano, quando são esperados crescimentos de 10% nos assentos oferecidos – a empresa inclusive já assegurou o financiamento de 3 B767 e 15 A320 – e de cerca de 18% na capacidade para transporte de carga.

CR

Cessna fecha trimestre no prejuízo



As receitas da Cessna no terceiro trimestre cairam 42 por cento em relação ao mesmo período de 2008, conforme relatado hoje.

A Cessna Textron relatou que havia 825 milhões dólares em receitas, contra US $ 1,4 bilhão no período do ano anterior.

A Cessna Citation entregou 68 jatos no terceiro trimestre em comparação com 124 no ano passado.

O final do trimestre foi de US $ 6,9 bilhões, uma queda de US $ 1,3 bilhões do segundo trimestre.


Scott Donnelly, presidente da empresa e diretor executivo eleito, disse que a demanda por seus produtos ", continua a mostrar sinais de estabilização", mas "a recuperação provavelmente será lenta e modesta".

Vueling trimestre prazeiroso


Vueling bate um recorde de 68.1 milhões de euros no lucro operacional no terceiro trimestre, com margem de 26,3% - um aumento de 10,2 pontos comparação com o mesmo período do ano passado, quando registrou um lucro operacional de 24,7 milhões de euros e uma margem de 16,1%.

Queda de pequeno avião mata piloto no estado americano de Michigan

Acidente ocorreu na cidade de Kalamazoo.
Aeronave caiu pouco depois da decolagem.

Foto: AP

Autoridades observam local da queda de avião de pequeno porte nesta terça-feira (27) próximo ao aeroporto de Kalamazoo, no estado americano de Michigan. O acidente ocorreu pouco depois da decolagem e provocou a morte do piloto. (Foto: AP)

G1

Continental entra para a Star Alliance

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A Continental Airlines prepara-se para entrar oficialmente para a Star Alliance, após uma transição que durou 18 meses, desde que a companhia decidiu encerrar sua participação na SkyTeam.

A Star Alliance foi fundada em 1997 e conta com empresas como Air Canada, Lufthansa, Scandinavian Airlines System, Thai Airways International, e United Airlines.

A cerimônia ocorrerá hoje no hub da companhia no aeroporto de Newark e fará da Continental a 25ª companhia a ingressar na aliança.

Com a nova companhia, a Star Alliance oferecerá mais de 19.500 voos diários para 1.071 aeroportos, espalhados em 171 países.

Flight Life

Caiu um Dhruv da FAE




Um helicóptero da Força Aérea do Equador caiu durante a cerimônia do 89º aniversário da Força Aérea, a cerimônia que estava sendo assistida por centenas de pessoas.

A aeronave, indiana , adquirida recentemente pelas autoridades equatorianas , estava realizando manobras aéreas com outros 02 helicópteros , mas uma falha mecânica provocou a queda na pista.

Os dois tripulantes da aeronave sobreviveram ao acidente e foram hospitalizados, o comandante apresentou múltiplas fraturas.


Air Comet em uma Sinuca de bico


A empresa espanhola Air Comet , pertencente ao Grupo Marsans, está atualmente em um dilema, necessita urgentemente de 50 milhões de euros para sair da sua situação crítica.

Opções ques lhe Restam:

  • Opções de venda,
  • Concessão de empréstimos na esperança de Crédito Oficial,
  • Fechar a empresa.
Os trabalhadores estão impacientes porque a empresa está há cinco meses sem pagar, o que levou a vários dias de greves por vários sindicatos (Sepla, Stavlos, Uso, CCOO, UGT e CGT).

Os principais acionistas do Grupo Marsans estão em conversações com outros empresários, em busca de novos investidores e enquanto isso, o governo deverá conceder os empréstimos necessários para a empresa. É provável que, se durar muito tempo para o empréstimo sair, a empresa talvez seja obrigada a ser vendida.

Concessionários do Galeão assinam Termo de Ajuste de Conduta



O presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza, participou, na última segunda-feira, da assinatura do TAC (Termo de Ajuste de Conduta) entre a Infraero e representantes de cinco concessionários. Outras duas empresas já haviam assinado o Termo que contempla prazos para regularização dos contratos de concessão de uso das áreas comerciais sob condições previamente estabelecidas, que estão sob foco da Procuradoria da República.

As assinaturas foram feitas na presença do procurador do MPF (Ministério Público Federal), Alexandre Ribeiro Chaves, e do superintendente do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão - Antonio Carlos Jobim, Mário Jorge de Oliveira. "A regularização desses contratos evita a brusca interrupção das atividades, garantindo assim, a continuidade dos serviços prestados aos usuários e viajantes do aeroporto", ressaltou o procurador do MFP, Alexandre Ribeiro Chaves.
Jornal de Turismo

Pneu de avião estoura em aterrissagem no aeroporto de Porto Alegre



PORTO ALEGRE - Um dos pneus de uma aeronave da empresa gaúcha NHT Linhas Aéreas estourou durante uma aterrissagem na tarde desta segunda-feira e fechou o Aeroporto Internacional Salgado Filho por cerca de 15 minutos. Ninguém ficou ferido.

De acordo com informações da Infraero, o incidente impediu que a aeronave fosse conduzida pelo próprio piloto para o hangar da companhia. Assim, o avião permaneceu na pista e nenhuma outra aeronave pode pousar ou decolar por 15 minutos. A Infraero afirma que o fechamento não resultou em atrasos nos voos previstos para chegarem ou deixarem Porto Alegre.

Esse é o segundo incidente envolvendo aviões da NHT em menos de uma semana. Na última sexta-feira, um avião modelo LET-410 teve problemas quando pousava no Aeroporto Carlos Alberto da Costa Neves, em Caçador, no Meio-Oeste de Santa Catarina. A aeronave apresentou falhas no trem de pouso. Os oito passageiros e os dois tripulantes não tiveram ferimentos.

O Globo

TAP ganha mercados com a Continental



A entrada da companhia americana na Star Alliance é hoje anunciada. A TAP se beneficia com a operação.

Para os passageiros da TAP, o efeito mais visível da entrada da Continental na Star Alliance será a possibilidade de acrescentar milhas ao cartão de passageiro frequente por cada voo na companhia norte-americana. Mas para a equipa de Fernando Pinto as vantagens são muito superiores.

A entrada da Continental na Star Alliance depois de se ter desvinculado da Sky Team, permitirá à TAP reforçar a cobertura na América do Norte, abrindo à empresa liderada por Fernando Pinto todo o mercado servido pela Continental. Mas há mais. A adesão da Continental à Star Alliance, que é hoje anunciada nos EUA, servirá "potencialmente de alimentação à rede europeia e africana da TAP", uma vez que a Continental voa directamente para Lisboa, explica fonte oficial da empresa portuguesa.

Sapo pt

Cinco mortos em queda de avião na Bielorrússia

Cinco pessoas morreram, sendo dois passageiros e três tripulantes esta segunda-feira, incluindo o CEO da S Air, Marat Romashkin na sequência da queda de um pequeno avião nos arredores de Minsk, na Bielorrússia. De acordo com as autoridades bielorrussas, o aparelho, com capacidade para oito pessoas caiu quando tentava aterrar no aeroporto de Minsk.

O aparelho, um BAe-125-800, de fabrico britânico, fazia um voo particular entre Moscou e Belarus. De acordo com a agência russa de notícias «Interfax», desapareceu dos radares do aeroporto de Minsk-2 às 21h35 locais.

As autoridades estão a investigar o acidente e não avançam, para já, causas prováveis.

IOL

Air France recebe primeiro Airbus A380 nesta sexta

A Air France comprou um total de 12 unidades do A380 (foto divulgação Airbus)
A Air France comprou um total de 12 unidades do A380 (foto divulgação Airbus)
A Air France será a primeira empresa da Europa a receber o Airbus A380. A cerimônia solene de entrega do avião será nesta sexta (dia 30) na fábrica da Airbus em Hamburgo, na Alemanha. A Air France comprou um total de 12 unidades do A380.
Panrotas

REVISTA DE BORDO DA TRIP




A revista de bordo "Voetrip", distribuída aos passageiros da Trip Linhas Aéreas, completou um ano de circulação com pleno sucesso. Produzida em parceria com a Spring Editora a publicação de entretenimento circula com uma tiragem média de50 mil exemplares e é entregue em todos os voos da companhia, que atende hoje 73 municípios brasileiros.
Aerobusiness

Boeing da British AirWays com 191 a bordo faz pouso de emergência em Fortaleza

O Boeing 777/200 da British AirWays com 191 pessoas a bordo fez pouso de emergência médica no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza. A aeronave fazia o voo 248, partindo do Rio de Janeiro rumo a Londres, na Inglaterra, quando uma senhora passou mal, na madrugada do último domingo (25).

Atendida em solo cearense com medicação, a senhora - identidade não divulgada pela companhia, melhorou e, quando o Boeing se preparava para retomar o voo, uma falha técnica no computador de bordo abortou a decolagem ainda no domingo.

191 pessoas foram acomodadas em hotéis; avião deixou Capital esta manhã



As 191 pessoas ficaram acomodadas em hotéis da Capital cearense. O Boeing 777/200 da British AirWays só deixou Fortaleza 24 depois, exatamente às 7h desta segunda-feira (26). Com informações de José Maria Melo.

Diário do Nordeste

LAM deixa a Fly Team



A Fly Team cessará as funções de GSA para Portugal e Espanha da LAM – Linhas Aéreas de Moçambique, por mútuo acordo, a 31 de Outubro próximo.
Chega assim ao fim uma parceria que durava há mais de três anos de cooperação.
Entretanto, a Fly Team foi nomeada como GSA da Gulf Air, companhia aérea do Reino do Barém, que irá aumentar a oferta do mercado nacional não só para a região do Golfo Pérsico mas também para os destinos do Sub-Continente Indiano e Sudoeste Asiático.
Opção Turismo

Brasil: capacidade dos aeroportos deve crescer 66% até ao Mundial de 2014


Dezesseis aeroportos brasileiros vão aumentar a sua capacidade em cerca de 66% até ao Mundial de Futebol de 2014.
Segundo a Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária (Infraero), serão investidos 2,6 biliões de euros em obras de ampliação nos terminais de carga e de passageiros, em resposta às necessidades dos turistas das 12 cidade-sede: Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
As administrações das cidade-sede estimam investir 2,9 biliões de euros em obras de infra-estruturas para que o Brasil tenha as condições ideais e necessárias para receber este grande evento de competição.
Os aeroportos Afonso Pena, Galeão, Santos Dumont, Cumbica, Eduardo Gomes e Internacional de Salvador vão ter as suas obras concluídas no ano da competição sendo que os restantes já estarão prontos. O prazo máximo de conclusão das obras estipulado pela Infraero é Abril de 2014.
No total estão previstas obras e a ampliação dos terminais de passageiros e de carga, aumento da capacidade de garagem e do estacionamento, melhoramentos nas pistas e optimização das áreas de estacionamento dos aviões.

Delegada abre inquérito sobre morte no aeroporto e pede registro de conversas durante voo

A titular da Delegacia do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (Dairj), Teresa Pezza, instaurou hoje (26) inquérito para apurar as circunstâncias da morte de Maria Petrúcia Ribeiro da Silva, de 68 anos, momentos depois de desembarcar do voo JJ 8079, da TAM, que aterrissou no Rio na manhã de sábado (24), procedente de Nova York.

"Estou pedindo o registro das conversas entre o comandante do voo e a torre do aeroporto e a relação nominal de tripulantes, passageiros que viajaram ou desembarcaram próximos a Maria Petrúcia e pessoal do serviço médico do aeroporto", disse a delegada. O inquérito vai apurar também como desapareceram US$ 8 mil e documentos pessoais da pochete que ela levava consigo.

À tarde, Sandra Williams, de 37 anos, filha da passageira, esteve na delegacia para entregar a pochete e as roupas que a mãe usava quando morreu, e encontrou o tio Antônio Ribeiro da Silva, de 78 anos, que não via desde os cinco anos de idade. Ele soube da morte da irmã pela televisão, ontem (25) à noite, e de manhã procurou o Instituto Médico Legal (IML), de onde foi encaminhado para a Dairj.

A necrópsia concluiu que a mulher sofreu uma trombose venosa profunda, mas não se pode afirmar que tenha sido a causa da morte antes dos resultados dos exames toxicológicos, que demoram entre 15 e 30 dias, como explicou ontem o vice-diretor do IML, Sérgio Simonsen. A hipótese mais provável, conforme as versões de funcionários da empresa aérea, é que Maria Petrúcia tenha morrido depois de desembarcar e antes de receber atendimento da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

Segundo essa versão, ela recusou a cadeira de rodas oferecida ainda no avião e seguiu acompanhada por alguém da tripulação. No trajeto pelo corredor móvel de desembarque, encostou na parede e disse: "Acho que vou desmaiar."

A cadeira de rodas foi levada até ela, que seguiu já inconsciente, enquanto o pessoal da TAM insistia no socorro urgente junto à Infraero. Segundo a nota divulgada pela estatal, a passageira apresentava quadro de parada cardiorrespiratória e foi submetida a manobras de ressuscitação. Levada na ambulância ao serviço médico, teve óbito constatado às 6h10.

As divergências entre as notas oficiais da TAM e da Infraero giram em torno do pedido de atendimento de urgência e dos horários em que os fatos ocorreram. Por isso, a delegada Teresa Pezza pediu a gravação das conversas entre a cabine do avião e a torre de controle. A TAM afirma ter solicitado a emergência às 5h05, quase meia hora antes do pouso. A Infraero sustenta que só às 5h50 foi pedida a presença de médico no avião.

Além das diferenças entre versões e horários, o inquérito tentará esclarecer o que houve com a pochete de Maria Petrúcia. Ela foi guardada juntamente com outros pertences da passageira pelo pessoal da Infraero e passada à empresa aérea, que a entregou a Sandra Williams quando desembarcou de Nova York, ontem.

Sandra constatou que a pochete tinha sido rasgada na base, onde o dinheiro estava escondido num fundo falso. Também cartões de crédito e documentos sumiram. Protegidos pelo anonimato, policiais comentaram que fundos falsos, no geral, sinalizam a intenção de não declarar dinheiro ou produtos ilícitos na passagem pela alfândega.

O embalsamamento do corpo de Maria Petrúcia Ribeiro da Silva será concluído até amanhã (27), quando, então, poderá ser liberado para o sepultamento nos Estados Unidos, onde ela vivia com os três filhos.
Agência Brasil

Aeronáutica diz que 8 fatores causaram acidente da TAM




O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) concluiu que oito fatores contribuíram de maneira decisiva para a tragédia com o voo 3054 da TAM, que deixou 199 mortos, em 17 de julho de 2007. O relatório final sobre o maior acidente aéreo do País, a que o Estado teve acesso, diz que os peritos não encontraram evidências de falha nas engrenagens dos manetes (aceleradores). Como o equipamento se encontrava muito destruído pelo fogo e pelo impacto da queda, não foi possível determinar com 100% de certeza em que posição as alavancas de potência estavam no momento em que o Airbus A320 varou a pista do Aeroporto de Congonhas.

O relatório ainda não foi oficialmente divulgado. O Setor de Comunicação Social da Aeronáutica informou que o texto está em fase final de elaboração e deve ser concluído este ano. Ocorre hoje, em Brasília, a última reunião da comissão de investigação do acidente, com a participação de peritos norte-americanos e franceses que auxiliaram na apuração.

Como o único indicativo de que os pilotos deixaram os manetes fora da posição recomendada - um na posição de aceleração e a outro em frenagem - veio da caixa-preta, o Cenipa resolveu estudar as duas hipóteses mais prováveis: falha no sistema de controle de potência do jato, que teria transmitido ao motor informação diferente da que indicava o manete, ou um erro dos pilotos Kleiber Lima e Henrique Stefanini di Sacco. A segunda hipótese, diz o Cenipa, é a mais provável, "uma vez que é elevada a improbabilidade estatística de falha no sistema de acionamento" dos manetes.

Para tentar entender o que se passou nos instantes finais do voo 3054, peritos realizaram em simulador 23 procedimentos de aproximação para pouso em Congonhas. "A repetição das ações dos pilotos, da forma como foram registradas pelo FDR (gravador de dados), levou ao mesmo resultado do acidente, até mesmo quanto às posições e velocidades com as quais a aeronave saiu da pista e colidiu com as edificações", diz a página 48.

Falhas

As simulações revelaram um dado preocupante: nem sempre o aviso sonoro "retard", que tem a função de advertir os pilotos sobre os procedimentos a serem adotados no momento do pouso, operou conforme o previsto. A investigação da Aeronáutica também encontrou diversas irregularidades em Congonhas na época do acidente, como, por exemplo, o fato de que não foi realizada inspeção aeroportuária especial durante nenhuma das obras realizadas no aeroporto e concluídas em 2007. Outro fato registrado é que Congonhas não dispunha de aérea de escape.

O relatório aponta ainda falhas no treinamento e instrução fornecidos pela TAM. Segundo o Cenipa, a formação teórica dos pilotos usava apenas cursos interativos em computador, "o que permitia a formação massiva, mas não garantia a qualidade da instrução recebida". Além disso, a formação de Stefanini, o copiloto, contemplou apenas um tipo de certificação, o que se mostrou insuficiente para enfrentar aquela situação. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
UOL

Pilotos de avião que passou de destino usavam laptop, diz órgão do governo



Os pilotos do avião da Northwest Airlines que ultrapassou o seu destino em 241 quilômetros na semana passada afirmaram a investigadores norte-americanos que se distraíram durante uma discussão sobre o horário da tripulação que incluía o uso de computadores pessoais, disseram autoridades nesta segunda-feira.

"Os pilotos disseram que houve um período concentrado de discussão no qual não monitoraram o avião ou chamados (de controladores aéreos), embora tenham afirmado que ouviram a conversa no rádio", informou o Conselho Nacional de Segurança no Transporte (NTSB, na sigla em inglês) dos Estados Unidos após entrevistar os pilotos.

"Ambos disseram ter perdido a noção do tempo", disse o conselho de segurança em relatório sobre a investigação, que incluiu revelações sobre o teor da conversa e o uso de computadores pessoais.

Os dois veteranos pilotos comerciais disseram não ter se cansado durante o voo noturno em 21 de outubro, de San Diego a Minneapolis, rebatendo acusações de que teriam dormido.

Controladores aéreos tentaram realizar contato com o voo 188, um Airbus A320 com 144 passageiros, por mais de uma hora, com a aeronave a 37.000 pés de altura.

Nenhum dos pilotos tinha conhecimento da localização do avião até que uma comissária de bordo lhes perguntou sobre a hora de chegada prevista, informou o NTSB.

O capitão observou seus dados de voo, percebeu o erro e então contatou controladores para uma permissão de retorno. O avião pousou sem incidentes em Minneapolis.

UOL

Casal deve ser ressarcido pela TAM pela perda de voo em viagem de lua de mel



O Juízo da 1ª Vara Federal de Curitiba condenou a empresa TAM Linhas Aéreas S/A a pagamento de indenização por danos morais e materiais a um casal que perdeu o voo São Paulo-Maceió causado por informações desencontradas apresentadas aos autores pelos funcionários da companhia aérea.

De acordo com os autos, na noite do embarque, no painel do aeroporto constavam informações sobre o voo como "a confirmar"; já os funcionários da empresa, ao ser solicitada a informação, repassaram ao autor que o voo já havia partido 30 minutos antes. O juízo considerou a aplicabilidade do Código de Defesa do Consumidor. "As rés podem ser conceituadas como fornecedores, pois propiciam a oferta de serviços no mercado (transporte aéreo no caso da primeira e exploração comercial da infra-estrutura aeroportuária e de navegação aérea pela segunda - Infraero), enquadrando-se, assim, no conceito estabelecido pelo artigo 3º do CDC", considerando, ainda, que o Código Brasileiro de Aeronáutica foi revogado pelo Código de Defesa do Consumidor, naquilo que com ele era incompatível.

Como prova, além de depoimentos de testemunhas, foram averiguados pelo juízo fotografias do painel de controle aéreo: às 22h01min e às 22h43min no painel eletrônico ainda constava para o voo JJ3282 a informação "a confirmar". O autor também apresentou reclamação junto à ANAC na data do voo (11.03.2007), às 22h37min.

No dia do voo perdido, o autor custeou novos bilhetes de embarque, no valor de R$877,24, que deverá ser ressarcido pela TAM, a título de danos materiais. A empresa deverá pagar R$ 5 mil em danos morais. A Infraero, segunda ré no processo, não foi condenada.
Bem Pará

Com greve, Iberia cancela parte dos voos



A companhia espanhola Iberia cancelou 200 dos mil voos programados para esta segunda-feira, ou 20% do total programado, devido a uma greve da tripulação. Entre hoje e amanhã, a companhia aérea prevê o cancelamento de 430 voos.

Os funcionários, sob a liderança dos sindicatos CTA e Sitcpla, protestam pela empresa se negar a negociar um novo contrato coletivo. Segundo o Sitcpla, quase 600 trabalhadores aderiram à greve, enquanto mais de mil empregados realizam apenas os serviços mínimos. O aeroporto mais afetado é o Madri-Barajas, que acumula um total de 210 voos cancelados, seguido do de Barcelona-El Prat, onde há quase 60 voos cancelados.

Ontem, a companhia lamentava em uma nota à imprensa que, em um momento em que a crise econômica afeta "tão severamente" o setor aéreo e a economia em geral, os sindicatos querem aumento de salários "incompatíveis" com a situação da empresa.
UOL