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terça-feira, 28 de setembro de 2010

STJ confirma: fazenda de Canhedo é para atender ação dos Sindicatos e MPT


O ex-controlador da Vasp, Wagner Canhedo, não conseguiu anular a posse definitiva de uma de suas fazendas, a Piratininga, obtida pelos ex-funcionários da companhia aérea.

A 2ª Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou ontem, por unanimidade, um recurso apresentado pelo empresário. A propriedade, localizada no norte de Goiás, está avaliada em R$ 615 milhões e foi transferida para os trabalhadores em novembro de 2009 para pagar parte da dívida da empresa. A Vasp, que teve a falência decretada em setembro de 2008, deve cerca de R$ 1 bilhão aos ex-funcionários.

Os recursos cabíveis para que Canhedo tente reaver a fazenda estão se esgotando. Ele ainda tenta anular a adjudicação - transferência da propriedade - dessa mesma área no Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Por enquanto, na Corte trabalhista há apenas o voto do relator do caso na 5ª Turma, ministro Emmanoel Pereira, a favor dos trabalhadores. O magistrado negou provimento ao recurso por entender que há problemas na juntada de documentos por parte da defesa de Canhedo. Ainda faltam os votos de dois ministros da Corte.

No STJ, o relator do processo, ministro Raul Araújo, entendeu que não haveria como aceitar o recurso do ex-controlador. Seu voto foi seguido pelos demais. Os advogados de Canhedo alegam haver irregularidades no processo de adjudicação. Também argumentam que a Fazenda Piratininga seria imprescindível para a recuperação judicial da Vale do Araguaia, pertencente ao mesmo grupo econômico. Porém, as alegações foram rejeitadas pelos ministros. Eles entenderam que a transferência da posse da Fazenda aos trabalhadores estaria dentro da legalidade e provocaria uma mudança no quadro de credores da Vasp, o que facilitaria o pagamento da dívida trabalhista.
Da decisão do STJ ainda cabe recurso para o Supremo Tribunal Federal (STF).

A Fazenda Piratininga já foi levada a leilão em abril deste ano por um lance mínimo de R$ 370 milhões. No entanto, o corregedor-geral da Justiça do Trabalho, Carlos Alberto Reis de Paula, determinou a realização do pregão desde que seus efeitos fossem sustados, até que o recurso do Tribunal Superior do Trabalho fosse analisado. Em razão do impasse, a propriedade não chegou a receber lances, apesar da presença de interessados.

Se a venda da Fazenda Piratininga vier a se concretizar, esta será a primeira vez no país que um grupo de trabalhadores de uma empresa em falência receberá seus créditos fora do rateio de ativos no processo de falência. Procurados pelo Valor, os advogados de Canhedo e da fazenda, Claudio Alberto Feitosa Penna Fernandes e Eduardo Safe Carneiro, não foram localizados até o fechamento da edição.

Fonte: CNTT-CUT, com informações do Valor Econômico

Via SNA

Boeing vende quatro 777-300ER para a Air China



A Boeing anunciou que fechou com a Air China um contrato para quatro 777-300ER (Extended Range), estimado em US$ 1.1 bilhão, baseado no preço de tabela.


A Air China, a empresa de bandeira chinesa, utilizará os novos aviões para expandir sua malha internacional.

Ryanair tornou-se a maior companhia aérea da Europa


A companhia aérea de baixo custo, Ryanair , conhecida principalmente graças aos seus preços baixos , muitas taxas e propostas estranhas, cresce constantemente.

A companhia aérea transportou 7.680.000 passageiros em agosto.

Isto significa que a transportadora de baixo custo transportou mais passageiros que a Air France - KLM.

Air India pensa em vender os cargueiros de sua frota

A Air Índia indicou que poderá vender os seus seis B737-200 cargueiros ,o que deu origem a especulações de que a transportadora poderá separar o negócio de carga em uma subsidiária independente, de acordo com a mídia indiana.

Quatro cargueiros A310 já foram vendidos anteriormente.



falha em sistema da Virgin Blue deixou centenas sem voo


Brisbane (Queensland, Austrália) - Nesta Semana, no último domingo , Milhares de passageiros da Virgin Blue viram os seus vôos cancelados ou atrasados após uma falha do computador que afetou todo o seu sistema de registro.


Imagem


O problema, aparentemente, relacionado com uma falha de hardware, afetou o registo dos aeroportos de todo o país.

CABE LEMBRAR QUE ESTE FOI O SEU SEGUNDO PROBLEMA EM 3 MESES e é provável que enfrente as negociações tensas com o seu fornecedor de TIa empresa Navitaire após um colapso no sistema novamente.

virgin blue


Funcionários foram chamados para reforçar o atendimento manual, o que não evitou longas filas, atrasos e cancelamentos.

Um porta-voz da empresa se desculpou por qualquer inconveniente causado, e agradeceu passageiros para sua paciência.

www.theaustralian.com.au/news/nation/virgin-blue-hit-by-computer-glitch/story-e6frg6nf-1225929526187&rurl=translate.google.com&twu=1&usg=ALkJrhiU8mCFHbvKbbrTK-KSg9CXseV2KQ

Funcionário da Emirates admite roubo do programa de milhas Skywards


Um funcionário da Emirates Airlines confessou que de forma fraudulenta recolheu 2,6 milhões de milhas do programa Skywards e foi acusado de falsificação e desvio de fundos no Tribunal Penal de Dubai.

Segundo a imprensa local, o queniano que trabalhava como agente de atendimento da Skywards, registrou mais de 2.000 passageiros no programa de passageiro frequente, sem conhecimento nem permissão dos passageiros utilizando seu próprio endereço de email para obter a milhas.

O esquema foi exposto quando um executivo da companhia aérea tentou registrar um cidadão britânico no programa Skywards da Emirates , mas descobriu que eles já estavam registrados.
Funcionários seguiram a trilha do e-mail do agente queniano que, embora admitiu sua culpa, negou que sua esposa, que também trabalha em uma mesa de reservas na Emirates, estava ciente da conspiração.
O tribunal adiou o julgamento para 05 de outubro.


British Airways aposentará o último Boeing 757 em 30 de outubro

foto do primeiro dia de serviço , datada de 08 de fevereiro de 1983

A British Airways está planejando aposentar seus últimos Boeing 757-200 em 30 de outubro, planeja fazer nesta data um voo Shuttle ,especialmente para os entusiastas, visitando as cidades Londres para Manchester.

A BA vai pintar o 757 com uma última farda para comemorar 17 anos de serviço fiel.

Os três últimos 757 actualmente em serviço são o G-CPER, G-CPES e G-TCP (além dos explorados pela OpenSkies).


Let's sailing or let's flying - Designer francês projeta um iate que voa


http://78.90.135.50/images/656323036/14.jpg

O designer francês Yelken Octuri tem chamado a atenção da mídia internacional por conta do seu projeto tão futurista quanto inovador.

Não é exatamente um barco, nem especificamente um avião. Trata-se de um luxuoso iate que também voa.

De acordo com o designer, o iate se transforma em uma aeronave graças aos quatro mastros flexíveis do barco.

Basta um simples toque no botão para que eles se deitem, virem asas e sirvam para que o iate levante voo no meio do mar.

http://artisticthings.com/wp-content/uploads/2010/08/yelken-octuri1.jpg
http://oceanshaker.com/wp-content/uploads/2010/07/The_Flying_Yacht_02.jpg
http://revistapegn.globo.com/Revista/Pegn/foto/0,,43015238,00.jpg

Quatro hélices duplas cuidam da propulsão do "Flying Yacht" e as velas da embarcação ficam guardadas num compartimento do próprio barco.

http://thesymplelife.com/wp-content/uploads/2010/08/flying-yacht-11.jpg
http://thesymplelife.com/wp-content/uploads/2010/08/flying-yacht-05.jpg

No interior dessa espécie de "hidroavião", luxo: o iate tem salas, suítes, cozinha e um requintado banheiro.

Octuri, aliás, tem uma vasta experiência no design de interior dos aviões da Airbus e recebeu a encomenda do projeto dos príncipes Aziz, Dawood e Hashim, executivos da Airways Masqat, empresa de transporte aéreo de Omã, pequeno país do oriente médio.

http://www.infoniac.com/uimg/yelken-octuri-flying-yacht-design-flies.jpg

voar news

Painel do teto cai sobre passageiros da Air India



Chennai (Índia) - Um avião da Indian Airlines Indian Airlines / Air India teve um acidente sem consequências lamentáveis, quando um pedaço do teto da aeronave caiu sobre as cabeças dos passageiros durante a aterragem no aeroporto Internacional de Chennai (Índia).


O avião, um Airbus A320 fazendo o vôo IC550, que fazia a ligação entre o aeroporto internacional de Port Blair (Índia) e Aeroporto Internacional de Chennai com um número de passageiros não relatado, quando na aterrissagem, um pedaço do teto da cabine caiu , atingindo algumas cabeças dos passageiros que estavam sentados logo abaixo.

A aeronave pousou sem incidentes e não houve vítimas, Os passageiros queixaram-se sobre o seu infortúnio e foi confirmado que este painel do teto, estava mesmo sob reparos quando foi remontado em Port Blair, mas obviamente o reparo não foi bem feito.
A companhia aérea nem sequer pensou em pedir desculpas pelo incidente.

Pernas de funcionário de aeroporto são esmagadas por avião

Veterano funcionário conseguiu se mover por debaixo da aeronave a tempo de não morrer

Um antigo funcionário, de 58 anos, do aeroporto de Kastrup, em Copenhagem, na Dinamarca, foi 'atropelado' por um avião da SAS Scandinavian Airlines nesta segunda-feira (27) e vai perder as duas pernas, segundo relatório da polícia local.

O homem, que trabalha no aeroporto há 31 anos, foi colocar os calços nas rodas sob um Airbus A340-300 mas, como a aeronave ainda se movimentava, suas pernas foram esmagadas pelo trem de pouso do avião, de acordo com a um funcionário do aeroporto.

O trabalhador foi levado às pressas para o hospital da Universidade local e, embora ele tenha sobrevivido ao incidente, os médicos disseram que suas pernas terão que ser amputadas do joelhos para baixo. Ele está ainda em condições de risco de morte.

Uma equipe de aconselhamento de crise foi enviada para o aeroporto para estar disponível ao colega.
desástres aéreos

Avião faz pouso forçado no Campo de Marte

Aeronave teve problemas ao pousar, por volta das 16h50 desta segunda.

Segundo Infraero, terminal foi fechado por razões meteorológicas.

A aeronave Mitsubishi MU-2B, prefixo PT-LHH, da Sete Taxi Aéreo, fez um pouso forçado por volta das 16h50 no Aeroporto do Campo de Marte, na Zona Norte de São Paulo. De acordo com a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), o terminal chegou a ser fechado por volta das 19h, mas por razões meteorológicas.

Ainda de acordo com a Infraero, a aeronave teve problemas por causa de uma pane em uma das turbinas. A Aeronáutica informou que o avião fez pouso normal, mas a torre pediu apoio às equipes de emergência em solo porque avistou fumaça no motor direito da aeronave. Ainda segundo a Aeronáutica, o aeródromo ficou interditado até as 18h25 por causa dessa ocorrência.

A Infraero e a Aeronáutica não souberam informar a origem e o número de ocupantes da aeronave, que tem espaço para oito pessoas. O G1 entrou em contato com a sede da Sete Táxi Aéreo, em Goiás, mas, de acordo com funcionários, não havia quem pudesse dar mais informações.
desástres aéreos

Aeronautas condenam sobrecarga de trabalho na Webjet


Aeronautas condenam sobrecarga de trabalho na Webjet

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Sindicato pediu retorno do quarto comissário de bordo no voo

O Sindicato Nacional dos Aeronautas divulgou nota na qual manifesta apoio às medidas divulgadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para regularizar a sobrecarga de trabalho dos profissionais da Webjet.

O sindicato informou que já denunciou o descumprimento da regulamentação profissional nas empresas de aviação comercial brasileiras e condenou o excesso de horas trabalhadas.

— A sobrecarga de trabalho, além de ser um fator gerador de estresse para os aeronautas, gera atrasos e cancelamentos de voos.

O SNA diz ainda esperar que a empresa volte à normalidade com as adequações que considera necessárias, como o retorno do quarto comissário a bordo.

Segundo a Lei do Aeronauta (nº 7.855, de 1989), os limites de tempo de voo do tripulante não poderão exceder em cada mês 85 horas (em aviões a jato) e 90 (em helicópteros).

Os passageiros que não tiverem seus direitos atendidos no caso de atrasos e cancelamentos em voos da companhia deverão registrar queixa na ANAC pelo telefone 0800 725 4445 (24 horas por dia, todos os dias, inclusive em inglês e espanhol) ou pelo site www.anac.gov.br/faleanac.
voarnews

Emirates Airline se torna a maior operadora do A380


A Emirates Airline, companhia aérea dos Emirados Árabes Unidos, se torna, com a chegada do A380 à Manchester, na Inglaterra, a maior operadora dos super jumbos em todo o mundo. São 12 em sua frota, além das 78 unidades já encomendadas.

Para o inglês Maurice Flanagan, vice-presidente da Emirates Airline, o momento da chegada do A380 à Manchester é histórico. "O A380 chega ao Noroeste inglês exatamente 20 anos após sua primeira aterrissagem no local. Nosso serviço para esta região é um sucesso que repetimos em outros pontos, e o primeiro voo do super jumbo, do qual participei, começa um novo capítulo nesta história tão bem sucedida".

"A partir de nossa última encomenda, realizada em junho, durante a Berlim Air Show, tivemos mais de 20 consultas de aeroportos ao redor do mundo perguntando sobre as necessidades físicas para levar o A380 até eles. Estes aviões significam um sonho de viagem, e são extremamente populares entre nossos passageiros. Ao colocá-lo em uma rota, eles se enchem quase que imediatamente, com mais de 90% de taxa de ocupação", diz Flanagan.

O primeiro voo para Manchester marca também o início do serviço regular de um super jumbo para um aeroporto regional. Para o Diretor do Aeroporto de Manchester, Andrew Cornish, o investimento de cerca de R$ 10 milhões em infraestrutura foi bem gasto. "O início dos serviços diários do A380 para Manchester é um momento histórico para o nosso aeroporto e toda a região. É de tal importância que recebemos milhares de pessoas no aeroporto, apenas para ver o primeiro voo do maior avião do mundo em seu aeroporto local."

O voo EK017 deixa Dubai diariamente às 07h55 e chega em Manchester às 12h25. Às 14h10, o voo EK018 sai de Manchester, chegando à Dubai às 00h15 do dia seguinte.

A Emirates opera o Airbus A380 nas seguintes rotas: Londres (Heathrow), Manchester, Paris, Sidney, Auckland, Toronto, Bangkok, Seul, Jeddah e Pequim. O voo para Hong Kong entrará nesta lista a partir de 1º de outubro e, no dia 31 de outubro, o A380 fará um retorno muito aguardado ao aeroporto JFK, em Nova York.
jornal de turismo

Voos diretos da Alitalia ligando Roma ao Rio de Janeiro

Alitalia ligando Roma ao Rio de Janeiro

Depois de passar por uma crise, a companhia aérea símbolo da Itália, a Alitalia,anuncia um novo voo direto, ligando Roma ao Rio de Janeiro. As passagens já estão à venda e a operação começa em 4 de junho de 2011, e incrementa a network da companhia que já oferece voos diretos de São Paulo para Roma.

Com a ação, a Alitalia passa a ser a única companhia aérea a garantir voos diretos regulares entre a Itália e o Rio de Janeiro e se tornará a primeira companhia em voos entre a Itália e o Brasil com uma oferta de 11 frequências semanais para o país: São Paulo com sete voos e Rio de Janeiro com quatro – em junho de 2011, a companhia iniciará a rota com três voos semanais e no mês seguinte já ampliará para quatro.

A partida do aeroporto de Roma Fiumicino será às 22h30, às terças-feiras, sábados e domingos e, a partir de julho, também às sextas-feiras. O voo terá chegada prevista no Rio de Janeiro (aeroporto do Galeão) às 5h40, horário local. Do Rio de Janeiro, a decolagem será às 14h45 às segundas-feiras, quartas-feiras e domingo e, em julho, também aos sábados. A chegada em Roma (Aeroporto de Fiumicino) será as 7h10, horário local. Os horários foram estudados para garantir aos passageiros conexões com voos domésticos (passageiros vindo de outros pontos do Brasil) além de ótimas conexões a partir de Roma para os destinos internacionais da companhia aérea.

O voo Roma-Rio será operado com os novos A330 (dois já incorporados na frota este ano) fazendo parte do processo de renovação da frota de longa distância. Estes aviões apresentam uma nova configuração interna com três classes de viagem: a econômica Classica, a Premium Economy Classica Plus (nova classe de serviço da Alitalia dedicada aos viajantes da classe econômica que desejam mais conforto e privacidade) e a Executiva Magnifica com poltronas leito de última geração e um serviço de bordo de excelência.

Os clientes podem obter maiores informações e aquisição de passagem para o novo voo Roma-Rio de Janeiro, por meio do site Alitalia.com ou pela Central de Vendas da companhia, pelo telefone 11 2171.7676. Também é possível consultar as agências de viagem.

viajandaun

Primeiro voo do Eurocopter X3

Eurocopter iniciou os voos de ensaio do demonstrador X3, seu inovador helicóptero híbrido de alta velocidade e longo alcance.

O conceito combina a decolagem e pouso vertical com velocidade de cruzeiro de mais de 220 kts.

O X3 é equipado com duas turbinas, rotor principal de cinco pás e um par de motores turbohélices com cinco pás, instalados em curtas asas fixas na fuselagem.

Uma vasta gama de configurações do X3 estão sendo previstas, incluindo Busca e Resgate (SAR) em grandes distâncias, guarda costeira, patrulha de fronteira, serviços de transporte de passageiros e de transporte inter-cidades.

A nova aeronave também pode ser adaptada para missões militares em operações com forças especiais, transporte de tropas, C-SAR e EVAM, se beneficiando da vantagem de ser uma aeronaves híbridas com velocidade de cruzeiro mais alta, pouso e decolagem vertical e capacidade de voo pairado.

poder aéreo

Mega-fusão no EUA: Southwest adquire a AirTran



Bem, mal começamos a falar (escrever!) sobre fusões e uniões e neste Domingo as Diretorias de 2 low-cost norte americanas selaram a união entre ambas. Ninguém menos que a “mãe” das empresas low-cost (LCC = low-cost carriers) em todo o mundo –a reverenciada, copiada e laureada Southwest Airlines [SWA]– e a 3a LCC norte-americana em volume de passageiros e cobertura, a AirTran (que um dia foi Valujet). A coletiva de imprensa, transmitida on-line para todo o mundo, foi na manhã desta 2a-feira mesmo (27/9).

Caso aprovada pelas autoridades norte-americanas, a Southwest deve adquirir a AirTran por cerca de US$1.4 bilhão, entre dívidas assumidas da AirTran (na casa dos US$ 2 bi) e mais cerca de US$600 milhões em pagamento aos acionistas. Muitos outros detalhes podem ser acessados no website criado especificamente para o negocio: http://www.lowfaresfarther.com/

Mas o ponto alto mesmo foi a coletiva de imprensa transmitida on-line, a qual tive a grande oportunidade de assistir hoje pela manha. Em um clima de muita informalidade –típico da cultura Southwest– no qual os jornalistas presentes só se referiam ao presidente da SWA como “Gary” e o atual CEO da AirTran como “Bob”, alguns pontos muito interessante foram levantados. Em verdade, alguns destes pontos podem vir a influenciar parte do futuro tráfego entre o Sudoeste/Sul dos EUA e no Norte/Nordeste do Brasil, mesmo que no médio prazo (8-10 anos…?). Alguns dos que mais me chamaram a atenção foram (e, por favor, fiquem à vontade para tirar suas conclusões de cada um deles!):

– A Southwest havia anunciado no ano passado que –em 2 ou 3 anos– iniciaria ligações internacionais de curta/média distância (em outras palavras: de cerca de 45 min a 4 horas de voo…) e a aquisição da AirTran, que já opera para o Caribe, agora proporcionará um “trampolim” para as operações internacionais e pode, inclusive, acelerar o projeto de implantação das ligações internacionais da própria SWA.

– A SWA descontinuará as operações da AirTran em DFW.

– O programa de fidelidade será o da SWA, assim como a sede continuará em Dallas Love Field.

– A SWA está concluindo os estudos para confirmar (ou não) encomendas de 737-800s.

– A frota da AirTrans será padronizada –a médio e longo prazos– para os modelos de 737s, mas os 717s serão mantidos e terão suas operações otimizadas para os padrões SWA.

– A competição em ATL será muito maior e a pressão sobre a Delta será cada vez maior também.

Como visto, muito, mas muito mesmo há de mudar no cenário doméstico norte-americano…

Enquanto isso, nenhum sinal de qualquer passo mais largo da American… ou da US Airways… ou da Alaska Airlines… quem sabe em breve não surge algum tipo de “união” entre estas 3, ou mesmo entre 2 delas, pelo menos…

O fato é que a oxigenação que ocorrerá em termos de mudanças estratégicas, marketing, reposicionamento em mercados (tanto nas cidades em si como nas ligações entre as cidades), headhunting de executivos, revisão de contratos de fornecedores, revisão das estreitas parcerias entre empresas aéreas e aeroportos são tamanhas, que já vale a pena acompanhar de perto toda a movimentação. Aliás, tudo isso já era percebido desde a fusão da Delta com a Northwest…

Por aqui, ainda que em menor escala devido às significativas diferenças na dependência das economias e da sociedade como um todo dos EUA e do Brasil sobre a aviação, a tendência deve ser a mesma, dada a criação, a consolidação e o crescimento da LATAM.

Last but not least: Te cuida, JetBlue…

céus abertos

Terça-feira: Webjet tem 45% dos voos cancelados



Cinco voos da Webjet foram cancelados na manhã desta terça-feira, de acordo com o boletim de informações da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária). Os cancelamentos representam 45,5% das 11 decolagens programadas para esta manhã.

Ontem, mais da metade dos voos da Webjet, a quarta maior empresa aérea do país, foram cancelados em razão de problemas com a escala de trabalho dos funcionários, segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

A companhia aérea informou ontem que vai acatar a determinação da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) em relação à suspensão da venda de passagens até sexta-feira (1º). A empresa também disse, em nota, que vem trabalhando para normalizar a situação de seus voos o mais rápido possível.

Além de suspender a venda de bilhetes, a Anac também vai intensificar a fiscalização da companhia tanto nos aeroportos quanto no centro de operações da empresa. Desde a manhã de hoje, equipes de fiscalização estão nos principais aeroportos onde a Webjet atua para fiscalizar o atendimento aos passageiros e o cumprimento da nova resolução da agência.

O índice de voos cancelados pela empresa passou de 2,4% em agosto para 5,7% em setembro e chegou a 9,7% na última semana. A Anac informou que os passageiros dos voos cancelados ao longo do mês estavam sendo reacomodados em aviões da própria companhia e de outras empresas, inclusive com aeronaves fretadas. Em julho, a empresa foi multada em R$ 225 mil por carga horária excessiva da tripulação.

folha.com

Greve dos controladores paralisa voos na Bélgica hoje


Centenas de voos foram cancelados na Bélgica, nesta terça-feira, em função de uma repentina greve selvagem dos controladores de voo, segundo as autoridades.

O Belgocontrol, o controle de tráfego aéreo do país, informou que a greve começou após às 14 horas locais e que poderá durar 24 horas. Milhares de passageiros ficaram retidos nos aeroportos do país, por esta greve inesperada.

O Belgocontrol manteve uma reunião com os sindicatos hoje pela manhã, em uma tentativa de evitar a greve, contudo, falhou. O orgão informou que não sabe o que exatamente provocou a greve.

O Belgocontrol também informou que a busca de uma solução tornou-se inviável devido a ausência de uma lista de reivindicações dos sindicatos e que a greve causará o fechamento completo do espaço aéreo belga e terá um impacto extremamente negativo nos voos.

Alguns voos ainda sobrevoavam o espaço aéreo belga por volta das 15 horas locais, mas nenhum deles tendo algum aeroporto belga com destino.
bga

World Sky Race: a volta ao mundo em um dirigível

World Sky Race

Não deve ser a corrida maluca mais estranha do mundo mas não deixa de ser muito original: a World Sky Race leva concorrentes nada discretos a confrontar-se em 17 desafios sob os continentes, passeando silenciosamente pelos céus.

O apito de início da corrida de dirigíveis deve soar no primeiro meridiano, aquele de Greenwich, em Londres, no dia 23 de setembro de 2011 e a competição deve se concluir apenas no dia 20 de março de 2012, a tempo de saudar a primavera e o eventual cataclisma previsto pelo calendário maia. Na terceira etapa da corrida, por exemplo, os dirigíveis devem sobrevoar Roma - deve ser realmente um belíssimo espetáculo.

A volta ao redor do mundo em dirigível, apoiada pela Unesco, tem como objetivo aquele de trazer de volta o meio de transporte, que viu a sua popularidade cair depois do trágico acidente de 1937 que destruiu o gigantesco Hindenburg, o maior zeppelin de todos os tempos, com com 245 metros de comprimento.

viajandaun

Bell 47 da FAB

poder aéreo

COMO É FABRICADO UM AVIÃO...

há uma série produzida por uma TV onde mostra resumidamente o processo de fabricação de uma aeronave da Embraer. Já dá para ter uma boa noção do processo como um todo.


hangar do heinz