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quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Infraero pode entrar na Justiça para garantir fechamento de lojas no Salgado Filho



Com contratos vencidos, 11 pontos comerciais têm dez dias para entregar as lojas sob pena de despejo

O aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre - RS, amanheceu com algumas lojas fechadas e outras entreabertas nesta quinta-feira. O motivo é o vencimento de contratos de 11 operações comerciais. Apesar disso, segundo a Infraero, apenas três pontos fecharam hoje: uma loja de doces, uma joalheria e uma agência bancária. Por meio da assessoria de comunicação, a estatal informou que pode entrar na Justiça para garantir o fechamento de todos pontos com contratos vencidos.

A medida atinge a única drogaria do terminal, bem como a livraria que funciona fora da área de embarque. Também afeta cinco pontos da praça de alimentação.

O Banco do Brasil comunicou que irá transferir suas operações – incluindo os quatro terminais automáticos – para a agência Anchieta, a mais de um quilômetro do aeroporto.


Foto: Ronaldo Bernardi / Agência RBS

O espaço do banco deverá ser ocupado por uma agência do Bradesco, que venceu a licitação ao oferecer um aluguel de R$ 45,5 mil.

Na última sexta-feira, a Infraero já havia comunicado oficialmente aos concessionários que as áreas deverão ser devolvidas respeitando os prazos contratuais. A partir de hoje, os empresários terão 10 dias para entregar as lojas sob pena de despejo judicial.

ZERO HORA

Comentários

gtadeu

Denuncie este comentário01/09/2011 20:53

gostaria de afirmar que estruturalmente o aeroporto de porto alegre é otimo em contrapartida tem um dos serviços mais caros dentre outro terminais, tudo é muito caro e quase inacessivel, e o que tinha de util agora será fechado , uma pena. lembro que havia até pouco tempo um restaurante na pra ça de alimentação com otimos preços porem fechou. fica o registro e a decepção


Andre

Denuncie este comentário01/09/2011 17:58

O aeroporto de POA sempre foi um lixo. O único onde a vistoria dos passageiros tem fila. Não tem estacionamento suficiente, carros estacionados nos acessos, mas os serviços que já eram sofrifeis, agora mudou, não terão mais. Nem BB, nem uma farmácia! Acho que PA merece um aeroporto melhor. Precisamos é privatizae e nos livrar de empresas cabides de politicos como esta tal de "infraero". Vergonha!!!

Ronaldo Bernardi /

Segundo a Infraero, nem todos os pontos com contratos vencidos amanheceram fechados nesta quinta-feira
Foto: Ronaldo Bernardi


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Aeroporto de Congonhas-SP recebe projeto " CINEMA PARA CEGOS ".


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O MP chegou a sugerir um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), mas todas as empresas recusaram assinar o documento. O MP apresentava duas alternativas de compensação: a implantação de florestas públicas ou a criação de um fundo municipal de investimentos para desenvolver tecnologias limpas, desocupar áreas de preservação permanente e recuperar nascentes.

A maior parte das ações contra as companhias aéreas havia sido indeferida em primeiro grau, sob a alegação de inexistência de legislação apta a determinar a compensação pretendida. O MP decidiu recorrer ao TJ-SP e a Câmara de Meio Ambiente reformou a decisão de primeira instância, anulando o indeferimento da petição inicial da ação civil pública ajuizada contra a empresa VRG Linhas Aéreas S/A.

É a primeira decisão do TJ-SP sobre aquecimento global a reconhecer existência de impacto ambiental em operações de pouso e decolagem de aviões.“Essa decisão representa uma vitória do Meio Ambiente. É ainda mais significativa nos dias de hoje, em que se discute seriamente o impacto da poluição sobre a saúde das pessoas”, afirma o prefeito Sebastião Almeida, que também é vice-presidente para Assuntos das Cidades Aeroportuárias da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). “Trata-se do primeiro grande passo na luta para melhorar as condições ruins do ar nas regiões próximas aos aeroportos em todas as cidades do País”.

Segundo dados da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), um avião lança 34,5 toneladas de CO² em uma viagem de ida e volta de São Paulo ao Rio de Janeiro. Por ano, o volume de CO² chega a 14,4 milhões de toneladas só no Aeroporto de Cumbica. Para captar o gás carbônico da atmosfera deveriam ser plantadas anualmente 2,9 bilhões de árvores. No entanto, isso seria fisicamente inviável, pois exigiria uma área total de plantio 51 vezes maior do que a cidade de Guarulhos.

De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), em 2050, a aviação será a maior fonte de emissão de CO² do planeta. Os aeroportos, além de causarem danos à saúde da população que mora nas cidades onde eles estão instalados, são co-responsáveis pelas instabilidades climáticas decorrentes do aquecimento global, tais como chuvas intensas, secas, tornados e furacões.

Aviação Brasil